-DESEMPREGO FICA ESTÁVEL EM MAIO E AINDA ATINGE 14,8 MILHÕES NO BRASIL
-SC TEM MAIS VACINADOS DO QUE A SOMA DE INFECTADOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA
-TUNÁPOLIS SEGUE TRABALHOS DE CASCALHAMENTO E MELHORIA DE ACESSOS
-IPORÃ DO OESTE RECEBE MAIS 150 DOSES CONTRA COVID E VACINA PÚBLICO A PARTIR DE 33 ANOS AMANHÃ
-PRÓXIMOS MESES SEGUEM COM PREVISÃO DE POUCA CHUVA
-GERENTE DE BOVINOCULTURA DESTACA CRESCIMENTO DO GADO DE CORTE NA REGIÃO
- INCÊNDIO ATINGE AVIÁRIO NO INTERIOR DE ITAPIRANGA
-CASAL SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO BATER DE FRENTE COM MOTONETA EM CARRO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus negativos.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Portugal anunciou nesta quinta-feira um plano de três etapas para suspender as restrições da Covid-19, incluindo o fim do toque de recolher noturno, à medida que a vacinação no país avança, ajudando a controlar um recente surto de infecções. A partir de domingo, o toque de recolher não estará mais em vigor e as restrições ao horário de funcionamento de restaurantes e lojas também serão suspensas. Os torcedores poderão retornar aos eventos esportivos sob determinadas condições, que ainda não foram anunciadas, e embora o trabalho remoto ainda seja recomendado, não será mais obrigatório.
O presidente do México, ANDRES MANUEL LOPEZ OBRADOR, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto milhares de prisioneiros federais detidos em circunstâncias especiais, por exemplo, os que foram torturado. O decreto prevê a liberdade dos presos federais nas seguintes condições: detentos vítimas de tortura, pessoas com mais de 75 anos que não cometeram crimes graves, presos com mais de 65 anos com doenças crônicas e que não cometeram crimes graves e detentos que estão presos há mais de 10 anos sem sentença e que não são acusados de crimes graves.A soltura deve ser decretada nos próximos dias.
O presidente americano, JOE BIDEN, adotou uma série de medidas para impulsionar a vacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos, entre elas exigir a milhões de funcionários federais que se vacinem ou cumpram uma série de restrições. Um comunicado da Casa Branca, divulgado nesta quinta-feira, aponta que aqueles que não "demonstrarem estar totalmente vacinados" terão que usar máscara no trabalho, independentemente de sua localização, manter distanciamento físico dos outros funcionários e "cumprir um requisito de exames de detecção semanais ou duas vezes por semana". A medida deve ser aplicada aos quatro milhões de funcionários federais e terceirizados.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quarta-feira que, assim que acabar o recesso parlamentar, pautará o projeto de lei que trata sobre a reforma tributária no plenário da Casa e acredita que há “tranquilidade” para com a votação. Além da reforma tributária, LIRA contou que a Casa analisará também a privatização dos Correios e as reformas política e administrativa. “A proposta de reforma tributária entregue pelo governo ao Congresso Nacional propõe isentar do pagamento do Imposto de Renda todos trabalhadores que recebem até dois mil e 500 reais por mês. Para passar a valer, o texto ainda depende da aprovação de deputados e senadores.
As contas do setor público consolidado registraram déficit primário de 65 bilhões e 500 milhões em junho, informou o Banco Central nesta sexta-feira. O déficit significa que, no período, as despesas superaram a arrecadação com impostos do setor público consolidado, que engloba o resultado do governo federal, estados, municípios e estatais. O cálculo não considera os juros da dívida pública, por isso é chamado de resultado primário. O resultado de junho representa uma melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um déficit fiscal de 188 bilhões e 700 milhões, resultado influenciado diretamente pela primeira onda da Covid-19.
O desemprego no Brasil interrompeu a sequência de duas altas seguidas e fechou o trimestre encerrado em maio em 14 vírgula seis por cento. O valor é zero vírgula dois ponto percentual inferior ao registrados nos três meses anteriores e equivale a 14 milhões e 800 mil pessoas fora do mercado de trabalho. Os dados divulgados nesta sexta-feira, pelo IBGE correspondem à segunda maior taxa de desocupados da série histórica, iniciada em 2012, atrás apenas do recorde de 14 vírgula sete por cento registrado nos dois trimestres imediatamente anteriores, fechados em março e abril. A população na força de trabalho, que inclui as pessoas ocupadas e desocupadas, cresceu um milhão e 200 mil nesse período.
