ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 30/04/2021

GLOBO EM FOCO – 30/04/21

-CPI DA COVID CONVOCA QUEIROGA, EX-MINISTROS DA SAÚDE E CHEFE DA ANVISA

-LUCIANO BULIGON É EXONERADO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DE SC

-COMUNIDADE PROMOVE PEDÁGIO SOLIDÁRIO EM PROL DA IGREJA

-ITAPIRANGA RETOMA PROGRAMAÇÃO DO DIA D COM ATRAÇÕES CULTURAIS

-EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS REGISTRA SALDO POSITIVO EM AULAS PRESENCIAIS

-SICOOB REALIZA HOJE ASSEMBLEIA COM ELEIÇÃO

-ENCONTRADO CORPO DE JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO

-MOTORISTA DA SAÚDE CAPOTA VEÍCULO AO DESVIAR DE ANIMAIS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um tumulto em um festival religioso em Israel deixou 44 mortos e mais de 100 feridos nesta sexta-feira. Há crianças entre as vítimas. Os feridos foram levados a hospitais em todo o país. Seis pessoas estavam em estado crítico e 18, em estado grave, segundo o serviço nacional de ambulâncias. Cerca de 100 mil pessoas, a maioria judeus ortodoxos, participavam da celebração, a maior desde o controle da pandemia do coronavírus em Israel. As primeiras informações apontam que uma arquibancada de metal desabou. Órgãos de saúde israelenses dizem que as vítimas morreram pisoteadas após um tumulto.

A China superou os Estados Unidos e se tornou o país com mais vacinas contra a Covid-19 aplicadas do mundo. Os dados são do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford. O país assumiu a liderança do ranking e agora tem 243 milhões de doses administradas, contra 234 milhões dos EUA. Na sequência vem a Índia, com 147 milhões. Juntos, os dois países concentram menos de 23 por cento da população mundial e são responsáveis por mais de 45 por cento de todas as vacinas já aplicadas no planeta.

A Corte Constitucional do Equador descriminalizou o aborto em casos de estupro. A decisão foi anunciada pelo encarregado da proteção dos direitos humanos no país, FREDDY CARRIÓN. A resolução da Corte Constitucional altera uma lei que só autorizava o aborto em casos de estupro se a mulher fosse portadora de deficiência mental. Segundo CARRIÓN, a decisão foi possível graças às mulheres e aos coletivos feministas que vêm lutando permanentemente por uma sociedade mais justa e igualitária. A sentença, decidida por sete votos a favor e dois contra, ainda não foi divulgada pela Corte Constitucional.

Começou nesta manhã, o julgamento do impeachment do governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. Em caso de condenação, ele pode ficar inelegível por cinco anos e ser afastado definitivamente do cargo. A votação cabe ao Tribunal Especial Misto, formado por deputados e desembargadores, depois que a Assembleia Legislativa autorizou a abertura do processo em junho do ano passado. A denúncia é de crime de responsabilidade e corrupção na condução da pandemia de Covid-19. A acusação afirma que havia uma caixinha de propina paga por Organizações Sociais na área da Saúde. O valor total de propina arrecadado pelo grupo teria sido de 55 milhões.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que permite ao governo federal, estados e municípios dispensarem a realização de concorrência para comprar medicamentos, insumos e contratar serviços utilizados no tratamento hospitalar de infectados pelo coronavírus. O texto vai à análise do Senado. Segundo o projeto, enquanto vigorar a pandemia a administração pública, direta e indireta, dos entes da federação, poderá realizar contratos e outros instrumentos sem precisar abrir licitação. O texto ressalta, porém, que os processos administrativos, que contêm elementos técnicos referentes à escolha da contratação e à justificativa do preço ajustado, devem continuar a ser elaborados.

