De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Holanda identificou 13 casos da variante ômicron do coronavírus entre os 61 viajantes que testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada neste domingo pelas autoridades de saúde do país. O grupo de passageiros infectados chegou ao país em dois voos vindos da África do Sul, na sexta-feira. No sábado foram submetidos a novos testes. Todos estão em isolamento. O ministro da Saúde da Holanda, Hugo de Jonge, disse em entrevista coletiva que "não é improvável" que mais casos da variante apareçam no país.
O governo britânico anunciou neste domingo uma "reunião de emergência" com os ministros da Saúde do G7 para tratar da questão da variante omicron do coronavírus. Os ministros da Saúde dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão e Reino Unido se reunirão hoje para discutir a evolução da situação relativa a nova variante. Vários países europeus tiveram casos relacionados à nova cepa, principalmente Holanda, Itália e Alemanha. No Reino Unido, a Agência Britânica de Segurança Sanitária confirmou três casos até agora. A variante omicron na semana passada foi considerada "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde.
A OMS, Organização Mundial da Saúde, declarou, nesta segunda-feira, que o risco global relacionado à variante Ômicron do coronavírus é "muito alto". A entidade afirmou que existem muitas possibilidades de que a cepa escape à proteção das vacinas disponíveis e tenha "vantagens" na transmissibilidade. A OMS ressaltou que a variante tem até 36 mutações na proteína S e essa característica é "preocupante" porque tem potencial de reduzir a eficácia dos imunizantes. O organismo sanitário, contudo, destaca que ainda há incertezas em relação à efetividade das vacinas, o nível de transmissibilidade da variante e a capacidade dela de causar casos graves da Covid-19.
Está marcada para a próxima quarta-feira, a partir das nove horas, a sessão extraordinária semipresencial na CCJ do Senado para a sabatina de ANDRÉ MENDONÇA para o STF. O presidente da Comissão, senador DAVI ALCOLUMBRE, já havia anunciado na última quarta-feira que iria pautar a sabatina para a próxima semana. Ele acrescentou que os parlamentares devem também votar outras nove indicações pendentes de deliberação no colegiado. A senadora ELIZIANE GAMA anunciou nesse sábado que será relatora da indicação. A avaliação do nome de MENDONÇA estava parada na CCJ há quase cinco meses. A demora de ALCOLUMBRE em pautar a sabatina gerou críticas por parte de BOLSONARO e de senadores governistas.
O governador de São Paulo, JOÃO DORIA, venceu em primeiro turno neste sábado as prévias do PSDB para escolher quem disputará pelo partido à Presidência da República na eleição do ano que vem. Ele obteve 54 por cento dos votos e superou nas prévias o governador EDUARDO LEITE que fez 44 por cento e o ex-prefeito de Manaus ARTHUR VIRGÍLIO NETO que ficou com um vírgula 35 por cento dos votos. Com a vitória, DORIA passa a ser o pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto. Uma convenção nacional do partido deve confirmar o nome do governador de São Paulo. O prazo para inscrição de candidaturas se encerra em agosto do próximo ano.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou que o Brasil tem condições de oferecer atendimento à população no caso de a nova variante do coronavírus entrar no país. Ele disse, em live no Instagram no final da manhã de ontem, que o país está preparado. Segundo QUEIROGA, o país conta hoje com 42 mil leitos disponíveis nos hospitais. Ele também falou que as salas de vacina do país têm imunizantes suficientes para "todos os brasileiros aptos a tomarem as vacinas". QUEIROGA disse ainda que o Ministério da Saúde já distribuiu 372 milhões de doses de vacinas, sendo que 308 milhões já foram aplicadas. Mais de 178 milhões de habitantes já tomaram uma ou mais doses da vacina.
O IMA, Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, liberou 25 empreendimentos e obrasque somadas chegam a nove bilhões 508 milhões em investimentos em 2021.A maior parte é de linhas de transmissão e setor industrial. Há, também, licenças ambientais para saneamento, distribuidora de combustíveis, hidrelétrica e setor portuário. No segmento indústria, são empreendimentos nas áreas de galvanização, agronegócio, celulose, painéis e embalagens. O maior investimento é para ampliação de uma empresa de celulos e papel no município de Três Barras: 345 milhões de dólares, o equivalente a dois bilhões de reais.
