ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 30 03 2024

-DESEMPREGO SOBE PARA 7,8% NO TRIMESTRE TERMINADO EM FEVEREIRO

-FLORIANÓPOLIS TEM A 5ª MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA ENTRE AS CAPITAIS DO PAÍS

-CRONOGRAMA DE RECOLHA DE GALHOS VAI ATÉ A METADE DE MAIO NO MUNICÍPIO

-CENTRO DE INOVAÇÃO NA UNOESC DEVE SER ABERTO NO SEGUNDO SEMESTRE

-VIGILÂNCIA ALERTA PARA RISCO DE AUMENTO EXPOENCIAL DE CASOS DE DENGUE

-ADOLESCENTE DE 15 ANOS FICA FERIDA EM COLISAO ENTRE CARRO E BICICLETA

-MULHER SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NO ELEVADO DA BR 163

Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O presidente VOLODYMYR ZELENSKY disse em uma entrevista publicada nesta sexta-feira que, se a Ucrânia não receber a ajuda militar prometida pelos Estados Unidos, que está bloqueada por disputas no Congresso americano, as forças terão que recuar “em pequenos passos”. A escassez de munições, segundo ele, significa que a Ucranvia terá que retroceder e os russos poderão ir para as grandes cidades. O presidente norte-americano JOE BIDEN pediu que a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos republicanos, apoie o pacote de ajuda militar e financeira, mas o presidente da Casa, MIKE JOHNSON, tem adiado a questão há meses, citando prioridades domésticas.

O Papa Francisco cancelou no último minuto a sua presença na procissão da Sexta-Feira Santa no Coliseu de Roma, no que o Vaticano descreveu como uma tentativa de “preservar a sua saúde” antes de mais compromissos da semana da Páscoa. A agenda do pontífice para os próximos dois dias inclui uma vigília pascal hoje à noite e uma Missa de Páscoa e a mensagem "Urbi et Orbi", para a cidade e o mundo, no domingo de manhã. O Vaticano anunciou a ausência do papa na procissão da "Via Crucis" quando ela estava prestes a começar, dizendo em comunicado que a acompanharia remotamente de sua residência.

Durante uma reunião nesta quinta-feira com o ministro do Interior, GÉRALD DARMANIN, a agência de inteligência francesa teria pedido que o “formato” da abertura dos Jogos Olímpicos seja revisto, de acordo com informações da rádio francesa Europe 1. Ele disse que é preciso pensar em um plano B. Para o serviço de Inteligência francês, manter o desfile dos atletas no rio Sena na abertura dos Jogos Olímpicos seria muito arriscado, principalmente depois do atentado perto de Moscou, reivindicado pela filial na Ásia Central do grupo Estado Islâmico.

O ministro GILMAR MENDES votou nesta sexta-feira para, na prática, ampliar a regra do foro privilegiado de autoridades no Supremo Tribunal Federal. Além do relator do caso, os ministros CRISTIANO ZANIN, FLÁVIO DINO, ALEXANDRE DE MORAES e DIAS TOFFOLI também votaram para alterar o atual entendimento. O ministro GILMAR MENDES propôs que, quando se tratar de crime praticado no exercício da função, o foro privilegiado deve ser mantido mesmo após a autoridade deixar o cargo. Isso valeria para casos de renúncia, não reeleição, cassação, entre outros. O entendimento é distinto do que foi decidido pelo STF em 2018. Até o momento, o placar está 5 a 0 pela ampliação do foro privilegiado. O presidente do tribunal, LUÍS ROBERTO BARROSO, pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso o que suspende o julgamento.

Os ministérios das Cidades e dos Transportes foram os mais atingidos pelo bloqueio de dois bilhões e 900 milhões de reais no orçamento deste ano. O valor global foi anunciado na semana passada, mas o detalhamento saiu somente nesta quinta-feira, por meio de decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União".

