-GOVERNO PUBLICA MP QUE PROPÕE REONERAÇÃO GRADUAL DA FOLHA DE PAGAMENTO
-SANTA CATARINA ABRE 101 MIL E CEM EMPREGOS FORMAIS ATÉ NOVEMBRO
-RECOLHA DE ENTULHOS SERÁ RETOMADA SOMENTE EM JANEIRO EM IPORÃ DO OESTE
-RETROSPECTIVA DA RÁDIO OESTE RECEBERÁ CERCA DE 40 CONVIDADOS NESTE SÁBADO
-POLÍCIA MILITAR DE IPORÃ DO OESTE COMPLETA UM ANO DE OPERAÇÃO NA NOVA SEDE
-FALTA DE ÁGUA SEGUE ATINGINDO MORADORES DAS REGIÕES ALTAS DA CIDADE
-CRIANÇA FICA GRAVEMENTE FERIDA EM ATROPELAMENTO NA REGIÃO
-RAPAZ MORRE AFOGADO AO TENTAR SALVAR ADOLESCENTE NO RIO URUGUAI
O tempo está instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima hoje pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 19 graus. Umidade relativa do ar 95 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 84 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
As intrigas dos países do Ocidente, cujo domínio está diminuindo, são as grandes responsáveis por lançar o mundo em turbulência. A afirmação, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, em entrevista à agência oficial de notícias da Rússia nesta quinta-feira. LAVROV afirmou que ninguém no mundo inteiro pode ter a certeza de que sairá ileso do que chama de “maquinações ocidentais” em 2024. A Rússia tem atribuído às potências ocidentais uma tentativa de expansão, que serviria para impor derrotas a Moscou e conferir mais poder à Otan. A guerra na Ucrânia, por exemplo, é descrita como uma luta existencial contra o “Ocidente coletivo”, decidido a expandir o alcance da Otan.
A Rússia lançou o maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da invasão do país, em fevereiro de 2022. A informação é de militares ucranianos. Ele citam um número sem precedentes de drones e mísseis disparados contra alvos em todo o país, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo dezenas. A onda de ataques começou durante a noite de quinta-feira e atingiu todo o país, com explosões relatadas na capital Kiev, bem como em uma maternidade na cidade central de Dnipro, na cidade oriental de Kharkiv, no porto sudeste de Odesa e na cidade ocidental de Lviv, longe das linhas da frente. A Rússia usou 158 drones e mísseis nos ataques.
O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira que enviará tropas para a fronteira com a Guiana, país vizinho com quem trava uma intensa disputa diplomática por conta do território de Essequibo. Em um anúncio transmitido pela TV venezuelana, MADURO deu ordem para "a ativação da ação defensiva das Formas Armadas bolivarianas". Ele não deu mais informações. Na mesma transmissão, um militar afirmou que cinco mil e 600 homens estão prontos para a operação. A mobilização das tropas ocorrerá, segundo MADURO, em resposta ao anúncio do Reino Unido de que enviará um navio militar à costa da Guiana. Em nota, a presidência venezuelana chamou o movimento britânico de provocação.
O ministro do Desenvolvimento Social, WELLINGTON DIAS, afirmou na tarde desta quinta-feira que a pasta identificou famílias de classe média recebendo, de maneira irregular, o benefício do Bolsa Família. A pasta de Desenvolvimento Social realizou, ao longo do ano, um pente fino nos beneficiários. Segundo DIAS, a fiscalização identificou beneficiários cujos rendimentos ultrapassavam os 150 mil anuais. Segundo chefe do Desenvolvimento Social, a inspeção já atingiu cerca de 85 por cento dos beneficiários do programa, que paga 600 reais a famílias cuja renda per capita não exceda 218 por pessoa. De acordo com o governo federal, mais de 21 milhões de famílias recebem o benefício, o equivalente a aproximadamente 52 milhões de pessoas.
A taxa de desemprego no país caiu para sete e meio por cento no trimestre móvel encerrado em novembro segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua. De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, a população ocupada do país atingiu um novo recorde, de 100 milhões e 500 mil pessoas, quase 50 por cento da população brasileira; um crescimento de zero vírgula nove por cento em comparação ao trimestre anterior e de zero vírgula oito por cento no ano. No setor privado, o número de pessoas empregadas com carteira de trabalho chegou ao segundo maior contingente da série histórica, com 37 milhões, alta de dois e meio por cento no ano. Já o de pessoas sem carteira assinada se mantém em recorde registrado no ano e no trimestre anterior, de 13 milhões.
