ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 30/01/2026

GLOBO EM FOCO – 30/01/26

-IBGE APONTA QUE TAXA MÉDIA DE DESEMPREGO NO BRASIL FICA EM 5,6% EM 2025

-PGR DEFENDE SUSPENSÃO DE LEI QUE PROÍBE COTAS EM UNIVERSIDADES DE SC

-REGIÃO APRESENTA QUEDA NA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS

-JOVENS TERÃO NOVA OPORTUNIDADE PARA ESTÁGIO NA SUÍÇA E ALEMANHA

-PREFEITO DE SJO ESPERA AGILIDADE NA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA PAVIMENTAÇÃO

-VEREADORES APRESENTAM EMENDA EM PROJETO DE HABITAÇÃO DE ITAPIRANGA

-ADOLESCENTE QUE CONDUZIA MOTO FICA FERIDO EM ACIDENTE

-IDOSO É PRESO POR FALSIFICAR E VENDE ROÇADEIRA DE FORMA IRREGULAR

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou, nesta sexta-feira, durante negociações em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que a Ucrânia estará "tecnicamente pronta" para aderir à União Europeia em 2027. O presidente ucraniano afirmou que garantir uma adesão “acelerada” ao bloco é uma parte importante das garantias de segurança após o fim da guerra com a Rússia. Na última terça-feira, ZELENSKY expressou seu desejo de que o país se junte à União Europeia até o ano que vem. Em um post na rede social X, ZELENSKY contou que discutiu esse desejo com o chanceler da Áustria, CHRISTIAN STOCKER, em uma conversa telefônica, e que espera que todos os membros do bloco europeu apoiem a adesão do país.

As Forças de Defesa de Israel acreditam que mais de 70 mil palestinos morreram ao longo da guerra entre Israel e Gaza, entre outubro de 2023 e outubro de 2025, segundo reportagens da imprensa israelense publicadas nesta quinta. O número de vítimas da contagem, revelada por um comandante israelense ouvido sob condição de anonimato, coincide com a contagem do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo terrorista Hamas. A estimativa do órgão é de 71 mil 667 mortos, incluindo 450 pessoas mortas após o cessar-fogo de outubro do ano passado, o que representa cerca de três e meio por cento da população do território palestino.

O Legislativo da Venezuela aprovou nesta quinta-feira a abertura do setor petrolífero à participação privada, revertendo um dos pilares do modelo estatal defendido pelo movimento autoproclamado socialista que governa o país há mais de duas décadas. A Assembleia Nacional aprovou a reformulação da lei do setor de energia menos de um mês após a prisão do então presidente NICOLÁS MADURO em uma operação militar dos Estados Unidos em Caracas. O projeto agora aguarda a assinatura da presidente interina DELCY RODRÍGUEZ, que propôs as mudanças poucos dias depois de o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmar que seu governo assumiria o controle das exportações de petróleo da Venezuela e buscaria revitalizar a indústria em crise ao atrair investimentos estrangeiros.

A Polícia Federal solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a ampliação de seu orçamento em aproximadamente 198 milhões de reais para viabilizar a segurança dos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. No pedido feito ao ministro WELLINGTON LIMA E SILVA, o diretor-geral da PF, ANDREI RODRIGUES, alertou para um cenário político marcado por forte polarização interna, instabilidades no contexto internacional e restrições orçamentárias que limitam a atuação do órgão. A corporação avalia que o ambiente político atual exige um aparato de proteção mais robusto do que o adotado em pleitos anteriores. Segundo a PF, a integridade física dos presidenciáveis precisa ser reforçada devido à elevada polarização política e a questionamentos sobre a legitimidade das instituições.

As contas do setor público apresentaram um déficit primário de 55 bilhões de reais em 2025, o equivalente a zero virgula 43 por cento do Produto Interno Bruto. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta sexta-feira. Em 2024, as contas públicas haviam registrado um déficit menor: de 47 bilhões 550 milhões, ou zero vírgula quatro por cento do PIB. Só o governo federal registrou déficit de 58 bilhões 680 milhões de reais. Os estados e municípios tiveram saldo superavitário de nove bilhões 530 milhões e as empresas estatais apresentaram déficit de cinco bilhões 870 milhões de reais.

A taxa média anual de desocupação ficou em cinco virgula seis por cento em 2025, o menor patamar desde o início da série histórica, em 2012. O índice recuou um ponto percentual em relação a 2024, quando estava em seis virgula seis. Na comparação com 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, a queda foi ainda mais expressiva, de seis virgula dois pontos percentuais. No trimestre encerrado em dezembro, a taxa foi de cinco virgula um por cento. A população desocupada somou seis milhões e 200 mil pessoas em 2025, uma redução de cerca de um milhão em relação a 2024. Já a população ocupada alcançou 103 milhões de pessoas em 2025. Os dados são do IBGE.

