-BOLSONARO DIZ QUE VAI RECORRER DA SUSPENSÃO DA POSSE DE RAMAGEM NA PF
-JUSTIÇA BLOQUEIA 33 MILHÕES DE EMPRESA QUE VENDEU RESPIRADORES AO GOVERNO
-PRESIDENTE DA CÂMARA DE ITAPIRANGA É AFASTADO POR ATO DE IMPROBIDADE
-GUARUJÁ DO SUL INSTALA BARREIRA SANITÁRIA NO ACESSO À CIDADE
-HOSPITAL REGIONAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE INSTALA MAIS SEIS LEITOS DE UTI
-PM PRENDE HOMEM ENVOLVIDO EM SÉRIE DE ARROMBAMENTOS EM DESCANSO
-SEGUNDO SUSPEITO DOS CRIMES FURTA CARRO E ESTÁ SENDO PROCURADO PELA POLÍCIA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A economia da zona do euro encolheu três vírgula oito por cento no primeiro trimestre de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus. A informação é do Gabinete Europeu de Estatística. É o maior declínio trimestral já registrado pela série histórica iniciada em 1995. No quarto trimestre do ano passado, o PIB nos 19 países que usam o euro tinha avançado zero vírgula um por cento. Na comparação com os 3 primeiros meses de 2019, a contração foi de três vírgula três por cento, maior declínio nessa base de comparação desde o terceiro trimestre de 2009.
A Colômbia se tornou oficialmente o trigésimo sétimo país membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, anunciou a instituição em um comunicado divulgado nesta quarta-feira. A adesão da Colômbia reafirma nosso compromisso de unir os países que se esforçam para alcançar os mais elevados parâmetros nas políticas públicas mundiais para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. A Colômbia é o terceiro país latino-americano a aderir à instituição, depois de México e Chile.
O Paraguai já não tem pacientes com a covid-19 em unidades de terapia intensiva, anunciou o presidente MARIO ABDO BENÍTEZ nesta quarta-feira. No total, o Paraguai tem 239 infectados e 9 mortos pela covid-19. ABDO disse que a redução dos casos é consequência direta da drástica decisão adotada no dia 10 de março de decretar uma quarentena obrigatória e paralisar as atividades não essenciais, três dias após o registro do primeiro caso no país. A partir de 4 de maio o Paraguai adotará a chamada "quarentena inteligente", um retorno gradual às atividades de trabalho e lazer com medidas de distanciamento social e higiene.
O desemprego aumentou e atingiu 12 milhões e 900 mil brasileiros no primeiro trimestre do ano, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.A taxa de desocupação ficou em 12 vírgula dois por cento, frente a 11 por cento entre outubro a dezembro de 2019, quando havia 11 milhões e 600 mil brasileiros desempregados. Em contrapartida, a taxa foi menor do que a registrada no primeiro trimestre de 2019. Segundo a analista da pesquisa ADRIANA BERINGUY, não há dados suficientes que mostrem o impacto da pandemia de coronavírus neste período. O isolamento social começou em março em diversas cidades brasileiras.
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDRÉ MENDONÇA, pediu ao presidente JAIR BOLSONARO nesta quarta-feira, em discurso de posse, que cobre dele "mais operações" da Polícia Federal. MENDONÇA tomou posse na vaga aberta por SERGIO MORO, que deixou o governo acusando BOLSONARO de interferir politicamente na Polícia Federal. O novo ministro disse assumir compromisso com o estado democrático de direito, com o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e armas, à corrupção, aos crimes contra a vida, à violência contra a mulher e crianças. Ele também prometeu atuação integrada com estados e municípios no combate à criminalidade. O novo ministro da Justiça disse que BOLSONARO foi eleito com a bandeira de combate à violência e que honrará esse compromisso.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira a apoiadores e jornalistas, na porta do Palácio da Alvorada, que pretende recorrer da decisão do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, e voltar a nomear ALEXANDRE RAMAGEM como diretor-geral da Polícia Federal. Mais cedo, o governo tornou a nomeação de Ramagem sem efeito e a Advocacia-Geral da União havia divulgado nota oficial informando que não recorreria da decisão de MORAES. Com isso, a nomeação de RAMAGEM estaria derrubada em definitivo, e o governo teria que procurar um novo nome para o cargo. BOLSONARO, no entanto, afirmou no final da tarde que quer RAMAGEM na PF. Questionado sobre o posicionamento anterior da AGU, BOLSONARO citou que recorrer é um "dever do órgão" e completou dizendo que “Quem manda sou eu".
