Produção do Departamento de Esportes da Rádio Atalaia, apresentação: Nilson Risso.
Quem é fã de futebol deve ter uma virada de ano bem diferente, com jogos entre o Natal e o Ano Novo e também no início de janeiro. O Campeonato Brasileiro terá um calendário modificado por causa da longa paralisação pela pandemia do novo coronavírus. Quem revelou esses planos foi o próprio secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, em entrevista exclusiva ao Estadão. A entidade ainda não sabe quando poderá voltar com as competições, mas tem claro que só vai retomar o calendário após receber autorização do Ministério da Saúde. Segundo Feldman, por enquanto, o trabalho é o de atualizar um protocolo de cuidados médicos, dialogar com clubes e federações e garantir que nenhuma pressão política apresse o retorno das atividades do futebol brasileiro, a exemplo do que ocorreu na retomada da Europa.
A Confederação Sul-Americana de Futebol Conmebol busca inspiração na Alemanha, onde o campeonato nacional reiniciou no dia 16 de maio com estádios fechados ao público, para traçar a volta das principais competições do continente. Representantes da entidade reuniram-se, por videoconferência, com dirigentes da Bundesliga principal liga germânica. O objetivo é conhecer as práticas de segurança adotadas no país europeu para a reativação do futebol. Antes, o secretário-geral adjunto de futebol da Conmebol, Gonzalo Belloso, afirmou que a entidade imagina setembro como mês para uma possível volta da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. A Conmebol quer que as duas competições terminem dentro de campo, mesmo que elas tenham que terminar em 2021.
À espera da definição do calendário, o Inter segue a rotina de trabalhos em meio à pandemia do coronavírus. Na manhã de ontem, o grupo mais uma vez mais, trabalhou exercícios físicos e técnicos no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. Com a distância protocolar respeitada, os colorados começaram o trabalho com exercícios de equilíbrio, com o auxílio de uma bola de pilates. Enquanto um buscava manter-se equilibrados com apenas um pé fixo, o outro simulava passes ao companheiro, com as mãos. Os goleiros, por sua vez, mantiveram a sequência de trabalhos específicos. Entre um exercício e outro, Danilo Fernandes e Marcelo Lomba brincavam com o preparador Daniel Pavan. Hoje, acontece sessão de exercícios no CT Parque Gigante. O clube aguarda as entidades oficializarem as datas para as retomadas da Libertadores e Gauchão, bem como os inícios de Brasileirão e Copa do Brasil.
Como fizeram durante esta semana, os jogadores do Grêmio realizaram treinos físicos, na academia e no campo do CT Luiz Carvalho, na manhã de ontem. Sob orientação do preparador físico Márcio Meira e em três horários distintos, os jogadores dos grupos D, E e F começaram o treino com atividades de força na academia. Após, os seis atletas de cada turma foram para um dos campos do CT e realizaram corridas específicas. Encerraram um plano de trabalho previsto para maio. A partir da próxima semana, a projeção da comissão técnica é inserir atividades feitas pelos atletas em partidas. O novo plano prevê exercícios de mais velocidade, mais movimentação e situações de jogo. Nos últimos dias, o elenco chegou a fazer atividades com bola no gramado, com ênfase em passes, condução de bola e finalização. Como tem sido durante a parada das competições, o elenco folgará no final de semana. A reapresentação está marcada para a manhã de segunda-feira.
O Inter anunciou a renovação de mais um jogador. Mesmo sem jogar há quase um ano, Rodrigo Dourado chegou a um acordo com o clube e firmou contrato com o clube gaúcho até o final de 2022. As partes discutiam há meses e tinham confiança no acordo. O atual vínculo de Dourado com o Inter expirava em dezembro. Ou seja, em primeiro de julho o volante já poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube e deixar o Beira-Rio sem custos. Mas esta nunca foi sua intenção. O volante passou por duas cirurgias no joelho esquerdo realizadas ainda no ano passado. A segunda após ter sido diagnosticado com um edema ósseo. No regresso após o recesso, faz um trabalho de reequilíbrio muscular por ter ficado aproximadamente dois meses sem colocar o pé no chão. Dourado é um dos atletas mais cobiçados do Inter desde 2015, quando cativou Diego Aguirre e ganhou uma vaga de titular. No total, Dourado acumula 223 partidas pelo Inter, com nove gols.