A reunião entre representantes de empregadores e trabalhadores para estabelecer a atualização do piso mínimo regional de Santa Catarina encerrou sem consenso nesta quinta-feira. As propostas apresentadas pelos dois lados estão longe de encontrar convergência, motivo pelo qual foi agendada nova rodada para fevereiro. Para a presidente da Câmara de Relações Trabalhistas da Federação das Indústrias, RITA CÁSSIA CONTI, apesar da distância entre as propostas de ambos os lados, a percepção é de que a negociação teve um avanço efetivo. IVO CASTANHEIRA, coordenador sindical do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina, destacou a legitimidade da negociação e afirmou que espera um acordo no próximo encontro.

A geração de empregos formais em Santa Catarina teve saldo positivo em 2025, mas o ritmo desacelerou na comparação com 2024. No último ano, foram criados no Estado 59 mil 184 postos de trabalho com carteira assinada, contra 106 mil 742 no ano anterior. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados nesta quinta-feira. O desempenho final da economia catarinense em 2025 acabou sendo prejudicado pelos números de dezembro. No último mês do ano, o Estado perdeu 47 mil 948 vagas, com destaque para a indústria, que fechou 20 mil 290 postos de trabalho. Já o setor de serviços acumulou baixa de 15 mil e 23 vagas.

O procurador-geral da República, PAULO GONET, defendeu, nesta quinta-feira, a concessão de medida cautelar contra a lei que suspende a adoção de cotas e outras ações afirmativas pelas Instituições de Ensino Superior públicas ou que recebam verbas públicas em Santa Catarina. Na petição, GONET argumenta que a interrupção das políticas de cotas raciais contraria a Constituição Federal e a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal. GONET também destacou a urgência da suspensão da lei, já que processos seletivos e matrículas em universidades de Santa Catarina estão em andamento, como no caso da Universidade do Estado, a Udesc. Em manifestação enviada ao STF, o governo do Estado defendeu que a lei é constitucional e representa um “legítimo e ponderado exercício da autonomia político-legislativa do Estado”.

Jovens da região terão nova oportunidade para estágio na Suíça e Alemanha. Reunião na próxima semana vai definir encaminhamentos para os países europeus. Conforme o coordenador de estágios, RICARDO SCHMTZ, está ocorrendo aumento de vagas e também de interessados em realizar estágios fora do Brasil. Ele destaca que na próxima sexta-feira, dia seis de fevereiro, terá reunião, às 14 horas, na Uceff. Será uma oportunidade para esclarecimentos sobre o programa e também inicio do processo seletivo. Segundo SCHMITZ terá formação de uma segunda turma para estágio na Suíça e formação de um grupo com destino a Alemanha. Entre as exigências estão critério de idade entre 18 e 30 anos, conhecimento do setor agropecuário e do idioma alemão.

São Miguel do Oeste fechou o ano de 2025 com saldo positivo na geração de emprego formal, mas o resultado foi o pior dos últimos seis anos. No ano passado, a diferença entre o total de desligados e admitidos pelas empresas foi de 266 postos de trabalho, praticamente um terço do saldo de 2024 quando foram abertos 797 empregos com carteira assinada. O desempenho do mercado formal de trabalho na cidade seguiu o que aconteceu em Santa Catarina. A geração de empregos formais no estado teve saldo positivo em 2025, mas o ritmo desacelerou na comparação com 2024.

Em 2025, dois setores tiveram números negativos em São Miguel do Oeste: o comércio teve três desligamentos a mais do que o total de contratados e a agropecuária fechou 36 vagas. A indústria abriu 147 empregos formais, a construção civil teve saldo de 87 vagas o setor de serviços gerou 71 postos de trabalho. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. A queda no volume de empregos formais criados em São Miguel do Oeste em 2025 foi influenciada pelo desempenho negativo de dezembro. No último mês do ano, foram fechados 234 empregos com carteira assinada, o que derrubou o saldo acumulado no ano. Em dezembro, os cinco setores analisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho demitiram mais do que contrataram.

Itapiranga fechou o ano de 2025 com saldo negativo na geração de empregos formais. A diferença foi de 100 vagas abertas. O número de contratados foi o menor nos últimos seis anos no município. Foram três mil 200 contratações de funcionários em cinco setores. Já as demissões, batem três mil e 300. O principal déficit analisado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, é na indústria. O comércio também registrou queda no ano passado. A principal atividade que completou as vagas abertas, tendo número superior de contratações foi a agropecuária. Construção e prestação de serviços também cresceram, mas com números menores.

