ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 30/06/2022

-DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL DERRUBAM PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA

-SAMU CHEGA A 90 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO EM SC

-CONVÊNIO COM O HOSPITAL GERA BOAS EXPECTATIVAS NO DIRETOR DO SANTÉ

-RODOVIA ESTADUAL SENTIDO A PRINCESA SERÁ PAVIMENTADA COM CONCRETO

-PONTE SOBRE RIO DAS ANTAS EM ANCHIETA SEGUE INTERDITADO PARA TRÂNSITO

-PLANO DIRETOR AVANÇA PARA ETAPA DE ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI

-OKTOBERFEST SE CONCENTRARÁ EM APENAS UM FINAL DE SEMANA

-INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO É DEBATIDA

-ACUSADO DE MATAR E ATEAR FOGO NA CASA DA CUNHADA VAI A JURI POPULAR

-PM EFETUA APREENSÃO DE VINHO E AGROTÓXICOS EM TRÊS VEÍCULOS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de que o tempo continue assim. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, negou nesta quarta-feira a responsabilidade da Rússia no bombardeio de segunda-feira, que deixou ao menos 20 mortos em um centro comercial da cidade ucraniana de Kremenchuk, segundo informações de Kiev. PUTIN disse que a o exército russo não bombardeia estruturas civis. De acordo com o presidente da Ucrânia, VOLODMIR ZELENSKI, pelo menos mil pessoas estavam no local no momento do bombardeio. Imagens de câmeras de segurança, que registraram o ataque, mostram um enorme míssil atingido pelo shopping.

A Justiça francesa condenou à prisão perpétua nesta quarta-feira SALAH ABDESLAM, o único sobrevivente dos comandos que mataram 130 pessoas em Paris e Saint-Denis em 13 de novembro de 2015. Os juízes atenderam à acusação que pediu a pena máxima do Código Penal francês contra o acusado pelo pior atentado em Paris desde a Segunda Guerra Mundial. Os 20 acusados receberam suas penas, que vão de dois anos de prisão à prisão perpétua sem liberdade condicional. A leitura do veredicto foi no Palácio de Justiça de Paris, lotado de sobreviventes, familiares das vítimas e jornalistas.

O número de imigrantes mortos após terem sido expostos a altas temperaturas dentro de um caminhão abarrotado, em San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, subiu para 53 nesta quarta-feira, de acordo com fontes oficiais. O escritório forense do condado de Bexar, que abrange a cidade de San Francisco, confirmou a elevação no balanço de vítimas e que 40 dos mortos são homens. O chefe do Departamento de Bombeiros de San Antonio, CHARLES HOOD, afirmou, em entrevista coletiva, que foram encontradas "pilhas de corpos" em um caminhão, na madrugada de segunda-feira.

O Senado decidiu adiar para quinta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição que cria um auxílio de mil reais a caminhoneiros, amplia para 600 reais o valor do Auxílio Brasil e que reajusta o subsídio para que famílias de baixa renda comprem um botijão de gás a cada dois meses. A estimativa é de que o benefício custe cinco bilhões e 400 milhões aos cofres públicos e beneficie quase 900 mil profissionais. A análise da PEC aconteceria nesta quarta-feira, mas a proposta foi bastante criticada por alguns senadores devido à previsão de que seja reconhecido estado de emergência no país durante o ano de 2022. Nesse cenário, o governo federal fica autorizado a gastar sem se preocupar com o teto de gastos, norma que veda o aumento de despesas do governo para além da reposição da inflação.

O economista PEDRO GUIMARÃES pediu demissão da presidência da Caixa Econômica nesta quarta-feira, após denúncias de assédio sexual. O Ministério Público Federal investiga os casos, que teriam ocorrido contra funcionárias do banco. As denúncias apontam que os assédios ocorreram durante viagens para tratar de projetos da Caixa. O MPF apura se ele se valeu do cargo que ocupa para coagir funcionárias. A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, DANIELLA MARQUES, deve ser anunciada como a nova presidente da Caixa Econômica Federal.

