ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 29 11 2023

-SENADO APROVA PROJETO QUE ACELERA REGISTRO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL

-SC DEVE TER AUMENTO DE 146% DE TURISTAS INTERNACIONAIS NO VERÃO

-SINDICATO DOS TRABALHADORES TERÁ ASSEMBLEIA PARA DISCUTIR ORÇAMENTO DE 2024

-MUNICÍPIO RECEBE SOMENTE TRES PROJETOS PARA ACESSAR RECURSOS DO FUNDO DA INFANCIA

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO TEM 25 CANDIDATOS PARA ELEIÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO SER ATROPELADO POR VEÍCULO NO CENTRO DA CIDADE

-MOTORISTA EMBRIGADO FICA FERIDO DEPOIS DE COLIDIR EM ROTAS E ATINGIR VEÍCULO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 29 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.

Os 41 operários indianos que haviam ficado presos em um túnel dentro do Himalaia foram resgatados nesta terça-feira. Os funcionários trabalhavam na perfuração de um túnel no Himalaia, em um megaprojeto do governo indiano para criar uma ligação entre templos hindus no norte da Índia e é atravessado pela cadeia de montanhas. Durante as perfurações, parte do teto do túnel desabou, deixando o grupo isolado. Eles ficaram presos no local por 17 dias. Nesta terça, as equipes de resgate conseguiram alcançar os operários, que foram puxados individualmente por macas com rodas através de um tubo de aço de 90 centímetros de largura.

A trégua prevista no acordo entre Israel e Hamas chega ao último dia nesta quarta. As autoridades internacionais pedem por uma prorrogação da pausa humanitária. Até agora, o número de mortes no conflito chega a 13 mil 702, mil 402 do lado israelense e 12 mil e 300 na Faixa de Gaza, segundo o governo do Hamas. O Papa Francisco pediu nesta quarta-feira para que os dois governos continuem a trégua. Ele também pediu pela libertação de todos os reféns e pela entrada de recursos humanitários em Gaza para ajudar a população. Nesta terça-feira, um quinto grupo de reféns que estava sendo mantido pelo Hamas na Faixa de Gaza foi solto, segundo a Cruz Vermelha. Em troca, 30 palestinos detidos por Israel, 15 homens e 15 mulheres, foram libertados de prisões israelenses.

Os países do Mercosul chegaram a um acordo para criar uma área de livre comércio entre o bloco econômico e Singapura. O acordo – o primeiro entre o grupo sul-americano e um país do Sudeste Asiático – vai permitir a ambos os lados ampliar os fluxos comerciais, ter maior previsibilidade e melhores condições para a ampliação de investimentos. Segundo fontes envolvidas nas negociações, o acordo será anunciado no dia 7 de dezembro, na cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro. Para entrar em vigor, o acerto ainda terá que ser ratificado pelos deputados dos países incluídos. Singapura é um dos maiores investidores financeiros no Brasil por meio de fundos soberanos, sobretudo em saneamento e infraestrutura.

Um grupo de 46 deputados federais da oposição acionou a Procuradoria-Geral da República, nesta terça-feira, para pedir investigação sobre a suposta prática de “rachadinha” pelo também deputado ANDRÉ JANONES do Avante de Minas Gerais. Os parlamentares alegam que JANONES teria praticado crime de peculato e ato de improbidade administrativa com enriquecimento ilícito e lesão ao erário. O termo “rachadinha” é usado para descrever a prática de repasse de parte do salário de um assessor ou funcionário público para o parlamentar ou partido que emprega o funcionário. Um ex-assessor do deputado mineiro afirmou que era comum a prática de “rachadinha” entre funcionários no gabinete parlamentar em Brasília. JANONES negou a prática.

Quatro frentes parlamentares do Congresso organizaram um ato nesta terça-feira para entregar ao presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, um manifesto contra o veto do presidente LULA à desoneração da folha de pagamento. Na última quinta-feira, Lula vetou integralmente o projeto que prorrogava a medida até 31 de dezembro de 2027. A desoneração é a permissão para que empresas de 17 setores da economia substituam a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta do empreendimento, que varia de um a quatro e meio por cento, de acordo com o setor e serviço prestado. No documento, parlamentares afirmam que a medida "tem sido fundamental para a manutenção e geração de empregos em setores chave da economia, como as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos, de proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário".

