-CAIXA ECONÔMICA PAGA HOJE ÚLTIMA PARCELA DO AUXILIO EMERGENCIAL
-APÓS DECISÃO JUDICIAL, GOVERNO AMPLIA RESTRIÇÕES A HOTÉIS E EVENTOS EM SC
-PACIENTES COM SUSPEITA DE COVID ATRASAM BUSCA POR TRATAMENTO
-NOVO COMANDANTE DA PM DE ITAPIRANGA APOIA PROJETOS SOCIAIS
-JOVEM LANÇA LIVRO SOBRE ORATÓRIA APÓS SUPERAR MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
-COMARCA DE ITAPIRANGA REDUZ NÚMERO DE PROCESSOS EM 2020
-CRIANÇA MORRE EM ACIDENTE COM TRATOR
-BOMBEIROS RESGATAM MENINO QUE ESTAVA DESAPARECIDO EM RIQUEZA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
25 dos 27 países da União Europeia já começaram a vacinação contra Covid-19. Bélgica, Luxemburgo e Letônia começaram a vacinar a população nesta segunda-feira. Os dois que faltam, Irlanda e Holanda, devem começar na terça e em janeiro, respectivamente. A União Europeia começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no domingo. Contando os europeus, ao menos 42 países em todo o mundo já começaram a imunizar a população. A Argentina começa a vacinação contra a covid nesta terça-feira.
O presidente da Bolívia, LUIS ARCE, promulgou nesta segunda-feira um imposto sobre as fortunas superiores a 30 milhões de bolivianos, ou seja, quatro milhões e 300 mil dólares, que irá atingir 152 pessoas. Via Twitter, o presidente afirmou que a medida serve "para a redistribuição da riqueza na Bolívia”. O presidente assinou a norma, aprovada nos últimos dias pelo Congresso, controlado pelo governante Movimento ao Socialismo por ampla maioria. A lei estabelece porcentagens graduais para o pagamento da alíquota.
O Senado da Argentina decide em sessão nesta terça-feira se aprova o projeto de lei de autoria do governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ para legalizar o aborto no país. De acordo com o jornal "Clarín", o resultado ainda é incerto. Um levantamento com os senadores indica que há 33 votos favoráveis à legalização e 32 contra. No entanto, há cinco votos indecisos, além das abstenções consideradas certas. Na câmara, o projeto foi aprovado com 31 votos favoráveis e 117 contrários.
A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira a última parcela do Auxílio Emergencial a três milhões e 200 mil brasileiros. Com isso, o governo encerra o calendário de pagamentos do programa lançado em abril deste ano para apoiar trabalhadores autônomos e desempregados afetados pela pandemia e que socorreu um total de 68 milhões de pessoas. O ciclo de pagamentos chega ao fim e até o momento não há qualquer nenhuma indicação de que haverá um novo auxílio em 2021 ou lançamento de um novo programa social ou substituto do Bolsa Família.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, estimou nesta segunda-feira que a nova lei de falências deve dobrar o percentual de recuperação das empresas no país. Aprovada pelo Congresso Nacional em novembro e sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO no último dia 24, a nova lei cria regras mais vantajosas para empresas financiarem dívidas federais. Segundo dados apresentados pelo secretário nesta sexta, a taxa de recuperação dos credores na América Latina foi de 30 por cento em 2018, enquanto no Brasil, de 14 vírgula nove.
A Petrobras informou nesta segunda-feira que vai elevar em quatro por cento o preço médio do diesel em suas refinarias e em cinco por cento o da gasolina a partir de hoje. O anúncio ocorre em meio a uma alta do petróleo nas últimas semanas e uma desvalorização do real frente ao dólar nos últimos dias. A nova alta no preço dos combustíveis foi a segunda anunciada em duas semanas. O repasse para o consumidor vai depender de outras questões, como margem na revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.
Santa Catarina registrou dois mil 82 casos de covid-19 e 43 mortes nesta segunda-feira segundo dados da Secretaria de Estada da Saúde. Com isso, o Estado chegou a 482 mil 129 pessoas infectadas e cinco mil e 82 mortes pelo novo coronavírus. Do total de infectados, 459 mil 977 se recuperaram e 17 mil e 70 são considerados casos ativos, quando o paciente está com o vírus e pode infectar outras pessoas. A ocupação geral de leitos de Unidade de Terapia Intensiva na rede pública ficou em 83 vírgula dois por cento.
