-FIOCRUZ PROTOCOLA NA ANVISA PEDIDO DE REGISTRO DEFINITIVO DA VACINA DE OXFORD
-STF MANTÉM PRISÃO DOMICILIAR E AFASTAMENTO DE JÚLIO GARCIA DA ALESC
-LIVES CULTURAIS DA LEI ALDIR BLANC COMEÇAM HOJE A NOITE NO MUNICÍPIO
-SINDICATO PEDE PRIORIDADE AOS PRODUTORES RURAIS NA VACINAÇAO CONTRA COVID
-TRES POR CENTO DOS VACINADOS COM A CORONAVC TIVERAM REAÇOES ADVERSAS
-COLISÃO ENTRE VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 163
-HOMEM PERDE 12 MIL REAIS AO NEGOCIAR VENDA DE CARRO PELA INTERNET
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade, melhorando no decorrer da tarde. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Alemanha é o mais recente país a anunciar a proibição, a partir deste sábado, da entrada de viajantes com origem no Brasil, devido ao risco de contágio de uma nova variante do coronavírus. A medida foi anunciada nesta sexta-feira e inclui também viajantes com origem na África do Sul, em Portugal, Reino Unido e Irlanda. Inicialmente, ela será válida até 17 de fevereiro e abrange rotas aéreas, ferroviárias, rodoviárias e de navios. Na semana passada, autoridades de Saúde da Alemanha detectaram, pela primeira vez, um caso de Covid-19 ligado a variante brasileira do novo coronavírus.
O Parlamento de Portugal aprovou, nesta sexta-feira, uma lei que legaliza a eutanásia, o que permite que pacientes terminais procurem assistência médica para acabar com a própria vida. Assim, o país se tornou o sétimo no mundo que tem essa lei. As pessoas com mais de 18 anos vão poder pedir auxílio se estiverem em estágio terminal e sofrendo e com dores insuportáveis. O processo será permitido apenas aos cidadãos ou residente legais, para evitar que as pessoas viajem ao país só para isso.
Uma juíza da província do Chaco, no norte da Argentina, suspendeu, na quinta-feira a lei do aborto. Ela concedeu uma liminar apresentada por um grupo conservador. A juíza decidiu "acolher a medida cautelar requerida" e "dispor a suspensão da aplicação da lei" do aborto em território provincial, "até que se resolva a ação principal. A magistrada entendeu que a lei de interrupção voluntária da gravidez até a décima quarta semana de gestação é contrária às normas de Chaco. A lei foi aprovada pelo Congresso em 30 de dezembro e promulgada apelo presidente ALBERTO FERNÁNDEZ em 14 de janeiro.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que poderá recriar ministérios se houver “clima” entre parlamentares com as vitórias dos candidatos apoiados pelo governo nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado. BOLSONARO deu a declaração durante encontro com atletas e parlamentares no Palácio do Planalto. Ele afirmou que, se tivesse conhecimento prévio do potencial de três secretários do governo, as secretarias de Cultura, Pesca e Esporte seriam ministérios. O governo tem atualmente 23 ministérios, um a mais em relação ao início, em 2019, e oito a mais que os 15 prometidos durante a campanha eleitoral de 2018.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária confirmou nesta sexta-feira que recebeu o pedido de registro definitivo da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, com parceria e importação da tecnologia feita pela Fundação Oswaldo Cruz. O pedido da Fiocruz ocorre após processo que se iniciou em junho do ano passado, a chamada "submissão contínua". De acordo com a Fiocruz, com a chegada dos insumos para a produção da vacina, 50 milhões de doses serão produzidas no Brasil até abril e 100 milhões serão produzidas até julho. A vacina já estava liberada de forma emergencial, mas, a partir da possível aprovação do registro definitivo da Anvisa, a Fiocruz poderá produzir e, caso haja uma fabricação mais rápida no futuro, até vender a vacina.
A Polícia Federal abriu inquérito nesta sexta-feira para apurar a conduta do ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, no colapso do sistema de saúde de Manaus, que registrou falta de oxigênio em hospitais nas últimas semanas. As diligências que foram determinadas judicialmente passarão a ser adotadas a partir da agora. A medida atende determinação do ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, que instaurou inquérito na última segunda-feira, estabelecendo um prazo de 60 dias para a sua conclusão. O ministro EDUARDO PAZUELLO deverá ser ouvido pela Polícia Federal neste período. O pedido para investigar o ministro partiu do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS.