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, deu as primeiras explicações após a denúncia de que o governo do Estado pagou 33 milhões adiantados por 200 respiradores que tiveram a entrega adiada em pelo menos dois meses. Os equipamentos são voltados ao tratamento de casos graves do novo coronavírus e só devem chegar ao Estado em 20 de maio, na previsão mais recente repassada pelo fornecedor. Em um pronunciamento de pouco mais de 10 minutos, o governador disse que a Secretaria de Saúde instaurou uma sindicância interna para apurar os fatos e uma segunda sindicância para revisar todas as compras relacionadas ao período da pandemia de coronavírus. A Polícia Civil também abriu um inquérito policial sobre o assunto e a Controladoria-Geral do Estado instaurou uma auditoria. MOISÉS estranhou o pagamento antecipado e disse que esse não é o procedimento indicado pelo governo do Estado.
O processo de compra de 200 respiradores por 33 milhões de reais com dispensa de licitação teve forte reação na assembleia. Os deputados aprovaram duas medidas de impacto sobre o assunto na sessão desta quarta-feira. A primeira medida foi a aprovação de um requerimento pedindo o afastamento do secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, por supostas“práticas de ilícitos” na compra dos respiradores. Durante a sessão, o deputado MARCOS VIEIRA, que preside a comissão especial que acompanha as compras do governo durante a pandemia do novo coronavírus disse que o afastamento do secretário seria necessário "para que ele não possa mais continuar praticando ilícito administrativo". A segunda medida foi a aprovação do pedido de uma CPI para que os deputados investiguem a compra dos respiradores. O pedido partiu do deputado IVAN NAATZ e teve assinatura de 37 dos 40 deputados.
A Justiça determinou o bloqueio de 33 milhões da conta da empresa Veigamed Material Médico, contratada pelo Governo de Santa Catarina para a entrega de 200 respiradores para serem utilizados em pacientes com coronavírus. A decisão é da juíza substituta ANA LUISA SCHMIDT RAMOS, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis. Uma ação popular foi protocolada na madrugada desta quarta-feira pelo deputado BRUNO SOUZA do Novo. A decisão saiu no fim da tarde de ontem e também suspende qualquer pagamento relativo ao contrato feito com a Secretaria Estadual de Saúde.
Uma ação envolvendo duas secretarias e um grupo de voluntários vai confeccionar cerca de cinco mil máscaras para a população de Romelândia. A informação é da secretária de Saúde do município, NILSE COOL. De acordo com ela, o trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a secretaria de Assistência Social e também com voluntários. Conforme ela, o objetivo é prevenir toda a população contra o Covid-19. Segundo NILSE, a Administração realizou a compra do tecido e dos demais materiais, além de estar realizando a confecção para toda a população.
Todos os moradores de Romelândia receberão ao menos uma máscara cada um para o uso durante a pandemia do novo conoravírus. A afirmação é da secretária de Saúde do município, NILSE COOL. Ela destacou que os agentes comunitários de Saúde também estão realizando a entrega nas residências, bem como, o trabalho de orientação sobre a maneira correta de utilização e também de higienização. NILSE ressaltou que a retirada também pode ocorrer na própria unidade de Saúde em horário de expediente. Ela disse que existe uma boa aceitação da população nessa ação desenvolvida pelas secretarias de Romelândia.
