-PRESIDENTE DO SEBRAE RENUNCIA E DÉCIO LIMA DEVE SER INDICADO PARA O CARGO
-MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA REDUÇAO DO BOLSA ESTUDANTE EM SANTA CATARINA
-OBRAS EM RODOVIAS DA REGIÃO DEVEM SER RETOMADAS NA PRÓXIMA SEMANA
-VOLUNTÁRIOS DA PASTORAL DA CRIANÇA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NO PR
-SANTA HELENA INVESTE MAIS DE 30 MIL REAIS EM OFICINA DE INFORMÁTICA
-ROMPIMENTO DE ADUTORA INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM DESCANSO
-ALUNO É APREENDIDO PORTANDO DUAS FACAS DENTRO DA MOCHILA EM ESCOLA
-HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA DUAS VEZES NO INTERIOR
O tempo apresenta-se nublado em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com mais chuva no decorrer da tarde. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula quatro centavos.
Um incêndio em uma balsa nas Fililpinas deixou 31 pessoas mortas nesta quinta-feira. A embarcação transportava cerca de 250 passageiros quando pegou fogo. No momento do incêndio, a balsa navegava nas águas da província de Basilan, no sul das Filipinas. A principal suspeita é de que o fogo teria se iniciado em cabines de ar-condicionado. A maior parte dos sobreviventes pularam na água para se salvar. Outras nove pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas, segundo a guarda costeira do país. A embarcação tinha capacidade para transportar 430 passageiros.
A condição de saúde do papa FRANCISCO, internado na quarta-feira com uma infecção respiratória, está melhorando gradativamente. A informação está em comunicado emitido pelo Vaticano na manhã desta quinta-feira. O pontífice, diz a nota, já voltou a trabalhar do hospital e também rezou no quarto. Mais cedo, fontes do Vaticano disseram à agência de notícias Reuters que ele havia passado bem a noite e estava estável. Ele ainda deverá permanecer no hospital pelos próximos dias, mas fontes do hospital ouvidas pela agência de notícias Ansa afirmam que os médicos estão "muito otimistas".
O Tribunal Constitucional do Equador determinou, nesta quarta-feira, a continuidade das audiências de impeachment contra o presidente GUILLERMO LASSO, solicitadas por parlamentares da oposição por suposta corrupção em empresas estatais. A decisão pode tornar mais provável que LASSO dissolva a assembleia e convoque eleições antecipadas para seu cargo e assentos de parlamentares. No início deste mês, parlamentares apoiaram um relatório acusando LASSO de conexões com possíveis crimes contra a segurança do Estado e a administração pública, em meio a investigações do gabinete do procurador-geral sobre supostos subornos em empresas estatais. O presidente nega as acusações.
O presidente do Sebrae, CARLOS MELLES, apresentou ao Conselho Deliberativo do órgão uma carta de renúncia. Ele vinha sofrendo pressões do governo LULA para deixar o cargo. A carta deve ser analisada orlo Conselho nesta quinta-feira. MELLES é filiado ao PL de JAIR BOLSONARO e é próximo ao ex-presidente. Ele foi reeleito para o cargo no dia 30 de novembro, um mês após a vitória de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. O governo quer indicar o ex-deputado do PT de Santa Catarina DECIO LIMA para a presidência do Sebrae. O Sebrae tem um orçamento estimado para 2023 de sete bilhões de reais.
O ex-presidente JAIR BOLSONARO desembarcou no Brasil no começo da manhã de hoje depois de passar três meses nos Estados Unidos. Ele chegou no Aeroporto Internacional de Brasília e vou recepcionado por um grupo de apoiadores. Em entrevista para a CNN, ele pontuou que o governo de LULA é “uma oposição por si só”, criticou os atuais ministros e disse que não há possibilidade de colaborar com a administração atual. BOLSONARO afirmou também que não irá liderar “nenhuma oposição”, mas que participará com seu partido “como uma pessoa experiente”, colaborando com “o que eles desejarem”. Ele também anunciou que rodará o Brasil “uma ou duas vezes por mês”, buscando conversar com seus apoiadores.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, apresentou para lideranças do governo e da Câmara a proposta do novo arcabouço fiscal, nesta quarta-feira. A nova regra fiscal substituirá o teto de gastos, se for aprovada. Nesta quinta-feira, o arcabouço será apresentada também ao Senado. A proposta para a nova âncora fiscal prevê limitar o crescimento dos gastos a 70 por cento da receita. O projeto traz regras de gasto combinadas com metas de superávit primários e mecanismos de ajuste, em caso de não atendimento dessas metas. A proposta de HADDAD para a nova regra fiscal prevê zerar o déficit público da União no próximo ano; superávit de meio ponto percentual do PIB em 2025 e superávit de um por cento do PIB em 2026.
