ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 30 03 2021

-BOLSONARO PROMOVE TROCA DE COMANDO EM SEIS MINISTÉRIOS

-DANIELA REIHNER ASSUME HOJE COMO GOVERNADORA INTERINA

-COLETA DE RESÍDUOS NO MEIO RURAL SERÁ RETOMADA SEMANA QUE VEM

-EDUCAÇÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES EM CRECHES

-PM DIZ QUE ESPORTES RECREATIVOS SEGUEM PROBIDOS NO EXTREMO-OESTE

-HOMEM CONDENADO A TRÊS ANOS DE PRISÃO POR DESCAMINHO É PRESO NO MUNICÍPIO

-MOTOCLISTA SOFRE FRATURAS EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CARRO NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com chuva no início do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 77 centavos. O euro está valendo seis reais e 67 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Estados Unidos vão abrir a vacinação contra a Covid-19 para 90 por cento dos adultos até 19 de abril. A ideia é que esse público possa encontrar um posto de imunização a até oito quilômetros de casa. As diretrizes foram formalmente anunciadas pelo presidente JOE BIDEN na tarde de ontem. Até o dia primeiro de maio, quando o governo completa cem dias, o presidente quer ter aplicado 200 milhões de doses. Até segunda, 146 milhões de doses foram aplicadas no país.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou que vai pedir o adiamento de um mês da eleição para escolher quem vai fazer parte da Assembleia Constituinte, devido à nova onda de contágios pelo novo coronavírus. A medida foi solicitada por conselheiros científicos e líderes da oposição. O Congresso precisa aprovar a medida com uma maioria de, no mínimo, dois terços da Casa. Caso aprovada, a data da votação muda dos dias 10 e 11 de abril para 15 e 16 de maio.

A América Latina e Caribe foi a região mais prejudicada do mundo em termos econômicos pela Covid-19 em 2020 e deve ser marcada novamente pela pandemia em 2021. De acordo com o economista-chefe para América Latina e Caribe do Banco Mundial, MARTIN RAMA, a região foi mais impactada porque teve de enfrentar um maior tempo de quarentena. Além disso, a segunda onda do vírus e a lentidão para vacinação são os principais percalços para a recuperação dos países. Segundo a organização, a região da América Latina e Caribe registrou queda de seis vírgula sete por cento em 2020, mas deve crescer quatro vírgula quatro por cento em 2021.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta segunda-feira que a pasta fará uma campanha a favor do uso "racional" de oxigênio em hospitais. QUEIROGA deu a declaração ao participar de uma audiência do Senado. Aos parlamentares, afirmou também que muitas pessoas recebem oxigênio nos hospitais mesmo sem precisar. Segundo o ministro, a pasta vai elaborar os protocolos que "racionalizem o uso de oxigênio". QUEIROGA também disse ontem que o governo importou 13 caminhões-tanque do Canadá para que chegue mais oxigênio aos hospitais. De acordo com o ministro da Saúde, o país necessita de 50 caminhões-tanque carregados de oxigênio.

O ex-juiz federal SERGIO MORO afirmou em uma live com empresários e políticos, na noite de domingo, que não tem arrependimentos pelo trabalho que realizou no âmbito da Operação Lava Jato. Na live, que tinha o tema "O Brasil contra a corrupção", MORO disse que a Lava Jato pode ter cometido algum erro, mas negou que isso tenha ocorrido de forma intencional. Na terça-feira passada, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal julgou que MORO foi parcial ao condenar o ex-presidente LULA no caso do triplex do Guarujá. Ele reforçou que está tranquilo a respeito do acerto das decisões que tomou.

O presidente JAIR BOLSONARO realizou nesta segunda-feira uma reforma ministerial com seis trocas no primeiro escalão do governo. As mudanças foram confirmadas em uma nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, vinculada ao Ministério das Comunicações. O novo ministro da Justiça é o delegado da Polícia Federal ANDERSON TORRES. O general BRAGA NETTO foi confirmado como novo ministro da Defesa. A nova secretária de governo da presidência é a deputada federal FLÁVIA ARRUDA. Na Casa Civil quem entra é o general da reserva LUIZ EDUARDO RAMOS. ERNESTO ARAUJO está deixando o Ministério das Relações Exteriores para o general da reserva LUIZ EDUARDO RAMOS. Na advocacia-geral da União, o indicado é ANDRÉ MENDONÇA.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Catarina orientou expressamente os municípios a excluir profissionais de academias de ginástica, clubes, estética, tatuagem, óticas e saúde animal da prioridade de vacinação contra a Covid-19. Em uma nota técnica enviada às prefeituras, o Estado informou que só trabalhadores em “serviços de saúde”, como hospitais, clínicas e ambulatórios, devem ser imunizados agora. A vacinação dos trabalhadores da saúde ainda não terminou em Santa Catarina. Na remessa de 141 mil doses enviada às regionais entre sexta e sábado, 26 mil e 800 são destinadas a esses profissionais.

