ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 30 04 2024

-DESEMPREGO SOBE PARA 7,9 POR CENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

-MENOS DE 30% DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS DE SC TÊM CARTEIRA ASSINADA

-FIESC VAI DESCENTRALIZAR PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES DAS INDÚSTRIAS

-SUPERVISORA DE EDUCAÇAO CONFIRMA DESCONTO DOS DIAS DE GREVE NA FOLHA DOS PROFESSORES

-MP RECOMENDA QUE PREFEITO NÃO APLIQUE LEIS QUE ALTERARAM O PLANO DIRETOR

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA FRONTEIRA

-CICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA CARRO NA SC 163

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.

O parlamento europeu aprovou na última semana uma lei que obriga companhias de todos os setores da economia que fazem negócios com a União Europeia a verificação de suas cadeias de valor. A lei engloba desde a extração da matéria-prima à distribuição, venda e marketing do produto ou serviço final, e implica na necessidade de adoção de indicadores ambientais, sociais e de governança, sobretudo no que diz respeito a violações de direitos humanos e do meio ambiente. As empresas que tiverem mais de mil funcionários e faturamento global acima de 450 milhões de euros precisarão auditar suas fornecedoras, por exemplo, sobre prática de desmatamento ilegal e implicações sobre perda de biodiversidade, trabalho análogo à escravidão e trabalho infantil.

Um acidente de ônibus nas montanhas andinas do norte do Peru matou 25 pessoas e feriu ao menos outra 13. A informação é de autoridades locais. O ônibus estava indo para a cidade de Sorochuco na noite de domingo, quando virou e caiu em uma encosta em um rio. A mídia local informou que o ônibus estava viajando da cidade vizinha de Celendin, que anunciou três dias de luto em um comunicado compartilhado pelo governo local. Os acidentes são relativamente comuns ao longo das estradas precárias do Peru. Em janeiro do ano passado, um ônibus caiu de um penhasco matando 24 pessoas. Em setembro de 2023, outro acidente deixou mais de 20 mortos.

O Equador disse na segunda-feira que está processando o México na Corte Internacional de Justiça, pedindo ao tribunal da ONU, conhecido como Tribunal Mundial, reconheça que a decisão do México de conceder asilo ao ex-vice-presidente equatoriano JORGE GLAS era ilegal. O governo do México questionou por que o Equador esperou semanas para abrir o processo. JORGE GLASS foi duas vezes condenado por corrupção e agora enfrenta novas acusações. Ele foi preso em 5 de abril após uma operação armada da polícia equatoriana na embaixada do México em Quito. Ele morava lá desde dezembro como hóspede e recebeu status de asilo pouco antes da operação.

A taxa de desemprego no Brasil foi de sete vírgula nove por cento no trimestre encerrado em março, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em dezembro, houve alta de meio ponto percentual na desocupação, que era de sete vírgula quatro. No mesmo trimestre de 2023, a taxa era de oito virgula oito. Mesmo com a alta, o resultado do primeiro trimestre é o melhor para o período desde 2014. Com os resultados, o número absoluto de desocupados cresceu seis virgula sete por cento contra o trimestre anterior, atingindo oito milhões e 600 mil pessoas. Na comparação anual, o recuo é de oito virgula seis por cento.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado se reúne nesta terça-feira para votar projeto que determina a volta da cobrança do DPVAT, o seguro para cobrir indenizações a vítimas de acidentes de trânsito. O pagamento, que ocorrerá uma vez ao ano, será obrigatório para os donos de carros e motos. O valor da taxa ainda não foi definido. O presidente da Casa, RODRIGO PACHECO não decidiu se a proposta será votada pelo plenário no mesmo dia. Após concluída a votação no Congresso, se os senadores não mudarem o conteúdo, o texto vai para a sanção do presidente LULA. A cobrança do DPVAT foi extinta durante o governo do ex-presidente JAIR BOLSONARO.

O Senado vota nesta terça-feira o projeto de lei que reconfigura as regras do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse. Criado na pandemia, o Perse concede benefícios fiscais para empresas do setor e permite a renegociação de dívidas com descontos para empresas da área. Quando passou pela análise da Câmara, na semana passada, os deputados restringiram os beneficiados do programa e aprovaram um limite de gastos de 15 bilhões de reais com as isenções fiscais até 2026. Em meio às discussões, a relatora do projeto no Senado, DANIELLA RIBEIRO estuda permitir a correção pela inflação dos 15 bilhões de reais nominais previstos à iniciativa.