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que regulamenta e acelera o processo de registro de agrotóxicos no Brasil. O texto seguirá para a sanção do presidente LULA. O projeto já havia sido aprovado pelo Senado, mas voltou à análise dos senadores porque foi alterado pela Câmara. Relator da proposta, o senador FABIANO CONTARATO do PT do Espirito Santo construiu um "meio-termo" entre o pleito do agro e os parlamentares do governo. Segundo a proposta aprovada, os processos de concessão e reavaliação de registros desses produtos deverão seguir prazos. O projeto também estabelece uma taxa do procedimento de avaliação, que será definida posteriormente.

Dados da EpagriCiram apontam que neste ano, em todo o Estado, Santa Catarina teve apenas 48 dias sem chuva. Ou seja, a cada dez dias, oito tiveram registro de precipitação. Conforme o levantamento, até 28 de novembro houve a ocorrência de chuva em 284 dias, levando em consideração todas as cidades catarinense, o equivalente a 85 por cento do total. Para que o dia seja considerado chuvoso, é necessário que tenha uma precipitação acima de um milímetro, como prevê a Organização Mundial Meteorológica. Ainda segundo a Epagri, o município com o maior acúmulo de chuva em um único dia foi Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Em 16 de junho, choveu 254 milímetros quase quatro vezes mais que a média mensal da região, que é de 70 milímetros.

A Federação Catarinenses dos Municípios decidiu ingressar com uma Reclamação Constitucional junto ao Supremo Tribunal Federal, com pedido para adiar as mudanças na divisão do salário-educação. O novo cálculo, que entra em vigor em 2024, representa um corte de 176 milhões para as prefeituras do Estado. A alteração foi definida pelo STF no ano passado, em resposta a uma ação movida pelos estados do Nordeste. Foi determinado que o salário-educação será dividido conforme o número de matrículas. Até este ano, o cálculo também levava em conta a arrecadação. Santa Catarina é um dos seis estados que irão perder recursos com a mudança. De acordo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a perda média em SC é de 29 vírgula oito por cento.

O estado deve receber 146 por cento a mais de turistas internacionais, se comparado a 2022. A maior parcela deve ser de argentinos, seguidos de chilenos e paraguaios. As informações são do Almanach, Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina. Além disso, os dados apontam que haverá um aumento no fluxo aéreo de 10 por cento comparado com o ano anterior. O fluxo marítimo também deve apresentar um crescimento de 62 por cento. Balneário Camboriú com cinco navios, Itajaí com quatro e Porto Belo com três, terão mais embarcações previstas para 2023, e, no total, serão ofertados 370 mil leitos. O Almanach também apontou que haverá um aumento de 17 por cento nos trabalhos informais durante a temporada de verão, especialmente nas áreas de alimentação, hospedagem, atividades culturais e desportivas, transporte e agências de viagem.

A Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina vai promover, neste final de semana, o último Leilão de Gado Geral do ano. O remate está marcado para o sábado, a partir da uma e meia da tarde no parque de exposições Rineu Gransotto. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Pampa no YouTube, por meio do site Pampa Remates. De acordo com o presidente da entidade, CLOVIS BOFF, serão comercializados cerca de 450 animais para recria e engorda. A previsão é de que todos os lotes sejam vendidos. O recebimento dos animais ocorre na sexta, entre uma e meia e seis da tarde e no sábado pela manhã.

Mais de quatro mil itens de ajuda às vítimas das enchentes em Santa Catarina foram arrecadados nesta semana nas regionais Oeste e Extremo-Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina. O material foi doado por colaboradores e parceiros da campanha de apoio aos atingidos. Também houve arrecadação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes das duas regionais. Foram recolhidos mil e 300 produtos de limpeza, dois mil litros de água, 250 litros de leite, 150 quilos de alimentos e 40 caixas com roupas, roupas de cama e calçados, entre outros itens. Os donativos foram encaminhados a famílias de Trombudo Central, uma das 11 cidades que até esta sexta-feira haviam decretado calamidade pública por causa das chuvas iniciadas na semana passada.

Termina na semana que vemprazo para solicitar a inclusão no “IPTU Social” no município de Descanso. O pedido deve ser protocolado no setor de Protocolo da Prefeitura. De acordo com o texto da lei, os imóveis de propriedade de pessoas físicas que atendam aos critérios estabelecidos podem solicitar a isenção do IPTU. Entre os beneficiados estão idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, BPC-LOAS, que possuem um único imóvel urbano e nele residem; e que recebam proventos de até dois salários mínimos, se residirem sozinhos, ou dois salários mínimos e meio se residirem até duas pessoas. Também tem direito a isenção, portadores de deficiência, doenças graves ou terminais.