O primeiro evento-teste de Santa Catarina na pandemia foi realizado na noite desta quinta-feira. Em Florianópolis, 548 pessoas assistiram ao concerto da Camerata da cidade, que começou às oito horas da noite. Somente quem recebeu as duas doses contra a Covid-19 pôde participar. O público, a produção e os músicos serão monitorados por 14 dias. No início da semana, todos eles precisaram fazer o teste PCR. Na entrada, foram abertos diversos acessos, para evitar aglomerações. Todos precisaram usar máscaras durante a apresentação, inclusive os músicos. Os protocolos devem ser aplicados em outros eventos a serem realizados no estado.
Santa Catarina tem mais moradores totalmente imunizados contra a Covid-19 do que a soma de infectados desde o início da pandemia. Até esta quinta-feira, o Estado havia confirmado um milhão 110 mil 742 casos confirmados, o que representa 15 por cento da população. Em contrapartida, são um milhão 420 mil 714 catarinenses com a segunda dose ou vacina de dose única, o que equivale a 19 vírgula 59 por cento. Entre os Estados, porém, Santa Catarina continua sendo o segundo com maior taxa de contaminação por Covid-19, atrás apenas de Roraima, onde 18 por cento já se infectaram com o vírus. Além disso, o número também está acima da média nacional, que, atualmente, é denove vírgula 37 por cento.
O mercado de trabalho está aquecido em Santa Catarina. Nos seis primeiros meses do ano, foram geradas 126 mil 111 vagas de empregos formais no estado. Trata-se do terceiro melhor resultado do país no período. Somente em junho, o saldo ficou positivo em quase 15 mil. Em 12 meses, foram criados 234 mil 146 empregos formais em Santa Catarina.. Os dados são do Ministério da Economia e constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado na manhã desta quinta-feira. Joinville teve o melhor desempenho com saldo de 10 mil 838 vagas de emprego abertas no período. Na divisão por setores, o de serviços teve o melhor desempenho em junho, sendo responsável por seis mil 860 novos postos de trabalho.
-TUNÁPOLIS SEGUE TRABALHOS DE CASCALHAMENTO E MELHORIA DE ACESSOS
-IPORÃ DO OESTE RECEBE MAIS 150 DOSES CONTRA COVID E VACINA PÚBLICO A PARTIR DE 33 ANOS AMANHÃ
-PRÓXIMOS MESES SEGUEM COM PREVISÃO DE POUCA CHUVA
-GERENTE DE BOVINOCULTURA DESTACA CRESCIMENTO DO GADO DE CORTE NA REGIÃO
Deputado projeta retomada do Programa Recolhe. Objetivo é proporcionar destino correto a carcaças de animais. Segundo o presidente da Alesc, deputado, MAURO DE NADAL, uma empresa no município de Lajeado Grande, no Oeste de Santa Catarina está em processo adiantado para receber carcaças de suínos e bovinos da região. Segundo o deputado, ocorre uma movimentação muito grande da Assembleia Legislativa falando da importância do projeto para o setor agropecuário e também na preservação do meio ambiente. Projeto está sendo encaminhado mantendo a parceria entre estado, empresa e municípios. MAURO DE NADAL diz que é preciso resolver um grande problema devido os transtornos para enterro de animais. Cita que a empresa adquiriu uma estrutura física e realiza adequações em patrimônio que era da Aurora Alimentos.
Empresa responsável por recolha de carcaças de animais mortos anunciou interrupção dos serviços na região em 2019. Os agricultores voltaram a ser atendidos novamente pelas Secretarias Municipais da Agricultura. Os responsáveis pela empresa alegam a Companhia Brasileira de Reciclagem Animal, localizada em Seara, não conseguiu encaminhar o produto ao destino final. O deputado MAURO DE NADAL lembra que a falta de licença para exportação também colaborou com a medida adotada. O lembra que a suspensão da recolha destas carcaças atingiu todos os municípios da região adeptos ao programa. A Cbrasa interrompeu os trabalhos de recolhimento e processamento de animais mortos em maio de 2019. Depois de dois anos, o projeto ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura, que também ainda não autorizou a venda da farinha para outros mercados para viabilizar economicamente a indústria.