Dados divulgados pela Secretaria do Estado de Saúde nesta segunda-feira mostram que a cobertura vacinal contra a dengue em Santa Catarina chegou a apenas 24 vírgula 19 por cento do público-alvo, que é de 148 mil 314 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90 por cento do público. A vacina está sendo aplicada em municípios das regiões Nordeste e Grande Florianópolis. Na região Nordeste, que foi a primeira a receber o lote de imunizantes, em 24 de fevereiro, a cobertura vacinal é de 31 por cento até agora. Já na Grande Florianópolis, que começou a vacinar em 8 de abril, 16 por cento do público está vacinado até o momento.

Apenas cerca de 45 mil trabalhadores domésticos de Santa Catarina têm carteira de trabalho assinada, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua trimestral do IBGE. Este número representa 27 virgula quatro por cento das mais de 164 mil pessoas cujo principal emprego é doméstico. Conforme dados divulgados pelo Diese, em 2022, 91 por cento dos trabalhadores domésticos eram mulheres, e 67 por cento eram negras. Durante 2023, o número total de trabalhadores domésticos em Santa Catarina teve um leve aumento: de 153 mil pessoas no primeiro trimestre, o número foi para 164 mil nos últimos três meses do ano. A porcentagem de empregados com carteira assinada teve uma leve redução, de 46 mil para 45 mil.

O procurador-geral do Estado, MÁRCIO VICARI, afirmou nesta segunda-feira que o desconto dos dias de paralisação de servidores públicos que participem de greves é juridicamente legal, e que não há impedimento para que o governo tome a medida em relação aos professores que integram a paralisação da categoria. Segundo ele, o assunto já foi debatido em processos que tramitaram no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e no Supremo Tribunal Federal. A coordenação estadual do Sinte afirmou ontem que está ciente das ameaças que a categoria está sofrendo e frisou que o direito de greve é constitucional. Hoje, o sindicato está promovendo uma mobilizações com professores de todo o estado em Florianópolis.

O Município de Guaraciaba foi contemplado com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, ficando em Segundo Lugar na Categoria Empreendedorismo Rural. O evento aconteceu na cidade de Florianópolis, onde foram reconhecidas e premiadas 30 iniciativas, com destaque para os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada uma das 10 categorias. O destaque do Prêmio Prefeitura Empreendedora foi para o Programa Meu Crédito, que teve início em 2021, com a finalidade de incentivar à atividade agropecuária mediante a concessão de incentivos pela expedição de Nota de Produtor Rural aos agricultores que tenham registro de bloco de produtor rural no Município de Guaraciaba.

O município de Descanso aderiu à campanha “Penso, logo destino” para recolhimento de resíduos recicláveis. O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos descartados de forma irregular e promover a preservação do meio ambiente. A campanha, realizada em todo o estado de Santa Catarina pelo Instituto do Meio Ambiente e pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Conder, busca recolher materiais recicláveis conforme a Lei da Logística Reversa. Entre os dias seis e 10 de maio serão coletadas lâmpadas, pilhas e baterias - exceto baterias automotivas - e eletroeletrônicos, com exceção de geladeiras e condicionadores de ar. Os pontos de coleta serão colocados na Secretaria de Agricultura, Epagri e Parque de Máquinas.

Um apagão de cerca de 20 minutos atingiu o centro da cidade e alguns bairros, como São Gotardo e Andreatta, na manhã desta terça-feira em São Miguel do Oeste. O queda de luz aconteceu por volta das 10 e 45. A Celesc informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi provocado por um objeto estranho que atingiu a rede na Willy Barth. O incidente provocou o desligamento da rede. O fornecimento de energia foi reestabelecido logo depois das 11 horas da manhã.

Os proprietários de imóveis urbanos de Belmonte têm hoje para quitar o IPTU 2024 com desconto de 20 por cento. Conforme a Secretária Municipal de Administração ROSANGELA PELISSARI, os moradores podem emitir a guia de pagamento do IPTU, informando o CPF ou CNPJ, no site da prefeitura em belmonte.sc.gov.br ou diretamente no Setor de Tributos durante o horário de expediente. Ela frisou que o pagamento em cota única pode ser realizado em qualquer agência bancária, lotéricas ou através de código pix pelo sistema. A Secretária Municipal de Administração de Belmonte frisa que os proprietários de imóveis que optarem pelo pagamento de forma parcelada, os vencimentos serão nos dias 17 de junho e 15 de julho.

