ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 30/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Portugal anunciou nesta quinta-feira um plano de três etapas para suspender as restrições da Covid-19, incluindo o fim do toque de recolher noturno, à medida que a vacinação no país avança, ajudando a controlar um recente surto de infecções. A partir de domingo, o toque de recolher não estará mais em vigor e as restrições ao horário de funcionamento de restaurantes e lojas também serão suspensas. Os torcedores poderão retornar aos eventos esportivos sob determinadas condições, que ainda não foram anunciadas, e embora o trabalho remoto ainda seja recomendado, não será mais obrigatório.

O presidente do México, ANDRES MANUEL LOPEZ OBRADOR, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto milhares de prisioneiros federais detidos em circunstâncias especiais, por exemplo, os que foram torturado. O decreto prevê a liberdade dos presos federais nas seguintes condições: detentos vítimas de tortura, pessoas com mais de 75 anos que não cometeram crimes graves, presos com mais de 65 anos com doenças crônicas e que não cometeram crimes graves e detentos que estão presos há mais de 10 anos sem sentença e que não são acusados de crimes graves. A soltura deve ser decretada nos próximos dias.

O presidente americano, JOE BIDEN, adotou uma série de medidas para impulsionar a vacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos, entre elas exigir a milhões de funcionários federais que se vacinem ou cumpram uma série de restrições. Um comunicado da Casa Branca, divulgado nesta quinta-feira, aponta que aqueles que não "demonstrarem estar totalmente vacinados" terão que usar máscara no trabalho, independentemente de sua localização, manter distanciamento físico dos outros funcionários e "cumprir um requisito de exames de detecção semanais ou duas vezes por semana". A medida deve ser aplicada aos quatro milhões de funcionários federais e terceirizados.

O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quarta-feira que, assim que acabar o recesso parlamentar, pautará o projeto de lei que trata sobre a reforma tributária no plenário da Casa e acredita que há “tranquilidade” para com a votação. Além da reforma tributária, LIRA contou que a Casa analisará também a privatização dos Correios e as reformas política e administrativa. “A proposta de reforma tributária entregue pelo governo ao Congresso Nacional propõe isentar do pagamento do Imposto de Renda todos trabalhadores que recebem até dois mil e 500 reais por mês. Para passar a valer, o texto ainda depende da aprovação de deputados e senadores.

As contas do setor público consolidado registraram déficit primário de 65 bilhões e 500 milhões em junho, informou o Banco Central nesta sexta-feira. O déficit significa que, no período, as despesas superaram a arrecadação com impostos do setor público consolidado, que engloba o resultado do governo federal, estados, municípios e estatais. O cálculo não considera os juros da dívida pública, por isso é chamado de resultado primário. O resultado de junho representa uma melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um déficit fiscal de 188 bilhões e 700 milhões, resultado influenciado diretamente pela primeira onda da Covid-19.

O desemprego no Brasil interrompeu a sequência de duas altas seguidas e fechou o trimestre encerado em maio em 14 vírgula seis por cento. O valor é zero vírgula dois ponto percentual inferior ao registrados nos três meses anteriores e equivale a 14 milhões e 800 mil pessoas fora do mercado de trabalho. Os dados divulgados nesta sexta-feira, pelo IBGE correspondem à segunda maior taxa de desocupados da série histórica, iniciada em 2012, atrás apenas do recorde de 14 vírgula sete por cento registrado nos dois trimestres imediatamente anteriores, fechados em março e abril. A população na força de trabalho, que inclui as pessoas ocupadas e desocupadas, cresceu um milhão e 200 mil nesse período.

O primeiro evento-teste de Santa Catarina na pandemia foi realizado na noite desta quinta-feira. Em Florianópolis, 548 pessoas assistiram ao concerto da Camerata da cidade, que começou às oito horas da noite. Somente quem recebeu as duas doses contra a Covid-19 pôde participar. O público, a produção e os músicos serão monitorados por 14 dias. No início da semana, todos eles precisaram fazer o teste PCR. Na entrada, foram abertos diversos acessos, para evitar aglomerações. Todos precisaram usar máscaras durante a apresentação, inclusive os músicos. Os protocolos devem ser aplicados em outros eventos a serem realizados no estado.

Santa Catarina tem mais moradores totalmente imunizados contra a Covid-19 do que a soma de infectados desde o início da pandemia. Até esta quinta-feira, o Estado havia confirmado um milhão 110 mil 742 casos confirmados, o que representa 15 por cento da população. Em contrapartida, são um milhão 420 mil 714 catarinenses com a segunda dose ou vacina de dose única, o que equivale a 19 vírgula 59 por cento. Entre os Estados, porém, Santa Catarina continua sendo o segundo com maior taxa de contaminação por Covid-19, atrás apenas de Roraima, onde 18 por cento já se infectaram com o vírus. Além disso, o número também está acima da média nacional, que, atualmente, é denove vírgula 37 por cento.

