O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta sexta-feira que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas. Para TRUMP, a OMS foi "pressionada" pela China para dar "direcionamentos errados" ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. O rompimento com a OMS vem em meio a uma série de desentendimentos entre o organismo e os Estados Unidos. Em abril, TRUMP anunciou a suspensão da verba à entidade, mas ainda não havia terminado as relações, como ocorreu nesta sexta.
Os protestos que denunciam a violência policial contra negros se espalharam pelos Estados Unidos, nesta sexta-feira, transformando vários centros urbanos em cenas de guerra. No início da noite, milhares de manifestantes começaram depredações em frente à sede da rede CNN em Atlanta, enquanto outros cercavam a Casa Branca, em Washington. A onda de protestos atingiu pelo menos dez cidades americanas. A causa dos protestos foi a morte de um homem negro por um policial branco. Vídeos mostram a operação em que um policial fica com o joelho no pescoço do homem que teria feito uma compra com uma nota falsa. FLOYD morreu no hospital.
Foi preso nesta sexta-feira, depois de quatro dias de protestos, o policial branco envolvido na morte de um cidadão negro na cidade americana de Minneapolis. DEREK CHAUVIN foi acusado de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Outros três policiais ainda estão sob investigação. Um vídeo revelou que CHAUVIN ajoelhou sobre o pescoço de GEORGE FLOYD por quase nove minutos, apesar das súplicas da vítima e das testemunhas para que parasse. A promotoria afirma que a autópsia preliminar concluiu que FLOYD não morreu por asfixia ou estrangulamento, mas que a ação do policial contribuiu para a morte, já que o homem era cardíaco e hipertenso.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, pediu nesta sexta-feira compreensão e solidariedade para que a retomada da economia, após a crise do coronavírus, seja mais rápida no país. GUEDES fez a declaração pouco depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgar que o Produto Interno Bruto brasileiro caiu um e meio por cento no primeiro trimestre, na comparação com os três últimos meses de 2019. O ministrao acrescentou que, em sua visão, é preciso aperfeiçoar as instituições democráticas neste momento e disse ser "cretino" quem ataca o governo ao invés de ajudar nesse momento de crise.
Os brasileiros aprovados pelo auxílio emergencial de 600 reais que fazem aniversário em janeiro e receberam o primeiro pagamento até 30 de abril podem sacar a partir deste sábado a segunda parcela do benefício. De acordo com a Caixa, o montante já está disponível para dois milhões e 600 mil beneficiários nascidos no primeiro mês do ano. Caso não efetivem o saque neste sábado, os mesmos ainda terão a chance de retirar os valores até o final do calendário, que segue até o dia 13 de junho. O pagamento da segunda parcela para os nascidos em fevereiro começa na segunda-feira. O calendário segue de acordo com o mês de nascimento do beneficiário até o dia 13 de junho.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou nesta sexta-feira Procurador-Geral da República, AUGUSTO ARAS, o pedido feito pela Polícia Federal para ouvir o presidente JAIR BOLSONARO. ARAS será o responsável por decidir se denuncia o presidente ou arquiva o caso em que o ex-ministro SÉRGIO MORO acusa BOLSONARO de tentar interferir na PF.De acordo com MORO, o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril comprova suas acusações contra o presidente. BOLSONARO, no entanto, afirma que as imagens demonstram uma "farsa". Também nesta sexta-feira, a Polícia Federal pediu a CELSO DE MELLO mais 30 dias de prazo para concluir as investigações do inquérito. Até então, uma série de depoimentos já foram tomados por determinação do ministro do STF.
A pandemia de coronavírus está prejudicando o tratamento contra o câncer em Santa Catarina. No Centro de Pesquisas Oncológicas, de Florianópolis, a administração informou que houve queda nas consultas, cirurgias e internações, mas manutenção no número de tratamentos. O número de cirurgias oncológicas caiu 48 por cento na comparação entre março e maio de 2020, período da pandemia de corovonavírus, contra março e maio de 2019. Nos últimos três meses, o Cepon fez 463 cirurgias de câncer, quase metade das 898 que havia feito nesses mesmos meses de 2019. Segundo o Cepon, essa queda nas cirurgias se deve ao contingenciamento de leitos de UTI com vistas a receber pacientes de covid-19.
