-GOVERNO PUBLICA MP QUE PROPÕE REONERAÇÃO GRADUAL DA FOLHA DE PAGAMENTO
-SANTA CATARINA ABRE 101 MIL E CEM EMPREGOS FORMAIS ATÉ NOVEMBRO
-BARRA BONITA PROMOVE HOJE EVENTO PARA COMEMORAR ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO
-PRESIDENTE DA ACISMO DIZ QUE 2023 FOI DE DIFICULDADES E DE CONQUISTAS
-SÃO MIGUEL DO OESTE GERA 91 EMPREGOS FORMAIS NO MÊS DE NOVEMBRO
-RAPAZ DE 20 ANOS MORRE AFOGADO AO TENTAR SALVAR ADOLESCENTE NO RIO URUGUAI
-COLISÃO FRONTAL ENTRE CAMINHONETE E CAMINHÃO MATA JOVEM NA SC 305
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 84 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
As intrigas dos países do Ocidente, cujo domínio está diminuindo, são as grandes responsáveis por lançar o mundo em turbulência. A afirmação, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, em entrevista à agência oficial de notícias da Rússia nesta quinta-feira. LAVROV afirmou que ninguém no mundo inteiro pode ter a certeza de que sairá ileso do que chama de “maquinações ocidentais” em 2024. A Rússia tem atribuído às potências ocidentais uma tentativa de expansão, que serviria para impor derrotas a Moscou e conferir mais poder à Otan. A guerra na Ucrânia, por exemplo, é descrita como uma luta existencial contra o “Ocidente coletivo”, decidido a expandir o alcance da Otan.
A Rússia lançou o maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da invasão do país, em fevereiro de 2022. A informação é de militares ucranianos. Ele citam um número sem precedentes de drones e mísseis disparados contra alvos em todo o país, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo dezenas. A onda de ataques começou durante a noite de quinta-feira e atingiu todo o país, com explosões relatadas na capital Kiev, bem como em uma maternidade na cidade central de Dnipro, na cidade oriental de Kharkiv, no porto sudeste de Odesa e na cidade ocidental de Lviv, longe das linhas da frente. A Rússia usou 158 drones e mísseis nos ataques.
O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira que enviará tropas para a fronteira com a Guiana, país vizinho com quem trava uma intensa disputa diplomática por conta do território de Essequibo. Em um anúncio transmitido pela TV venezuelana, MADURO deu ordem para "a ativação da ação defensiva das Formas Armadas bolivarianas". Ele não deu mais informações. Na mesma transmissão, um militar afirmou que cinco mil e 600 homens estão prontos para a operação. A mobilização das tropas ocorrerá, segundo MADURO, em resposta ao anúncio do Reino Unido de que enviará um navio militar à costa da Guiana. Em nota, a presidência venezuelana chamou o movimento britânico de provocação.
O ministro do Desenvolvimento Social, WELLINGTON DIAS, afirmou na tarde desta quinta-feira que a pasta identificou famílias de classe média recebendo, de maneira irregular, o benefício do Bolsa Família. A pasta de Desenvolvimento Social realizou, ao longo do ano, um pente fino nos beneficiários. Segundo DIAS, a fiscalização identificou beneficiários cujos rendimentos ultrapassavam os 150 mil anuais. Segundo chefe do Desenvolvimento Social, a inspeção já atingiu cerca de 85 por cento dos beneficiários do programa, que paga 600 reais a famílias cuja renda per capita não exceda 218 por pessoa. De acordo com o governo federal, mais de 21 milhões de famílias recebem o benefício, o equivalente a aproximadamente 52 milhões de pessoas.
A taxa de desemprego no país caiu para sete e meio por cento no trimestre móvel encerrado em novembro segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua. De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, a população ocupada do país atingiu um novo recorde, de 100 milhões e 500 mil pessoas, quase 50 por cento da população brasileira; um crescimento de zero vírgula nove por cento em comparação ao trimestre anterior e de zero vírgula oito por cento no ano. No setor privado, o número de pessoas empregadas com carteira de trabalho chegou ao segundo maior contingente da série histórica, com 37 milhões, alta de dois e meio por cento no ano. Já o de pessoas sem carteira assinada se mantém em recorde registrado no ano e no trimestre anterior, de 13 milhões.
