ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 30/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A Espanha registrou 812 novas mortes por complicações provocada pelo novo coronavírus nas 24 horas e o balanço de mortes supera sete mil e 300 óbitos no país, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde local. O número de mortes entre domingo e esta segunda é inferior ao número recorde de 838 registrado no balanço anterior. No mundo, já passa de 724 mil o número de infecções pelo novo coronavírus e de 34 mil mortes, segundo a universidade americana Johns Hopkins. Mais de 152 mil se recuperaram da doença.

A capital russa, Moscou, iniciou nesta segunda-feira o primeiro dia de confinamento por tempo indeterminado enquanto todo o país se prepara para seguir seus passos. O primeiro-ministro MIKHAIL MISHUSTIN fez uma advertência sobre a possibilidade de impor regras de isolamento para todo o país para controlar o avanço da pandemia de Covid-19. Os moradores de Moscou estão autorizados a sair de casa apenas por uma emergência médica, para ir até o trabalho em caso de necessidade, ao supermercado ou à farmácia. A Rússia registrou oficialmente mil 534 casos de contágio e oito mortes.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, mudou de discurso e pediu, neste domingo, para a população ficar em casa até 30 de abril. A diretriz anterior era de encerrar o isolamento na Páscoa, no dia 12. TRUMP vinha defendendo o afrouxamento das medidas de isolamento e chegou a declarar no sábado que uma quarentena não seria necessária em Nova York, New Jersey e Connecticut. Na coletiva deste domingo, o presidente disse também que o pico de mortes por coronavírus no país será daqui a duas semanas. Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados de coronavírus. São mais de duas mil mortes e mais 100 mil casos confirmados, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

O governo federal quer que o Supremo Tribunal Federal derrube decretos estaduais que restringiram o tranporte intermunicipal eou interestadual na Bahia, em Goiás, no Paraná, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Os estados decretaram as restrições como tentativa de conter a propagação do coronavírus. Neste fim de semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Advocacia Geral da União enviaram manifestações ao Supremo endossando pedido feito ao tribunal pela Confederação Nacional do Transporte. A CNT apresentou uma ação na semana passada pedindo a suspensão de decretos que restringiram o trânsito de veículos e pessoas nas divisas dos estados e limites de municípios.

Um dia depois de o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, dizer que as pessoas devem permanecer em casa, em isolamento social, para evitar a disseminação do coronavírus, o presidente JAIR BOLSONARO saiu de carro da residência oficial do Palácio da Alvorada, na manhã deste domingo, para fazer um passeio por Brasília. Ele foi a uma farmácia e a uma padaria no bairro Sudoeste, em Brasília, depois ao Hospital das Forças Armadas e ao centro de Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal.

Ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse neste domingo, durante uma videoconferência com representantes da Confederação Nacional dos Municípios, que, "como cidadão" quer "ficar em casa e fazer o isolamento" diante da pandemia do coronavírus. Ele ressaltou que, como economista, gostaria de ver a atividade econômica se mantendo ativa no país. GUEDES lembrou que a recomendação das autoridades de Saúde, do governo e da sociedade civil, é seguir com o isolamento social para retardar o alastramento do vírus.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez e 15 desta segunda-feira, com quatro mil 330 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 140 mortos, 98 deles em São Paulo. A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a terceira morte nesta manhã. No Distrito Federal, subiu para 301 o número de casos. Em Mato Grosso, nova atualização da secretaria aponta 16 casos. No Amapá, o número de casos dobrou e chegou a oito. Goiás já tem 60 casos da doença confirmados. O Rio de Janeiro confirmou mais 42 casos e quatro mortes neste domingo. O total é de 17 mortes e 600 casos no estado.

O Governo do Estado confirmou 13 novos casos do coronavírus em Santa Catarina. A nova atualização da Secretaria de Saúde mostra o total de 197 pessoas infectadas com o vírus em 38 cidades diferentes. Os dados foram divulgados na tarde deste domingo. A novidade é a inclusão de Indaial nas cidades com casos confirmados. O município aparece na lista com uma pessoas infectada. Florianópolis tem 40 casos confirmados. Itajaí tem 18. Em Chapecó, foram registrados cinco casos da nova doença.

O governador CARLOS MOISÉS confirmou que o isolamento social com restrição de atividades não essenciais será prorrogado por mais sete dias em Santa Catarina por causa do coronavírus. Estão fora da prorrogação alguns serviços, como obras públicas, obras da construção civil, bancos e lotéricas, que terão regras definidas para poderem funcionar. O atual decreto de restrição se estende até terça-feira, quando será prorrogado até dia sete.

Até terça-feira, o comércio em geral deve permanecer fechado. A decisão de prorrogar o período de isolamento foi divulgada ainda pela manhã, durante uma vídeo conferencia com a participação de representantes de 21 associações de municípios e da Federação Catarinense de Municípios. Foi um recuo do Governo do Estado após anunciar um plano de retomada gradual da economia durante a semana, o que permitiria o retorno de serviços não essenciais a partir do dia primeiro.

