ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 30/06/2022

GLOBO EM FOCO – 30/06/22

-DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL DERRUBAM PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA

-SAMU CHEGA A 90 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO EM SC

-ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇA TEM RESULTADO POSITIVO

-ESTUDO DE VIABILIDADE DE FERROVIA É APRESENTADO NA REGIÃO

-INCENTIVO A EMPRESAS DE ITAPIRANGA REGISTRA GRANDE PROCURA

-COMISSÃO COMEMORA EDITAL DE PROJETO DA PONTE SOBRE O RIO URUGUAI

-MULHER VAI A DELEGACIA REGISTRAR OCORRÊNCIA E ACABA PRESA

-HOMEM É PRESO COM ARMA DE FOGO EM BAILE EM IPORÃ DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, negou nesta quarta-feira a responsabilidade da Rússia no bombardeio de segunda-feira, que deixou ao menos 20 mortos em um centro comercial da cidade ucraniana de Kremenchuk, segundo informações de Kiev. PUTIN disse que a o exército russo não bombardeia estruturas civis. De acordo com o presidente da Ucrânia, VOLODMIR ZELENSKI, pelo menos mil pessoas estavam no local no momento do bombardeio. Imagens de câmeras de segurança, que registraram o ataque, mostram um enorme míssil atingido pelo shopping.


A Justiça francesa condenou à prisão perpétua nesta quarta-feira SALAH ABDESLAM, o único sobrevivente dos comandos que mataram 130 pessoas em Paris e Saint-Denis em 13 de novembro de 2015. Os juízes atenderam à acusação que pediu a pena máxima do Código Penal francês contra o acusado pelo pior atentado em Paris desde a Segunda Guerra Mundial. Os 20 acusados receberam suas penas, que vão de dois anos de prisão à prisão perpétua sem liberdade condicional. A leitura do veredicto foi no Palácio de Justiça de Paris, lotado de sobreviventes, familiares das vítimas e jornalistas.


O número de imigrantes mortos após terem sido expostos a altas temperaturas dentro de um caminhão abarrotado, em San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, subiu para 53 nesta quarta-feira, de acordo com fontes oficiais. O escritório forense do condado de Bexar, que abrange a cidade de San Francisco, confirmou a elevação no balanço de vítimas e que 40 dos mortos são homens. O chefe do Departamento de Bombeiros de San Antonio, CHARLES HOOD, afirmou, em entrevista coletiva, que foram encontradas "pilhas de corpos" em um caminhão, na madrugada de segunda-feira.

O Senado decidiu adiar para quinta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição que cria um auxílio de mil reais a caminhoneiros, amplia para 600 reais o valor do Auxílio Brasil e que reajusta o subsídio para que famílias de baixa renda comprem um botijão de gás a cada dois meses. A estimativa é de que o benefício custe cinco bilhões e 400 milhões aos cofres públicos e beneficie quase 900 mil profissionais. A análise da PEC aconteceria nesta quarta-feira, mas a proposta foi bastante criticada por alguns senadores devido à previsão de que seja reconhecido estado de emergência no país durante o ano de 2022. Nesse cenário, o governo federal fica autorizado a gastar sem se preocupar com o teto de gastos, norma que veda o aumento de despesas do governo para além da reposição da inflação.

O economista PEDRO GUIMARÃES pediu demissão da presidência da Caixa Econômica nesta quarta-feira, após denúncias de assédio sexual. O Ministério Público Federal investiga os casos, que teriam ocorrido contra funcionárias do banco. As denúncias apontam que os assédios ocorreram durante viagens para tratar de projetos da Caixa. O MPF apura se ele se valeu do cargo que ocupa para coagir funcionárias. A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, DANIELLA MARQUES, deve ser anunciada como a nova presidente da Caixa Econômica Federal.