Algumas áreas consideradas prioritárias, como saúde e educação, não sofreram limitação de recursos. Emendas parlamentares também foram preservadas. O bloqueio no Ministério das Cidades foi de 74 milhões e no Ministério dos Transportes o valor bloqueado soma 678 milhões de reais.

A taxa de desemprego no Brasil foi de sete virgula oito por cento no trimestre encerrado em fevereiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve alta de zero virgula três ponto percentual na desocupação, que era de sete e meio. No mesmo trimestre de 2023, a taxa era de oito vírgula seis por cento. Com os resultados, o número absoluto de desocupados cresceu quatro virgula um por cento contra o trimestre anterior, atingindo oito milhões e 500 mil pessoas. Na comparação anual, o recuo é de sete e meio por cento.

O diretor do Procon de Santa Catarina, ROBERTO SALUM, foi afastado do cargo após uma denúncia de assédio sexual registrada na polícia. O ato teria sido cometido por ele contra uma funcionária. O Governo do Estado confirmou o afastamento, por nota. A partir do registro de boletim de ocorrência, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso. De acordo com MICHELE REBELO, delegada regional da Grande Florianópolis, a investigação está em fase de “colher a prova testemunhal”. SALUM ainda não se manifestou sobre o assunto, mas confirmou que fará uma coletiva de imprensa na próxima terça-feira, às 10 horas da manhã, a fim de esclarecer a situação.

O programa Universidade Gratuita, que teve as primeiras bolsas de ensino pagas no segundo semestre de 2023, pode ter novas mudanças para o segundo semestre de 2024. Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de reuniu representantes do parlamento, das instituições de ensino superior e da gestão estadual para debater possíveis ajustes no programa para a sequência do ano. Uma das definições da audiência foi a elaboração de um projeto de lei para alterar dois pontos da legislação que define as regras do Universidade Gratuita. A primeira é a possibilidade de que as bolsas sejam oferecidas também para cursos autorizados pelo MEC, e não apenas os credenciados, como está previsto atualmente. Outra alteração é a flexibilização da carga horária da contrapartida a ser dada pelos alunos beneficiados com as bolsas de estudo que pode passar de quatro horas e 20 minutos de serviço por semana para cada mês de gratuidade recebida para 20 horas semestrais.

A cidade de Florianópolis aparece em quinto lugar em um ranking que retrata a expectativa de vida média entre as capitais brasileiras. O levantamento feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que analisou dados do Sistema Único de Saúde, mostrou que os moradores da cidade vivem em média 70 anos. A capital catarinense está atrás de Belo Horizonte, com expectativa de vida de 72 anos, Porto Alegre também com 72 anos, Rio de Janeiro que tem expectativa de vida de 71 anos e Curitiba que empata com Florianópolis com a idade média ao morrer de 70 anos. A análise feita pelo órgão comparou quarenta indicadores em uma Mapa das Desigualdades, relativos aos objetivos de desenvolvimento sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste emitiu, nesta sexta-feira, uma nota de pesar pelo falecimento do ex-servidor municipal MOACIR FALAVIGNA. Ele tinha 61 anos e faleceu na tarde desta sexta-feira no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. FALAVIGNA era casado e pai de dois filhos. Ele atuou como motorista da prefeitura e, recentemente, como diretor da Secretaria de Urbanismo. O corpo foi velado na cripta da Igreja Matriz e o sepultamento ocorreu as 10 horas da manhã de hoje no cemitério do bairro Santa Rita.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, juntamente com o CRASe o Serviço deConvivência e Fortalecimento de Vínculos e a Coordenação dos Idosos de Romelândia, descentralizou, nesta semana, os trabalhos e atendimentos da Assistência Social ao público no salãocomunidade de Linha Rosário. As atividades envolveram os moradores da Linha Rosário, Linha Alto Navegantes, Linha Aparecida, Linha Santa Luzia e Assentamento Rosário. Durante todo o dia, foram realizadosatendimentos individualizados dos programas e serviços das Políticas públicas daAssistência Social. Também foram realizadas atividades referente as festividades de Páscoa para os alunos da Escola Estadual Professor João Romário Moreira e do Pré Escolar Barquinho Amarelo.

