ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 30 03 2022

-SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MEC É CONFIRMADO COMO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

-DEPUTADOS ADIAM VETO DO ICMS APÓS ACORDO DE LÍDERES NA ALESC

-NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE SOBE PARA 82 NO MUNICÍPIO

-SÃO MIGUEL GERA 19 POSTOS DE TRABALHO NO PRIMEIRO BIMESTRE DO ANO

-VEREADORA DIZ QUE MULHERES SOFREM VIOLÊNCIA POLÍTICA E QUE CÂMARA É MACHISTA

-MOTORISTA PERDE CONTROLE DA DIREÇÃO E VEÍCULO CAI EM SUBSOLO DE PRÉDIO

-POLÍCIA CIVIL APREENDE ARMA USADA EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

SICOOB INFORMA

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 73 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A Rússia reduzirá "radicalmente" sua atividade militar perto de Kiev e Chernihiv, após negociações "significativas" entre as delegações dos dois países em Istambul nesta terça-feira. A afirmação é dos negociadores russos. O chefe da delegação russa, VLADIMIR MEDINKSI, ainda falou que diante do avanço das negociações é possível a assinatura de um tratado entre os presidentes VLADIMIR PUTIN e VOLODYMYR ZELENSKY. Pelo lado ucraniano, as exigências para selar de vez a paz passam por um acordo internacional que garanta a segurança do país.

A questão da "neutralidade" da Ucrânia, uma das questões centrais nas negociações com a Rússia para acabar com o conflito, está sendo profundamente estudada. A afirmação é do presidente ucraniano, VLADIMIR ZELENSKY. O governante declarou que está "disposto a aceitar" uma cláusula de negociação sobre "garantias de segurança e neutralidade e o status de desnuclearização" do Estado, uma exigência de Moscou. Outra possibilidade é a Ucrânia renunciar a adesão a Otan, Organização de países do Atlântico Norte. No entanto, as duas precisariam de emendas constitucionais ou um referendo, duas alternativas vetadas em tempos de guerra.

O chefe da ONU, ANTONIO GUTERRES, disse nesta terça-feira que a organização está preocupada com o aumento da violência em El Salvador, e espera que as medidas tomadas pelo presidente NAYIB BUKELE para combater o problema estarão "de acordo com os direitos humanos". O presidente de El Salvador decretou regime de exceção no último domingo e, no dia seguinte, deu um ultimato aos grupos criminosos, considerados responsáveis por 87 homicídios em três dias. Membros desses grupos estão submetidos desde domingo a um estado de emergência estrito nas prisões. GUTERRES "confia em que as medidas tomadas irão respeitar os direitos humanos.

Com a saída de MILTON RIBEIRO, o Ministério da Educação será comandado interinamente por VICTOR GODOY VEIGA. Ele era secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesmo período em QUE MILTON RIBEIRO assumiu o comando do órgão. A nomeação de GODOY como ministro interino foi publicada na edição desta terça-feira do "Diário Oficial da União". É o quinto nome a ocupar o cargo no governo BOLSONARO. RIBEIRO deixou o ministério após polêmica envolvendo o repasse de verbas da pasta a municípios escolhidos por dois pastores sem ligação com o ministério. Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, GODOY VEIGA fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União, onde trabalhou de 2004 a 2020.

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira um projeto que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem a necessidade de apresentar mecanismos para compensar a perda na arrecadação. Agora, o texto segue para votação do plenário do Congresso. A próxima sessão está marcada para quatro de abril. A proposta foi encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional no dia 16 de março. O projeto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 para permitir que a redução de tributos sobre combustíveis como biodiesel, óleo diesel, querosene de aviação e gás de cozinha não tenha de ser compensada. A proposta também adapta LDO às novas regras para pagamento de precatórios e do fundo eleitoral.

O ministro da Economia PAULO GUEDES disse, nesta terça-feira, que o Brasil precisa diversificar sua matriz energética. Ele citou o impacto da guerra na Ucrânia na economia brasileira e falou sobre a necessidade de que o país encontre soluções para evitar reflexos assim no futuro. GUEDES citou que quando o petróleo começa a subir, atinge todo o país e o custo de vida sobe para todos. Ele destacou que é preciso continuar aprofundando as reformas. O ministro afirmou que os investimentos do Governo Federal em ferrovias como medidas pensadas para diminuir a dependência do transporte rodoviário são “colossais”.