Pela oitava semana consecutiva, nenhuma região do estado foi classificada nos níveis de risco grave laranja ou gravíssimo na cor vermelha. A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, aponta 12 regiões como risco potencial moderado na cor azul e cinco regiões como risco potencial alto, na cor amarela. A última vez que a Matriz classificou uma região no nível grave foi no dia primeiro de outubro, e no nível gravíssimo no dia 11 de setembro. De lá para cá houve avanço na vacinação que, alinhado a uma menor taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto com pacientes com Covid-19. Esse quadro vem mantendo a tendência de redução da gravidade da pandemia em todas as regiões.
O governador Carlos Moisés da Silva exonerou o secretário de Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO do MDB e o secretário da Agricultura, ALTAIR DA SILVA do PP. A informação consta no Diário Oficial de Santa Catarina na última sexta-feira. O fato não significa, entretanto, que ambos ficarão de fora do colegiado em definitivo ou que há crise nas duas secretarias. A manobra ocorre para que eles possam voltar à Assembleia para “carimbarem” suas emendas parlamentares impositivas. Essas emendas são os recursos que os deputados estaduais conseguem do orçamento com as suas “digitais” para as respectivas bases eleitorais. Depois disso, eles devem reassumir as pastas.
A partir de primeiro de dezembro a saúde pública de Campo Erê vai atender em horários diferenciados. Conforme a secretária ROSALVA BOLIGON, os atendimentos nas unidades de saúde será o dia todo, só que pela manhã, das 7 às 13 horas no Bairro São Francisco. No Bairro Mello será do meio dia as 18 horas. Haverá uma programação de atendimento especialmente programada para a última semana do ano. O Hospital Santo Antônio vai receber situações de urgência e emergência.
CAPS organiza primeiro encontro terapêutico do ano em Campo Erê. Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial se reuniram no centro de eventos do município, como conta a enfermeira VIVIANE PRESTES. Ela explica que esses grupos costumavam ser bem maiores, mas desde o início da pandemia uma normativa do estado suspendeu essas reuniões. Uma segunda nota liberou os grupos, porém, desde que no máximo com quatro pessoas. VIVIANE conta que a partir disso os secretários de saúde dos quatro municípios que participam do CAPS se reuniram e tiveram a ideia de não mandar os pacientes para o Centro em Campo Erê, mas levar a equipe para realizar os encontros em cada município.
Campo Erê foi o último dos quatro municípios a realizar os encontros terapêuticos. Conforme VIVIANE PRESTES – enfermeira Centro de Atenção Psicossocial, as primeiras reuniões foram em Anchieta. Depois, a equipe multiprofissional foi a Saltinho, São Bernardino e agora foi a vez do município sede, Campo Erê. Ela destaca a importância desses grupos terapêuticos para os pacientes do CAPS, e lamenta que foi um dos tratamentos que tiveram que ser paralisados devido às regras de distanciamento exigidas devido a pandemia do coronavírus.
Pandemia não paralisou totalmente os atendimentos no CAPS. De acordo com a enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial em Campo Erê - VIVIANE PRESTES, a paralisação parcial dos tratamentos foi muito prejudicial para os pacientes. Porém, a equipe continuou com o trabalho que podia ser feito, como os atendimentos domiciliares. Essa visita a casa dos pacientes buscava saber se haviam progredido ou regredido no tratamento durante a pandemia. Em relação aos encontros terapêuticos, a enfermeira comenta que o Estado está revisando a limitação de quatro pessoas, e espera que possa começar 2022 já com grupos maiores.
Secretaria de Agricultura desenvolveu vários programas agora em 2021. O responsável pela pasta em Santa Terezinha do Progresso JACÓ JUNGES, anuncia como um dos principais, a proteção de fontes, atendido pelo veterinário do município. Essa é uma grande prioridade do município. Em um ano, garante JACÓ, foram trabalhadas mais de 50 fontes e inúmeras outras famílias também querem atenção para esse serviço. O secretário salienta que em vários casos a prefeitura não precisou mais puxar água para a propriedade. A pasta fornece pedras, os tubos de 80 milímetros e todo trabalho de retro escavadeira.