Mesmo com o tempo instável, a Igreja Matriz de São Miguel do Oeste ficou lotada na tarde desta sexta-feira para a Celebração da Paixão do Senhor. A tradicional missa começou por volta das três horas da tarde e durou pouco mais de uma hora. A programação da Semana Santa continua neste sábado com a Vigília Pascal às sete horas da noite. Amanhã, domingo de Páscoa, a paróquia São Miguel Arcanjo terá duas missas principais na Igreja Matriz, as oito e meia da manhã e a sete da noite. As celebrações serão transmitidas pela Rádio Peperi.

Estão em andamento, no bairro Agostini, as obras de revitalização do Centro de Convivência. A ordem de serviço foi assinada no final do mês de fevereiro e, desde então, a empresa que venceu licitação trabalha no local. De acordo com o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, serão mais de 200 mil reais de investimento para a reforma de 228 metros quadrados de área construída. Os espaços serão readequados para contemplar, além dos grupos de idosos e clubes de mães, a Asaprev Extremo-oeste. Com a obra, a Associação dos Aposentados e Pensionistas passará a ter um local apropriado para realizar as reuniões e atendimentos. Enquanto as obras estiverem em andamento, os grupos que, tradicionalmente, realizam os seus encontros neste local, poderão utilizar os centros de convivência dos bairros Jardim Peperi e São Jorge.

A Secretaria Municipal de Urbanismo vai retomar, na próxima segunda-feira, o cronograma de recolha e trituração de galhos deste ano. A cada semana, um bairro diferente recebe o serviço e, todas as sextas-feiras, as equipes concentram o trabalho na área central. O roteiro completo está disponível e atualizado no site oficial do município. Na segunda-feira, as equipes da prefeitura farão a coleta no centro da cidade. Na semana seguinte, entre os dias oito e 11 de abril, o recolhimento dos entulhos vegetais será no bairro Morada do Sol e na Comunidade São Francisco de Assis. O roteiro vai até o dia 23 de maio e até lá vai contemplar os bairros Sagrado Coração, São Luiz, Andreatta, São Jorge e Centro.

A recolha de galhos é um serviço contínuo desenvolvido pelo setor de Urbanismo e o material proveniente das podas é triturado no momento da coleta agilizando o processo e evitando a sujeita da cidade. A observação é do secretário JEFERSON DIAS. Ele lembrou que o material triturado ainda pode ser utilizado como adubo orgânico nas hortas dos próprios moradores. DIAS destacou que alguns tipos de folhagem, entretanto, não são triturados, como bananeiras, folhas de coqueiro, cactos, roseiras e grimpas de pinheiro. Caso o morador queira realizar a limpeza do lote, a Secretaria de Urbanismo também disponibiliza um local licenciado para o depósito, onde poderá levar e depositar estes materiais.

Os vereadores aprovaram, nas sessões realizadas nesta semana, uma série de proposições. Os pedidos tratam sobre obras e serviços de urbanismo, além manutenção de vias públicas. O vereador VANIRTO CONRAD solicitou providências quanto ao esgoto que corre às margens da Rua Otávio Trentin, localizada no Bairro Progresso e pediu ainda a instalação de uma lombada física na Rua 22 de Abril, entre as ruas Sargento Clóvis Goulart e Edmundo Regert, no Bairro São Luiz. PAULO DRUMM e VANIRTO solicitaram ao Executivo Municipal que realize a canalização e faça melhorias na Rua Plácido de Castro, no trecho entre as ruas Paraná e Goiás, no Bairro Andreatta. VALNIR SCHARNOSKI pediu a instalação de uma lombada física, com as devidas sinalizações, e tachões elevados, na Rua Florianópolis, ao lado direito da via, nas proximidades da Chácara Geller e ELIAS ARAÚJO solicitou obras de pavimentação asfáltica em toda a extensão da Rua Visconde de Mauá, no Centro da cidade.