O mercado de trabalho está aquecido em Santa Catarina. Nos seis primeiros meses do ano, foram geradas 126 mil 111 vagas de empregos formais no estado. Trata-se do terceiro melhor resultado do país no período. Somente em junho, o saldo ficou positivo em quase 15 mil. Em 12 meses, foram criados 234 mil 146 empregos formais em Santa Catarina.. Os dados são do Ministério da Economia e constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado na manhã desta quinta-feira. Joinville teve o melhor desempenho com saldo de 10 mil 838 vagas de emprego abertas no período. Na divisão por setores, o de serviços teve o melhor desempenho em junho, sendo responsável por seis mil 860 novos postos de trabalho.

Liquida São Lourenço é para aquecer as vendas agora. SIDNEI KARBURG – presidente da CDL da cidade diz que essa campanha entra no seu terceiro ano e já tem mais de 70 empresas que confirmaram participação. Os descontos podem atingir 70 por cento do valor da mercadoria, dependendo do produto e da loja. Essa campanha do comércio segue junto com as promoções para o Dia dos Pais. KASBURG observa que a curva de contágio da Covid 19 está baixando e as lideranças querem aproveitar para movimentar as vendas. O dirigente revela que já estão discutindo a campanha de fim de ano.

Prefeitura de São Lourenço do Oeste realiza força-tarefa contra o frio. A informação é da secretária de Assistência Social VANIA BALDISSERA. De acordo com ela, o município já doou mais de 100 cobertores em dois dias, além de roupas de inverno, para a população em situação de rua ou em vulnerabilidade social. O governo municipal também preparou um abrigo com vestuário e cobertores para o enfrentamento do declínio acentuado das temperaturas. VANIA reforça que a grande demanda é por cobertores. A secretária pede à população, que queira ajudar com a ação social, para doar cobertores e roupas de inverno. Essa ação está sendo organizada pelo governo municipal devido as baixas temperaturas, com previsão dos termômetros abaixo de 0ºC. Essa situação conforme a previsão deve seguir até amanhã.

Secretaria de Assistência Social recebe certidões do SC Mais Renda, um programa do governo estadual. Conforme o secretário da pasta em Palma Sola, IVANOR DE MOURA, foram 20 famílias que se inscreveram no programa. O SC Mais Renda contemplará as famílias de baixa renda comvalores disponibilizados pelo estado. Apenas quem não conseguiu algum auxílio do governo federal poderá receber a ajuda do estado. DE MOURA explicou também que estas 20 famílias serão beneficiadas com três parcelas de 300 reais. O secretário comentou que os valores poderão ser gastos em supermercados do município. A entrega destas certidões será nesta sexta-feira pela manhã na secretaria de Assistência Social. Ele ressaltou que os recursos são para as 20 famílias pré-cadastradas no setor.

O prazo para a inscrição do SC Mais Renda é setembro. Todos aqueles que não recebem nenhum auxílio do governo federal, como o Bolsa Família. Ou aqueles que não foram beneficiados com o auxílio emergencial, podem estar se inscrevendo na secretaria de Assistência Social de Palma Sola. Conforme o secretário da pasta, IVANOR DE MOURA, o estado estendeu o prazo com objetivo de contemplar e ajudar as famílias de baixa renda. O prazo vale para todos os municípios da região.

A inscrição é feita pelo site SC Mais Renda e a aprovação do benefício não depende do município, e sim do governo estadual. O secretário de Assistência Social do Município de Palma Sola IVANOR DE MOURA, lembrou que os dados informados pelos solicitantes serão analisados, caso houver recebimento de ajuda da União, a pessoa não poderá receber a ajuda do estado.

Secretário de Saúde de São Bernardino fala sobre o crescimento na qualidade dos atendimentos da saúde pública no município. ALCEU NEGRI anuncia que o departamento vai receber recursos para comprar um novo veículo para transportar os pacientes. Define isso como um avanço em conforto, agilidade e economia, além de ser uma necessidade muito grande da Secretaria. NEGRI explicou que teve o apoio do prefeito e vice nessa conquista, após o antigo veículo do departamento passar por vários problemas mecânicos.

Situação do coronavírus melhora em São Bernardino. O secretário de saúde do município – ALCEU NEGRI, comemora a redução no número de confirmados quando comparado há algumas semanas. Destaca que São Bernardino começou a segunda-feira com somente quatro casos ativos de Covid-19, mas reforça que os cuidados não podem diminuir. Essa semana o departamento teve problemas na câmara de conservação das vacinas e por isso precisou parar com a vacinação, até que as doses sejam avaliadas pela Secretaria e também pelo Ministério da Saúde.

Secretaria de Agricultura quer parceria com governo estadual para criar programa de apoio à instalação de cisterna. A informação é do secretário da pasta em Anchieta, RAFAEL DA SILVA. Ele disse que a prefeitura implantou o programa há alguns meses visando a ajuda com horas máquinas na perfuração de poços artesianos. O secretário lembrou que o governo estadual também está trabalhando com programas para auxílio aos agricultores. Como a situação da estiagem se agravou nos últimos anos, a secretaria está priorizando as propriedades que tiveram fortes perdas com a falta regular de chuva.

