-ANEEL AUTORIZA AUMENTO DE 52% NA BANDEIRA VERMELHA DA CONTA DE LUZ
-FILA DE ESPERA POR LEITOS DE UTI É A MENOR DESDE MARÇO NO ESTADO
-SAÚDE SOLICITA DOSES EXTRAS CONTRA A COVID PARA AVANÇAR NA APLICAÇÃO
-PESSOAS QUE SE RECUSAREM A TOMAR VACINA CONTRA A COVID DEVEM ASSINAR TERMO
-INVERNO EM 2021 DEVE SER MAIS LOGO QUE EM ANOS ANTERIORES
-PREFEITO AFIRMA QUE COBRANÇA DO IPTU DE CHÁCARAS É BASEADA EM LEI
-CAMPANHA SHOW DE PRÊMIOS DEVE INCLUIR EMPRESAS NÃO PARCEIRAS
-CONDER AMBIENTAL POSSUI 12 PEDIDOS DE LICENÇA EM ABERTO
-MUNIÇÕES E ENTORPECENTES SÃO APREENDIDOS NO BAIRRO SANTA RITA
-CASAL É FLAGRADO COM MAIS DE 50 MIL REAIS EM VINHO IRREGULAR
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de um grau negativo. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 92 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A China erradicou a malária, após 70 anos de luta contra a doença que matou mais de 400 mil pessoas no mundo em 2019, a maioria na África. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde. O país, que teve 30 milhões de casos por ano na década de 1940, não registrou nenhum caso endógeno nos últimos quatro anos. Os países que se mantiverem por três anos consecutivos sem transmissão local podem se inscrever para a certificação da OMS para validar seu status de nação livre da malária. A China foi o quadragésimo território a obter essa certificação.
As equipes de resgate entram nesta quarta-feira no sétimo dia de buscas pelos desaparecidos no desabamento de parte de um prédio residencial na região de Miami, Estados Unidos. Até o momento, 11 corpos foram encontrados nos escombros e ao menos 150 pessoas ainda estariam desaparecidas, entre elas, uma criança brasileira de cinco anos. Os socorristas tentam encontrar bolsões de ar onde pode haver sobreviventes do desabamento. Para isso, contam com o apoio de cães farejadores, guindastes e scanners de luz infravermelha.
Dezenas de pessoas morreram repentinamente entre segunda e terça-feira na região de Vancouver. As mortes provavelmente estão relacionadas à onda de calor que atingiu o oeste do Canadá. O fenômeno elevou os termômetros nesta terça a um recorde de 49 graus e meio, segundo as autoridades. Dois escritórios da Real Polícia Montada Canadense na região de Vancouver anunciaram que pelo menos 134 pessoas morreram repentinamente desde a segunda-feira, quando a onda de calor atingiu seu pico de temperatura, que também afeta o oeste dos Estados Unidos.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço teve lucro de oito bilhões 467 milhões de reais em 2020. O valor representa queda de 25 por cento em relação ao lucro de 2019, que tinha somado 11 bilhões 324 milhões. A queda deve-se principalmente à pandemia de Covid-19, que resultou em aumento do desemprego e na realização de uma rodada de saque emergencial de até um salário mínimo por conta no ano passado. As contas e as demonstrações financeiras de 2020 foram aprovados ontem pelo Conselho Curador do FGTS. Parte do lucro do ano passado será distribuída nas contas de cada trabalhador, mas a fatia a ser repassada só será definida na próxima reunião do conselho, em julho.
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta terça-feira pela elevação de 52 por cento do custo adicional cobrado pela bandeira tarifária vermelha patamar 2 adotada na cobrança das contas de luz. Com isso, o valor a cada cem quilowatts-hora consumidos passa de seis reais e 24 centavos para nove reais e 49 centavos. O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, visa alertar a população sobre o custo da energia produzida no Brasil e trazer um consumo mais consciente para a população em períodos com maior uso das usinas térmicas, que produzem uma energia mais cara. A previsão para agosto é de nova elevação desse valor.