Municípios da região estão finalizando a distribuição de calcário. Preparativos para implantação da próxima safra exige antecipação do calcários nas lavouras. Segundo o gerente de Agropecuária da Cooper A1, MARIO GRIZOTTI, responsável pelo controle do calcário na região, o transporte foi normalizado nas últimas semanas. A cooperativa enfrentou grandes dificuldades para o transporte do produto das minas até os depósitos nas unidades no Extremo Oeste. A entrega aos produtores é de responsabilidade dos municípios que oferecem subsídios para o transporte até as propriedades agrícolas. Segundo GRIZOTTI, a Cooper A1 pagou valor extra para os transportadores viabilizarem a entrega de calcário devido ao reajuste que ocorreu no custo do transporte.
Atrasos na entrega de calcário foram registrados em praticamente todos os municípios da região e geraram transtornos para a correção do solo. O gerente de Agropecuária da Cooper A1, MARIO GRIZOTTI explica que toda a logística ocorre em parceria do governo do estado por meio da Epagri, cooperativas e prefeituras. Itapiranga teve uma cota quatro mil 140 toneladas. O volume é insuficiente para atender a demanda e existe possibilidade de cota extra de 300 toneladas. São João do Oeste recebeu mil 410 toneladas, já com 180 toneladas de suplementação. O volume ainda é bem menor que em 2020 que teve mil 930 toneladas. Tunápolis recebeu mil 525 toneladas e aguarda confirmação de cota extra. Os três municípios já esgotaram os pedidos e fizeram solicitação para nova remessa de calcário.
A Polícia Militar de Iporã do Oeste recebeu na quarta-feira o termo de cessão de uso da administração municipal, para futura instalação de um novo quartel para a guarnição, em terreno próximo à área da FAIC, junto à Avenida Gustavo Fetter. Enquanto aguarda investimentos no local, a PM se organiza para migrar ao local onde funcionava a antiga Casa de Música. Conforme o sargento MILTON WOLF, comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, embora a guarnição queira que a instalação no novo terreno saia logo do papel, ela deverá ser edificada apenas em médio ou longo prazo, pois requer um processo burocrático, com licitação e projeto, antes da construção efetiva. A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei no ano passado e no início do novo ano o município iniciou a adaptação e reforma da antiga Casa da Música, para ser utilizado pela Polícia Militar. As adaptações estão em fase avançada e nas próximas semanas a PM poderá atuar no novo endereço.
WOLF salienta que no novo espaço da Polícia Militar haverá sala de aulas e de reuniões. O comandante ressalta que inclusive vai aumentar o número de programas preventivos oferecidos pela polícia, e a sala de aulas ainda será compartilhada com o Corpo de Bombeiros, que vai utilizar para as mesmas finalidades. A Polícia Militar de Iporã do Oeste criou uma Vaquinha Online em site, compartilhado nas Redes de Vizinhos que estão integrados à polícia, em busca de recursos para investir nessa sede. Quem tiver interesse em contribuir também pode procurar a PM, seja para se informar sobre o link de acesso à Vaquinha, fazer doação por meio de aplicativo ou mesmo com dinheiro em espécie. MILTON WOLF salienta que a Polícia Militar também fornece recibo para quem doar, com toda transparência. Na sequência, a PM vai montar comissão junto à Rede de Vizinhos e avaliar orçamentos para escolher a empresa que vai prestar os serviços nessa nova instalação.
Tunápolis trabalha nesta semana no cascalhamento de estradas e acessos na comunidade de Pitangueira. Conforme o secretário de Transportes e Obras, ADRIANO GASSEN, o principal foco é a melhoria das estradas gerais e resolver problemas de atoleiros. O secretário lembra que não houve chuva significativa nas últimas semanas, mas devido à garoa característica do inverno, formam-se atoleiros, que prejudicam principalmente o tráfego de caminhões. GASSEN destaca que nos últimos dias houve também rompimento de rochas para melhorar as condições das estradas. Além de serem compostas por muitas rochas, as estradas de Tunápolis também tem muita terra vermelha, que forma barro.