Para ter acesso a isenção do IPTU social, os proprietários de imóveis em Descanso devem comprovar o pagamento do imposto em anos anteriores. A informação é do secretário de Administração, MAIKO BONAMIGO. Ele explicou que a lei dará isenção somente ao IPTU, não abrangendo a taxa de coleta de lixo. Dessa forma, os beneficiários continuam responsáveis pelo pagamento dessa taxa. O secretário ressaltou a importância da iniciativa afirmando que o acesso ao benefício é simples e rápido, sem burocracia. Além disso, de acordo com MAIKO, a isenção do IPTU é um auxilio financeiro importante para muitas famílias.

O município de Paraíso abriu, nesta terça-feira, o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado emergencial para a contratação de assistente administrativo. A vaga é para preenchimento de cadastro de reserva da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento. O valor do salário é de cerca de mil e 600 reais e é necessário ter, pelo menos, o ensino médio. As inscrições vão até a próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, na prefeitura. A avaliação será por prova de títulos. O resultado deve ser divulgado na terça-feira, dia cinco de dezembro.

O décimo quarto RCMEC vai realizar, no próximo sábado, o primeiro encontrão dos lanceiros. O evento está confirmado para a área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. O objetivo da atividade é marcar os 50 anos da chegada dos pioneiros do primeiro Esquadrão Independente de Cavalaria e do primeiro Esquadrão do vigésimo primeiro Regimento de Cavalaria Mecanizado, além dos 35 anos da chegada do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado em São Miguel do Oeste. Durante todo o dia serão realizadas exposições de materiais e viaturas militares, apresentações culturais e a celebração de uma formatura. O evento também integra a programação dos 70 anos de emancipação política do município.

O sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste vai realizar nesta semana uma assembleia para apresentar o orçamento de 2024 para os associados. A informação é do presidente, LIRIO WATHIER. De acordo com ele, a ação está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira, dia primeiro de dezembro, no auditório do Sicoob. A primeira chamada será a uma e meia da tarde e a segunda chamada às duas horas. Segundo WATHIER, na parte da manhã haverá uma reunião com a diretoria e conselho fiscal do Sindicato para apresentar as projeções feitas para o próximo ano. Ele frisou que o sindicato tem obrigação anual de fazer a assembleia com os associados para divulgar os valores já definidos. Para o sindicalista, a participação dos agricultores é de extrema importância nesse momento e frisou que não se trata de uma prestação de contas, mas sim, de apresentar o orçamento para 2024.

O sindicato dos trabalhadores rurais espera um bom número de associados na assembleia geral marcada para a próxima sexta-feira. A projeção é do presidente LIRIO WATHIER. Ele citou que o encontro é fundamental para exercer a transparência do trabalho prestado pelo Sindicato na busca de soluções. Além da discussão sobre o orçamento, a assembleia também vai abordar outros temas, como a situação do leite. De acordo com WATHIER, o sindicato e a federação estão trabalhando intensamente nessa questão, com conversas e cobrança tanto no governo do estado quanto no governo federal. O sindicalista admitiu que, mesmo com as ações e mobilizações das entidades ligadas a agricultura, o quadro ainda é de dificuldade para os produtores de leite, especialmente na região.

O orçamento do sindicato dos trabalhadores rurais para o ano que vem é cerca de cinco por cento maior do que o deste ano. Para 2023, o orçamento da entidade foi de 397 mil reais. Para 2024, a projeção é de 413 mil reais, um aumento de cerca de 16 mil reais. Ele explicou que a previsão de arrecadação e despesas feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais leva em conta os valores gastos nos últimos 10 meses, mais o reajuste estimado. Ele também esclareceu que os valores são aproximados e podem apresentar pequena variação para mais ou para menos. LIRIO WATHIER reforçou a a importância da participação dos produtores na próxima sexta-feira. Ele também ressaltou que a prestação de conta vai ocorrer apenas em maio do ano que vem. A assembleia será exclusiva para detalhar o orçamento de 2024.

Vai até amanhã o prazo para a entrega dos presentes da campanha Natal Solidário. As pessoas que retiraram as cartinhas no comércio local devem levar os presentes para o mesmo local até esta quinta-feira. A partir de sexta, a secretaria de Assistência Social vai recolher os presentes para a entrega para as crianças que deve acontecer no dia 16 de dezembro. Neste ano, cerca de 600 crianças de famílias em vulnerabilidade social foram inscritas para receber um brinquedo e um doce. A previsão da secretaria é de que todas as cartinhas sejam retiradas para doação dos presentes pela comunidade.