A Agência Nacional de Energia Elétrica realiza nesta quinta-feira leilão de transmissão de energia com expectativa de 15 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos. Serão oferecidos 13 lotes para a construção e a manutenção de cinco mil 425 quilômetros de linhas de transmissão. As empresas vencedoras do leilão terão de concluir as obras entre 42 a 60 meses, contados da assinatura dos contratos. Já o prazo de concessão das linhas será de 30 anos. Serão erguidas linhas de transmissão nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.


Trabalhadores da Celesc paralisaram as atividades nesta quarta-feira em cidades de todo o Estado. De acordo com a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina, coletivo de sindicatos que representa a categoria, a reivindicação acontece em defesa do plano de saúde dos funcionários da empresa. Em vídeo convocando para a paralisação, CLEBER BORGES, coordenador da Intercel, pontuou que os protestos acontecem em defesa da saúde da categoria e reforçou ser preciso "retomar o debate da criação de um novo plano de saúde". A Celesc relatou que o assunto vem sendo debatido em conjunto, desde 2019, entre empresa e sindicatos da categoria.

Após o Canadá habilitar sete frigoríficos de Santa Catarina para exportar carne suína ao país norte-americano, entidades esperam aumento das exportações e consequente alívio para o setor que enfrenta dificuldades. O Estado é o maior exportador de suínos do Brasil com 55 por cento total do país. As plantas frigoríficas habilitadas foram em Chapecó, Itapiranga, São Miguel, Videira, Joaçaba, Presidente Getúlio e Rio do Sul. De acordo com o Sindicarne, as negociações de empresas catarinenses com o Canadá devem ocorrer nos próximos 10 dias, quando será possível ter uma expectativa do volume a ser exportado. O sindicato das indústrias espera que a abertura do mercado canadense vai amenizar a crise do setor.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina atendeu 90 mil 804 ocorrências com envio de ambulância nos primeiros seis meses de 2022. O número é cerca de 24 por cento a mais que o do ano passado, quando foram 73 mil 266 atendimentos no mesmo período. Em 2022, as Unidades de Suporte Avançado atenderam três mil 185 casos a mais que em 2021, enquanto as Unidades de Suporte Básico registraram 14 mil 571 ocorrências a mais. A única região com menos atendimentos que no ano passado foi a de Chapecó de no mil e 62 ocorrências para oito mil e 800. O valor pago pelo Estado para o Samu nestes primeiros meses foi de 32 milhões e 900 mil reais. Desse total, 12 milhões não foram gastos e foram devolvidos ao estado.

Estudo de viabilidade do ramal da ferroeste é apresentado para empresários da região Extremo Oeste. O evento foi realizado na noite desta terça-feira em Pinhalzinho. O vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, explica que as associações empresariais da região ajudaram a patrocinar o estudo. A Ferroeste é um projeto do Governo do Paraná e consiste em uma estrada interestadual que visa a ampliação da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A, trecho de pouco mais de 200 quilômetros em operação entre Guarapuava e Cascavel. O estudo apresentado na terça-feira aponta a viabilidade de uma extensão ligando Cascavel à Chapecó. Para FREY, a ferrovia vai auxiliar, principalmente, no transporte do milho para as agroindústrias da região.

Ao todo, o traçado do projeto da Ferroeste passa por 66 municípios, dos quais 51 estão no Paraná, oito no Mato Grosso do Sul e sete em Santa Catarina. A ferrovia vai unir por trilhos os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro e se transformar no segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do país, perdendo em capacidade apenas para a malha paulista. O vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, destaca que a ferrovia é uma necessidade e vai trazer muitos benefícios para o Extremo Oeste. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental prevê o investimento de 35 bilhões de reais para a construção.

O Movimento Pró-ponte sobre o Rio Uruguai recebe novo apoio do Ministério da Infraestrutura. Projeto tem apoio de entidades, políticos e órgãos federais em uma mobilização inédita e consolidada. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes autorizou o processo de licitação para contratação de empresa para elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Conforme o prefeito de Barra do Guarita e Coordenador do Movimento Pró-ponte, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, o primeiro estudo é para federalização com projetos básicos de engenharia para implantação de acessos. Objetivo é adequação de capacidade com melhoria de segurança e eliminação de pontos críticos da SC-163 de Itapiranga São Miguel do Oeste e também na RS 163 no Rio Grande do Sul.