Nas últimas semanas a Secretaria de Obras de Tunápolis também atendeu vários acessos às propriedades, para permitir melhor escoamento da produção agrícola. A maior parte dos trabalhos em acessos e entorno de instalações é feita pela Secretaria de Obras. Por meio do Programa Mais Serviços, implantado com subsídio do município, alguns serviços são feitos por máquinas públicas e outros por terceirizadas. ADRIANO GASSEN reitera que é preciso aproveitar todos os momentos possíveis para organizar os trabalhos do setor, e buscar se adequar às condições de tempo. Alguns serviços são efetuados em dias de chuva, outros em dias mais secos, para sempre atender a população de alguma forma.
Já em Santa Helena, a Secretaria de Obras oferece outros serviços para agricultores, que consistem em aplainar áreas. Conforme o secretário ODIRLEI KLEIN, nessa semana são efetuados trabalhos com retroescavadeiras e outras máquinas, tanto para aplainar terrenos quanto para arrancar tocos na roça, oriundos de vários pedidos dos agricultores. Na próxima semana o maquinário da prefeitura retorna às estradas da comunidade de Aparecida, até o asfalto, onde já foi cascalhado um pedaço. KLEIN informa que a população deve ligar para a Secretaria de Agricultura e fazer os pedidos, que então são repassados para o setor de Obras. O secretário comenta que um caminhão que carrega as escavadeiras está na oficina, assim como uma patrola. Devido ao frio, uma das escavadeiras não liga de manhã, por isso só trabalha à tarde.
Iporã do Oeste recebeu mais 150 doses de vacinas contra o coronavírus, além das 120 que já estavam previstas para serem aplicadas neste sábado. De acordo com a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, as doses extras foram remanejadas de municípios que fazem fronteira com a Argentina, como Tunápolis e Santa Helena, que receberam vacinação em massa recentemente, atendendo a população acima de 18 anos. Parte das doses que sobraram nestes municípios foi encaminhada para Iporã do Oeste. Com mais este lote, o município vai atender o público a partir de 33 anos na manhã deste sábado, além de gestantes e lactantes. KARIN reitera que 123 pessoas entre 33, 34 e 35 já foram vacinadas em Iporã do Oeste, por pertencerem a grupos considerados prioritários, e que receberam vacinação em etapas anteriores.
A responsável da sala de vacinas salienta que haverá doses suficientes para o público a partir de 33 anos. A vacinação será das 7h às 11h, no Centro Público de Convivência. O grupo a ser beneficiado com a vacinação deverá trazer documento de identificação e o cartão de vacinas. No caso das gestantes e lactantes, ainda deverão apresentar a autorização do médico ou enfermeiro da sua área. Ainda na manhã deste sábado, no mesmo horário e local, será aplicada a segunda dose da vacina Fiocruz, para quem recebeu a primeira nos dias 21, 22 ou 29 de maio. O tempo habitual para a segunda aplicação da Fiocruz seria de três meses, porém as doses foram disponibilizadas com antecedência. KARIN BLATT destaca que praticamente 100 por cento da população contemplada com a vacina em Iporã do Oeste está comparecendo para receber a aplicação.
A Epagri/Ciram de Florianópolis realiza reunião a cada mês para verificar a previsão dos três meses subsequentes. De acordo com a meteorologista do órgão estadual, MARILENE DE LIMA, existe um consenso de que nos meses de agosto e setembro a chuva será mais escassa no Oeste e Meio Oeste de SC. Em junho as chuvas foram mais frequentes, o que, segundo MARILENE, causou a falsa impressão de que não haveria mais estiagem. O mês de julho veio para provar justamente o contrário, com chuvas ainda abaixo do esperado para o mês. Apenas com a chegada da primavera, especialmente no mês de outubro, as chuvas devem retornar com volume maior. A meteorologista explica que no Oeste de SC vão se formar áreas de baixa pressão, o que representa um alento em relação às precipitações.