A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira a convocação do ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, e dos ex-ministros da pasta no governo JAIR BOLSONARO: LUIZ HENRIQUE MANDETTA, NELSON TEICH e EDUARDO PAZUELLO. Durante a sessão, os senadores também aprovaram a convocação do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTÔNIO BARRA TORRES. Pelo calendário definido durante a sessão MANDETTA e TEICH serão ouvidos na próxima terça-feira. EDUARDO PAZUELLO estará na CPI na quarta. Na quinta-feira, serão ouvidos o atual ministro MARCELO QUEIROGA e o diretor-presidente da Anvisa.

LUCIANO BULIGON foi exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina pela governadora em exercício DANIELA REINEHR. RICARDO GOUVEA, que foi secretário de Agricultura no governo MOISÉS até o começo de 2021, foi confirmado como novo titular da pasta. Outras duas alterações ocorreram também nesta semana na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina e na Fundação Catarinense de Cultura. DANIELA assumiu como governadora em exercício há menos de um mês e promoveu alterações também nas pastas da Saúde, da Fazenda, Administração, Defesa Civil, Articulação Nacional, Procuradoria-Geral do Estado, Casa Civil, Comunicação, Casa Militar e Infraestrutura e Mobilidade.

A governadora DANIELA REINEHR anunciou a liberação de recursos para a cidade de Chapecó durante um ato na noite desta quarta-feira. A chefe do Executivo estadual garantiu o repasse de dois milhões e meio de reais para a reforma do Centro de Eventos Plinio Arlindo de Nês, a habilitação em nível federal do serviço de atendimento de AVC do Hospital Regional do Oeste e o ressarcimento dos gastos, por meio de uma Medida Provisória, referentes a alguns serviços realizados no hospital durante o primeiro trimestre do ano. Sobre a reforma do Centro de Eventos, a governadora ressaltou que o recurso já está reservado pela Secretaria de Estado da Fazenda e que a obra deverá ser realizada pela prefeitura de Chapecó.

A Comissão de Educação aprovou, em reunião realizada por videoconferência, dois requerimentos para realização de uma audiência pública virtual e a criação de uma comissão mista para debater o ensino domiciliar em Santa Catarina. As deputadas e professoras, ANA CAMPAGNOLO e LUCIANE CARMINATTI, presidente da Comissão de Educação, foram indicadas para integrarem a comissão mista que contará com cinco membros e terá 60 dias para analisar o projeto de lei complementar, que regulamenta o ensino domiciliar. A audiência pública, solicitada pela deputada LUCIANE CARMINATTI, deverá ocorrer ainda em maio, em data e local a serem definidos, com a presença de representantes do governo estadual e de entidades representativas dos professores.

Depois de um longo período fechado por conta da pandemia do coronavírus, o Cine Peperi vai reabrir as portas hoje à noite. O cinema retoma, nesta sexta-feira, a exibição de filmes com a estreia de GODZILA VERSUS KONG nas duas sessões, as sete e as nove e meia da noite. No final de semana, o Cine Peperivai exibir o filme de animação TOM E JERRY as duas e meia da tarde de sábado e domingo. Nas sessões das quatro e meia, sete e nove e meia da noite, a atração em cartaz é GODZILA VERSUS KONG. De acordo com o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, a volta do Cine Peperi ocorre com o cumprimento de todas as normas de saúde com público reduzido, uso de álcool em gel e máscara.

O prazo para pagamento do IPVA em cota única, para veículos com placas de final quatro, termina hoje. Já o prazo para pagamento em três vezes sem juros terminou no último dia 10. Em 2021, os catarinenses que possuem automóveis estão pagando 5,53% a menos de IPVA do que no ano passado. O índice acompanha a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), utilizada pela Secretaria da Fazenda como base de cálculo. A redução média do imposto referente ao valor venal para os veículos emplacados em Santa Catarina é de 4,39%. Além dos automóveis, que correspondem a 57,76% da frota catarinense, houve diminuição no IPVA de 4,74% para camionetas e utilitários; de 2,03% para caminhões; de 2,69% para ônibus e micro-ônibus; de 1,75% para motos e similares, e de 1,70% para motorcasas. A quitação do imposto é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros Selic ao mês ou fração.