Santa Catarina tem 32 mil 416 mil famílias em vulnerabilidade, diz pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nos lugares onde essas pessoas vivem faltam, principalmente, serviços públicos como saneamento e lazer. E também falta espaço dentro das casas. As estatísticas atualizadas podem ajudar no combate ao novo coronavírus onde mora a população mais pobre. Pelas contas do Instituto, no topo da lista no estado está Florianópolis, com 11 mil 419 domicílios do tipo. Blumenau vem em segundo lugar, com sete mil 207 casas ou apartamentos em comunidades carentes. O estudo do IBGE também mediu a distância dessas casas em relação a unidades de saúde como postos e hospitais. Quase metade das comunidades tem um hospital a menos de dois quilômetros de distância em Santa Catarina.
O governador CARLOS MOISÉS realizou a ativação de 10 novos leitos de UTI, com a entrega de ventiladores pulmonares no Hospital do Oeste de Chapecó nesta sexta-feira. Com o início da operação, será aberto mais um andar da nova torre do hospital, inaugurada em fevereiro. Na solenidade de ontem, o governador ressaltou que a ativação dos leitos ajudará a salvar vidas em toda a região Oeste, a mais afetada pela pandemia até o momento. O governador MOISÉS também anunciou em sua passagem por Chapecó que a Medida Provisória 228 entrará em vigor a partir de segunda-feira e valerá até 30 de setembro. Trata-se de um instrumento temporário para reequilibrar a remuneração dos profissionais de saúde da rede estadual por conta da nova realidade de trabalho frente à pandemia de Covid-19.
Capacitação para uso de plataforma de ensino para aulas não presenciais inicia na segunda-feira. Professores da rede municipal de ensino de municípios da região da Ameosc irão passar a capacitação para utilização da plataforma de educação que irá trabalhar aulas não presenciais. A plataforma será do Google, com domínio de acesso via CigaFecam. A medida se dá em meio à pandemia do Coronavírus e a continuidade da suspensão das aulas presenciais. Conforme o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, 506 professores já se inscreveram.
O curso será ministrado por professores do Senai por meio de webconferência. Serão 10 horasaulas, distribuídas ao longo da semana, com assessoria na sua implantação nas redes de ensino. A importância da assessoria da plataforma de educação foi debatida em assembleia de prefeitos da Ameosc e reunião do Colegiado de Educação da Associação, tendo em vista a preocupação dos prefeitos em oferecer aulas que facilitem a aprendizagem na modalidade não presencial.
Região possui 22 agroindústrias com SISB através do Consad. De acordo com administradora do consórcio ELIZETE SIMIONI, a atuação abrange atualmente 30 municípios do três estado do sul e realiza busca constante pela liberação do selo. Lembra que o certificado permite que a empresa possa vender seus produtos de origem animal para todo Brasil. Ela estima que juntas as mais de 20 agroindústrias tenham um leque de 300 tipos de mercadorias fabricadas na maioria das vezes em pequenos municípios. Já no SIM que trata da inspeção municipal, para vendas no âmbito local, são 80 empresas de todos os portes. Existem algumas em processo final.
Administradora percebe um aumento na formalização de empresas familiares que fazem industrialização dos produtos visando agregação de valor. Segundo ela, um problema atualmente está na documentação, pois, os empreendimentos precisam do CNPJ, alvará e outras exigências para saírem da clandestinidade. O segundo passo para buscar os selos está no processo de inspeção que algumas vezes exige ajustes e investimentos tanto na planta, como nos processos de produção.