O governo exonerou, na noite desta terça-feira, o diretor de Logística do Ministério da Saúde, ROBERTO DIAS. Ele foi denunciado por um representante de empresa que relatou ter sido pressionado por ele para pagar propina na compra da vacina AstrazenecaOxford. O representante da Davati Medical Supply no Brasil, LUIZ PAULO DOMINGUETTI, disse que o diretor do Ministério da Saúde pediu propina de um dólar por dose de vacina para a empresa assinar contrato com o ministério. DOMINGUETTI procurou a pasta para negociar 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. O presidente da CPI daPandemia da Covid-19, senador OMAR AZIZ, afirmou que a Comissão irá convocar o denunciante na sexta-feira.
Voltou a nevar em Santa Catarina na manhã desta quarta-feira. O fenômeno ocorreu em Urupema e São Joaquim, na Serra. Esse é o terceiro dia seguido com registro do fenômeno no Estado, conforme a EpagriCiram, que monitora a as condições climáticas. É a primeira vez que isso ocorre desde 2000. O fenômeno foi registrado na segunda-feira e na terça-feira em pelo menos seis municípios: Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, na Serra, e Irani e Água Doce. Ontem, a pista da serra do rio do Rastro ficou congelada, provocando acidentes no local. A estrada chegou a ser interditada pela polícia rodoviária.
Com quatro pessoas à espera de um leito de UTI Covid, Santa Catarina registrou nesta terça-feira a menor fila dos últimos 120 dias. Em três de março, data em que o Estado passou a divulgar o total de pacientes com coronavírus que aguardavam por uma vaga em hospitais públicos e privados, 217 doentes precisavam de terapia intensiva e não tinham para onde ir. À época, o sistema hospitalar catarinense enfrentava um colapso. As regiões que tiveram os melhores resultados em redução do número de doentes em filas hospitalares, desde então, foram a Grande Florianópolis, que zerou a lista de espera há 67 dias, e o Vale do Itajaí, que chegou a ficar 15 dias sem um único paciente aguardando por vaga.
Santa Catarina receberá 257 mil 190 doses da vacina contra a Covid-19, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz e da Pfizer, ao longo desta quarta-feira. O novo lote do imunizante deve chegar no começo da noite no aeroporto de Florianópolis. São 37 mil 440 doses da Pfizer e 219 mil 750 imunizantes da Astrazeneca. Segundo a secretaria da saúde, as vacinas da Astrazeneca serão usadas como primeira dose. Os imunizantes devem ser encaminhados amanhã para as gerencias regionais de saúde. Conforme o Vacinômetro, painel de divulgação da vacinação em Santa Catarina, atualizado por volta das dez da noite desta terça-feira, o Estado contabiliza mais de três milhões e 300 mil doses aplicadas.
A secretaria de Educação de Palma Sola seguirá as recomendações feitas pelo Estado e define aulas remotas durante esta semana. A informação é da secretária ROSA LARA. Ela enfatizou que, após uma reunião debatendo sobre o assunto, o município decidiu aderir a orientação. Ela destacou que a medida iniciou na tarde de ontem, já dispensando os alunos da aula presencial até sexta-feira, dia 02 de julho. As creches estarão atendendo em regime de plantão para os pais que não tem com quem deixar os filhos em casa. Segundo o estado, esta é uma medida de prevenção para evitar o contágio da COVID-19 e outras doenças que afetam o sistema respiratório pela dificuldade da manutenção dos protocolos sanitários. As aulas presenciais devem retornar no dia 5 de julho.
O CONDER veio para agilizar o processo de licenciamentos ambientais. A afirmação é do diretor de Planejamento de SJCedro, ANDREI WOLFART. Segundo ele, antes da criação do Consórcio, o município não tinha representatividade. Mas depois de regionalizar os processos de licenciamentos o prazo para a liberação de documentos pode chegar a 120 dias. Contudo, desde quando assumiu a gestão do setor, ele comentou que nenhum processo levou mais que 90 dias para ser processado. Ou seja, 30 dias a menos do que o prazo normal via CONDER. Até ontem, a prefeitura havia emitido 64 licenças ambientais, e 12 processos estão em aberto. Destes, o engenheiro comentou que alguns aguardam o pagamento das taxas, o encerramento das análises ou aguardando o parecer final da equipe técnica.
Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 14 o vereador de Princesa, VALDIR MARKUS havia solicitado esclarecimento ao executivo sobre a cobrança do IPTU de chácaras. E na reunião da última segunda-feira o prefeito, EDILSON VOLKWEIS esteve presente na Câmara para explicar estas cobranças. Na sessão, o prefeito disse que a cobrança deste imposto já estava prevista na lei de 2014, contudo, até então não era cobrado. Ele disse que a prefeitura passou a cobrar das chácaras que estão em projeto de loteamento. VOLKWEIS comentou ainda que estes lotes não são cobrados como um lote urbano e sim como uma gleba urbana. Ou seja, é um espaço sem regulamentação das leis vigentes. Sobre os valores mais altos, o prefeito disse que levando em consideração a proporção da chácara, ela se torna mais barata. EDILSON destacou que para o próximo ano, a prefeitura pretende reavaliar as leis que estão sendo utilizadas. Mas para o vereador, VALDIR MARKUS, a prefeitura não deveria cobrar o Imposto Urbano.
Para o vereador MARKUS, o município não deveria cobrar o IPTU de lotes que estão em processo de regularização. Ele citou que alguns municípios oferecem incentivos de até dois anos após a regularização. VALDIR destacou que este incentivo aos proprietários de chácaras nos municípios, visa futuros investimentos em construção de moradias. O vereador ressaltou ainda que seria necessário um debate com os envolvidos antes de tomar qualquer decisão.
Na última semana foi enviado à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que visa o repasse à Associação Comercial e Empresarial de Palma Sola o valor de 50 mil reais para realização da campanha Show de Prêmios. Para isso, é necessário da autorização dos vereadores. Com a campanha serão beneficiadas todas as empresas, não só as associadas. A dinâmica é a troca da nota fiscal de compras realizadas no comércio local, por cupons da campanha. A ideia inicial da ACEPA é que o primeiro prêmio seja um veículo zero quilômetro, para atrair ainda mais a participação dos palmassolenses. O sorteio ocorre tradicionalmente no dia do aniversário do município, 30 de dezembro, que neste ano completa 60 anos.
A prefeitura de Guaraciaba iniciará a entrega das certidões do Programa Meu Crédito para os produtores nesta sexta-feira. A entrega será das 9 às 17 horas sem fechar ao meio dia, e no sábado das 8 às 11 horas. A informação é do prefeito, VANDECIR DORIGON. Ele explicou que o local escolhido para realizar essa entrega é junto a Praça Municipal. Recebem o crédito, todos os produtores rurais que destacaram nota no ano de 2019. Outra informação é de que os produtores que não conseguirem comparecer nesta sexta-feira ou sábado para a retirada, poderão comparecer junto à secretaria de Agricultura nas próximas semanas, e retirar as certidões. A data limite para que o produtor utilize seu crédito, é dia 15 de outubro. O produtor rural deve ficar atento, uma vez que para retirar o seu crédito, é importante não ter pendências de débitos junto à Municipalidade. DORIGON explicou que o Programa Meu Crédito tem duas finalidades, sendo premiar o produtor rural e consequentemente incentivar e fomentar o comércio.
O prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON destacou que para que os pequenos comércios possam ser beneficiados, a municipalidade optou por fracionar as Certidões de Crédito. Como por exemplo o produtor que receber 900 reais como benefício, receberá três certidões de 300. Ele comentou que intuito é de que neste primeiro ano sejam investidos cerca de 400 mil reais no Programa. São mais de mil e 500 produtores beneficiados. Conforme prefeito, os beneficiários terão direito ao incentivo segundo o valor de movimentação econômica anual registrada por meio da emissão de Notas Fiscais de venda de produtor rural. O valor máximo a ser pago na certidão de crédito será de até mil e 500 reais. Já o valor mínimo de é de 50 reais. DORIGON lembrou que produtor precisa obrigatoriamente ter movimentado ao menos mil reais no ano base.
O deputado federal, CELSO MALDANER, garantiu mais uma emenda ao município de Palma Sola, contemplando a área da saúde. O parlamentar conseguiu 250 mil reais em recursos do Fundo Nacional de Saúde para apoio à manutenção da Unidade Básica de Saúde, que é a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde. O prefeito CLEOMAR MANTELLI, e secretário de Administração, Indústria e Comércio, RODRIGO CALEGARI, receberam nesta semana o ofício com as informações do empenho. A notícia foi muito bem recebida pelo prefeito, que destacou o setor como uma das prioridades da gestão. A saúde é uma das áreas que mais consome recursos no orçamento do município. MANTELLI disse que a secretaria recebe muitos investimentos, tanto do próprio município, quanto do governo estadual e federal. Ele destacou que há uma grande demanda em serviços que são disponibilizados para a população, desde consultas, exames, medicamentos e cirurgias. O prefeito agradeceu o deputado MALDANER pelos investimentos no município.
