O Estados Unidos vão abrir a vacinação contra a Covid-19 para 90 por cento dos adultos até 19 de abril. A ideia é que esse público possa encontrar um posto de imunização a até oito quilômetros de casa. As diretrizes foram formalmente anunciadas pelo presidente JOE BIDEN na tarde de ontem. Até o dia primeiro de maio, quando o governo completa cem dias, o presidente quer ter aplicado 200 milhões de doses. Até segunda, 146 milhões de doses foram aplicadas no país.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou que vai pedir o adiamento de um mês da eleição para escolher quem vai fazer parte da Assembleia Constituinte, devido à nova onda de contágios pelo novo coronavírus. A medida foi solicitada por conselheiros científicos e líderes da oposição. O Congresso precisa aprovar a medida com uma maioria de, no mínimo, dois terços da Casa. Caso aprovada, a data da votação muda dos dias 10 e 11 de abril para 15 e 16 de maio.
A América Latina e Caribe foi a região mais prejudicada do mundo em termos econômicos pela Covid-19 em 2020 e deve ser marcada novamente pela pandemia em 2021. De acordo com o economista-chefe para América Latina e Caribe do Banco Mundial, MARTIN RAMA, a região foi mais impactada porque teve de enfrentar um maior tempo de quarentena. Além disso, a segunda onda do vírus e a lentidão para vacinação são os principais percalços para a recuperação dos países. Segundo a organização, a região da América Latina e Caribe registrou queda de seis vírgula sete por cento em 2020, mas deve crescer quatro vírgula quatro por cento em 2021.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou nesta segunda-feira que a pasta fará uma campanha a favor do uso "racional" de oxigênio em hospitais. QUEIROGA deu a declaração ao participar de uma audiência do Senado. Aos parlamentares, afirmou também que muitas pessoas recebem oxigênio nos hospitais mesmo sem precisar. Segundo o ministro, a pasta vai elaborar os protocolos que "racionalizem o uso de oxigênio". QUEIROGA também disse ontem que o governo importou 13 caminhões-tanque do Canadá para que chegue mais oxigênio aos hospitais. De acordo com o ministro da Saúde, o país necessita de 50 caminhões-tanque carregados de oxigênio.
O ex-juiz federal SERGIO MORO afirmou em uma live com empresários e políticos, na noite de domingo, que não tem arrependimentos pelo trabalho que realizou no âmbito da Operação Lava Jato. Na live, que tinha o tema "O Brasil contra a corrupção", MORO disse que a Lava Jato pode ter cometido algum erro, mas negou que isso tenha ocorrido de forma intencional. Na terça-feira passada, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal julgou que MORO foi parcial ao condenar o ex-presidente LULA no caso do triplex do Guarujá. Ele reforçou que está tranquilo a respeito do acerto das decisões que tomou.
O presidente JAIR BOLSONARO realizou nesta segunda-feira uma reforma ministerial com seis trocas no primeiro escalão do governo. As mudanças foram confirmadas em uma nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, vinculada ao Ministério das Comunicações. O novo ministro da Justiça é o delegado da Polícia Federal ANDERSON TORRES. O general BRAGA NETTO foi confirmado como novo ministro da Defesa. A nova secretária de governo da presidência é a deputada federal FLÁVIA ARRUDA. Na Casa Civil quem entra é o general da reserva LUIZ EDUARDO RAMOS. ERNESTO ARAUJO está deixando o Ministério das Relações Exteriores para o general da reserva LUIZ EDUARDO RAMOS. Na advocacia-geral da União, o indicado é ANDRÉ MENDONÇA.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Catarina orientou expressamente os municípios a excluir profissionais de academias de ginástica, clubes, estética, tatuagem, óticas e saúde animal da prioridade de vacinação contra a Covid-19. Em uma nota técnica enviada às prefeituras, o Estado informou que só trabalhadores em “serviços de saúde”, como hospitais, clínicas e ambulatórios, devem ser imunizados agora. A vacinação dos trabalhadores da saúde ainda não terminou em Santa Catarina. Na remessa de 141 mil doses enviada às regionais entre sexta e sábado, 26 mil e 800 são destinadas a esses profissionais.
O governador CARLOS MOISÉS autorizou na tarde desta segunda-feira, a criação de linhas de auxílio emergencial a micro e pequenos empreendedores impactados pela pandemia de Covid-19. Os financiamentos ocorrerão por meio do Badesc e do BRDE. Ao todo, o montante disponibilizado será de um bilhão e meio de reais. O Governo do Estado arcará com as taxas de juros, em um investimento de aproximadamente 250 milhões. Os empreendedores poderão aderir aos financiamentos com uma carência de 12 meses para pagamento, juro zero e 36 meses para amortização. Os microempreendedores individuais poderão solicitar até 10 mil, enquanto os micro e pequenos empreendedores terão direito a até 100 mil.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS foi notificado oficialmente por volta das quarto e meia da tarde desta segunda-feira sobre o resultado do tribunal especial de julgamento, que ocorreu na sexta e aceitou a denúncia contra ele no pedido para processo de impeachment relativo à compra dos 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação. Hoje a tarde, a vice-governadora DANIELA REIHNER vai assumir o governo do estado. Ontem, MOISÉS anunciou investimentos na segurança pública em evento com a presença de cerca de 20 deputados, entre eles, quatro que fazem parte do tribunal de julgamento que vai analisar a denúncia de crime de responsabilidade contra ele.