O governo federal publicou nesta sexta-feira a Medida Provisória que propõe a reoneração gradual da folha de pagamento de diferentes setores da economia, anunciada pelo ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, na quinta-feira. Outras duas medidas também foram estabelecidas na tentativa de equilibrar as contas e zerar o déficit previsto para 2024. Segundo a MP, as novas regras de desoneração passam a valer a partir de abril de 2024. Desta forma, entre primeiro de janeiro e 31 de março, vale a regra aprovada pelo Congresso Nacional, que derrubou o veto de LULA em sessão conjunta na penúltima semana antes do recesso parlamentar. Na quinta, HADDAD anunciou em Brasília a proposta de reoneração da folha de pagamento, destacando que a medida seria gradual, com análise individual dos setores da economia e não retomaria, necessariamente, a cobrança de 20 por cento de cota patronal das empresas.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Santa Catarina mostra que a expectativa dos hotéis do litoral catarinense é chegar a 100 por cento de ocupação durante o réveillon 2024. A pesquisa também aponta para o índice alto de ocupação durante toda a temporada de verão. A Grande Florianópolis e a região Costa Verde e Mar, que contempla o litoral Norte catarinense,são os destinos mais cobiçados pelos turistas para passar a virada do ano. Segundo uma pesquisa feita pela Booking, uma plataforma de viagens, Santa Catarina está entre os três estados mais procurados por turistas de todo o mundo no período de novembro até o fim de janeiro.
O ano de 2023 foi marcado por recorde de mortes por dengue em Santa Catarina e também no Brasil. No Estado, foram 98 mortes confirmadas até o momento. O número supera os 90 óbitos registrados no ano passado, que já haviam marcado um salto no número de vítimas da doença. Antes disso, o maior número de mortes havia sido em 2021, com sete. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e estão atualizados até 18 de dezembro. Neste ano, Santa Catarina confirmou 70 mil 815 focos do mosquito, alta de sete e meio por cento na comparação com 2022 e 245 mil casos suspeitos da doença.
Santa Catarina manteve a quinta posição entre os estados mais geradores de vagas formais de trabalho de janeiro a novembro de 2023. Foram abertos nesse período 101 mil e 62 vagas e o Estado ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. No mês de novembro, Santa Catarina teve saldo positivo de seis mil 672 vagas. No período de janeiro a novembro, a liderança na criação de vagas no estado ficou com o setor de serviços, que somou 57 mil 374. Em seguida, aparece a indústria com 16 mil 486, o comércio com 12 mil 924, a construção civil com 11 mil 245, e o agronegócio com três mil e 33.
A Peperi vai realizar, neste sábado, o programa especial de final de ano. O Retrospectiva 2023-Perspectiva 2024 vai receber cerca de 40 convidados para entrevistas ao vivo no estúdio. O programa começa as oito horas da manhã e vai até o meio-dia. O Especial vai receber prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes de entidades, associações e sindicatos do município. As demais emissoras da Peperi no extremo-oeste também farão programas especiais nesse mesmo formato na manhã deste sábado.
A Secretaria de Administração de Belmonte lançou, na manhã de quinta-feira, os dois editais relativos a Lei Paulo Gustavo. A Lei Complementar viabiliza o maior investimento direto no setor cultural e tem como objetivo apoiar trabalhadores da Cultura diante de desafios diversos. Para Belmonte, o valor repassado foi de 37 mil reais, sendo 23 mil 968 para apoio a produções audiovisuais e 13 mil e 43 para as demais áreas da cultura. Podem concorrer à verba pessoas físicas, empresas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e organizações da sociedade civil. As inscrições vão até o dia primeiro de abril. Assim que definidos os projetos, os atores receberão os recursos e terão seis meses após a assinatura para executar e prestar contas do projeto.
A secretaria de Agricultura de Bandeirante está trabalhando em pelo menos duas linhas de frente nos últimos dias de 2023. A informação é do secretário, CLAUDINEI ZIMMERMANN. De acordo com ele, as ações estão concentradas nas estradas gerais e nos acessos às propriedades, sendo que, esse trabalho está ocorrendo em parceria com a secretaria de Obras e visa viabilizar a trafegabilidade adequada dos caminhões carregados de leite, ração e animais. Conforme ele, as chuvas dos últimos meses causaram uma série de transtorno e prejuízos, além de atrasar o cronograma de serviços estabelecidos nos setores de Bandeirante. Entre os trabalhos executados, ZIMMERMANN citou a limpeza de bueiros e o apoio aos agricultores na limpeza dos silos que serão usados em breve para guardar a silagem.
A secretaria de Agricultura está buscando maquinário emprestado para que a produção de silagem. De acordo com o secretário CLAUDINEI ZIMMERMANN, mesmo com os esforços do setor, não está sendo possível atender todos os agricultores com agilidade. Ele explicou que isso ocorre pois o milho acabou amadurecendo mais cedo e a colheita teve que ser antecipada, gerando um acumulo de serviços em um curto espaço de tempo. ZIMMERMANN também lembrou que o setor está com alguns serviços de terraplanagens marcados e desse modo pediu compreensão dos agricultores. Ele pontuou que por conta das férias dos servidores, nesses meses a equipe fica reduzida e por isso os trabalhos podem demorar mais que o normal para os agricultores.
