ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 30 06 2020

-PROGRAMA QUE PERMITE A REDUÇÃO DE JORNADA E SALÁRIO DEVE SER PRORROGADO

-CONTROLADOR GERAL DO ESTADO PEDE EXONERAÇÃO DO GOVERNO MOISÉS

-90% DOS CONTRIBUINTES JÁ ENTREGARAM A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA EM SMO

-MUNICÍPIO FECHA MAIS DE CEM POSTOS DE TRABALHO NO MÊS DE MAIO

-PREFEITO AUTORIZA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE APOIO DO HOSPITAL REGIONAL

-POLÍCIA LOCALIZA HOMEM QUE DIVULGAVA FOTOS INTIMAS DE MORADORAS DA REGIÃO

-HOMEM É PRESO DEPOIS DE FAZER 13 DISPAROS DE ARMA DE FOGO EM VIA PÚBLICA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O Irã emitiu um mandado de prisão contra o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, pelo assassinato do general iraniano QASSEM SOLEIMANI no Iraque, em janeiro de 2020. O promotor de Teerã diz que TRUMP e outras 35 pessoas são acusados de assassinato e terrorismo, e que a Interpol foi instada a ajudar a detê-los. No entanto, a Interpol disse que não levaria em conta o pedido iraniano. O representante especial dos Estados Unidos para o Irã disse que o mandado era uma propaganda que ninguém levaria a sério. SOLEIMANI morreu em um ataque feito por um drone perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, ordenado por TRUMP.

O presidente do governo chavista, NICOLÁS MADURO, ordenou nesta segunda-feira que a embaixadora da União Europeia na Venezuela, ISABEL BRILHANTE PEDROSA, deixe o país em até 72 horas. Segundo o próprio MADURO, a decisão foi tomada após o bloco europeu determinar sanções a aliados do regime, inclusive o deputado LUIS PARRA, chefe do parlamento paralelo venezuelano estabelecido pelo governo chavista. A União Europeia aplicou nesta segunda-feira sanções a 11 aliados de MADURO, que incluem restrição de viagens aos afetados pela medida. O bloco alegou ameaças à democracia e aos direitos humanos na Venezuela.

Técnicos da Argentina começaram nesse fim de semana o controle da nuvem de gafanhotos que está passando pelo país e que se aproxima do Brasil e do Uruguai. De acordo com o último boletim do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar, a nuvem está localizada a 55 quilômetros na cidade de Curuzú Cuatiá, dentro da província de Corriente, e a pouco mais de 100 quilometros do território brasileiro e do uruguaio. No sábado, equipes avaliaram os resultados da pulverização de inseticidas realizadas na tarde do dia anterior e segundo a Confederação Rural da Argentina, que atua em conjunto com o Senasa, essa medida reduziu em 15 por cento a quantidade de insetos que está se afastando do Brasil.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta segunda-feira, com um veto, o projeto de lei aprovado na Câmara e no Senado que prevê a destinação de três bilhões de reais para o setor cultural. O texto foi publicado no "Diário Oficial da União" na madrugada desta terça-feira. O objetivo é ajudar profissionais da área e os espaços que organizam manifestações artísticas que, em razão da pandemia do novo coronavírus, foram obrigados a suspender os trabalhos. O texto aprovado pelo Congresso define ainda que caberá à União repassar, em parcela única, os três bilhões a estados e municípios. Também prevê o pagamento de três parcelas de 600 para os artistas informais, a exemplo do auxílio emergencial pago a trabalhadores informais. O setor emprega mais de cinco milhões de pessoas.