Um idoso de 73 anos morreu em decorrência da dengue em Itá, no Oeste de Santa Catarina. O óbito ocorreu em 16 de março, mas só foi confirmado que era por conta da doença na sexta-feira, de acordo com a prefeitura. Até esta terça-feira, 414 casos de dengue foram confirmados em Itá. Além disso, outros 917 já foram notificados, segundo a secretaria de saúde. Desses, apenas 88 foram descartados. Itá é uma das 14 cidades onde a dengue é considerada epidêmica em Santa Catarina, devido à alta taxa de transmissão da doença. Desse total, nove estão no extremo-oeste.

O Estado fechou o mês de fevereiro com a criação de 28 mil 484 novos postos de trabalho, o segundo resultado positivo no ano, após gerar em janeiro um saldo de 23 mil 422 vagas. Os dados são do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Santa Catarina ficou em quarto lugar no ranking dos estados mais empregadores, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. No Brasil, o saldo do mês alcançou 328 mil 507 novas vagas. Mais uma vez, em fevereiro, os serviços lideraram a criação de vagas em Santa Catarina, com saldo de 16 mil 188. Na sequência, veio a indústria com sete mil e 79, seguida pela construção civil com três mil 415. Com esse resultado de dois meses, Santa Catarina reverteu a perda de 37 mil 993 vagas em dezembro do ano passado.

Um requerimento assinado por seis líderes dos maiores partidos da Assembleia Legislativa adiou a votação que decidiria a redução ou não do ICMS sobre bebidas e alimentos servidos em bares e restaurantes no Estado. A medida pode adiar em até dez sessões a decisão. De acordo com o Presidente da Assembleia, MOACIR SOPELSA, o prazo dará tempo para que um projeto substituto seja colocado em votação. O projeto reduziria de 12 para três vírgula dois por cento o imposto sobre as bebidas, mas a alíquota do leite, que hoje é sete, passaria para 17 por cento. A manobra dos líderes foi justificada pela necessidade de um "entendimento e equilíbrio entre deputados estaduais, governo do Estado e setores econômicos interessados".

A Administração Municipal de Paraíso emitiu uma nota de repúdio contra o ato de vandalismo praticado na escola professor DARCI RIBEIRO. No último domingo, vândalos entraram na unidade escolar que fica na Linha Estanga e danificam materiais parte da estrutura. Essa foi a terceira vez que o local é alvo de vandalismo. As fotos e vídeos do estrago podem ser conferidos no portal da Peperi na internet. Em nota, a administração informou que foi registrado um boletim de ocorrência e que todas as medidas já foram tomadas.

As obras da escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Estrela, e da Creche Ciranda da Alegria, no Centro, estão em estágio avançado. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Somente nestas duas obras, o município irá investir cerca de oito milhões de reais. Nesta terça-feira, ele vistoriou os trabalhos na companhia do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI e da equipe de engenheiros e arquitetos do município. Na nova escola do bairro Estrela, a primeira etapa das obras está concluída. Além disso, mais 15 por cento da segunda etapa foram executados. A previsão é de que a obra seja entregue nos primeiros meses do próximo ano. Na visita desta terça-feira, Trevisan aproveitou para conversar com a coordenação da unidade, e discutir detalhes práticos do projeto.

Já as obras de ampliação da escola Juscelino Kubitschek devem ser tornar a estrutura a maior unidade escolar do Município. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Depois de concluída a construção da ala nova do educandário, toda a parte atual será revitalizada, o que vai permitir a abertura de novas turmas desde a Educação Infantil. Na Creche Ciranda da Alegria, antiga creche do centro, a execução das obras de reforma e ampliação está em 45 por cento e deve ser concluída ainda este ano. Com salas mais amplas do que as habituais, a estrutura foi pensada para proporcionar maior conforto às crianças e profissionais que atuarão no local. TREVISAN disse que os investimentos tem o objetivo de atender com qualidade a demanda na área da educação pelos próximos anos.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina vai aproveitar as Rodadas Microrregionais pelo interior para elaborar um documento que será apresentado aos candidatos ao governo de Santa Catarina. A informação é do presidente da Fetaesc, WALTER DRESCH. Ao todo serão 17 encontros microrregionais para discutir estratégias e ações do Movimento Sindical dos Trabalhadore Rurais. Além disso, os agricultores vão debater as questões centrais para a agricultura e que devem ser encaminhadas para os candidatos a governador. DRESCH disse que o objetivo é apresentar as demandas durante a assembleia estadual que vai encerrar o ciclo de encontros no mês de maio.

