-BOLSONARO DIZ QUE VAI RECORRER DA SUSPENSÃO DA POSSE DE RAMAGEM NA PF
-JUSTIÇA BLOQUEIA 33 MILHÕES DE EMPRESA QUE VENDEU RESPIRADORES AO GOVERNO
-HOSPITAL REGIONAL INSTALA MAIS SEIS LEITOS DE UTI
-VEREADORES APROVAM PROJETO DE INCENTIVO A INDÚSTRIA E COMÉRCIO
-CANCELADA SEMANA ALEMÃ DE SÃO JOÃO DO OESTE
-PRESIDENTE DA CÂMARA É AFASTADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
-VEREADOR AFIRMA QUE NÃO COMETEU IRREGULARIDADES
-POLÍCIA PRENDE CONDENADO POR ESTUPRO DA PRÓPRIA FILHA
-LADRÕES USAM CARRO FURTADO PARA ARROMBAR LOJAS E CASA EM DESCANSO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 31 graus.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A economia da zona do euro encolheu três vírgula oito por cento no primeiro trimestre de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus. A informação é do Gabinete Europeu de Estatística. É o maior declínio trimestral já registrado pela série histórica iniciada em 1995. No quarto trimestre do ano passado, o PIB nos 19 países que usam o euro tinha avançado zero vírgula um por cento. Na comparação com os 3 primeiros meses de 2019, a contração foi de três vírgula três por cento, maior declínio nessa base de comparação desde o terceiro trimestre de 2009.
A Colômbia se tornou oficialmente o trigésimo sétimo país membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, anunciou a instituição em um comunicado divulgado nesta quarta-feira. A adesão da Colômbia reafirma nosso compromisso de unir os países que se esforçam para alcançar os mais elevados parâmetros nas políticas públicas mundiais para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. A Colômbia é o terceiro país latino-americano a aderir à instituição, depois de México e Chile.
O Paraguai já não tem pacientes com a covid-19 em unidades de terapia intensiva, anunciou o presidente MARIO ABDO BENÍTEZ nesta quarta-feira. No total, o Paraguai tem 239 infectados e 9 mortos pela covid-19. ABDO disse que a redução dos casos é consequência direta da drástica decisão adotada no dia 10 de março de decretar uma quarentena obrigatória e paralisar as atividades não essenciais, três dias após o registro do primeiro caso no país. A partir de 4 de maio o Paraguai adotará a chamada "quarentena inteligente", um retorno gradual às atividades de trabalho e lazer com medidas de distanciamento social e higiene.
O desemprego aumentou e atingiu 12 milhões e 900 mil brasileiros no primeiro trimestre do ano, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A taxa de desocupação ficou em 12 vírgula dois por cento, frente a 11 por cento entre outubro a dezembro de 2019, quando havia 11 milhões e 600 mil brasileiros desempregados. Em contrapartida, a taxa foi menor do que a registrada no primeiro trimestre de 2019. Segundo a analista da pesquisa ADRIANA BERINGUY, não há dados suficientes que mostrem o impacto da pandemia de coronavírus neste período. O isolamento social começou em março em diversas cidades brasileiras.
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDRÉ MENDONÇA, pediu ao presidente JAIR BOLSONARO nesta quarta-feira, em discurso de posse, que cobre dele "mais operações" da Polícia Federal. MENDONÇA tomou posse na vaga aberta por SERGIO MORO, que deixou o governo acusando BOLSONARO de interferir politicamente na Polícia Federal. O novo ministro disse assumir compromisso com o estado democrático de direito, com o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e armas, à corrupção, aos crimes contra a vida, à violência contra a mulher e crianças. Ele também prometeu atuação integrada com estados e municípios no combate à criminalidade. O novo ministro da Justiça disse que BOLSONARO foi eleito com a bandeira de combate à violência e que honrará esse compromisso.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira a apoiadores e jornalistas, na porta do Palácio da Alvorada, que pretende recorrer da decisão do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, e voltar a nomear ALEXANDRE RAMAGEM como diretor-geral da Polícia Federal. Mais cedo, o governo tornou a nomeação de Ramagem sem efeito e a Advocacia-Geral da União havia divulgado nota oficial informando que não recorreria da decisão de MORAES. Com isso, a nomeação de RAMAGEM estaria derrubada em definitivo, e o governo teria que procurar um novo nome para o cargo. BOLSONARO, no entanto, afirmou no final da tarde que quer RAMAGEM na PF. Questionado sobre o posicionamento anterior da AGU, BOLSONARO citou que recorrer é um "dever do órgão" e completou dizendo que “Quem manda sou eu".