A Polícia Civil de Itajaí vai investigar a morte de CAMILA DA CONCEIÇÃO, 32, que deu à luz trigêmeos nesta semana. A apuração seguirá sob sigilo. O inquérito foi aberto no mesmo dia do falecimento, na quinta-feira. CAMILA tinha outras quatro filhas, entre elas gêmeas de três anos. Ela estava na UTI do Hospital Marieta Konder Bornhausen após sofrer hemorragias depois da cesárea. O hospital não informou a causa da morte. Agora, a Polícia Civil vai investigar as circunstancias e eventuais responsabilidades sobre a morte de CAMILA.
Pela primeira vez, a arrecadação estadual de Santa Catarina supera a marca de três bilhões de reais. Segundo dados preliminares da Secretaria da Fazenda, o Estado alcançou o número nesta sexta-feira com o melhor resultado mensal de todos os tempos. A maior marca registrada até então era dois bilhões 790 milhões em outubro de 2020. O incremento é de 18 por cento em relação ao mesmo mês no ano passado. De acordo com a diretora de Administração Tributária em exercício, KARLA BARBOSA, o trabalho exercido no controle da pandemia, equilibrando saúde e economia, em parceria com os grupos que fazem parte do Núcleo Econômico, foi importante para minimizar os impactos da queda na arrecadação no primeiro semestre de 2020 e retomar a receita a partir de julho.
A ministra ROSA WEBER, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido de liminar da Assembleia Legislativa contra a decisão da juíza federal JANAINA CASSOL MACHADO que mantém a prisão preventiva e o afastamento de JÚLIO GARCIA dos cargos de deputado estadual e presidente da Alesc. A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira, mas poderá ser modificada pelo ministro EDSON FACHIN, responsável pela análise dos recursos referentes à Operação Alcatraz. Com isso, JULIO GARCIA não poderá participar da sessão de segunda-feira da Alesc em que será realizada a eleição da nova mesa diretora. O que nome já está previamente para ser o presidente é de MAURO DE NADAL do MDB.
O Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Miguel do Oeste vai abrir na próxima semana o período de matrículas para o ano letivo de 2021. A informação é da diretora, IRACEMA SCHEIDERS. De acordo com ela, as inscrições vão iniciar na próxima segunda-feira e seguem até o dia 12 do mesmo mês. Conforme ela, o calendário da instituição é diferente das demais e por isso os interessados devem ficar atentos. Segundo IRACEMA, as matrículas devem ser realizadas na própria unidade escolar em horário de expediente.
As pessoas interessadas em ingressar no CEJA de São Miguel do Oeste devem trazer no ato da inscrição todos os documentos pessoais. A afirmação é da diretora, IRACEMA SCHEIDERS. Ela destacou que sem eles, não será possível efetuar a matrícula. Ela citou como documentos fundamentais o histórico escolar, além de comprovante de residência e demais, todos sendo cópias e não originais. IRACEMA explicou que para aqueles que já estão matriculados o processo é diferente e basta apenas entrar em contato via aplicativo WhatsApp com a instituição e escolher as matérias que desejam estar cursando nesses primeiros meses de 2021.
O CEJA de São Miguel do Oeste oferece atualmente ao menos três modalidades de ensino. O comentário é da diretora, IRACEMA SCHEIDERS. Ela disse que são ofertados Ensino Médio, Ensino Fundamental e também o Nivelamento, que é destinado para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar. Ela salientou que a procura é sempre grande e por isso a expectativa é positiva para este ano letivo. IRACEMA lembrou que além da unidade de São Miguel do Oeste, o CEJA também atende os municípios de Guaraciaba e Barra Bonita e o CASEP e UPA. A diretora antecipou que neste ano uma novidade será a disciplina de Língua Portuguesa para os estrangeiros. Nesse caso, a matrícula também estará aberta a partir da próxima semana.
As transmissões de lives e vídeos dos artistas contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc vão iniciar hoje a noite. Começa hoje a fase de cumprimento das ações culturais e artísticas pela internet, nas modalidades online e gravado. Os artistas que estarão se apresentando foram premiados no Edital de Chamamento Público que contemplou além de artistas, entidades, espaços culturais e trabalhadores do cenário cultural de São Miguel do Oeste. O objetivo é estimular o setor e dar mais acesso à arte e à cultura. De acordo com o secretário de Cultura, ELIAS ARAÚJO, o município recebeu as inscrições e repassou o auxílio financeiro emergencial aos projetos aprovados pela lei Aldir Blanc.
