ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 29 12 2021

-ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS COM BANCOS BATE RECORDE EM SETEMBRO

-ESTADO ENVIA TESTES RÁPIDOS DE COVID PARA AMPLIAÇÃO DA TESTAGEM NOS MUNICÍPIOS

-ALESC DEVOLVE MAIS DE 360 MILHÕES DE REAIS PARA O GOVERNO DE SANTA CATARINA

-MUNICÍPIO DEFINE CALENDÁRIO PARA DOSES DE REFORÇO CONTRA A COVID EM 2022

-PRAZO PARA ADEQUAÇÃO DE CALÇADAS NOS BAIRROS TERMINA NA SEXTA-FEIRA

-POLÍCIA CIVIL CUMPRE CINCO MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO POR TRÁFICO NA REGIÃO

-CORPO DE BOMBEIROS LEVA 14 HORAS PARA COMBATER INCENDIO EM VEGETAÇÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Ao menos 39 países já autorizaram ou já iniciaram o uso de vacinas contra Covid-19 em crianças, sendo que a grande maioria aplica ou aplicará o imunizante da PfizerBioNTech para o público de cinco a 11 anos. Mas, além dessa, há diversas vacinas adotadas para essa faixa etária ao redor do mundo: Sinopharm, Sinovac e Soberana Dois. Médicos, autoridades de saúde e cientistas têm afirmado que, dada a persistência da variante delta, o avanço acelerado da ômicron e a volta do ensino presencial, a vacinação de crianças é o próximo passo no combate à pandemia. Nos EUA, mais de cinco milhões de crianças já receberam a vacina contra Covid.

O navio de uma ONG alemã resgatou 444 imigrantes no Mar Mediterrâneo e aguarda uma autorização para poder atracar em algum porto da Europa. Na véspera de Natal, o navio resgatou 93 pessoas, muitas delas menores, de um barco que estava ao sul da ilha de Lampedusa, da Itália. No dia de Natal, os membros do barco resgataram 257 imigrantes que estavam em botes de madeira que navegavam em águas internacionais perto da costa da Líbia. Só na semana passada, 160 pessoas se afogaram no Mar Mediterrâneo ao tentar chegar à Europa, de acordo com a Organização Internacional para Migração.

Os Estados Unidos observam possíveis avanços nas negociações sobre o acordo nuclear com o Irã, mas, assim como os europeus, insistiram na "urgência" de concluir as conversas.O porta-voz do Departamento de Estado, NED PRICE, disse que o progresso é muito lento e que em breve será tarde demais para retornar ao respeito mútuo ao pacto. Ele afirmou ainda que ambas as partes precisam se apoiar nesses avanços em um espírito construtivo e com convicção. O que está em jogo nesta nova rodada de negociações é conseguir o retorno dos Estados Unidos ao pacto, depois de abandoná-lo em 2018 e restabelecer as sanções contra o Irã.

O Banco Central divulgou nesta terça-feira estatísticas sobre o endividamento das famílias com o setor bancário. O endividamento voltou a ser recorde em setembro, ao somar 49 vírgula quatro por cento da renda acumulada das famílias nos doze meses anteriores. Os números consideram uma nova metodologia de cálculo. A taxa de setembro é zero vírgula sete ponto percentual superior à registrada em agosto, que foi de 48 vírgula sete por cento. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alta foi de oito vírgula um por cento. Desde outubro de 2020, o endividamento das famílias vem subindo, passando a bater sucessivos recordes desde junho de 2021.

O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA disse nesta terça-feira que estuda medidas legislativas para facilitar o acesso a recursos para a Bahia e outras áreas do Brasil atingidas por catástrofes. O presidente se reuniu com a bancada da Bahia na residência oficial, em Brasília. Os 19 deputados pedem que a ajuda financeira às regiões atingidas pelas chuvas seja desburocratizada. Entre as medidas em estudo, está a criação de um fundo permanente para catástrofes, que não possa ser cortado em função da pressão do teto de gastos. Nesta terça-feira, o presidente JAIR BOLSONARO publicou uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de 200 milhões ao Ministério de Infraestrutura. A verba será destinada à reconstrução de estradas e rodovias afetadas pelas chuvas em cinco estados, incluindo Bahia.

O governo federal publicou nesta terça-feira no "Diário Oficial da União" uma medida provisória que define que os cartórios de registro terão que digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela internet. Por se tratar de MP, o ato do governo já tem força de lei, mas precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar uma lei em definitivo. O prazo será contado quando o Poder Legislativo retomar os trabalhos. Entre os serviços que poderão ser feitos online, estão registros de imóveis, certidão de nascimento, certidão de casamento, consultas unificadas nas bases de documentos de todos os cartórios por meio de dados como CPF, CNPJ ou matrícula de imóveis. Entre outros pontos, a MP estabelece que os serviços terão que ser oferecidos pela internet até 31 de janeiro de 2023. O cronograma de implementação será estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça.