GLOBO – QUINTA - 30.04.20 - MELLER
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, deu as primeiras explicações após a denúncia de que o governo do Estado pagou 33 milhões adiantados por 200 respiradores que tiveram a entrega adiada em pelo menos dois meses. Os equipamentos são voltados ao tratamento de casos graves do novo coronavírus e só devem chegar ao Estado em 20 de maio, na previsão mais recente repassada pelo fornecedor. Em um pronunciamento de pouco mais de 10 minutos, o governador disse que a Secretaria de Saúde instaurou uma sindicância interna para apurar os fatos e uma segunda sindicância para revisar todas as compras relacionadas ao período da pandemia de coronavírus. A Polícia Civil também abriu um inquérito policial sobre o assunto e a Controladoria-Geral do Estado instaurou uma auditoria. MOISÉS estranhou o pagamento antecipado e disse que esse não é o procedimento indicado pelo governo do Estado.
O processo de compra de 200 respiradores por 33 milhões de reais com dispensa de licitação teve forte reação na assembleia. Os deputados aprovaram duas medidas de impacto sobre o assunto na sessão desta quarta-feira. A primeira medida foi a aprovação de um requerimento pedindo o afastamento do secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, por supostas“práticas de ilícitos” na compra dos respiradores. Durante a sessão, o deputado MARCOS VIEIRA, que preside a comissão especial que acompanha as compras do governo durante a pandemia do novo coronavírus disse que o afastamento do secretário seria necessário "para que ele não possa mais continuar praticando ilícito administrativo". A segunda medida foi a aprovação do pedido de uma CPI para que os deputados investiguem a compra dos respiradores. O pedido partiu do deputado IVAN NAATZ e teve assinatura de 37 dos 40 deputados.
A Justiça determinou o bloqueio de 33 milhões da conta da empresa Veigamed Material Médico, contratada pelo Governo de Santa Catarina para a entrega de 200 respiradores para serem utilizados em pacientes com coronavírus. A decisão é da juíza substituta ANA LUISA SCHMIDT RAMOS, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis. Uma ação popular foi protocolada na madrugada desta quarta-feira pelo deputado BRUNO SOUZA do Novo. A decisão saiu no fim da tarde de ontem e também suspende qualquer pagamento relativo ao contrato feito com a Secretaria Estadual de Saúde.
Escola Especial de São João do Oeste recebe confirmação de recursos para compra de veículo. Segundo a presidente do CAESP Renascer, DORIS STUEL, por meio da indicação de vereadores do município a deputada federal GEOVANIA DE SÁ confirmou um recurso de 60 mil reais para a compra de um veículo. Ela explica que a escola especial ainda não possui um carro, o que será importante para as atividades dos profissionais do CAESP e a equipe técnica do SUS, principalmente nas visitas aos alunos. Hoje as visitas são realizadas com veículo cedido pela prefeitura. A presidente do CAESP lembra que a entrega do veículo está prevista somente para o próximo ano, mas o valor para a compra está confirmado. DORIS enfatiza que a escola comprou um terreno, em parceria com a prefeitura, para a futura construção da sede própria, projeto para o qual também busca recursos.
Epagri de São João do Oeste já liberou 80% da cota de calcário aos agricultores. De acordo com o extensionista rural, JORGE SCHROEDER, o aumento na procura se justifica em grande parte pelo incentivo dos técnicos para que os agricultores façam a análise de solo e assim corrijam as deficiências, como acidez e índice de fertilidade. Ele comenta que as análises estão sendo renovadas desde o final do ano, considerando que são necessárias para a liberação do calcário a partir de agora pelo programa troca-troca. JORGE SCHROEDER cita que a cota inicial da Epagri de São João do Oeste é de mil 350 toneladas, e desse total, 80% já está com as autorizações emitidas para a retirada do insumo pelos agricultores. Ele antecipa que será necessário solicitar uma suplementação da cota.