As regiões Oeste e Centro-Oeste de Santa Catarina correm risco de se tornarem semiáridos. Os dados são do centro meteorológico da Epagri-Ciram de Anchieta, coletados pelo extensionista JACIR STRAPASSON. Para que isso não ocorra, é necessário que algumas técnicas sejam adotadas. Ele destacou que, para manter a água no solo da região é necessário voltar com práticas que eram mais utilizadas no passado, como a proteção de rios e nascentes e o plantio direto na palha, conservando o solo. Na estação de Anchieta foram 110 milímetros de chuva nos últimos dias, e 180 em todo o mês, volume considerado normal para essa época do ano. A chuva deve seguir abaixo da média até agosto. Apesar da estiagem, de acordo com o extensionista da Epagri, conforme histórico da região é possível notar que de tempos em tempos acontece um período com chuvas alteradas como agora. A diferença, na análise do extensionista, é que a falta de chuva impacta mais hoje em dia devido a demanda. STRAPASSON lembrou que antigamente era considerado certo secar banhados, e hoje o banhado é importante para manter a água no solo.
A estação mais fria do ano deve ser maior que em anos anteriores. O alerta sobre este fenômeno começou ainda em março. No Extremo-Oeste, a estação iniciou em maio e deve se estender até meados de setembro. A informação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Conforme ele, normalmente as baixas temperaturas se encerram em agosto, porém neste ano ganhará um período maior. O meteorologista destacou que o clima deve oscilar com pequenos períodos de aumento na temperatura. O profissional não descartou as geadas nos meses de setembro e outubro. Por isso, COUTINHO orientou os agricultores a iniciar a plantação pelo local mais alto da propriedade e terminando no mais baixo. Ele também afirmou que não adiantará antecipar a plantação do milho, porque brotará na mesma época. No caso de quem plantar no início de agosto correrá o risco de passar por falta ou até excesso de chuva fora do período.
Sobre o chamado veranico, o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO disse que este fenômeno ocorre se houver cinco dias seguidos de temperaturas acima da média normal. Ele ressaltou que pode haver dias com o termômetro marcando temperaturas fora da média. O meteorologista destacou que o veranico ocorreu duas ou três vezes nos últimos 30 anos. COUTINHO explicou que, além de cinco dias seguidos das temperaturas acima da média, também é necessário noites quentes. Ele destacou que ainda que, tecnicamente, as baixas temperaturas não configuram uma onda de frio. Para configurar onda de frio, é preciso que as temperaturas estejam cinco graus abaixo da média mínima. RONALDO comentou que os dados mostram momentos raros de ondas de frio e calor.
A secretaria de Saúde de Anchieta tem registrado diminuição nos casos de coronavírus ativos. A afirmação é da enfermeira da Unidade Básica de Saúde do município, PATRÍCIA CAMPANA. Na comparação com os meses de abril e maio, junho teve uma expressiva queda em novos confirmados. Segundo ela, esse mês foram 89 novos positivados, sendo que atualmente Anchieta tem 32 pessoas com o vírus ativo e 96 sendo monitoradas com suspeita. Desde o início da pandemia o município já perdeu nove vidas para o coronavírus, num total de 683 pessoas que acabaram contraindo a doença. Atualmente duas mil 753 foram vacinadas uma vez no município, e mil e 29 receberam a segunda dose do imunizante.
A secretaria de Saúde Princesa passa a coletar termo de desistência da vacina contra a Covid-19. O alerta é do secretário de Saúde, MARCOS VIVAN. Ele disse que o município optou em tomar esta decisão para quem não quiser se vacinar, deve assinar uma autodeclaração. No documento, está proposto que a pessoas esteja ciente dos benefícios e efeitos colaterais, assim como dos riscos que estará exposto pela recusa da vacina contra a Covid. O secretário esclareceu que o cidadão que optar em não receber a injeção, deverá assinar este documento diretamente no Posto de Saúde ou com as Agentes de Saúde de cada microárea. MARCOS enfatizou que a vacinação não é obrigatória, e por isso, o município coletará as assinaturas de quem não tiver interesse pela vacina. O objetivo é mapear a quantidade de interessados dentro de cada grupo. Segundo o secretário, o cidadão que mudar de opinião poderá procurar a Unidade Básica de Saúde, anular a declaração assinada e se vacinar contra o coronavírus.