Entre os assuntos que estão em debates nos encontros regionais da Fetaesc estão autossustentação das propriedades, políticas agrícolas organização sindical e temas locais. O presidente da Fetaesc, WALTER DRESCH, salientou que os encontros buscam discutir métodos estratégicos para enfrentar os desafios que têm preocupado a Fetaesc e demais entidades representativas do setor produtivo. As falta de ações do governo federal para agricultores afetados pela estiagem também estará em pauta. No extremo-oeste, o encontro está agendado para a semana que vem. Os agricultores vão se reuniu no município de Caibi, na terça-feira, dia cinco de abril.

O município de São Miguel do Oeste chegou a 82 casos confirmados de dengue neste ano. 80 deles foram notificados neste mês. A projeção do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA é de que o número ainda deve subir consideravelmente, jpa que 219 pacientes realizaram o exame e estão aguardando resultado. De acordo com ele, as amostras são enviadas ao Laboratório Central e estão levando em média sete dias para serem analisadas. Segue o agente de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde, RENÉRIO DILL, o número de focos do mosquito Aedes aegypti identificados em São Miguel do Oeste neste ano está em 340. Como o município está infestado pelo mosquito, o risco de novos é muito grande.

A Secretaria de Saúde emitiu um alerta a população sobre a iminência de uma nova epidemia de dengue no município. Hoje, são 205 casos para 100 mil habitantes. Para ser considerada uma epidemia, o valor de referência é de 300 casos para 100 mil habitantes. A Vigilância Epidemiológica chama atenção para a necessidade da população reforçar os cuidados, usando repelentes e eliminando recipientes que contenham água parada, e possam se transformar em criadouros do mosquito. O setor de combate a endemias colocou um número de whatsapp à disposição da população, para denunciar possíveis criadouros e o depósito de lixo em locais inadequados: 9 9185-5863.

Quase 40 por cento dos casos confirmados de dengue neste ano em São Miguel do Oeste são de moradores do centro da cidade. Ao todo, são 31 registros da doença na região centra. O bairro com maior número de casos é o Salete com 16 registros. Os bairros Agostini, Jardim Peperi, São Jorge e São Luiz tem cinco casos cada um. O Sagrado Coração de Jesus tem quatro casos. O Santa Rita e o São Sebastião tem dois casos. Os bairros São Gotardo e Progresso tem um caso. Cinco registros da doença são em outros locais não informados pela secretaria de saúde.

As conversas para a instalação de uma Diocese na região Extremo Oeste de Santa Catarina devem ser mantidas pelo novo pároco da paróquia São Miguel Arcanjo de São Miguel do Oeste. CLETO STÜLP está no município desde o mês de janeiro e assumiu oficialmente a função no começo do mês passado em celebração presidida pelo bispo Dom ODELIR. Conforme ele, atualmente, a paróquia abrange 70 comunidades de cinco municípios, sendo São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita e Descanso. CLETO já teve seu primeiro contato com a estrutura da paróquia e vem desempenhando funções burocráticas, além de visitas diversas as comunidades do interior e dos bairros.

Mais de 25 comunidades já foram visitadas pelo novo pároco da paróquia São Miguel Arcanjo. A expectativa é que ao longo dos próximos meses todas as comunidades recebam a visita da equipe paroquial. De acordo com o padre CLETO STÜLP, um dos maiores desafios no momento é conhecer toda a história da paróquia, bem como, respeitar o trabalho já realizado pelos demais padres. Para ele, quanto mais conhecimento, melhores decisões serão tomadas no sentido de alavancar ainda mais a estrutura nos municípios de abrangência da paróquia São Miguel Arcanjo.

A possibilidade de transformar a paróquia em diocese é grande e por isso todas as conversas e encaminhamentos necessários serão mantidos. A garantia é do pároco, CLETO STÜLP. Segundo ele, a intenção é antiga, porém, não existe ainda nada de oficial sobre quando isso possa acontecer.Ele frisou que a região está atenta para qualquer nova possibilidade de avançar nessa questão. CLETO STÜLP pontuou que a paróquia São Miguel Arcanjo também já possui uma boa estrutura para suportar uma diocese, faltando ajustes para que de fato possa abrigar uma diocese em São Miguel do Oeste.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste promoveu na noite desta terça-feira, a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão solene foi proposta pelas vereadoras CRIS ZANATTA do PSDB e MARIA TEREZA CAPRA do PT. No evento, foram homenageadas pioneiras, mães, avós, bisavós, filhas, esposas, trabalhadoras que deram sua contribuição política, econômica e social para São Miguel do Oeste. Ao todo 13 mulheres foram homenageadas na Galeria Lilás, cada uma indicada por um vereador. Uma imagem de cada homenageada, junto a seu histórico, ficará exposta no hall de entrada da Câmara durante um ano. Além das 13 homenageadas já falecidas, também houve homenagem à mulheres que ainda contribuem para a comunidade de São Miguel do Oeste.

