ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 30 04 2021

-CPI DA COVID CONVOCA QUEIROGA, EX-MINISTROS DA SAÚDE E CHEFE DA ANVISA

-LUCIANO BULIGON É EXONERADO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DE SC

-COMDES APROVA INCENTIVOS PARA DOIS EMPREENDIMENTOS RURAIS NA ÁREA DO LEITE

-PROJETO QUE PREVÊ DIVULGAÇÃO DE NOMES DE VACINADOS DA COVID É ARQUIVADO

-QUASE UM TERÇO DOS INTERNADOS COM COVID NO REGIONAL SÃO DO MUNICÍPIO

-POLÍCIA RODOVIARIA FEDERAL REGISTRA CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR 163

-POLÍCIA MILITAR FLAGRA AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS NA FRENTE DE BAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um tumulto em um festival religioso em Israel deixou 44 mortos e mais de 100 feridos nesta sexta-feira. Há crianças entre as vítimas. Os feridos foram levados a hospitais em todo o país. Seis pessoas estavam em estado crítico e 18, em estado grave, segundo o serviço nacional de ambulâncias. Cerca de 100 mil pessoas, a maioria judeus ortodoxos, participavam da celebração, a maior desde o controle da pandemia do coronavírus em Israel. As primeiras informações apontam que uma arquibancada de metal desabou. Órgãos de saúde israelenses dizem que as vítimas morreram pisoteadas após um tumulto.

A China superou os Estados Unidos e se tornou o país com mais vacinas contra a Covid-19 aplicadas do mundo. Os dados são do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford. O país assumiu a liderança do ranking e agora tem 243 milhões de doses administradas, contra 234 milhões dos EUA. Na sequência vem a Índia, com 147 milhões. Juntos, os dois países concentram menos de 23 por cento da população mundial e são responsáveis por mais de 45 por cento de todas as vacinas já aplicadas no planeta.

A Corte Constitucional do Equador descriminalizou o aborto em casos de estupro. A decisão foi anunciada pelo encarregado da proteção dos direitos humanos no país, FREDDY CARRIÓN. A resolução da Corte Constitucional altera uma lei que só autorizava o aborto em casos de estupro se a mulher fosse portadora de deficiência mental. Segundo CARRIÓN, a decisão foi possível graças às mulheres e aos coletivos feministas que vêm lutando permanentemente por uma sociedade mais justa e igualitária. A sentença, decidida por sete votos a favor e dois contra, ainda não foi divulgada pela Corte Constitucional.

Começou nesta manhã, o julgamento do impeachment do governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. Em caso de condenação, ele pode ficar inelegível por cinco anos e ser afastado definitivamente do cargo. A votação cabe ao Tribunal Especial Misto, formado por deputados e desembargadores, depois que a Assembleia Legislativa autorizou a abertura do processo em junho do ano passado. A denúncia é de crime de responsabilidade e corrupção na condução da pandemia de Covid-19. A acusação afirma que havia uma caixinha de propina paga por Organizações Sociais na área da Saúde. O valor total de propina arrecadado pelo grupo teria sido de 55 milhões.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que permite ao governo federal, estados e municípios dispensarem a realização de concorrência para comprar medicamentos, insumos e contratar serviços utilizados no tratamento hospitalar de infectados pelo coronavírus. O texto vai à análise do Senado. Segundo o projeto, enquanto vigorar a pandemia a administração pública, direta e indireta, dos entes da federação, poderá realizar contratos e outros instrumentos sem precisar abrir licitação. O texto ressalta, porém, que os processos administrativos, que contêm elementos técnicos referentes à escolha da contratação e à justificativa do preço ajustado, devem continuar a ser elaborados.

A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira a convocação do ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, e dos ex-ministros da pasta no governo JAIR BOLSONARO: LUIZ HENRIQUE MANDETTA, NELSON TEICH e EDUARDO PAZUELLO. Durante a sessão, os senadores também aprovaram a convocação do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTÔNIO BARRA TORRES. Pelo calendário definido durante a sessão MANDETTA e TEICH serão ouvidos na próxima terça-feira. EDUARDO PAZUELLO estará na CPI na quarta. Na quinta-feira, serão ouvidos o atual ministro MARCELO QUEIROGA e o diretor-presidente da Anvisa.