O município de Romelândia não possui nenhum caso confirmado de Covid-19. O comentário é da secretária de Saúde, NILSE COOL. Ela disse que o município possui apenas alguns casos suspeitos que estão sendo monitorados. NILSE lembrou que o município possuiu quase cinco mil habitantes e caso haja necessidade a Administração fará a confecção de novas máscaras. Ela lamentou ainda o fato das notícias falsas espalhadas no município em relação as máscaras que teriam vindo da China e que estariam contaminadas. Ela revelou ainda que devido a essa informação falsa, algumas pessoas acabaram queimando as máscaras fornecidas pela secretaria. NILSE reforçou ainda que todo o material foi comprado de empresas da região e que a confecção está ocorrendo no próprio município.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou na última sexta-feira uma assembleia geral extraordinária virtual com a participação dos prefeitos da região. O principal assunto da pauta foi a estiagem e os decretos de situação de emergência dos municípios, além dos prejuízos com a falta de água para as culturas. Ao final da reunião, os prefeitos redigiram um documento que será encaminhado ao Governo Federal pedindo a alteração da resolução que fixou a data de nove de abril como prazo final a decretação de estado de emergência em virtude da estiagem. Em razão do agravamento dos reflexos da falta de chuva na região, os prefeitos pedem que o prazo seja estendido para o final de maio.
A ampliação de prazo para emissão dos decretos de situação de emergência em razão da estiagem para o dia 31 de maio vai beneficiar outros municípios da região que tomaram essa medida. São Miguel do Oeste, por exemplo, publicou o decreto no dia 15 de abril, depois portanto do prazo de nove de abril estabelecido pela resolução do governo federal analisada durante a assembleia virtual da Ameosc. De acordo com o secretário executivo da Associação dos Municípios do Extremo-oeste, AIRTON FONTANA, se o pedido de prorrogação da data limite for aceito, os municípios vão poder receber um auxílio, renegociar dívidas e um possibilitar crédito para os produtores rurais por conta da estiagem.
O Município de São Miguel do Oeste intensificará, a partir desta semana, as notificações para proprietários de terrenos sem manutenção ou que descartarem galhos, entulhos ou outros lixos e materiais em locais inadequados. O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, disse que não é admissível que alguns moradores ainda não estejam conscientes de suas responsabilidades. Ele reforçou que nos espaços públicos não deve ser realizada a poda de árvores, com a exceção dos cortes de segurança. Já os moradores que efetuarem o serviço por conta própria, são responsáveis pela destinação destes galhos. O mesmo vale para entulhos e outros materiais. DIAS destacou que a prefeitura fez várias campanhas sobre o tema e que as pessoas sabem o que deve ser feito. Ele disse que não é mais possível esperar que o poder público atenda sozinho a todas as demandas.
Desde o início deste ano, os fiscais de postura do Município já notificaram cerca de 150 situações irregulares envolvendo o descarte de galhos, entulhos e outros lixos na cidade. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele destacou que proprietários de imóveis sem manutenção podem ser multados pelo município. Os infratores tem prazo de 15 dias para proceder à regularização, caso contrário, a Secretaria de Urbanismo realiza a limpeza. Os valores são cobrados posteriormente do proprietário, junto com uma multa no valor de 531 reais e 94 centavos. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.
O judiciário de Itapiranga acatou solicitação do Ministério Público e afastou provisoriamente o presidente da Câmara de Vereadores de Itapiranga. A promotora ANA CAROLINA CERIOTTI ajuizou uma ação de improbidade contra o presidente do legislativo, ALEXANDRE SIQUEIRA e o juiz da comarca concedeu uma liminar determinando o afastamento provisório do cargo. Segundo a acusação do Ministério Público, ele estaria se valendo do cargo para privilegiar interesses particulares. Segundo a promotora, a intenção era favorecer a atividade econômica desenvolvida pela esposa e sogra dele. ANA CAROLINA afirmou que os elementos colhidos demonstraram que ele se valeu da posição de autoridade pública para pressionar outras autoridades pela liberação da atividade. O vereador pode recorrer da decisão, o mérito ainda não foi julgado.