Apesar dos avanços obtidos na conquista de espaço e reconhecimento na sociedade, a mulher ainda precisa lutar mais do que os homens para se colocar no campo da política. A afirmação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que as mulheres ainda sofrem com a violência política praticada pelos homens. A vereadora citou que as mulheres estão vivendo um momento muito triste de violência também na política. Ela disse que é inimaginável o que está acontecendo no interior de Assembleias e câmaras de vereadores. MARIA TEREZA citou que as mulheres sofrem e tem mais obstáculos para exercer a atividade parlamentar do que os homens por exemplo.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste também é um espaço onde ocorrem casos de violência política contra a mulher. A afirmação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ela disse que existe uma diferença no tratamento dispensado as vereadoras na comparação com os homens. MARIA TEREZA comentou que existem várias situações em que as vereadoras sofrem ataques que não além das regras do jogo político. A vereadora disse, no Peperi Entrevista de ontem, que a câmara de vereadoras é machista.

O município de São Miguel abriu 14 postos de trabalho com carteira assinada no mês de fevereiro. No mês passado, foram 693 admissões e 679 demissões. Os dados são do cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério do Trabalho. O setor de serviços teve o melhor desempenho com saldo de 27 vagas. A construção civil apresentou 14 contratações a mais do que demissões e o comercio teve saldo positivo de quatro postos de trabalho. A agropecuária teve um saldo negativo de 13 vagas e a indústria demitiu 18 trabalhadores a mais do que o total de novos empregados no mês.

O ano começou com uma geração de emprego menor do que a registrada no início de 2021. No ano passado, o primeiro bimestre teve um saldo de 319 postos de trabalho. Nos dois primeiros meses deste ano, o saldo é de 19 vagas. Em janeiro e fevereiro, São Miguel do Oeste teve mil 369 contratações e mil 350 demissões. A construção civil obteve o melhor desempenho até agora com saldo de 25 postos de trabalho com carteira assinada. A indústria gerou 18 vagas de emprego formal e a agropecuária teve saldo positivo de 11. O comércio com menos 35 e o setor de serviço saldo negativo de um fecharam o primeiro bimestre com mais demissões do que contratações.

A Polícia Civil de Mondaí, Caibi e Palmitos apreendeu uma arma de fogo usada em uma tentativa de homicídio no interior do município de Riqueza. A polícia deflagrou investigação após comunicação de crime de disparo de arma de fogo contra uma pessoa, fato praticado em propriedade no interior do município. No transcorrer da investigação, a justiça autorizou o pedido policial para busca e apreensão da arma na casa do suspeito. A arma foi apreendida e um homem foi preso em flagrante delito. A Polícia Civil não divulgou mais detalhes da investigação.

Nas últimas 24 horas, a Polícia Militar atendeu duas ocorrências de posse de drogas em São Miguel do Oeste. O primeiro caso ocorreu as dez e meia da noite de ontem na rua São Cristóvão. A guarnição da PM abordou algumas pessoas que tentaram fugir ao perceber a aproximação dos policiais. No local, foi encontrado um cigarro de maconha e a PM confeccionou o termo circunstanciado para o dono da droga. No outro caso, a guarnição da Polícia abordou um motociclista na avenida Willy Barth. O homem estava com uma embalagem com quatro buchas de maconha. A droga foi apreendida e confeccionado o termo circunstanciado.

Uma mulher perdeu o controle da direção e caiu no subsolo de um prédio por volta das dez horas da manhã de hoje. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Oiapoc com a Irmão Miguel Fidélis, proximidades da UPA 24 horas, na saída para Bandeirante. Uma mulher que conduzia um Citroen C3 Pallas, tentou fazer o veículo “pegar no tranco”, acabou perdendo o controle da direção e invadiu o prédio. O veículo quebrou a grade de proteção e caiu no subsolo, na área da garagem. A mulher teve escoriações e foi conduzida a Unidade de Pronto Atendimento. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.