ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-12-2021 Quarta-Feira

-ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS COM BANCOS BATE RECORDE EM SETEMBRO

-ESTADO ENVIA TESTES RÁPIDOS DE COVID PARA AMPLIAÇÃO DA TESTAGEM NOS MUNICÍPIOS

-JULIMAR FAVERO É O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE BELMONTE

-INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO CRAS DE IPORÃ DO OESTE ESTÃO ABERTAS ATÉ SETE DE JANEIRO

-SJO VAI DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS EXPLICA MOTIVOS PARA MUNICÍPIO AINDA NÃO TER FEITO DECRETO

-HOMEM FAZ AMEAÇAS DE MORTE EM BAR E ACABA SENDO AGREDIDO

-SEIS PESSOAS SÃO DETIDAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64centavos. O euro está valendo seis reais e 37centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.


Ao menos 39 países já autorizaram ou já iniciaram o uso de vacinas contra Covid-19 em crianças, sendo que a grande maioria aplica ou aplicará o imunizante da Pfizer/BioNTech para o público de cinco a 11 anos. Mas, além dessa, há diversas vacinas adotadas para essa faixa etária ao redor do mundo: Sinopharm, Sinovac e Soberana Dois. Médicos, autoridades de saúde e cientistas têm afirmado que, dada a persistência da variante delta, o avanço acelerado da ômicron e a volta do ensino presencial, a vacinação de crianças é o próximo passo no combate à pandemia. Nos EUA, mais de 5 milhões de crianças já receberam a vacina contra Covid.


O navio de uma ONG alemã resgatou 444 imigrantes no Mar Mediterrâneo e aguarda uma autorização para poder atracar em algum porto da Europa. Na véspera de Natal, o navio resgatou 93 pessoas, muitas delas menores, de um barco que estava ao sul da ilha de Lampedusa, da Itália. No dia de Natal, os membros do barco resgataram 257 imigrantes que estavam em botes de madeira que navegavam em águas internacionais perto da costa da Líbia. Só na semana passada, 160 pessoas se afogaram no Mar Mediterrâneo ao tentar chegar à Europa, de acordo com a Organização Internacional para Migração.


Os Estados Unidos observam possíveis avanços nas negociações sobre o acordo nuclear com o Irã, mas, assim como os europeus, insistiram na "urgência" de concluir as conversas. O porta-voz do Departamento de Estado, NED PRICE, disse que o progresso é muito lento e que em breve será tarde demais para retornar ao respeito mútuo ao pacto. Ele afirmou ainda que ambas as partes precisam se apoiar nesses avanços em um espírito construtivo e com convicção. O que está em jogo nesta nova rodada de negociações é conseguir o retorno dos Estados Unidos ao pacto, depois de abandoná-lo em 2018 e restabelecer as sanções contra o Irã.


O Banco Central divulgou nesta terça-feira estatísticas sobre o endividamento das famílias com o setor bancário. O endividamento voltou a ser recorde em setembro, ao somar 49 vírgula quatro por cento da renda acumulada das famílias nos doze meses anteriores. Os números consideram uma nova metodologia de cálculo. A taxa de setembro é zero vírgula sete ponto percentual superior à registrada em agosto, que foi de 48 vírgula sete por cento. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alta foi de oito vírgula um por cento. Desde outubro de 2020, o endividamento das famílias vem subindo, passando a bater sucessivos recordes desde junho de 2021.


O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA disse nesta terça-feira que estuda medidas legislativas para facilitar o acesso a recursos para a Bahia e outras áreas do Brasil atingidas por catástrofes. O presidente se reuniu com a bancada da Bahia na residência oficial, em Brasília. Os 19 deputados pedem que a ajuda financeira às regiões atingidas pelas chuvas seja desburocratizada. Entre as medidas em estudo, está a criação de um fundo permanente para catástrofes, que não possa ser cortado em função da pressão do teto de gastos. Nesta terça-feira, o presidente JAIR BOLSONARO publicou uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de 200 milhões ao Ministério de Infraestrutura. A verba será destinada à reconstrução de estradas e rodovias afetadas pelas chuvas em cinco estados, incluindo Bahia.


