ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-06-2022 Quinta-feira

-DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL DERRUBAM PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA

-SAMU CHEGA A 90 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO EM SC

-EPIDEMIA DE DENGUE ACOMETEU MAIS DE MIL PESSOAS EM IPORÃ DO OESTE

-MUNICÍPIO LANÇA CIDADE EMPREENDEDORA E INAUGURA SALA DO EMPREENDEDOR

-APAE DE SANTA HELENA E TUNÁPOLIS ORGANIZA TRADICIONAL FEIJOADA BENEFICENTE

-PUBLICADO EDITAL PARA PROJETO DA PONTE SOBRE O RIO URUGUAI EM ITAPIRANGA

-POLÍCIA APREENDE AGROTÓXICOS CONTRABANDEADOS DA ARGENTINA

-HOMEM FAZ AMEAÇA DURANTE BAILE E É PRESO COM ARMA DE FOGO


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, negou nesta quarta-feira a responsabilidade da Rússia no bombardeio de segunda-feira, que deixou ao menos 20 mortos em um centro comercial da cidade ucraniana de Kremen chuk, segundo informações de Kiév. PUTIN disse que a o exército russo não bombardeia estruturas civis. De acordo com o presidente da Ucrânia, VOLODMIR ZELENSKI, pelo menos mil pessoas estavam no local no momento do bombardeio. Imagens de câmeras de segurança que registraram o ataque, mostram um enorme míssil atingido pelo shopping.

A Justiça francesa condenou à prisão perpétua nesta quarta-feira, SALAH ABDESLAM, o único sobrevivente dos comandos que mataram 130 pessoas em Paris e Saint-Denis em 13 de novembro de 2015. Os juízes atenderam à acusação que pediu a pena máxima do Código Penal francês contra o acusado pelo pior atentado em Paris desde a Segunda Guerra Mundial. Os 20 acusados receberam suas penas, que vão de dois anos de prisão à prisão perpétua, sem liberdade condicional. A leitura do veredicto foi no Palácio de Justiça de Paris, lotado de sobreviventes, familiares das vítimas e jornalistas.

O número de imigrantes mortos após terem sido expostos a altas temperaturas dentro de um caminhão abarrotado, em San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, subiu para 53 nesta quarta-feira, de acordo com fontes oficiais. O escritório forense do condado de Bexar, que abrange a cidade de San Francisco, confirmou a elevação no balanço de vítimas e que 40 dos mortos são homens. O chefe do Departamento de Bombeiros de San Antonio, CHARLES HOOD, afirmou, em entrevista coletiva, que foram encontradas "pilhas de corpos" em um caminhão, na madrugada de segunda-feira.


O Senado decidiu adiar para quinta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição que cria um auxílio de mil reais a caminhoneiros, amplia para 600 reais o valor do Auxílio Brasil e que reajusta o subsídio para que famílias de baixa renda comprem um botijão de gás a cada dois meses. A estimativa é de que o benefício custe cinco bilhões e 400 milhões aos cofres públicos e beneficie quase 900 mil profissionais. A análise da PEC aconteceria nesta quarta-feira, mas a proposta foi bastante criticada por alguns senadores devido à previsão de que seja reconhecido estado de emergência no país durante o ano de 2022. Nesse cenário, o governo federal fica autorizado a gastar sem se preocupar com o teto de gastos, norma que veda o aumento de despesas do governo para além da reposição da inflação.

O economista PEDRO GUIMARÃES pediu demissão da presidência da Caixa Econômica nesta quarta-feira, após denúncias de assédio sexual. O Ministério Público Federal investiga os casos, que teriam ocorrido contra funcionárias do banco. As denúncias apontam que os assédios ocorreram durante viagens para tratar de projetos da Caixa. O MPF apura se ele se valeu do cargo que ocupa para coagir funcionárias. A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, DANIELLA MARQUES, deve ser anunciada como a nova presidente da Caixa Econômica Federal.

A Agência Nacional de Energia Elétrica realiza nesta quinta-feira, leilão de transmissão de energia com expectativa de 15 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos. Serão oferecidos 13 lotes para a construção e a manutenção de cinco mil 425 quilômetros de linhas de transmissão. As empresas vencedoras do leilão terão de concluir as obras entre 42 a 60 meses, contados da assinatura dos contratos. Já o prazo de concessão das linhas será de 30 anos. Serão erguidas linhas de transmissão nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.


Trabalhadores da Celesc paralisaram as atividades nesta quarta-feira em cidades de todo o Estado. De acordo com a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina, coletivo de sindicatos que representa a categoria, a reivindicação acontece em defesa do plano de saúde dos funcionários da empresa. Em vídeo convocando para a paralisação, CLEBER BORGES, coordenador da Intercel, pontuou que os protestos acontecem em defesa da saúde da categoria e reforçou ser preciso "retomar o debate da criação de um novo plano de saúde". A Celesc relatou que o assunto vem sendo debatido em conjunto, desde 2019, entre empresa e sindicatos da categoria.