O pedágio solidário em prol da igreja da comunidade de linha Laranjeira, interior de Itapiranga tem um apelo especial. A edificação foi parcialmente destruída em um vendaval e afetou a estrutura. A comunidade está mobilizada para arrecadar recursos visando a reconstrução da igreja Santa Terezinha do Menino Jesus. Segundo a coordenadora administrativa da comunidade de linha Laranjeira, ALICE SOEHN WELTER, o pedágio vai ocorrer enfrenta a igreja a partir das oito horas deste sábado, com previsão até as 17 horas. Ela destaca ainda que as contribuições são espontânea, porém existe a parceria com uma cervejaria que concede a cada 20 reais, um chopp pet de um litro e meio.

O investimento feito já ultrapassa 70 mil reais para a reconstrução do telhado, colocação de vidros e foro. Ainda faltam algumas melhorias como a parte elétrica. A coordenadora administrativa da comunidade faz um agradecimento especial para a Paróquia São Pedro Canísio que já auxiliou em campanhas anteriores para arrecadação de verbas. ALICE WELTER, salienta que o investimento é extremamente importante para possibilitar as atividades normais da igreja que foi interditada após os dados causados pelo temporal. A contribuição das pessoas é a maneira encontrada para garantir os recursos em período que não são permitidos eventos com reunião de público em virtude da pandemia.

A instabilidade no governo, com seguidas trocas no comando, atrapalha os planos para avançar nos trabalhos do estado. O comentário é da deputada estadual LUCIANE CARMINATI. Ela lembra que já havia decisão para revitalização de rodovias estaduais na região. O projeto começaria a sair do papel, agora em maio, com o início da licitação de obras. Os usuários estão cansados de esperar por uma solução, alegando que muitos prejuízos em veículos e acidentes já aconteceram por causa dos buracos nas pistas. Mesma situação se enfrenta com a SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste e outras rodovias de responsabilidade do estado na região. De acordo com LUCIANE CARMINATI, não é diferente o trajeto da 283. As revitalizações foram canceladas, com a licitação em andamento.

No dia 7 de maio acontece o julgamento do impeachment de CARLOS MOISÉS. A parlamentar salienta que é preciso saber de uma vez por todas quem vai governar Santa Catarina até o final do ano que vem. Agricultores também enfrentam vários problemas nesse período de crise. A deputada estadual LUCIANE CARMINATI relaciona alguns como: o preço do leite, os ataques da cigarrinha na plantação do milho e a estiagem prolongada. Diante disso tudo, diz ela, a Comissão de Agricultura e Política Rural, da Assembleia Legislativa convocou dois Secretários de Estado: o da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O objetivo é que expliquem qual é o programa que o Governo está lançando. É que CARLOS MOISÉS tinha anunciado que uma de suas prioridades era o planejamento hídrico, com investimentos da ordem de um bilhão e 700 mil reais. Agora, LUCIANE quer saber mais detalhes.

Oficina sobre compostagem caseira virtual acontece neste final de semana. Alusivo à Semana da Compostagem, um movimento internacional que estimula a reutilização de lixo orgânico, terá uma oficina sobre o assunto, com início às 15 horas de domingo. A mentora será a bióloga e mestre na área, MARINA PETZEN, de Chapecó. Segundo ela, esta será a primeira oficina de compostagem virtual, com duração de uma hora até uma hora e meia, seguida de questionamentos dos participantes. O objetivo é mostrar como é possível armazenar resíduos orgânicos dentro de casa, para não precisar mais mandar na reciclagem. MARINA reitera que as pessoas devem assumir a responsabilidade de dar um destino adequado ao lixo que produzem, inclusive reutilizando-o através da compostagem. Ela faz esse processo de compostagem inclusive no apartamento, de 70 metros quadrados, utilizando baldes que são empilhados. A bióloga enfatiza que é possível organizar sem causar cheiro ou gerar bichos. Dentro de 30 dias de compostagem, ela já utiliza o adubo resultante para cultivar plantas.