RODRIGO LOCATELLI menciona vários benefícios que a ponte vai proporcionar para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com impacto mais significativo no Extremo Catarinense e Noroeste Gaúcho. A contratação de empresa para elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental visa estudos em várias rodovias no Rio Grande do Sul até Tenente Portela e vários municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. LOCATELLI lembra que o projeto contempla acessos a Mondaí, rodovia 283 e outras BRs que receberão melhorias impactando de maneira positiva a infraestrutura regional a partir da construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. O prefeito menciona ainda as condições de segurança e maior agilidade no trânsito.

A expectativa é para o projeto ser concluído no prazo máximo de um ano. O prefeito de Barra do Guarita é otimista para o prazo ser menor. Ele afirma que em conversa com os profissionais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes existe a possibilidade de agilizar o projeto devido a vários encaminhamentos burocráticos que já foram feitos. No próximo mês será definida a empresa para realização dos estudos. RODRIGO LOCATELLI TISOTT que também é o coordenador geral do Movimento destaca que os recursos para a realização do projeto, no valor de cinco milhões e 600 mil reais da bancada parlamentar gaúcha, e cinco milhões de reais, dos parlamentares Catarinenses, CELSO MALDANER, CAROLINE DE TONI e JORGINHO MELLO, estão à disposição do Ministério da Infraestrutura.

Novo veículo foi entregue ao Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga nesta quarta-feira. FLÁVIO PAULUS, esteve na Academia da Polícia Militar, em Florianópolis para retirar uma Chevrolet Tracker, equipada de acordo com o padrão da Polícia Militar seguindo todas as adequações para após empregar no policiamento ostensivo e no trânsito. PAULUS destaca que com a adaptação, o valor aproximado do veículo é de 140 mil reais. Conforme ele, a nova viatura foi destinada através do Fundo de Melhorias da Polícia Militar por meio do Governo do Estado. O Comandante da Polícia Militar de Itapiranga destaca extrema necessidade na aquisição de uma nova viatura, pois atualmente o grupamento possuía apenas duas viaturas para uso. Cita anda que a nova viatura vai proporcionar mais segurança e bem-estar aos policiais militares, e com isso, melhora na qualidade da prestação de serviço à sociedade.

Conforme o prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, a viatura é uma conquista importante para o Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, apoiada pela Administração Municipal. O prefeito chama atenção que no mês de junho, o comandante FLÁVIO PAULUS, levou essa demanda ao Executivo e pediu para auxiliar na viabilização do pleito. RIBAS destaca que imediatamente após a reunião levou à solicitação ao tenente-coronel, THIAGO VIEIRA, atual secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, e ao deputado estadual, ALTAIR SILVA, que junto ao comando-geral da Polícia Militar, viabilizaram a disponibilização de um veículo zero quilômetro para Itapiranga.

APAE de Santa Helena e Tunápolis organiza mais uma edição da tradicional feijoada. Décima edição do evento beneficente acontecerá no dia nove de julho. De acordo com a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ELIZE GRETZLER TRENHAGO, o almoço será novamente no formato de retirada das marmitas. As fichas já estão sendo vendidas no valor de 25 reais por quilo de feijoada. A retirada do almoço acontecerá a partir das 11 horas do dia nove de julho nas dependências do Lar do Idoso de Tunápolis. ELIZE considera que a feijoada é importante para a captação de recursos para a manutenção das atividades da APAE. Cita ainda o apoio contínuo do Poder Público dos municípios de Santa Helena e Tunápolis e perspectivas de recebimento de emendas parlamentares estaduais e federais. Atualmente está em andamento a construção da sede própria, com o objetivo de melhorar o atendimento para os 70 alunos da escola especial.