Os recursos da lei de incentivo à cultura foram fundamentais para manter o setor que foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. A afirmação é do secretário de Cultura, ELIAS ARAÚJO. Ele disse que os artistas, e outras pessoas do setor de eventos, tiveram eventos e atividades canceladas durante praticamente todo o ano. ELIAS explicou que as propostas selecionadas em formato virtual serão executadas entre os meses de janeiro e março de 2021. Os projetos aprovados pela lei Aldir Blanc no formato presencial serão apresentados somente após a liberação das atividades presenciais. No sistema online, as apresentações começam hoje com o projeto Comemoração Sete Anos da Allost Rock de LUCIANO BRAVO. O material será disponibilizado as seis horas da tarde no youtube.
O índice de incidência de brucelose e tuberculose no rebanho bovino de Santa Catarina é de menos de um por cento. A informação é do gestor regional de defesa agropecuária da CIDASC de São Miguel do Oeste, ODY GONÇALVES. De acordo com ele, o estado tem um programa que é referência nacional no combate a essas duas doenças.Na unidade de Itapiranga, que abrange também os municípios de São João do Oeste e Tunápolis, foram mapeados 40 focos de brucelose e tuberculose no último ano. Ele ressaltou que se a doença for constatada através de exames, as medidas de saneamento precisam ser tomadas, e os animais sacrificados. Ele lembrou que o estado é um dos poucos do país faz o pagamento de indenização ao produtor rural. O pagamento é efetuado pelo Fundesa, Fundo da Secretaria de Agricultura específico para indenizações.
O pagamento das indenizações por animais sacrificados com brucelose e tuberculose é feito mensalmente no estado. Segundo o gestor regional de defesa agropecuária da CIDASC de São Miguel do Oeste, ODY GONÇALVES, os valores eram repassados aos produtores de seis em seis meses, o que gerava uma dificuldade para os agricultores. De acordo com GONÇALVES, esse espaço de tempo entre os pagamentos foi diminuído e as indenizações passaram a ser feitas todos os meses. Ele também citou que o número de propriedades livres das duas doenças também vem aumentando. GONÇALVES disse que cerca de 20 por cento das propriedades do Estado que estão certificadas pertencem à unidade de Itapiranga.
O sindicato dos produtores rurais está reivindicando a inclusão dos agricultores nos grupos prioritários da vacinação contra o coronavírus. De acordo com o presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA, os produtores foram esquecidos pelo Ministério da Saúde. Ele explicou que os sindicatos já encaminhou um oficio com o pedido para a Confederação Nacional da Agricultura. TEIXEIRA comentou que a CNA deve buscar o apoio de outras federações e entidades para pedir ao Ministério de Saúde que inclua a classe no plano nacional de vacinação contraa Covid. Ele reforçou que não há nenhum tipo de informação sobre o tratamento que será dado ao agricultor nesse momento.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil já enviou, nesta sexta, um ofício ao ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, solicitando a inclusão dos produtores rurais e demais envolvidos na cadeia de produção de alimentos entre os grupos prioritários de imunização contra o coronavírus.O pedido é para que eles sejam incluídos dentro das ações do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do governo federal. O documento da CNA vai a mesma linha da reivindicação apresentada pelo sindicato dos produtores rurais de São Miguel do Oeste. No ofício direcionado ao ministro, a CNA justificou a importância da produção de alimentos e a garantia de abastecimento à população pelo setor agropecuário, considerado como atividade essencial na pandemia pelo decreto 10 mil 282 de 2020, do Ministério da Agricultura.
A vacinação prioritária dos agricultores contra a Covid é uma questão de saúde e também de economia. A opinião é do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que se a doença se alastrar entre os agricultores, o risco de afetar a produção de alimentos é muito grande. Sem a proteção, as famílias podem adoecer e deixar de produzir, gerando um problema em cadeia para toda a sociedade. TEIXEIRA entende que os agricultores deveriam ser os primeiros a serem imunizados. Ele reconhece que muitas pessoas que vivem no campo tem mais de 60 anos e estão no segundo grupo de risco para receber o imunizante, mas é importante garantir a vacina para todos os produtores rurais.
O número de casos ativos de Covid-19 caiu cerca de 25 por cento nos últimos sete dias em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde, 233 pessoas estavam com o vírus na tarde de ontem. Na sexta-feira da semana passada, 310 moradores estavam nessa condições. Na última semana, o número de recuperados foi maior do que o total de novos diagnósticos. Entre sexta-feira da semana passada e ontem, o município teve 133 novos casos e 193 pessoas entraram para a lista de recuperados. No Hospital Regional, a taxa de ocupação de leitos chegou a 94 por cento. Dos 18 leitos de UTI, 17 estavam ocupados no final da tarde de ontem.