O governo federal publicou nesta sexta-feira a Medida Provisória que propõe a reoneração gradual da folha de pagamento de diferentes setores da economia, anunciada pelo ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, na quinta-feira. Outras duas medidas também foram estabelecidas na tentativa de equilibrar as contas e zerar o déficit previsto para 2024. Segundo a MP, as novas regras de desoneração passam a valer a partir de abril de 2024. Desta forma, entre primeiro de janeiro e 31 de março, vale a regra aprovada pelo Congresso Nacional, que derrubou o veto de LULA em sessão conjunta na penúltima semana antes do recesso parlamentar. Na quinta, HADDAD anunciou em Brasília a proposta de reoneração da folha de pagamento, destacando que a medida seria gradual, com análise individual dos setores da economia e não retomaria, necessariamente, a cobrança de 20 por cento de cota patronal das empresas.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Santa Catarina mostra que a expectativa dos hotéis do litoral catarinense é chegar a 100 por cento de ocupação durante o réveillon 2024. A pesquisa também aponta para o índice alto de ocupação durante toda a temporada de verão. A Grande Florianópolis e a região Costa Verde e Mar, que contempla o litoral Norte catarinense, são os destinos mais cobiçados pelos turistas para passar a virada do ano. Segundo uma pesquisa feita pela Booking, uma plataforma de viagens, Santa Catarina está entre os três estados mais procurados por turistas de todo o mundo no período de novembro até o fim de janeiro.
O ano de 2023 foi marcado por recorde de mortes por dengue em Santa Catarina e também no Brasil. No Estado, foram 98 mortes confirmadas até o momento. O número supera os 90 óbitos registrados no ano passado, que já haviam marcado um salto no número de vítimas da doença. Antes disso, o maior número de mortes havia sido em 2021, com sete. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e estão atualizados até 18 de dezembro. Neste ano, Santa Catarina confirmou 70 mil 815 focos do mosquito, alta de sete e meio por cento na comparação com 2022 e 245 mil casos suspeitos da doença.
Santa Catarina manteve a quinta posição entre os estados mais geradores de vagas formais de trabalho de janeiro a novembro de 2023. Foram abertos nesse período 101 mil e 62 vagas e o Estado ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. No mês de novembro, Santa Catarina teve saldo positivo de seis mil 672 vagas. No período de janeiro a novembro, a liderança na criação de vagas no estado ficou com o setor de serviços, que somou 57 mil 374. Em seguida, aparece a indústria com 16 mil 486, o comércio com 12 mil 924, a construção civil com 11 mil 245, e o agronegócio com três mil e 33.
Ao comparar 2023 com 2022 na comercialização das carnes suínas, o presidente da ACCS – Associação Catarinense de Criadores de Suínos, LOSIVÂNIO DE LORENZI, observou que a taxa de câmbio permaneceu relativamente estável, mas as exportações aumentaram em cerca de 10 por cento. O alto custo de produção, preços desfavoráveis aos produtores, excesso de oferta e dificuldades financeiras nos frigoríficos foram alguns dos obstáculos enfrentados ao longo deste ano. DE LORENZI ressaltou que apesar da queda nos preços dos insumos na segunda metade do ano, a redução não foi suficiente para gerar receitas satisfatórias para os produtores, devido à diminuição dos preços do suíno. Conforme ele, foi um ano desafiador para a suinocultura.
O presidente da ACCS enfatizou que apesar do recorde nas exportações, a concentração em mercados específicos, como a China, representa um risco significativo. Ele ressaltou a importância de diversificar os destinos das exportações para evitar vulnerabilidades em caso de mudanças bruscas nos mercados. LOSIVÂNIO DE LORENZI também abordou questões políticas e regulatórias, destacando a necessidade de políticas públicas para promover energias renováveis e abordar desafios logísticos, como a falta de ferrovias. Além disso, ele expressou preocupação com a falta de sucessores na agricultura, citando a necessidade de mudanças nas leis trabalhistas e maior apoio político ao setor agrícola. DE LORENZI projetou um futuro mais promissor para 2024, enfatizando a importância de uma abordagem unificada para superar as adversidades.
