ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-04-2022 Sábado

-GOVERNO DEVE ABRIR MÃO DE 23 BILHÕES COM CORTE DE IPI NESTE ANO

-NÚMERO DE MORTES POR DENGUE EM SC AUMENTA 44 POR CENTO EM UMA SEMANA

-SINTRAF DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

-COMISSÃO SE MOBILIZA PARA PLEITEAR AMPLIAÇÃO DO ASFALTO DA FRONTEIRA

-ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DESCANSO PARTICIPAM DE CURSO DE ROBÓTICA

-SÃO JOÃO DO OESTE COMEMORA DOMINGO, A SEPTUAGÉSIMA ERNTEDANKFEST

-MAIS DE 50 CONDUTORES SÃO FLAGRADOS COMETENDO INFRAÇÕES DURANTE OPERAÇÃO

-MOTORISTA RECUSA TESTE DO BAFÔMETRO APÓS COLIDIR EM CARRO ESTACIONADO


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O Ministério das Relações Exteriores da China acusou a Otan nesta quinta-feira de "bagunçar" a Europa e provocar conflitos na região da Ásia-Pacífico, depois que a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido disse à China que deveria “jogar de acordo com as regras”. Segundo o jornal inglês "The Guardian", uma recente cúpula entre China-União Europeia foi tensa, pois os representantes chineses rejeitaram a pressão dos colegas europeus para ajudar a acabar com a guerra. Antes disso, a chanceler britânica LIS TRUSS havia dito à mídia australiana que não descarta que a China use a invasão da Rússia como uma oportunidade para lançar seu próprio ato de agressão.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte está pronta para apoiar a Ucrânia durante anos na guerra contra a Rússia, inclusive ajudando Kiev a substituir antigas armas da era soviética, por modernos equipamentos militares ocidentais. A afirmação foi feita pelo secretário-geral da aliança militar, JENS STOLTENBERG. Ele deu a declaração após o Kremlin afirmar que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia, incluindo armamentos pesados, representa uma ameaça à segurança do continente europeu e "provoca instabilidade". O chefe da Otan disse que o Ocidente continuará pressionando ao máximo o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, para encerrar a invasão da Ucrânia.

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho divulgado nesta sexta-feira aponta que a pandemia da Covid-19 teve consequências "dramáticas" para os trabalhadores nos países menos desenvolvidos. A OIT citou que esses estados, predominantemente africanos e asiáticos, são caracterizados por baixos níveis de renda e por alta vulnerabilidade econômica e ambiental. Neles, por conta da pandemia, a taxa de emprego caiu dois vírgula seis pontos percentuais entre 2019 e 2020, chegando a 61 por cento dos trabalhadores em tempo integral entre a população em idade ativa. Nos países desenvolvidos, a taxa de emprego, já em patamar mais baixo, caiu de forma bem menos acentuada: menos de dois por cento, chegando a 55 por cento.


A seguir:

-GOVERNO DEVE ABRIR MÃO DE 23 BILHÕES COM CORTE DE IPI NESTE ANO


Cerca de três milhões e 200 mil trabalhadores nascidos em fevereiro já podem, a partir deste sábado, sacar até mil reais de suas contas do FGTS. Cerca de dois bilhões e 200 milhões foram disponibilizados pelo governo federal nesta etapa, de um total de 30 bilhões direcionados ao saque extraordinário. A partir dessa data, eles têm até dia 15 de dezembro para movimentar o valor. Os recursos não sacados serão retornados ao FGTS. As liberações seguem o calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal.Cerca de três milhões e 900 mil trabalhadores nascidos em janeiro tiveram, na última quarta-feira, o valor liberado. Os nascidos em janeiro representam o maior contingente do saque extraordinário, que segue até o dia 15 de junho.