A partir desta quinta-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina entra em recesso. O expediente no Parlamento, em virtude das festas de fim de ano, estará suspenso até o dia 31 de dezembro. O recesso parlamentar prossegue em janeiro, mas a partir da próxima segunda-feira setores administrativos do Parlamento catarinense estarão em funcionamento, em turno único, diariamente, de segunda a quinta-feira entre uma da tarde e sete horas da noite e nas sextas entre sete da manhã e uma da tarde. Em janeiro, as sessões plenárias e as reuniões das comissões permanentes estão suspensas. A próxima sessão ordinária da Assembleia está marcada para dois de fevereiro.

O governador CARLOS MOISÉS sancionou na terça-feira a lei que estabelece o programa de combate à pobreza menstrual em Santa Catarina, com distribuição de absorventes a estudantes carentes da rede pública de educação. A proposta foi enviada pelo governo e aprovada pela Alesc em meio ao pacotaço de fim de ano. pobreza menstrual é apontada como um dos fatores determinantes para que adolescentes abandonem os estudos - pelo menos uma, em cada quatro meninas brasileiras, já faltou às aulas por falta de acesso a absorventes durante o período menstrual. A expectativa é que a nova lei atinja até 15 por cento das meninas em idade escolar no Estado. A primeira compra de absorventes já tem licitação encaminhada. Serão comprados 600 mil na primeira etapa, e a distribuição inicia em 2022.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina começou a enviar nesta terça, para todos os municípios catarinenses, uma remessa de 461 mil 885 unidades de Teste Rápido de Antígeno para Covid-19. Com os testes, as cidades vão poder ampliar a estratégia de testagem para diagnóstico e conduta rápida frente aos casos de coronavírus, especialmente durante a temporada de verão, quando há aumento no fluxo de pessoas. O superintendente de vigilância em saúde de Santa Catarina, EDUARDO MACÁRIO, ressalta que essa é uma das estratégias da operação Verão Mais Seguro, do Governo de Santa Catarina. Os testes rápidos de antígeno fornecem o resultado em 15 minutos e devem ser aplicados para o diagnóstico da Covid-19 em pessoas com e sem sintomas. Eles são indicados para a utilização em locais de grande circulação, onde as pessoas são convidadas a fazê-lo voluntariamente.

A programação do “Natal Regional 2021 – Tempo de Renovação” está na reta final. Neste final de semana, estão previstas atividades para o sábado, dia primeiro de janeiro na praça Walnir Botaro Daniel. As sete e meia da noite ocorre o show com o grupo Águas Nativas. As nove horas tem show com JEAN LUCAS e ANDERSON além do DJ PABLINHO. A programação vai terminar no dia oito de janeiro, sábado que outra semana com a devolução da Chave da Cidade pelo Papai Noel ao Prefeito, sorteio da Campanha Show de Prêmios da CDL 2021 e show com EDUARDO GUSTAVO. As atividades começam as sete e meia da noite do dia oito de janeiro.

Amanhã será o último dia de funcionamento dos bancos em 2021. As agências bancárias da cidade vão atender, nesta quinta-feira, em horário normal, das dez da manhã as três da tarde. Algumas cooperativas de crédito abrem mais cedo, entre oito e nove e meia da manhã. Na sexta-feira, dia 31 de dezembro, todas as agências bancárias estarão fechadas. O atendimento volta ao normal a partir de segunda-feira. Boletos com data de vencimento em 31 de dezembro podem ser pagos na segunda-feira dia três de janeiro.

Hoje é o último dia de atendimento ao público nas repartições públicas do município. Amanhã e sexta-feira, o centro administrativo e as secretarias estarão fechadas por conta do decreto que instituiu ponto facultativo em São Miguel do Oeste nos dias 30 e 31 de dezembro. Nesses dias, apenas o serviços essenciais serão mantidos, como a Unidade de Pronto Atendimento em Saúde 24 horas. O Conselho Tutelar da criança e adolescente também vai trabalhar em regime de plantão de amanhã até o começo da semana que vem. Na segunda-feira, o atendimento volta ao normal nas repartições públicas do município.

Vai terminar na próxima sexta-feira em São Miguel do Oeste e em outros municípios da região os prazos para a construção das calçadas nos padrões de acessibilidade. O lembrete é do secretário adjunto de Urbanismo e presidente da comissão que analisa os pedidos dos moradores referentes as construções das calçadas, CLÁUDIO BARP. Ele participou do RPN Segunda Edição da última segunda-feira e destacou os trabalhos do setor neste final de 2021. Conforme ele, no centro o prazo já finalizou no ano passado e nos bairros a data limite para construção é nesta sexta-feira.

