ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 30/03/2021

GLOBO EM FOCO – 30/03/21

-BOLSONARO PROMOVE TROCA DE COMANDO EM SEIS MINISTÉRIOS

-DANIELA REIHNER ASSUME HOJE COMO GOVERNADORA INTERINA

-AGENTE DE ENDEMIAS ALERTA SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR CASOS DE DENGUE

-PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL CONTA COM SETE DENTISTAS

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO INICIA INVESTIMENTOS EM ESCOLAS

-PESQUISA MOSTRA IMPORTÂNCIA DE CUIDADOS COM REPRODUÇÃO DO GADO LEITEIRO

-PM REGISTRA FURTO DE MOTOR DE BARCO NO RIO URUGUAI

-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NA BR 163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens./A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 77 centavos. O euro está valendo seis reais e 67 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Estados Unidos vão abrir a vacinação contra a Covid-19 para 90 por cento dos adultos até 19 de abril. A ideia é que esse público possa encontrar um posto de imunização a até oito quilômetros de casa. As diretrizes foram formalmente anunciadas pelo presidente JOE BIDEN na tarde de ontem. Até o dia primeiro de maio, quando o governo completa cem dias, o presidente quer ter aplicado 200 milhões de doses. Até segunda, 146 milhões de doses foram aplicadas no país.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou que vai pedir o adiamento de um mês da eleição para escolher quem vai fazer parte da Assembleia Constituinte, devido à nova onda de contágios pelo novo coronavírus. A medida foi solicitada por conselheiros científicos e líderes da oposição. O Congresso precisa aprovar a medida com uma maioria de, no mínimo, dois terços da Casa. Caso aprovada, a data da votação muda dos dias 10 e 11 de abril para 15 e 16 de maio.


A América Latina e Caribe foi a região mais prejudicada do mundo em termos econômicos pela Covid-19 em 2020 e deve ser marcada novamente pela pandemia em 2021. De acordo com o economista-chefe para América Latina e Caribe do Banco Mundial, MARTIN RAMA, a região foi mais impactada porque teve de enfrentar um maior tempo de quarentena. Além disso, a segunda onda do vírus e a lentidão para vacinação são os principais percalços para a recuperação dos países. Segundo a organização, a região da América Latina e Caribe registrou queda de seis vírgula sete por cento em 2020, mas deve crescer quatro vírgula quatro por cento em 2021.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta segunda-feira que a pasta fará uma campanha a favor do uso "racional" de oxigênio em hospitais. QUEIROGA deu a declaração ao participar de uma audiência do Senado. Aos parlamentares, afirmou também que muitas pessoas recebem oxigênio nos hospitais mesmo sem precisar. Segundo o ministro, a pasta vai elaborar os protocolos que "racionalizem o uso de oxigênio". QUEIROGA também disse ontem que o governo importou 13 caminhões-tanque do Canadá para que chegue mais oxigênio aos hospitais. De acordo com o ministro da Saúde, o país necessita de 50 caminhões-tanque carregados de oxigênio.

O ex-juiz federal SERGIO MORO afirmou em uma live com empresários e políticos, na noite de domingo, que não tem arrependimentos pelo trabalho que realizou no âmbito da Operação Lava Jato. Na live, que tinha o tema "O Brasil contra a corrupção", MORO disse que a Lava Jato pode ter cometido algum erro, mas negou que isso tenha ocorrido de forma intencional. Na terça-feira passada, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal julgou que MORO foi parcial ao condenar o ex-presidente LULA no caso do triplex do Guarujá. Ele reforçou que está tranquilo a respeito do acerto das decisões que tomou.

O presidente JAIR BOLSONARO realizou nesta segunda-feira uma reforma ministerial com seis trocas no primeiro escalão do governo. As mudanças foram confirmadas em uma nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, vinculada ao Ministério das Comunicações. O novo ministro da Justiça é o delegado da Polícia Federal ANDERSON TORRES. O general BRAGA NETTO foi confirmado como novo ministro da Defesa. A nova secretária de governo da presidência é a deputada federal FLÁVIA ARRUDA. Na Casa Civil quem entra é o general da reserva LUIZ EDUARDO RAMOS. ERNESTO ARAUJO está deixando o Ministério das Relações Exteriores para o general da reserva LUIZ EDUARDO RAMOS. Na advocacia-geral da União, o indicado é ANDRÉ MENDONÇA.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Catarina orientou expressamente os municípios a excluir profissionais de academias de ginástica, clubes, estética, tatuagem, óticas e saúde animal da prioridade de vacinação contra a Covid-19. Em uma nota técnica enviada às prefeituras, o Estado informou que só trabalhadores em “serviços de saúde”, como hospitais, clínicas e ambulatórios, devem ser imunizados agora. A vacinação dos trabalhadores da saúde ainda não terminou em Santa Catarina. Na remessa de 141 mil doses enviada às regionais entre sexta e sábado, 26 mil e 800 são destinadas a esses profissionais.