A Administração Municipal de Barra Bonita vai realizar, nesta sexta-feira, um evento para comemorar o aniversário de emancipação do município. As atividades de hoje integram a programação das festividades do Município de Barra Bonita neste mês de dezembro. O evento será realizado no Clube Independente, a partir das oito horas da noite com pronunciamento das autoridades, corte do bolo e Show Baile com os Garotos do Fandang. A entrada é gratuita.
Nesta semana uma família de Barra Bonita procurou a reportagem da Peperi para relatar o descaso do governo estadual com relação à SC-492 que faz ligação com o município de São Miguel do Oeste. IVO ARALDI, que é vereador e reside com a família na Linha São Judas Tadeu, interior do município, disse que, nos últimos dias, precisou fazer reparos no acesso à sua propriedade que fica às margens da rodovia estadual. De acordo com ele, o trabalho foi feito pelos moradores porque a família cansou de esperar ações por parte do governo estadual. ARALDI disse que a situação também é crítica nos demais pontos da rodovia com caneletas destruídas e a vegetação tomando conta da SC-492. Ele ressaltou que os problemas existem há mais de um ano.
Funcionários da usina de asfalto do CONDER passaram por treinamento final para iniciar a execução dos projetos nos municípios. A informação é do Diretor do Programa Mais Asfalto VOLMIR GIUMBELLI. Segundo ele, a preparação final dos funcionários aconteceu nestas duas últimas semanas do ano e abrangeu toda a equipe. Ele disse que o treinamento foi realizado em uma extensão da Avenida Willy Barth. A via foi cedida por São Miguel do Oeste para a realização dos testes. Para esse trabalho, foram produzidas cerca de 500 toneladas de asfalto distribuídas entre três quadras. GIUMBELLI mencionou que todo o trabalho foi acompanhado por uma equipe de técnicos laboratoriais especializados, que foram contratados pelo CONDER para acompanhar os testes desde a fabricação até a colocação da massa asfáltica nas ruas. Posteriormente haverá uma coleta do material teste para análise de qualidade.
A Usina de Asfalto realizou a primeira atividade envolvendo a fabricação e colocação de asfalto nas ruas. A informação é do Diretor do Programa Mais Asfalto VOLMIR GIUMBELLI. Segundo ele, a equipe selecionada para trabalhar com o projeto não possuía experiência prática envolvendo os trabalhos de colocação de reperfilagem e asfalto em ruas. Diante disso a primeira quadra feita ficou com um aspecto ruim, mas as demais ficaram dentro do padrão de qualidade exigido. Segundo GIUMBELLI, os trabalhos serão iniciados na segunda semana de janeiro a partir da liberação da ordem de serviço dos municípios que já tem projetos cadastrados e aprovados.
2023 foi um ano marcado por muito trabalho, mas também de muitas conquistas. A avaliação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele citou que uma das ações da entidade nete ano foi o fortalecimento dos núcleos. EM 2023, a Acismo abriu mais um núcleo do comercio em Barra Bonita e mais dois grupos em SMO: o da Casa e Construção e o do comércio. Com isso, a associação fecha o ano com 14 nucleos setoriais e multissetoriais, além dos núcleos de Barra Bonita e Bandeirante. Outra conquista citada por DANIEL foi a marca histórica de 700 empresas associadas a entidade.
O ano foi importante para a Acismo enquanto entidade, mas difícil para o setor empresarial. De acordo com o presidente da Associação Empresarial, DANIEL DE SOIZA, 2023 foi marcado por alguns obstáculos para os empreendedores. Ele ressaltou que o governo federal atrapalhou os empresários. Na visão de DANIEL, o governo não facilitou a vida do empreendedor. Ele ressaltou que o cenário foi de insegurança e que, por conta disso, muitos empresários tiveram dificuldades e deixaram de investir. O presidente da Acismo citou que é importante entender as necessidades do setor produtivo para aumentar o movimento econômico do município. Ele citou que a Acismo está trabalhando nesse sentindo junto com a prefeitura.
O presidente da Acismo fez uma projeção positiva para o ano que vem. DANIEL DE SOUZA destacou que a realização da Faismo, logo no primeiro bimestre, terá um impacto positivo para as empresas e para a economia local. Ele destacou que a entidade também já mapeou as duas pautas prioritárias para o ano que vem.
O empresário DANIEL DE SOUZA está finalizando o segundo mandato a frente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. Ele vai concluir a gestão na Acismo no final de fevereiro. DANIEL está há quatro anos comandando a entidade. Durante o Peperi Entrevista de ontem ele citou que a associação obteve avanços importantes nesse período e reforçou a condição de ser a “casa do empreendedor”. A eleição da nova diretoria da Acismo vai ocorrer depois da Faismo. A entidade deve confirmar o nome do empresário GIOVANI GOBBI, atual vice-presidente, para assumir a presidência pelos próximos dois anos.