LUCIANO BULIGON foi exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina pela governadora em exercício DANIELA REINEHR. RICARDO GOUVEA, que foi secretário de Agricultura no governo MOISÉS até o começo de 2021, foi confirmado como novo titular da pasta. Outras duas alterações ocorreram também nesta semana na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina e na Fundação Catarinense de Cultura. DANIELA assumiu como governadora em exercício há menos de um mês e promoveu alterações também nas pastas da Saúde, da Fazenda, Administração, Defesa Civil, Articulação Nacional, Procuradoria-Geral do Estado, Casa Civil, Comunicação, Casa Militar e Infraestrutura e Mobilidade.

A governadora DANIELA REINEHR anunciou a liberação de recursos para a cidade de Chapecó durante um ato na noite desta quarta-feira. A chefe do Executivo estadual garantiu o repasse de dois milhões e meio de reais para a reforma do Centro de Eventos Plinio Arlindo de Nês, a habilitação em nível federal do serviço de atendimento de AVC do Hospital Regional do Oeste e o ressarcimento dos gastos, por meio de uma Medida Provisória, referentes a alguns serviços realizados no hospital durante o primeiro trimestre do ano. Sobre a reforma do Centro de Eventos, a governadora ressaltou que o recurso já está reservado pela Secretaria de Estado da Fazenda e que a obra deverá ser realizada pela prefeitura de Chapecó.

A Comissão de Educação aprovou, em reunião realizada por videoconferência, dois requerimentos para realização de uma audiência pública virtual e a criação de uma comissão mista para debater o ensino domiciliar em Santa Catarina. As deputadas e professoras, ANA CAMPAGNOLO e LUCIANE CARMINATTI, presidente da Comissão de Educação, foram indicadas para integrarem a comissão mista que contará com cinco membros e terá 60 dias para analisar o projeto de lei complementar, que regulamenta o ensino domiciliar. A audiência pública, solicitada pela deputada LUCIANE CARMINATTI, deverá ocorrer ainda em maio, em data e local a serem definidos, com a presença de representantes do governo estadual e de entidades representativas dos professores.

O Peperi Debates deste sábado vai olhar para os impactos da pandemia no trabalho. O programa vai analisar como esse momento afeta e modifica as relações de trabalho a ponto de provocar uma reflexão sobre algumas questões que estavam mais ou menos sacramentadas antes da pandemia. O debate deste final de semana vai reunir o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, a vereadora e advogada, MARIA TEREZA CAPRA, o empresário e vereador RAVIER CENTENARO e a presidente do sindicato dos empregados no comércio, EDRIANE SLAVIERO. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente da Apae, RICARDO SANTOS. Ele vai falar sobre o retorno das aulas presenciais e as dificuldades enfrentadas pela entidade neste momento de pandemia do coronavírus. O Peperi Rádio Repórter de amanhã, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o presidente da Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais está programada para as 11 e meia.

Depois de um longo período fechado por conta da pandemia do coronavírus, o Cine Peperi vai reabrir as portas hoje à noite. O cinema retoma, nesta sexta-feira, a exibição de filmes com a estreia de GODZILA VERSUS KONG nas duas sessões, as sete e as nove e meia da noite. No final de semana, o Cine Peperivai exibir o filme de animação TOM E JERRY as duas e meia da tarde de sábado e domingo. Nas sessões das quatro e meia, sete e nove e meia da noite, a atração em cartaz é GODZILA VERSUS KONG. De acordo com o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, a volta do Cine Peperi ocorre com o cumprimento de todas as normas de saúde com público reduzido, uso de álcool em gel e máscara.

Começa na próxima semana a segunda edição da campanha “Corações que Alimentam” em São Miguel do Oeste. A iniciativa é do Lions Clube Universidade, Lions Clube São Miguel do Oeste, Lionesses e Leo Clube. A ação foi criada para arrecadar donativos para famílias em situação de vulnerabilidade devido da pandemia de Covid 19. Além de alimentos, os clubes de serviço do Lions vão arrecadar materiais de higiene e limpeza. No dia oito, sábado da semana que vem, véspera do Dia das Mães, será realizado um Drive Thru na Praça Walnir Bottaro Daniel para o recebimento de donativos. A orientação é de que as pessoas deixem as doações na praça, mas não fiquem no local para evitar aglomerações.