O governador CARLOS MOISÉS autorizou na tarde desta segunda-feira, a criação de linhas de auxílio emergencial a micro e pequenos empreendedores impactados pela pandemia de Covid-19. Os financiamentos ocorrerão por meio do Badesc e do BRDE. Ao todo, o montante disponibilizado será de um bilhão e meio de reais. O Governo do Estado arcará com as taxas de juros, em um investimento de aproximadamente 250 milhões. Os empreendedores poderão aderir aos financiamentos com uma carência de 12 meses para pagamento, juro zero e 36 meses para amortização. Os microempreendedores individuais poderão solicitar até 10 mil, enquanto os micro e pequenos empreendedores terão direito a até 100 mil.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS foi notificado oficialmente por volta das quarto e meia da tarde desta segunda-feira sobre o resultado do tribunal especial de julgamento, que ocorreu na sexta e aceitou a denúncia contra ele no pedido para processo de impeachment relativo à compra dos 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação. Hoje a tarde, a vice-governadora DANIELA REIHNER vai assumir o governo do estado. Ontem, MOISÉS anunciou investimentos na segurança pública em evento com a presença de cerca de 20 deputados, entre eles, quatro que fazem parte do tribunal de julgamento que vai analisar a denúncia de crime de responsabilidade contra ele.

Está em vigor um decreto estadual que autoriza a prática de atividades esportivas coletivas de cunho recreativo em Santa Catarina. A medida libera ainda as competições e afins, com ou sem contato entre as pessoas, em qualquer local público ou privado. A modalidade esportiva coletiva recreativa estava proibida em todos os níveis de risco desde o dia 23 de março. Apesar da liberação em decreto, o Mapa de Risco não libera. Esta informação é do Comandante da Polícia Militar, JAILSON FRANZEN, de São Miguel do Oeste. Ele destaca que o que houve foi um retorno as normas antigas, que definia que esse tipo de modalidade poderia acontecer até em nível grave, como todas as regiões estão em nível gravíssimo, continua proibida a realização de esportes coletivos. Se ocorrer a mudança de bandeira no Mapa de Risco da COVID-19, a prática de atividades esportivas coletivas estará liberada.

Programa de saúde bucal adota novos métodos em Itapiranga em busca de conscientização e maior eficiência nos tratamentos. Atendimento é feitos por sete dentistas em todas as unidades de saúde do município. Conforme o coordenador da odontologia da rede pública, RENAN FLACH, educação e saúde visa mudar hábitos para atingir maior valorização nas ações da saúde bucal, com atitudes saudáveis como forma de prevenção. O dentista ressalta que programas preventivos e educativos podem provocar mudança de comportamento da população com reflexo positivo na qualidade de vida dos munícipes. Vídeos educativos são produzidos por diferentes profissionais e publicados a cada 15 dias com dicas e orientações uteis na rotina diária das pessoas.

RENAN FLACH também chama atenção para a importância do município realizar investimentos em matérias e equipamentos de qualidade para os profissionais terem maior eficiência. Ressalta que os dentistas podem prestar melhor atendimento aos pacientes com métodos mais seguros e eficientes, além de refletir nos resultados dos serviços prestados. O coordenador da odontologia pública de Itapiranga avalia de forma positiva as ações que são desenvolvidas e também a capacitação dos profissionais em busca da eficiência exigida atualmente com novos métodos e uso de alta tecnologia em saúde bucal.

Médico relata cuidados que ocorrem para diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Mulheres mostram conscientização da importância de exames preventivos. RODRIGO SODER explica que o correto é buscar atendimento médico a partir do inicio da atividade sexual. Observa que o Ministério da Saúde recomenda que a coleta seja feita a partir dos 25 anos, porém nada impede que o exame ocorra antes. O médico cita ainda que as mães procuram levar as filhas para fazer o acompanhamento do exame preventivo, que deve ser anual. De acordo com SODER, em casos de particularidades, quando ocorre alteração, o procedimento pode ser repetido com maior frequência. Outro alerta é para os cuidados com uso de anticoncepcional que deve ter orientação médica para evitar efeitos colaterais.