São Miguel do Oeste fechou o mês de novembro com a geração de 91 vagas de emprego com carteira assinada. De acordo com o cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério do Trabalho, a cidade teve um total de 684 admissões contra 593 desligamentos no mês passado. O número é menor do que novembro de 2022 que teve um saldo positivo de 155 vagas. Em novembro deste ano, o comercio teve o melhor desempenho com 67 vagas de saldo. O setor de serviços contratou 20 pessoas a mais do que o total de demissões e o agropecuário abriu 27 vagas. A indústria teve saldo negativo e fechou 20 empregos. A construção civil teve uma demissão a mais do que o total de contratações.
No acumulado do ano, São Miguel do Oeste abriu 867 postos de trabalho. O destaque fica por conta da indústria, responsável por 467 novas vagas com carteira assinada entre janeiro e novembro. O setor de serviços aparece em segundo lugar com 270 contratações a mais do que o total de demissões. Já o comércio teve um saldo de 155 empregos abertos. A agropecuária teve 14 vagas de saldo positivo nos 11 primeiros meses do ano. O setor da construção civil foi o único com desempenho negativo com o fechamento de 47 postos de trabalho neste ano.
A Polícia Militar Rodoviária vai realizar a partir das sete da noite desta sexta-feira, até às sete horas da manhã do dia 02 de janeiro, a Operação Réveillon 2023. De acordo com o comandante do Posto 12 de Iporã do Oeste, sargento EDSON LUIS BARBOSA, a finalidade é proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período das festas de fim de ano. Ele observou que é esperado um aumento considerável no número de veículos transitando nas rodovias estaduais, já que muitas pessoas vão aproveitar o feriadão para se deslocar aos pontos turísticos, estâncias hidrominerais e para as praias do litoral catarinense. BARBOSA frisou que o grande fluxo de veículos acarreta maior probabilidade de infrações e acidentes. O foco da Operação será a prevenção e fiscalização de trânsito, com a finalidade de reduzir os excessos de velocidade, ultrapassagens irregulares e embriaguez ao volante.
Uma criança de nove anos sofreu ferimentos graves em um acidente na tarde de ontem no bairro São Gotardo. De acordo com a Polícia Militar, um menino estava de bicicleta quando foi atingido por um carro na rua José Bernardi. O acidente aconteceu por volta da uma e meia da tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, o menino sofreu fratura em uma das pernas, suspeita de traumatismo craniano e escoriações. O motorista do carro prestou auxilio no socorro do menino. A criança foi levada para o Hospital Regional.
Uma colisão entre dois caminhões deixou uma pessoa ferida na manhã desta sexta-feira na SC 163. O acidente aconteceu por volta das 10 horas entre os municípios de São Miguel do Oeste e Descanso e envolveu um Mercedez Bens de Chapecó e um Volkswagen de São José do Cedro. O motorista do caminhão de Chapecó ficou preso nas ferragens. O Corpo de Bombeiros foi chamado e retirou o homem da cabine do veículo. Ele foi sofreu ferimentos graves nas pernas e foi levado para o Hospital Regional. O outro motorista saiu ileso. A colisão aconteceu em uma curva, nas proximidades do aeroporto Helio Wasun. Chovia na hora do acidente. O trânsito foi bloqueado nos dois sentidos para o atendimento do motorista ferido e remoção dos veículos do local.
Um rapaz de 19 anos morreu em um acidente no final da tarde de ontem na SC 305. A colisão aconteceu por volta das seis e meia da tarde no trecho entre Campo Erê a São Lourenço do Oeste e envolveu uma caminhonete Ranger e um caminhão. O condutor da caminhonete, ALISSON GRACIOLLI, de 19 anos, morreu na hora. Ele ficou preso nas ferragens. O condutor do caminhão, um rapaz de 24 anos, não teve ferimentos. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.
Um rapaz de 20 anos morreu afogado na tarde de ontem no rio Uruguai em Itapiranga. ANTHONY DEFIT PADILHA morreu ao tentar salvar uma adolescente que estava no rio. A família estava se banhando nas águas do Rio Uruguai, quando uma menina de 16 anos se afogou. ANTHONY, de origem Venezuelana, pulou no rio ao perceber que a adolescente, familiar dele, estava se afogando. Como o rapaz não sabia nadar, acabou desaparecendo no rio. A adolescente conseguiu ser salva por um homem que trabalhava em um estabelecimento na Avenida Uruguai e ao escutar os gritos, ajudou a adolescente. O corpo de ANTHONY foi encontrado pelos bombeiros a aproximadamente 20 metros da margem e a quatro metros de profundidade. Ele será sepultado as duas da tarde em Itapiranga.