Hospital Regional de São Miguel do Oeste instala mais seis leitos de UTI. A partir desta quarta-feira, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, administrado pelo Instituto Santé, passa a contar com mais seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva para uso exclusivo de pacientes com a Covid-19. Outros três leitos já foram reservados ainda em março, totalizando nove leitos de tratamento intensivo disponíveis na unidade hospitalar para o enfrentamento da pandemia. Outros nove leitos também estão ativos e sendo utilizados para outras patologias, já que o Hospital Regional de São Miguel do Oeste não deixou de atender urgências e emergências. Ao todo são 18 leitos de tratamento intensivo disponíveis no Hospital, sendo oito novos e instalados desde março e que elevam em 80% a capacidade assistencial em UTI. Até o momento, nenhum caso confirmado foi atendido na unidade e o diretor geral, Jeferson Gomes, lembra que a união de esforços fez a instalação dos novos leitos acontecer.
O diretor de apoio, RODRIGO LOPES, destaca que o processo de aquisição dos respiradores foi realizado com muito cuidado devido ao momento de pandemia vivido. Salienta que há uma escassez desses equipamentos no mercado, mas com o processo de cotação de preço conseguimos levantar empresas com respiradores novos e seminovos, com as especificações necessárias e prazo de entrega imediato. Também foi possível a locação de carrinhos de anestesia, que neste momento serão utilizados para ventilar os pacientes que necessitarem do atendimento. O diretor LOPES relata que a antiga capela do Hospital foi transformada em poucos dias em um local para o atendimento dos pacientes. No final de março, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foi referenciado pelo Governo do Estado como uma das principais unidades de atendimento aos pacientes com a Covid-19. Foi prevista a instalação de 16 novos leitos de UTI pela Secretaria de Estado da Saúde e até o momento, nenhum equipamentos do Estado foi entregue.
Deputado vê indícios de crime de responsabilidade do Governador MOISÉS. O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK considerou graves as denúncias de que o Governo de Santa Catarina demorou apenas cinco horas para efetuar a compra milionária de 200 respiradores para o tratamento da Covid-19. Segundo ESKUDLARK, caso comprovados os fatos, o Governador CARLOS MOISÉS pode responder por crime de improbidade administrativa, previsto no artigo 72 da Constituição Estadual. O deputado destaca que já foi solicitado estudos ao jurídico para colher documentos e apurar se houve qualquer tipo de crime de responsabilidade. ESKUDLARK considera que é um absurdo a farra com o dinheiro público em um momento que passamos por uma crise de saúde e econômica. O processo com dispensa de licitação custou aos cofres catarinenses 33 milhões, ou seja, cada respirador saiu por 165 mil, valor muito acima dos 60 a 100 mil pagos pelo Governo Federal e outros Estados em processos semelhantes.
Deputado acredita que é preciso uma investigação rigorosa. Outro fato incomum é que mesmo antes da entrega dos aparelhos que estava prevista para abril e não ocorreu, e que agora na melhor das hipóteses será em junho, o valor foi pago integralmente. O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK destaca que a escolha do fornecedor é suspeita, já que a empresa vencedora do processo não possui histórico de venda de respiradores, nunca teve contrato com o Governo Catarinense, sua sede fica numa casa simples no Rio de Janeiro, e outras informações são confusas. Para o deputado é uma denúncia muito grave pois são claros os indícios de superfaturamento, é inadmissível que a equipe do Governo não tenha buscado informações mais detalhadas sobre os valores e com quem estava fazendo negócio.
Vereadores de São João do Oeste aprovam projeto de incentivo a indústria e comércio. Auxílio foi definido após pesquisa realizada na semana passada com os associados da ACISJO. Objetivo foi de levantar informações econômicas das empresas. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial, JOEL FOLLMANN os dados foram encaminhados ao poder público municipal e solicitado a possibilidade de alteração do PIDE, Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Empresarial para a finalidade também de financiamento para o giro e não somente investimento como era o programa. FOLLMANN destaca que a solicitação foi bem recebida. Os detalhes foram ajustados em reunião de caráter urgente reunindo prefeito, secretários e diretores para organizar as alterações do programa que foram encaminhadas ao legislativo com aprovação por unanimidade na sessão de terça-feira.