O programa e Incentivos as Empresas de Itapiranga registra grande demanda. O apoio ocorre por meio de serviços de máquinas e materiais em estabelecimentos do município e também novos empreendimentos. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ALEXANDRE SIQUEIRA, em 2021 a procura por incentivo foi bastante grande com atendimento para mais de 100 empresas de forma direta. Incentivos por meio de serviços de horas máquinas e materiais contempla empresas que estão ampliando suas atividades, ou para melhorias de acessos e pátios. Este ano, com períodos de fortes chuvas, foram necessárias novas ações do poder público para apoiar os empresários no desenvolvimento de suas atividades.

ALEXANDRE SIQUEIRA explica que grande parte dos pedidos são atendidos com o limite de autonomia da Secretaria de até 25 mil reais. Nos casos que o valor ultrapassar 12 mil reais é preciso submeter a análise do Conselho de Desenvolvimento, que tem sido um grande parceiro das Empresas por meio da Lei de Incentivo Econômico. ALEXANDRE SIQUEIRA afirma que sempre é feita uma análise bem criteriosa, levando em conta a o faturamento, número de empregos e outros fatores que credenciam a empresa receber os incentivos. Tem casos de empresas maiores solicitarem incentivos mais elevados e neste caso é preciso também uma contrapartida de valor.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo afirma que sempre é realizado um acompanhamento e registro de todos os incentivos. São exigidos requerimento, documentação atualizada e exigências legais para uso das máquinas e serviços para atender a demanda. ALEXANDRE SIQUEIRA destaca que o município acabou com a taxa de protocolo que criava transtornos aos empresários e por isso ela foi extinta facilitando os encaminhamentos. Ressalta que nem sempre é possível atender toda a demanda, as vezes é necessário dar contrapartida e também existem casos que não atendem as exigências da lei. Dar suporte aos empresários já estabelecidos e também atrair novos empreendimentos. Laticínios já em atuação é um dos grandes exemplos da importância do apoio. Parceria com Sebrae para consultorias e

Fisioterapeuta nas APAEs de Itapiranga e São João do Oeste destaca importância da estimulação precoce. RICARDO BORGES diz que é fundamental identificar a criança com atraso no desenvolvimento para interferir logo e proporcionar melhor qualidade de vida ao aluno. O fisioterapeuta chama atenção que o serviço é prestado para qualquer criança, seja de creches, escolas de educação infantil ou educandário particular. Normalmente ocorre alerta por parte do professor e na sequência uma conversa com os familiares que buscam atendimento. A avaliação é feira por uma equipe de saúde da escola e constatado qualquer anormalidade o fisioterapeuta inicia o atendimento, que é disponibilizado desde o nascimento até os seis anos de idade. RICARDO BORGES reforça que o atendimento não é apenas para alunos matriculados na Escola Especial e sim para qualquer criança que apresentar algum tipo de atraso no desenvolvimento.

O Fisioterapeuta das APAEs de Itapiranga e São João do Oeste lembra que o atendimento especializado é um direito de qualquer criança. Segundo RICARDO BORGES, existe uma boa demanda, com número até elevado e com variação de crianças atendidas. Observa que sempre o profissional atingir os objetivos da reabilitação e desenvolvimento, o aluno recebe alta e é liberado das atividades. Com os resultados positivos aumenta o interesse e a propagação, com isso surgem novos alunos, a partir da procura por parte dos familiares. BORGES salienta que o a atendimento pode ser feito para qualquer criança, que depois segue o ensino regular. Ele considera que o serviço tem apresentado bons resultados e gera satisfação nos profissionais e familiares.

Atraso no desenvolvimento de crianças surge por vários motivos. O atendimento tem maior eficácia se for iniciado mais precoce possível. O fisioterapeuta RICARDO BORGES, afirma que o atendimento especializado nas APAEs de Itapiranga e São João do Oeste recebe crianças com paralisa, doenças congênitas, Síndrome de Daw e outras situações que causam atraso no desenvolvimento, principalmente devido a nascimento prematuro. De acordo com BORGES, atualmente a realidade é bem diferente, pois as famílias já possuem um olhar diferente pensando na qualidade de vida das crianças e uma independência em futuro próximo. Barreiras ainda acontecem, mas existem trabalhos fortes de conscientização para quebrar preconceito. O trabalho da Federação catarinense das Apaes contribui para as pessoas aceitarem melhor as situações que surgem e procurarem atendimento especializado.

