ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 30 06 2022

-DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL DERRUBAM PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA

-SAMU CHEGA A 90 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO EM SC

-BOMBEIROS PROMOVEM CAMPANHA ALERTA VERMELHO NO COMÉRCIO DA CIDADE

-ENTIDADES E PREFEITOS COMEMORAM LICITAÇÃO PARA PROJETO DA PONTE NO RIO URUGUAI

-MUNICÍPIO TEVE MAIS DEMISSÕES DO QUE CONTRATAÇÕES NO MÊS DE MAIO

-MULHER VAI REGISTRAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA E ACABA PRESA

-JUSTIÇA CONFIRMA QUE ACUSADO DE FEMINICIDIO EM DESCANSO VAI A JURI POPULAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, negou nesta quarta-feira a responsabilidade da Rússia no bombardeio de segunda-feira, que deixou ao menos 20 mortos em um centro comercial da cidade ucraniana de Kremenchuk, segundo informações de Kiev. PUTIN disse que a o exército russo não bombardeia estruturas civis. De acordo com o presidente da Ucrânia, VOLODMIR ZELENSKI, pelo menos mil pessoas estavam no local no momento do bombardeio. Imagens de câmeras de segurança, que registraram o ataque, mostram um enorme míssil atingido pelo shopping.

A Justiça francesa condenou à prisão perpétua nesta quarta-feira SALAH ABDESLAM, o único sobrevivente dos comandos que mataram 130 pessoas em Paris e Saint-Denis em 13 de novembro de 2015. Os juízes atenderam à acusação que pediu a pena máxima do Código Penal francês contra o acusado pelo pior atentado em Paris desde a Segunda Guerra Mundial. Os 20 acusados receberam suas penas, que vão de dois anos de prisão à prisão perpétua sem liberdade condicional. A leitura do veredicto foi no Palácio de Justiça de Paris, lotado de sobreviventes, familiares das vítimas e jornalistas.

O número de imigrantes mortos após terem sido expostos a altas temperaturas dentro de um caminhão abarrotado, em San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, subiu para 53 nesta quarta-feira, de acordo com fontes oficiais. O escritório forense do condado de Bexar, que abrange a cidade de San Francisco, confirmou a elevação no balanço de vítimas e que 40 dos mortos são homens. O chefe do Departamento de Bombeiros de San Antonio, CHARLES HOOD, afirmou, em entrevista coletiva, que foram encontradas "pilhas de corpos" em um caminhão, na madrugada de segunda-feira.

O Senado decidiu adiar para quinta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição que cria um auxílio de mil reais a caminhoneiros, amplia para 600 reais o valor do Auxílio Brasil e que reajusta o subsídio para que famílias de baixa renda comprem um botijão de gás a cada dois meses. A estimativa é de que o benefício custe cinco bilhões e 400 milhões aos cofres públicos e beneficie quase 900 mil profissionais. A análise da PEC aconteceria nesta quarta-feira, mas a proposta foi bastante criticada por alguns senadores devido à previsão de que seja reconhecido estado de emergência no país durante o ano de 2022. Nesse cenário, o governo federal fica autorizado a gastar sem se preocupar com o teto de gastos, norma que veda o aumento de despesas do governo para além da reposição da inflação.

O economista PEDRO GUIMARÃES pediu demissão da presidência da Caixa Econômica nesta quarta-feira, após denúncias de assédio sexual. O Ministério Público Federal investiga os casos, que teriam ocorrido contra funcionárias do banco. As denúncias apontam que os assédios ocorreram durante viagens para tratar de projetos da Caixa. O MPF apura se ele se valeu do cargo que ocupa para coagir funcionárias. A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, DANIELLA MARQUES, deve ser anunciada como a nova presidente da Caixa Econômica Federal.

A Agência Nacional de Energia Elétrica realiza nesta quinta-feira leilão de transmissão de energia com expectativa de 15 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos. Serão oferecidos 13 lotes para a construção e a manutenção de cinco mil 425 quilômetros de linhas de transmissão. As empresas vencedoras do leilão terão de concluir as obras entre 42 a 60 meses, contados da assinatura dos contratos. Já o prazo de concessão das linhas será de 30 anos. Serão erguidas linhas de transmissão nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Trabalhadores da Celesc paralisaram as atividades nesta quarta-feira em cidades de todo o Estado. De acordo com a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina, coletivo de sindicatos que representa a categoria, a reivindicação acontece em defesa do plano de saúde dos funcionários da empresa. Em vídeo convocando para a paralisação, CLEBER BORGES, coordenador da Intercel, pontuou que os protestos acontecem em defesa da saúde da categoria e reforçou ser preciso "retomar o debate da criação de um novo plano de saúde". A Celesc relatou que o assunto vem sendo debatido em conjunto, desde 2019, entre empresa e sindicatos da categoria.

