-SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MEC É CONFIRMADO COMO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
-DEPUTADOS ADIAM VETO DO ICMS APÓS ACORDO DE LÍDERES NA ALESC
-EPAGRI INTENSIFICA CAPACITAÇÕES VOLTADA AO INTERIOR
-VEREADOR DE ITAPIRANGA RELATA SITUAÇÃO CRITICA EM LOCAIS PÚBLICOS
-ASSEMIT DEFINI SHOW DA SORTE COM 60 MIL REAIS EM PRÊMIOS
-POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO EM PROPRIEDADE RURAL
-MULHER PERDE CONTROLE DE DIREÇÃO E VEÍCULO INVADE PRÉDIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável cm chuva. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 73 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Rússia reduzirá "radicalmente" sua atividade militar perto de Kiev e Chernihiv, após negociações "significativas" entre as delegações dos dois países em Istambul nesta terça-feira. A afirmação é dos negociadores russos. O chefe da delegação russa, VLADIMIR MEDINKSI, ainda falou que diante do avanço das negociações é possível a assinatura de um tratado entre os presidentes VLADIMIR PUTIN e VOLODYMYR ZELENSKY. Pelo lado ucraniano, as exigências para selar de vez a paz passam por um acordo internacional que garanta a segurança do país.
A questão da "neutralidade" da Ucrânia, uma das questões centrais nas negociações com a Rússia para acabar com o conflito, está sendo profundamente estudada. A afirmação é do presidente ucraniano, VLADIMIR ZELENSKY. O governante declarou que está "disposto a aceitar" uma cláusula de negociação sobre "garantias de segurança e neutralidade e o status de desnuclearização" do Estado, uma exigência de Moscou. Outra possibilidade é a Ucrânia renunciar a adesão a Otan, Organização de países do Atlântico Norte. No entanto, as duas precisariam de emendas constitucionais ou um referendo, duas alternativas vetadas em tempos de guerra.
O chefe da ONU, ANTONIO GUTERRES, disse nesta terça-feira que a organização está preocupada com o aumento da violência em El Salvador, e espera que as medidas tomadas pelo presidente NAYIB BUKELE para combater o problema estarão "de acordo com os direitos humanos". O presidente de El Salvador decretou regime de exceção no último domingo e, no dia seguinte, deu um ultimato aos grupos criminosos, considerados responsáveis por 87 homicídios em três dias. Membros desses grupos estão submetidos desde domingo a um estado de emergência estrito nas prisões. GUTERRES "confia em que as medidas tomadas irão respeitar os direitos humanos.
Com a saída de MILTON RIBEIRO, o Ministério da Educação será comandado interinamente por VICTOR GODOY VEIGA. Ele era secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesmo período em QUE MILTON RIBEIRO assumiu o comando do órgão. A nomeação de GODOY como ministro interino foi publicada na edição desta terça-feira do "Diário Oficial da União". É o quinto nome a ocupar o cargo no governo BOLSONARO. RIBEIRO deixou o ministério após polêmica envolvendo o repasse de verbas da pasta a municípios escolhidos por dois pastores sem ligação com o ministério. Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, GODOY VEIGA fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União, onde trabalhou de 2004 a 2020.
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira um projeto que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem a necessidade de apresentar mecanismos para compensar a perda na arrecadação. Agora, o texto segue para votação do plenário do Congresso. A próxima sessão está marcada para quatro de abril. A proposta foi encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional no dia 16 de março. O projeto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 para permitir que a redução de tributos sobre combustíveis como biodiesel, óleo diesel, querosene de aviação e gás de cozinha não tenha de ser compensada. A proposta também adapta LDO às novas regras para pagamento de precatórios e do fundo eleitoral.