O estado quer mais tempo para organizar a estrutura de saúde para atendimento dos casos mais graves. De acordo com o secretário de saúde, ELTON ZEFERINO, a retomada gradual de alguns serviços não-essenciais depende da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Ele disse que a reabertura das empresas está condicionada à chegada de recursos e equipamentos de proteção individual para os profissionais por parte do governo federal, além de materiais para leitos de UTI que foram comprados pela Secretaria de Estado da Saúde. ZEFERINO que o estado não pode colocar a população e os profissionais da saúde ao risco de contaminação. Ele cobrou os repasses prometidos pelo governo federal.

Educação à distância é aprovada para a rede municipal de ensino de município da região. Segundo o secretário de Anchieta JOSEMIR FORGHIARINI, o momento de risco de infecção do COVID-19, que exige o isolamento social, fez com que a Secretaria de Educação buscasse soluções. Alternativa pensada junto com as escolas e profissionais, para não perderem o ano letivo, foi o uso das ferramentas de comunicação para fazer educação à distância. Ele esclarece que se trata de uma medida apenas para o período que vigorar o decreto que suspende as aulas.

Neste momento escolas estão adiantando o recesso escolar que seria em julho. Conforme o secretário, as atividades à distância serão realizadas a partir de três de abril. Os procedimentos legais foram tomados com fundamentação nas leis federais, resoluções estaduais e também foi proposta ao Conselho de Educação de Anchieta para regulamentar o trabalho. Os professores das turmas vão repassar as informações dos trabalhos às famílias dos estudantes. Haverá aulas por vídeo e trabalhos online em grupos de WhatsApp. Estão previstas inclusive avaliações e registro de frequência.

Beneficiários do bolsa família de Campo Erê podem receber a partir de hoje. ADEMAR ALBERTON – secretário de assistência social do município, informa a população que o pagamento começou a ser entregue na casa lotérica a partir das sete da manhã, com dois caixas destinados somente ao programa, e um voltado ao atendimento normal. Segundo ele, a lotérica está preparada para atender os 512 beneficiários do município.

Medidas de segurança são essenciais. ADEMAR salienta que a lotérica, segundo decreto do estado, continuara aberta nos demais dias. A orientação da secretaria para esse momento é de que as pessoas continuem tomando os cuidados necessários em prevenção ao vírus, como manter uma distância mínima de segurança umas das outras. Todas as pessoas que tem o direito ao beneficio podem ir receber.

Segundo lote de doses da vacina da gripe termina em Campo Erê. A informação é de SAMARA RONCHI – enfermeira responsável pela vigilância em saúde do município. Segundo ela, na segunda-feira, 23, quando iniciou a campanha, a saúde pública tinha quinhentas doses, e dois dias depois já haviam sido todas aplicadas. Na quinta veio mais um lote, com duzentas doses, que acabou no dia seguinte. Lembra que a vacina, nesta primeira etapa está sendo disponibilizada para os idosos e profissionais da saúde. Na sexta-feira, as enfermeiras e técnicas imunizaram os idosos acamados do município.

Novo lote de vacina da gripe deve chegar quinta-feira. SAMARA pede que nesse período, os idosos não procurem as unidades de saúde, pois não tem mais vacina. Os meios de comunicação da prefeitura bem como a Rádio Atalaia irão informar assim que as doses chegarem. O grupo prioritário de idosos e profissionais de saúde segue até o dia 16 de abril.

Além do coronavírus, população precisa ficar atenta aos cuidados com a dengue. SAMARA RONCHI – enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê, ressalta a importância das pessoas ficarem em alerta, pois são problemas que estão cada vez mais presentes na sociedade, e o cuidado das pessoas é fundamental para evitar agravamento de ambos. Pede que nesse período de quarentena, cada um de uma olhadinha em seus lotes, quintais e recolha lixo e entulhos que possam acumular água e servindo de criadouro para o mosquito da dengue.

Municípios vizinhos estão confirmando casos de dengue. SAMARA, frisa que Campo Erê é considerado infestado pelo Aedes Aegypti, e com casos nas cidades vizinhas, as chances de chegar a Campo Erê são maiores. Por isso, reforça que a população é a uma das ferramentas fundamentais para controlar a situação. Pede ainda que as pessoas que não precisarem sair que fiquem em casa, essa atitude, destaca a profissional, vai estar protegendo a si mesmo e muitas outras pessoas. Evitar a proliferação do mosquito da dengue e a transmissão do coronavírus são prioridades da saúde pública, que conta com ajuda da comunidade.