Agente de endemias alerta sobre cuidados para evitar casos de dengue. Os cuidados em relação às caixas de água são uma preocupação frequente no município de SJO e arredores. De acordo com a agente de endemias, NEUSA SPECHT, a maioria das pessoas não está instalando caixas de água adequadas, o que resulta na coleta de larvas e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O clima na região, segundo NEUSA, ainda é crítico para o mosquito da dengue se procriar, pois apesar de o tempo esfriar nesta semana, ainda vai demorar até a entrada do inverno. Ela detalha que o município inclusive postou vídeo nas redes sociais para orientar sobre a adequação da caixa de água. O correto, de acordo com a agente de endemias, é colocar a caixa numa superfície plana, com apoio de um palete ou superfície onde se possa colocar a caixa, e não diretamente no chão.

NEUSA SPECHT explica que geralmente o mosquito entra pela tampa. Por isso, pede para o munícipe colocar tela milimétrica, adequada para o tamanho da caixa, e de modo que não fique submersa na água, pois assim o mosquito pode entrar e colocar ovos nas bordas. Já o cano, quando é cortado na tampa, deve ser colocado para dentro, pois normalmente fica uma fresta aberta. Orienta para colocar silicone ao redor da borda, para fixar o cano na tampa. A limpeza da caixa de água deve ser feita a cada semana e sempre monitorada, para não criar larvas. No caso da tampa, se tiver rachadura, ela deve ser colada com fita especial, que pode circular por cima da tampa para fechar as frestas que estão abertas, ou colocar tela milimétrica sobre a caixa.

NEUSA SPECHT também alerta sobre as lonas que cobrem lenha ou materiais de construção. Elas devem ser verificadas a cada semana para retirar a água que acumula. SJO registrou 11 focos do mosquito da dengue nos primeiros meses do ano, embora esteja infestado desde 2019. A agente de endemias pede para as pessoas terem bom senso e fazer a limpeza. Não deixar lixo no terreno, não deixar caixa de água aberta, fazer manutenção e tratamento de piscinas, e continuar colaborando para o município não ficar ainda mais infestado e trazer a doença.

Itapiranga recebe mais 390 doses de vacinas contra o novo Coronavírus e já atinge faixa etária de pessoas de 68 anos. A secretaria de saúde recebeu um novo lote de vacinas Coronavac, entregues ao município nesta segunda-feira. A aplicação nos idosos acima de 69 anos acontecerá hoje e também na quarta-feira, na sala de vacinas, no posto de saúde Fronteira. É importante as pessoas observarem o horário orientado pelas Agentes de Saúde, evitando aglomeração. Segundo a secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, uma ação ampliada de imunização ocorrerá na quinta-feira, em sistema drive-thru, das 13 horas às 16 horas, no Complexo Oktober. A secretária explica que terá continuidade a aplicação da primeira dose em idosos acima de 69 anos, podendo ser contemplado pessoas de 68 anos.

Secretaria da Saúde mantém relação de nomes repassada pelas Agentes de Saúde para organizar vacinação contra a Covid. Equipe também realiza imunização com a segunda dose para idosos vacinados em etapas anteriores. A secretária de Saúde, CLAIR HEINEN salienta que todas as faixas etárias acima de 69 anos, que eventualmente ainda não foram avisados pelas Agentes de Saúde, devem manter contato para regularizar a situação de atraso. CLAIR ressalta a importância do agendamento do dia e horário para receber a vacina e o cuidado para as pessoas seguirem as orientações.

Projetos de turismo reúnem diferentes entidades com novas propostas em Itapiranga. Conforme a diretora de cultura FERNANDA STHAL, as ações possuem apoio do Conselho de Turismo com destaque ao planejamento do Dia D. Meta é ampliar as atrações culturais com novas parcerias e programação mensal. Ela cita a importância da integração comércio, cultura e turismo com a Rua do Lazer para reunir famílias em diferentes atividades esportivas e recreativas. FERNANDA também anuncia novo roteiro turístico específico para o Dia D. A primeira edição do ano será neste sábado em comemoração à Páscoa e cumprindo todas as normas dos protocolos de segurança.