O ministro da Economia PAULO GUEDES disse, nesta terça-feira, que o Brasil precisa diversificar sua matriz energética. Ele citou o impacto da guerra na Ucrânia na economia brasileira e falou sobre a necessidade de que o país encontre soluções para evitar reflexos assim no futuro. GUEDES citou que quando o petróleo começa a subir, atinge todo o país e o custo de vida sobe para todos. Ele destacou que é preciso continuar aprofundando as reformas. O ministro afirmou que os investimentos do Governo Federal em ferrovias como medidas pensadas para diminuir a dependência do transporte rodoviário são “colossais”.
Um idoso de 73 anos morreu em decorrência da dengue em Itá, no Oeste de Santa Catarina. O óbito ocorreu em 16 de março, mas só foi confirmado que era por conta da doença na sexta-feira, de acordo com a prefeitura. Até esta terça-feira, 414 casos de dengue foram confirmados em Itá. Além disso, outros 917 já foram notificados, segundo a secretaria de saúde. Desses, apenas 88 foram descartados. Itá é uma das 14 cidades onde a dengue é considerada epidêmica em Santa Catarina, devido à alta taxa de transmissão da doença. Desse total, nove estão no extremo-oeste.
O Estado fechou o mês de fevereiro com a criação de 28 mil 484 novos postos de trabalho, o segundo resultado positivo no ano, após gerar em janeiro um saldo de 23 mil 422 vagas. Os dados são do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Santa Catarina ficou em quarto lugar no ranking dos estados mais empregadores, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. No Brasil, o saldo do mês alcançou 328 mil 507 novas vagas. Mais uma vez, em fevereiro, os serviços lideraram a criação de vagas em Santa Catarina, com saldo de 16 mil 188. Na sequência, veio a indústria com sete mil e 79, seguida pela construção civil com três mil 415. Com esse resultado de dois meses, Santa Catarina reverteu a perda de 37 mil 993 vagas em dezembro do ano passado.
Um requerimento assinado por seis líderes dos maiores partidos da Assembleia Legislativa adiou a votação que decidiria a redução ou não do ICMS sobre bebidas e alimentos servidos em bares e restaurantes no Estado. A medida pode adiar em até dez sessões a decisão. De acordo com o Presidente da Assembleia, MOACIR SOPELSA, o prazo dará tempo para que um projeto substituto seja colocado em votação. O projeto reduziria de 12 para três vírgula dois por cento o imposto sobre as bebidas, mas a alíquota do leite, que hoje é sete, passaria para 17 por cento. A manobra dos líderes foi justificada pela necessidade de um "entendimento e equilíbrio entre deputados estaduais, governo do Estado e setores econômicos interessados".
Temporal com chuva e vento forte causa transtornos pontuais na região. Além do grande volume de água nas rodovias e sarjetas, ocorreram quedas de árvores e falta de energia elétrica no começo da manhã de hoje. Na cidade de Iporã do Oeste, a falta de energia elétrica ocorreu por volta das 8h30 da manhã e durou cerca de 20 minutos. O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu nenhum chamado em relação ao temporal no município. Já em Mondaí, os socorristas foram acionados por volta das 10 horas para efetuar o corte de uma árvore caída que estava obstruindo o trânsito nas proximidades da antiga escola da comunidade de Linha Alto Mondaizinho. Não há relatos de danos em residências e edificações. A orientação é para que os motoristas transitem com faróis ligados e redobrem a atenção no trânsito devido ao acúmulo de água na pista em alguns pontos.
A Câmara de Vereadores de Itapiranga precisou de duas horas de debate na sessão da noite de segunda-feira para aprovação de dois projetos de Lei do Executivo. A longa discussão ocorreu para avaliação do Programa de Sustentabilidade Hídrica, o qual visa fomentar a captação, armazenamento, distribuição e tratamento de água por meio de subsídio financeiro aos produtores rurais. A aprovação ocorreu por unanimidade. Outro projeto em pauta na noite foi para o município receber área de terra como dação em pagamento imóvel como forma de extinção de débitos tributários, junto ao setor de tributos municipal.