Uma “Carta Aberta à Sociedade Catarinense”, assinada por 20 entidades ligadas ao turismo estadual, foi divulgada ontem, em apoio as decisões do governo estadual de flexibilização das regras de atuação do setor hoteleiro e da área de eventos. O documento pede bom senso às autoridades, já que medidas de proteção da população foram adotadas por hotéis, pousadas e as empresas envolvidas no turismo catarinense. O documento destaca que até agora não há uma única notícia de embargo ou punição a hotel ou pousada por desrespeito as normas de proteção sanitária em Santa Catarina.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, publicou uma portaria na noite desta segunda-feira para atender a decisão judicial sobre a ocupação de hotéis, pousadas e albergues, a abertura de casas noturnas, pubs e casas de shows e a realização de eventos sociais em Santa Catarina durante a pandemia de Covid-19. Com isso, voltam a valer as antigas portarias. No dia 18, o governo emitiu uma portaria flexibilizando os setores, no entanto, o Ministério Público entrou com uma ação na Justiça, que foi acatada em decisão judicial. O Governo ainda está recorrendo dessa decisão, mas acatou a ordem e publicou uma nova portaria reestabelecendo as restrições como proibição de eventos e limitação da ocupação nos hotéis.
Novo comandante da PM de Itapiranga possui experiencias em projetos sociais. O segundo sargento FLÁVIO PAULUS, assume o primeiro Grupamento da Polícia Militar após o segundo Pelotão ter sido desativado por falta de oficiais no comando. Ele destaca que ainda não tem previsão para ato oficial de troca de comando. Em virtude das festividades de fim de ano a formalidade do Batalhão da Polícia Militar deve ficar para janeiro. FLÁVIO PAULUS destaca que assumiu o comando por ser o praça mais antigo em atividade em Itapiranga. Ele considera que ficará mais fácil tomar decisões de casos locais e faz elogios ao grupo de policiais que atua no município.
Programas sociais serão mantidos pela PM de Itapiranga. O comandante, sargento FLÁVIO PAULUS coordenou os trabalhos do Proerd por 15 anos. Ele possui experiencias em programas sociais e deve aprimorar alguns trabalhos desenvolvidos. O comandante ressalta que a prioridade é manter a ordem pública com trabalho preventivo. O sargento relata que o maior problema em Itapiranga está relacionado a perturbação do sossego público. Segundo PAULUS, a comunidade precisa apoiar e se identificar nas denúncias para facilitar apreensão de som e até prisão dos envolvidos. FLÁVIO PAULUS possui 28 anos de atuação na Polícia Militar. Em quase três décadas percebeu mudanças e aproximação da PM com a comunidade, principalmente por meio de programas sociais.
Semana deve ser de instabilidade e frio deve marcar começo de 2021. Esta última semana de 2020 deve ser marcada por calor excessivo e instabilidade em quase toda a região Extremo Oeste. Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO, até amanhã as temperaturas devem chegar aos 39 graus em pontos da região de Itapiranga. Na área de SJCedro até Dionísio Cerqueira e previsão é cerca de 34 a 36 graus. Até lá, não estão descartadas pancadas isoladas de chuva com riscos de temporais isolados com granizo e vento em algumas localidades. De acordo com ele, já na quinta-feira, uma frente fria avança pela região trazendo chuva e queda na temperatura. COUTINHO acredita que para a virada de ano não deverá haver chuva. O agrônomo revelou que o início de 2021 deve ser marcado pelas baixas temperaturas para a época do ano. Ele disse que essa previsão deve permanecer pelo menos até o dia 10 de janeiro na região.
Hospital Regional do Extremo Oeste completou 10 anos de fundação no domingo. A estrutura foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 2010. Os primeiros atendimentos ocorreram no dia 17 de janeiro, 20 dias após o ato inaugural. A obra, que teve início em 2006, foi custeada pelo Governo do Estado de Santa Catarina. O investimento foi de 17 milhões de reais. Desde seu início, o Hospital foi administrada por Organizações Sociais que passaram por processo de seleção. De 2011 a 2015, a gestão foi feita pelo São Camilo e desde 2015 o hospital é gerido pelo Instituto Santé. O atendimento é 100 por cento via Sistema Único de Saúde com repasse mensal do Governo do Estado.