O governador CARLOS MOISÉS autorizou na tarde desta segunda-feira, a criação de linhas de auxílio emergencial a micro e pequenos empreendedores impactados pela pandemia de Covid-19. Os financiamentos ocorrerão por meio do Badesc e do BRDE. Ao todo, o montante disponibilizado será de um bilhão e meio de reais. O Governo do Estado arcará com as taxas de juros, em um investimento de aproximadamente 250 milhões. Os empreendedores poderão aderir aos financiamentos com uma carência de 12 meses para pagamento, juro zero e 36 meses para amortização. Os microempreendedores individuais poderão solicitar até 10 mil, enquanto os micro e pequenos empreendedores terão direito a até 100 mil.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS foi notificado oficialmente por volta das quarto e meia da tarde desta segunda-feira sobre o resultado do tribunal especial de julgamento, que ocorreu na sexta e aceitou a denúncia contra ele no pedido para processo de impeachment relativo à compra dos 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação. Hoje a tarde, a vice-governadora DANIELA REIHNER vai assumir o governo do estado. Ontem, MOISÉS anunciou investimentos na segurança pública em evento com a presença de cerca de 20 deputados, entre eles, quatro que fazem parte do tribunal de julgamento que vai analisar a denúncia de crime de responsabilidade contra ele.

O hemocentro de Chapecó ainda enfrenta dificuldade em relação ao estoque de sangue por conta da pandemia do coronavírus. De acordo com a responsável pela setor de captação, ELIANA RIBIKI, o número de doações segue em baixa e isso afeta a quantidade de sangue para o atendimento de hospitais e unidades de saúde do oeste e extremo-oeste. Ela explicou que algumas tipagens sanguíneas chegaram a ter uma queda de 30 por cento no estoque. ELIANA voltou a pedir o apoio dos doadores neste momento difícil que atinge o Hemosc. Ela destacou que para haver o estoque necessário, o ideal é que as pessoas façam a doação regular de sangue duas ou três vezes ao ano. Atualmente, as doações só podem ser feitas no hemocentro de Chapecó.

A Administração de Barra Bonita anunciou na última semana o cancelamento da licitação para a construção de uma ponte sobre o Rio das Antas, no interior do município. De acordo com o prefeito AGNALDO DERESZ, o governo decidiu suspender o trâmite após uma série de irregularidades. Conforme ele, todo o processo foi realizado pela Administração do ex-prefeito, MOACIR PIROCA, que no final de 2020, anunciou a construção da obra no valor de dois milhões e 200 mil reais. Na época, o ex-prefeito explicou que o município faria a construção da ponte e o governo do Estado faria o asfaltamento ligando Barra Bonita à Romelândia. O dinheiro para essa obra havia sido deixado em caixa pelo ex-prefeito, MOACIR PIROCA.

O atual prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ assumiu o governo no começo deste ano e já foi notificado de uma série de denúncias e irregularidades referente a construção da ponte na Linha Pomba Branca. Segundo ele, diante disso, a Administração passou a analisar toda a documentação e exigiu a paralisação de todo o processo executado até o momento. AGNALDO explicou que foram encontradas ao menos seis falhas, entre elas a falta de uma passarela para a passagem de pedestres e ciclistas, além da ausência do levantamento topográfico, estudo hidrológico, verificação hidráulica da ponte e detalhamento dos serviços de terraplanagens, além da falta de um memorial descritivo.

A Administração de Barra Bonita entrou em contato com a Secretaria de Estado da Infraestrutura para averiguar as questões pendentes e foi informada que esses itens são uma exigência para a aprovação da ponte no local.A informação é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele lembrou que o Tribunal de Contas do Estado também constatou as falhas e pediu o cancelamento da licitação irregular, além de cobrar explicações do ex-prefeito MOACIR PIROCA sobre os procedimentos adotados na realização da licitação em questão no final do ano passado.