O lateral Caio Henrique deve deixar o Grêmio nos próximos dias e retornar ao Atlético de Madrid, da Espanha. O clube espanhol solicitou o retorno do jogador a pedido do técnico Diego Simeone. O lateral pertence ao clube espanhol e tem contrato de empréstimo com o Tricolor até o final do ano, mas uma cláusula permite ao Atlético solicitar o retorno imediato. Segundo informações, a intenção tanto do Atlético de Madrid quanto de Caio era de cumprir o contrato. Mas a pandemia do novo coronavírus e os prejuízos financeiros aos clubes de futebol pesaram para antecipar o retorno. Para o Grêmio, a medida cai como uma economia em um momento de crise. Se Caio Henrique pouco jogou e vai ser uma perda técnica, também é um salário alto que o Tricolor deixa de pagar. Além disso, as parcelas referentes ao segundo semestre do empréstimo também não são cobradas. A última partida foi no Gre-Nal da Libertadores, no qual foi expulso na confusão generalizada.
Avaí e Figueirense vão poder retomar os treinos presenciais em seus estádios. Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Florianópolis liberou as atividades físicas em campo e em grupo, mas desde que os clubes cumpram os protocolos de saúde ajustados com a secretaria de saúde do município, como manter o distanciamento social e a utilização de máscaras. A decisão que beneficia as equipes com a utilização da Ressacada e do Orlando Scarpelli se dá 16 dias após o veto do prefeito Gean Loureiro. Com isso, o Avaí pode voltar a usar o Centro de Formação de Atletas, localizado anexo à Ressacada. Com o veto inicial, o clube treinava na academia, enquanto os trabalhos com bola eram realizados no estádio Renato Silveira, em Palhoça. O Figueirense já treina habitualmente no Centro de Formação e Treinamentos, que também fica na cidade da região metropolitana de Florianópolis. Agora, o Furacão tem a permissão para trabalhar no Orlando Scarpelli, que fica na parte continental da capital.
O torcedor do Avaí verá os jogadores do elenco com um novo uniforme assim que as competições forem retomadas. Na próxima quinta-feira, 4 de junho, o Leão da Ilha vai lançar a camisa número 1 da temporada 2020 em parceria com a Umbro, a fornecedora de material esportivo do clube azurra. De acordo com o Avaí, o evento de lançamento terá a presença de quatro jogadores: o zagueiro Betão, os volantes Bruno Silva e Ralf e o meia Valdívia. Por causa da pandemia de coronavírus e as orientações para evitar aglomeração, o evento não terá a presença da torcida. Por outro lado, o Avaí apresentou ontem o volante Ralf. Ele chega para reforçar o Avaí na disputa da Série B do Brasileiro. Em um hotel de Florianópolis, o atleta vestiu a camisa 70 e deu as primeiras declarações após ser anunciado pela diretoria, na semana passada. O atleta de 35 anos estava Livre no mercado após não renovar com o Corinthians.
A volta aos treinos presenciais apresentou uma nova realidade ao Juventus de Jaraguá do Sul. O técnico Jorginho avaliou o período atípico, uma vez que o clube tem cumprido os protocolos de saúde exigidos como forma de prevenção à Covid-19, mas assegurou que tudo é questão de adaptação. O grupo passou por testes de Covid-19 e não teve casos detectados. Por isso, os trabalhos presenciais foram retomados no última semana. Desde então, a comissão técnica do Moleque Travesso a parte física para garantir o melhor condicionamento diante da possível retomada do Campeonato Catarinense. Garantido nas quartas de final do Campeonato Catarinense ao terminar a primeira fase na sexta posição, o Juventus ainda não sabe quando irá enfrentar o Figueirense terceiro colocado. O estadual foi paralisado em 16 de março em razão da pandemia.
Os times catarinenses que voltaram com as atividades após liberação do governador Carlos Moisés estão realizando a exigência de testar atletas e demais envolvidos com o futebol. No Figueirense, ninguém entre jogadores, membros da comissão técnica e outros funcionários teve resultado positivo. Os testes rápidos foram realizados na sexta-feira da semana passada em 60 pessoas. Já a Chapecoense voltou aos treinos presenciais na quarta-feira. O clube informou que uma funcionária e a mãe de um funcionário testaram positivo para o coronavírus, mas no elenco e comissão técnica todos os resultados deram negativo. No Brusque o atleta Emerson testou positivo e foi isolado imediatamente. A diretoria vai aguardar o resultado no novo exame para definir quando ele poderá retomar os treinamentos. O Marcílio Dias não deve voltar aos trabalhos no momento. O presidente do clube, Lucas Brunet, acha que não é hora para pensar em futebol enquanto os números de casos e mortes continuam aumentando.