Terminou nesta semana o prazo de inscrições de projetos sociais que serão financiados pelo FIA, Fundo da Infância e Adolescência. De acordo com a secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO, o fundo vai liberar recursos para projetos que a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Uma das fontes do FIA é valor indicado pelos contribuintes do Imposto de Renda que tem imposto a pagar. O prazo venceu no último sábado e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente já começou a analisar a documentação das propostas. O conselho deve se reunir na próxima semana para a avaliação final dos projetos e definição dos valores que serão repassados. Ao todo, o FIA vai destinar 100 mil reais para projetos apresentados pelas entidades.

Somente três entidades apresentaram projetos para acessar recursos do Fundo da Infancia e da Adolescência de São Miguel do Oeste. A informação é da assistente social do município, JANE RIES. De acordo com ela, cada entidade protocolou um projeto. Desse modo, são três propostas para dividir os cem mil reais que o FIA colocou a disposição da comunidade neste ano. Os projetos aprovados e os valores destinados serão divulgados nos próximos dias. As entidades beneficiadas vão receber os recursos para aplicação em 2024, com a devida prestação de contas posterior.

A eleição direta para diretor das escolas da rede pública estadual está na reta final. A partir de amanhã, os professores que protocolaram os planos de gestão escolar vão participar de encontros para apresentar a proposta pedagógica para pais, alunos e professores. O espaço para o debate com os eleitores nas escolas vai até sexta-feira. Os horários e formato desse momento ficarão a critério de cada escola. A votação ocorre domingo, entre oito da manha e cinco da tarde. A eleição prossegue segunda-feira entre sete da manhã e oito da noite. Os diretores eleitos vão assumir as escolas em primeiro de janeiro para um mandato de quatro anos que vai até o final de 2027.

Todas as 18 escolas da coordenadoria regional de São Miguel do Oeste tem candidatos para diretor de escolas, algumas com um inscrito, mas a maioria com dois ou três postulantes ao cargo. Ao todo, são 25 planos de gestão aprovados pela secretaria de educação para disputar o pleito. De acordo com a supervisora regional de educação, ROSANGELA FIAMETTI, o processo de escolha dos novos diretores é uma forma democrática que envolve toda a comunidade escolar. Podem votar, domingo e segunda, alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental e ensino médio, um representante por família e todos os professores efetivos e ACTs. ROSANGELA esteve no Peperi Entrevista e disse que a participação da comunidade é fundamental para definir o futuro das escolas.

A eleição para diretor de escolas precisa de um quórum mínimo de votantes para ser validada. De acordo com a supervisora regional de educação, ROSANGELA FIAMETTI, o decreto que estabelece as regras para a votação estabelece que é preciso 50 por cento mais um do total de eleitores para que o candidato mais votado assuma a direção da escola. Ela explicou que se a abstenção for maior do que 50 por cento, a eleição será anulada e o estado vai indicar um professor para assumir a direção da escola que não conseguiu reunir o número mínimo de votantes.

Um homem sofreu ferimentos graves depois de provocar um acidente de transito na noite de ontem em Maravilha. O fato aconteceu na rua José de Anchieta, no bairro de mesmo nome. De acordo com aPolícia Militar, o motorista de um carro de passeio perdeu o controle da direção, colidiu em uma rotatória e, em seguida, atingiu um veículo que transitava no sentido oposto. Após a colisão, o veículo causador do acidente empreendeu fuga, resultando em uma saída de pista. O motorista foi socorrido e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital São José. Durante o atendimento médico, foi realizado o teste do etilômetro, que constatou a ingestão de bebida alcoólica por parte do motorista. O motorista passou por uma cirurgia e permaneceu internado no hospital.

A Polícia Civil de Romelândia, com o apoio da Policia Militar, cumpriu nesta segunda-feira um mandado de prisão preventiva expedido contra um homem de 25 anos. Ele é suspeito de descumprir de medidas protetivas de urgência, porte ilegal e disparo de arma de fogo. O homem havia sido preso no dia 11 de novembro em flagrante delito pelo crime de violência doméstica. A justiça concedeu a liberdade provisória do autor e fixou as medidas protetivas de urgência. Assim que saiu da cadeia, ele voltou a ameaçar a ex-companheira e efetuou disparo de arma de fogo nas proximidades da residência da ex-mulher. Na segunda-feira, ele foi preso mais uma vez e encaminhado à Unidade Prisional de São José do Cedro.

Um homem ficou ferido ao ser atropelado no final da tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia na rua XV de Novembro. Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem foi atropelado por um veículo e foi socorrido com ferimentos generalizados. Ele foi conduzido para o Hospital Regional. O carro que atingiu o homem era conduzido por uma mulher e que o relato é que a condutora não viu a vítima atravessando a rua. O trânsito, devido a ocorrência, ficou lento, inclusive com formação de filas no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.