MARINA PETZEN orienta para as pessoas que desejarem participar da oficina, providenciem três caixas ou baldes que possam ser empilhados. Também devem ter três tampas e pelo menos uma faca para fazer furos, ou de preferência uma furadeira, com brocas de quatro a cinco milímetros. Com este material será formada a composteira. A mestre em Biologia salienta que as pessoas também podem guardar as sobras do almoço de domingo para tirar dúvidas de quais alimentos podem ser colocados na composteira, já que alguns não são indicados para produzir adubo. Segundo MARINA, ao invés de colocar em saco plástico, é melhor depositar o lixo orgânico numa composteira e deixar em lugar fechado, em algum canto da casa. A oficina pode ser acessada no canal Estilo Verde Moda Sustentável, no Youtube, e também estará disponível no Instagram.

Pedidos de distribuição de calcário seguem com volume significativo. De acordo com o extensionista da Epagri de Tunápolis, ALBERTO PITTELKOFF, a procura de calcário está sendo grande no município. Até o momento foram distribuídas autorizações de 725 toneladas, para uma cota de 925. Na perspectiva do extensionista, ainda no final desta semana essa cota deverá ser completada. A Epagri, neste caso, poderá fazer a suplementação da cota e pedir mais. PITTELKOFF salienta que em Tunápolis tem muitas lavouras com cultura de soja implantada para safrinha, cultivada mais tarde. Além disso, daqui para frente a silagem de milho será intensificada, o que de acordo com o extensionista, deverá resultar em mais solicitações de calcário. No ano passado foi atingida a quantia de mil e 300 toneladas de calcário distribuído no município, tudo para agricultores.

ALBERTO PITTELKOFF avalia que a qualidade do solo ela está boa na maioria das propriedades. A equipe da Epagri tem prestado atenção há vários anos em relação à aplicação de calcário e adubação das lavouras, entre outras práticas necessárias. Alguns produtores, segundo o extensionista, nunca tinham feito análise de solo e agora começam a se preocupar mais com a situação. Existem áreas que precisam de dez a doze toneladas de calcário, conforme PITTELKOFF, mas a maioria fica entre duas a quatro por hectare, na média. O quadro da estiagem é preocupante para toda região. ALBERTO PITTELKOFF frisa que a situação interfere principalmente nessa época, que seria o ponto ideal para semear a pastagem de inverno, de aveia e azevém. Como havia previsão de chuva no último final de semana, de 15 milímetros para sábado e domingo, os produtores adiantaram a semeadura. O extensionista ressalta que algumas áreas estão bastante ralas, devido à falta de chuva. Até houve germinação, mas como demorou muitos dias para chover, acabaram secando. Agora a tendência é de que haverá mais uma semana sem chuva, o que conforme PITTELKOFF, pode fazer com que grande parte das sementes morram por falta de umidade.

No início da noite de ontem, em virtude do feriado deste final de semana, o trânsito na Avenida Uruguai foi liberado nos dois sentidos. Nesta semana, as obras de revitalização da Avenida Uruguai foram retomadas com intensidade. As intervenções reiniciaram após secretários e engenheiros sanar as pendências que estavam travando o seguimento do projeto. Conforme o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, a Administração Municipal é sabedora dos transtornos que os munícipes vêm enfrentando em decorrência da situação atual da obra. A revitalização deve ser concluída o mais breve possível. RIBAS comenta que uma força-tarefa foi montada para dar celeridade às obras. Os condutores devem trafegar seguindo o fluxo normal da via, não havendo a necessidade de fazer desvios ao longo do trajeto. A orientação é de maior atenção dos condutores, para que ao trafegarem na Avenida Uruguai, reduzam a velocidade por conta das obras realizadas, principalmente em frente à Praça dos Pioneiros. As pistas ficarão liberadas até a próxima segunda-feira, quando a empresa responsável pela execução das obras realizará novas intervenções no local.

