De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 92 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A China erradicou a malária, após 70 anos de luta contra a doença que matou mais de 400 mil pessoas no mundo em 2019, a maioria na África. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde. O país, que teve 30 milhões de casos por ano na década de 1940, não registrou nenhum caso endógeno nos últimos quatro anos. Os países que se mantiverem por três anos consecutivos sem transmissão local podem se inscrever para a certificação da OMS para validar seu status de nação livre da malária. A China foi o quadragésimo território a obter essa certificação.
As equipes de resgate entram nesta quarta-feira no sétimodia de buscas pelos desaparecidos no desabamento de parte de um prédio residencial na região de Miami, Estados Unidos. Até o momento, 11 corpos foram encontrados nos escombros e ao menos 150 pessoas ainda estariam desaparecidas, entre elas, uma criança brasileira de cinco anos. Os socorristas tentam encontrar bolsões de ar onde pode haver sobreviventes do desabamento. Para isso, contam com o apoio de cães farejadores, guindastes e scanners de luz infravermelha.
Dezenas de pessoas morreram repentinamente entre segunda e terça-feira na região de Vancouver. As mortes provavelmente estão relacionadas à onda de calor que atingiu o oeste do Canadá. O fenômeno elevou os termômetros nesta terça a um recorde de 49 graus e meio, segundo as autoridades. Dois escritórios da Real Polícia Montada Canadense na região de Vancouver anunciaram que pelo menos 134 pessoas morreram repentinamente desde a segunda-feira, quando a onda de calor atingiu seu pico de temperatura, que também afeta o oeste dos Estados Unidos.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço teve lucro de oito bilhões 467 milhões de reais em 2020. O valor representa queda de 25 por cento em relação ao lucro de 2019, que tinha somado 11 bilhões 324 milhões. A queda deve-se principalmente à pandemia de Covid-19, que resultou em aumento do desemprego e na realização de uma rodada de saque emergencial de até um salário mínimo por conta no ano passado. As contas e as demonstrações financeiras de 2020 foram aprovados ontem pelo Conselho Curador do FGTS. Parte do lucro do ano passado será distribuída nas contas de cada trabalhador, mas a fatia a ser repassada só será definida na próxima reunião do conselho, em julho.
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta terça-feira pela elevação de 52 por cento do custo adicional cobrado pela bandeira tarifária vermelha patamar 2 adotada na cobrança das contas de luz. Com isso, o valor a cada cem quilowatts-hora consumidos passa de seis reais e 24 centavos para nove reais e 49 centavos. O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, visa alertar a população sobre o custo da energia produzida no Brasil e trazer um consumo mais consciente para a população em períodos com maior uso das usinas térmicas, que produzem uma energia mais cara. A previsão para agosto é de nova elevação desse valor.
O governo exonerou, na noite desta terça-feira, o diretor de Logística do Ministério da Saúde, ROBERTO DIAS. Ele foi denunciado por um representante de empresa que relatou ter sido pressionado por ele para pagar propina na compra da vacina AstrazenecaOxford. O representante da Davati Medical Supply no Brasil, LUIZ PAULO DOMINGUETTI, disse que o diretor do Ministério da Saúde pediu propina de um dólar por dose de vacina para a empresa assinar contrato com o ministério. DOMINGUETTI procurou a pasta para negociar 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. O presidente da CPI daPandemia da Covid-19, senador OMAR AZIZ, afirmou que a Comissão irá convocar o denunciante na sexta-feira.
– QUARTA – 30.06.21 – MELLER
Voltou a nevar em Santa Catarina na manhã desta quarta-feira. O fenômeno ocorreu em Urupema e São Joaquim, na Serra. Esse é o terceiro dia seguido com registro do fenômeno no Estado, conforme a EpagriCiram, que monitora a as condições climáticas. É a primeira vez que isso ocorre desde 2000. O fenômeno foi registrado na segunda-feira e na terça-feira em pelo menos seis municípios: Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, na Serra, e Irani e Água Doce. Ontem, a pista da serra do rio do Rastro ficou congelada, provocando acidentes no local. A estrada chegou a ser interditada pela polícia rodoviária.
Com quatro pessoas à espera de um leito de UTI Covid, Santa Catarina registrou nesta terça-feira a menor fila dos últimos 120 dias. Em três de março, data em que o Estado passou a divulgar o total de pacientes com coronavírus que aguardavam por uma vaga em hospitais públicos e privados, 217 doentes precisavam de terapia intensiva e não tinham para onde ir. À época, o sistema hospitalar catarinense enfrentava um colapso. As regiões que tiveram os melhores resultados em redução do número de doentes em filas hospitalares, desde então, foram a Grande Florianópolis, que zerou a lista de espera há 67 dias, e o Vale do Itajaí, que chegou a ficar 15 dias sem um único paciente aguardando por vaga.