A Fiesc está promovendo a descentralização do programa Academia Fiesc. A informação é do gerente executivo do SESI, SENAI e IEL para a região, JARDEL CARMINATTI. Ele esteve no Peperi Entrevista desta segunda-feira e explicou que o Academia Fiesc foi lançado durante a pandeiam com o objetivo de levar cursos e qualificação para os gestores das indústrias do estado. Além de um espaço físico na federação das indústrias, o programa também conta com uma plataforma digital, o portal academiadenegocios.fiesc.com.br, que visa fortalecer o vínculo com os profissionais do setor. Agora, de acordo com JARDEL, a Fiesc pretende levar essa estrutura para as regiões.

Um dos objetivos da fiesc para este ano é levar as ações do Academia Fies para os munícios do interior. A explicação é do gerente executivo do SESI, SENAI e IEL para a região, JARDEL CARMINATTI. Ele disse que a intenção é ofertar cursos nas vice-presidências regionais da Fiesc, como Chapeco e São Miguel do Oeste. Para o segundo semestre deste ano, por exemplo, estão confirmados dois cursos: um sobre sucessão nas empresas familiares e outro do Programa Integrado de Reinvenção da Indústria, o PRIORE. Este programa, que foi recentemente reformulado, visa apoiar as empresas na adoção de práticas inovadoras e na busca por negócios sustentáveis.

O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL para a região, JARDEL CARMINATTI, também disse, no Peperi Entrevista desta segunda-feira, que o Academia Fiesc tem o objetivo de abordar temas diretamente ligados a gestão das indústrias. Ele explicou que a descentralização das ações vai facilitar a participação dos empresários das regiões oeste e extremo-oeste. CARMINATTI reforçou que o Academia Fiesc é voltado para o aprimoramento dos gestores das indústrias.

O Ministério Público de São Miguel do Oeste emitiu uma recomendação para que o prefeito WILSON TREVISAN promova a adoção de medidas para a NÃO aplicação de três leis aprovadas pela Câmara de vereadores. De acordo com o promotor de Justiça, MARCIANO VILLA, as leis 158, 162 e 164, que alteraram o plano diretor, a lei do perímetro urbano e a lei de parcelamento do solo foram aprovadas sem a participação popular. Na recomendação, o promotor pede que o município se manifeste, em até 15 dias, sobre o acatamento da orientação e comprove as medidas que foram adotadas para evitar a aplicação das leis citadas. A falta de resposta pode, segundo o MP, resultar em ações judiciais na esfera criminal e na área da moralidade administração.

Caso o município aplique as leis aprovadas pelos vereadores e que alteraram o plano diretor, o Ministério Público pode promover Ação Direta de Inconstitucionalidade contra essas leis. Na recomendação emitida no dia 19 deste mês, o promotor MARCIANO VILLA cita que as alterações do Plano Diretor devem ser precedidas de audiências públicas com a participação da população, além de garantir a publicidade e o acesso de qualquer pessoa aos documentos e informações. Além disso, a revisão de qualquer parte do Plano Diretor deve garantir a participação popular. A recomendação para que o município não aplique as leis aprovadas na câmara é resultado de um inquérito civil instaurado a partir de uma denuncia encaminhada ao MP pelo Conselho Municipal de Planejamento.

A administração de São Miguel do Oeste vai cumprir as recomendações do Ministério Público para não aplicar as leis 158, 162 e 164 que alteram o plano diretor de São Miguel do Oeste. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. O prefeito vetou duas das três leis citadas na recomendação da promotoria de Justiça. Na época, o prefeito sancionou a lei que expandiu o perímetro urbano de São Miguel. As outras duas leis foram vetadas e os dois vetos foram apreciados e derrubados pela câmara de vereadores. Com a derrubada dos vetos, as leis foram promulgadas pelo presidente do legislativo, PAULO DRUMM. O prefeito reforçou que vai seguir a recomendação do Ministério Público e não aplicar as lei citadas na recomendação.

O Secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMER, vai participar da sessão da câmara de vereadores desta sexta-feira para explicar o posicionamento da Administração em relação a recomendação do Ministério Público. Em nota, a administração informou que o promotor de justiça responsável pela recomendação também foi convidado a acompanhar a sessão. Até o final desta semana, o Município responderá formalmente ao órgão. O prefeito WILSON TREVISAN destacou ainda que tanto estes quanto outros pontos da legislação municipal estão em discussão durante o processo de revisão do Plano Diretor e serão abordados de forma aberta com a população. Ele disse que o município fará audiências públicas para discutir as possíveis alterações no Plano Diretor.