O ano de 2023 começou com apreensão em razão da troca de governo no país e em Santa Catarina, mas está terminando de forma positiva para o setor industrial. A avaliação é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina, ASTOR KIST. Ele citou que a preocupação com os rumos da economia com o novo presidente diminuiu ao longo do primeiro semestre e o setor produtivo teve um bom ano. KIST comentou que alguns segmentos sofreram mais, como é o caso da indústria automobilística e da construção civil. Por outro lado, o vestuário e a alimentação tiveram grandes avanços, gerando um resultado positivo. KIST citou ainda que a redução da taxa básica de juros e o controle da inflação foram aspectos positivos e que contribuíram para a economia.
A indústria catarinense teve números levemente superiores em 2023, na comparação com 2022. O comentário é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina, ASTOR KIST. Ele disse que a previsão é de que o setor industrial tenha um crescimento de cerca de dois por cento neste ano, na mesma proporção do aumento esperado para o PIB catarinense. KIST lembrou que a indústria representa cerca de 25 por cento do Produto Interno Bruto do estado. O vice-presidente regional da Fiesc também fez uma projeção otimista para a economia catarinense em 2024.
A nível federal, o Congresso trabalhou de forma positiva para o setor produtivo. A análise é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que os parlamentares agiram bem ao derrubar os vetos do presidente LULA para manter o marco temporal das terras indígenas e a prorrogação da folha de pagamento para 17 setores da economia. Outro ponto positivo foi a aprovação da reforma tributária e previsão de simplificação dos impostos. No estado, ele disse que a Fiesc tem uma boa relação com o governador JORGINHO MELLO. Ele citou que o governador se comprometeu a não aumentar o ICMS e isso é muito importante para as empresas. KIST destacou ainda que o estado deve se preocupar com saúde, segurança e educação e não atrapalhar a iniciativa privada. Ele afirmou que o governo JORGINHO fez isso em 2023.
A Administração Municipal de Belmonte realizou, na noite de quarta-feira, o sorteio da segunda etapa da Campanha “Comprar aqui dá prêmios”, criada para incentivar o consumidor a comprar no comércio local. Subsidiada pelo Poder Público Municipal, com apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas, a ação distribuiu 10 mil reais em vale compras. Foram distribuídas 45 mil cartelas, divididas em dois sorteios: no primeiro, no dia 12 de outubro, foram sorteados três mil, e no segundo, na noite desta quarta-feira, foram mais sete mil. Todas as empresas do município participaram da campanha. Os sorteados receberão o valor do crédito para compras no estabelecimento de origem da nota. Já o comerciante do cupom sorteado deverá emitir a nota de compra do cliente à prefeitura, que fará o pagamento do prêmio.
A Câmara de Vereadores de Tunápolis devolveu 194 mil reais ao Executivo. A devolução das sobras é referente ao exercício Legislativo de 2023. Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores de Tunápolis, vereador LEANDRO BORTOLINI, o valor total devolvido aos cofres do município foi de 194 mil, 921 reais e 79 centavos. O Presidente da Câmara de Vereadores sugeriu que o valor devolvido seja aplicado para firmar um novo termo de fomento com a Associação Hospitalar de Tunápolis e com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – a APAE.
Conforme o prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, a prefeitura já garantiu para o ano de 2024, um Termo de Fomento com a APAE no valor de 145 mil reais e repasses para a Associação Hospitalar, sendo 417 mil para manutenção, mais de 600 mil para plantão médico e 127 mil reais para o plano operativo. O prefeito explicou que os valores devolvidos pela Câmara serão incorporados novamente no caixa geral da prefeitura e poderão ser destinados para essas entidades indicadas pelos vereadores, conforme necessidade das mesmas, ou ainda serem usados em outros projetos em benefício da população.
A falta de água segue causando transtornos aos moradores das regiões altas da cidade, em Iporã do Oeste. Os problemas na rede de distribuição da CASAN persistem há cerca de duas semanas e segundo informações dos funcionários do escritório local, foram causados por um rompimento na rede adutora que traz a água da Estação de Tratamento da Linha Pirapó e agravados pelo alto consumo que causou uma diminuição no nível dos reservatórios e despressurizou a rede. Além disso, a Estação de Tratamento precisou ser desligada em dois momentos na última semana para execução programada de melhorias no quadro elétrico, o que também agravou a situação. O departamento de jornalismo da Rádio Oeste entrou em contato na manhã de hoje com a CASAN, em Florianópolis, que se manifestou por meio de nota.