O ministro da Educação, CARLOS ALBERTO DECOTELLI, afirmou nesta segunda-feira que se reuniu com o presidente JAIR BOLSONARO e que, no encontro, BOLSONARO fez questionamentos sobre o currículo dele. Em entrevista na porta do ministério após o encontro com o presidente, DECOTELLI negou que tenha cometido plágio na dissertação do mestrado. Questionado se continuará no cargo, respondeu que sim. Ele foi anunciado na semana passada e, desde então, surgiram três polêmicas: denúncia de plágio na dissertação de mestrado da Fundação Getúlio Vargas; declaração de um título de doutorado na Argentina, que não teria obtido e pós-doutorado na Alemanha, não realizado. BOLSONARO disse ontem que vê 'inadequações' em currículo, mas diz que DECOTELLI tem 'capacidade' para ser ministro.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, BRUNO BIANCO, afirmou nesta segunda-feira que o programa do governo que permite a redução de jornada e salário será prorrogado. De acordo com o secretário, a prorrogação será feita por meio de decreto presidencial. Segundo BIANCO, a proposta é que a suspensão do contrato seja prorrogada por mais dois meses e a redução da jornada por mais um mês. Ele afirmou, no entanto, que os termos da prorrogação ainda estão em estudo. BIANCO afirmou que o benefício de redução de salário e jornada vai ser prorrogado e vai vir por meio de decreto presidencial. Os números do Ministério da Economia mostram que, até a última sexta-feira, mais de 11 milhões e 600 mil trabalhadores estavam no programa.

O governo estadual deverá ter 107 novos funcionários na Secretaria da Fazenda e na Procuradoria Geral do Estado que vão aumentar em três milhões 870 mil reais mensais a folha de pagamento do funcionalismo do Poder Executivo Catarinense. A chamada dos concursados foi autorizada pelo grupo gestor do governo e o ato já se encontra na Gerência de Ingresso e Atos de Pessoal da Secretaria de Administração, mas ainda depende da assinatura do governador CARLOS MOISÉS. Serão 90 novos auditores fiscais na Fazenda e 17 procuradores do Estado, categorias com salários acima dos 30 mil mensais. As contratações são justificadas pelo alto volume de aposentadorias nas duas categorias e acúmulo de trabalho dos atuais servidores efetivos. De acordo com a Secretaria da Fazenda, o último ingresso de auditores na carreira foi há mais de 10 anos.

Desde o início da pandemia do coronavírus, as demissões superaram as contratações em 249 das 295 cidades de Santa Catarina, em balanço para o período entre março e maio. Assim, em 84 por cento dos municípios do Estado, o mercado de trabalho formal tem um contingente menor de trabalhadores em relação ao registrado no final de fevereiro. Em 20 cidades, o corte passou de mil vagas. Em maio, foram fechadas 22 mil e 700 vagas de trabalho. Como Santa Catarina teve boa arrancada no emprego no ano, com abertura de postos de trabalho, o acumulado de 2020 está com 55 mil vagas a menos, impedindo déficit ainda maior com as demissões durante a pandemia.

O Controlador-Geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA, escreveu um ofício em que pede demissão do cargo nesta segunda-feira. Procurado, o governo do Estado diz que a informação ainda não é considerada oficial. Segundo o jornal DIARIO CATARINENSE, FERREIRA negou que tenha assinado o pedido. Ele diz que há um pedido dos servidores para a sua permanência e afirmou que está avaliando. O pedido foi protocolado no sistema interno do governo no começo da noite, com destinatário o governador. Segundo o documento, "os motivos deste pleito são de caráter pessoal". Na última sexta-feira, nove servidores pediram exoneração de cargos de confiança e chefia da CGE, incluindo a controladora-geral adjunto, SIMONE BECKER. As saídas ocorrem em meio à polêmica sobre a falta de ação do órgão no processo de compra dos 200 respiradores que é investigada por uma força-tarefa e uma CPI na Alesc.

A Biblioteca Municipal José de Alencar de São Miguel do Oeste recebeu na última semana uma doação de cerca de 500 livros. A informação é da bibliotecária, LUCILENE FACCIO. Conforme ela, diariamente a equipe recebe diversos materiais dos moradores do município. De acordo com ela, todo material recebido é aproveitado, sendo que parte fica na biblioteca e parte é repassada para outras entidades. Segundo LUCILENE, a conscientização é expressiva por parte da população no quesito de doações de livros.