Após o Canadá habilitar sete frigoríficos de Santa Catarina para exportar carne suína ao país norte-americano, entidades esperam aumento das exportações e consequente alívio para o setor que enfrenta dificuldades. O Estado é o maior exportador de suínos do Brasil com 55 por cento total do país. As plantas frigoríficas habilitadas foram em Chapecó, Itapiranga, São Miguel, Videira, Joaçaba, Presidente Getúlio e Rio do Sul. De acordo com o Sindicarne, as negociações de empresas catarinenses com o Canadá devem ocorrer nos próximos 10 dias, quando será possível ter uma expectativa do volume a ser exportado. O sindicato das indústrias espera que a abertura do mercado canadense vai amenizar a crise do setor.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina atendeu 90 mil 804 ocorrências com envio de ambulância nos primeiros seis meses de 2022. O número é cerca de 24 por cento a mais que o do ano passado, quando foram 73 mil 266 atendimentos no mesmo período. Em 2022, as Unidades de Suporte Avançado atenderam três mil 185 casos a mais que em 2021, enquanto as Unidades de Suporte Básico registraram 14 mil 571 ocorrências a mais. A única região com menos atendimentos que no ano passado foi a de Chapecó de no mil e 62 ocorrências para oito mil e 800. O valor pago pelo Estado para o Samu nestes primeiros meses foi de 32 milhões e 900 mil reais. Desse total, 12 milhões não foram gastos e foram devolvidos ao estado.

Termina hoje o prazo para alistamento militar dos jovens que completam 18 anos em 2022. A informação é do responsável pelo serviço militar de Guaraciaba CLAITON NEUMANN. Ele lembrou que o alistamento é obrigatório e o prazo é o mesmo para todo o país. Os jovens podem fazer o alistamento pela internet. Caso ele não tenha acesso a internet basta comparecer a uma Junta do Serviço Militar munido de documentos básicos de identificação como a carteira de identidade e o CPF. Quem estiver no exterior pode comparecer a uma representação consular para realizar o alistamento. A Junta Militar de Guaraciaba fica no primeiro piso da prefeitura junto ao setor de Identificação. Em São Miguel do Oeste, a Junta Militar fica no prédio da antiga câmara de vereadores.

Está sendo realizada desde o começo desta semana em São Miguel do Oeste a operação “Alerta Vermelho”. A informação é do comandante da primeira companhia do Corpo de Bombeiros Militar, capitão, FABIANO GALEAZZI. De acordo com ele, a ação que está sendo executada é tradicional e está ocorrendo em todo o estado catarinense. Conforme ele, a campanha é realizada anualmente sempre na semana que antecede o dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado no próximo dia dois de julho. Segundo GALEAZZI, a intenção do programa é estar próximo da comunidade onde o batalhão está inserido.

A ação Alerta Vermelho desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros tem por objetivo visitar os estabelecimentos comerciais de São Miguel do Oeste. A afirmação é do comandante da primeira companhia do Corpo de Bombeiros Militar, capitão, FABIANO GALEAZZI. Ele destacou que nessas visitas os profissionais vão passar dicas de segurança e de uso correto dos equipamentos, como por exemplo, gás de cozinha e exaustores. Outra intenção com o programa é evitar que acidentes domésticos ocorram e que as pessoas fiquem em alerta sobre possíveis perigos presentes no cotidiano.

Apenas estabelecimentos comerciais estão sendo visitados nesta edição da operação Alerta Vermelho. O comentário é do comandante da primeira companhia do Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste, capitão, FABIANO GALEAZZI. Ele disse que o foco neste ano está em locais que possuem coifas e exaustores e as visitas seguem até está sexta-feira. Ele pontuou que até o momento nenhuma situação anormal foi encontrada nas visitas realizadas pela equipe dos bombeiros. FABIANO GALEAZZI reforçou que o objetivo é apenas orientar e em casos de situações adversas o proprietário será direcionado para resolver a questão, evitando dessa forma maiores problemas e danos futuros.