Com recurso de campanha, Acislo repassa testes rápidos à Fundação Hospitalar. O presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, DENI BOITO, fez a entrega dos primeiros 50 kits de testes rápidos para a Covid-19 à Fundação Hospitalar São Lourenço. O repasse do material é resultado da campanha, feita pela associação na última quinzena de março e primeira de abril, para compra de insumos e equipamentos necessários ao enfrentamento do novo coronavírus. Atendendo a uma demanda técnica da entidade hospitalar, foram repassados 150 kits de teste, totalizando um investimento de 14 mil 850 reais. Desse valor, quatro mil, 950 equivalente a 50 kits, será pago diretamente pelo Sicoob Original
Nos próximos dias deverão chegar também os primeiros equipamentos que foram adquiridos através da campanha. BOITO relata que segundo a equipe técnica do hospital, os testes ajudarão no enfrentamento do vírus, pois o uso dele agiliza os processos e facilita o tratamento. Na prática, também evita a propagação da doença, já que os pacientes diagnosticados são isolados imediatamente.
Estoque de sangue diminui com pandemia do Coronavírus. Os bancos de sangue de todo o Brasil estão diminuindo e os hemocentros da região fazem apelo a sociedade. O hemonúcleo de Pato Branco, que atende também o município de Campo Erê, está com estoque quase vazio. A coordenadora do setor SILVIA ACOSTA diz que é preciso fazer com que a população entenda que as doações não podem parar com a pandemia. Segundo dados do Ministério da Saúde mesmo nesse momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus, pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo.
Consumo de sangue é contínuo. SILVIA, assegura que a doação de sangue é segura, não há riscos para quem doa. Todos os cuidados de higiene e prevenção são tomados durante a coleta. Todos estão orientando e disponibilizando condições para lavagem das mãos, uso de álcool em gel 70 por cento e salas reservadas que evitam aglomeração de pessoas. Além disso, os profissionais estão tendo cuidados redobrados com higienização das áreas, instrumentos e superfícies. Em Campo Erê, o Corpo de Bombeiros está mobilizando militares, agentes de defesa civil e bombeiros comunitários para doarem sangue. Ontem cerca de dez bombeiros doaram sangue no Hemosc em Chapecó.
Com mais seis confirmações, São Miguel do Oeste registra 60 casos de COVID-19. Ontem mais quatro mulheres e dois homens testaram positivo para a doença, elevando o total de casos para 60. Sete pacientes já estão recuperados e 53 permanecem em isolamento domiciliar. No total, 578 pessoas já foram testadas no município. Segundo o Comitê de Crise do Coronavírus, a recomendação principal é para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa e, apresentando sintomas respiratórios intensos, como febre persistente acima de 37,8ºC por mais de 24 horas e falta de ar, busquem atendimento no Centro de Triagem, que fica localizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz em São Miguel do Oeste.
Santiago do Sul confirma primeiro caso de coronavírus. Com mil 389 habitantes, a cidade é a menor de Santa Catarina e, ontem confirmou o primeiro caso de Covid-19. Segundo a prefeitura, o primeiro caso positivo é uma mulher, que não teve a idade informada. Ainda segundo a prefeitura, a mulher está em isolamento domiciliar e segue sendo monitorada.
Polícia Militar Rodoviária recebe etilômetros passivo. Devido ao alto índice de acidentes de trânsito com a embriaguez ao volante, a terceira Companhia da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, recebeu três aparelhos de etilômetro passivo para uso em operações de fiscalização e repressão aos crimes de embriaguez ao volante. Segundo o capitão, DEIBER HAEFILGER, os aparelhos fazem parte das últimas aquisições de equipamentos, armamentos, munições e viaturas que vem sendo realizadas para o melhor aparelhamento da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina.
Novos equipamentos vão beneficiar os Postos de Iporã do Oeste, Bom Jesus e São Lourenço do Oeste. Eles estarão equipados levando maior segurança aos mais de novecentos quilômetros de rodovias estaduais existentes em nosso extremo oeste catarinense. Conforme o capitão, o aparelho dará maior agilidade às abordagens policiais permitindo que todos os motoristas, quando em operação, sejam fiscalizados uma vez que a fiscalização não dura mais que alguns segundos e o motorista sequer precisa descer do veículo.
