-MINISTRO DO STF ENCAMINHA PEDIDO PARA OUVIR BOLSONARO EM INQUÉRITO DA PF
-GOVERNADOR ATIVA MAIS DEZ LEITOS DE UTI PARA COVID-19 EM CHAPECÓ
-VEREADORES REJEITAM PROJETO DE REDUÇÃO DOS SALÁRIOS DE POLÍTICOS
-RECEITA MUNICIPAL TEVE QUEDA DE 9 MILHÕES NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE
-MUNICÍPIO CONFIRMA MAIS SEIS CASOS E CHEGA A 60 MORADORES COM COVID-19
-ACIDENTE COM MOTOCICLETA DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA WILLY BARTH
-RAPAZ DE 18 ANOS MORRE EM COLISÃO CONTRA ÁRVORE NA SC 283
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta sexta-feira que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas. Para TRUMP, a OMS foi "pressionada" pela China para dar "direcionamentos errados" ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. O rompimento com a OMS vem em meio a uma série de desentendimentos entre o organismo e os Estados Unidos. Em abril, TRUMP anunciou a suspensão da verba à entidade, mas ainda não havia terminado as relações, como ocorreu nesta sexta.
Os protestos que denunciam a violência policial contra negros se espalharam pelos Estados Unidos, nesta sexta-feira, transformando vários centros urbanos em cenas de guerra. No início da noite, milhares de manifestantes começaram depredações em frente à sede da rede CNN em Atlanta, enquanto outros cercavam a Casa Branca, em Washington. A onda de protestos atingiu pelo menos dez cidades americanas. A causa dos protestos foi a morte de um homem negro por um policial branco. Vídeos mostram a operação em que um policial fica com o joelho no pescoço do homem que teria feito uma compra com uma nota falsa. FLOYD morreu no hospital.
Foi preso nesta sexta-feira, depois de quatro dias de protestos, o policial branco envolvido na morte de um cidadão negro na cidade americana de Minneapolis. DEREK CHAUVIN foi acusado de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Outros três policiais ainda estão sob investigação. Um vídeo revelou que CHAUVIN ajoelhou sobre o pescoço de GEORGE FLOYD por quase nove minutos, apesar das súplicas da vítima e das testemunhas para que parasse. A promotoria afirma que a autópsia preliminar concluiu que FLOYD não morreu por asfixia ou estrangulamento, mas que a ação do policial contribuiu para a morte, já que o homem era cardíaco e hipertenso.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, pediu nesta sexta-feira compreensão e solidariedade para que a retomada da economia, após a crise do coronavírus, seja mais rápida no país. GUEDES fez a declaração pouco depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgar que o Produto Interno Bruto brasileiro caiu um e meio por cento no primeiro trimestre, na comparação com os três últimos meses de 2019. O ministrao acrescentou que, em sua visão, é preciso aperfeiçoar as instituições democráticas neste momento e disse ser "cretino" quem ataca o governo ao invés de ajudar nesse momento de crise.
Os brasileiros aprovados pelo auxílio emergencial de 600 reais que fazem aniversário em janeiro e receberam o primeiro pagamento até 30 de abril podem sacar a partir deste sábado a segunda parcela do benefício. De acordo com a Caixa, o montante já está disponível para dois milhões e 600 mil beneficiários nascidos no primeiro mês do ano. Caso não efetivem o saque neste sábado, os mesmos ainda terão a chance de retirar os valores até o final do calendário, que segue até o dia 13 de junho. O pagamento da segunda parcela para os nascidos em fevereiro começa na segunda-feira. O calendário segue de acordo com o mês de nascimento do beneficiário até o dia 13 de junho.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou nesta sexta-feira Procurador-Geral da República, AUGUSTO ARAS, o pedido feito pela Polícia Federal para ouvir o presidente JAIR BOLSONARO. ARAS será o responsável por decidir se denuncia o presidente ou arquiva o caso em que o ex-ministro SÉRGIO MORO acusa BOLSONARO de tentar interferir na PF. De acordo com MORO, o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril comprova suas acusações contra o presidente. BOLSONARO, no entanto, afirma que as imagens demonstram uma "farsa". Também nesta sexta-feira, a Polícia Federal pediu a CELSO DE MELLO mais 30 dias de prazo para concluir as investigações do inquérito. Até então, uma série de depoimentos já foram tomados por determinação do ministro do STF.