A Agência Nacional de Energia Elétrica realiza nesta quinta-feira leilão de transmissão de energia com expectativa de 15 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos. Serão oferecidos 13 lotes para a construção e a manutenção de cinco mil 425 quilômetros de linhas de transmissão. As empresas vencedoras do leilão terão de concluir as obras entre 42 a 60 meses, contados da assinatura dos contratos. Já o prazo de concessão das linhas será de 30 anos. Serão erguidas linhas de transmissão nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Trabalhadores da Celesc paralisaram as atividades nesta quarta-feira em cidades de todo o Estado. De acordo com a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina, coletivo de sindicatos que representa a categoria, a reivindicação acontece em defesa do plano de saúde dos funcionários da empresa. Em vídeo convocando para a paralisação, CLEBER BORGES, coordenador da Intercel, pontuou que os protestos acontecem em defesa da saúde da categoria e reforçou ser preciso "retomar o debate da criação de um novo plano de saúde". A Celesc relatou que o assunto vem sendo debatido em conjunto, desde 2019, entre empresa e sindicatos da categoria.

Após o Canadá habilitar sete frigoríficos de Santa Catarina para exportar carne suína ao país norte-americano, entidades esperam aumento das exportações e consequente alívio para o setor que enfrenta dificuldades. O Estado é o maior exportador de suínos do Brasil com 55 por cento total do país. As plantas frigoríficas habilitadas foram em Chapecó, Itapiranga, São Miguel, Videira, Joaçaba, Presidente Getúlio e Rio do Sul. De acordo com o Sindicarne, as negociações de empresas catarinenses com o Canadá devem ocorrer nos próximos 10 dias, quando será possível ter uma expectativa do volume a ser exportado. O sindicato das indústrias espera que a abertura do mercado canadense vai amenizar a crise do setor.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina atendeu 90 mil 804 ocorrências com envio de ambulância nos primeiros seis meses de 2022. O número é cerca de 24 por cento a mais que o do ano passado, quando foram 73 mil 266 atendimentos no mesmo período. Em 2022, as Unidades de Suporte Avançado atenderam três mil 185 casos a mais que em 2021, enquanto as Unidades de Suporte Básico registraram 14 mil 571 ocorrências a mais. A única região com menos atendimentos que no ano passado foi a de Chapecó de no mil e 62 ocorrências para oito mil e 800. O valor pago pelo Estado para o Samu nestes primeiros meses foi de 32 milhões e 900 mil reais. Desse total, 12 milhões não foram gastos e foram devolvidos ao estado.

A escola especial Viviane de São José do Cedro esteve participando da vigésima segunda olimpíada das Apaes de Santa Catarina. A unidade cedrense foi representada por dois alunos de bocha e futsal. Cerca de mil e 200 alunos participam. Conforme o professor RICARDO TREVISOL, até ontem a Apae Viviane obteve vitórias na categoria de bochas e no futsal contra o time de Florianópolis não foi possível obter um resultado positivo. A escola representa o Extremo-Oeste nesta olimpíada estadual. O retorno deve acontecer amanhã no final da tarde.

Após seis meses, hoje se encerra o prazo para o alistamento militar em São José do Cedro. Até ontem, 67 jovens masculinos se alistaram para o serviço militar. O prazo encerra hoje às 23 horas e 59 minutos. A grande maioria destes inscritos ocorreu via internet. Conforme a auxiliar administrativa, CARINA CERIOLI, responsável pela Junta de Serviço Militar, é notável uma queda significativa se comparado com os últimos anos. Em 2017, eram 98 inscritos, no ano seguinte 110, mas em 2021 houve 78 e agora novamente uma queda. A seleção geral ocorre no Clube Cedrense no dia 24 de agosto a partir das sete e 30 da manhã com encerramento previsto ao meio dia. Para quem não se alistar, pagará uma multa que varia a cada trimestre. Ou seja, hoje a multa gira em cinco reais e 38 centavos. Amanhã é outro valor com início de outro trimestre.