O atendimento precoce é importante e só tem a contribuir com o desenvolvimento das crianças. Escolas Especiais possuem realidade boa em termos de equipamentos. O fisioterapeuta RICARDO BORGES salienta o trabalho constante das diretorias para melhorar as estruturas e buscar novidades com técnicas e materiais modernos. Ele avalia que no momento as APAEs de Itapiranga e São João do Oeste possuem salas de atendimento com ótima estrutura e seguem com investimentos constantes. Segundo BORGES, o serviço de estimulação na APAE tem limite de atendimentos e diante dos benefícios vem recebendo maior adesão. A evolução no tratamento em ambientes adequados gera uma questão mais otimista em relação ao desenvolvimento de crianças que apresentarem dificuldades.

Mulher vai até delegacia registrar boletim de ocorrência e acaba presa em Maravilha. A Polícia Civil de Maravilha realizou uma prisão incomum na tarde desta quarta-feira, ocasião em que uma mulher de 37 anos procurou a Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência e foi presa. Foi constatado durante o atendimento que havia um mandado de prisão expedido por ter cometimento o crime de tráfico de drogas em 2019. Após a realização do boletim de ocorrência e prestação dos serviços públicos que a mulher veio buscar na Delegacia, foi dado cumprimento ao mandado de prisão e encaminhado a mulher até a Unidade Prisional Avançada de Maravilha. Ela foi condenada a pena de cinco anos e cinco meses de prisão.

Justiça pronuncia acusado de matar MAURICÉIA ESTRAICH, e caso vai a júri popular. Será levado a júri popular, LUCAS RODRIGUES, 23 anos, acusado de matar e atear fogo na casa da vítima, MAURICÉIA ESTRAICH, 22 anos, em Descanso no dia 28 de março de 2021. A sentença de pronúncia foi proferida pela juíza JANAÍNA BERBIGIER. A sessão de julgamento ainda não tem data designada. Segundo denúncia do Ministério Público, LUCAS RODRIGUES está sendo acusado de homicídio qualificado com as qualificadoras, motivo fútil, emprego de fogo, recurso que dificultou a defesa da ofendida e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. De acordo com os advogados do acusado, a defesa estará analisando a pronuncia da juíza e consequentemente serão analisados possíveis recursos. Se condenado, o acusado poderá pegar até 30 anos de prisão.

O crime ocorreu na madrugada de 28 de março. MAURICÉIA foi encontrada morta dentro da residência em que morava com o companheiro, irmão de LUCAS. O fogo teria se espalhado rapidamente na parte de madeira da casa. LUCAS foi ouvido pela polícia Civil de Descanso no mesmo dia, e foi preso preventivamente após dar informações desencontradas. Durante as investigações, à Polícia Civil ele confessou que deu um golpe Mata-Leão e após deixar a vítima desacordada, ateou fogo na residência. LUCAS segue preso na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste aguardando julgamento.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência envolvendo porte ilegal de arma de fogo e ameaça em Iporã do Oeste. A guarnição em rondas por volta da uma hora da madrugada desta quinta-feira, foi abordada pelos seguranças de um estabelecimento e pela vítima, que relatou que estava em um baile com um homem que havia ameaçado o filho dela de morte no local. O autor da ameaça saiu do evento e voltou para dentro do salão de posse de uma garrucha calibre 36, na cintura. A mulher pediu ajuda aos seguranças, que retiraram o homem do local e em busca pessoal no estacionamento, encontraram a arma na cintura dele. A guarnição da PM foi chamada e realizou nova revista e os demais procedimentos. O homem assumiu a posse da arma de fogo, foi preso e encaminhado à delegacia de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.