Em relação à temperatura, a meteorologista da Epagri/Ciram comenta que ela deverá se manter na média. Em alguns períodos de agosto os termômetros poderão apontar números mais baixos que o esperado na época do ano, com possibilidade de ondas de frio. MARILENE DE LIMA ressalta que podem haver condições de La Niña, que propiciam frio em intervalo de dias consecutivos, alternando com momentos de chuva. Com a condição de ar mais seco, tempo mais limpo e geada à noite, poderá haver um resfriamento acentuado, inclusive com possibilidade de frio tardio. No decorrer da primavera aparecem massas de ar mais quentes, com temperaturas amenas na madrugada.
O gerente de bovinocultura da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, enfatiza que a criação de gado de corte na região Extremo Oeste de SC é muito maior do que muitos acreditam. A ampla maioria dos produtores ainda atua com sistema de produção extensiva, de pasto. Segundo ALBAN, o indicado seria investir mais em confinamento, principalmente na parte final do desenvolvimento do animal, pois vai ajudar o produtor a obter melhor resultado. O gerente frisa que os frigoríficos são muito exigentes e preferem um boi bem acabado, com capa de gordura, algo que é difícil de proporcionar somente no sistema de pasto. O confinamento, nesse sentido, vai garantir melhores preços ao produtor, em virtude da qualificação da carcaça do boi entregue ao frigorífico.
Assim como já se difundiu na produção leiteira, o criador de gado de corte adere cada vez mais às tecnologias. Ele começa a adotar técnicas de melhoria e correção de solo, fertilização de pastagens e busca melhorar o índice produtivo da área, para produzir mais arrobas por hectare. O gerente de bovinocultura da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, pontua que a criação de gado de corte ocorre em três fases. A primeira é a cria, quando o bezerro de até sete a oito meses se alimenta do leite. Em seguida acontece a desmama e começa a fase de recria, por mais sete a 10 meses. Já a fase final é de engorda, com mais sete meses, em média. O produtor deve confinar os animais nessa fase final para obter um melhor rendimento, tanto na qualidade do corte, quanto na quantidade.
Nesta quinta-feira, LEOCIR ALBAN participou de reunião na Aurora, realizada mensalmente, com gerentes da área de leite das cooperativas associadas. Objetivo é discutir o cenário da bovinocultura, com pautas relacionadas ao clima, oferta de leite no mercado, preços e desafios da cadeia produtiva. O gerente de bovinocultura explica que o frio intenso atingiu outras regiões do Brasil, como o Sudeste e Centro Oeste, principalmente estados com grande produção de milho, como é o caso do Mato Grosso. A situação prejudica a colheita dos grãos, o que no final das contas, torna o preço da ração mais elevado. Conforme ALBAN, hoje o produtor que confina os animais está com as margens de lucro espremidas, em função da elevação dos custos do milho. Por outro lado, observa que os silos da cooperativa já se precaveram com volume suficiente para fornecer aos produtores associados.
-INCÊNDIO ATINGE AVIÁRIO NO INTERIOR DE ITAPIRANGA
-CASAL SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO BATER DE FRENTE COM MOTONETA EM CARRO
Incêndio atingiu um aviário no interior de Itapiranga, por volta das três horas da madrugada desta sexta-feira. O sinistro ocorreu numa propriedade agrícola na comunidade de Ríckia. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender incêndio em um aviário de 150 metros de comprimento por 12 de largura. Foram atingidos aproximadamente 140 metros quadrados da edificação. Os bombeiros atuaram com duas linhas de combate às chamas e posterior rescaldo, utilizando três mil e 500 litros de água. Estavam alojados desde ontem 24 mil e 400 pintainhos, que não foram atingidos diretamente pelas chamas.
Um casal sofreu ferimentos graves em acidente com uma motoneta, que bateu de frente com um carro na Rua Itaberaba, bairro Sagrado Coração de Jesus, em SMO, por volta das 18h30 desta quinta-feira. O condutor da motoneta, de 30 anos, encontrava-se deitado na pista, consciente, orientado, com suspeita de fratura nas costelas, clavícula e escápula do lado esquerdo. Já a caroneira, de 26 anos, encontrava-se consciente e confusa, também deitada na pista, com cortes nas pernas e suspeita de fratura no quadril e na coluna vertebral, e também de hemorragia interna. Ela ainda relatou perda da mobilidade das pernas. Os dois ocupantes da motoneta foram imobilizados e conduzidos pelos bombeiros ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso. O acidente ainda envolveu um terceiro veículo, mas as causas não foram divulgadas.