Durante o ápice da estiagem, foram entregues água para mais de 100 famílias do município. O secretário destacou que todos os produtores que solicitarem auxílio da secretaria serão atendidos com os trabalhos de horas máquinas. DA SILVA informou que os agricultores conveniados com a Epagri que pagarem as parcelas em dia, receberão um desconto considerável. O secretário destacou também esta é uma oportunidade que todos os agricultores devem aproveitar e realizar a implantação de sistemas de água.

As propriedades que já possuem algum sistema de captação da água chuva e pretende ampliar os espaços para mais reservatórios, também podem buscar a secretaria de Agricultura de Anchieta. De acordo com o secretário do setor, RAFAEL DA SILVA, o governo estadual tem disponibilizados recursos para que os proprietários de áreas rurais façam estes trabalhos no local. Ele lembrou ainda que, através do estado, as pessoas podem estar financiando caixas d'água para disponibilizar na residência. DA SILVA informou que a Epagri de Anchieta também está disponível para sanar as dúvidas dos agricultores referente aos programas anunciados pela secretaria estadual de Agricultura.

Governo Estadual dá 75 por cento de subsídio para investimentos em água. O programa Mais Água, encaminhado junto a Epagri, permite que agricultores com menos de 50 mil reais no bloco de produtor peguem até 20 mil para investir em equipamentos ligados ao abastecimento, e paguem somente 25 por cento do valor, em até cinco anos. Segundo o secretário de agricultura JACOB JUNGES, em Santa Terezinha do progresso mais de 60 famílias solicitaram o subsidio. Informa que o recurso já foi liberado para que os produtores comprem caixas de água, moto bomba e também façam a instalação elétrica necessária.

Produtores maiores podem solicitar até 100 mil reais para resolver problema da água. Porém, JACOB JUNGES explica que nesse caso o Governo do Estado subsidia somente metade do valor. A Secretaria de Agricultura trabalha para ajudar o homem do campo com problemas de falta de água. O departamento fornece serviço com máquinas para abertura e proteção de fontes, com o objetivo de diminuir a dificuldade com água, que provoca grande impacto na produção rural. O abastecimento da prefeitura com cargas d' água não parou, mas diminuiu muito com as últimas chuvas. Atualmente só duas famílias dependem da Secretária no abastecimento de água.

PM prende homem de 33 anos com mandado de prisão ativo. A Polícia Militar prendeu o homem, na tarde de ontem em Palma Sola. A guarnição realizava rondas preventivas quando avistou o homem, o qual já era de conhecimento dos policiais estar com mandado de prisão ativo, e após a verificação no sistema, foi confirmado o MP ativo pelo crime de lesão corporal. Os policiais militares deram voz de prisão e conduziram até a Unidade Prisional Avançada – UPA, em São José do Cedro.

Departamento de Meio Ambiente de Marmeleiro e Polícia Ambiental registram morte de animal por maus tratos. Uma égua foi encontrada morta numa propriedade, possivelmente por passar a noite exposta ao frio intenso. A Polícia Ambiental está tomando as medidas administrativas e criminais contra o responsável pelo animal. O Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Polícia Militar Ambiental orientam que especialmente nesses dias de frio, animais domésticos ou não, sejam mantidos em locais secos, cobertos e protegidos do frio e da chuva.

PM recupera motocicleta furtada em Francisco Beltrão, apreende dois menores e prende dois maiores. Por volta das dez horas da noite de ontem a equipe da Polícia Militar de Flor da Serra do Sul abordou no centro da cidade, uma moto com placa de Francisco Beltrão, conduzida por um menor de 15 anos. Durante a abordagem foi constatado que a motocicleta havia sido furtada. A PM então abordou um Ford Ka que fazia o trabalho de batedor da motocicleta. No carro estavam três homens, um menor de idade e dois maiores, um deles inclusive com mandado de prisão em aberto. Os envolvidos relataram que iriam levar a moto para a Argentina, onde iriam vender e repartir o dinheiro. Todos foram encaminhados para a 19ª Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.

Caminhão desgovernado causa acidente próximo a policlínica de Pato Branco. O fato aconteceu no início da tarde de ontem, na esquina entre as ruas Pedro Ramires de Mello e Paraná. Por volta das 14 horas, um caminhão guindaste que seguia pela Pedro Ramires, desceu a rua, atingindo um caminhão caçamba e um Fox. O motorista acreditava que o rompimento de uma mangueira de ar teria deixado o veículo sem freios. Ele jogou o caminhão para o lado esquerdo da rua, com o objetivo de tirar o veículo da pista, evitando que ganhasse mais velocidade e causasse um acidente ainda mais grave.

Os veículos envolvidos no acidente pararam na esquina, danificando um muro e entrando no terreno de uma casa. Um semáforo também foi derrubado. O caminhão ficou a poucos centímetros de um Voyage, estacionado na rua Paraná, que não sofreu nenhum dano. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido. Este foi o segundo acidente registrado no local no mesmo dia. Segundo a Polícia Militar, dois veículos se envolveram em uma colisão pela manhã.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.