O vereador ALEXANDRE SIQUEIRA disse que respeita a decisão da justiça e já acatou a determinação se afastando dos cargos de presidente do legislativo e da função de vereador. Ele salientou, no entanto, que não concorda com a denúncia do Ministério Público que resultou no afastamento temporário para investigação de um possível ato de improbidade administrativa. SIQUEIRA rechaça qualquer possibilidade de omissão, pois sempre trabalhou com agilidade na análise e votação dos projetos, incluindo sessão extraordinária para votar projetos de urgência do executivo. Sobre a denúncia de estar legislando em causa própria, o vereador garantiu que fez reivindicações para várias categorias, incluindo atenção para as escolas particulares que atendem crianças. Ele disse que defendeu uma causa coletiva que envolve cinco empresas que atendem mais de 100 famílias e não pensou apenas na escola da sogra onde a esposa trabalha. Ele recebeu o prazo de 15 dias para se manifestar e já recorreu ao Tribunal de Justiça em Florianópolis.
A Secretaria de Saúde de Guarujá do Sul fechou os acessos aos município e instalou uma barreira sanitária para monitorar a entrada de veículos e pessoas na cidade. O trabalho conta com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. O objetivo da barreira é fiscalizar e orientar o trânsito de pessoas de outros locais para o município. Todas as saídas e entradas secundárias da rodovia BR 163 foram fechadas e foi liberado um único acesso ao centro da cidade pelo trevo principal, na rua Otavio Dill. A barreira vai até segunda-feira com escalas de seis horas para cada equipe. No local será feita a coleta de dados e informações pessoais, cidade de origem, objetivo da visita no município e período que permanecerá em Guarujá do Sul. As pessoas também terão temperatura verificada e será mantido contato via telefone com o visitante para monitoramento de eventuais sintomas.
A barreira sanitária no acesso à Guarujá do Sul é uma medida preventiva em razão dos casos de Covid-19 já confirmados na região. A afirmação é da secretária de Saúde, FRANCIANE BASEGGIO. Ela explicou que várias ações foram tomadas para o coronavírus não circule no município. A secretária disse que a barreira é uma forma de monitorar pessoas que entram em Guarujá e com quem ela terá contato. Ela ressaltou que o vírus se propaga facilmente e é importante que a população entenda e faça a sua parte, usando máscara, higienizando as mãos e só sair de casa para o que for estritamente necessário. Para o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, o momento requer muita atenção e a prevenção é extremamente necessária. Ele disse que o ideal seria que as pessoas não se deslocassem de um município para outro. Com o feriadão do dia primeiro de maio, o comitê local do coronavírus decidiu pela implantação da barreira sanitária.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste conta, desde ontem, com mais seis leitos de UTI para uso exclusivo de pacientes com a Covid-19. Outros três leitos já foram reservados ainda em março, totalizando nove leitos de tratamento intensivo disponíveis na unidade hospitalar para o enfrentamento da pandemia. Outros nove leitos também estão ativos e sendo utilizados para outras patologias, já que o Hospital Regional de São Miguel do Oeste não deixou de atender urgências e emergências. Ao todo são 18 leitos de tratamento intensivo disponíveis no Hospital, oito abertos desde março e que elevam em 80 por cento a capacidade assistencial em UTI.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foi referenciado pelo Governo do Estado como uma das principais unidades de atendimento aos pacientes com a Covid-19. Foi prevista a instalação de 16 novos leitos de UTI pela Secretaria de Estado da Saúdemas até o nenhum equipamento foi entregue pelo governo estadual. O diretor geral do Hospital Regional, JEFERSON GOMES, explicou que a união de esforços de entidades, do judiciário e da comunidade em geral garantir os recursos para a aquisição dos equipamentos para os novos leitos de UTI.