A declaração anual de faturamento para microempreendedor individual, o MEI, encerra no dia de hoje, 30 de junho em São José do Cedro. A informação é da responsável pela Sala do Empreendedor, MARLEI HOFFMANN. Ela destacou sobre a importância de manter a situação regularizada. Ela pode ser realizada junto a Sala do Empreendedor com a responsável pelo setor ou através do Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos para o MEI, como inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa. A mesma tem um período para ser transmitida, que vai do primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao faturamento, esse ano o prazo foi prorrogado e será até hoje dia 30 de junho de 2022. Ao entregar a declaração em atraso o MEI fica sujeito ao pagamento de multa. Desta forma, o microempreendedor deve se atentar ao pagamento da fatura para não ocorrer débitos e transtornos indevidos.

A elaboração do Plano Diretor entrou na quarta etapa de debates em Palma Sola com a reunião realizada com as comissões técnica e comunitária. A discussão foi em volta do zoneamento da área urbana e das comunidades Novo Cerro Azul e Rene Damo. A informação é da assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO. Também foi tratada sobre as potenciais áreas de expansão da cidade e das comunidades, e necessidade de vias para escoamento da produção. De acordo com ela, no encontro mais recente promovido na terça-feira foi abordado sobre as áreas de interesse turístico. As primeiras rotas foram abertas ainda em novembro passado. A partir de agora, a assessora de Gestão comentou que as comissões começam a elaborar os projetos de lei que tratam sobre a criação do Plano Diretor em conjunto com o Estatuto da Cidade. Também será atualizado o código de postura do município. Ela explicou que será criado um novo no que se refere ao uso e ocupação de solo a exemplo da largura das vias, passeios e tamanho de terrenos.

A atualização do Plano Diretor deve acontecer a cada dez anos, mas isso não impedirá uma reunião anual na prefeitura de Palma Sola para debater o crescimento do município. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, citou que isso não significa que um lote para fins habitacionais, por exemplo, não possa ser utilizado para instalação de empresas. Ela ainda comentou que essa e demais demandas poderão ser discutidas ao longo dos meses buscando uma solução para isso. Não é apenas a lei do Plano Diretor que está sendo debatido, mas outras que englobam o desenvolvimento local. Para IZABEL, este planejamento vai corrigir danos que não deveriam mais ter ocorrido em Palma Sola. A exemplo, as estradas estreitas, problemas com drenagens e infraestrutura que geram prejuízos para o poder público. Conforme ela, para solucionar os entraves públicos, é necessária planejar o desenvolvimento para evitar repetir erros que impactem na arrecadação. IZABEL salientou que nas próximas reuniões serão debatidas as áreas de APP.

A Polícia Militar e a prefeitura de Princesa estiveram reunidas para discutir a possibilidade de implantar câmeras de videomonitoramento nas ruas da cidade. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito EDILSON VOLKWEIS, com o comandante da PM local e o tenente de São Miguel do Oeste. Conforme o cabo PERLIN, esse foi o passo inicial de um projeto avaliado juntamente com o Conder. O comandante comentou que o Consórcio irá realizar a licitação de câmeras de videomonitoramento. O policial explicou que esses equipamentos analisados são capazes de fazerem o reconhecimento óptico das placas de veículos. A ideia é garantir maior segurança aos cidadãos do município. Outras reuniões devem debater a quantidade de equipamentos necessários para instalação em Princesa. Além de buscar a viabilidade do investimento. PERLIN salientou que alguns pontos já foram mapeados para futura instalação. Isso deve ser definido nos próximos encontros.

