-GOVERNO DEFINE DISTRIBUIÇÃO DE COTAS RACIAIS EM CONCURSOS PÚBLICOS
-SANTA CATARINA LIDERA RANKING NACIONAL DE DESTINO DE MIGRANTES
-ENCHENTE DO RIO MACACO DESTRÓI PONTE NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS
-RIO URUGUAI ESTABELIZA ACIMA DE NOVE METROS E BALSA SEGUE SEM TRAVESSIA
-PREFEITURA DE ITAPIRANGA VAI RETIRAR LIXEIRAS DAS CALÇADAS
-SJO PROMOVE CAMPANHA DE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
-CASAL É PRESO COM QUASE 200 QUILOS DE MACONHA EM MOTEL
-HOMEM É PRESO APÓS AMEAÇAR MÃE E LEVAR FILHA DE UM ANO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de quatro graus. A máxima pode chegar a 14 graus
De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0047 centavos.
Pelo menos 37 pessoas morreram e 30 ficaram feridas no sábado na Tanzânia, em um acidente entre um ônibus e um micro-ônibus. A informação é da presidente SAMIA SULUHU HASSAN nas redes sociais. A colisão ocorreu na noite de sábado, depois que um pneu do ônibus furou e o motorista perdeu o controle do veículo. Cerca de 36 corpos permanecem sem identificação devido à "extensão dos ferimentos", de acordo com a Agencia France Press. A presidente pediu maior rigor na segurança no trânsito, afirmando que tragédias como essa continuam afetando as famílias do país.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã informou nesta segunda-feira que não pode manter a cooperação de rotina com a Agência Internacional de Energia Atômica, vinculada à Organização das Nações Unidas. A alegação é de que a segurança dos inspetores está em risco. A declaração foi feita dias após instalações nucleares iranianas terem sido alvo de ataques de Israel e aos Estados Unidos. No sábado, o chefe da Agência, RAFAEL GROSSI, afirmou que os ataques às instalações nucleares iranianas causaram danos graves, mas "não totais", o que contradiz afirmação do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP.
Uma nova onda de calor atinge diversos países da Europa nesta segunda-feira. As temperaturas devem permanecer elevadas por vários dias na Itália, Portugal, França e Espanha, onde os termômetros têm registrado picos de até 44 graus nos últimos dias. De acordo com as previsões meteorológicas, 84 das 95 regiões da França estão em alerta laranja nesta segunda e terça-feira, o segundo mais elevado. Nessas regiões, as temperaturas devem ultrapassar 40 graus e a onda de calor deve durar pelo menos até o meio da semana. As empresas foram orientadas a "proteger seus funcionários", e cerca de 200 escolas públicas, das 45 mil do país, vão fechar de forma parcial ou total na segunda, terça ou quarta-feira.
Os economistas do mercado financeiro reduziram sua estimativa de inflação deste ano, ao mesmo tempo em que mantiveram a projeção para o crescimento da economia brasileira. As expectativas, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Para a inflação de 2025, a estimativa do mercado recuou de cinco vírgula 24 para cinco virgula 20 por cento. Mesmo assim, continua bem acima do teto da meta, que é de quatro e meio por cento. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2025, a projeção do mercado continuou em dois vírgula 21 por cento.
Relatório da Agência Nacional de Aviação Civil mostra que os aeroportos brasileiros registraram, em maio, 10 milhões e 490 mil embarques — o maior número para o mês desde o início da série histórica, em janeiro de 2000. Pela primeira vez, o volume de passageiros ultrapassou a marca de 10 milhões por três meses consecutivos, indicando a recuperação e o crescimento sustentado do setor aéreo no país. A movimentação doméstica somou oito milhões e 200 mil passageiros, alta de 14 por cento em relação a maio de 2024. A demanda por voos nacionais cresceu 17 vírgula nove por cento e a oferta aumentou 15 vírgula dois por cento na mesma comparação. No segmento internacional, foram contabilizados dois milhões e cem mil passageiros, um avanço de 13 por cento sobre o mesmo mês do ano anterior.