A conta de luz continuará sem cobrança extra em maio, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica nesta sexta-feira. A Aneel manteve acionada a bandeira tarifária verde, que não acrescenta custos à conta de luz com base no consumo de energia no mês. Até 15 de abril, os consumidores vinham pagando um adicional de 14 reais e 20 centavos por 100 quilowatt-hora consumidos no mês, porque estava em vigor a bandeira de escassez hídrica. No início de abril, o presidente JAIR BOLSONARO e o Ministério de Minas e Energia haviam anunciado que o fim do acionamento da bandeira de escassez hídrica seria antecipado para 16 de abril.

O Ministério da Economia estimou nesta sexta-feira que as duas reduções do Imposto Sobre Produtos Industrializados anunciadas neste ano representarão, juntas, uma perda de 23 bilhões e 400 milhões de reais na arrecadação federal deste ano. Em fevereiro, o governo anunciou uma redução de 25 por cento nas alíquotas do imposto. Nesta sexta, o patamar subiu para 35 por cento, mas essa ampliação não inclui a maioria dos produtos que também são produzidos na Zona Franca de Manaus. O governo também estimou a renúncia de arrecadação para os três anos seguintes: 27 bilhões e 400 milhões em 2023, 29 bilhões e 300 milhões em 2024 e 32 bilhões em 2025.


A seguir:

-NÚMERO DE MORTES POR DENGUE EM SC AUMENTA 44 POR CENTO EM UMA SEMANA


O nome do novo secretário estadual de Educação foi publicado no Diário Oficial do Estado na noite da última quinta-feira. VITOR BALTHAZAR, que ocupava o cargo de secretário adjunto, assumiu o comando da pasta. A nova secretária adjunta é MARIA TEREZA PAULO HERMES COBRA, ex-diretora de Ensino da pasta. As mudanças na Secretaria da Educação ocorrem um mês após LUIZ FERNANDO VAMPIRO deixar o cargo de secretário e voltar a exercer seu mandato como deputado estadual. A dupla realizará a gestão de uma rede de ensino composta por mil e 54 unidades escolares e aproximadamente 540 mil estudantes matriculados. O novo secretário tem 18 anos de experiência e atuação profissional na educação pública, com trajetória em diversos níveis.

Santa Catarina registrou novo salto no número de mortes em decorrência da dengue. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, até quarta-feira, 23 pessoas morreram em decorrência da doença no Estado, um aumento de 43 vírgula 75 por cento em relação a semana passada. Conforme o Informe Semanal da Dengue, divulgado pela diretoria nesta sexta-feira, as mortes foram registradas em 14 municípios. Além disso, das 23 mortes, apenas em uma a contaminação foi importada, ou seja, não ocorreu em Santa Catarina. Já os demais casos, todos são autóctones. Ainda segundo a Dive, 11 mortes estão em investigação, por suspeita de contaminação por dengue, entre elas, dois casos na região: Guaraciaba e Palmitos.

Um novo serviço às mulheres vítimas de violência doméstica passou a ser oferecido pela Polícia Civil de Santa Catarina: a possibilidade de solicitar a medida protetiva de urgência de forma online. A novidade integra a nova versão da Delegacia de Polícia Virtual da PCSC, sem a necessidade de ir até uma estrutura física da instituição. A nova ferramenta faz parte de uma remodelação da Delegacia Virtual. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, MARCOS FLÁVIO GHIZONI JÚNIOR, a disponibilidade da solicitação de medida protetiva de urgência pela internet traz agilidade no atendimento aos casos que demandam proteção imediata das vítimas. Com a iniciativa, assim que chegar o pedido pela delegacia virtual, um delegado da Polícia Civil dará ciência do pedido ao Judiciário.