A secretaria de Saúde de SJCedro solicitou junto a regional para aumentar o quantitativo de doses para avançar na aplicação. Atualmente as profissionais estão aplicando a primeira injeção contra a Covid-19 em pessoas com 47 e 48 anos de idade. Para avançar e contemplar todas as pessoas entre 40 e 49 anos seria necessário aproximadamente mil 800 doses. O município recebe semanalmente cerca de 300 doses da vacina contra o coronavírus. Os detalhes são da secretária de Saúde, JUCELI SOLDÁ. Conforme ela, o maior grupo de pessoas é o de 40 anos, sendo 187 cedrenses. Já o menor é grupo é dos 49 anos com 159 pessoas. A secretária disse aguardar pela chegada de mais doses para contemplar estes grupos. Com o quantitativo atual, JUCELI explicou que a secretaria consegue avançar semanalmente duas faixas etárias, desde que a entrega dos imunizantes não atrase. Ela destacou que a vacinação das pessoas de 47 e 48 anos teve boa procura, principalmente no início da tarde de segunda-feira. Amanhã, a secretaria irá aplicar a primeira injeção no grupo de gestantes, puérperas e lactantes.
A secretária de Saúde, JUCÉLI SOLDÁ destacou que, se houver sobra de doses do grupo prioritário desta quinta-feira, a secretaria estará avançando e chamando as pessoas com 46 anos. Ela relatou que outros municípios como Guaraciaba e Guarujá do Sul já estão adiantados na vacinação. Atualmente Guaraciaba aplica as doses em pessoas com mais de 40 anos. Já o município de Guarujá do Sul, anunciou na última semana a vacinação de pessoas com 35 anos ou mais. Por isso, a secretaria de SJCedro está buscando agilizar o processo de vacinação contra a Covid-19.
Idoso em bicicleta fica ferido em colisão com carro em São Miguel. Um idoso ficou ferido em acidente no início da noite de ontem na Rua Barão do Rio Branco, Bairro Agostini em São Miguel. Ele estava em uma bicicleta e colidiu na lateral de um veículo ao tentar fazer uma conversão sob a via. Ele relatou aos socorristas dores nas costelas e no braço esquerdo. O idoso foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional. A condutora do veículo prestou socorro ao idoso e aguardou a chegada da Polícia Militar para a elaboração do Boletim de Ocorrências.
Munições e entorpecentes são apreendidos no bairro Santa Rita. Na tarde de ontem em razão de investigação da DIC da Polícia Civil, foram cumpridas ordens de busca e apreensão na comunidade conhecida como Bico do Corvo. Com apoio de Policias Civis da DPCAMI, DPCo, Bandeirante e da Operação Hórus, do Tático da Polícia Militar, do Canil Setorial da Polícia Militar, da Rádio Patrulha da Polícia Militar e do Canil da Polícia Rodoviária Federal. As buscas decorrem de diversos conflitos naquela comunidade, inclusive com disparos da arma de fogo. Das diligências, foram apreendidos 42 gramas de maconha, uma grama de cocaína, sete munições calibre .38 SPL e uma munição calibre .22 LR da marca CBC. Duas pessoas foram conduzidas até a delegacia para os procedimentos cabíveis. A ação desencadeada ontem é resultado de uma investigação em que a Polícia Civil apura os crimes de tráfico e posse de arma de fogo e munições.
A Polícia Militar de São Miguel em trabalho de rondas pelo município realizou a abordagem de um veículo Classic. A abordagem ocorreu na Avenida Willy Barth no Bairro São Sebastião por volta das 22 e 15 de ontem. Durante a abordagem foi realizada a identificação do homem e da mulher e em busca veicular foi encontrado 30 caixas de vinho oriundas da Argentina. O homem relatou aos policiais que carregou as caixas de vinho em Dionísio Cerqueira. No total, foram apreendidas 173 garrafas de vinho, somando um valor aproximado de venda no mercado nacional de 51 mil reais. Diante do fato, depois de realizado os procedimentos cabíveis, os envolvidos foram orientados e liberados, mas responderão pelo crime aduaneiro de Descaminho. Já o veículo tanto a carga apreendida ficou à disposição do departamento da Receita Federal de Dionísio Cerqueira.