Após o Canadá habilitar sete frigoríficos de Santa Catarina para exportar carne suína ao país norte-americano, entidades esperam aumento das exportações e consequente alívio para o setor que enfrenta dificuldades. O Estado é o maior exportador de suínos do Brasil com 55 por cento total do país. As plantas frigoríficas habilitadas foram em Chapecó, Itapiranga, São Miguel, Videira, Joaçaba, Presidente Getúlio e Rio do Sul. De acordo com o Sindicarne, as negociações de empresas catarinenses com o Canadá devem ocorrer nos próximos 10 dias, quando será possível ter uma expectativa do volume a ser exportado. O sindicato das indústrias espera que a abertura do mercado canadense vai amenizar a crise do setor.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina atendeu 90 mil 804 ocorrências com envio de ambulância nos primeiros seis meses de 2022. O número é cerca de 24 por cento a mais que o do ano passado, quando foram 73 mil 266 atendimentos no mesmo período. Em 2022, as Unidades de Suporte Avançado atenderam três mil 185 casos a mais que em 2021, enquanto as Unidades de Suporte Básico registraram 14 mil 571 ocorrências a mais. A única região com menos atendimentos que no ano passado foi a de Chapecó de no mil e 62 ocorrências para oito mil e 800. O valor pago pelo Estado para o Samu nestes primeiros meses foi de 32 milhões e 900 mil reais. Desse total, 12 milhões não foram gastos e foram devolvidos ao estado.


Estudo de viabilidade do ramal da ferroeste é apresentado para empresários da região Extremo Oeste. O evento foi realizado na noite desta terça-feira em Pinhalzinho. O vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, explica que as associações empresariais da região ajudaram a patrocinar o estudo. A Ferroeste é um projeto do Governo do Paraná e consiste em uma estrada interestadual que visa a ampliação da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A, trecho de pouco mais de 200 quilômetros em operação entre Guarapuava e Cascavel. O estudo apresentado na terça-feira aponta a viabilidade de uma extensão ligando Cascavel à Chapecó. Para FREY, a ferrovia vai auxiliar, principalmente, no transporte do milho para as agroindústrias da região.

Ao todo, o traçado do projeto da Ferroeste passa por 66 municípios, dos quais 51 estão no Paraná, oito no Mato Grosso do Sul e sete em Santa Catarina. A ferrovia vai unir por trilhos os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro e se transformar no segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do país, perdendo em capacidade apenas para a malha paulista. O vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, destaca que a ferrovia é uma necessidade e vai trazer muitos benefícios para o Extremo Oeste. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental prevê o investimento de 35 bilhões de reais para a construção.

O Ministério dos Transportes lançou nesta terça-feira, a licitação para a contratação da empresa que fará os projetos para a construção da ponte sobre o rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. O valor investido nesta etapa é de cerca de sete milhões de reais. O objeto da licitação contém três produtos, de acordo com o DNIT: a elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para federalização da 163, os projetos básicos de engenharia para implantação da ponte e projetos básico e executivo de engenharia, visando a adequação de capacidade com melhoria de segurança e eliminação de pontos críticos na BR-163, tanto em Santa Catarina, quanto no Rio Grande do Sul.

A previsão do movimento pró ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga é que a licitação tenha interessados e os projetos para a obra estejam prontos até a metade do ano que vem. De acordo com prefeito de Barra Guarita, RODRIGO LOCATELLI, o lançamento do edital para os projetos da ponte é uma grande notícia e um passo importante para a obra. Ele cita que o movimento segue mobilizado para garantir recursos no orçamento de 2023 e 2024 para dar início a construção da ponte. Segundo LOCATELLI, a ponte terá impactos muito expressivos no desenvolvimento econômico do Extremo Oeste catarinense e noroeste do Rio Grande do Sul.

APAE de Santa Helena e Tunápolis organiza mais uma edição da tradicional feijoada. Décima edição do evento beneficente acontecerá no dia nove de julho. De acordo com a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ELIZE GRETZLER TRENHAGO, o almoço será novamente no formato de retirada das marmitas. As fichas já estão sendo vendidas no valor de 25 reais por quilo de feijoada. A retirada do almoço acontecerá a partir das 11 horas do dia nove de julho nas dependências do Lar do Idoso de Tunápolis. ELIZE considera que a feijoada é importante para a captação de recursos para a manutenção das atividades da APAE. Cita ainda o apoio contínuo do Poder Público dos municípios de Santa Helena e Tunápolis e perspectivas de recebimento de emendas parlamentares estaduais e federais. Atualmente está em andamento a construção da sede própria, com o objetivo de melhorar o atendimento para os 70 alunos da escola especial.