Epagri promove várias capacitações para profissionais do meio rural. O Gerente Regional da Epagri, SIDINEI SIMON, considera que a Agricultura de Santa Catarina segue no caminho correto. Ele chama atenção para o Extremo Oeste que explorar o potencial do agronegócio e cresce em movimento econômico. De acordo com o Gerente, é preciso apoiar e capacitar as pessoas que atuam em diferentes atividades agrícolas. Nesta semana está em destaque o Curso Florescer voltado para as mulheres que atuam em atividades agrícolas. É um Projeto Piloto e que pode ser ampliado. Capacitações também estão voltadas para os jovens produtores rurais visando intensificar as atividades que desenvolvem nas propriedades.
SIDINEI SIMON diz que é uma semana de bastante trabalho, porém atingindo as metas com inscrições esgotadas. Ele valoriza o Projeto Mulher Rural que busca enaltecer o trabalho extremamente importante que é desempenhado cada vez mais com protagonismo feminino. SIMON também chama atenção para a importância de trabalhar questões específicas com a juventude rural visando a sucessão familiar. Afirma que não basta dar oportunidade para os jovens assumirem as atividades, é preciso proporcionar capacitações para eles estarem preparados neste projeto de vida que atenda e que atende as demandas nas propriedades agrícolas.
O Departamento de Urbanismo de São João do Oeste está realizando a pintura das faixas de pedestres e meio fio das ruas Santa Cruz e Rua Encantado no centro da cidade. Os trabalhos de manutenção nas faixas de pedestres iniciaram segunda-feira, dia 28 e incluiu também a pintura da faixa elevada recentemente colocada em frente ao Centro Municipal da Saúde. De acordo com a responsável pelo setor de Urbanismo, DÉBORA WERLANG, trata-se de um trabalho contínuo, uma vez que a pintura de faixas e sinalização tem como objetivo garantir ainda mais a segurança aos motoristas e pedestres, além de deixar a cidade com aspecto mais bonito.
DÉBORA WERLANG destaca que na Rua Encantado, também haverá alteração quanto ao estacionamento. Segundo ela, a partir da deliberação e decisão do Conselho Municipal de Trânsito, será adotado estacionamento somente do lado de cima da rua. Isso se justifica pelas inúmeras solicitações ao conselho para adequar a trafegabilidade por ser uma rua muito estreita. De acordo com a Diretora de Urbanismo, a pintura está sendo realizada por uma empresa terceirizada, e a colocação de novas placas de sinalização está sendo executada pelo setor de Urbanismo de São João do Oeste.
Mais de 70 crianças e adolescentes estão sendo atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Itapiranga. Diversas atividades são desenvolvidas pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social. As crianças são complementadas com a oferta de oficinas de Arte, Jiu-Jitsu e Violão, acompanhadas pelo técnico de referência e pelo orientador social. O serviço possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. É ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
As atividades promovidas e coordenadas pela orientadora social, RAQUEL SPIES, auxiliam na aquisição de repertórios de comunicação mais efetivos, no desenvolvimento de relações de afetividade emancipadoras e estimulando a participação na vida pública do território, além de desenvolver competência para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno. Essas vivências oportunizadas pelo Serviço de Convivência são divididas em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida.
Reeducar foi o assunto destaque dos três encontros realizados em grupos no projeto de capacitações em São João do Oeste. Conforme o Secretário da Educação CLAUNEI WEBER o palestrante convidado foi MIGUEL RODRIGUES, que possui formação e especialização em Psicologia. Todos os servidores ligados a Secretaria da Educação foram convidados a participar desses encontros. O objetivo do encontro foi discutir sobre o retorno após a pandemia, e como está a saúde mental dos educadores e dos alunos. CLAUNEI WEBER destaca que esse projeto possui sua continuidade com os alunos. Nos próximos dias o Psicólogo MIGUEL RODRIGUES estará visitando as escolas e conversando com os alunos dos anos iniciais da rede de ensino, sobre o processo de adoecimento mental nas escolas e propriamente na sociedade em geral.