A Nota enviada para a Rádio Oeste pela Assessoria de Imprensa da CASAN informa que a Companhia realizou manobras operacionais na rede de distribuição de água para viabilizar o abastecimento também nos locais mais altos de Iporã do Oeste. Diz ainda que a medida acabou provocando intermitência no abastecimento e que diante do alto consumo, a Companhia reitera o pedido de uso racional da água.
As repartições públicas municipais de Iporã do Oeste não terão atendimento na tarde desta sexta-feira devido ao decreto de turno único baixado nesta semana pelo prefeito em exercício, VALMOR REIS. Com isso, as urgências e emergências na área da saúde serão atendidas por meio de plantão no Hospital Nossa Senhora das Mercês, a partir da tarde de hoje. Já as repartições públicas de Tunápolis e São João do Oeste não alteraram a rotina de trabalho nesta sexta-feira. Na segunda-feira é feriado de ano novo e na terça-feira, os serviços públicos retornarão à normalidade. As agências bancárias também não possuem atendimento ao público hoje.
O departamento de jornalismo da Rádio Oeste FM vai realizar neste sábado, o programa especial de fim de ano. Como neste ano o dia 31 caiu em um domingo, o programa Retrospectiva 2023, Perspectivas 2024 foi antecipado para sábado, dia 30. O especial vai começar às oito horas da manhã e seguirá até o meio-dia. Durante quatro horas, prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes de entidades e associações vão analisar o ano que está terminando e projetar o ano novo que vai começar. O especial de fim de ano da Rádio Oeste receberá cerca de 40 convidados para entrevistas ao vivo no estúdio. Por causa da programação especial, os informativos das prefeituras e das paróquias serão transmitidos à tarde, logo após o Globo em Foco e o programa Comunicação. Excepcionalmente amanhã não será transmitido o Show de Bola. As demais emissoras da Rede Peperi de Comunicação também terão programação especial neste sábado.
O setor de urbanismo de Iporã do Oeste realizou na semana passada, a última recolha de galhos, móveis e entulhos do ano de 2023. De acordo com o diretor de urbanismo, SÍRIO ASSMANN, a próxima recolha desses materiais só será realizada em janeiro, devido ao período de férias dos servidores. Ele explicou que será mantido o mesmo cronograma deste ano, com recolha de galhos todas as segundas e terças-feiras, entulhos nas quartas e quintas-feiras, enquanto os móveis velhos seguirão sendo recolhidos somente na última sexta-feira de cada mês. Ele chamou atenção que itens eletrônicos não são considerados móveis e por isso, sempre são recolhidos somente em duas campanhas especiais realizadas durante o ano.
O diretor de urbanismo de Iporã do Oeste destacou que a recolha de galhos, móveis e entulhos voltará à normalidade somente a partir do dia 10 de janeiro. SÍRIO ASSMANN salientou que a população precisa colaborar, não colocando os materiais para descarte na rua nesse período, evitando desta forma, que os materiais se espalhem ou acumulem no ambiente, fazendo com que os visitantes tenham uma má impressão da cidade durante as festas de fim de ano.
A Polícia Militar de Iporã do Oeste completou um ano de operação na nova sede padronizada construída na Avenida Gustavo Fetter e inaugurada oficialmente no dia 21 de dezembro do ano passado. De acordo com o comandante do quartel local, sargento MILTON WOLF, foi uma grande conquista para a Polícia Militar, que há anos pleiteava um espaço mais adequado para abrigar o quartel. Ele lembrou que o terreno foi cedido pelo Município de Iporã do Oeste e o Governo do Estado custeou a construção da nova sede. WOLF frisou que com a inauguração da estrutura, os policiais passaram a contar com um ambiente mais propício para desempenharem seu trabalho, com cômodos específicos para cada setor, dando mais privacidade no atendimento.
MILTON WOLF mencionou ainda que neste ano também foram feitas adequações no sistema de videomonitoramento da cidade, com alteração do local de uma das câmeras de segurança e instalação de duas novas câmeras com leitura de placas, que auxiliam no trabalho rotineiro dos policiais. WOLF salientou que o avanço tecnológico foi fundamental para que a Polícia Militar pudesse resolver em poucas horas, todos os casos de furtos de veículos registrados na cidade. Em relação ao efetivo do quartel, o comandante observou que neste ano houve apenas o retorno de um policial da reserva para auxiliar na segurança das escolas. Para 2024, há expectativa de que o efetivo de Iporã do Oeste receba reforço para que o atendimento das ocorrências sempre seja feito por dois policiais militares.