O Hospital Regional teve que adaptar um espaço para poder abrigar os seis novos leitos de UTI para Covid-19 instalados nesta semana. De acordo com o diretor de Apoio do Regional, RODRIGO LOPES, o espaço da antiga capela foi modificado e agora recebe os leitos de terapia intensa. Ele admitiu que não é espaço físico ideal, mas foi possível adequá-lo para abrigar leitos de terapia intensiva. LOPES também explicou que o processo de aquisição dos respiradores foi realizado com muito cuidado devido ao momento de pandemia. De acordo com ele, há uma escassez de equipamentos no mercado, mas com o processo de cotação de preço foi possível levantar empresas com respiradores novos e seminovos, com as especificações necessárias e prazo de entrega imediato. Também foi possível a locação de carrinhos de anestesia, que neste momento serão utilizados para ventilar os pacientes que necessitarem do atendimento.
Um caminhoneiro foi encontrado morto dentro de um caminhão no pátio de um posto de combustível da Waldemar Rangrab na tarde desta quarta-feira. CELSO DE MENDONÇA BARUFFI, de 55 anos, tinha 55 anos e é conhecido pelos colegas de estrada como "CIGANO". O dono do caminhão não conseguia contato com o motorista e acionou a Polícia Militar que localizou o veículo em São Miguel do Oeste. O homem foi encontrado sem vida dentro da cabine. O IGP e a Polícia Civil foram acionados e apontarão as causas da morte.
Um acidente mobilizou os bombeiros e Polícia Militar no início da noite desta quarta-feira na via periférica de São José do Cedro. A colisão aconteceu por volta das seis horas da tarde no Parque Industrial Dois, na linha São Domingos e envolveu uma picape Strada de Dionísio Cerqueira e um caminhão tanque de Bom Retiro do Sul. O motorista da Strada, um homem de 50 anos, estava preso às ferragens e ficou gravemente ferido, com fraturas nas pernas e braços. Ele também teve suspeita de traumatismo craniano. O caroneiro do veículo, de 30 anos, teve lesões leves e suspeita de fratura no braço direito. As duas vítimas foram conduzidas para o Hospital Cedro para atendimento médico.
A Polícia Militar atendeu mais uma ocorrência de tráfico de drogas na Rua Santa Catarina em São Miguel do Oeste no dia de ontem. O caso aconteceu por volta das 11 horas da manhã quando a guarnição foi verificar uma denúncia de plantio de maconha no local. Os policiais encontraram duas mudas da planta no local. Os dois “pés” de maconha eram de um adolescente que foi apreendido. A mãe do menor acompanhou o menor para prestar esclarecimentos na delegacia de polícia.
Um homem foi preso depois de furtar uma caminhonete A-10 e participar de uma série de arrombamentos em Descanso durante a madrugada de hoje. O veículo foi furtado no bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste por volta das 11 horas da noite de ontem. Durante a madrugada, a caminhonete foi usada para cometer arrombamentos em três lojas na cidade vizinha. Os crimes aconteceram por volta das três horas com a participação de dois homens. Eles usaram a caminhonete para arrebentar as portas dos estabelecimentos. Após os furtos, eles fugiram em direção a Iporã do Oeste pela SC 163. A equipe da Polícia rodoviária tentou abordar o veículo, mas o motorista tentou escapar por uma lavoura de soja. Eles abandonaram a caminhonete e tentaram fugir a pé. Um deles foi detido. No veículo, foram encontrado objetos furtados e dinheiro.
O homem suspeito de envolvimento nos arrombamentos da madrugada em Descanso pode ter sido o autor de um carro na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar, por volta das nove horas, um homem de aproximadamente um metro e 70 de altura, usando bermuda azul marinho, moletom e toca balaclava preta pulou um muro lateral e teve acesso à garagem de uma residência. Ele furtou um Cruze Prata placas MLT4577. O ladrão derrubar um portão da garagem com o carro e fugiu. O veículo passou nas câmeras de videomonitoramento de Guaraciaba às sete e 15 e por volta das oito e 40 passou em Anchieta. A Polícia Militar está mobilizada para recuperar o veículo furtado e prender o homem que ajudou a cometer os arrombamentos.