Santa Catarina receberá 257 mil 190 doses da vacina contra a Covid-19, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz e da Pfizer, ao longo desta quarta-feira. O novo lote do imunizante deve chegar no começo da noite no aeroporto de Florianópolis. São 37 mil 440 doses da Pfizer e 219 mil 750 imunizantes da Astrazeneca. Segundo a secretaria da saúde, as vacinas da Astrazeneca serão usadas como primeira dose. Os imunizantes devem ser encaminhados amanhã para as gerencias regionais de saúde. Conforme o Vacinômetro, painel de divulgação da vacinação em Santa Catarina, atualizado por volta das dez da noite desta terça-feira, o Estado contabiliza mais de três milhões e 300 mil doses aplicadas.
Escola Raul Pompéia de Campo Erê também adere a recomendação da Defesa Civil e da Epagri. Desde a noite de segunda-feira, as escolas da região receberam uma nota oficial com uma recomendação sobre a suspensão das aulas presenciais nessa semana, devido ao intenso frio e com ele, as dificuldades em manter as medidas sanitárias para conter a transmissão do coronavírus. Em Campo Erê as duas escolas estaduais mais o Cedup adotaram essa recomendação, já as escolas municipais optaram por seguir com as aulas presenciais. Na Raul Pompeia, a diretora MÁRCIA BUFFON, ressaltou que na semana que vem voltam para as salas de aula os alunos que se encaixam no Grupo A. Nessa semana, todos fazem suas atividades de forma remota.
Dificuldade em manter as medidas sanitárias com frio intenso, Cedup Campo Erê suspende aulas presenciais nessa semana. Após conversa com as demais escolas estaduais do município de Campo Erê, a diretora CLECI FINARDI, contou que também aderiu a recomendação da Defesa Civil, para essa semana. O plano de contingencia para o retorno das aulas presenciais diz que é preciso manter salas e portas abertas para que o ar circule no ambiente, mas com temperaturas abaixo de zero fica impossível seguir essa determinação. Por isso, foi decidido pela suspensão das aulas presenciais nessa semana. Eles estão tendo aulas online, voltando a normalidade a partir do dia cinco
Educação de Campo Erê prepara recesso escolar de julho. Conforme a responsável pela pasta, ROSÂNGELA MOCELINI, o departamento aproveita o período sem aulas para fazer formações com os professores, além de avaliar o aprendizado e evolução de cada estudante no conselho de classe. De acordo com a secretária de educação, como esse é o primeiro ano com aulas presenciais após a paralisação, não foram atribuídas as notas do primeiro bimestre. Essa avaliação será feita somente no segundo período bimestral, fechando o primeiro semestre do ano.
Avaliação diagnóstica dos estudantes está mais difícil de ser feita. De acordo com a secretária de educação de Campo Erê, ROSÂNGELA MOCELINI, com as aulas metade do tempo online, demora mais para ter uma estimativa do potencial e quais os conteúdos que o aluno já domina. Segundo ela, no caso de quem faz as aulas 100 por cento remotas, com atividades impressas e sob a supervisão da família, são os pais que precisam fazer essa estimativa de como está o conhecimento dos seus filhos. ROSÂNGELA reforça a importância de seguir se cuidando, se protegendo e também a todos ao seu redor, ajudando, inclusive, a manter as escolas abertas.
Previsão é que a região passe por período chuvoso. CLAUDIR GILIOLLI – extensionista rural da Epagri, comenta que, assim como nos últimos dias, a situação das chuvas deve permanecer com várias precipitações em Campo Erê. Ele traz a informação do Ciram, que é o setor da Epagri responsável pelo monitoramento do tempo e da temperatura. A previsão é de que as chuvas venham alternadas, com períodos de precipitações frequentes e outros secos. Explica que esse é um dos efeitos do fenômeno conhecido como La Niña, que a cerca de dois anos influencia o clima da região.
Tendência é que La Niña comece a perder intensidade. De acordo com o extensionista rural da Epagri em Campo Erê – CLAUDIR GILIOLLI, o Ciram indica que com a perda de força do fenômeno, a situação hídrica de toda a região comece a melhorar. O principal efeito é dividir o clima em períodos com falta e outros excesso de chuva. Conforme GILIOLLI isso pode ser observado nesse ano, em que os primeiros meses foram bastante chuvosos e depois veio a estiagem. Com o enfraquecimento do fenômeno, a tendência é que isso se equilibre.
Volume de Chuvas em Campo Erê se aproxima do esperado para períodos sem estiagem. O dado que o extensionista da Epagri em Campo Erê traz, são referentes aos últimos três meses. De acordo com CLAUDIR GILIOLLI, em relação ao nível dos reservatórios, toda a região oeste passa por dificuldades hídricas a cerca de dois anos devido aos períodos secos. Ele torce para que a região pare de sofrer com os efeitos do La Niña o quanto antes, dando tempo para que as fontes e reservas de água voltem ao nível normal. Segundo CLAUDIR, os efeitos do excesso e da falta de água dependem do quanto o produtor está preparado para enfrentar.