A primeira edição da campanha “Corações que alimentam” realizada em 2020 arrecadou cerca de seis toneladas de alimentos. Os clubes de serviço ligados ao Lions montaram aproximadamente 500 cestas básicas que foram distribuídas as famílias carentes do município. A segunda edição da campanha vai começar na segunda-feira e segue até o dia 15 de maio. No Dia D do sábado da semana que vem, além do drive trhu para doações na praça, os associados dos Lions estarão frente dos mercados reforçando o pedido de ajuda para as famílias necessitadas. A campanha conta com o apoio de supermercadistas parceiros, CDL e ACISMO. Os donativos serão entregues as famílias necessitadas na segunda quinzena do mês que vem.

O município de Bandeirante em parceria com a Epagri local está realizando as inscrições dos agricultores interessados em participar do programa “De olho na água”. A informação é da engenheira agrônoma da secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, PAULA STRINGHINI. De acordo com ela, o projeto em questão envolve diversas ações de enfrentamento a estiagem e de preservação ambiental. Conforme ela, neste ano, o município está propondo a limpeza dos reservatórios existentes no interior. Segundo PAULA, este trabalho tem como objetivo principal a melhora da qualidade de água nas propriedades de Bandeirante.

O programa “De olho na água” desenvolvido em Bandeirante também prevê que cada projeto executado atenda a legalidade ambiental. A afirmação é da engenheira agrônoma da secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, PAULA STRINGHINI. Ela destacou que esse trabalho visa reduzir o risco de contaminação das águas disponibilizadas nos reservatórios existentes. Ela salientou que os interessados em participar devem fazer sua inscrição na própria secretaria ou mesmo na Epagri. PAULA lembrou que o procedimento está disponível desde o começo desta semana e segue até o próximo dia sete de maio.

Para participar do programa “De olho na água”, os agricultores devem estar munidos de uma série de documentos na hora da inscrição. O comentário é da engenheira agrônoma da secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, PAULA STRINGHINI. Entre os documentos necessários, estão, CPF, RG, escritura da terra, comprovante de residência, recibo do CAR, bloco de produtor, movimento econômico da propriedade e certidão negativa municipal e estadual. Questionada sobre a expectativa de participação nesse projeto, a profissional citou que essa é uma demanda real em Bandeirante e por isso a projeção é de um bom número de inscritos.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem 37 pessoas internadas com Covid-19 nos leitos destinados para pacientes da doença. 21 estão na Unidade de Terapia Intensiva e 16 nos leitos de enfermaria. Desse total, 10 são moradores de São Miguel do Oeste. 27 por cento dos pacientes internados no setor de Covid são do município. A segunda cidade com maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus é Dionísio Cerqueira com nove moradores na unidade. Os demais pacientes são dos seguintes municípios: Iraceminha, Palma Sola, Guaraciaba, Modelo, Maravilha, Saltinho, Guarujá do Sul, Fraiburgo, Barra Bonita, São José do Cedro, Mondaí, Coronel Martins, Heveral do Oeste, Bandeirante e Guarujá do Sul.

O Município de São Miguel do Oeste retomou a vacinação contra a Covid nesta sexta-feira na praça Walnir Bottaro Daniel. A primeira dose do imunizante foi aplicada em idosos de 61 anos na manhã de hoje. Até as 11 horas, cerca de 400 pessoas haviam sido imunizadas. Ainda não há informação sobre a data da aplicação da segunda dose nos idosos que já estão no prazo para receber o complemento da proteção vacinal. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem pela secretaria de saúde, o número de casos ativos teve uma leve alta nesta quinta-feira. Nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19 ontem e outras treze pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 89 moradores ainda estão com o vírus ativo.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, duas moções de apoio a projetos tramitando na esfera federal. Uma das moções, de autoria de GILMAR BALDISSERA do PP manifesta apoio ao Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem. A outra moção é de MARIA TEREZA CAPRA do PT e manifesta apoio à aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre medidas emergenciais de amparo aos agricultores familiares do Brasil para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid-19. Entre outras ações, o projeto institui o programa de Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural, destinado a apoiar a atividade produtiva de alimentos por agricultores familiares em situação de pobreza e de extrema pobreza.

A vereadora MARLI DA ROSA do PSD apresentou uma indicação na câmara de vereadores solicitando ao município que busque parceiros e promova cursos de profissionalização de mão de obra para jovens. De acordo com ela, o objetivo é ampliar a possibilidade de inserção dos participantes no mercado de trabalho. A vereadora entende que a qualificação profissional deve levar em conta as demandas existentes, buscando o desenvolvimento social por meio do emprego e renda. MARLI citou que as vagas dos cursos devem ser destinadas, preferencialmente, para beneficiários do programa Bolsa Família e atender os critérios para inclusão no Cadastro Único. O pedido, aprovado em plenário, será enviado ao prefeito e as secretárias de Desenvolvimento Sustentável e de Assistência Social.