A prefeitura de Barra Bonita já está em contato com os órgãos competentes do Estado para ajustar os pontos pendentes e verificar qual a melhor forma de dar continuidade aos trâmites para que a ponte de fato saia do papel. A declaração é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele comentou que o objetivo agora é regularizar toda a parte burocrática e realizar um convênio com o governo estadual para a efetiva construção da ponte sobre o Rio das Antas. Ele disse que a obra é de extrema importância pois vai proporcionar um crescimento ao município, além de proporcionar maior respeito aos moradores que acabam ficando praticamente isolados quando chuvas de maior volume ocorrem no município.

O município de São Miguel do Oeste vai retomar, na próxima semana, o calendário de recolhimento de resíduos no meio rural. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele disse que o serviço é prestado em parceria com a Epagri e a Acomar há mais de 10 anos no município. O objetivo é evitar que o lixo gerado pela atividade agrícola fique jogado no meio ambiente. A primeira coleta do ano vai acontecer na próxima semana, entre segunda e sexta-feira. ORSO disse que os agentes comunitários de saúde já estão divulgando o roteiros entre as famílias. Ele comentou que o formato da coleta segue o mesmo do ano passado com pontos de recolhimento dos materiais nas comunidades rurais.

O secretário de ANTONIO ORSO explicou que os materiais que serão recolhidos pelos caminhões da prefeitura na semana que vem devem ser separados em sacos para facilitar a coleta. Ele disse que os agricultores já conhecem o sistema e devem manter essa prática neste ano. ORSO lembrou que a campanha recolhe plástico, papel, metal, vidro, ferramentas, sacos de adubo e embalagens de ração. Ele ressaltou que alguns resíduos não serão recolhidos, como lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, roupas, pneus e calçados. Na segunda-feira, primeiro dia da coleta, o roteiro prevê recolhimento nas linhas Jacutinga Guamirim, Valdemar, Alto Guamirim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias.

As indústrias de pequeno porte de Santa Catarina podem obter crédito de 20 a 80 mil reais para capital de giro, sem a necessidade do empreendedor apresentar garantia real. O recurso está disponível graças a uma parceria da Fiesc com o BRDE. De acordo com o vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST, para que não seja necessário dispor de garantia para o empréstimo, a empresa deve ser indicada por uma companhia da qual seja fornecedora, a chamada empresa âncora, ou pelo sindicato que representa a categoria. Ele ressaltou que não há comprometimento financeiro de quem faz a indicação. Os recursos podem ser acessados no BRDE.

Os recursos para financiamento da parceria Fiesc e BRDE tem carência de 12 a 18 meses. O vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST, explicou que as empresas que acessarem os valores só vão começar a pagar as prestações depois de um ano. Ele disse que as taxas de juros variam de cinco e meio a seis e meio por cento, mais a variação da taxa Selic. Os prazos são de 30 a 36 meses para o pagamento do financiamento, conforme as regras estabelecidas pelo BRDE. Para solicitar o financiamento, a empresa precisa cumprir alguns requisitos, entre eles, faturamento superior a 100 mil reais, regularidade cadastral aplicável a todas as empresas e situação regular em órgão de crédito. Microempreendedores individuais não estão contemplados no convênio.

O Município de São Miguel do Oeste lançou nesta semana o Edital do Processo Seletivo para contratação de pessoal por tempo determinado. Os selecionados vão substituir servidores efetivos em licença, férias ou que desempenham funções de confiança. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de abril, de forma presencial no setor de Protocolo da prefeitura ou de forma online pelo site oficial da Ameosc. O endereço é o ameosc.org.br, no link Concursos Públicos. Cada candidato poderá se inscrever para apenas um cargo do edital. O valor da inscrição é de 80 reais para nível superior e de 60 reais para nível médio.

O processo seletivo da prefeitura de São Miguel do Oeste tem vagas para 29 cargos diferentes. Entre eles estão advogado, arquiteto, assistente social, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, enfermeiro, médico, recepcionista e motorista, por exemplo. A prova objetiva é obrigatória para todos os candidatos e será aplicada no dia 16 de maio. O local da prova ainda será divulgado nos sites da prefeitura e da Ameosc. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3631 2042, na Prefeitura, ou pelo 3621 0795, na Ameosc.