Fisioterapeuta nas APAEs de Itapiranga e São João do Oeste destaca importância da estimulação precoce. RICARDO BORGES diz que é fundamental identificar a criança com atraso no desenvolvimento para interferir e proporcionar melhor qualidade de vida ao aluno. O fisioterapeuta chama atenção que o serviço é prestado para qualquer criança, seja de creches, escolas de educação infantil ou educandário particular. Normalmente ocorre alerta por parte do professor e na sequência uma conversa com os familiares que buscam atendimento. A avaliação é feita por uma equipe de saúde da escola e constatando qualquer anormalidade, o fisioterapeuta inicia o atendimento disponibilizado desde o nascimento até os seis anos de idade. RICARDO BORGES reforça que o atendimento não é apenas para alunos matriculados na Escola Especial e sim para qualquer criança que apresente algum tipo de atraso no desenvolvimento.

O Fisioterapeuta das APAEs de Itapiranga e São João do Oeste lembra que o atendimento especializado é um direito de qualquer criança. Segundo RICARDO BORGES, existe uma boa demanda, com número até elevado e com variação de crianças atendidas. Observa que sempre que o profissional atingir os objetivos da reabilitação e desenvolvimento, o aluno recebe alta e é liberado das atividades. Com os resultados positivos, aumenta o interesse e a propagação e com isso surgem novos alunos, a partir da procura por parte dos familiares. BORGES salienta que o a atendimento pode ser feito para qualquer criança, que depois segue o ensino regular. Ele considera que o serviço tem apresentado bons resultados e gera satisfação nos profissionais e familiares.

Atraso no desenvolvimento de crianças surge por vários motivos. O atendimento tem maior eficácia se for iniciado o mais precoce possível. O fisioterapeuta RICARDO BORGES, afirma que o atendimento especializado nas APAEs de Itapiranga e São João do Oeste recebe crianças com paralisa, doenças congênitas, Síndrome de Dawn e outras situações que causam atraso no desenvolvimento, principalmente devido a nascimento prematuro. De acordo com BORGES, atualmente a realidade é bem diferente, pois as famílias já possuem um olhar diferente pensando na qualidade de vida das crianças e uma independência em futuro próximo. Barreiras ainda acontecem, mas existem trabalhos fortes de conscientização para quebrar preconceito. O trabalho da Federação catarinense das Apaes contribui para as pessoas aceitarem melhor as situações que surgem e procurarem atendimento especializado.

Iporã do Oeste lança o Programa Cidade Empreendedora e inaugura Sala do Empreendedor. Ato foi realizado na tarde desta quarta-feira, junto à prefeitura municipal. De acordo com a diretora de desenvolvimento econômico e turismo do município, MARGLEI TREVISAN, o espaço foi viabilizado através do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae. Ela explica que o Programa possui três frentes de trabalho que são a educação empreendedora para os alunos do quinto ao nono das escolas municipais, a formação de um agente de desenvolvimento local para o atendimento das demandas apresentadas no município e a disponibilização da sala do empreendedor para prestação de serviços e orientações. MARGLEI explica que a sala é um espaço de acolhida aos empreendedores e interessados em abrir novos negócios.

MARGLEI TREVISAN enfatiza que os atendimentos na sala do empreendedor já estão sendo realizados e para facilitar a organização e otimização dos serviços prestados, os interessados em acessar informações ou obter orientações estão sendo orientados a agendar previamente o atendimento através do WhatsApp, pelo número: 3196-1661. A diretora de desenvolvimento econômico e turismo de Iporã do Oeste ressalta que no momento ela é a única funcionária da sala do empreendedor, acumulando também funções nas áreas de desenvolvimento econômico e turismo. Com isso, necessita se ausentar por alguns momentos e orienta o agendamento antecipado para atendimento na sala do empreendedor.

Epidemia de dengue acometeu mais de mil pessoas nos primeiros meses de 2022 em Iporã do Oeste. Segundo o coordenador de enfermagem da Unidade de Saúde, PAULO MASSING, durante a epidemia da doença pelo menos mil 193 pessoas procuraram atendimento médico e tiveram o resultado positivo através de exames. Além disso, um paciente de Iporã do Oeste teve o óbito confirmado após complicações causadas pela dengue no último domingo. O enfermeiro considera, no entanto, que o número de pacientes que tiveram a doença pode ser maior, pois muitas pessoas apresentaram sintomas como dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores no corpo, náuseas, febre e vômitos e trataram os sintomas em casa, sem procurar atendimento médico.