O pagamento de tributos com o Pix foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O projeto prevê que a administração disponibilize QRcode, chave aleatória ou link para que o contribuinte possa quitar suas contas. O projeto é de autoria do deputado MATHEUS CADORIN do Novo. Após a aprovação na CCJ, ele ainda precisa passar pela Comissão de Finanças e Tributação antes de ser votado no plenário. Essa modalidade de pagamento já é adotada por algumas prefeituras e governos estaduais pelo país. Em Florianópolis, é possível pagar com Pix desde setembro de 2022.
Santa Catarina registra, em média, 56 novos casos de dengue por dia desde o início do ano. Os números contabilizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgados nesta quarta-feira, mostram que quatro mil 769 pacientes foram diagnosticados com a doença no Estado entre primeiro de janeiro e o dia 25 deste mês. Quatro moradores catarinense morreram em decorrência da doença, e outros quatro óbitos estão em investigação. Em todo o Estado há 67 pacientes internados pela doença em hospitais públicos. Na comparação com o boletim anterior da Dive, Santa Catarina teve aumento de mil e 700 casos em sete dias.
O Ministério Público de Santa Catarina instaurou um procedimento para apurar a redução pelo Governo do Estado na oferta de bolsa-estudante para alunos do ensino médio catarinense. A iniciativa é da Promotoria de Justiça de Florianópolis. O instituto da Notícia de Fato foi instaurado pelo promotor de Justiça MARCELO BRITO DE ARAÚJO, após a informação divulgada no último sábado de que o edital do programa para 2023 terá uma redução de 83 por cento nas bolsas oferecidas, baixando de 60 mil para 10 mil. O promotor encaminhou um ofício à Secretaria de Estado da Educação questionando os critérios para a concessão da bolsa-estudante; o motivo da redução do número de bolsas; onde será investido o recurso economizado com a redução; quem será atingido pela redução; e número de bolsas-estudante ofertadas em 2022 e o valor total investido aplicado na concessão do benefício. A pasta em 10 dias para responder.
Rompimento de adutora interrompe abastecimento de água em Descanso. De acordo com o responsável pelo escritório da Casan, RICARDO LENZ, o sinistro aconteceu na tarde de ontem no local das obras na Rua Humberto de Campos. Ele salienta que uma equipe foi deslocada para providenciar o conserto do dano, sendo necessário abrir uma vala para escoar a água empoçada em uma profundidade de aproximadamente dois metros. Logo depois iniciou a instabilidade climática, impedindo a continuidade dos trabalhos. O responsável pelo escritório da Casan de Descanso afirma que foram adotadas algumas medidas emergenciais, porém, o conserto ainda não foi possível devido ao solo encharcado e o risco de queda de barreira, que tornam o trabalho da equipe inseguro. O abastecimento deve ser normalizado gradativamente somente amanhã e a recomendação é que a população economize água tratada.
Parceria com o Instituto Santé reduz filas de espera na saúde em São João do Oeste. Contratação de novos profissionais facilita atendimento das demandas. O Secretário da Saúde de São João do Oeste, PAULO RECH, comemora o novo momento em especialidades para os munícipes. Consultas, exames e cirurgias são intermediadas pelo Instituto Santé, que este ano assumiu a administração do Hospital Santa Casa Rural. A missão é levar para a comunidade mais especialidades, acesso a exames e procedimentos. RECH comenta que a unidade tem boa estrutura, incluindo uma ala de internação de longa permanência. A meta é reduzir o número de deslocamentos de pacientes em busca de tratamento especializado em outras cidades da região.