O governo federal publicou nesta terça-feira no "Diário Oficial da União" uma medida provisória que define que os cartórios de registro terão que digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela internet. Por se tratar de MP, o ato do governo já tem força de lei, mas precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar uma lei em definitivo. O prazo será contado quando o Poder Legislativo retomar os trabalhos. Entre os serviços que poderão ser feitos online, estão registros de imóveis, certidão de nascimento, certidão de casamento, consultas unificadas nas bases de documentos de todos os cartórios por meio de dados como CPF, CNPJ ou matrícula de imóveis. Entre outros pontos, a MP estabelece que os serviços terão que ser oferecidos pela internet até 31 de janeiro de 2023. O cronograma de implementação será estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça.


A partir desta quinta-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina entra em recesso.O expediente no Parlamento, em virtude das festas de fim de ano, estará suspenso até o dia 31 de dezembro. O recesso parlamentar prossegue em janeiro, mas a partir da próxima segunda-feira setores administrativos do Parlamento catarinense estarão em funcionamento, em turno único, diariamente, de segunda a quinta-feira entre uma da tarde e sete horas da noite e nas sextas entre sete da manhã e uma da tarde. Em janeiro, as sessões plenárias e as reuniões das comissões permanentes estão suspensas. A próxima sessão ordinária da Assembleia está marcada para dois de fevereiro.


O governador CARLOS MOISÉS sancionou na terça-feira a lei que estabelece o programa de combate à pobreza menstrual em Santa Catarina, com distribuição de absorventes a estudantes carentes da rede pública de educação. A proposta foi enviada pelo governo e aprovada pela Alesc em meio ao pacotaço de fim de ano. pobreza menstrual é apontada como um dos fatores determinantes para que adolescentes abandonem os estudos - pelo menos uma, em cada quatro meninas brasileiras, já faltou às aulas por falta de acesso a absorventes durante o período menstrual. A expectativa é que a nova lei atinja até 15 por cento das meninas em idade escolar no Estado. A primeira compra de absorventes já tem licitação encaminhada. Serão comprados 600 mil na primeira etapa, e a distribuição inicia em 2022.


A Secretaria de Saúde de Santa Catarina começou a enviar nesta terça, para todos os municípios catarinenses, uma remessa de 461 mil 885 unidades de Teste Rápido de Antígeno para Covid-19. Com os testes, as cidades vão poder ampliar a estratégia de testagem para diagnóstico e conduta rápida frente aos casos de coronavírus, especialmente durante a temporada de verão, quando há aumento no fluxo de pessoas. O superintendente de vigilância em saúde de Santa Catarina, EDUARDO MACÁRIO, ressalta que essa é uma das estratégias da operação Verão Mais Seguro, do Governo de Santa Catarina.Os testes rápidos de antígeno fornecem o resultado em 15 minutos e devem ser aplicados para o diagnóstico da Covid-19 em pessoas com e sem sintomas. Eles são indicados para a utilização em locais de grande circulação, onde as pessoas são convidadas a fazê-lo voluntariamente.


-SOLDADA DO CORPO DE BOMBEIROS ALERTA SOBRE PERIGOS DO USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

-JULIMAR FAVERO É O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE BELMONTE

-INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO CRAS DE IPORÃ DO OESTE ESTÃO ABERTAS ATÉ SETE DE JANEIRO

-SJO VAI DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS EXPLICA MOTIVOS PARA MUNICÍPIO AINDA NÃO TER FEITO DECRETO


O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, observa que não há nenhum tipo de economia no trabalho em turno único, por isso é contrário a essa sistemática e não vai implantar no município. Para o recesso que começou na segunda e vai até amanhã, o município trabalha com equipe de plantão, tanto na agricultura, como no setor de máquinas. Já em janeiro praticamente 75 por cento do quadro de servidores estará de férias, e todas as equipes terão plantão. BONAMIGO salienta que a administração também finaliza as contas do primeiro ano de exercício, que precisam ser informadas ao tribunal de contas, em respeito à lei de responsabilidade fiscal. O prefeito de Descanso destaca ainda que mais de 14 obras estão em execução no município e mais de oito processos licitatórios em andamento. SADI BONAMIGO salienta que também gostaria de dar maior atenção às estradas do interior, para o agricultor entregar sua produção. Ele lembra que a recuperação da malha viária é prejudicada pela estiagem.


A soldada LEILA SCHWENGBER, que também é a segurança contra incêndios do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, manifesta preocupação com os fogos de artifício nesta reta final de ano, quando o uso é tradicional em festividades. LEILA comenta que a maioria das pessoas acha bonito, mas é preciso ter um cuidado minucioso nessa época, pois devido à estiagem, a vegetação está seca, por isso existe maior risco para os fogos causarem incêndio, além de acidente para a pessoa que soltar fogos. A soldada orienta a evitar de soltar perto da rede de energia elétrica, em locais públicos ou próximo a residências, para um momento de alegria não resultar em tristeza e perdas.