A pandemia de coronavírus está prejudicando o tratamento contra o câncer em Santa Catarina. No Centro de Pesquisas Oncológicas, de Florianópolis, a administração informou que houve queda nas consultas, cirurgias e internações, mas manutenção no número de tratamentos. O número de cirurgias oncológicas caiu 48 por cento na comparação entre março e maio de 2020, período da pandemia de corovonavírus, contra março e maio de 2019. Nos últimos três meses, o Cepon fez 463 cirurgias de câncer, quase metade das 898 que havia feito nesses mesmos meses de 2019. Segundo o Cepon, essa queda nas cirurgias se deve ao contingenciamento de leitos de UTI com vistas a receber pacientes de covid-19.
Santa Catarina tem 32 mil 416 mil famílias em vulnerabilidade, diz pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nos lugares onde essas pessoas vivem faltam, principalmente, serviços públicos como saneamento e lazer. E também falta espaço dentro das casas. As estatísticas atualizadas podem ajudar no combate ao novo coronavírus onde mora a população mais pobre. Pelas contas do Instituto, no topo da lista no estado está Florianópolis, com 11 mil 419 domicílios do tipo. Blumenau vem em segundo lugar, com sete mil 207 casas ou apartamentos em comunidades carentes. O estudo do IBGE também mediu a distância dessas casas em relação a unidades de saúde como postos e hospitais. Quase metade das comunidades tem um hospital a menos de dois quilômetros de distância em Santa Catarina.
O governador CARLOS MOISÉS realizou a ativação de 10 novos leitos de UTI, com a entrega de ventiladores pulmonares no Hospital do Oeste de Chapecó nesta sexta-feira. Com o início da operação, será aberto mais um andar da nova torre do hospital, inaugurada em fevereiro. Na solenidade de ontem, o governador ressaltou que a ativação dos leitos ajudará a salvar vidas em toda a região Oeste, a mais afetada pela pandemia até o momento. O governador MOISÉS também anunciou em sua passagem por Chapecó que a Medida Provisória 228 entrará em vigor a partir de segunda-feira e valerá até 30 de setembro. Trata-se de um instrumento temporário para reequilibrar a remuneração dos profissionais de saúde da rede estadual por conta da nova realidade de trabalho frente à pandemia de Covid-19.
O Peperi Debates deste sábado discutiu as propostas de adiamento das eleições municipais deste ano. O tema tem gerado dividido opiniões. Enquanto algumas pessoas defendem a manutenção do calendário atual, outras querem o adiamento para dezembro ou para o ano que vem. Também tem aqueles que defendem a postergação dos mandatos e unificação das eleições em 2022. O programa deste final de semana reuniu os presidentes do PSL, JOSÉ DRESCH, do PT, MARIA TEREZA CAPRA, do PSD ELIAS ARAUJO e do PP, GILMAR BALDISSERA. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O presidente do Partido Progressista, GILMAR BALDISSERA, defendeu o adiamento da eleição de outubro e unificação dos pleitos no ano de 2022. Ele disse, no Peperi Debates de hoje, que esta é uma oportunidade ímpar de alteração de comportamento social para colocar em pratica uma questão que vem sendo discutida há muito que é a realização de todas as eleições no país na mesma data. GICA afirmou que a unificação do pleito para vereador, prefeito, governador, deputados, senadores e presidente é viável. Ele comentou que o eleitor está preparado e maduro para votar em todos esses cargos e, além disso, a proposta vai resultar em uma economia de muitos bilhões de reais para os cofres públicos. GICA disse que os mandato devem ser prorrogados sem possibilidade de reeleição.
Este é um momento que ninguém quer discutir política e a preocupação do Partido dos Trabalhadores é com a vida das pessoas neste momento difícil da pandemia de coronavírus. A afirmação é da presidente local do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela explicou que o adiamento da eleição vai depender da situação do país e dos municípios nos próximos meses. TEREZA lembrou que não dá para pensar em mudanças radicais neste momento porque isso depende de alterações constitucionais. Ela não concorda com a prorrogação das eleições para 2022 porque o debate nacional vai “engolir” a discussão dos problemas locais na eleição municipal. O mais adequado, segundo a presidente petista, é o adiamento das eleições de outubro para o mês de dezembro, sem prorrogação dos mandatos atuais.
A eleição para o mês de outubro, dentro do calendário atual, já está prejudicada. A posição é do presidente do PSD, ELIAS ARAUJO. Ele disse que os partidos deveriam estar definindo os candidatos e coligações neste momento, mas a proibição de eventos e aglomerações impede qualquer atividade nesse sentido. ELIAS destacou que particularmente defende a unificação das eleições gerais em 2022 por uma questão de economia de recursos. Apesar disso, ele admitiu que essa é a uma possibilidade remota. O mais viável, segundo ELIAS, é a mudança da data da eleição ainda para este ano. Ele comentou que o PSD defende a realização do pleito municipal para novembro ou dezembro.