Vai começar na segunda-feira que vem a comercialização das mesas e ingressos antecipados para a nona edição do Baile da Senhorita Princesense. A informação é da presidente da Comissão Especial dos Eventos, ANGÉLICA NÓS, secretária de Educação. Ela também é responsável pela elaboração das festividades do vigésimo sétimo aniversário de emancipação político-administrativa de Princesa. Ela explicou que serão comercializadas mesas com oito lugares ao valor de 400 reais e deverão ser adquiridas na secretaria da Educação em horário de expediente da prefeitura. A exemplo da última edição, só acompanhará o desfile das candidatas quem adquirir mesas para o evento. A presidente explicou que os ingressos antecipados para o baile darão passaporte apenas para o baile após o encerramento do desfile. O valor dos ingressos antecipados é de 30 reais e na hora 35. Os ingressos antecipados estarão disponíveis a partir de segunda-feira na Secretaria de Educação. A compra de mesas e dos ingressos será através de pagamento Pix ou depósito bancário.

Esta edição do baile da Senhorita Princesense terá a Banda Cosmo Express como responsável por animar o evento marcado para acontecer no dia 20 de agosto. A presidente da Comissão Especial dos Eventos, ANGÉLICA NÓS, relatou que os trabalhos e os lucros da cozinha e comercialização das bebidas na copa serão divididos entre o colégio Renascer, creche Pequenos Anjos, escola Antenor Nascentes e o clube da sede. Doze nomes estão à disposição para o baile da Senhorita Princesense.

A Comissão Organizadora da Oktoberfest 2022 definiu a data para realização da tradicional festa no complexo da Santa Terezinha. O evento foi marcado para acontecer no final de semana dos dias 22 e 23 de outubro. A informação é do presidente CLEITON EDGES. Por ser um ano eleitoral, a Comissão decidiu promover festa num final de semana antes daquela realizada em demais anos. A Oktober ocorria sempre em dois finais de semana, sendo os dois últimos do mês de outubro. A programação não foi concluída pela Comissão e com isso horários e cardápio continua na mesa para debates. Mas segundo o presidente, a Banda Luar, do Rio Grande do Sul, estará animando a festa. Outras reuniões devem servir para finalizar a programação da Oktoberfest.

A ponte sobre o Rio das Antas, entre a Linha Rosangeles, São José do Cedro e Nova Seara, Anchieta, segue interditada, mas veículos fazem a travessia pelo local. Segundo o vice-coordenador da Defesa Civil de Anchieta RAFAEL FERREIRA, o nível do rio segue alto e por isso não é possível fazer uma vistoria completa para saber como se encontra a base dela. O vice-coordenador relatou que a Defesa Civil Regional tinha interditado a ponte e alguns montes de terras foram colocados nas proximidades para sinalizar a interrupção do tráfego. Também foi colocada uma placa com a descrição de interdição. Ele ainda comentou não saber quem fez a retirada da terra ou se as chuvas recentes fizeram este serviço. Por isso, foi alertado quanto a este trânsito. FERREIRA disse que os kits de transposição do Estado catarinense não atendem o cumprimento mínimo de 39 metros. E por isso, é buscado recursos do governo Federal. Caso contrário, outra solução será avaliada. Na última avaliação, a ponte não apresentou rebaixamento.

Ontem pela manhã, no Centro dos Idosos de São José do Cedro, foi promovida uma reunião pela regional de Saúde para discutir o novo decreto referente ao cenário epidêmico da Dengue. Conforme a supervisora, ELAINE KRONBAUER, bióloga da Regional de São Miguel do Oeste. De acordo com ela, o Extremo-Oeste enfrentou um cenário preocupante de casos positivos para a Dengue. Ela lembrou que São José do Cedro ultrapassou a casa de mil casos. Este decreto vai direcionar os trabalhos efetuados pelos agentes de Endemias. A reunião de ontem ocorreu entre a regional, setor epidemiológico da Dengue e também a Vigilância Sanitária. Conforme a supervisora, este novo decreto também coloca vários pontos propícios para o mosquito da Dengue. No caso de estabelecimentos que possuem materiais como pneus e materiais de reciclagem a céu aberto devem realocar os itens em um local fechado. Casas e demais estabelecimentos devem ser autuados com um termo de compromisso no caso de estarem irregulares. Caso contrário, poderá ser multado.