Decreto assinado pelo presidente LULA definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para 30 por cento a reserva de vagas em seleções oficiais. De acordo com o decreto, 25 por cento das vagas serão reservadas para pessoas pretas e pardas, três por cento para indígenas e dois por cento para quilombolas. Essa regra será válida para concursos e seleções públicas em órgãos da administração pública federal direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
Um estudo será feito para mapear todos os casos de feminicídio registrados nos últimos cinco anos em Santa Catarina, detalhando o perfil das vítimas, dos autores, as supostas motivações, as questões sociais envolvidas e o resultado das investigações policiais. Essa é a proposta do Mapa dos Feminicídios de SC, em elaboração por uma equipe do Ministério Público. O levantamento está em fase de solicitação dos dados às autoridades de segurança pública do Estado e tem previsão de término até o fim do ano. A expectativa é de que o mapa ajude na identificação de pontos em comum entre os crimes que tiram a vida de mulheres no Estado e auxilie na definição de políticas públicas, para conscientização e combate a esse crime, que matou em média 55 mulheres no Estado desde 2020. /
Santa Catarina será contemplada com investimento federal da Oferta de Cuidados Integrados em ginecologia, parte do programa “Agora Tem Especialistas”. Segundo o Ministério da Saúde, serão investidos 10 milhões e 900 mil reais no Estado, voltados à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. O programa pretende agilizar o acesso a consultas, exames e procedimentos voltados para as mulheres no SUS. Em todo o país, o investimento federal será, ao todo, de 300 milhões por ano. De acordo com o Ministério da Saúde, as mulheres em idade fértil, beneficiadas pelo programa, correspondem a 95 milhões de pessoas em todo o país e três milhões e 400 mil em Santa Catarina.
Santa Catarina se tornou o principal destino de migrantes no país, com saldo positivo de 354 mil novos moradores vindos de outras unidades da federação, segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE na sexta-feira. É o maior do Brasil em números absolutos e também em proporção. O estado recebeu 503 mil 580 imigrantes interestaduais entre 2017 e 2022, o que resultou em um aumento de quatro virgula 66 por cento da população total, a maior taxa de crescimento por migração no Brasil no período. A maioria veio do vizinho Rio Grande do Sul, representando 26 virgula oito por cento do total. Por outro lado, 149 mil 230 pessoas saíram do estado no período para viver em outras regiões. Os destinos mais frequentes foram Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Rio Uruguai estabiliza acima de nove metros, mantém pontes interditadas e balsa parada. O nível do Rio Uruguai em Itapiranga está em nove metros e seis centímetros acima do normal desde às duas horas da madrugada desta segunda-feira. As passagens de pontes, principalmente na Estrada Beira Rio, a SC-283, acesso de Itapiranga a Mondaí, estão interrompidas. Segundo a Defesa Civil de Itapiranga, diversas pontes em afluentes do Rio Uruguai estão interrompidas para a passagem de veículos. Não existe previsão para liberação do trânsito, pois o volume de água do Rio Uruguai segue elevado. Em Laranjeira, a água continua próxima da pista de passagem de veículos na ponte sobre o Rio Macaco Branco. Na área de lazer, a cheia do Rio Uruguai já afetou diversas estruturas como churrasqueiras, mesas e bancos.
A Travessia da balsa em Itapiranga segue interrompida. A passagem de veículos entre Itapiranga, no lado catarinense e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul, parou no final da tarde de domingo. Por medida de segurança, a travessia ocorre até o rio atingir oito metros acima do nível normal. Os operadores dos rebocadores que conduzem a balsa, também observam a força da correnteza e o volume de madeiras e outros materiais que podem causar riscos na travessia. Com a estabilização do nível de água do Rio Uruguai, ainda não existe previsão para a balsa retomar suas atividades em Itapiranga. O monitoramento da Defesa Civil continua com divulgações de hora em hora. Ás 11 horas desta segunda-feira o Rio Uruguai manteve o nível de nove metros e sesi centímetros.
Itapiranga registra dois pontos de deslizamento na cidade. Em virtude das chuvas neste domingo, a prefeitura de Itapiranga foi acionada para solucionar dois pequenos deslizamentos de terra no bairro Santa Tereza Alta. O primeiro ponto, na subida do morro, na rua 14 de fevereiro. O outro ponto é na subida da rua das Américas, conhecida por subida do rico. As estradas foram arrumadas há pouco tempo, com solo ainda pouco firme. Hoje à tarde a prefeitura irá iniciar as medidas para remover os materiais. Conforme o Coordenador da Defesa Civil de Itapiranga, MAURÍCIO PAULI, também hoje à tarde iniciam as vistorias em pontes do interior. A Defesa Civil continua o monitoramento de hora em hora, com projeção de redução lenta no nível do rio.
Apesar das cheias de diversos afluentes e o alto nível do Rio Uruguai, nenhuma residência ou estabelecimento comercial foi afetado pela água em Itapiranga. O Corpo de Bombeiros mantém o controle de um sistema de cotas para avisar moradores e empresários caso seja necessário retirar bens móveis de edificações. Na cota de nove metros, que o Rio Uruguai atingiu deste a madrugada, são afetadas diversas áreas de camping, principalmente nas margens do Rio Uruguai. O volume de água também afeta o trânsito na Estrada Beira Rio, em várias pontes baixas em afluentes do Rio Uruguai. Com o monitoramento das vasões das barragens, os bombeiros consegue alertar com antecedência e assim evitar transtornos. Itapiranga não registra desabrigados na atual cheia do Rio Uruguai.