Chuvas que ocorreram na região foram muito positivas para a agricultura. Conforme dados da Ciram, que é o centro de pesquisa meteorológico vinculado a Epagri, as precipitações vieram em boa hora e com muita qualidade. O extensionista da Epagri em Anchieta - JACIR STRAPASSON, comenta que a chuva amenizou a estiagem que a cerca de dois anos afeta a região. De acordo com ele, só chover não é suficiente, se a população não voltar a fazer os trabalhos de base. JACIR destaca que são fundamentais práticas como cobertura de solo, proteção de fontes, rotação de culturas, para armazenar essa água no solo.
Oeste e centro-oeste correm risco de se tornarem semiáridos. Segundo dados do centro meteorológico da Epagri Ciram de Anchieta, coletados pelo extensionista JACIR STRAPASSON, para que isso não aconteça é necessário que algumas técnicas sejam adotadas. Ele cita que para manter a água no solo da região é necessário voltar com práticas que eram mais utilizadas no passado, como a proteção de rios e nascentes e o plantio direto na palha, conservando o solo. Na estação de Anchieta foram 110 milímetros de chuva nos últimos dias, e 180 em todo o mês, volume considerado normal para essa época do ano.
Chuva deve seguir abaixo da média até agosto. Apesar da estiagem, de acordo com o extensionista da Epagri em Anchieta - JACIR STRAPASSON, se pegar o histórico da região é possível notar que de tempos em tempos acontece um período com chuvas alteradas como agora. A diferença, na análise do extensionista, é que a falta de chuva impacta mais hoje em dia devido a demanda, consumo e degradação do solo que é muito maior. Lembra que antigamente era considerado certo secar banhados, e hoje o banhado é muito bom, por manter a água no solo.
Vice-prefeito de Campo Erê anuncia duas novas emendas. Conforme JUCEMAR DE MELLO, ele e outros integrantes do seu partido foram em busca e conseguiram dinheiro para duas necessidades de Campo Erê. ROQUIN HO anuncia que, por intermédio do senador JORGINHO MELLO, o município vai receber uma emenda de 100 mil reais, que serão usados no departamento de saúde. Esse dinheiro será destinado para as cirurgias eletivas, que são aquelas que não são urgentes, e acabaram sendo paralisadas devido à pandemia. A segunda emenda será destinada para o setor agrícola
Nova patrulha agrícola é um desejo antigo da população. De acordo com o vice-prefeito de Campo Erê, o equipamento deve atender o Assentamento Olívio Albani, Alto da Serra, Caldato, Dário de Noronha e Camargo, quando for devidamente criada à nova patrulha rural. JUCEMAR DE MELLO explica que é preciso esperar o Governo Federal licitar a máquina, para então ser enviada a Campo Erê. Já em relação aos 100 mil reais destinados à saúde, garante que vão direto para a conta do município, suficientes para cerca de 40 cirurgias.
Menor é apreendido transportando 35 quilos de maconha em ônibus. Por volta das 23 horas e dez minutos de ontem, a equipe ROTAM da Polícia Militar abordou um ônibus de linha, na PR-483, trevo de acesso a PR-182 em Francisco Beltrão. Ao fazerem a revista no veículo, os policiais perceberam que um dos passageiros estava nervoso. O adolescente de 17 anos foi identificado, e ao revistar sua bagagem, foram encontradas duas malas contendo aproximadamente 35 quilos de maconha. O menor informou que estava levando a droga até Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele foi apreendido e junto com a droga, entregue na 19ª Subdivisão de Polícia.
Caminhão tomba na PR-180 em Marmeleiro. O veículo de carga estava transportando soja, ontem, quando tombou na PR-180, na comunidade de Rio Negreiro. O caminhão ia sentido Campo Erê a Marmeleiro, quando numa curva onde já ocorreram diversos acidentes, acabou tombando. O veículo e a carga ficaram as margens da rodovia e o trânsito fluiu normalmente. Ninguém se feriu.
Moto e caminhonete colidem no centro de São Lourenço do Oeste. Por volta das 12 horas e 15 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros foi chamada para atender a um acidente de trânsito entre uma biz e uma D-20, na rua Aderbal Ramos da silva, cruzamento com Travessa São Pedro. O condutor da moto com placa de São Lourenço, um homem de 42 anos, foi encontrado deitado na estrada, consciente, orientado, já sem o capacete e sem ferimentos aparentes. Os bombeiros fizeram a avaliação, imobilizaram o homem e o levaram para a UPA 24 horas. O motorista da caminhonete, também emplacada no município, de 59 anos, não sofreu ferimentos.
Criança de seis anos é atropelada em Galvão. Um menino ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito, ontem no Centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, a criança foi levada de ambulância para o Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste. O motorista do Gol que atropelou a criança, um homem de 54 anos, contou que o menino saiu da frente de um carro que estava estacionado, atravessando a rua de forma repentina. O homem fez o teste do bafômetro, que não constatou embriaguez.