A comissão que analisa os pedidos de ajuda para a construção de calçadas recebeu quase 250 solicitações. A informação é do secretário adjunto de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO BARP. Entre os requisitos para ser contemplados, ele citou que os moradores precisam estar inseridos no Cadastro Único, possuírem doença grave na família e possuir apenas um imóvel no nome. Segundo ele, ao todo, a comissão recebeu 245 pedidos, sendo que destes, 109 foram contemplados. BARP explicou, os auxílios também foram concedidos para moradores das comunidades Vila Nova I e II, São Francisco, Vila Basso, Morada do Sol, Pedreira e Vila Maria. Quem reside atrás da empresa JBS também vai receber ajuda do município.

Quase 60 pedidos de auxílio para construções de calçadas foram negados. A afirmação é do secretário adjunto de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO BARP. De acordo com ele, ao todo, foram 58 documentos negados, por não estarem de acordo com a lei municipal. Já 16 pedidos estão aguardando documentação, enquanto outros três moradores solicitaram apenas cargas de terra para efetuarem a construção das calçadas. BARP salientou que é fundamental que a população pelo menos inicie a construção antes do final do ano e faça a conclusão nos primeiros dias de janeiro, visando dessa forma, evitar possíveis transtornos no decorrer dos próximos meses.

Duas pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Uma mulher entrou para a lista de recuperados. No total, sete mil 216 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais sete mil 124 já se recuperaram. 16 moradores ainda estão com o vírus ativo. Depois de praticamente uma semana sem nenhum caso, a UTI Covid do Hospital Regional foi reaberta ontem com a internação de um paciente com sintomas graves da doença. Na enfermaria, uma pessoa segue internada com sintomas leves da Covid-19.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai dedicar a primeira semana do ano de 2022 à aplicação de doses de reforço da vacina contra Covid-19. A imunização acontecerá entre segunda e quinta-feira, das oito da manhã as quatro da tarde, na Praça Walnir Bottaro Daniel. O município vai disponibilizar 500 doses por dia. Apesar do estado ter anunciado a redução do intervalo de aplicação entre a segunda dose e a dose de reforço, de cinco para quatro meses, o Município ainda não recebeu o quantitativo de doses suficiente para colocar em prática este novo cronograma. Neste primeiro momento, São Miguel vai seguir com o intervalo de cinco meses. Além disso, na quarta-feira, será retomada a aplicação das doses de reforço da JANSSEN.

A vacinação contra a Covid em 2022 vai começar na segunda-feira, dia três de janeiro, com a dose de reforço para adultos vacinados com segunda dose até o dia três de agosto. Na terça-feira, a terceira dose estará a disposição de quem fez as duas doses até quatro de agosto. Na quarta-feira, podem tomar a terceira dose os adultos vacinados com até cinco de agosto. Nesse dia também será aplicada a dose de reforço JANSSEN. Na quinta-feira, a secretaria vai vacinar com a terceira dose os adultos vacinados com a segunda dose até seis de agosto. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou qualquer outra situação referente à Covid-19, a população pode entrar em contato com a Central de Informações Covid-19, pelo telefone 3631-2078.

As altas temperaturas estão provocando o aumento da procura por climatizadores nas lojas de São Miguel do Oeste. De acordo com o empresário IVANDRO SPENGLER, a venda de ar condicionados dobrou em dezembro. Ele explicou que as empresas se prepararam com a ampliação do estoque desse tipo de produto, mas alguns fornecedores já relatam dificuldades em atender os pedidos. IVANDRO comentou que as equipes que instalamos equipamentos precisaram ampliar o horário para atender a demanda. O principal produto é o ar condicionado de nove mil BTUs inverter, tecnologia que consome menos energia. A procura por outros aparelhos, com ventiladores, também aumentou neste mês.

Assim com outros setores, o segmento de climatizadores de ar teve alta de preços. A informação é do empresário IVANDRO SPENGLER. Ele explicou que, em média, os aparelhos de ar condicionado estão 30 por cento mais caros do que na comparação com o verão do ano passado. Os novos pedidos, que estão sendo feitos neste momento, estão sofrendo novos reajustes. Além de climatizadores, outros equipamentos como expositores e cervejeiras, também estão mais caros. SPENGLER citou que a correção, em média, também ficou na casa dos 30 por cento.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina está devolvendo 362 milhões de reais ao governo estadual. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Em entrevista para o programa Peperi Entrevista de hoje, ele explicou que o valor é referente a economias feitas ao longo de 2021. De acordo com ele, o envolvimento de servidores e parlamentares foi fundamental para cortar gastos e conseguir devolver parte do duodécimo que é repassado pelo Estado para a manutenção das atividades parlamentares. NADAL citou que esse foi o maior valor já devolvido pelo Legislativo catarinense. No final do ano passado, a Alesc repassou ao governo do Estado 180 milhões de reais. Do total devolvido neste ano, 20 milhões já haviam sido doados em fevereiro para o enfrentamento da Covid-19.