A educação segue enfrentando desafios em busca de uma nova normalidade de ensino aprendizagem e mostra sinais de recuperação do ritmo. Tunápolis apresenta bons números em seis semanas de aula presencial. Dos 440 alunos da rede municipal de ensino, 80 por cento está em sala de aula. Conforme a secretária da Educação de Tunápolis, NAISSA SCHAURICH, o maior percentual de retorno está nas séries iniciais do ensino fundamental. Já a mais resistência ocorre na educação infantil. Ela avalia que os pais ainda possuem receio de mandarem as crianças para a creche e também se estabeleceu um vínculo com pessoas que passaram a cuidar das crianças. A secretária elogia os profissionais da educação pelos cuidados com as medidas sanitárias, pois ainda não ocorreu afastamento em virtude de contágio pelo novo Coronavírus.

Foram registrados dois casos de Covid-19 entre crianças, porém de contágio familiar e sem propagação para os colegas de sala de aula. NAISSA considera que este é um sinal que os cuidados nas escolas estão sendo rigorosos e proporciona segurança para os estudantes e familiares. A secretária da Educação também faz avaliação positiva dos novos decretos autorizando novas atividades esportivas e culturais. Ela salienta que o município possui inscrições abertas para grupos culturais que terão início dos ensaios a partir da próxima semana. NAISSA SCHAURICH também destaca investimentos que estão sendo feitos na infraestrutura pera oferecer melhores condições aos alunos e profissionais da educação.

Itapiranga vai retomar atrações do Dia D em maio. Evento tradicional aos sábados foi diretamente afetado pela pandemia. O Departamento de Cultura reativa o Dia D Deutschland a partir do próximo mês. Aumento de casos da Covid-19 impactou na suspensão da programação. Conforme a Diretora de Cultura e Turismo de Itapiranga, FERNANDA STAHL, o novo decreto estabelece a reabertura do tradicional evento que ocorre sempre no primeiro sábado do mês. Cita que devido as restrições, inclusive com o lockdown nos finais de semana dos últimos meses, a programação estava suspensa. Novidades para a reabertura estão sendo preparadas. FERNANDA STAHL revela que para a reabertura do Dia D Deutschland, uma intensa programação foi preparada respeitando todos os protocolos estabelecidos de enfrentamento à Covid-19.

Em virtude do primeiro sábado do mês de maio ser feriado, a secretaria ampliou o Dia D também para o dia oito, que antecede o Dia das Mães. Para este dia, a Diretora de Cultura e Turismo de Itapiranga destaca que acontece o lançamento de concursos, exposições, feiras, além da estreia da primeira parada do turismo, com o intuito de divulgar os pontos turísticos do município. FERNANDA STHAL cita que o objetivo do Dia D Deuschtland é proporcionar um dia diferenciado no município, vivendo a experiência da cultura alemã e valorizando o comércio local, que também terá atrações e atendimento diferenciado. A Diretora de Cultura e Turismo revela estar otimista com a programação. No momento, a secretaria está realizando o recadastramento das empresas participantes e captando novas empresas, além de estar ampliando as programações.

FERNANDA STHAL faz o convite para os munícipes e visitantes conferir a programação a partir do mês de maio. Além da reabertura do tradicional Dia D Deustchland, nesta quarta-feira também foram liberadas as áreas de lazer pública, a exemplo da Barra do Macaco e o Marco do Peperi em Linha Aparecida. Conforme ela, essas áreas estavam fechadas desde fevereiro quando houve o aumento de casos do novo coronavírus e a partir de um novo decreto divulgado nesta semana ocorreu a reabertura destes pontos. A diretora de Cultura e Turismo reforça que a fiscalização será redobrada, visando evitar aglomerações, principalmente nos finais de semana.