A regional de Saúde de São Miguel do Oeste contará com mais nove municípios em sua abrangência. Com isso, duas novas biólogas serão disponibilizadas para o Extremo-Oeste. A supervisora ELAINE KRONBAUER, comentou que estes novos profissionais prestarão auxílio no combate ao cenário epidêmico que a região vivencia. A supervisora salientou que o ingresso de novos municípios não afetará os trabalhos prestados diariamente aos agentes locais da região. A regional possui um cronograma mensal de visitas e a cada 60 dias visita as cidades desta região. ELAINE afirmou que algumas novas estratégias do Estado e da União serão debatidas para melhorar o Plano de Contingência. Para ela, o planejamento deste ano não teve um resultado como deveria. E avaliou que houve grandes falhas no Plano tendo em vista o momento que os municípios passaram. A ideia é evitar os mesmos erros no próximo ano.

O convênio entre o Instituto Santé e o hospital de São José do Cedro foi formalizado em uma solenidade restrita para convidados e imprensa na noite de terça-feira na Câmara de Vereadores. A partir de amanhã, o grupo passa a gerenciar o hospital que também atende o município de Princesa. De acordo com o diretor Executivo do Santé JEFERSON GOMES, há uma grande expectativa com essa parceria firmada entre as partes. Segundo ele, a unidade cedrense é bastante diferenciada de outras que chamam o instituto para firmar um convênio, sendo que em determinados locais as estruturas foram encontradas em péssimas condições, endividados, com salários e impostos atrasados. Oposto do que foi encontrado no hospital. O diretor comentou que, apesar das dificuldades, a unidade hospitalar está saneada com resultados econômicos equilibrados. Além de uma estrutura modelo para demais entidade. Contudo, ele disse que o hospital parou no tempo. GOMES afirmou que a unidade possui capacidade para ofertar além daquilo que oferece hoje.

A partir de amanhã, o Santé será responsável por administrar dez hospitais. Como também de outros parceiros que possui. Isso, conforme o diretor Executivo JEFERSON GOMES, torna o Instituto ainda mais atrativo para os profissionais médicos dentro e fora da região. Ele salientou que esteve em conversas com uma médica especialista em cirurgias do Paraná que poderá residir na região para desempenhar a sua função em cinco hospitais a qual são conveniadas ao grupo. JEFERSON também comentou sobre o convênio com o Hospital São Lucas de Guaraciaba e dos bons resultados que esta parceria gerou. Já para o prefeito JOÃO DE ANDRADE, este contrato vai aumentar o fluxo de atendimento gerando renda. O contrato entre as partes tem validade inicial de 36 meses. O Santé passa a ser o responsável pela gestão técnica assistencial da unidade hospitalar, tendo como desafio ampliar a oferta de serviços e especialidades, melhorar a ocupação e aplicar métodos de gestão que visem a sustentabilidade.

O hospital de São José do Cedro será bastante beneficiado com esta inovação junto ao Instituto Santé que poderá apresentar novas especialidades e variedades de exames. Para a secretária de Saúde CARLA SILVESTRE, o convênio ofertará um suporte no intuito de fortalecer o atendimento na unidade hospitalar. Apesar das dificuldades enfrentadas, a secretária comentou que o hospital possui uma boa estrutura e isso proporcionará um bom desempenho dos serviços prestados. CARLA também lembrou que atualmente a entidade já trabalha com otorrinolaringologia e procedimentos gerais como vasectomia. Ela ainda relatou que agora no mês de julho há uma programação de cirurgias como hemorróidas, hérnias, vasectomia e outras. Com a ideia de trazer o maior número de especialidades para a cidade, ela disse que isso poderia reduzir até o custo com os deslocamentos. CARLA salientou que a unidade possui capacidade de comportar vários procedimentos.