A Biblioteca Municipal José de Alencar de São Miguel do Oeste possuiu vários gêneros a disposição dos leitores. A afirmação é da bibliotecária, LUCILENE FACCIO. Ela destacou que entre eles o espaço possui livros de literatura de lazer, infantis, livros didáticos, autoajuda, espiritismo, entre outros. Questionada sobre qual livro é o mais procurado nesse momento de pandemia, LUCILENE revelou que os que tratam de autoajuda são os mais retirados pelos leitores, seguido pelos livros de distração. A profissional comentou que a biblioteca é um serviço essencial e muitas pessoas visitam o espaço para realizar leituras ou mesmo doações. LUCILENE disse que a biblioteca atende de segunda a sexta-feira das oito da manhã às seis horas da tarde sem fechar ao meio-dia.

Os ventos que atingiram a região na manhã de hoje provocaram estragos no sistema de abastecimento de água no Assentamento em Linha 21 de Novembro, no interior de São José do Cedro. Segundo o diretor do Semae, JUNIOR KUNZ, três das quatro caixas de água do sistema foram danificadas. Ele explicou que os equipamentos foram instalados em um lugar alto e os ventos acabaram derrubando uma parede, o portão e danificaram as caixas de água. Cerca de 60 famílias são abastecidas por esse sistema e a orientação é que para que os moradores economizem água até que o abastecimento seja restabelecido. As fotos dos estragos causados pelo vento estão no portal da Peperi na internet.

O número de pacientes recuperados de covid-19 em São Miguel do Oeste subiu de 102 para 111 nesta segunda-feira. Ontem, mas nove pessoas que tiveram os testes positivos para doença foram considerados recuperados. São mais nove pessoas, seis mulheres e três homens, que entraram para a lista de curados. Outras três pessoas, dois homens e uma mulher, testaram positivo para o coronavírus no dia de ontem. O número total de casos confirmados é de 125, com 111 recuperados e 14 que ainda estão com o vírus ativo. Todos os casos ativos estão em isolamento domiciliar.

Cerca de 24 mil contribuintes da região extremo-oeste já entregaram a declaração do imposto de renda de 2020. A informação é do agente da Receita Federal, ERNANI WERLANG. Hoje é o última dia para prestar contas dos rendimentos e despesas do ano-base 2019. Ele comentou que cerca de 25 mil e 700 contribuintes devem entregar a declaração de renda neste ano. Só de São Miguel do Oeste são esperadas nove mil e 600 declarações. De acordo com ERNANI, 800 ainda não declararam. Ele disse que as pessoas que deixaram a obrigação para o último dia devem ficar atentas ao prazo e transmitir a declaração, mesmo com alguns dados faltando para evitar a multa em caso de entrega com atraso.

O número de declarações do imposto de renda com problemas ou inconsistências vem reduzindo na região. De acordo com o agente da Receita Federal, ERNANI WERLANG, a quantidade de contribuintes em malha fina é menor em razão do aumento dos controles paralelos para confrontar os dados prestados pelos contribuintes. Ele citou que os problemas mais comuns são despesas médicas em valor muito elevado e sem a devida contrainformação do profissional que prestou o serviço. ERNANI comentou que os mecanismos de controle estão cada vez mais precisos e a possibilidade omitir dados para pagar menos imposto é cada vez menor.

O Rotary Clube São Miguel do Oeste vai empossar a nova diretoria do clube de serviço para o mandato 2020-2021. O atual presidente, MARCELO FIORIO, vai repassar o comando da entidade para o empresário MARCOS SABEDOTT. FIORIO disse que um dos principais projetos do mandato atual e que terá continuidade na nova gestão é a construção da nova casa de apoio para familiares de pacientes do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A posse da nova diretoria do Rotary está marcada para as oito horas da noite e será realizada com todas as medidas de segurança por conta do coronavírus. A cerimônia terá público reduzido e será transmitida ao vivo pelo Facebook do clube de serviço.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou nesta segunda-feira, a Ordem de Serviço para construção do Centro de Apoio para o atendimento de familiares e acompanhantes de pacientes em tratamento no Hospital Regional. Com isso, a empresa que venceu a licitação já pode começar a obra. O ato foi realizado no gabinete do prefeito e contou com a presença de representantes da empresa Macodesc, vencedora da licitação, da Engenharia Municipal e do Rotary Club, que é parceiro do projeto. A previsão é de que a obra fique pronta em oito meses. O centro de apoio vai oferecer suporte e pernoite para os acompanhantes dos pacientes de outras cidades da região que estão internados no Hospital Regional.