ACISJO realiza trabalhos de auxílio aos empresários em um cenário com diversas crises simultâneas. Além dos impactos causados no sistema de saúde devido a pandemia do covid-19, existem os reflexos econômicos que já vem se apresentando e devem se acentuar nos próximos meses. O presidente da Associação Comercial lembra ainda os efeitos da prolongada estiagem que castiga a produção agrícola e causa custos extras as empresas e ao poder público para manter o abastecimento de água. JOEL FOLLMANN lamenta ainda as crises que estão ocorrendo na política estadual e nacional que poderiam e deveriam ser evitadas no momento. Segundo FOLLMANN todo planejamento que se fez para esse ano teve de ser repensado e em algum sentido até deixado de lado para absorver as demandas do momento. Cita que a função tem sido baseada em organizar e levar as informações pertinentes a situação aos s associados utilizando o sistema FASISC.
Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Empresarial terá disponibilidade de 500 mil reais. Empresas de São João do Oeste precisam atender algumas condicionalidades do programa. Conforme o presidente da ACISJO, JOEL FOLLMANN, o valor total será dividido em cotas para as empresas. Será preciso fazer um credenciamento para avaliação do poder publico e das instituições bancárias. FOLLMANN avalia que o poder público está dando uma importante contribuição ao comércio de São João do Oeste. Meta é contemplar até 40 empresas. O presidente diz ainda que nas últimas semanas foram vários retornos positivos em relação a liberação de diversos setores de negócios. Para FOLLMANN, o momento ainda é de muita incerteza, não se consegue ainda visualizar um cenário de melhora no quadro da saúde como também da economia. Ele recomenda cautela e ao mesmo tempo adaptação das empresas a essa nova realidade.
Cancelada décima segunda edição da Semana Alemã de São João do Oeste. A definição ocorreu na manhã de hoje após avaliação criteriosa sobre a situação atual. Segundo o coordenado da Semana Alemã, ANDRÉ KLUNK, foram realizadas reuniões com as subcomissões e entidade envolvidas com a Deutsche Woche. Na manhã desta quinta-feira ocorreu encontro com representantes de diversas entidades e foi decidido pelo cancelamento do evento. De acordo com KLUNK, com a situação da pandemia da Covid-19, estiagem e até a questão cultural, sem possibilidade de ensaios dos grupos, foi decidido pelo cancelamento da décima segunda edição da Semana Alemã. ANDRÉ KLUNK lembra que a programação estava prevista para o período de 18 a 25 de julho.
Eventos culturais de São João do Oeste são afetados pela pandemia. Em decorrência das medidas adotadas para conter o novo coronavírus o município já havia cancelado o tradicional Festioeste. O festival da canção seria no mês de maio. Conforme ANDRÉ KLUNK, outros eventos culturais também sofrem consequências. Ele cita a impossibilidade de realizar ensaios e encontros de corais, cantos e grupos de danças. Para KLUNK o momento é de dificuldades em vários setores e a cultural também sofre as consequências. Salienta que a programação de 2020 da Deutsche Woche não vai ocorrer e a partir de agora já está sendo projetada a edição do próximo ano. ANDRÉ KLUNK diz que é preciso aguardar o fim da pandemia para projetar algum evento cultural até o fim do ano em São João do Oeste.
Presidente da câmara é afastado por improbidade administrativa. O judiciário de Itapiranga acatou solicitação do Ministério Público e afastou provisoriamente o presidente da Câmara de Vereadores de Itapiranga. Conforme a promotora ANA CAROLINA CERIOTTI, ela entrou com ação de improbidade contra o presidente da Câmara de Vereadores, ALEXANDRE SIQUEIRA e o juiz acolheu a liminar determinando o afastamento provisório do cargo. Salienta que foi apurado que ele estaria, em tese, se valendo do cargo para privilegiar interesses particulares. Segundo a promotora a intenção era favorecer a atividade econômica desenvolvida pela esposa e sogra dele, de cuidados de criança. ANA CAROLINA diz que os elementos colhidos demonstraram que ele se valeu da posição de autoridade pública para pressionar outras autoridades pela liberação da atividade. Outro item apontado pelo Ministério Público e que pesou no afastamento do presidente do legislativo foi que, paralelamente, as sessões do legislativo estavam completamente suspensas, então se verificou aí uma omissão por parte do presidente da câmara.