O Peperi Debates deste sábado discutiu se a abertura de um espaço físico para atender e abrigar empreendedores inovadores, é uma condição que, de fato, leva o processo de maturação do ecossistema de inovação para um outro patamar. O programa de hoje analisou a importância da abertura do Centro de Inovação na Unoesc é uma condição necessária para pavimentar o percurso de quem quer empreender e inovar. O debate reuniu a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, ELIANDRA ROSSI, a secretaria de Desenvolvimento sustentável do município, INDIANARA HERBERT, o vereador RAVIER CENTENARO, autor da lei que institui o mês do empreendedorismo e inovação e o secretário do Citeosc, DOUGLAS RODRIGUES.

O Centro de Inovação que será implantado na Unoesc é mais um passo, mas não é o único aspecto para desenvolver o ecossistema de inovação na cidade. O comentário é do vereador RAVIER CENTENARO. Ele disse que o município intensificou o debate em torno desse espaço em 2016 ao tentar busca um Centro de Inovação no modelo proposto pelo governo catarinense. RAVIER comentou que aquele tipo de estrutura seria um elefante branco e a decisão de buscar um outro modelo de centro de inovação foi acertada. O vereador destacou que a região não está atrasada em relação a outras regiões, mas caminhando com segurança para ter um ecossistema sólido e que, de fato, auxilie os empreendedores com ideais de negócios inovadores.

O Centro de Inovação que será instalado na Unoesc é a materialização de um processo que ainda está em curso. A afirmação é da Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, ELIANDRA ROSSI. Ela disse que esse espaço físico é importante para apoiar as pessoas que tem ideias inovadores. Esses empreendedores, segundo ELIANDRA, precisam de uma mentoria e de um espaço para validar essas ideias. Outro ponto que a professora considera fundamental para estimular a inovação é a implantação de uma cultura de inovação, especialmente entre os estudantes. Ela disse que a universidade já vem trabalhando nesse sentido com resultados positivos. ELIANDRA citou que os cursos da Unoesc também estarão envolvidos com a produção de conhecimento no novo Centro de Inovação da cidade.

O Centro de Inovação é muito importante e será um divisor de águas para a inovação em São Miguel do Oeste. O comentário é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT. De acordo com ela, a criação de um espaço físico como esse é fundamental para consolidar o ecossistema da inovação na cidade. INDIANARA ressaltou que as obras de reforma do espaço cedido pela Unoesc começaram há cerca de duas semanas. A empresa que venceu a licitação tem três meses para concluir os trabalhos. Depois disso, a administração fará instalação dos móveis e equipamentos para o centro. Outro ponto que ainda será definido é a forma de gestão do Centro de Inovação. INDIANARA reforçou que o local deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano.

O município de São Miguel do Oeste já demanda, há muito tempo, por um espaço mais adequado para acolher e estimular os empreendedores com ideias inovadoras. A declaração é do secretário do Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo-oeste, DOUGLAS RODRIGUES. Ele lembrou que a maturação do ecossistema de inovação passa por várias etapas e a instalação de Centro de Inovação é uma delas. Ele comentou que o Centro deve ser umespaço de integração entre os empreendedores, o poder público, a universidade e a iniciativa privada. De acordo com RODRIGUES, o Centro deve fazer a conexão entre os diferentes atores e instituições, servindo de apoio e suporte para que os empreendedores possaram trilhar o caminho da inovação, desde a concepção da ideia até a viabilização de um modelo de negócio para a inovação que foi pensada.