A Polícia Rodoviária Federal iniciou à zero hora desta sexta-feira, a Operação Ano Novo, que se estenderá até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia primeiro de janeiro. Em Santa Catarina, a PRF vai contar com efetivo reforçado no período, com atenção máxima para a segurança viária. Ao longo da semana, as BRs que cortam Santa Catarina já receberam grande volume de pessoas e de veículos que saíram do interior do estado e também de locais como o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, além do Uruguai e Argentina. O principal destino dos turistas, como em outros anos, são as cidades litorâneas. Um dos focos das equipes de fiscalização será o combate à embriaguez ao volante. A Operação Ano Novo está inserida em uma grande ação de policiamento e fiscalização chamada “Rodovida” e que abrange as festas de Natal, Ano Novo, temporada de verão e Carnaval.
A Polícia Militar Rodoviária vai realizar a partir das sete da noite desta sexta-feira, até às sete horas da manhã do dia 02 de janeiro, a Operação Réveillon 2023. De acordo com o comandante do Posto 12 de Iporã do Oeste, sargento EDSON LUIS BARBOSA, a finalidade é proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período das festas de fim de ano. Ele observou que é esperado um aumento considerável no número de veículos transitando nas rodovias estaduais, já que muitas pessoas vão aproveitar o feriadão para se deslocar aos pontos turísticos, estâncias hidrominerais e para as praias do litoral catarinense. BARBOSA frisou que o grande fluxo de veículos acarreta maior probabilidade de infrações e acidentes. O foco da Operação será a prevenção e fiscalização de trânsito, com a finalidade de reduzir os excessos de velocidade, ultrapassagens irregulares e embriaguez ao volante.
Um atropelamento deixou uma criança gravemente ferida, em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta da uma e meia da tarde desta quinta-feira, na rua José Bernardi, no bairro São Gotardo. A vítima do atropelamento é uma criança que estava com uma bicicleta e foi atingida por um carro. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela foi encontrada caída na via, consciente, porém, com fratura em uma das pernas, suspeita de traumatismo craniano e escoriações. Após o atendimento no local, a vítima foi conduzida ao Hospital Regional. A Polícia Militar também esteve presente no local e realizou todos os registros e levantamentos necessários.
Uma colisão entre dois caminhões deixou uma pessoa ferida na manhã desta sexta-feira, na SC 163. O acidente aconteceu por volta das 10 horas entre os municípios de São Miguel do Oeste e Descanso. O motorista de um dos veículos ficou preso nas ferragens. O Corpo de Bombeiros realizou o atendimento e desencarcerou o caminhoneiro. O outro motorista saiu ileso. Os caminhões envolvidos no acidente têm placas de São José do Cedro e Chapecó. A colisão aconteceu nas proximidades do aeroporto Helio Wasun e o trânsito ficou bloqueado nos dois sentidos para o atendimento do motorista ferido e remoção dos veículos do local.
Um jovem de 20 anos morreu afogado ao tentar salvar uma adolescente, de 16 anos, na tarde de ontem, no Rio Uruguai, em Itapiranga. A família estava se banhando nas águas do Rio Uruguai, quando o jovem, de origem Venezuelana, pulou no rio ao perceber que a adolescente, sua familiar, estava se afogando, mas como não sabia nadar, acabou desaparecendo no rio. A adolescente conseguiu ser salva por um homem que trabalhava em um estabelecimento na Avenida Uruguai e ao escutar os gritos, foi conferir o que estava acontecendo. Ele conseguiu tirar a adolescente da água. Já o rapaz foi levado pela correnteza. A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizou buscas e em menos de uma hora, o corpo do jovem foi encontrado a aproximadamente 20 metros da margem e a quatro metros de profundidade.
O jovem que morreu afogado no Rio Uruguai em Itapiranga foi identificado como ANTHONY ALEXANDER DEFIT PADILLA, de 20 anos. A Polícia Civil e o IGP foram acionados para a ocorrência e o IML realizou a recolha do corpo. O corpo do jovem está sendo velado na Capela Mortuária da Funerária Bom Jesus, em Itapiranga. O sepultamento será às 14 horas desta sexta-feira. A adolescente, de 16 anos, teve segundo grau de afogamento e precisou ser conduzida ao hospital pela equipe do SAMU. Outros três familiares do jovem foram conduzidos para atendimento médico por estarem em estado de choque. A Polícia Militar também esteve presente auxiliando na ocorrência.