Tunápolis envolve várias entidades em dia D de mobilização pela saúde. No dia sete de abril é comemorado o dia Mundial da Saúde, com o intuito de ressaltar a importância deste dia, mas principalmente da relevância da saúde em nossas vidas. Nesse sentido, as secretarias municipais, com apoio de algumas entidades, como Lions, AEST, APAE, Sicoob, Trilheiros Acelera Forte e Bike Tunas organizaram para este dia dois de abril o Dia D de Mobilização, que irá iniciar a partir das oito horas em frente ao Sicoob, na Casa do Papai Noel, onde serão repassadas diversas informações referente a dengue, também será realizado o Teste de Glicemia Capilar, será ponto de coleta de garrafas pet e também serão recolhidos entulhos nas ruas onde no momento a proliferação do mosquito da Dengue está maior.
A equipe da vigilância também fará uma demonstração de como é correto instalar calhas, para evitar que a água fique parada e auxilia na procriação dos mosquitos. A Secretaria de Saúde de Tunápolis ainda solicita que os munícipes façam uso de repelente. Os setores do governo municipal e as entidades apoiadoras, ainda convidam a cada munícipe para realizarem uma vistoria, limpeza e organização em seus pátios, sendo os próprios fiscais de seus terrenos. É recomendado cuidados com objetos que possam armazenar água e causar a criação do mosquito, além de recolher lixos jogados, evitando a contaminação do meio ambiente, faça sua parte e vamos todos junto combater a dengue.
Vereador relata problemas de manutenção em locais públicos. Situação se arrasta ao longo de outras administrações do município. A manifestação foi feita pelo vereador de oposição, do MDB LEONARDO SAUSEN que conferiu os locais após receber reclamações. Ele afirma que já fez pedido de providências e até o momento nenhuma ação foi realizada por parte da prefeitura para proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores. Ele relata condições inaceitáveis no parque de máquinas, garagem e oficina da prefeitura em linha Chácara e ainda no Pavilhão Ferramental, na Avenida Uruguai, próximo a Unidade de Saúde Central. O vereador faz questão de enfatizar que o problema já se arrasta de administrações anteriores devido à falta de investimento de manutenção e melhorias em prédios públicos.
LEONARDO SAUSEN ressalta que o setor de urbanismo e a oficina são locais importantes, que exercem um papel fundamental para as atividades da prefeitura. O vereador cita que a cobrança é feita de forma bem sincera e espera que a prefeitura se comprometa com reforma imediata para dar condições digna de trabalho aos servidores. Vários projetos já foram anunciados em administrações anteriores, porém nada foi feito para efetiva solução de antigos problemas. Segundo o vereador, em dias de chuva os funcionários não podem utilizar equipamentos elétricos em virtude do risco de acidentes, pois tem água em vários locais.
LEONARDO SAUSEN pontua que é preciso dar condições dignas de trabalho, pois as goteiras e infiltrações geram insegurança aos servidores públicos municipais. De acordo com o vereador, obras mais significativas podem demorar, porém alguns ajustes são urgentes e possíveis de serem feitos. Ele reforça que o problema não é de agora e diz que cabe aos atuais governantes solucionarem a precariedade dos locais citados. A Administração de Itapiranga foi procurada para falar sobre a situação relatada pelo vereador LEONARDO SAUSEN e preferiu não se manifestar no momento.
Assemit define Show da Sorte com 60 mil reais em prêmios. Empresários vão contribuir apenas nas questões de impostos e materiais para os sorteios. A Associação Empresarial de Itapiranga definiu a realização do Show da Sorte duas formas dos clientes concorrerem. Em Assembleia Geral Ordinária nesta semana, os associados aprovaram a proposta de sorteio de duas motocicletas, notebook além de prêmios em dinheiro, totalizando 60 mil reais. Conforme o presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI, a proposta ainda precisa de aprovação de órgãos fendereis para ser colocada em prática. Os trâmites burocráticos já estão sendo realizados pela equipe da Assemit. Os prêmios em dinheiro farão parte da rotina dos clientes do comércio de Itapiranga por meio de raspadinha nos estabelecimentos comerciais.