Em relação às ocorrências de incêndio, LEILA SCHWENGBER comenta que com grande freqüência é acionada a força tarefa do batalhão, no qual bombeiros de várias cidades se juntam para combater incêndios. Eles se tornam de grande proporção muito rapidamente, além de causar desgaste ao bombeiro pelo combate, calor, resultando em desidratação, por isso é preciso revezar os profissionais que trabalham no local do incêndio. Às vezes, eles passam dias combatendo incêndios em vegetação e florestais. A soldada dos bombeiros militares de Iporã do Oeste salienta que as guarnições estão reduzidas no estado inteiro, e ficam 24h em prontidão. Ela orienta que sempre que for preciso dos bombeiros, ligar no 193, que é a central em SMO, e ela faz acionamento da guarnição mais próxima ao local da ocorrência.


JULIMAR FAVERO é o novo secretário de Saúde de Belmonte. Ele atua na área da saúde de Belmonte há praticamente oito anos, como motorista. FAVERO detalha que havia conversado com o prefeito no início do mandato e acabou recusando o convite em primeiro momento, mas deixou o nome de prontidão para qualquer eventualidade. Após a secretária SIMONE RADKE deixar o cargo, JULIMAR FAVERO novamente falou com o prefeito e dessa vez aceitou o convite de assumir a pasta. Ele comenta que a Secretaria da Saúde representa compromisso de grande responsabilidade, mas destaca que a equipe é competente e vai desempenhar o cargo da melhor maneira possível, dentro da legalidade. Na avaliação do novo secretário, a administração municipal vinha desempenhando bem o papel dela e vai ajudar a população, ainda com respeito aos protocolos em relação à Covid-19.


JULIMAR FAVERO salienta que os profissionais da saúde estão juntos praticamente os 30 dias do mês, com plantões aos fins de semana, viagens, e diretamente ligados à população, o que facilita para ajudar quem realmente precisa. O novo secretário da Saúde de Belmonte reitera que ainda existem reuniões a serem feitas antes de assumir o cargo e explica que preferiu ficar na função de motorista até final do ano por conta da maioria dos profissionais estarem de férias nesse período. No início do ano, já na função de secretário, FAVERO fará reuniões com a equipe, para buscar apoio dos profissionais, ideias e sugestões.


As inscrições para oficinas do CRAS de Iporã do Oeste estão abertas até sete de janeiro e são para todos os públicos. A informação é da assistente social CRISTIANE HAHN, que coordena o Centro de Referência em Assistência Social de Iporã do Oeste. Segundo ela, as oficinas são realizadas através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, e retornam após quase dois anos de paralisação, devido à pandemia. As oficinas oferecidas são de jogos cooperativos, karatê, artesanato e ioga, envolvendo crianças, adolescentes e adultos.


Segundo a coordenadora do CRAS de Iporã do Oeste, as atividades serão todas no Centro Público de Convivência, onde já aconteciam em anos anteriores. Algumas eram desenvolvidas na sede do CRAS, mas agora, devido à necessidade de manter maior distanciamento entre os participantes, serão deslocadas para outro espaço. CRISTIANE HAHN lembra que as inscrições e participação são gratuitas. As inscrições foram abertas nessa segunda e seguem até a sexta-feira da próxima semana, no dia sete de janeiro. No caso de crianças ou adolescentes, deverão vir acompanhados à sede do CRAS por adulto responsável para fazer a inscrição. O início das atividades está previsto para a segunda metade de janeiro. CRISTIANE reitera que o CRAS não terá recesso e os servidores recebem férias de forma intercalada para que os trabalhos de política social não parem.


Conforme o Secretário da Agricultura e Coordenador da Defesa Civil de SJO, ROGÉRIO RECH, a demanda do consumo humano no município é de um milhão e 500 mil de litros por dia. Este volume é levado até as Estações de Tratamento e disponibilizado para abastecer a rede pública. RECH alerta que a cada dia surgem novos pedidos para o transporte de água potável para consumo humano nas propriedades e a previsão é de chegar até um milhão e 800 mil litros por dia. Para consumo animal, o município não realiza transporte, pois seria necessário aproximadamente cinco milhões de litros para abastecer as 380 propriedades de leite com 28 vacas, 112 granjas de suínos com total de 80 mil animais e 31 granjas de frango de corte com um milhão e 300 aves. ROGÉRIO RECH ressalta que a água para consumo animal é transportada por trator e caminhão tanque particulares. 30 por cento das propriedades já necessitam de transporte de água e a situação se agrava a cada dia.