PAULO RECH aponta mudanças significativas em demandas reprimidas da Secretaria de Saúde em decorrência da parceria com o Instituto Santé. Várias especialidades tiveram o acesso agilizado com novos encaminhamento profissionais, que passaram a atender a população de São João do Oeste. O Secretário de Saúde comenta que outra especialidade que está sendo possível atender é na área de dermatologia. Ele comenta que são poucos profissionais disponíveis na região, porém, já está ocorrendo o credenciamento para a prestação do serviço. PAULO RECH também cita a pediatria que foi viabilizada pelo Santé. Ele manifesta satisfação com a parceria, devido à redução de filas de espera e a contribuição do Instituto Santé no avanço de novos atendimentos.
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí está incentivando um novo método de plantio direto. Conforme o coordenador do SINTRAF, FLÁVIO ZANG, o objetivo é de proporcionar maior produtividade e melhorar a qualidade de vida dos agricultores, através da produção de alimentos mais saudáveis. Ele pontua que a maioria dos agricultores trabalham com a produção de milho e que o novo método visa a redução de custos. Para isso, ZANG observa que é preciso melhorar a preparação do solo para que as ervas daninhas e outras pragas não estraguem as plantações. A metodologia apresentada envolve a preparação antecipada das lavouras com o plantio de nabo, ervilhaca, milheto ou feijão mucuna para a cobertura do solo. Essa vegetação deve ser derrubada antes de ocorrer a semeadura direta do milho ou outras culturas.
O coordenador do SINTRAF de Mondaí afirma que essa forma de produção favorece a recuperação do solo e cria uma maior biodiversidade, através de plantas mais saudáveis. FLÁVIO ZANG observa que atualmente as lavouras de milho transgênico plantadas com os métodos tradicionais sofrem com ataques de cigarrinhas e outras pragas. Conforme ele, isso pode ser atribuído a falta de vegetação e a baixa qualidade do solo das lavouras. Ele explica que isso faz com que os microrganismos presentes na terra subam e destruam as plantas, se alimentando delas. FLÁVIO ZANG pontua que a coordenação do SINTRAF de Mondaí já participou de vários eventos de capacitação sobre o novo método de plantio direto e possui todos os conhecimentos para auxiliar os agricultores na adesão dessa metodologia de produção.
A Pastoral da Criança de Iporã do Oeste vai completar 27 anos de fundação em 2023. A primeira ata foi realizada em 24 de julho de 1997 e há registro de trabalhos realizados um ano antes da formação da coordenação e demais cargos. Conforme a atual coordenadora da Pastoral da Criança, DENISE KERN, desde a fundação sempre houve uma preocupação muito grande em promover capacitações para os líderes voluntários, para que eles possam desempenhar as tarefas de acompanhamento das famílias em ações básicas de saúde, nutrição e cidadania, com foco no desenvolvimento integral das crianças. Ela cita que pensando nisso, os líderes participaram de uma capacitação na sede da Pastoral da Criança, em Curitiba-PR, no último dia 17 de março. Na oportunidade eles conheceram o Museu da Vida, que é um espaço cultural interativo com toda a história da Pastoral da Criança.
DENISE KERN salienta que é muito importante os líderes voluntários conhecerem a história e os objetivos da Pastoral da Criança. Ela avalia que a visita ao Museu da Vida, em Curitiba, foi muito valiosa para todos os integrantes, pois serviu como motivação para a sequência do voluntariado. DENISE cita que a história da médica pediatra e sanitarista, ZILDA ARNS NEUMANN, fundadora da Pastoral da Criança, prova que é possível fazer muito mais pelas pessoas necessitadas com ações simples nas comunidades, para que a sociedade seja mais justa e para que as pessoas tenham menos doenças e sofrimento. Cita como exemplo, a disponibilização do soro caseiro pela pastoral liderada por ZILDA, que foi determinante para a cura de muitas doenças ao longo dos anos. Em 2023, a pastoral vai seguir com os trabalhos normalmente em Iporã do Oeste, com foco na campanha de recolha de materiais recicláveis.