O investimento total na obra de edificação do centro de apoio do Hospital Regional será de 758 mil de reais. O Rotary vai colocar 200 mil para auxiliar no custeio deste montante. Outros 350 mil são oriundos do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado MAURICIO ESKUDLARK e 208 mil reais são de recursos próprios do município. Além do valor de parte da obra, a prefeitura também cedeu dois terrenos lado a lado, avaliados em cerca de 300 mil reais. Os imóveis somam cerca de mil metros quadrados e estão localizados na rua Edemar Zanatta, nas proximidades da instituição de saúde. O prédio terá 547 metros quadrados de área construída. O Rotary também irá mobiliar o Centro de Apoio e será responsável pela manutenção e administração do local.

A ação popular que pede a nulidade do TAC firmado entre a prefeitura e o Ministério Público e a pleiteia a desobrigação dos moradores de fazer as calçadas padrão ainda está tramitando na justiça. A informação é do autor da ação e presidente da Associação de Moradores do centro, FRANCISCO METZ. De acordo com ele, a justiça local extinguiu a ação em razão do aditivo que alterou os prazos para a adequação dos passeios públicos. A decisão de primeiro grau foi no sentido de considerar que a fixação de novos prazos faz a ação perder o objeto de discussão. METZ contestou a decisão e ingressou com um recurso que levou o processo para o Tribunal de Justiça. Ele entende que a questão está “sob judice” e, por isso, a prefeitura não deveria cobrar os prazos até uma decisão final da justiça.

A associação dos moradores do centro está recebendo os proprietários de imóveis que ainda não conseguiram adequar ou construir as calçadas dentro das normas de acessibilidade. De acordo com presidente da entidade, FRANCISCO METZ, as pessoas que ainda tem dúvidas sobre essa questão podem procurar a associação que fica no prédio do sindicato dos bancários. METZ voltou a afirmar que o TAC das calçadas só poderia ter sido firmado pelo prefeito com autorização do poder legislativo, o que, segundo ele, não aconteceu. Ele também citou que não existe nenhuma lei que obriga um cidadão a fazer a calçada padrão. Esse dois argumentos fundamentam a ação popular movida por METZ. O processo, que foi extinto em primeiro grau, agora está em grau de recurso no Tribunal de Justiça.

A existência de uma ação popular questionando o TAC e pedindo a desobrigação dos moradores de fazer as calçadas padrão não impede os procedimentos administrativos por parte do município para o cumprimento dos prazos definidos no acordo com o Ministério Público. A explicação é da procuradora do município, BARBARA RODRIGUES. Ela explicou que a decisão que extinguiu a ação popular também suspendeu os efeitos de uma liminar que havia sido concedida a favor do autor da ação, FRANCISCO METZ. BARBARA disse que apesar do efeito suspensivo e devolutivo do recurso, como a decisão de primeiro grau foi pela extinção da ação popular, os procedimentos administrativos para cumprimentos dos prazos fixados no TAC seguem normalmente.

O prazo para a construção ou adequação das calçadas dentro das normas de acessibilidade no centro da cidade termina hoje. A data limite foi definida em um segundo aditivo aoTermo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Município de São Miguel do Oeste e o Ministério Público. Os prazos foram acertados em outubro de 2019. Proprietários de imóveis do centro da cidade tem até hoje para regularizar a situação dos passeios públicos. Para os imóveis dos bairros, o prazo é um pouco maior e vai até o final do ano que vem. Apesar dos pedidos apresentados pelos vereadores, as datas para cumprimento do TAC e adequação das calçadas não foram alteradas.