O presidente da Chapecoense, Paulo Magro, confirmou a contratação do atacante Fernandinho. Ele chega emprestado pelo Bahia. O jogador, de 22 anos, estava cedido ao Joinville pelo qual disputava o Campeonato Catarinense. Nesse processo o Régis voltou, porque o Bahia desmontou o time sub-23 e o Fernandinho estava desfazendo o contrato com o Joinville. Com isso, o Bahia emprestou Fernando que já começou os testes físicos. A Chape retornou aos treinos presenciais no CT da Água Amarela na ultima quarta-feira. A chegada de Fernandinho ao clube de Chapecó está ligada à devolução do atacante Régis Tosatti, após a extinção do time de transição do Tricolor com o cancelamento da edição 2020 do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Fernandinho começou nas divisões de base do Sampaio Corrêa e acumula passagens pelo Noroeste, Ponte Preta e Internacional, antes de chegar ao Bahia em 2018.
A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná confirmou nesta semana a liberação para a volta dos treinamentos físicos presenciais dos clubes de futebol profissional com calendário esportivo completo. A exigência é que sejam seguidos todos os protocolos de segurança, higiene e distanciamento social para evitar a proliferação do coronavírus no Estado. Em ofício encaminhado à Federação Paranaense de Futebol, a Secretaria da Saúde deixa claro que a permissão é válida somente para trabalhos físicos da categoria profissional, não valendo para atletas inscritos nas divisões de base dos clubes. Ainda de acordo com o texto, os treinamentos coletivos, em que há um agrupamento de atletas, ainda não tem data para ocorrer. O mesmo vale para a disputa de partidas oficiais, como o retorno do Campeonato Paranaense, que também devem aguardar deliberação posterior da secretaria.
Ás equipes de futsal do Sudoeste do Paraná que disputam a Série Ouro do Campeonato Paranaense e a Liga Futsal Paraná e a Liga Nacional, ainda não definiram a volta dos trabalhos. Serginho Bigode, treinador do Marreco Futsal, afirma que essa parada não é boa pra ninguém. O Marreco começou a temporada no dia 10 de fevereiro, e tudo o que foi feito, principalmente na parte tática, está afetado. O técnico disse que o lado financeiro neste momento é o que menos interessa, e que depois dessa parada, não se sabe o que vai acontecer. O Pato está desde o dia 17 de março sem os trabalhos coletivos. A comissão ficou em Pato Branco, mas alguns atletas foram para suas casas. As equipes esperam que no mês de agosto o futsal volte a jogar as competições.
Em função da Pandemia, a realização do 1º Marmeleiro open de futevolei e vôlei de praia foi suspensa. Em reunião entre os organizadores do evento e o Poder Executivo Municipal, ficou definido que o evento acontece nos meses de outubro e novembro, acreditando que nesta nova data, os problemas com o COVID-19 estarão controlados. A fase municipal do vôlei de praia será de 19 a 22 de outubro. A fase regional do vôlei de praia será realizada entre os dias 23 a 25 de outubro. A fase municipal do futevôlei de 26 a 30 de outubro. E a fase regional do futevôlei acontece de 31 de outubro a 1º de novembro. As duplas já inscritas estão garantidas nesta nova data, mas se alguma dupla ou componente das duplas não puder participar, será possível alterar os participantes ou até mesmo a desistência da sua participação. A arena de jogos montada na Praça central da cidade será mantida para realização do evento nesta nova data.
O Departamento de Esportes de Campo Erê continua com suas atividades paralisadas. A Taça Turim regional de Campo Erê foi paralisada na sexta rodada da 1º fase. A competição tem a participação conta com 57 equipes, sendo 33na categoria livre, 13 no veterano, e 11 no feminino. A expectativa era de encerrar o campeonato que estava na 1º fase no mês de julho, mas agora não se sabe o certo quando a competição vai ter reinicio. Também teve inicio o Campeonato de futebol de campo, com a realização de uma rodada e com a participação de 13 equipes. Foram paralisados ainda os jogos da terceira idade nas modalidades bocha e canastra. E suspensas às atividades da escolinha municipal de futsal. O Ginásio João Teles Padilha também segue fechado para atividades esportivas.
Termina aqui o Show de bola, Nós voltaremos amanhã, tenham uma ótima tarde e até lá.