Unidade de Saúde de Iporã do Oeste realiza mudanças na forma de atendimento aos pacientes. O objetivo é de organizar melhor o fluxo de pessoas e os processos internos. De acordo com o enfermeiro chefe da Unidade de Saúde, PAULO MASSING, vários grupos de pessoas são atendidas diariamente incluindo doentes crônicos e portadores de doenças agudas que surgem repentinamente, de forma imprevista. De forma geral, ele destaca que existe uma sistemática de atendimento diferenciada para os doentes crônicos, pois eles geralmente precisam fazer exames periódicos ou renovar receitas e isso é feito mediante agendamento para uma melhor organização. MASSING chama atenção que todos devem portar o cartão da pessoa hipertensa ou diabética, bem como um documento de identificação e o cartão do SUS, para facilitar o trabalho dos profissionais da Unidade de Saúde.
PAULO MASSING destaca que recentemente também foi alterada a forma de realização dos exames de rotina. Conforme o enfermeiro chefe da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste, a partir de 2023, os exames estão sendo disponibilizados somente no mês de aniversário do paciente. Isso proporciona maior organização interna, sendo que os demais exames solicitados pelos médicos para investigação de problemas de saúde seguem sendo realizados normalmente. MASSING chama atenção que nesta quinta-feira estão sendo atendidos somente casos de urgência e emergência na Unidade de Saúde, diante da redução no quadro de médicos. Ele orienta para que a população deixe as consultas eletivas e de rotina para outra data, pois nesta quinta-feira o atendimento está reduzido e voltado para casos de real necessidade.
Santa Helena investe mais de 30 mil reais para disponibilizar oficina de informática. O Centro de Referência em Assistência Social de Santa Helena vai disponibilizar a nova atividade para as pessoas atendidas pelos Programas de Atenção Básica existentes no município. De acordo com a coordenadora do CRAS, DEIZI SILVA, será disponibilizada uma oficina de informática para todas as pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pelo Programa de Atenção Integras às Famílias. Ela observa que foram investidos cerca de 35 mil reais para a compra dos equipamentos e montagem do laboratório de informática.
DEIZI SILVA explica que a oficina de informática terá aulas a cada 15 dias, com duração de duas horas cada aula. A coordenadora do CRAS de Santa Helena salienta que atualmente são atendidas 85 pessoas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos entre crianças e jovens, além do público atendido pelo Programa de Atenção Integral às Famílias. Ela cita que isso deve formar dez turmas para o curso. As aulas serão no mesmo local onde ocorreram as oficinas de corte costura e de artesanato em anos anteriores, numa sala alugada em frente ao Conselho Tutelar. DEIZI SILVA vê a nova atividade como fundamental para promover a inclusão digital das pessoas atendidas pelo CRAS de Santa Helena.
Governo do Estado deve retomar obras de infraestrutura na próxima semana. Responsáveis pelas Coordenadorias Regionais de Infraestrutura participaram de uma reunião na última segunda-feira. Conforme o Coordenador Regional do Extremo Oeste, EVERALDO DI BERTI, essa foi a primeira convocação para discutir de forma conjunta as prioridades do trabalho a partir de agora. Ele observa que a região Extremo Oeste possui várias dificuldades com buracos, falta de roçadas e sinalização precária nas rodovias desde o ano passado. No caso das roçadas, DI BERTI cita que a última foi realizada em fevereiro de 2022 e depois as empresas vencedoras das licitações não realizaram mais esse trabalho. Com isso, uma nova tentativa de licitação foi feita em novembro, porém, nenhuma empresa demonstrou interesse por conta dos baixos valores pagos.
O coordenador regional afirma que o Governo está muito preocupado com a situação e por isso convocou a reunião para definir o que será feito a partir de agora. EVERALDI DI BERTI salienta que nos últimos três meses foram feitos estudos de levantamento da situação do estado, que apontaram a existência de uma dívida superior a cinco milhões de reais entre convênios e obras em andamento. Nesta semana, o Governo está elencando as prioridades apontadas pelo coordenadores, sendo que as obras consideradas urgentes serão retomadas a partir da próxima semana. DI BERTI destaca que saiu satisfeito da reunião, pois o governo demonstrou interesse em fazer altos investimentos em infraestrutura em Santa Catarina.