Volta gradativa da atividade econômica em São Lourenço do Oeste está suspensa. Por determinação do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, em ontem reunião com prefeitos da Federação Catarinense dos Municípios a Fecam, os municípios catarinenses deverão seguir o decreto e as orientações do Governo do Estado, diante da pandemia do coronavírus – Covid-19. Em São Lourenço, as atividades voltariam hoje, mas o prefeito RAFAEL CALEFFI, anunciou no final da tarde de ontem que voltaria atrás na sua decisão e adoraria o decreto do estado. A partir de agora, vale a determinação de Santa Catarina.

Forças Policiais são as responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos comerciais e as devidas punições para quem descumprir as medidas. O prefeito CALEFFI, diz que a vida das pessoas é sempre mais importante e que, neste momento, o distanciamento social é a maneira considerada mais eficaz no combate a este vírus. Frisa que seu município tentou encontrar medidas e colocar normativas para amenizar o prejuízo econômico das empresas lourencianas e minimizar a perda de milhares de empregos. Porém, diante do decreto do Governo do Estado, fica revogado o municipal.

Acislo é parceria da administração e apoia decreto do estado. RAFAEL CALEFFI – prefeito de São Lourenço do Oeste enaltece o apoio da Associação Empresarial e também da Câmara de Dirigentes Lojistas. Ressalta que, juntos, será mais fácil combater o vírus, e juntos depois disso tudo vão encontrar meios de levantar a economia. São Lourenço do Oeste tem um caso confirmado de coronavírus e no final de semana recebeu mais quatro suspeitos.

Campanha da Acislo para constituição de fundo de enfrentamento ao coronavírus não tem valor estipulado. O presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, DENI BOITO, ressalta que preferiu não estipular um valor para o fundo, cada empresário que desejar ajudar fica à vontade para contribuir com aquilo que acha que pode. Lembra que cada respirador custa em torno de 70 mil reais. Espera conseguir alcançarmos um montante para pelo menos fazer a aquisição de um respirador.

Empresas e sociedade da região também podem contribuir com o fundo de enfrentamento ao coronavírus. Hoje, por exemplo, a Fundação Hospitalar São Lourenço atende cinco municípios no plantão sobreaviso – São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte, Jupiá, Galvão e Coronel Martins. BOITO frisa que associação fará a gestão do fundo, mas que todas as ações e decisões serão transparentes. Vão estudar a melhor forma de destinação do recurso arrecadado e, no momento certo, fazer a prestação de contas.

Com o andamento da campanha, a ideia é dialogar com a equipe técnica do hospital para ver quais são as necessidades no momento. DENI BOITO – presidente da Acislo de São Lourenço do Oeste, ressalta que farão as aquisições com base nas demandas apresentadas pela equipe técnica. A Campanha da Acislo para constituição de fundo de enfrentamento ao coronavírus iniciou na quinta-feira com a abertura da conta, a campanha deve rodar com intensidade até o dia três de abril. Foi disponibilizado uma conta bancária para que qualquer pessoa ou empresa possa contribuir. Todo valor é bem-vindo, frisa BOITO, e soma para que objetivo seja alcançado. Doações podem ser feitas pela Conta Corrente: 14.167-4; CooperativaAgência: 3076; Sicoob Original.

Proibido o corte de água, luz e gás em Santa Catarina até dezembro.

A proposta do deputado ALTAIR SILVA de proibir o corte de água, luz e gás durante a pandemia, foi aprovada na Assembleia Legislativa, com o prazo prorrogado até 31 de dezembro. Durante a terceira sessão virtual extraordinária, essa e outras medidas para fazer frente a propagação do novo coronavírus e auxiliar a saúde pública, foram aprovadas em sua redação final e seguiram para a sanção do governador.

A proposição do parlamentar foi anexada a outros dois projetos com teor semelhante apresentados na casa. SILVA conta que na forma de emenda substitutiva global, também permite a suspensão da cobrança das contas de março e abril de 2020 dos mesmos serviços – água, luz e gás-, para serem cobradas em 12 parcelas sem juros, encargos ou multa, a partir de maio. Manifesta sua alegria em ver que a proposta foi acolhida pelo parlamento, e estendida até dezembro. Quer que as famílias e as empresas catarinenses não sejam prejudicadas nesse momento.

Veículo sai da pista e bate em barranco. Um acidente foi registrado por volta das 22 horas de sábado na PR-280, em Renascença. Estava chovendo quando o motorista de um Nissan March perdeu o controle do veículo na pista molhada e bateu no barranco. O Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados, mas nenhum dos cinco ocupantes do carro sofreu ferimentos. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.

Homem morre em saída de pista na PR-180. No sábado, um motorista morreu numa saída de pista em Francisco Beltrão, onde estão acontecendo as obras do contorno Norte. HELINTON TRAMONTINI de 46 anos, dirigia um Clio placas de Francisco Beltrão, quando saiu da pista, caiu na ribanceira e colidiu no barranco. As equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Rodoviária atenderam a ocorrência. Após perícia da Criminalística, o corpo foi removido para o IML.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.