O presidente do PSL, JOSÉ DRESCH, é a favor da unificação das eleições no país, mas neste momento não há tempo suficiente para implantar essa medida. Ele disse que para que isso aconteça será necessária alterar as leis e a própria Constituição. Segundo DRESCH, o mais viável é a postergação do calendário eleitoral. Ele comentou que o mais sensato neste momento é adiar as eleições municipais para o final do ano. O pensamento do partido é que o pleito deve ser realizado no mês de outubro. O presidente da sigla disse que os partidos sequer vão conseguir realizar as convenções. DRESCH também criticou o fundo eleitoral e disse que o PSD pretende não usar esse recurso público na eleição local. Mesmo assim, ele admitiu que muitos candidatos devem usar o dinheiro para as despesas da campanha eleitoral.
A Câmara de Vereadores de Romelândia rejeitou o projeto de lei que visava a redução salarial de todos os agentes políticos do município. A informação é do vereador do PSDB e um dos defensores dessa ideia, DANILO DA FONSECA. De acordo com ele, o projeto foi discutido por todos os vereadores na última segunda-feira em sessão online. Ele lembrou que o presidente do legislativo, JOÃO ZANROSSO NETO do MDB também havia apresentado um projeto que visava reduzir os salários dos políticos do município. Conforme DANILO, pelo projeto, o próximo prefeito receberia mensalmente 10 mil e 800 reais, enquanto vice-prefeito e vereadores receberiam o valor mensal de mil e 500 reais.
Diante desse projeto de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Romelândia, JOÃO ZANROSSO NETO, foram apresentadas ao menos duas emendas ao texto original. A afirmação é do vereador do PSDB, DANILO DA FONSECA. Ele mesmo apresentou uma das emendas que visava baixar para um salário mínimo o valor recebido pelos vereadores e pelo vice-prefeito. Já o salário de prefeito seria próximo de quatro mil reais mensais. DANILO explicou que primeiramente foram votadas as emendas ao projeto feitas por ele e pelo vereador IVO PIASSON do PT. O parlamentar revelou que ambas foram rejeitadas, sendo que apenas ele e o vereador IVO PIASSON votaram favoráveis às emendas proposta por cada vereador.
Além das emendas, o próprio projeto que visava à redução salarial dos agentes políticos de Romelândia de autoria do presidente JOÃO ZANROSSO NETO foi rejeitado pelos vereadores. O comentário é do vereador do PSDB, DANILO DA FONSECA. Ele disse que essa derrota foi uma grande surpresa. Ele lembrou que na próxima segunda-feira, dia primeiro de junho haverá a segunda votação, porém, já adiantou que em vista da maioria ter votado contra, o projeto provavelmente será rejeitado por praticamente unanimidade. DANILO revelou que diante disso, os valores recebidos pelos agentes políticos não sofrerá a alteração esperada por ele e por parte da população.
Com a rejeição do projeto, os vereadores vão continuar recebendo três mil reais mensais a partir da próxima legislatura. Além disso, o salário de vice-prefeito será de cinco mil e 500 reais, enquanto de prefeito será em torno de 10 mil reais. DANILO DA FONSECA admitiu que todos os vereadores tem o direito de votar como quiserem, porém, lamentou a decisão tomada pelos colegas. O vereador declarou ainda que um município do porte de Romelândia não tem condições de bancar altos custos com a folha de pagamento dessa forma. Ele classificou a rejeição do projeto como uma brincadeira e disse que vai trabalhar para reverter esse quadro ao longo dos próximos anos caso retorne a casa legislativa ou mesmo ao executivo municipal.
Professores da rede municipal de ensino de municípios da região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina irão passar, a partir da próxima segunda-feira, por uma capacitação para utilização da plataforma de educação que irá trabalhar aulas não presenciais. A plataforma será da Google, com domínio de acesso via federação catarinense dos municípios. A medida se dá em meio à pandemia do Coronavírus e a continuidade da suspensão das aulas presenciais. Conforme o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, mais de 500 professores se inscreveram. O curso será ministrado por professores do Senai por meio de webconferência.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realizou, na tarde desta sexta-feira a primeira audiência pública para prestação de contas com transmissão ao vivo pela internet. A reunião foi transmitida na página oficial do Município no Facebook. O foco foram os dados relativos ao primeiro quadrimestre de 2020, e seguem à disposição da população. A audiência pública de prestação de contas é uma obrigação prevista na lei de responsabilidade ficais. Os relatórios foram apresentados pelo secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI, e pelo diretor de Controle Interno, MÁRCIO PICOLLO, e comentados pelo prefeito, WILSON TREVISAN.