A Secretaria de Educação divulgou nesta segunda-feira o edital para inscrições da educação infantil das vagas remanescentes nas unidades da rede municipal de ensino. As creches são destinadas para crianças de quatro meses a três anos e 11 meses. As vagas abertas neste momento foram geradas porque algumas famílias não efetivaram a matrícula. As inscrições serão realizadas até quinta-feira nas unidades que ficaram com vagas remanescentes, das sete e meia às 11 e meia e da uma as cinco da tarde. Os pais ou responsáveis legais devem realizar a inscrição apresentando a documentação exigida no edital que pode ser acessado no Portal da Transparência do Município no link Matrículas Educação 2021.

A data de início das aulas nas creche ainda segue indefinida. A secretária de Educação, SISSE VELOSO disse que o município ainda está organizando as turmas e as creches dentro das normas sanitárias para garantir a segurança dos profissionais da educação e das crianças. O que está definido é que em razão da pandemia, neste primeiro momento de 2021, o atendimento da educação infantil nas creches e unidades escolares ocorrerá de forma parcial em apenas um turno. Pela manhã, as crianças ficarão nas creches entre sete e 45 e 11 e 45. Na parte da tarde, serão atendidas outras crianças entre uma e 15 e cinco e 15 da tarde.

A CDL lançou uma campanha de conscientização para que as pessoas fiquem em casa nesta Páscoa. De acordo com a presidente da entidade, GLEICE KOPP disse que o objetivo da iniciativa é reforçar o pedido para que as pessoas não viagem nesta semana. Ela citou que apesar da queda no número de casos, a fila de espera de pacientes por leitos de UTI ainda é muito alto e o momento é de conscientização para evitar que o quadro piore ainda mais. GLEICE disse ainda que a população também deve denunciar situações de festas particulares ou aglomerações pela cidade. A campanha da CDL contem spots publicitários nas emissoras da Peperi.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, três óbitos provocados pelo coronavírus. Os casos são de um idoso de 63 anos de Abelardo Luiz e duas idosas de 62 anos de Mondaí e 76 anos de Modelo. 25 pacientes permanecem internados na UTI, o que representa cem por cento de ocupação. Na enfermaria são nove confirmados e um suspeito. Nove pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Em São Miguel do Oeste, 20 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. No total, três mil 940 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais três mil 795 já se recuperaram e 113 estão com o vírus ativo.

O Município de São Miguel do Oeste recebeu, até esta segunda-feira, cinco mil 772 doses de vacina contra a covid-19. Desse total, foram aplicadas cinco 719. Apenas um frasco danificado durante o processo logístico de transporte dos produtos. Foram quatro mil 598 doses da CoronavacButantan e mil 153 da OxfordAstrazececa. Hoje pela manhã, o município retomou a imunização das pessoas com idade acima dos 69 anos na praça Walnir Botaro Daniel. Em nota, a secretaria de saúde informou que qualquer irregularidade sobre a vacinação pode ser denunciada à Ouvidoria do Município, pelo telefone 3631-2025.

Apesar do último decreto do governo do estado liberar as atividades esportivas coletivas de cunho recreativo em Santa Catarina, a classificação de risco impede a prática na região. A afirmação é do comandante da Polícia Militar, tenente coronel JAILSON FRANZEN. Ele disse que houve um retorno as normas antigas que definia que esse tipo de modalidade poderia acontecer até em nível grave, mas não nas regiões classificadas como de risco gravíssimo. Na visão de FRANZEN, dessa forma, a prática de esportes coletivos de cunho recreativo continua proibida no estado já que todas as regiões estão ma bandeira vermelha.

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão pelo crime de descaminho em São Miguel do Oeste nesta segunda-feira. O homem, ao ser comunicado da ordem judicial de prisão compareceu espontaneamente, de livre vontade, no décimo primeiro Batalhão para dar início ao cumprimento da pena. Os policiais confirmaram os termos do mandado e encaminharam o homem a Unidade Prisional Avançada. A sentença estabelece pena de prisão de três anos e 28 dias pelo crime de descaminho.

Um homem ficou ferido em um acidente nesta segunda-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das cinco e 45 da madrugada no município de Guaraciaba e envolveu uma motocicleta e um carro. O condutor da moto, um homem de 55 anos, foi socorrido pelos bombeiros. Ele sofreu uma grave hemorragia com mais de uma fratura na perna e escoriações generalizadas. O motociclista foi levado para atendimento no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.