A Câmara de Vereadores rejeitou, por sete votos a seis, o Projeto de Lei que dispõe sobre a publicação da lista das pessoas vacinadas contra a Covid-19. O projeto esteve em discussão pela terceira vez durante a sessão desta quinta-feira. A proposta, da vereadora MARIA TEREZA CAPRA, obriga o município a publicar, no portal da transparência, os dados sobre as pessoas que foram imunizadas contra o coronavírus. Antes de ontem, o projeto passou por duas votações: na primeira, foi aprovado por maioria, com apenas uma abstenção e na segunda, foi rejeitado por maioria. Nesta quinta-feira, a votação terminou empatada em seis a seis e o presidente da casa, VANIRTO CONRADT, votou contra o projeto. Com isso, a matéria foi rejeitada e arquivada.

O deputado estadual, KENNEDY NUNES, cumpriu roteiro nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste e fez a entrega simbólica de uma emenda de 300 mil reais ao município. Ele esteve reunido com o prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI e confirmou a liberação dos valores que serão utilizados na ampliação da Creche Tio Patinhas, no bairro São Jorge. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o dinheiro ainda não está na conta do município. No entanto, a administração já autorizou a contratação do projeto para a obra de ampliação da creche.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável aprovou mais dois pedidos de incentivo para empreendimentos rurais nesta quinta-feira. A ajuda da prefeitura para os empreendedores foi analisada durante reunião realizada na manhã de ontem no Salão Nobre da Prefeitura. De acordo com o presidente do Comdes, RUDINEI DOS SANTOS, são dois projetos de investimento na área de laticínios que contarão com o apoio do Município na forma de horas-máquina para sua implantação. Um deles vai receber 200 horas-maquinas e outro, 160. Esses dois novos empreendimentos rurais somarão cerca de um milhão de reais em investimento. De acordo com o prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI, o montante de investimentos realizados em empreendimentos rurais do município, com incentivo econômico do poder público, chega aos 37 milhões de reais neste ano.

Está em tramitação na câmara de vereadores o projeto de lei que amplia o programa Juro Zero da prefeitura. Segundo o prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI, a principal proposta é aumentar o limite de crédito para os empreendedores. Para agricultores, o valor máximo passará de 10 mil para 12 mil reais. Microempreendedores individuais poderá acessar cinco mil. Antes, o limite era três mil reais. Para as microempresas, o teto dobra e passa de cinco para dez mil reais. Na primeira etapa, cerca de 300 empreendedores rurais e urbanos foram beneficiados. Eles captaram cerca de três milhões na rede bancária e a prefeitura pagou o juro. Segundo ZANARDI, se o projeto for aprovado, o valor subsidiado deve chegar a cinco milhões de reais beneficiando os pequenos empreendedores.

O prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI, disse durante o Peperi Entrevista de ontem que os investimentos privados no meio rural previstos para este ano terão um impacto muito grande no movimento econômico do município. De acordo com ele, os empreendimentos nos setores de suinocultura, avicultura e laticínios terão mais de 36 milhões de reais de investimento. ZANARDI citou que a consequência no movimento econômico do meio rural será a curto prazo, resultando no aumento do retorno de ICMS para a prefeitura. Ele disse que a principal meta da administração nesse setor é chegar a um bilhão de reais em movimento econômico até o final deste ano.

Apenas um acidente foi registrado nas últimas 24 horas nas rodovias da região. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta das duas e meia da tarde para atender uma saída de pista seguida de capotamento na BR 163. O acidente aconteceu na Linha Santo Antonio em São José do Cedro. O condutor de um veículo Spin da Secretaria de Saúde do município perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. Ele disse que tentou desviar de animais que estavam na pista e sofreu o acidente. O motorista não sofreu ferimentos.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas. Foi um flagrante de aglomeração de pessoas na frente de um bar que fica na rua Almirante Tamandaré. O fato ocorreu por volta das dez horas da noite de ontem. Uma guarnição da PM flagrou diversas pessoas no local. O estabelecimento estava fechado, porém as pessoas estavam em via pública sem os devidos cuidados de distanciamento e uso da máscara. Eles assinaram um termo circunstanciado eresponderão judicialmente por não respeitar as regras previstas em decreto do governo catarinense para evitar a propagação do coronavírus.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.