O vereador ALEXANDRE SIQUEIRA, diz que respeita a decisão da justiça e já acatou a determinação se afastando dos cargos de presidente do legislativo e da função de vereador. Salienta, porém que não concorda com a denúncia do Ministério Público que culminou na decisão da justiça com seu afastamento temporário para investigação de um possível ato de improbidade administrativa. SIQUEIRA rechaça qualquer possibilidade de omissão, pois sempre trabalhou com agilidade na análise e votação dos projetos, incluindo sessão extraordinária para votar projetos de urgência do executivo. Cita que as sessões presenciais foram suspensas, seguindo determinação do decreto do governo do estado e portanto em nenhum momento foi omisso no trabalho do legislativo. Sobre a denúncia de estar legislando em causa própria, ALEXANDRE SIQUEIRA garante que fez reivindicações para várias categorias, incluindo atenção para as escolas particulares que atendem crianças.
Vereador alega que defendeu causa coletiva. Ele lembra que são cinco empresas registradas que atendem mais de 100 famílias e portanto não pensou apenas na escola de sua sogra onde trabalha sua esposa. ALEXANDRE SIQUEIRA considera um completo exagero seu afastamento. Ele recebeu o prazo de 15 dias para se manifestar e já recorreu ao Tribunal de Justiça em Florianópolis. O vereador diz que confia que na próxima semana já estará exercendo sua de vereador que foi eleito com 430 votos, sendo o quinto melhor colocado. Na segunda-feira, SIQUEIRA havia convocado sessão extraordinária para esta quinta-feira. O trabalho está mantido com a coordenação do vice-presidente, GELSON PETRY. A reunião será às 19 horas e no sistema online e visa analisar projeto do executivo sobre ajustes no quadro de servidores públicos.
Polícia Civil alerta para registros do “golpe do nudes”. A delegacia de Maravilha tem registrado aumento nos casos relacionados ao golpe. Nesta modalidade de crime, perfis falsos de mulheres nas redes sociais adicionam homens e trocam mensagens e fotos eróticas. Com cópias destas conversas, os golpistas se passam por policiais, ameaçam as vítimas e exigem dinheiro, alegando a existência de suposta investigação por pedofilia. A ameaça de divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo, pode configurar o crime de extorsão. A Polícia Civil esclarece que trocar, enviar ou receber, fotografias íntimas pela internet pode ser muito perigoso. Atualmente, há inúmeros registros de ocorrências policiais dando conta que homens estão sendo vítimas de extorsão por parte de golpistas. Evite adicionar e conversar com perfis e telefones desconhecidos, não troque fotografias, e jamais faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos.
Polícia conclui inquérito e prende quatro suspeitos de assalto em mercado. A DIC de São Miguel do Oeste, deflagrou operação policial denominada de Malote, decorrente de Inquérito Policial destinado a apurar os responsáveis pelo roubo ocorrido no início do mês, contra um gerente do Supermercado Vipi, na região central de São Miguel do Oeste. A atuação da Polícia Civil civil resultou na prisão de quatro suspeitos, sendo que dois pela execução do crime de roubo, um pelo crime de favorecimento real e um pelo crime de falso testemunho. Na noite de sábado, quatro de abril, dois homens, que estavam com parte dos rostos cobertos, realizaram roubo contra o gerente do Super Vipi, na região central de São Miguel do Oeste, em ação criminosa em que agrediram a vítima e subtraíram o malote do fechamento do caixa do estabelecimento comercial.
Os policiais civis da DIC realizaram diligências para identificar a autoria e materialidade do crime. Foi identificado que, no domingo, dia cinco, o veículo utilizado no roubo teria sido abandonado no bairro Andreatta, em uma área de mata. Um dos suspeitos foi abordado pela Polícia Militar e preso. Foram identificados mais três envolvidos no crime, dois em São Miguel do Oeste e outro em São José do Cedro. Ontem a Polícia Civil cumpriu as ordens de prisão, busca e apreensão dos demais suspeitos. Por fim, foi apurado que os executores do roubo buscaram auxílio de terceiro, em São José do Cedro, para esconder o malote roubado, além de envolver outra pessoa para dar versão falsa e tentar conturbar a investigação. O Delegado de Polícia indiciou os dois executores pelo crime de roubo circunstanciado pelo concurso de agente e emprego de arma de fogo.
Polícia Civil prende condenado por abusar sexualmente da própria filha. A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, cumpriu mandado de prisão contra um homem de 62 anos, condenado por sentença definitiva à pena de 10 anos e seis meses de reclusão, pelo crime de atentado violento ao pudor. A prisão ocorreu na Avenida Brasil, no centro da cidade de São Lourenço do Oeste. No dia cinco de outubro de 2005, em São Lourenço do Oeste, o condenado, aproveitando-se da ausência de sua ex-esposa, que estava viajando, não permitiu que sua filha de nove anos fosse para a escola. Depois que as outras duas irmãs foram para aula, que ficou sozinho com a menina de nove anos, despiu-a e abusou sexualmente dela. Ele ainda a ameaçou de morte.