O município de São João do Oeste seguiu a mesma média estadual na geração de empregos. Houve crescimento, mas apresenta desaceleração em relação aos anos anteriores. O saldo entre demitidos e contratados é positivo, com preenchimento de 21 vagas. No total do ano, foram 765 contratações no município. Foram ainda 744 demissões. Os setores de comércio e indústria puxaram os números para baixo, registrando saldo bastante negativo, demitindo mais do que contratando. Já o setor de serviços foi o maior destaque, com 40 contratações a mais. A geração de empregos em São João do Oeste somente foi maior a 2024, no recorte dos seis anos anteriores.

Já o município de Tunápolis registrou expressivo crescimento na geração de empregos de carteira assinada. Foram 123 vagas a mais preenchidas. Além disso, o número de contratados foi o mais alto do recorte histórico de 2020 adiante. Os principais setores que registram crescimento são de serviços, indústria e agropecuária. No entanto, somente o setor de serviços é responsável por mais de 50 por cento das contratações no ano de 2025 em Tunápolis. Em relação a 2024, o setor dobrou o número de contratações e demissões. No ano passado, o saldo também foi superior aos últimos quatro anos somados.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina promoveu, nesta sexta-feira, uma reunião para tratar da crise enfrentada pela cadeia produtiva do leite na região. O encontro ocorreu no auditório da AMEOSC, em São Miguel do Oeste, e reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Agricultura dos municípios associados. A reunião foi conduzida pelo presidente da AMEOSC e prefeito de Iporã do Oeste, MICHEL BARTH, e tem como objetivo principal promover o diálogo e buscar encaminhamentos diante das dificuldades enfrentadas pelo setor leiteiro no Extremo Oeste catarinense. O encontro contou com a presença do presidente do Conseleite de Santa Catarina, SELVINO GIESEL, do gerente regional da Epagri SIDINEI SIMON, além de técnicos da Epagri, que contribuiram com análises e informações sobre o cenário atual da cadeia produtiva do leite.

A crise do setor leiteiro pode ter feito com que 67 milhões de reais deixassem de circular no Extremo Oeste. A informação foi divulgada em entrevista à Rede Peperi pelo extensionista da Epagri, JONAS RAMON, durante uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, na Ameosc. Ele disse que dados técnicos indicaram que a queda média de cerca de 70 centavos no preço do litro do leite, nos últimos meses, tem causado forte impacto na economia regional. Isso afetou não apenas produtores, mas toda a cadeia econômica ligada à atividade. Conforme JONAS RAMON, o preço médio pago ao produtor no Extremo Oeste gira em torno de dois reais por litro, valor próximo ou até inferior ao custo médio de produção em muitas propriedades, especialmente aquelas com maior dependência de insumos externos.

Técnicos ressaltaram a importância de ajustes na gestão, redução de custos, foco em eficiência produtiva e planejamento para atravessar o período de dificuldades. O presidente do Conseleite, SELVINO GIESEL, disse que a crise é resultado de um conjunto de fatores, como os impactos de estiagens nos últimos anos, a recuperação da produção nacional aliada à continuidade das importações de leite e derivados, e o desequilíbrio entre oferta e demanda, o que pressionou os preços para baixo. Segundo ele, o setor precisa se estruturar melhor para enfrentar crises recorrentes e evitar que produtores e indústrias continuem operando no limite financeiro.

Prefeito destaca importância de agilizar liberação de recursos para pavimentações asfálticas. São João do Oeste possui diversos projetos encaminhados. Pavimentações vão ocorrer com recursos de diversas fontes. O Prefeito, SÉRGIO THEISEN, informou que nesta semana reforçou o pedido no governo estadual para um olhar atencioso na liberação de verbas. Ele considera como destaque o investimento de 12 milhões de reais do Programa Estrada Boa Rural do governo estadual. O investimento será destinado para o acesso a comunidades de Jaboticaba e Macuco. O Prefeito confirmou o encaminhamento de emendas para a pavimentação no acesso a comunidade de Medianeira e também a destinação de recursos próprios. Estão definidos investimentos em pavimentações de ruas na cidade e perímetros urbanos em comunidades do interior.

De acordo com o Prefeito SÉRGIO THEISEN o volume de recursos é considerável e os projetos já estão definidos, faltando questões burocráticas e o pagamento de parcelas para as obras iniciarem. O Prefeito de São João do Oeste, chama atenção para a contratação de pedreiro e auxiliar de pedreiro em caráter de urgência. O município vai promover licitação para contratação de profissionais da construção civil. Segundo SÉRGIO THEISEN, o objetivo é agilizar o trabalho de melhorias em passeios públicos e outros serviços em locais públicos.