Após raspar a cartela, o cliente preenche o cupom e concorre a um notebook no Baile da Assemit, em novembro e duas motocicletas. Uma será sorteada no evento de fim de ano, realizado em parceria com o município. Outra motocicleta será entregue em sorteio no encerramento da Efrait. A Exposição Feira Regional Agropecuária, Industrial e Comercial de Itapiranga será realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2023. LUCIR GUARESCHI confia que os prêmios atrativos vão proporcionar aumento de vendas no comércio local. O presidente também avalia como fator positivo para atrair novos empresários, devido ser uma ação de grande apelo popular. Atualmente a Assemit conta com 157 empresas associadas.
A Polícia Civil de Riqueza com apoio das Delegacias de Mondaí, Caibi e Palmitos, cumpriu mandado de busca e apreensão em propriedade localizada no interior do município de Riqueza. A polícia Civil de Riqueza deflagrou investigação após comunicação de crime de disparo de arma de fogo contra uma pessoa, fato praticado em propriedade no interior do município. No transcorrer da investigação, foi solicitado ao Poder Judiciário de Santa Catarina o mandado de busca e apreensão. No decorrer das diligência, foi encontrada arma de fogo, motivo pelo qual a pessoa responsável foi presa em flagrante.
Motorista atropela e arrasta cachorro em São Miguel do Oeste. Segundo informações divulgadas pela ONG Grupo Amigo Bicho de São Miguel do Oeste, um motorista atropelou um cachorro e arrastou ele até a morte. A ocorrência aconteceu na última sexta-feira, na rua Santos Dumont, enquanto o cão cruzava a rua, proximidades da Caixa Econômica Federal, por volta das 14 horas. A ONG também defendeu e repudiou a situação, porque neste caso o animal estava atravessando na faixa de pedestre e que poderia ser uma criança como vítima. Além disso, pessoas presenciaram o atropelamento do cão e gritaram para que o motorista parasse, mas infelizmente o condutor não deu ouvidos e continuou com o veículo, arrastando o animal e matando ele.
A ONG também publicou que continua defendendo de que os animais não deveriam viver soltos, mas reconhece que nem todos tem esse cuidado, carinho e empatia e que isso é difícil de controlar, pois a cidade é pequena e muitos tem essa cultura, que não será julgada pelo grupo. Outra informação publicada nas redes da ONG, é que muitos dos cachorros soltos, são de pessoas que circulam pela cidade, como os profissionais de recicláveis e que já são conhecidos pela população. Por fim, o grupo pede para que se alguém tiver imagens de videomonitoramento, repasse a Polícia Militar ou ao grupo, para que as providências sejam tomadas e a pessoa responsabilizada. Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra uma faixa preta no asfalto, marca essa de sangue segundo o grupo, deixado pelo animal no momento em que ele era arrastado pelo automóvel.
Mulher perde controle de direção e veículo invade prédio em São Miguel do Oeste. O acidente foi registrado nesta quarta-feira, por volta das 10 horas em um prédio localizado no cruzamento das ruas Oiapoc com a Irmão Miguel Fidélis, proximidades da UPA 24 horas em São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local pela reportagem da Peperi, uma mulher que conduzia um Citroen C3 Pallas, tentou fazer o veículo pegar no tranco, acabou perdendo o controle dele e invadiu o prédio. Com o impacto, o carro caiu na parte térrea do local e a mulher teve escoriações, sendo conduzida a Unidade de Pronto Atendimento. A Polícia Militar fez todos os levantamentos necessários. Além do prejuízo no carro, uma grade e também a estrutura do local, foram danificadas.