O município de Itapiranga ultrapassou, nesta semana, a marca dos mil casos de dengue em 2024. O recorde de casos da doença no município era de 2023, com 148 pessoas com a doença. Dois pacientes seguem internados com sintomas mais fortes. Itapiranga também já registrou uma morte relacionada a doença. O aumento de casos teve impactos expressivos na rede de saúde local. Segundo a secretaria de saúde, o número de paciente é tão grande que gera acúmulo de pessoas no laboratório de análises clínicas do município. O Espaço já foi ampliado e mesmo assim não comporta a demanda atual.

A participação da população no combate ao mosquito da dengue é ainda mais importante neste momento de epidemia da doença no município. A afirmação é do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica MARCOS BORTOLANZA. De acordo com ele, a cidade está infestada pelo inseto e a presença, cada vez maior de pessoas infectadas, aumenta a possibilidade da ampliação expressiva de novos casos. BORTOLANZA explicou que o setor de saúde já está implantando novas medidas previstas no plano de enfrentamento da doença, mas os números só vão mudar quando todos os moradores estiverem conscientes e adotando práticas para eliminar os locais de criação dos focos do mosquito.

O número de casos de dengue pode aumentar exponencialmente a partir da confirmação do estágio de epidemia em São Miguel do Oeste. O alerta é do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica MARCOS BORTOLANZA. Na última semana foram confirmados 61 casos, praticamente o dobro da semana anterior. Ao todo, o município tem 147 casos confirmados. A proporção é maior do que 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Ele disse que a condição de epidemia torna a situação ainda mais grave e com uma possibilidade concreta de que os casos aumentem ainda mais.

A Vigilância Epidemiológica da Secretária municipal de saúde confirmou que alguns casos de dengue confirmados neste ano são do vírus tipo 2. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica MARCOS BORTOLANZA relatou que essa é uma questão que agrava o quadro na cidade, já que aumento o risco para as pessoas que já tiveram a doença. Em caso de nova infecção, os sintomas tendem a ser mais severos. Além do Dengue vírus 1, que havia sido detectado em anos anteriores, o município confirmou a circulação do Dengue vírus 2, o que acarreta o risco de nova contaminação para as pessoas. BORTOLANZA lembrou muitos casos não são notificados pela Vigilância porque as pessoas não apresentam sintomas visíveis e não buscam atendimento da rede pública. Ou seja, o número total de pessoas infectadas pelo vírus é maior do que o 147 registros feitos neste ano.

O aumento dos casos suspeitos já tem impactos na rede de saúde com uma movimentação maior de pessoas em busca de atendimento nos postos de saúde, na UPA 24 horas e no Hospital Regional. O comentário é do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica MARCOS BORTOLANZA. Ele relatou que essa procura maior provoca uma sobrecarga no sistema e pode gerar uma demora no atendimento das pessoas nessas unidades. BORTALANZA explicou que em caso de sintomas de dengue as pessoas devem buscar, inicialmente, o atendimento nos postos de saúde. Nos feriados e finais de semana, o ideal é ir até a UPA 24 horas para avaliação e diagnóstico do caso.

Uma adolescente ficou ferida em um acidente de transito no município de Guaraciaba nesta quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde na rua 13 de Maio, centro da cidade e envolveu um automóvel e uma bicicleta. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram a menina de 15 anos com ferimentos na face e escoriações nos braços e pernas. Ela foi atendida e conduzida ao hospital São Lucas de Guaraciaba.

Uma mulher sofreu ferimentos graves em um acidente no começo da tarde desta sexta-feira na BR-163, próximo ao elevado do município de São José do Cedro. A colisão aconteceu por volta da uma hora da tarde e envolveu um caminhão leiteiro e uma caminhonete Courier. A condutora do utilitária, uma mulher de 44 anos, sofreu politraumatismo grave, fratura exposta de punho, fêmur, tornozelo e na perna direita. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada em estado grave ao Hospital de São José do Cedro. Devido a gravidade, o helicóptero do SAER-FRON foi acionado para levar a vítima ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.