Foi protocolada uma emenda alterando o prazo mínimo de residência no município de Itapiranga para ter direito a inscrição em programa de habitação social. O projeto original prevê um prazo mínimo de seis meses residindo em Itapiranga para que se tenha direito ao programa habitacional. Em reunião da comissão representativa, os vereadores decidiram apresentar uma emenda com nova proposta, passando para 30 meses o prazo de residência no município. A emenda foi protocolada em nome dos 11 vereadores a pedido da comissão representativa, sendo que aqueles não integrantes poderão retirar seu nome caso desejem, na sessão de segunda-feira. O governo de Itapiranga enviou projeto ao Legislativo para doação de um terreno na comunidade de Santa Fé Alta visando a construção de até 150 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O projeto será avaliado em sessão extraordinária na próxima segunda-feira, dia dois de fevereiro, às 18 horas. O governo solicitou uma sessão extraordinária, porém os vereadores farão a avaliação somente no dia da primeira sessão ordinária. Segundo o Chefe de Gabinete, JULIAN WILDNER, o governo municipal considera normal a emenda, por ser um direito dos vereadores. Ele cita que a emenda pode impactar pessoas que já estão inscritas no programa. O executivo ainda vai analisar a alteração proposta pelo Legislativo.

A comissão representativa da Câmara de Itapiranga é composta pelos vereadores AFONSO UTZIG, LEONARDO SAUSEN, VALDAIR DAHMER, EDEVALDO KRAEMER, GELSON PETRY, ILDA FELLER e JACQUELINE HERMES SOARES, que justificou sua ausência na reunião que definiu a emenda ao projeto. A comissão entendeu que o prazo de seis meses é excessivamente curto e facilita a migração de famílias de outros municípios ou estados próximos, atraídas exclusivamente pela possibilidade de acesso ao subsídio habitacional federal, sem vínculo real ou histórico com o município. A proposta da emenda exigi período mínimo de dois anos e meio residindo em Itapiranga.

A Polícia Civil de Palmitos recuperou uma carga de bebidas avaliada em mais de 15 mil reais que havia sido desviada em um golpe de estelionato. A ação contou com a troca de informações entre as delegacias de Palmitos, Taió e Chapecó. O caso teve início após um empresário contratar um serviço de frete para transportar uma carga de bebidas de Chapecó até Taió. A mercadoria foi retirada do depósito, porém não chegou ao destino na manhã seguinte, o que levou a vítima a suspeitar do desvio. Durante as investigações, os policiais constataram que a carga havia sido descarregada de forma fraudulenta no município de Palmitos, diferente do local acordado no contrato de transporte. Os policiais foram até um galpão no interior de Palmitos e encontraram a mercadoria desviada. Foram recuperadas mil e 800 unidades da bebida. Ninguém foi preso.

Um idoso ficou ferido depois de uma discussão com o próprio filho que terminou em agressão com arma branca, na tarde desta quinta-feira, na comunidade Sede Marina, em Dionísio Cerqueira. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15 horas e 30 minutos, após a Polícia Militar constatar que a vítima, de 69 anos, apresentava ferimento no braço e solicitar apoio para atendimento pré-hospitalar. De acordo com informações da Polícia Militar, pai e filho se envolveram em uma discussão que evoluiu para agressões físicas. Durante o confronto, teriam sido utilizados uma faca, um facão e um pedaço de madeira. O idoso foi encaminhado ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira com ferimento no braço direito. O filho foi preso em flagrante.

Um idoso foi preso depois de falsificar e vender roçadeiras de forma irregular em Guaraciaba. Por volta das 11 horas, os policiais abordaram uma Duster, com placas de Passo Fundo, que transitava pelo centro da cidade. Foram encontradas duas roçadeiras novas no carro. Ao solicitar a nota fiscal, a guarnição constatou que os equipamentos possuíam adesivos diferentes da marca original, além de outros indícios que levantaram suspeita de falsificação. Os policiais foram até a casa do idoso, de 66 anos, em São José do Cedro. Foram encontradas mais cinco roçadeiras novas e uma sacola, contendo diversos adesivos de diferentes marcas, confirmando a tese de falsificação. O idoso foi preso e encaminhado à Delegacia de São Miguel do Oeste com todos os materiais que foram apreendidos.

Um adolescente ficou ferido em uma colisão traseira entre uma motocicleta e um carro por volta do meio-dia de ontem, na SC-492, em Bandeirante. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o adolescente de 16 anos conduzia uma CG 160, quando foi atingido na traseira por um Creta, também de Bandeirante. O condutor do carro, um homem de 27 anos, não se feriu. O motociclista foi encaminhado ao Hospital Regional Tereza Gaio Basso com ferimentos leves.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.