Coordenador da Defesa Civil de SJO, ROGÉRIO RECH, informa que a última chuva de maior volume foi em 23 de outubro, com 43 milímetros. Em novembro foram 51 e em dezembro apenas 22 milímetros de chuva. Diante da situação, nessa terça-feira, em reunião com a Defesa Civil e dados apresentados pela Epagri, o município definiu que vai decretar situação de emergência. RECH garante que o município está adotando todas as medidas para reduzir o impacto negativo da estiagem. O Secretário da Agricultura de São João do Oeste cita a importância de campanhas de conscientização para uso racional da água e apenas para atividades essenciais. Os itens apontados pela Defesa Civil incluem evitar uso da água tratada para lavação de veículos, calçadas e irrigações de jardins e hortas. A sugestão é postergar eventos públicos que demandem grande consumo de água. Evitar poluição e lançamento de efluentes nos rios, pois não tem água para diluição dos efluentes. Identificar novos pontos de captação para encurtar distâncias para o transporte rodoviário. Orientar consumidores de grande porte a transportar água bruta para os locais de tratamento.


ROGÉRIO RECH considera que a gravidade da falta de água deve ter solidariedade de vários setores. Ele destaca a importância de não utilizar água tratada na construção civil. O Secretário da Agricultura demonstra preocupação até mesmo com incêndios e recomenda não soltar fogos de artifício em função do risco eminente de incêndios de grande proporção. RECH afirma que a prefeitura está solicitando apoio das empresas integradoras e laticínios para auxiliar na estrutura e logística no transporte de água bruta para as propriedades já que os plantéis de suínos e aves são de propriedade das empresas.


Enquanto a maioria dos municípios da região já encaminhou decreto de situação de emergência ao estado devido à estiagem, Tunápolis ainda não emitiu. O prefeito MARINO FREY explica que obter decreto de situação de emergência é algo complexo e lembra que o requisito básico para o estado validar é a questão da falta de água para consumo humano. Segundo FREY, devido aos investimentos realizados pelo município, o abastecimento para consumo humano ainda não é um problema em Tunápolis. Ele salienta que após a instalação da nova adutora que leva água do Rio Peperi para a estação de tratamento da sede municipal, de 110 milímetros, entre 600 a 700 mil litros de água por dia são tratados e distribuídos para o município. MARINO FREY enfatiza que inclusive reuniu-se com membros da Defesa Civil na segunda-feira para discutir a situação da água. O prefeito e a secretária de Agricultura também visitaram praticamente todas as comunidades, mananciais de água e riachos para verificar a realidade.


O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, ressalta que a população pode ficar tranquila, pois a Defesa Civil está mobilizada e assim que os dados necessários estiverem reunidos para embasar o decreto, ele deverá ser encaminhado. Mesmo que o decreto seja emitido, segundo o prefeito, o município não vai proibir realização de eventos, pois isso seria uma restrição em casos mais severos, como no decreto de calamidade pública. A prefeitura reuniu ontem representantes das entidades para discutir sobre o assunto e também para definir o calendário de eventos do próximo ano. FREY reforça que o decreto de emergência não obriga a suspensão de eventos sociais e vai conversar com representantes de entidades e autoridades específicas do setor para analisar a possibilidade de suspender os eventos.


Para ajudar os produtores no abastecimento de água, MARINO FREY salienta que Tunápolis decretou na última semana a ampliação dos trabalhos de horas/máquina, através do Programa Mais Serviços. O número de horas de máquinas que o produtor pode utilizar, com direito a subsídio, passou de 10 para 18. No caso da abertura de açudes, fontes ou cisternas, o agricultor terá direito a mais 12 horas por máquina, totalizando 30 horas de serviço subsidiado. O prefeito de Tunápolis comenta que a maioria dos agricultores que dispõe de distribuidor já fazem o transporte há várias semanas. FREY salienta que a administração também credenciou caminhões tanque para transportar água nas propriedades que não tem distribuidor ou recursos próprios para esse serviço. O valor do subsídio para credenciamento de caminhões tanque é de 30 reais por hora de transporte. Segundo MARINO FREY, os agricultores apenas precisam ligar para as empresas credenciadas e o caminhão, dentro da sua programação, fará o transporte de água para consumo animal no interior do município.