Operação tapa buracos deve ser a primeira intervenção do novo Governo nas rodovias estaduais da região. A afirmação é do Coordenador Regional de Infraestrutura do Extremo Oeste, EVERALDO DI BERTI. Conforme ele, depois deverá ocorrer a instalação de terceiras faixas e outros tipos de recapeamento. O coordenador considera que as licitações são um grande problema no setor público, pois geralmente as empresas colocam um valor muito baixo para ganhar os processos e depois não conseguem cumprir com a execução dos trabalhos. Com a necessidade de aditivos financeiros, muitas vezes os trabalhos são paralisados e ocorrem atrasos na conclusão. Ele afirma que isso precisa mudar para que a população veja resultados mais eficientes, principalmente na recuperação das rodovias em todo o Estado.
Exército realiza operação especial na região. Desde o dia 24 de março, o Exército Brasileiro realiza uma ação conjunta com os órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização. A Operação ÁGATAFronteira Sul intensificou as ações de patrulhamento e controle de rodovias e rios na faixa de fronteira Oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina. O décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado de São Miguel do Oeste está participando desta operação, que está sendo coordenada pela quinta Divisão de Exército e executada pela décima quinta Brigada de Infantaria Mecanizada, em cooperação com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil dos dois estados. O objetivo é de coibir ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais. As ações fazem parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras.
Temporal resulta em quedas de árvores e destelhamento de casas, em Mondaí. A chuva, acompanhada de fortes ventos, resultou em transtornos na noite desta quarta-feira. A Guarnição do Corpo de Bombeiros de Mondaí foi acionada para o atendimento de diversas ocorrências, entre às 19h e 21h. Entre elas estão o corte de árvores, gerenciamento de fios de energia elétrica caídos, destelhamentos em residências e desobstrução de vias públicas. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas casas ficaram destelhadas no bairro Bela Vista. Também houve obstrução da rodovia SC 386 em Linha Lajú, no sentido à Iporã do Oeste, bem como da Avenida Porto Feliz, na cidade. Foi feita ainda a retirada de uma árvore que caiu parcialmente sobre uma residência na Avenida do Engenho.
Os transtornos na noite desta quarta-feira em Mondaí resultaram apenas em danos materiais nos imóveis atingidos. Durante a chuva com fortes ventos, cerca de 800 residências ficaram sem energia elétrica na cidade e interior do município. O abastecimento começou a ser parcialmente restabelecido por volta das 22h. Conforme o site de monitoramento em tempo real da Celesc, cerca de 60 unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica no início da tarde desta quinta-feira, em Mondaí.
Homem é preso por ameaçar a companheira e os filhos de morte. Foi por volta das 15h desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. A vítima relatou para a Polícia Militar que havia sido ameaçada de morte por seu esposo e que ele teria dito que ‘passaria uma semana lhe dando facadas’. Temendo por sua vida, a mulher aproveitou o momento em que o homem saiu de casa para retirar alguns pertences e pegar os filhos para ir se abrigar na casa do seu pai. Quando o companheiro percebeu que ela havia saído de casa, foi até a residência do sogro e ameaçou toda a família, dizendo que colocaria fogo na casa e mataria a todos. O sogro do homem, em posse de um facão, impediu ele de entrar na casa onde estava a filha e os netos. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao agressor e todos os envolvidos foram conduzidos até a Delegacia.
Adolescente é apreendido portando facas dentro da mochila em escola. Foi por volta das 14h40 desta quarta-feira, na escola de um bairro, em São Miguel do Oeste. Segundo informações da Polícia Militar, a secretária da escola relatou que dois alunos, de 15 e 16 anos, entraram em conflito, mas que foi mediado de momento. Depois, foi recebida uma denúncia de que um dos adolescentes tinha uma faca escondida na mochila. Com isso, a Polícia foi acionada e os militares encontraram duas facas. O adolescente relatou que as carregava consigo para descascar frutas. Diante dos fatos, ele foi conduzido até a delegacia para os procedimentos cabíveis.
Homem é preso por descumprir medida protetiva duas vezes. A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das Delegacias de Itapiranga e Tunápolis, com apoio da Polícia Militar, cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário, na tarde desta quarta-feira. O homem, de 22 anos, foi preso na Linha São Pedro, interior de Tunápolis. O mandado de prisão preventiva foi cumprido por meio da Operação Difron Segura. A Polícia informou que o homem descumpriu, por duas vezes, as medidas protetivas de urgência deferidas em favor da mulher, vítima de violência doméstica.