O prazo para adesão ao projeto Escola do Varejo da CDL foi prorrogado por mais duas semanas. Ao todo, serão 40 vagas para qualificar os trabalhadores para o preenchimento de vagas abertas no comércio local. Até terça-feira, apenas 20 pessoas se inscreveram. Segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, GLEICE KOOP, a expectativa inicial era de mais de 100 inscrições. O número está muito abaixo do esperado, mas a entidade espera, pelo menos, preencher as 40 vagas do curso. Como a procura não aumentou, a CDL prorrogou o prazo de inscrições até o dia 15 de julho. O curso começa em agosto e vai qualificar trabalhadores para as vagas abertas no comércio da cidade.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste divulgou, nesta quarta-feira, o boletim atualizado dos casos de Covid no município. Nos últimos sete dias, 85 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Outros 53 moradores entraram para a lista de recuperados neste mesmo período. No total, 10 mil 811 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 10 nil 646 já se recuperaram. 76 moradores ainda estão com o vírus ativo.

O cronograma da campanha de vacinação contra a Covid prevê para hoje a aplicada da primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários; quarta dose para pessoas de 55 anos, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; quarta dose para trabalhadores da saúde; e dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN. Amanhã, sexta-feira, serão ofertadas a primeira e a segunda dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias; e segunda dose PFIZER para vacinados em 27 de maio e dois de junho. No sábado, a terceira dose para adultos retardatários; quarta dose para pessoas de 55 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; quarta dose para trabalhadores da saúde; e dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN. A vacinação ocorre no posto de saúde do centro entre sete da manhã e sete da noite.

O número de casos de dengue em São Miguel permaneceu estável nos últimos sete dias. Entre quarta-feira da semana passada e ontem, a secretaria de saúde não confirmou nenhum caso da doença. Dessa forma, o total de registros de dengue parou nos mil e 84. 13 moradores com os sintomas da doença ainda aguardam o resultado dos exames de laboratório. 243 casos foram confirmados no centro da cidade. O bairro com maior número de casos é o São Luiz: 124 no total. Em seguida aparecem o Salete com 121 e o Agostini com 96.

O Ministério dos Transportes lançou, nesta, a licitação para a contratação da empresa que fará os projetos para a construção da ponte sobre o rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. O valor investido nesta etapa é de cerca de sete milhões de reais. O objeto da licitação contém três produtos, de acordo com o Dnit: a elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para federalização da 163, os projetos básicos de engenharia para implantação da ponte e projetos básico e executivo de engenharia visando a adequação de capacidade com melhoria de segurança e eliminação de pontos críticos na BR-163, tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul. O valor previsto para os projetos é de cerca de sete milhões de reais.

A abertura do edital de licitação para a contratação de uma empresa que vai elaborar o projeto para a ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga é um momento de êxtase para a região. A afirmação é do vice-presidente da Facisc, MAIKEL FREY. Ele disse que esse é um estágio inédito para o movimento que busca a construção da ponte ligando os dois estados. Na visão de FREY, trata-se de uma obra estruturante de caráter nacional já que vai integrar o noroeste gaúcho, o extremo-oeste catarinense com a BR 163 e o restante do pais. Ele disse que a ponte vai criar um corredor com reflexos para o desenvolvimento das indústrias, comércio e turismo da região.

O movimento pró ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga comemora a licitação para a contratação de uma empresa que vai elaborar o projeto, mas não pode ficar parado. A observação é do prefeito de Barra Guarita, RODRIGO LOCATELLI. Ele disse que esse é um passo muito importante para a construção da ponte, mas os desafios ainda são grandes. O prefeito explicou que o movimento segue mobilizando e já começou a cobrança para que os deputados das bancadas catarinense e gaúcha garantam recursos no orçamento ou via emendas para a execução das obras. LOCATELLI acredita que os projetos estejam prontos até a metade do ano que vem e, que se houver recursos no orçamento da União, a construção pode ser licitada ainda em 2023.

O prefeito WILSON TREVISAN também esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e afirmou que o projeto da ponte sobre o rio Urugui em Itapiranga vai ter um impacto muito positivo em São Miguel do Oeste. Ele disse que a estrutura vai criar um corredor ligando a região norte do país com o Rio Grande do Sul e esse fluxo de veículo vai ter consequências para o extremo-oeste. O prefeito disse que a ponte vai trazer veículos, turistas e possibilidades de novos negócios para a região. TREVISAN também destacou que o desafio agora é garantir recursos para a construção da ponte assim que os projetos forem concluídos.