Água leva ponte no interior de Tunápolis. Com as fortes chuvas deste final de semana e a cheia do Rio Macaco Branco, uma ponte de madeira, entre as comunidades de Canaleta e São Jorge, no interior de Tunápolis, foi levada pela água. A ponte já estava danificada em virtude das chuvas no final da semana passada, com problemas em cabeceiras e palanques. Conforme o Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, RICARDO OTT, os moradores que quiserem acessar as comunidades devem buscar rotas alternativas. Para Canaleta, o acesso pela cidade está mantido. Já para São Jorge, os motoristas devem seguir pela estrada de Fátima. Não há projeção de quando o tráfego na região será retomado.
O Secretário comenta que várias pontes do município foram danificadas com a enchente de ontem. RICARDO OTT cita os casos mais críticos, como no acesso de São Pedro a São Sebastião, que foi recuperada na semana passada e agora está com problemas novamente. Pontes em São Sebastião, Fátima e outras em São Pedro, também foram danificadas em virtude das intensas chuvas. O Secretário de Obras comenta que a cheia dos rios Macaco Branco e Jundiá causaram problemas, especialmente nas cabeceiras das pontes. Segundo RICARDO OTT, as estruturas serão reconstruídas em madeira, de primeiro momento, para retornar o trânsito na região. Salienta que já ocorrem conversas com a Defesa Civil para conseguir pontes em galerias, mais altas e mais longas.
A Defesa Civil realizou vistorias nas pontes na manhã desta segunda-feira. Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT, a única ponte com maior dificuldade neste momento é a ponte alta na comunidade de Canaleta. As outras foram liberadas para o trânsito. Segundo ela, as pontes em São Pedro também causam certa preocupação, mas com travessia liberada.
Município desenvolve campanha de uso racional de medicamentos. A Campanha desenvolvida pela Secretaria da Saúde de São João do Oeste registra grande quantidade de medicamentos recolhidos. A mobilização do uso racional de medicamentos foi intensificada no mês de maio e será mantida para conscientizar a população. Conforme o Farmacêutico da Secretaria Municipal da Saúde, ELSON WENDLING, também está sendo orientado sobre o descarte adequado dos medicamentos que não foram utilizados. O trabalho de orientação contou com envolvimento das agentes comunitárias da saúde e resultou em grande quantidade de medicamentos recolhidos. Segundo o Farmacêutico, mais de 25 quilos foram recolhidos, somente de comprimidos sem as embalagens.
ELSON WENDLING destaca que se trata de um lixo químico, que pode causar intoxicação caso seja ingerido de forma inadequada por criança ou idoso, por exemplo. A equipe está adotando medidas para melhorar o aproveitamento dos medicamentos entregues pelo município. Segundo o Farmacêutico, os médicos estão realizando consultas presenciais para a renovação de receitas de medicamentos contínuos. ELSON WENDLING explica que foi constatado que as pessoas possuem dúvidas de como deveriam tomar os medicamentos e muitas vezes usam doses menores e por um período inferior ao indicado. O uso correto da medicação também passa pela orientação detalhada no momento de entrega. Conforme o Farmacêutico, estão repassadas informações no idioma em alemão para facilitar a compreensão, principalmente para pessoas idosas.
Equipe da saúde de São João do Oeste foca no atendimento com qualidade esclarecendo dúvidas que os pacientes possuem no momento de uma consulta médica e retirada de medicamentos. Conforme ELSON WENDLING, são passadas informações sobre a importância do cuidado para tomar o remédio no horário certo. O Farmacêutico destaca que, com a chegada do frio aumentam as doenças respiratórias, síndromes gripais e as pessoas buscam atendimento na atenção básica do município. Ele menciona a importância da vacinação para prevenir os casos mais graves dos sintomas de doenças respiratórias. WENDLING reforça que é preciso vacinar para impedir o agravamento dos casos de gripe, especialmente no período de inverno, pois a imunização reduz o número de internações hospitalares e de óbitos. Em relação as crianças, a vacinação é um ato de responsabilidade e cuidado com as crianças.