A secretaria de saúde emitiu um relatório sobre a evolução do coronavírus em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim epidemiológico, houve um aumento de 46 por cento no número de casos novos confirmados entre os dias 27 de dezembro e 27 de janeiro. A média, neste mês, é de 24 pacientes positivos para a doença por dia. Dezembro foi o mês com maior número de registros com 736 casos. Até agora, janeiro teve 651 diagnósticos. Com relação à faixa etária dos confirmados, 60 por cento está compreendida entre 20 e 49 anos. A pessoa mais jovem a ter o exame positivo foi de 13 dias de vida e a mais idosa com 100 anos. O sexo feminino corresponde a 55 por cento dos casos positivos e o masculino por 45 por cento.
A secretaria de Saúde retomou, nesta manhã, a vacinação contra a Covid-19 na praça Walnir Botaro Daniel. As doses da vacina de Oxford Astrazeneca chegaram na terça-feira à noite na sede da gerencia regional de saúde. Ontem, o imunizante foi liberado para os municípios do extremo-oeste. São Miguel do Oeste recebeu 400 doses e todas foram destinadas para os profissionais da saúde. O município tem cerca de mil e 300 pessoas nesse grupo. A imunização na praça nesta sexta-feira foi até as quatro horas da tarde e 350 pessoas foram vacinadas. Uma das novidades é que os profissionais vacinados tiveram que assinar um termo comprovando que receberam a vacina. As últimas 50 doses devem ser aplicadas na próxima segunda-feira.
São Miguel do Oeste já vacinou 826 pessoas contra a covid. Na semana passada, foram imunizadas cerca de 25 idosos e 451 profissionais da saúde com o imunizante Coronavac. Hoje, mais 350 pessoas receberam a primeira dose da vacina de Oxford. O município aguarda agora uma nova remessa para aplicar a segunda dose nessas pessoas. A secretaria de saúde também tem a expectativa de receber mais vacinas para finalizar a imunização dos profissionais da saúde e começar a vacinação no segundo grupo formado por idosos. A secretária de saúde GENI GIRELLI disse que o segundo grupo só será vacinado quando todos do grupo inicial estiverem imunizados.
Dos 476 vacinados com a coronavac na última semana, 16 apresentaram reações adversas a vacina. A informação é da secretaria de saúde, GENI GIRELLI. O percentual de pessoas com algum sintoma foi de três virgula três por cento. Eles apresentam dor de cabeça, dor no corpo, calafrios, picos febris de 38 graus e meio, diarreia e vômito. GENI disse que os sintomas foram leves e moderados e já estavam elencados na bula da vacina, ou seja, já eram esperados.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente nesta sexta-feira na BR 163. A colisão aconteceu no começo da tarde em São José do Cedro e envolveu um Santana do município e uma camionete Furgão com placas de Saltinho. O motorista do Santana de 41 anos, relatou que haviam quatro pessoas no veículo. Duas ficaram feridas e foram conduzidas para o Hospital pelo corpo de bombeiros. Já o Furgão era ocupado pelo motorista e um ajudante, ambos com 29 anos. Eles saíram ilesos. O acidente aconteceu no trevo de acesso à comunidade de Derrubada Alta, na BR-163.
Um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. Uma caminhonete Ranger e uma moto Biz, ambas com placas do município, colidiram na rua Barão do Rio Branco, proximidades da Escola CVE. Com o impacto, o motociclista sofreu ferimentos nas pernas. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura em uma das pernas. O motociclista recebeu os primeiros socorros no local e foi levado até o Hospital Regional.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. O fato foi registrado por volta das quatro horas da tarde na rua Aloísio Arsênio Klein, Bairro São Luiz. Uma das partes envolvidas relatou aos policiais que anunciou um veículo para venda em uma rede social. O negócio foi intermediada por outra pessoa que falou com comprador interessado e com a pessoa que estava vendendo o veículo. Um dos envolvidos acabou fazendo um depósito de 12 mil e 500 reais em uma conta bancária, provavelmente de um estelionatário, que em seguida bloqueou a vítima nos aplicativos que negociaram o veículo. A Polícia Militar colheu o relato das vítimas e confeccionou o boletim de ocorrência que será encaminhado para a Polícia Civil.