A arrecadação da prefeitura de São Miguel do Oeste ficou abaixo do previsto nos quatro primeiros meses do ano. De acordo com os dados divulgados na audiência pública de ontem, a receita corrente líquida do período ficou em, aproximadamente, 41 milhões e 700 mil reais, cerca de nove milhões e meio a menos do que o município estava esperando. O cenário levou a Administração Municipal a rever os investimentos e contingenciar gastos, que chegaram a 35 milhões nestes quatro meses. Até o ano passado, a prefeitura realizava encontros presenciais para a prestação de contas e a audiência virtual de ontem ocorreu em razão da pandemia do coronavoris e a proibição de aglomeração de pessoas.
A transmissão on line com a interação dos moradores pela internet vai ser mantida nas próximas audiências públicas de prestação de contas do quadrimestre. O anúncio é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, esse formato, que foi adotado na audiência de ontem por força das restrições em razão da pandemia do coronavírus, será incorporado ao evento. Ele disse que a transmissão da audiência pública pelo Facebook oficial do município vai continuar mesmo após o final da pandmeia. TREVISAN explicou que o objetivo da medida é aumentar a transparência com as contas públicas e facilitar o acesso das informações para a população.
O número de pessoas que contraíram o coronavírus subiu para 60 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde no final da tarde de ontem, seis novos casos foram confirmados. São quatro mulheres e dois homens que testaram positivo para covid-19. Ontem, foram aplicados 28 testes rápidos da doença em pacientes sintomáticos. Sete pessoas já estão recuperadas e 53 permanecem em isolamento domiciliar. Nenhum paciente está internado em hospital. No total, 578 pessoas já foram testadas no município.
A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu cerca de 200 pacotes de cigarro na SC 161 nesta sexta-feira. A apreensão ocorreu na tarde de ontem em uma fiscalização de rotina em Palma Sola. A guarnição TOR, Tático Ostensivo Rodoviário, da terceira Companhia da Polícia Rodoviária, em conjunto com a Policia Militar de Palma Sola, realizou a abordagem de uma carreta com placas do Rio Grande do Sul, conduzida por um homem de 34 anos. Em revista ao veículo foram localizados 200 pacotes de cigarros com fabricação estrangeira sem os devidos desembaraços aduaneiros. Diante dos fatos a mercadoria foi apreendida e levada para a Polícia Federal.
Um galpão foi completamente destruído em um incêndio na madrugada de hoje no interior do município de Descanso. O fogo atingiu uma estrutura de madeira que fica em uma propriedade rural na linha Alegre. O galpão era utilizado como garagem dos maquinários e depósito de lenha. Os bombeiros foram chamados por volta da meia noite e 30 e quando a guarnição chegou no local, o prédio estava totalmente tomado pelas chamas. Os bombeiros trabalharam para conter as chamas e impedir que outro galpão e a casa da família fossem atingidas. As causas do fogo não foram confirmadas oficialmente.
Um motorista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem no interior do município de Guaraciaba. O condutor de um caminhão Mercedes Benz perdeu o controle da direção em uma curva, saiu da pista e tombou. O acidente aconteceu por volta das três horas da tarde na linha Guataparema. O caminhão estava carregando uma escavadeira que faria um serviço de horasmáquina em uma propriedade rural. O motorista, de 26 anos, ficou preso nas ferragens e precisou ser retirados por populares. Ele foi atendido pelos bombeiros apresentando ferimentos nas pernas e ombro. O rapaz se queixava de dores nas costas e na cabeça. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado ao Hospital São Lucas de Guaraciaba.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu um acidente no final da tarde de ontem na avenida Willy Barth. A colisão envolveu um Peugeot 307 e uma HondaTitan. Os bombeiros foram acionados e atenderam o rapaz que estava conduzindo a moto. Ele teve ferimentos leves e foi conduzido ao Hospital Regional. As causa do acidente não foram confirmadas pela PRF e pela Polícia Militar. As fotos da colisão estão no portal da Peperi na internet.
Um homem morreu em um acidente na madrugada deste sábado na SC 283. Foi uma saída de pista seguida de choque em árvore de um Sandero emplacado em Xaxim. A colisão aconteceu por volta da meia-noite e 30 no município de Caibi. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste, o veículo transitava no sentido Caibí – Riqueza quando ocorreu o acidente. O motorista do carro, um rapaz de 18 anos, morreu na hora. Os danos no veículo foram de grande monta.