Escolas de Campo Erê irão receber reformas. Quem confirma é MARILEI BERNARDI – assessora da Secretaria de Educação do município. Vários estabelecimentos precisam de cuidados, alguns, inclusive, tem goteiras. Um dos primeiros investimentos será no CEI Anjo da Guarda. Projeto está sendo elaborado para ir a licitação. A João Telles é outra que precisa de reforma, inclusive nos muros. O CEI Turma da Mônica, do Bairro Mello, será ampliado para oferecer mais vagas. De acordo com MARILEI, não fica só nisso, porque com o tempo, todas as escolas municipais receberão algum tipo de mão de obra.
Uma nova creche deverá ser construída em Campo Erê. De outra parte, todos os ônibus da frota municipal foram revisados. A deputada estadual LUCIANE CARMINATI destinou 150 mil reais para o município adquirir uma van refrigerada para transportar alimentos escolares. A Secretaria de Educação precisa acrescentar mais 80 mil para deixar a van completa. Aquisição do veículo é um sonho antigo da prefeita, quando ainda era vereadora. Já, com relação a Lei Aldir Blanc, que contempla artistas locais com algum recurso, porque estão com as atividades paralisadas por causa da pandemia, foi refeita em Campo Erê. Com isso eles vão, de fato, receber os recursos.
Secretaria de Saúde tem processo seletivo para Médico Especialista Psiquiatra. A informação é da secretária de saúde de São Lourenço do Oeste CAMILA LORENZET. De acordo com ela, a Secretaria de Saúde, abre inscrições para seleção de Médico Especialista Psiquiatra em caráter temporário e excepcional. As inscrições serão realizadas gratuitamente e exclusivamente através do e-mail [email protected] entre quatro e 12 de abril. O contrato é para 20 horas com vencimento de 16 mil 525 reais e 15 centavos, além de vale-alimentação no valor de 200 reais.
O edital com o requerimento de inscrição está disponível no site da prefeitura – www.saolourenco.sc.gov.br – na aba “concursos” e “processo seletivo”. A secretária de saúde CAMILA LORENZET, destacou que esse edital já estava aberto no mês de fevereiro. No Entanto, informações da Secretaria de Saúde dizem que não houve inscritos para o cargo.Agora os interessados tem até o dia 12 de abril para se inscrever
Prorrogado prazo para pagamento do IPTU em Saltinho. O Imposto Predial e Territorial Urbano, cobrado anualmente de todas as residências e estabelecimentos da cidade, tinha como prazo final para ser pago o último dia, agora desse mês. Porém, de acordo com o fiscal de tributo MARCELO PIRES, o prazo foi prorrogado por mais 15 dias por decisão do prefeito, considerando as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Quem já havia tirado um boleto, mas ainda não havia pago, deve fazer outro pela internet ou ir pessoalmente até o setor. Pela internet os munícipes devem acessar a aba tributos no site do município. Quem prefere fazer pessoalmente no setor, pode ir das sete e meia às onze e meia, e a tarde entre 13 e 17 horas.
Pandemia do coronavírus tem grande impacto na economia de São Lourenço do Oeste. O secretário de Administração e Fazenda do município - ANTONIO CANTELMO NETTO, informa que a paralisação do comércio e menor circulação do dinheiro prejudica muito a arrecadação do município. Conforme ele, estudos indicam que a pandemia afeta muito negativamente todas as prefeituras, diminuindo a arrecadação em impostos como o ICMS. O Imposto de Circulação de Mercadorias, que o município recebe com a venda e transporte dos itens, teve um movimento econômico muito abaixo do esperado com o fechamento das lojas e paralisação dos caminhões.
São Lourenço adota medidas para diminuir impactos econômicos da pandemia. Uma das ações da prefeitura, de acordo com o secretário de Administração e Fazenda, foi aumentar o prazo para pagar a segunda parcela do IPTU. ANTONIO CANTELMO NETTO conta que a medida ajuda os cidadãos adiando o vencimento da parcela de abril para 12 de dezembro. A administração já havia feito isso ano passado, quando as parcelas de dois meses foram atrasadas para o final do ano. Esclarece que essa é uma iniciativa direta, feita com medidas práticas para ajudar o contribuinte. O secretário garante que, dentro da legislação, será feito o possível para ajudar a população de São Lourenço do Oeste.
Acanor suspende treinamentos presenciais por causa do agravamento da pandemia. De acordo com o Secretário Executivo EDERSON HERMANN, foi suspensa a primeira reunião marcada para março e a previsão, agora, é para abril, com realização de curso de formação. Ele prefere treinamentos presenciais, mas enquanto isso não pode acontecer, são realizados encontros virtuais. Associação das Câmaras do Noroeste atende a seus associados pelas redes sociais, telefone e-mail para que vereadores e servidores possam tirar suas dúvidas e fazer consultas jurídicas, administrativas e contábeis.