A seguir:

-SINTRAF DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

-COMISSÃO SE MOBILIZA PARA PLEITEAR AMPLIAÇÃO DO ASFALTO DA FRONTEIRA

-ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DESCANSO REALIZAM CURSO DE ROBÓTICA

-SÃO JOÃO DO OESTE COMEMORA DOMINGO, A SEPTUAGÉSIMA ERNTEDANKFEST

-TUNÁPOLIS REALIZA TRABALHOS COM O GRUPO DE GESTANTES


A Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Tunápolis realizou no decorrer do mês de abril, um trabalho com o grupo de gestantes. A atividade multiprofissional tem o intuito de orientar as gestantes quanto ao desenvolvimento da gestação, alterações fisiológicas e intercorrências que podem acontecer durante a gestação e os cuidados relativos ao pós parto e com o recém-nascido. O grupo contou também com a participação do Corpo de Bombeiros, que repassou importantes informações referentes aos primeiros socorros em caso de engasgamento do recém-nascido e acidentes domésticos comuns nos primeiros anos da criança. O encontro teve participação também da APAE, que apresentou o projeto de prevenção de deficiências. Conforme a Secretária ROSELI BONAVIGO, esses encontros são gratificantes para os profissionais, pois proporcionam uma troca de experiências entre as futuras mamães, mediadas pelo conhecimento de cada profissional. Para finalizar o ciclo de atividades do grupo, está previsto um encontro no dia quatro de maio, às 19 horas, com os futuros papais, abordando diversos temas referentes a gestação e a chegada do bebê.

Alunos do ensino fundamental de Descanso realizam curso de robótica. De acordo com a instrutora do curso do Sesi/Senai, ADRIANA FRITZEN, a atividade é realizada todas as terças-feiras no contra turno escolar e tem o objetivo de proporcionar conhecimentos e desenvolver competências fundamentais para o momento vivido nos dias atuais, em meio a avanços tecnológicos cada vez maiores. Ela frisa que no curso os alunos têm acesso a conceitos de engenharia, física, matemática e design e desenvolvem projetos a partir de temas relacionados a tecnologia e robótica, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe, a fluência tecnológica e a elaboração de propostas e soluções para questões de interesse da sociedade e da indústria. A instrutora do Sesi/Senai, ADRIANA FRITZEN, destaca que a atividade está sendo oferecida através de uma parceria com a Secretaria de Educação de Descanso, onde estão sendo atendidas duas turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental, totalizando 40 alunos beneficiados pelo projeto, que não tem nenhum custo para os alunos.

São João do Oeste comemora neste final de semana a septuagésima Erntedankfest. Conforme o Coordenador, JOSÉ ORLANDO KUHN, a festa é tradicional para o município e foi instituída há 70 anos em agradecimento a colheita. Inicialmente, a comemoração visava a tudo aquilo que o agricultor semeava e colhia. Atualmente, a festa é comemorativa a tudo aquilo que o ser humano faz em prol da família e da comunidade regional, seja na saúde, na educação e na agricultura. Conforme JOSÉ ORLANDO KUHN, a história da Erntedankfest é marcante e será comemorada no próximo domingo, dia primeiro de maio, alusiva também ao dia do trabalhador. O coordenador da festa destaca que a festividade é realizada sempre no primeiro domingo de maio de cada ano.

As comemorações dos 70 anos da Erntedankfest iniciam com missa festiva às 9 horas. A igreja é internamente enfeitada com frutos da terra plantados na comunidade e trazidos pelos agricultores, como milho, cana de açúcar, aipim, batata doce, laranjas, entre outras. JOSÉ ORLANDO KUHN lembra que a festa surgiu em maio de 1952, quando foi instalada oficialmente a Paróquia de São João, pelo então bispo de Palmas, DOM CARLOS EDUARDO SABÓIA BANDEIRA DE MELO, tendo como Padroeiro São João Berchmanns. O primeiro vigário foi o PADRE AFONSO HANSEN da ordem dos Jesuítas. Foi ele que implantou a festa já em 1952 para agradecimento da safra, uma ideia que ele trouxe da Alemanha em uma viagem de estudo que havia feito. KUHN destaca que o trabalho de todos é para um bem comum, e por isso, a importância de comemorar e agradecer pelos 70 anos.

Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste organiza Assembleia Geral Ordinária. De acordo com o presidente do Sintraf do município, DALVO MAYER, o encontro anual dos associados vai acontecer a partir das 14 horas do dia seis de maio nas dependências do Salão Vogt, ao lado do trevo e tem o objetivo de realizar a prestação de contas do ano de 2021. MAYER convoca a todos os associados e demais pessoas interessadas para que participem e conheçam as ações do sindicato. Ele destaca que na oportunidade também haverá palestras sobre as recentes mudanças na legislação ambiental e sobre os empréstimos consignados para os aposentados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste, DALVO MAYER, avalia que o encontro do dia seis de maio é uma ótima oportunidade para que os agricultores fiquem atualizados sobre as leis ambientais e desta forma não cometam irregularidades durante suas atividades no campo, bem como para que os aposentados conheçam melhor as regras sobre os empréstimos e não caiam em fraudes, tendo que arcar com cobranças indevidas. Ele ressalta que no momento, o sindicato vem trabalhando e protestando principalmente na questão do pagamento dos custeios, pois os bancos estão cobrando as prestações com o valor cheio, sem o desconto de 35 por cento, prometendo devolver a diferença posteriormente, o que pode acabar não acontecendo e complicar a situação financeira dos agricultores.

Comissão se mobiliza para pleitear asfalto da fronteira até Dionísio Cerqueira. Demanda antiga começa ressurgir entre alguns municípios da região. Trata-se do asfalto da fronteira entre os municípios de Belmonte, Bandeirante, Paraíso, Guaraciaba até Dionísio Cerqueira. De acordo com o prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, essa cobrança aflorou após o anúncio recente do início das obras na região da fronteira entre Tunápolis e Itapiranga, o que motivou a mobilização das Câmaras de Vereadores e demais autoridades dos municípios, que formaram uma comissão com o objetivo principal de pleitear essa ligação direta entre as localidades, através do asfalto. GIUMBELLI avalia que o asfalto da fronteira servirá como rota alternativa para a SC 163, conforme ele fala agora.

JAIR GIUMBELLI destaca que na semana passada a comissão participou de uma reunião com a bancada dos deputados do Oeste em Florianópolis, onde o pleito foi entregue. O prefeito afirma que a comissão tem o conhecimento de que a obra do asfalto de Belmonte até Dionísio Cerqueira pode demorar para acontecer, mas que o pontapé inicial e fundamental já foi dado, assim como aconteceu há algum tempo com o trecho de Tunápolis a Itapiranga, que agora está prestes a sair do papel. O prefeito de Belmonte se mostra confiante e afirma que o Governo do Estado tem investido em infraestrutura em todo o grande Oeste, avaliando que esse é um bom momento para avançar no pleito, com ajuda dos deputados da região.


A seguir:

-MAIS DE 50 CONDUTORES SÃO FLAGRADOS COMETENDO INFRAÇÕES DURANTE OPERAÇÃO

-MOTORISTA RECUSA TESTE DO BAFÔMETRO APÓS COLIDIR EM CARRO ESTACIONADO


Mais de 50 condutores são flagrados cometendo infrações durante operação. A ação denominada “Respeitando o hoje, vivendo o amanhã” foi realizada durante esta semana no acesso à cidade de Itapiranga, pela rodovia SC 163.O objetivo principal foi desenvolver abordagens preventivas e integradas, o combate à criminalidade e alcoolemia ao volante. Durante a operação realizada pela Polícia Militar Rodoviária e o destacamento da Polícia Militar de Itapiranga, um veículo foi apreendido por contrabando. O veículo estava carregado com cigarros, cigarros eletrônicos e essências. Outro condutor foi preso por dirigir em visível estado de embriaguez, dois condutores se recusaram a realizar o teste de etilômetro e 51 condutores de veículos foram flagrados cometendo infrações de trânsito.