São Miguel do Oeste fechou o mês de maio com o fechamento de três postos de trabalho. Pela primeira vez no ano, o município teve mais demissões do que contratações. Foram 654 desligamentos e 651 admissões em maio. O resultado confirma a tendência de queda no saldo de empregos com carteira assinada iniciada no mês anterior. Em abril, foram 31 vagas abertas e em março, 127. Em maio, o numero foi negativo. Apenas a construção civil teve resultado positivo com 13 vagas criadas. O comércio teve o mesmo número de demissões e admissões, o setor de serviços teve saldo negativo de seis, a agropecuária de sete e a indústria de três demissões a mais do que admissões.

No acumulado do ano, o município de São Miguel do Oeste tem saldo positivo de 246 postos de trabalho. A cidade contratou mais do que demitiu nos primeiros cinco meses de 2022. A indústria foi o setor que mais o contribuiu com esse número e teve 104 admissões a mais do que o total de desligamentos. No setor de serviços, o saldo foi de 79 e no comércio o total de empregos criados foi de 29. A construção civil abriu 44 postos de trabalho com carteira assinada. A agropecuária foi o único setor com resultado negativo e fechou 10 vagas entre janeiro e maio deste ano.

A Polícia Militar realizou a apreensão de 445 garrafas de vinho e 540 litros de agrotóxicos contrabandeados da Argentina nesta terça-feira em Dionísio Cerqueira. De acordo com a PM, um homem de 40 anos, autor do contrabando, foi conduzido até a Polícia Federal. Os produtores estavam em três veículos em três barreiras da das Operações Hórus e Controle Brasil. Na primeira abordagem, foi verificado que um veículo cor prata, com placas de Xanxerê, estava com 21 caixas de vinho. Na segunda barreira, um veículo com placas de Chapecó estava carregado com 342 garrafas de vinho. O terceiro veículo flagrado estava transportando 20 galões de agrotóxicos, somando 540 litros. Os veículos e as mercadorias foram apreendidos e entregues na Receita Federal.

A Polícia Civil da comarca de Maravilha realizou uma prisão incomum na tarde desta quarta-feira. Uma mulher de 37 anos procurou a Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência e, durante o atendimento, foi constatado que havia um mandado de prisão contra a mulher pelo crime de tráfico de drogas em 2019. Após a realização do boletim de ocorrência e prestação dos serviços públicos que a mulher veio buscar na Delegacia, foi dado cumprimento ao mandado de prisão. Ela foi encaminhada para a Unidade Prisional Avançada de Maravilha. A mulher foi condenada cinco anos e cinco meses de prisão.

Um homem foi preso na madrugada de hoje por porte ilegal de arma de fogo e ameaça em Iporã do Oeste. A guarnição da PM foi abordada por seguranças de um baile e pela vítima que relatou que estava um homem havia ameaçado o filho dela de morte no local. De acordo com o relato, o autor da ameaça saiu e voltou para o salão de posse de uma garrucha calibre 36 na cintura. O suspeito assumiu a posse da arma de fogo no local, foi preso e encaminhado a delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.

O homem acusado de matar e atear fogo na casa de MAURICEIA ESTRAICH de 22 anos será levado a júri popular. A sentença de pronúncia foi proferida pela juíza JANAÍNA ALEXANDRE LINSMEYER BERBIGIER. A sessão de julgamento ainda não tem data marcada. Segundo denúncia do Ministério Público, LUCAS RODRIGUES foi acusado de homicídio com quatro qualificadoras: motivo fútil, emprego de fogo, recurso que dificultou a defesa da ofendida e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. De acordo com os advogados do acusado, a defesa está analisando a pronuncia da juíza e ainda não decidiu os possíveis recursos. Se condenado, o acusado poderá pegar até 30 anos de prisão.

O crime contra MAURICEIA ESTRAICH ocorreu na madrugada de 28 de março de 2021. A mulher foi encontrada morta dentro da residência em que morava com o companheiro, irmão do acusado de comete o cirme. O fogo teria se espalhado rapidamente na parte de madeira da casa. No dia do fato, o marido de MAURICÉIA estava na casa do pai. O acusado, LUCAS RODRIGUES, foi ouvido pela polícia Civil de Descanso no mesmo dia e preso. Durante as investigações, ele confessou que deu um golpe “Mata-Leão” e após deixar a vítima desacordada, ateou fogo na residência. O homem segue preso na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste aguardando julgamento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.