O presidente da Câmara de Vereadores, PAULO DRUMM, disse na manhã de hoje que as leis contestadas pelo Ministério Público foram aprovadas dentro da legalidade. Ele explicou que a lei 158, que alterou partes da Lei do Perímetro Urbano, foi discutida em audiência pública. No entendimento de DRUMM, as outras duas leis, que alteram trechos do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento do Solo, não precisariam passar por audiência pública. Ele reforçou que essas explicações, com as documentações relativas, foram encaminhadas ao Ministério Público. O presidente da câmara afirmou que o MP está agindo seletivamente, já que desde 2011 foram criadas 53 leis que alteraram o Plano Diretor sem que a realização de audiências públicas por parte do Executivo. Ele questionou porque só as três leis aprovadas no ano passado foram objeto da recomendação do MP.

O governo do estado vai descontar os dias de greve da folha de pagamento dos professores. A informação é da supervisora da coordenadoria de educação, ROSANGELA FIAMETTI. De acordo com ela, a coordenadoria vai seguir o que foi determinado pelo governador JORGINHO MELLO e lançar as faltas dos professores no sistema. Com isso, os dias parados serão descontados no salário dos grevistas. Além disso, os professores ACTs que não retornarem para a sala de aula terão os contratos suspensos e o Estado vai abrir o processo para a contratação de outros professores temporários para essas vagas. ROSANGELA disse que a coordenadoria está conversando com os professores grevistas e informando que esse será o procedimento a partir de agora.

A adesão à greve dos professores é de 27 por cento nas escolas da coordenadoria de educação de São Miguel do Oeste. A informação é da supervisora de educação, ROSANGELA FIAMETTI. Ela disse que apenas duas escolas tem adesão de 100 por cento que são as escolas Brasinha Dias de Belmonte e a Nereu de Oliveira Ramos de Guaraciaba. As demais unidades estão organizando atividades para os períodos em que os professores estão em greve. ROSANGELA disse que o governo já atendeu vários pedidos dos professores, como a hora atividade, o reajuste do vale alimentação e o concurso do magistério que deve ter o edital lançado em junho. Sobre a descompactação da tabela salarial, ela disse que o governo está analisando o impacto financeiro e quer negociar com o Sinte uma forma de atender esse pedido.

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para socorrer o motorista de uma carreta que tombou na SC 160. O acidente aconteceu ontem a tarde na Linha Santa Rita, entre Campo Ere e Saltinho. O motorista de um caminhão com placa de Francisco Beltrão saiu da pista e colidiu contra o anteparo da pista. A carga que estava acondicionadas em palets se soltou e atingiu a cabine do veículo. O condutor de 33 anos se jogou para fora da cabine antes da colisão. Ele sofreu fratura na perna e ferimento no crânio com leve afundamento. O homem relatou para os socorristas que ao perceber falha mecânica no caminhão, pulou da cabine. Ele foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Um homem foi preso, nesta segunda-feira, por embriaguez ao volante e desacato em São Miguel do Oeste. Por volta das sete horas da noite, uma guarnição da PM avistou um Palio invadindo a pista contrária na rua Florianópolis. Os policiais tentaram abordar o carro, mas o motorista não parou e segui transitando em zigue-e-zague por cerca de um quilômetro. Quando os policiais conseguiram fazer a abordagem, o condutor estava em visível estado de embriagues. A PM encontrou uma pedra de crack no veículo. O homem se recusou a fazer o teste do bafômetro, foi preso e levado para a Delegacia. Segundo a PM, durante a realização dos procedimentos o homem desacatou os policiais, sendo necessário o uso da força para contê-lo.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira prendeu, nesta segunda-feira, um homem de 37 anos suspeito de tentativa de homicídio. O crime aconteceu na última quinta-feira no interior do município. Segundo a Polícia Civil após uma breve discussão, o autor de 37 anos efetuou um disparo de arma de fogo contra a vítima de 24 anos. O homem ferido foi levado ao hospital da cidade e, em razão da gravidade do ferimento, foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A Polícia Civil iniciou as investigações e chegou ao nome do suspeito. Após manter contato com familiares do autor, o Advogado confirmou que iria leva-lo até a delegacia. O suspeito se apresentou ontem e foi preso preventivamente. O procedimento policial deve ser concluído até o final de semana e será encaminhando ao Poder Judiciário.

Uma ciclista ficou gravemente ferida em uma colisão com um Fox nesta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta do meio-dia na SC 163, proximidades do Cetresmo, entre São Miguel do Oeste e Descanso. Quando o SAMU e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local, a vítima estava deitada na via, em estado grave. Ela foi imobilizada e colocada na ambulância do SAMU, onde recebeu os primeiros socorros e a entubação. Em seguida, ela foi encaminhada inconsciente ao Hospital Regional. O trânsito foi controlado pelos bombeiros até a chegada da Polícia Militar Rodoviária.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.