Os deputados fizeram uma sugestão de aplicação dos recursos devolvidos ao governo nesta semana. De acordo com o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL, a indicação é de que 100 milhões sejam usados para área de infraestrutura, 150 milhões para a Saúde com foco em cirurgias eletivas, 50 milhões para a Agricultura, no combate à estiagem, e 42 milhões para a Segurança Pública, sendo 30 milhões para a Polícia Militar e 12 milhões para a Polícia Civil. O deputado reforçou que o duodécimo repassado para a Assembleia não é exagerado e que a devolução só está ocorrendo porque a gestão do legislativo priorizou a economia dos recursos públicos.

O ano de 2021 foi marcado pelo estabelecimento da harmonia entre a Assembleia Legislativa e o governo de Santa Catarina que resultou na aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento do estado. A avaliação é do presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. De acordo com ele, o processo de entendimento entre o governador e os deputados foi bom para Santa Catarina na medida em que as coisas começaram a acontecer. NADAL citou que a assembleia está em harmonia com o governo, mas isso não significa que os parlamentares perderam a independência. Ele disse que a Alesc não foi um cartório que apenas “carimbou” os projetos do executivo, mas um poder autônomo que trabalhou com foco na melhoria das condições de vida dos catarinenses.

O presidente da Alesc também fez uma avaliação positiva das votações realizadas ao longo do ano no plenário e comentou os projetos de maior repercussão votados pelo parlamento. Os principais deles, de acordo com MAURO DE NADAL, foram a doação de recursos do governo do Estado para obras em rodovias federais, como a duplicação das BRs 470 e 280, a reforma da Previdência de SC e o pacotão de reajustes salariais para o funcionalismo. Ele explicou que os projetos foram amadurecidos pelo governo e passaram por uma análise de uma comissão especial, pelas comissões permanentes e pelo plenário. NADAL disse que as críticas feitas pelas entidades aos projetos de reajustes votados na última sessão ocorreram a partir de informações distorcidas. Para o deputado, as propostas são importantes e necessárias para o funcionalismo catarinense.

A Polícia Militar registrou quatro ocorrências de posse de drogas nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Os casos foram registrados nas ruas Fernão Dias Paes Lemes proximidades da Willy Barth, José Bernardi no bairro Progresso, Claudionor Sarturi no bairro São Jorge e na rua Florianópolis, centro da cidade. No São Jorge, foram apreendidas quatro plantas de maconha. As quatro pessoas flagradas com pequenas quantidades de maconha assinaram um termo circunstanciado para comparecer em juízo e foram liberadas. Além disso, o canil setorial da PM encontrou uma embalagem de 111 gramas de maconha em uma área de mata no bairro São Gotardo. A droga foi apreendida, mas o proprietário não foi localizado.

Um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo nesta terça-feira no interior de Campo Ere. O fato aconteceu na manhã de ontem na Linha Entre Campos. A ação foi coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de Campo Erê, com apoio do Núcleo de Operações com Cães de São Miguel do Oeste. Foram apreendidas, além de munições, duas armas de fogo: uma espingarda calibre 22 e um revólver calibre .38. Um homem de 60 anos foi preso em flagrante e levado à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

Mais um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de reflorestamento na Linha São Roque, interior do município de Palma Sola nesta terça-feira. A área atingida foi de aproximadamente 200 mil metros quadrados. Mil metros cúbicos de madeira foram consumidos pelas chamas. O combate ao fogo iniciou por volta das três e meia da tarde e terminou cerca de 14 horas depois, por volta das cinco horas da manhã desta quarta-feira. Foram necessárias quatro viaturas e nove combatentes para conter as chamas. A Força Tarefa disponibilizou quatro militares de São Miguel do Oeste e Iporã do Oeste que utilizaram drones para localizar os focos de fogo e agilizar o trabalho. Ao todo foram 15 bombeiros envolvidos neste trabalho.

A Polícia Civil da comarca de São José do Cedro realizou uma operação contra o tráfico de drogas no município de Princesa e Guarujá do Sul. Nesta terça-feira, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas duas cidade. A ação contou com a participação de policiais civis de São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Descanso, Anchieta e Dionísio Cerqueira. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Em uma das residências foram encontradas dez gramas de entorpecentes e dinheiro em espécie. Um homem de aproximadamente 25 anos foi encaminhado para a delegacia. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, a suspeita que haja uma relação comercial do tráfico entre os envolvidos dos municípios de Guarujá do Sul e Princesa. Ele explicou que as cidades fornecedoras dos entorpecentes são Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.