Aumento de casos de Covid-19 deixa saúde em alerta. São João do Oeste intensifica medidas para evitar a propagação do novo Coronavírus. De acordo com o secretário de Saúde, VÍTUS RITTER, o boletim de informações é atualizado sempre até às 17 horas e tem registrado números preocupantes. Na avaliação do secretário é preciso continuar tomando medidas de prevenção, o período requer aumento de cuidados. RITTER reconhece que São João do Oeste também está aumentando número de casos positivos e todos precisam fazer sua parte. A preocupação está com a falta de leitos na região para tratamento de pacientes graves. Hospitais credenciados registram aumento de pacientes e até mesmo a referência em tratamento no Hospital Regional de São Miguel do Oeste enfrenta lotação.
Pacientes estão buscando tratamento já em situação grave. Para evitar isolamento, as pessoas demoram a buscar atendimento médico quando surgem os primeiros sintomas do novo Coronavírus. Segundo o secretário, VITUS RITTER, os pacientes estão procurando a unidade de saúde ou hospital já em situação mais grave. Destaca que ontem houve transferência de três novos pacientes para referência de tratamento. De acordo com VITUS RITTER, o município possui quatro pacientes internados, sendo dois confirmados e dois com suspeitas de Covid-19. São João do Oeste já registrou cinco mortes pelo novo Coronavírus. O desafio no momento é conscientizar as pessoas da necessidade de continuar a prevenção e cuidados como evitar aglomeração e manter as medidas de isolamento.
Em poucos dias, Tunápolis registra dois óbitos por Covid. No sábado uma mulher de 35 anos morreu na UTI do hospital regional de SMOeste após vários dias internada por complicações em decorrência do coronavírus. Já nesta segunda-feira, mais uma mulher, de 59 anos, também moradora da cidade, morreu vítima da Covid. O secretário de Saúde, CARLOS BAUMGRATZ, afirma que a situação é preocupante e o município passa pelo momento mais crítico da pandemia. Ele cita que as medidas preventivas foram reforçadas com a suspensão de jogos de esporte coletivos, a interdição dos parques infantis, a ocupação de apenas 30% das igrejas, além da suspensão das celebrações em algumas comunidades. BAUMGARTZ enfatiza que a unidade de saúde está recebendo muitas pessoas, e o apelo é que o atendimento seja procurado somente em caso de emergência. Na tarde de hoje novo boletim será divulgado, atualizando os dados da Covid no município.
Sala de vacinas de Tunápolis disponibiliza de atendimento remoto a população. Segundo a responsável pela sala de vacinas em Tunápolis, MARCIANE IMMICH, devido às restrições da pandemia, o setor passou a disponibilizar de um número de WhatsApp a população. O número é o 991816812. Ela explica que pelo aplicativo os munícipes podem encaminhar uma foto da caderneta de saúde em que é feita a conferência se há alguma vacina pendente. MARCIANE enfatiza que apesar da pandemia, foi possível atingir 100% da imunização de todas as vacinas que estavam no calendário deste ano. Ela lembra que também pelo número de WhatsApp os pais ou responsáveis são comunicados sobre a vacina em aberta do filho ou a campanha em andamento, e é agendada a vacinação. A responsável pela sala de vacinas lembra que em caso de viagens a caderneta de vacinas deve sempre estar junto com a documentação.
Sindicatos da Fetaesc adéquam planejamento em ano atípico e projetam demandas para 2021. De acordo com o presidente dos 19 sindicatos da microrregião Três Fronteiras, VANDERLEY RUTKOSKI, a agricultura foi diretamente afetada neste ano com as situações adversas, como estiagem, tornado e pandemia. Para tanto, o presidente comenta que o ano atípico exigiu mais empenho dos sindicalistas na cobrança de auxílios para a agricultura familiar. Com a impossibilidade dos encontros presenciais, RUTKOSKI cita que os sindicatos e a federação promoveram vídeo-conferências, com o objetivo de discutir e levantar demandas da agricultura, que foram apresentadas aos governos do estado e da união. Entre os pedidos atendidos, o presidente aponta o programa emergencial do troca-troca em que cada agricultor teve direito a três sacas de semente de milho para replantar as áreas danificadas pela seca.
Outra demanda atendida, conforme o presidente da microrregião Três Fronteiras, foi que após a vistoria para acionar o seguro as áreas de milho pudessem ser aproveitadas para alimentação do gado. VANDERLEY RUTKOSKI ressalta que neste ano foi necessário fazer um re-planejamento das ações, considerando as novas demandas que surgiram. Ele afirma que ainda antes da pandemia, em fevereiro, os sindicalistas já faziam a cobrança para a melhora no preço do leite, mais recursos para o Plano Safra e a renegociação de juros, conquistando a redução nas taxas para os investimentos pelos agricultores. O presidente cita que houve também muita cobrança para melhorias nos encaminhamentos de benefícios previdenciários, pois houve dificuldade durante o ano devido a readequação do sistema para atendimentos online. Garantia de preço para a produção, redução dos juros e renegociação das dívidas estão entre as principais pautas para 2021.