O Sicoob Creditapiranga realizar hoje Assembleia Geral Ordinária com eleição do novo presidente. Em função da pandemia do Coronavírus, o evento ocorre de forma digital, e será transmitido diretamente da sede administrativa da cooperativa, em Itapiranga, por meio do aplicativo Sicoob Moob. A Assembleia Geral Ordinária nesta sexta-feira terá início às 14 horas. A programação de hoje inclui prestação de contas do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2020, destinação das sobras apuradas, eleição dos componentes do Conselho de Administração, eleição dos componentes do Conselho Fiscal, fixação de honorários e gratificações da Diretoria Executiva. Também estará na pauta a autorização para contrair financiamentos e outros assuntos de interesse do quadro social.

Presidente vai entregar o cargo após 30 anos. JOSÉ ADALBERTO MICHELS não concorre à reeleição após três décadas no comando da cooperativa. Ele destaca que a participação dos associados na assembleia é fundamental, pois é neste momento que poderão acompanhar os resultados de 2020 e contribuir com as decisões que envolvem a cooperativa. De acordo com o presidente JOSÉ ADALBERTO MICHELS, depois de muito trabalho e dedicação, o resultado chegou. Financeiramente todos os objetivos foram alcançados e, por isso será entregue aos associados um dos maiores resultados da história. MICHELS ressalta que este resultado somente foi possível, graças ao espírito de cooperação e coletividade.

O único candidato a presidente do Sicoob Creditapiranga se diz preparado para assumir o cargo. SIMPLICIO MEURER atuou por 18 anos na cooperativa de crédito mais antiga de Santa Catarina. Ele relata que neste período teve muitas oportunidades, estudou a cooperativa com pesquisas, ocupou o cargo de vice presidente por 11 anos, também foi diretor operacional. Cita ainda que buscou formação acadêmica, especialização e realizou cursos que possibilitaram atuar na formação de novos diretores. MEURER saiu em janeiro de 2919 e, segundo ele, está retornando a pedido dos associados. Destaca um compromisso moral em colocar o nome à disposição para os associados escolherem. Ressalta que não é oposição e sim visa agregar e contribuir de uma forma alternativa para o desenvolvimento com apoio de lideranças e associados para assumir o Sicoob Creditapiranga.

SIMPLICIO MEURER reforça que está diante de uma grande responsabilidade que exige muito conhecimento técnico e dedicação. Ele quer dar continuidade, pois a cooperativa está muito bem. MEURER chama atenção que nos últimos 30 anos o presidente colocou a cooperativa em um patamar invejável e ele aprendeu muito com JOSÉ ADALBERTO MICHELS. 30 anos significa um terço da história da cooperativa com o comando de MICHELS, de valorização dos associados e expansão de forma territorial e de intensidade. SIMPLICIO MEURER tem foco na eficiência operacional e de resultado econômico e financeiro . Ressalta ainda que será um grande desafio com zelo, cuidado e diálogo com os diretores do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

Jovem que estava desaparecido em Saltinho é encontrado morto. JOÃO PAULO VIEIRA, 24 anos, estava desaparecido desde o dia 19 de abril. Nesta semana quanto tomou conhecimento do desaparecimento do rapaz, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, juntamente com a Polícia Militar de Saltinho e familiares realizaram buscas para tentar localizar VIEIRA. Na tarde desta quinta-feira, familiares faziam buscas nas redondezas quando foram informados de que haviam encontrado um corpo boiando num rio na Linha Matias, interior de Saltinho. O corpo foi encaminhado ao IML de São Lourenço do Oeste. VIEIRA foi visto pela última vez na segunda-feira,pulando no rio.

Motorista da Saúde capota veículo ao desviar de animais na BR 163. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta das 14 horas e 30 minutos desta quinta-feira para atender um acidente de trânsito com saída de pista seguida de capotamento, próximo à Linha Santo Antônio, em São José do Cedro, na BR 163. O veículo Spin da Secretaria de Saúde do município era conduzido por um homem de 38 anos. Ele estava indo para Lages, onde iria buscar alguns pacientes. Para a Peperi, o motorista disse que desviou de animais no caminho, perdeu o controle de direção e saiu da pista. O motorista não sofreu ferimentos. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.