Acanor atende praticamente todo Noroeste de Santa Catarina, com 8 câmaras. São elas: de São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Santiago do Sul, Iratí, Novo Horizonte, Campo Erê e Palma Sola. Somando todos, são 120 vereadores e servidores. A associação foi fundada em 2012 e para ingressar depende de vontade política da mesa diretora. EDERSON HERMANN entende que quanto maior a união, mais ações a associação vai trazer para a região. Alteração nas Câmaras, nessa última eleição, gira em torno de 80 por cento. Somente 20 por cento foram reeleitos ou tem experiência política.
Assinado documento que autoriza realização de práticas esportivas em Santa Catarina. O decreto 1232, assinado pelo Governador do Estado CARLOS MOISÉS um dia antes de ser afastado do cargo para julgamento, revoga parte do decreto que proibia a realização de qualquer prática esportiva. Como conta o Deputado Estadual MAURÍCIO ESKUDLARK, exceto modalidades com muito contato, que seguem suspensas. Com isso, atividades esportivas coletivas e individuais já podem voltar a acontecer em Santa Catarina. Ele cita o exemplo do futsal, em que os atletas já podem voltar às quadras.
Liberação de atividades esportivas no estado é devido ao atual nível de contaminação em Santa Catarina. De acordo com o Deputado Estadual MAURÍCIO ESKUDLARK, os desportistas pedia, muito esse retorno, que foi atendido pelo governo de Santa Catarina. Considera uma vitória dos proprietários de quadra, esportistas e lideranças do setor, que pediam a liberação de práticas esportivas individuais e coletivas. Conforme o parlamentar, os desportistas devem sempre tomar os cuidados necessários com o vírus, evitando que aumente o nível de contaminação Catarinense.
Entidades estão preocupadas com revisão de normas de segurança para trabalhadores de frigorífico. A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI, que propôs uma audiência para discutir o assunto, contou que entidades sindicais que representam a classe desses trabalhadores, assim como o Ministério Público do Trabalho e Judiciário demonstraram preocupação com a revisão da Norma Regulamentadora, que trata da segurança e saúde do trabalho na indústria de carnes. Também sobre o projeto de lei que está tramitando no Congresso Nacional, que altera pontos da CLT referentes aos serviços frigoríficos.
O assunto foi discutido na tarde desta segunda-feira, em audiência pública realizada de forma remota pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. De acordo com a deputada, um dos pontos de maior preocupação dos trabalhadores é a redução da chamada pausa térmica, concedida aos trabalhadores dos frigoríficos para a transição de temperaturas mais baixas para a temperatura ambiente. “Sabemos da importância do setor frigorífico, que é responsável por recordes de arrecadação. Não é isso que estamos discutindo”, afirmou a parlamentar. “Precisamos produzir alimentos, mas com proteção à saúde e à vida de quem produz”, disse LUCIANE.
Norma Regulamentadora 36 passa por revisão com o objetivo de simplificar e desburocratizar a aplicação das normas de segurança. Isso é necessário porque outras normais gerais foram revisadas. É preciso haver uma harmonização e uma atualização da NR 36 com as normas gerais que foram revisadas, explicou a deputada. Ela ocorrerá mantendo-se o mesmo nível de proteção e segurança do trabalho. O objetivo não é diminuir as medidas já previstas na norma. Todo o processo de revisão é de responsabilidade de uma comissão tripartide, formada por representantes do governo federal, dos trabalhadores e dos empregadores do setor de frigoríficos.
Processo de revisão das normas deve ser muito bem analisado. Ao final da audiência, a deputada LUCIANE CARMINATTI disse que a revisão das normas será aceita, desde que não se retroceda nas conquistas na proteção à saúde e à vida dos trabalhadores. “Foram conquistas que elevaram o patamar do Brasil lá fora e garantem a qualidade de vida de quem produz alimentos”, finalizou a parlamentar.
A carga de uma carreta se soltou, causando estragos em São Lourenço do Oeste. A ocorrência foi ontem, quando parte da carga de um caminhão se soltou e foi parar na calçada da Avenida Brasil, esquina com a rua Aderbal Ramos da Silva. Segundo informações, o caminhão transportava objetos de aço que pesavam toneladas, porém, ninguém se feriu.
Amarok tomada durante assalto é reencontrada pela Polícia Militar. Os ladrões renderam funcionárias de uma residência na área central de Pato Branco, ontem, e levaram uma caminhonete Amarok. A PM foi informada sobre o assalto, iniciando as buscas e localizando o veículo. No início da manhã, quando duas funcionárias chegavam na residência para mais um dia de trabalho, foram rendidas perto do portão por três ladrões armados. Os bandidos amarraram as mulheres e fugiram da casa levando a Amarok, que foi localizada em meio a um matagal, próximo a uma lavoura, no bairro São Francisco. O veículo foi apreendido e entregue na quinta subdivisão de polícia. Os ladrões não foram localizados.