Itapiranga vai retirar lixeiras das calçadas no centro da cidade e bairros. O Plano Diretor de 2012 já estabeleceu uma legislação em Itapiranga para disciplinar a colocação de lixo no perímetro urbano. Cada edificação precisar ter seu próprio local para depósito do lixo. Agora a Prefeitura vai exigir que cada morador terá que providenciar lixeiras nos seus pátios de forma acessível aos coletores. O município vai retirar as lixeiras que atualmente estão nas calçadas. Conforme o Diretor de Urbanismo de Itapiranga, MAURICIO PAULI, será um processo gradativo, porém até o fim do ano a intenção é de remover as lixeiras das ruas e cada morador terá que providenciar um recipiente para depositar o lixo com acesso para a equipe de recolha.
O Diretor de Urbanismo de Itapiranga observa que as lixeiras públicas não foram projetadas para lixo doméstico e sim para receber materiais que ocasionalmente as pessoas necessitam descartar, como alguma embalagens de alimentos. De acordo com MAURICÍO PAULI, o novo sistema vai começar pelo centro da cidade e progredir para os bairros, reforçando o princípio de que cada um é responsável pelo lixo que produz. O município apenas é responsável pela coleta e mantém até nove roteiros por semana no centro da cidade. O Diretor de Urbanismo afirma que também ocorrem problemas entre vizinhos devido o acumulo de lixo na frente de residências ou comércio. Muitas vezes as pessoas removem lixeiras na frente de suas casas.
O Diretor de Urbanismo de Itapiranga cita como exemplo positivo o Bairro Floresta em que os moradores se organizam para disponibilizar as lixeiras somente próximo ao horário de coleta. De acordo com MAURICIO PAULI, os moradores de Itapiranga estão contribuindo para melhor eficiência na recolha de lixo e isso reflete em uma cidade mais limpa. O Diretor de Urbanismo cita que os cuidados são necessários, pois um lixo seco colocado na rua no sábado após a recolha, ficará no local até terça-feira, pois na segunda a coleta é apenas do lixo orgânico. PAULI reforça que moradores e empresários precisam observar mais os dias e horários das coletas de lixo.
Moradores também precisam prestar atenção para a recolha de entulhos. É preciso ter atenção com separação de materiais. O Diretor de Urbanismo, MAURICIO PAULI, explica que o município possui um aterro legalizado pelos órgãos ambientais, porém é permitido somente material vegetal. Ele relata que muitas vezes os moradores misturam material de construção, descarte de móveis, plástico e papelão. A equipe da Prefeitura não fará mais a recolha onde tiver mistura de materiais. De acordo com PAULI, o serviço é intercalado, sendo uma semana só para galhos e outra semana, restos de construção e materiais de entulhos. A separação correta é necessária para evitar transtornos e problemas com órgãos ambientais.
Um homem foi vítima de estelionato na tarde deste domingo, em São José do Cedro. A tentativa de compra de uma motocicleta pelas redes sociais terminou em prejuízo de mil reais após uma transferência via PIX. Segundo a Polícia Militar, a vítima contou que negociava o veículo com um suposto vendedor, quando recebeu a informação de que o homem teria sido parado numa blitz. O golpista então pediu a transferência do valor para liberar a moto, mas continuou fazendo novas exigências de pagamento. Desconfiado, o comprador percebeu que se tratava de um golpe. A guarnição orientou o homem sobre os procedimentos legais e registrou um boletim de ocorrência.
Casal é preso com quase 200 quilos de maconha em motel de Campo Erê. Foi neste domingo em uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Pato Branco e a Polícia Militar de Santa Catarina. O trabalho resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de aproximadamente 197 quilos de maconha. Após informações de que um veículo Voyage estaria circulando com placas possivelmente adulteradas, o carro foi monitorado desde o município de Marmeleiro e localizado no pátio de um motel na linha Araçá, interior de Campo Erê. No porta-malas do veículo, os policiais encontraram a grande quantidade de droga, além de placas clonadas e um aparelho celular. Os dois ocupantes, uma mulher de 37 anos e um homem de 34, que utilizava tornozeleira eletrônica desligada, foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e adulteração de sinal identificador de veículo.
Um homem foi preso na última sexta-feira, por ameaçar a companheira e sair de casa com a filha de apenas um ano, em Mondaí. A prisão ocorreu após a mulher procurar ajuda da Polícia Militar, relatando que o companheiro havia feito ameaças de morte e levado a criança sem consentimento. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi encontrado andando pela cidade com a filha no colo. Durante a abordagem, foi realizada uma revista pessoal, mas nada de ilegal foi encontrado com ele. Mesmo assim, diante da denúncia, os policiais deram voz de prisão ao suspeito. Ainda segundo a PM, a vítima afirmou que já havia tentado procurar ajuda outras vezes, mas era constantemente impedida pelo homem, que inclusive confiscava o celular para dificultar qualquer contato com a polícia. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste, onde foram realizados os procedimentos legais.