Lentamente os investimentos em escolas estaduais estão sendo retomados nos cinco municípios na Regional da Educação de Itapiranga. No ano passado todos os projetos foram suspensos em virtude da pandemia e até pequenas melhorias enfrentaram problemas. Os recursos foram priorizados para a área da saúde. Segundo o coordenador Regional da Educação, VILSON VON BORSTEL, aos poucos o governo estadual está liberando recursos para manutenção dos prédios escolares. Até o valor de 33 mil reais a situação é mais prática e ágil, incluindo reformas em telhados, aberturas e pintura das instalações. Já estão ocorrendo melhorias em algumas escolas, como é o caso da Padre Balduíno Rambo de Tunápolis que recebeu pintura, além de projetos que estão sendo contemplados nas escolas Porto Novo, na cidade de Itapiranga, além dos educandários da Humberto Machado, em linha Popi e no ginásio de esportes da escola de Santo Antônio, ambas no interior do município.

VILSON VON BORSTEL lembra que a regional tem atuação em Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste. O coordenador informa que apenas Santa Helena ainda não retornou com o modelo de aulas presenciais. A previsão é para os alunos retornarem à sala de aula na próxima segunda-feira. Até o momento a avaliação é positiva no retorno das aulas presenciais. VILSON VON BOSTEL diz que no contato com diretores, professores, alunos e familiares, o saldo é altamente positivo. Ele elogia os cuidados adotados e o comprometimento dos estudantes e profissionais da educação. Segundo VON BORSTEL, os cuidados especiais proporcionam um ambiente seguro nas escolas.

A pesquisa foi realizada pelo veterinário da Secretaria da Agricultura de Itapiranga, DOMICÍLIO STEFANELLO. Ele possui 42 anos de atuação no melhoramento genético e serviço clinico no rebanho leiteiro do município. Nos últimos 12 anos, o veterinário teve dedicação especial em uma pesquisa sobre reprodução e consequências de técnicas corretas no manejo das vacas. O trabalho desenvolvido por mais de uma década teve parceria com os produtores rurais e trabalho noturno para acompanhar o comportamento dos animais em diferentes horários e condições climáticas desfavoráveis. De acordo com STEFANELLO, os produtores rurais devem estarem atentos a vários detalhes para evitarem partos durante a madrugada, horário considerado impróprio por não ter acompanhamento. O veterinários diz que durante a pesquisa implantou métodos com alguns criadores de gado que mostram a importância de seguir técnicas para obter melhor resultado.

DOMECÍLIO STEFANELLO informa que Itapiranga registra em média de 70 partos por dia de vacas leiteiras gerando um capital muito grande. Ele avalia que é preciso dar sequencia na pesquisa em busca de maior eficiência para melhorar o rebanho e qualidade do leite, além de maior produção por animal. A conclusão da pesquisa projeta 96 por cento de eficiência nos métodos corretos de manejo, sendo que quatro por cento ainda vai ter variação. As informações coletadas estão disponíveis aos produtores rurais na Secretaria da Agricultura de Itapiranga.

Polícia Militar de Itapiranga registra ocorrência de furto de motor de barco no Rio Uruguai. A guarnição da Polícia Militar foi acionada na noite de ontem em ocorrência de furto na margem do Rio Uruguai, na comunidade de Linha Baú, próximo da cidade. Conforme o relato da vítima relatou que estava em um acampamento alugado desde quarta-feira da semana passada e ontem por volta das 19 horas e 30 minutos escutaram o motor de barco sendo acionado. Ao descerem no rio perceberam o furto de um motor popa, marca Mercury de 15 hp.

Dois mandados de prisão são cumpridos na região. O primeiro mandado ocorreu às 13 horas e 45 minutos de ontem, em São Miguel do Oeste. Um homem que suspeitava que estava com mandado de prisão em aberto contra ele ligou para a Polícia Militar. Ao receber resposta afirmativa, compareceu espontaneamente ao Batalhão para dar início ao cumprimento da pena. Ele foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A Pena é de três anos e 28 dias pelo crime de descaminho. O outro mandado de prisão ocorreu em Paraíso, às 16 horas. O motivo foi falta de pagamento de pensão alimentícia. A guarnição da Polícia Militar realizou buscas e localizou o homem. Ele foi conduzido para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR 163. O Corpo de Bombeiros foi acionado no início da manhã desta terça-feira, por volta das cinco horas e 45 minutos, para atender colisão frontal entre carro e moto na BR 163, em Guaraciaba. Os bombeiros socorreram um homem de 55 anos, que apresentava grave hemorragia na perna esquerda, fratura exposta na região da tíbia e fíbula. Ainda segundo a guarnição, o homem apresentava fratura de fêmur com grande sangramento e escoriações pelo corpo. A vítima foi conduzida ao pronto socorro em São Miguel do Oeste. O motorista do carro não apresentou ferimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.