Identificado caminhoneiro encontrado morto em São Miguel do Oeste. Foi identificado na tarde de ontem o caminheiro que foi encontrado morto dentro da cabine do caminhão, estacionado no pátio de um posto de combustíveis, em São Miguel do Oeste. A vítima é Celso José de Mendonça Baruffi, de 55 anos. Ele é conhecido pelos colegas de estrada como "CIGANO". A informação é de que o dono do caminhão não conseguia contato com o homem e acionou a Polícia Militar que localizou o veículo. Após bater na porta e ninguém atender, o caminhão foi aberto pela polícia e o caminhoneiro foi encontrado já sem vida dentro da cabine. O IGP e a Polícia Civil foram acionados e apontarão as causas da morte.
Colisão frontal deixa dois feridos em São José do Cedro. Um acidente mobilizou os bombeiros e Polícia Militar no início da noite de ontem, na periférica de São José do Cedro. A ocorrência foi as 18 horas nas proximidades do Parque Industrial II, na linha São Domingos envolvendo uma picape Strada de Dionísio Cerqueira e um caminhão tanque de Bom Retiro do Sul-RS. No acidente, o motorista da Strada, de 50 anos, estava preso às ferragens e ficou gravemente ferido, com fraturas nas pernas e braços e suspeita de traumatismo craniano. A vítima foi desencarcerada e imobilizada e atendida. O caroneiro do veículo, de 30 anos, teve escoriações e suspeita de fratura no braço direito. As duas vítimas foram conduzidas para o Hospital Cedro para atendimento médico. O condutor do caminhão, 30 anos, nada sofreu e não precisou receber atendimento, permanecendo no local do acidente.
Ladrões usam carro furtado para arrombar estabelecimentos comerciais e casa em Descanso. Na madrugada desta quinta-feira três estabelecimentos comerciais e uma residência foram alvos de bandidos em Descanso. Além de dinheiro e produtos dos estabelecimentos comerciais, um Cruze placas de Descanso, também furtado em uma casa. Por volta das quatro horas da madrugada desta quinta-feira a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, com apoio da Polícia Militar de Descanso, recuperaram uma caminhoneta Chevrolet A10 furtada no Bairro Santa Rita em SMOeste. Após o furto, três homens se deslocaram até o município de Descanso onde utilizaram a caminhoneta para cometer arrombamentos em estabelecimentos comerciais. Foram furtados materiais como máquina de cortar grama e lava jatos. A caminhonete furtada em SMOeste foi usada pelos ladrões para arrombar as portas dos estabelecimentos.
Após os furtos os ladrões fugiram pela SC 163, sentindo Iporã do Oeste. Com os dados do veículo a PMR se deslocou sentido a Descanso, quando com apoio de uma guarnição da PM visualizaram a caminhoneta A10. Após várias tentativas de abordagem, o veículo, já no perímetro urbano de Descanso, saiu da rodovia e passou a trafegar por uma lavoura de soja, sendo abordado depois de aproximadamente dois quilômetros e meio. Os ladrões abandonaram o veículo e fugiram por meio da mata. No veículo foram encontrados os objetivos e dinheiro em espécie. Um deles foi capturado logo e conduzido a delegacia, e um segundo, menor de idade, foi apreendido depois. O terceiro ocupante da caminhonete, conseguiu fugir pelo mato, furtou o Cruze da residência e fugiu novamente pela rodovia.
Por volta das nove horas desta quinta-feira a PM registrou o furto do veículo Cruze em Descanso. O proprietário informou que um homem de aproximadamente um metro e 70 de altura, usando bermuda azul marinho, moletom e balaclava preta, pulou um muro lateral tendo acesso à garagem de onde furtou o carro. O veículo foi usado para derrubar o portão da garagem. Policiais constataram que o Cruze passou nas câmeras de videomonitoramento de Guaraciaba às sete horas e 15 minutos da manhã e por volta das oito e 40 passou em Anchieta. Nova informação divulgada pela PM, é que o Cruze foi localizado entre Campo Erê e Anchieta. O motorista fugiu a pé, ea polícia faz buscas, solicitando a contribuição da comunidade.