Maioria dos pacientes de Iporã do Oeste foram acometidos pelo tipo um da dengue. A informação é do enfermeiro PAULO MASSING. Ele explica que essas pessoas ainda podem ser infectadas por outros três subtipos da doença, que geralmente apresentam sintomas diferentes e maiores possibilidades de evoluírem para casos graves e até incorrer em óbito. MASSING enfatiza que com a chegada do frio aumentaram também os casos de doenças respiratórias que podem ter relação com a dengue. O enfermeiro PAULO MASSING orienta que a população busque atendimento médico imediatamente no surgimento de quaisquer sintomas, para evitar que as doenças se agravem.


Será levado a júri popular, LUCAS RODRIGUES, de 23 anos, acusado de matar e atear fogo na casa de MAURICÉIA ESTRAICH, de 22 anos, em Descanso no dia 28 de março de 2021. A sentença de pronúncia foi proferida pela juíza JANAÍNA ALEXANDRE LINSMEYER BERBIGIER. A sessão de julgamento ainda não tem data designada. Segundo denúncia do Ministério Público, LUCAS RODRIGUES está sendo acusado de homicídio qualificado por motivo fútil, emprego de fogo, dificultar a defesa da vítima e por razões da condição de sexo feminino da vítima. De acordo com os advogados do acusado, a defesa vai analisar a pronuncia da juíza e consequentemente os possíveis recursos. Se condenado, o acusado poderá pegar até 30 anos de prisão.

O crime ocorreu na madrugada de 28 de março do ano passado, em Descanso. MAURICÉIA foi encontrada morta dentro da residência em que morava com o companheiro, irmão de LUCAS. O fogo teria se espalhado rapidamente na parte de madeira da casa. No dia do sinistro, o marido de MAURICÉIA estava na casa de seu pai, onde ocorria um jantar e jogo de canastra. LUCAS foi ouvido pela polícia Civil de Descanso no mesmo dia e foi preso preventivamente após dar informações desencontradas. Durante as investigações, LUCAS confessou que deu um golpe “Mata-Leão” e após deixar a vítima desacordada, ateou fogo na residência. O acusado segue preso na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, aguardando o julgamento.

Mulher vai até delegacia registrar boletim de ocorrência e acaba presa. A Polícia Civil da comarca de Maravilha realizou uma prisão incomum na tarde desta quarta-feira, quando uma mulher de 37 anos, procurou a Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência. Durante o atendimento, foi constatado que havia um mandado de prisão expedido contra ela pelo crime de tráfico de drogas em 2019. Após a realização do boletim de ocorrência e prestação dos serviços que a mulher solicitou na Delegacia, foi dado cumprimento ao mandado de prisão. A mulher foi encaminhada até a Unidade Prisional Avançada de Maravilha. A condenação dela é de cinco anos e cinco meses de prisão.

A Polícia Civil, com o apoio do Centro Estadual de Apoio e Operação de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio, recuperou na tarde desata quarta-feira, uma carga de fungicida que havia sido furtada, em Nova Erechim. A mercadoria avaliada em 21 mil reais havia sido levada de um estabelecimento comercial na cidade. Conforme o delegado, LUCAS ALMEIDA, dois funcionários do local teriam se apropriado de três galões do produto e vendido a um agricultor do município. Através da investigação foi possível localizar o comprador da mercadoria e recuperar os fungicidas. Não foi informado se alguém foi preso pelo crime.

Polícia apreende agrotóxicos contrabandeados em Caibi. A ocorrência de contrabando e direção perigosa de veículo foi registrada por volta das 04h desta quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, durante Policiamento Ostensivo pela rodovia SC 283, a guarnição abordou um veículo GMAstra, conduzido por um homem que ao ser abordado, evadiu-se no sentido Cunha Porã à Caibi. Após acompanhamento, o condutor abandonou o veículo em uma rua que dá acesso à Linha Aparecida, no interior de Caibi. Ao realizar a vistoria no veículo, os policiais verificaram que ele estava carregado com 15 galões de agrotóxicos de importação proibida oriundos da Argentina, totalizando aproximadamente 300 litros de agrotóxico. Os galões e o veículo foram apreendidos.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência envolvendo porte ilegal de arma de fogo e ameaça em Iporã do Oeste. A guarnição em rondas por volta da uma hora da madrugada desta quinta-feira, foi abordada pelos seguranças de um estabelecimento e pela vítima, que relatou que estava em um baile com um homem que havia ameaçado o filho dela de morte no local. O autor da ameaça saiu do evento e voltou para dentro do salão de posse de uma arma de fogo, do tipo garrucha calibre 36, na cintura. A mulher pediu ajuda aos seguranças, que retiraram o homem do local e em busca pessoal no estacionamento, encontraram a arma na cintura dele. A guarnição que estava na via pública em frente ao local foi chamada e realizou nova revista minuciosa e os demais procedimentos cabíveis. O homem assumiu a posse da arma de fogo, foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.