Com novo etilômetros passivo, motorista por aproximação ou através do sopro em direção ao aparelho, será fiscalizado. Vale lembrar, cita DEIBER, que esses aparelhos já foram utilizados pela Polícia Militar Rodoviária na região em operações (carnaval e Oktoberfest)onde mais de uma centena de condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool. Na época os aparelhos eram emprestados pela Polícia Rodoviária Federal para operações especificas e agora as viaturas passam a dispor desse aparelho nas 24 horas de policiamento.
Colisão traseira na SC-157. O acidente ocorreu por volta das 19 horas de ontem, no Km 12,500 da rodovia no município de Novo Horizonte. Se envolveram uma caminhonete Chevrolet S10 que se evadiu do local do acidente e uma Saveiro emplacada em Cascavel, conduzida por um homem de 44 anos. Não houve feridos, na Saveiro registrado danos de pequena monta.
Homem é atropelado no bairro Cruzeiro em São Lourenço do Oeste. Foi no início da tarde de ontem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o atropelamento aconteceu na esquina entre as ruas Lauro Müller com a Dom Pedro. O homem, que trabalhava realizando a coleta de resíduos, foi atropelado ao atravessar a rua por um veículo Fiat Strada de São Lourenço do Oeste. Ele apresentava ferimentos leves e foi levado para o pronto atendimento.
Polícia apreende 200 pacotes de cigarro em carreta na SC-161. Apreensão ocorreu na tarde de ontem, quando uma equipe da PMRE realizava fiscalização de rotina no KM 13 na SC-161, em Palma Sola. A guarnição TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) da 3º Companhia da Polícia Rodoviária, em conjunto com a Policia Militar de Palma Sola, realizou a abordagem de uma carreta com placas do Rio Grande do Sul, conduzida por um homem de 34 anos. Em revista ao veículo foram localizados 200 pacotes de cigarros com fabricação estrangeira sem os devidos desembaraços aduaneiros. Diante dos fatos a mercadoria foi apreendida.
Homem é preso por ameaçar esposa; ele estava armado na SC-480. Um homem de 24 anos foi preso pela Polícia Militar depois de ser denunciado pela esposa por ameaça. No carro que ele estava, um Celta, a polícia encontrou um revólver calibre 38, marca Taurus, e mais 12 munições intactas, sendo seis na arma e outras seis no coldre. Ele foi detido na rodovia SC-480. Segundo a Polícia Militar, o casal reside em Xanxerê e a mulher contou que decidiu se separar, deslocando-se para São Lourenço do Oeste. Foi ela também que contou que o marido estaria atrás dela, armado e ameaçando-a de morte. O homem foi abordado em seu carro numa barreira policial. O carro estava batido, sendo que o homem contou que teria batido em uma árvore. O veículo foi levado ao pátio de apreensões.
Polícia prende homens por porte, posse e disparo de arma de fogo e receptação de armas furtadas. A Polícia Militar de Campo Erê foi infirmada de que ocupantes de um veículo Golf de cor prata passou pelo Bairro Jardim Esperança e efetuaram um disparo de arma de fogo. A guarnição localizou o carro próximo ao trevo de saída para o Estado do Paraná. O condutor não acatou a ordem de parada e empreendeu fuga sentido a cidade de MarmeleiroPR. Durante a fuga, foi jogada uma arma pela janela do veículo. Cerca de dois quilômetros de perseguição a PM, logrou êxito na abordagem. Em revista, localizaram no banco do motorista duas munições calibre .44 e mais um cartucho deflagrado.
O Golf era ocupado por dois homens. Um deles, confessou que fez um disparo de arma de fogo momentos antes no Bairro Jardim Esperança, e dispensou a arma no momento da fuga. A arma foi localizada e identificada como sendo uma espingarda calibre .36 registrada em nome de outra pessoa, que horas antes registou um boletim de ocorrência de furto de quatro armas de fogo. O homem disse ainda aos policiais que em sua residência havia outra arma, e que também havia participado do furto com mais um comparsa. Em diligências nas casas dos envolvidos, as demais armas foram encontradas. As armas e munições foram apreendidas e os autores do fato presos em flagrante.
O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.