O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, ressalta que o município também transporta água de um açude grande em direção à comunidade de Pitangueira. Já o Rio Macaco Branco tem volume razoável de água, assim como o Peperi, e podem servir para o abastecimento, enquanto os demais riachos já estão secos. FREY constata que uma precipitação de 40 a 50 milímetros não irá resolver o problema da água na região. Lembra que na última semana, por exemplo, havia 90 por cento de chance de chuva, e ela acabou não acontecendo, o que poderá se repetir nessa semana. Conforme MARINO FREY, somente chuvas contínuas vão melhorar a situação.


-HOMEM FAZ AMEAÇAS DE MORTE EM BAR E ACABA SENDO AGREDIDO

-SEIS PESSOAS SÃO DETIDAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO


Pelo menos cinco ocorrências de posse ou encontro de drogas foram registradas nesta terça-feira, todas elas em SMO. Na manhã de ontem, a Polícia Militar, por intermédio do canil, encontrou 111.8 gramas de maconha numa embalagem, em área de mata às margens da estrada no Bairro São Gotardo. A droga foi localizada pelo cão de faro. Por volta do meio dia de ontem, o condutor de um veículo foi flagrado sem carteira de habilitação na Rua José Bernardi, Bairro Progresso. Em busca veicular foi encontrada droga na carteira de um dos dois homens que estavam no carro. O veículo não portava o pneu sobressalente sendo, também, a proprietária autuada. O carro foi liberado para pessoa habilitada, confeccionado termo circunstanciado para as infrações de trânsito e apreendida a droga.


Ainda na noite de ontem, por volta das 21 horas a Polícia Militar recebeu informações de populares de que no mato havia alguns pés de maconha plantados. O registro foi próximo à Rua Claudionor Sarturi, Bairro São Jorge. A guarnição entrou no mato e localizou quatro pés de maconha, com aproximadamente 50 centímetros cada. Próximo ao local foi abordado um homem, o qual informou ser usuário de maconha e se mostrou preocupado com a apreensão da droga. As plantas foram recolhidas.


A Polícia Militar registrou por volta das 19h desta terça-feira uma ocorrência de lesão corporal em um bar localizado na Rodoviária de Descanso. De acordo com a PM, o homem chegou ao local alcoolizado e começou a ameaçar de morte os frequentadores do bar. Uma das pessoas que estava lá foi tirar satisfação e agrediu o homem com um chute. O mesmo acabou caindo e batendo a cabeça no chão. Conforme a PM, o autor das ameaças é conhecido e já teria se envolvido em outras brigas na cidade nos últimos dias. Logo após a confusão, o Corpo de Bombeiros foi acionado e o homem encaminhado ao Hospital Regional.


Homem com mandado em aberto por tráfico de drogas foi preso em Iporã do Oeste. O cumprimento do mandado de prisão foi efetuado por volta das 13h desta terça-feira. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na Linha Faic, interior do município. A guarnição da PM de Iporã do Oeste, com auxílio da Polícia Militar Rodoviária, deslocou-se até a residência de um homem, o qual possuía em seu desfavor um mandado de prisão por cumprimento de sentença definitiva por tráfico de drogas. O homem foi preso.


Outros cinco mandados de busca e apreensão foram realizados nesta terça, todos no município de Princesa. Foi numa operação da Polícia Civil da Comarca de São José do Cedro, contra o tráfico de drogas. A operação iniciou após análise de celulares apreendidos pela Polícia Civil. Ao todo, 19 policiais civis de São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Descanso, Anchieta e Dionísio Cerqueira, com apoio da PM, de Princesa, estiveram envolvidos. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo duas delas na área rural do município de Princesa. Em uma das residências foram encontradas dez gramas de entorpecentes e dinheiro em espécie. Um homem de aproximadamente 25 anos foi encaminhado para a delegacia, onde foi preso.


As investigações seguem nos próximos dias e em janeiro a delegacia deve concluir este inquérito contra o tráfico de drogas na região. A polícia suspeita que haja relação comercial entre os envolvidos dos municípios de Guarujá do Sul e Princesa. Segundo o delegado SANDRO ZANCANARO, responsável pela Comarca de São José do Cedro, as cidades fornecedoras dos entorpecentes são Dionísio Cerqueira, Barracão/PR e Bernardo de Irigoyen, na Argentina.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.