Na operação foram utilizados drones de alta resolução com sensores térmicos de captação de imagens, que auxiliaram na fiscalização. As ações dentro da “Operação Respeitando o hoje, vivendo o amanhã” estão sendo desenvolvidas em parceria com destacamentos da Polícia Militar da região desde dezembro de 2021, bem como palestras em empresas particulares, envolvendo principalmente o tema embriaguez ao volante, umas das principais causas de acidentes com óbitos nas rodovias estaduais do Extremo Oeste.

Uma casa foi destruída por um incêndio no início da tarde desta sexta-feira, no Bairro Bela Vista, em Maravilha. O fogo começou após às 13 horas e destruiu todos os móveis. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. Um homem e uma mulher estavam no local e não se feriram. A Polícia Militar foi acionada após uma mulher acusar o companheiro de ter colocado fogo na casa. Bastante alterada, ela contou aos policiais que o homem usou um isqueiro e ateou fogo na cama. As chamas se alastraram e destruíram toda a casa. Após conversa com os policiais, o casal foi conduzido para a delegacia para esclarecer os fatos.

A Polícia Militar de Itapiranga foi acionada por volta das 16 horas desta sexta-feira, para uma ocorrência de dano, ameaça e perturbação ao trabalho na Rua do Comércio, proximidades da JBS, em Itapiranga. Conforme as informações, um homem visivelmente alterado e transtornado estaria ameaçando populares e causando danos com pedradas em um caminhão estacionado. Ele foi preso pela PM e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, onde mais tarde foi liberado. Ele vai responder pelos crimes de ameaça, danos e perturbação ao trabalho.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira realizou na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado, a Operação Lei seca em São Miguel do Oeste. A ação foi desenvolvida na Rua Waldemar Rangrab e outros pontos da cidade. De acordo com a Polícia Militar, o principal objetivo da iniciativa é a prevenção, evitar acidentes e salvar vidas. A divulgação do local e horário da realização das operações possibilita aos usuários se adequarem ao cumprimento das normas de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro, diminuindo assim o risco de acidentes de trânsito com danos graves ou até mesmo a morte. O relatório com o número de infrações flagradas na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado ainda não foi divulgado pela Assessoria de Comunicação da Polícia Militar.

Um acidente de trânsito entre um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida por volta das seis horas e 30 minutos deste sábado, na Willy Barth, na cidade alta, em São Miguel do Oeste. Tanto o motociclista, quanto o automóvel, seguiam na mesma direção, no sentido a Guaraciaba. O acidente teria acontecido quanto o condutor do carro teria iniciado uma manobra para acessar a mão oposta e realizar o retorno. O Corpo de Bombeiros foi chamado, prestou os primeiros atendimentos ao motociclista no local e em seguida ele foi encaminhado para avaliação médica. O motorista do automóvel não se feriu nesse acidente.

Residência é atingida por incêndio em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das nove horas e 30 minutos deste sábado no bairro São Jorge. O Corpo de Bombeiros realizou o trabalho de combate às chamas e rescaldo. Bombeiros e policiais de folga prestaram apoio no trabalho. Segundo apurado, na casa residiam um casal de idosos e ninguém ficou ferido. A casa que era de madeira ficou parcialmente destruída pelo fogo. A Polícia Militar também controlou o trânsito e isolou o local da ocorrência.

Motorista recusa teste do bafômetro após veículo colidir em carro estacionado. O acidente de trânsito foi registrado por volta das duas horas e 20 minutos da madrugada deste sábado, na Rua do Cometa, no Bairro Bela Vista, em Itapiranga. Conforme a Polícia Militar, um jovem de 25 anos perdeu o controle do veículo Sandero, com placas de Mondaí e colidiu em um Corolla, com placas de Iporã do Oeste, que estava estacionado na rua. A Polícia Militar ofereceu o teste do bafômetro, que foi recusado pelo condutor. O SAMU atendeu o jovem sem lesões aparentes e o conduziu ao Hospital de Itapiranga para avaliação de um médico. O jovem foi notificado pela recusa do teste do etilômetro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/ouW7RkzrVspeXgXHCwz6kipFa6kDrVwUzXWOmUpZ): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185