A coordenadoria regional de Infraestrutura está promovendo melhorias na rodovia estadual entre o trevo de acesso a Anchieta na BR-163 até a cidade de Anchieta, a SC-305. A SC-161 também recebe melhorias entre Anchieta e Romelândia. A informação é do coordenador ELISEU BILIBIO. Conforme ele, a primeira intervenção foi de manutenção da rodovia para posterior sinalização da pista no acesso a Anchieta. Já o contrato de roçada segue em fase de contratação e dentro de alguns dias a empresa deverá ser conhecida. O coordenador salientou que a pista SC-305, em trechos precários, está sendo fresada para colocação de nova massa asfáltica. Devido ao número elevado de máquinas é necessário atenção dos motoristas. O coordenador afirmou que o local conta com o sistema ‘pare e siga’. O objetivo é manter a rodovia estadual em condições de trafegabilidade para que não ocorra a mesma situação como as demais estradas do Estado no Extremo-Oeste.

A rodovia estadual Arthur Felippe Theisen, entre São José do Cedro e Princesa, será pavimentada com concreto depois da reavaliação e elaboração do projeto por parte da empresa responsável. A afirmação é do coordenador regional de Infraestrutura ELISEU BILIBIO. De acordo com ele, o trecho entre as duas cidades tinha um tipo de planejamento, mas depois dos ensaios efetuados pela empresa, foi preciso alterar o pavimento utilizado. Até então era de camada asfáltica, mas foi mudado para pavimento rígido. O projeto está sendo finalizado. Ele lembrou que o trecho conta com uma péssima condição e por isso será pavimentada com concreto nos mesmos moldes da BR-163. A ideia é manter uma durabilidade maior do que 20 anos. O coordenador salientou sobre o atraso para conclusão do projeto, mas garantiu que isso é por uma boa causa. Atualmente o processo é de orçar a obra. BILIBIO afirmou que o local precisa de uma intervenção total. Por isso, a solução apontada pelos engenheiros é a pavimentação em concreto.

A Polícia Militar realizou a apreensão de 445 garrafas de vinho descaminhadas e 540 litros de agrotóxicos contrabandeados nesta terça-feira, em Dionísio Cerqueira. De acordo com a PM, um homem de 40 anos, autor do contrabando, foi conduzido até a Polícia Federal. Em continuidade às Operações Hórus e Controle Brasil, que tem como foco o combate ao contrabando e descaminho, durante a realização de barreiras, em três abordagens distintas, três veículos foram flagrados carregados com produtos ilegais. Na primeira abordagem, foi verificado que um veículo cor prata, com placas de Xanxerê, estava com 21 caixas de vinho contendo 103 garrafas. Na segunda abordagem um veículo com placas de Chapecó, cor branca, estava carregado com 342 garrafas de vinho, ainda um terceiro veículo foi flagrado transportando 20 galões de agrotóxicos somando 540 litros. Com isso, os veículos e as mercadorias foram apreendidos e entregues na Receita Federal.

Será levado a júri popular, LUCAS RODRIGUES, 23 anos, acusado de matar e atear fogo na casa da cunhada, MAURICÉIA ESTRAICH, 22 anos, em Descanso no dia 28 de março de 2021. O júri não tem data definida. Segundo o MP, LUCAS está sendo acusado de homicídio qualificado por motivo fútil, emprego de fogo, recurso que dificultou a defesa da vítima e por ela ser mulher. De acordo com os advogados dele, a defesa estará analisando a pronuncia e depois analisados possíveis recursos. Ele poderá pegar até 30 anos de cadeia. MAURICÉIA foi encontrada morta dentro de casa onde morava com o marido, irmão de LUCAS. Naquele dia, o esposo dela estava na casa de seu pai, onde ocorria um jantar. RODRIGUES foi ouvido pela delegacia de Polícia na data do ocorrido e foi preso preventivamente após dar informações distorcidas. Durante as investigações, ele confessou que deu um golpe “mata-leão” nela e ateou fogo na residência logo em seguida. Desde então, LUCAS segue preso no presídio aguardando julgamento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.