Jovem lança livro sobre oratória após superar medo de falar em público. LEONARDO AMES, nascido em Itapiranga e atualmente morador de Gaspar é um exemplo de superação na oratória. Ele lançou o livro, A Chave da Oratória, Supere seu medo de falar em público e já prepara novo livro sobre o tema. O jovem vive em Gaspar desde 2012, e foi lá que teve experiencias negativas e também de superação para falar em público. Autor de dois livros, um já com sucesso e outro que será lançado em janeiro, o jovem que passou para o terceiro ano do ensino médio relata a importância de superar o medo de falar em público. Ele destaca que superou dificuldades de comunicação e já exerce cargos de liderança em sua cidade, no estado e no Brasil. Atualmente LEONARDO é presidente da Interact Brasil, uma organização que engloba mais de 10 mil jovens líderes pelo país.
No ano de 2018 LEONARDO AMES representou Santa Catarina no Concurso Nacional de Oratória, onde conquistou o terceiro lugar, na cidade de Mariana, Minas Gerais. O jovem estudante e escritor destaca que ninguém domina completamente a habilidade da oratória e por isso ele segue se dedicando para evoluir mais. O interesse em lançar o livro foi para dar oportunidade para pessoas que não possuem acesso a concursos de oratória. LEONARDO AMES, se define como uma pessoa tímida, mas que consegue se soltar em público e falar com tranquilidade. Ele destaca que o medo de falar em público causa ansiedade e até pânico do julgamento e críticas do público. O jovem avalia que o livro pode contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que utilizarem a oratória na sua rotina.
Expressão corporal representa 93 por cento da comunicação. Gestos e tons de voz estão entre as melhores formas das pessoas se comunicarem. O estudante e escritor, LEONARDO AMES salienta que apenas sete por cento da comunicação ocorre por meio da fala. Ele defende maior espaço para oratória nas escolas como forma de desenvolvimento dos alunos. O livro, A Chave da Oratória Supere seu medo de falar em público foi lançado em novembro. O segundo livro sobre o tema teve mais de mil exemplares vendidos no pré lançamento. A meta é atingir 30 mil livros. Em Janeiro será lançado o “Oratória nas Escolas” - um livro dedicado para estudantes de escolas públicas para que possam desenvolver a habilidade de falar em público. A ideia de levá-lo até as escolas públicas de todo o país.
Trabalho judiciário registra avanços em 2020. A Comarca de Itapiranga mantém produtividade, mesmo com pandemia. Conforme o juiz, RODRIGO PEREIRA ANTUNES, o ano foi de intenso trabalho no Poder Judiciário na comarca de Itapiranga, que integra ainda os municípios de São João do Oeste e Tunápolis, além de Iporã do Oeste no processo eleitoral. Cita que este ano a comarca atingiu o percentual de 100 por cento de processos digitais no sistema utilizado no Poder Judiciário de Santa Catarina. O juiz lembra que desde 2018 não existem processos físicos em andamento, sendo que a comarca 100 digital facilita o dia-a-dia do trabalho forense. De acordo com RODRIGO PEREIRA ANTUNES, a pandemia forçou a suspensão de atendimento presencial a partir de meados de março e causou dificuldades de manutenção de audiências. Este momento é fundamental para colher os depoimentos das testemunhas.
Com pandemia mudou rotina de trabalho no Fórum. Mudanças incluem uso de tecnologias. Conforme o juiz da Comarca de Itapiranga foram cancelados mais de 700 audiências por consequências do isolamento provocado pela pandemia. Segundo RODRIGO PEREIRA ANTUNES, foram implantadas as audiências de conciliação, com uso de ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo Poder Judiciário de Santa Catarina. Foi necessário um período inicial de experiência porém com bom andamento o que terá repercussão e manutenção no futuro com novo sistemas de trabalho. ANTUNES avalia que são necessárias adaptações constantes para evitar discriminação com os mais vulneráveis, sem acesso pleno ainda à internet.