Os proprietários de imóveis do centro da cidade que não adequarem as calçadas de acordo com as normas de acessibilidade podem ser multados. A procuradora do município, BARBARA RODRIGUES explicou que a multa só será aplicada em último caso. Ela disse que os moradores que não se adequaram dentro do prazo vão responder a um procedimento administrativo. Esses proprietários terão um prazo para se manifestar e poderão, no final desse processo, serem multados em cerca de mil 329 reais, o equivalente a 50 por cento da Unidade Fiscal Municipal que hoje está em torno de dois mil 660 reais. BARBARA reforçou que o objetivo do município não é multar nenhum morador, mas fazer que os passeios sejam construídos para garantir a acessibilidade.

O município de São Miguel do Oeste fechou 103 vagas de trabalho com carteira assinada no mês de maio. Ao todo, foram 290 admissões e 393 demissões no mês passado. Pelo segundo mês consecutivo, a cidade teve mais desligamentos do que contratações. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Economia e estão disponíveis no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. O resultado, apesar de negativo, foi melhor do que no mês anterior. Em abril, foram fechados 159 postos de trabalho formais no município.

O setor de serviços foi que o teve o pior resultado em relação ao saldo entre admissões e demissões com carteira assinada no mês de maio em São Miguel do Oeste. As empresas que prestam serviços tiveram um resultado negativo de 56 postos de trabalho. O comércio teve 50 desligamentos a mais do que o total de trabalhadores contratados no mês passado. A agropecuária também teve um desempenho negativo com seis vagas fechadas. A indústria teve um saldo positivo de seis vagas e a construção civil ainda conseguiu abrir três postos de trabalho. No total, foram 103 demissões a mais do que admissões no mês de maio.

Apesar de demitir mais do que contratar nos meses de abril e maio, São Miguel do Oeste ainda tem um saldo positivo na geração de emprego formal no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. Entre janeiro e maio, a cidade teve duas mil 354 contratações e duas mil 325 demissões, o que dá um saldo de 29 vagas. O melhor resultado está na indústria com 125 postos de trabalho abertos neste ano. O comércio teve o pior desempenho com o fechamento de 151 vagas. A construção civil teve 38 admissões a mais do que total de demissões e o setor de serviços tem um saldo acumulado de 22 vagas. A agropecuária teve um resultado negativo e fechou cinco postos de trabalho entre janeiro e maio.

Um homem foi preso depois de efetuar 13 disparos de arma de fogo em via pública neste final de semana. O fato aconteceu por volta das dez horas da noite na estrada Geral, no acesso à Linha Filomena. A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático foi informada via central regional de emergência que um veículo estaria vindo em direção ao bairro São Gotardo e que o condutor estaria efetuando diversos disparos com arma de fogo. Durante a abordagem policial, o motorista tentou fugir, mas acabou detido. A PM apreendeu uma pistola calibre 40, marca GLOCK com um carregador contendo 15 munições, mais 35 munições em um pote. Os objetos foram apreendidos e o homem foi preso por posse irregular de arma de fogo e munição, disparo de arma de fogo em via pública, embriaguez ao volante e dirigir veículo com a CNH suspensa.

A Polícia Civil de Mondaí localizou, no estado de Mato Grosso, um homem suspeito de invadir dispositivos e divulgar imagens íntimas de mulheres com quem mantinha contato pela internet. De acordo com a investigação, o homem operava com perfil falso na plataforma “Facebook”, fazendo contato com mulheres, acessando e compartilhando arquivos com conteúdo íntimo dessas vítimas. Depois disso, ele fazia ameaças para que as mulheres enviassem imagens e vídeos de conteúdo íntimo. Vítimas residentes na cidade de Mondai acionaram a Polícia Civil e, a partir do rastreio das informações disponibilizadas por essas mulheres foi possível identificar o suspeito, no interior do Estado do Mato Grosso. A Polícia Civil mato-grossense cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pelo Judiciário da Comarca de Mondai e apreendeu computadores e outros dispositivos de informática que serão encaminhados para perícia. A pena prevista para quem divulga fotografias ou vídeos íntimos de alguém, sem consentimento, pode alcançar cinco anos de reclusão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.