No comparativo com o ano de 2019, houve redução de 5,57 por cento no acervo processual na comarca de Itapiranga. Em 2020 houve divulgação de mil 966 sentenças, três mil 212 decisões e nove mil 133 despachos. Foram realizadas 600 audiências, com 116 acordos realizados. Houve, também, realização de um júri, o primeiro transmitido ao vivo pelo canal YouTube no Estado de Santa Catarina. O juiz, RODRIGO PEREIRA ANTUNES, no dia 20 de dezembro iniciou o recesso forense, que se estenderá até seis de janeiro de 2021. Neste período os casos urgentes serão atendidos em regime de plantão, 24 horas. No dia sete de janeiro o expediente no Fórum se normaliza, com reinício das atividades, mantendo-se o atendimento restrito no Fórum, em razão da pandemia. A partir de fevereiro reiniciarão as audiências de conciliação e instrução, por videoconferência.
PM de Itapiranga flagra homem dirigindo com lata de cerveja na mão. A guarnição da Polícia Militar de Itapiranga realizava rondas na tarde de ontem, por volta das 15 horas e 30 minutos, na Avenida Beira Rio. Os policiais abordaram um motorista de um veículo Golf de cor vermelha. Homem, natural de Itapiranga, de 37 anos, não apresentou habilitação. Durante a abordagem foi constatada que ele dirigia segurando uma lata de cerveja na mão. O homem recusou o teste de bafômetro e foi encaminhado à delegacia. Após os procedimentos foi liberado. A polícia destaca que conforme consta no código penal, o motorista poderá ter pena de 15 dias a seis meses, além de multa.
Operação Veraneio em São João do Oeste possui reforço policial em dias de maior movimento. Trabalho ocorre em virtude do aumento de turistas nesta época do ano. Policiais de Itapiranga contribuem no trabalho preventivo, principalmente em decorrência da maior procura de pessoas ao Termas. A Polícia Militar de São João do Oeste também está intensificando a fiscalização de trânsito, durante operação Veraneio. No fim de semana foram apreendidas quatro Carteira de Habilitação por recusa de bafômetro. Um veículo foi recolhido e ainda foram efetuadas diversas notificações.
Colisão lateral entre dois veículos deixa feridos em SMOeste. Um grave acidente envolvendo um Classic e um Chery Tiggo por volta das 13h15 desta segunda-feira, deixou duas pessoas feridas. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Quinze de Novembro com a Arno Schwanback no bairro São Jorge. De acordo com o condutor do Classic, ele fazia sentido BairroCentro pela XV de Novembro quando o motorista do outro veículo cortou a frente causando a colisão. Com a batida o carro tombou sob a via. No Tiggo havia três ocupantes que foram retirados do veículo sem ferimentos graves. Eles foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional para atendimento médico. O trânsito ficou lento no local. A PM fez o controle e atendeu a ocorrência.
Bombeiros resgatam criança que estava desaparecida em Riqueza. Desde a noite desta segunda-feira, estavam sendo feitas buscas a um menino de 13 anos, que havia saído de casa para caçar com os cães, mas só os animais voltaram para a residência. O fato ocorreu na linha Riqueza, interior de Riqueza. Na manhã desta terça-feira, os bombeiros de Iporã do Oeste foram informados de que o menino havia sido localizado caído em um local de difícil acesso. A guarnição se deslocou ao local com caminhão e ambulância para fazer o resgate. O menino foi resgatado com ferimentos graves nas pernas e rosto. O helicóptero do Saer Sara foi acionado para fazer a transferência imediata até o Hospital Regional de Chapecó.
Criança morre atropelada por trator no interior de Flor do Sertão. ALEXANDRE GIACOMELLI, de 10 anos, estava em pé sobre os braços traseiros do hidráulico quando teria se desiquilibrado, caído sobre um dos rodados e sido puxado para baixo do para-lama. Ele foi atropelado e morreu na hora. O acidente ocorreu por volta das 16h30 em Linha Sarandi. O condutor do trator, de 24 anos, disse à Polícia Militar que auxiliava moradores na confecção de silagem e se deslocava para uma lavoura no momento do acidente. O irmão da vítima, de 18 anos, também era transportado na parte traseira do trator. Ele relatou que não percebeu que o menino havia subido e não percebeu o momento em que ocorreu o atropelamento. Ele foi avisado por populares sobre o fato e parou para prestar socorro. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima já estava sem os sinais vitais. O condutor passou pelo teste do bafômetro que não apontou indícios de álcool.