Secretaria de Agricultura de Santa Terezinha do Progresso auxilia agricultores na construção de cisternas. Cinco, com capacidade de mais de 500 mil litros, já foram providenciadas. Os produtores também receberam incentivos do Estado, da ordem de mais de 1 milhão e 500 mil reais para Santa Terezinha. Conforme JACÓ JUNGES, quase na sua totalidade, esses recursos foram gastos no comércio da cidade. 130 famílias receberam cisternas e quem não teve acesso a esse programa, deve esperar para o ano que vem. Agora no fim do ano, vão iniciar as atividades com silagem em Santa Terezinha.
ACANOR organiza assembleia com escolha de nova diretoria. A reunião ocorreu sábado, com o presidente reeleito da Associação das Câmaras do Noroeste Catarinense - CLAUDIO BARBOSA. De acordo com ele, no encontro que aconteceu em São Lourenço do Oeste, foi também encerrado o ano para a associação das câmaras. Em consenso com os associados, foi decidido manter a diretoria que já estava a frente da entidade, alterando somente a segunda secretária e o segundo tesoureiro.
Maioria da diretoria da ACANOR foi mantida devido à pandemia do coronavírus. Com isso, os vereadores que seguem nos cargos são: CLÁUDIO BARBOSA de Jupiá na presidência; o vice-presidente ANTONIO TEIXEIRA de Campo Erê; CLEUSA FORTUNA, de Irati, como primeira secretária; a primeira tesoureira MARLICE PERAZOLI de São Lourenço do Oeste e ROSEMERI PIOVESANA de Galvão nas relações públicas. As alterações para 2022 são: A segunda secretária JOLICE CAMILLO de Santiago do Sul e RAFAEL MARQUES, de Palma Sola, que assumiu como segundo tesoureiro.
Agenda da ACANOR para 2022 já está aberta. O presidente reeleito – CLAUDIO BARBOSA, adianta que está sendo planejada uma formação sobre as novas regras para as licitações no poder público, logo no início do ano. Acrescenta que também será organizado um encontro com o fórum das mulheres da Associação das Câmaras do Noroeste Catarinense. Conforme ele, a programação está aberta a sugestões dos associados, que podem comunicar a diretoria os assuntos que gostariam que fossem abordados em 2022. BARBOSA imagina que devem ter várias solicitações dos membros, devido a grande renovação que ocorreu nas câmaras, com eleição de vereadores novos e consequentemente também novas ideias.
Prefeita confirma investimentos na Cohab e Vila Feliz. ROZANE MOREIRA lembra que esses são os bairros mais distantes do centro de Campo Erê, que para muita gente, ficaram esquecidos. São mais de mil e quinhentas pessoas habitando nesses locais, que agora começam a receber grandes investimentos. A prefeita se compromete em realizar ações diferentes, começando pela infraestrutura e chegando a ofertas de emprego. Isso tudo vai aumentar a autoestima das famílias, assegura ela. Outro ponto fundamental é fazer calçamento na Vila Feliz. O primeiro passo nessa fase de investimentos foi reformar as casas em condições mais precárias, tudo com recursos do município.
As 33 casas que estão sendo reformadas na Vila Feliz ficarão prontas até o Natal. Ninguém vai pagar nada de aluguel, mas a obrigação das famílias será cuidar dos imóveis, buscar trabalho para garantir salário no fim do mês e participar de cursos para melhorar as condições de cada um. A Prefeitura de Campo Erê está auxiliando mais de quinhentas pessoas com vale transporte para se deslocarem ao trabalho. A prefeita ROZANE MOREIRA informa que existem ainda mais de 100 vagas a disposição. A Administração Municipal também leva a Cohab e Vila Feliz o Projeto Semear, com contra turno. Com isso, as mães podem sair trabalhar que as crianças ficam acomodadas, num turno na escola e no outro no Projeto Semear.
Cohab e Vila Feliz vão receber mais uma creche no ano que vem e vai funcionar em tempo integral. O anúncio é da prefeita ROZANE MOREIRA. Ela informa também que foi criado um programa de fossas sépticas e filtros, para eliminar definitivamente que o esgoto corra a céu aberto. Isso é questão de saúde pública, assegura a prefeita. Ela acrescenta que só para as casas do Programa Mais Moradia, serão investidos mais de 1 milhão de reais na Cohab e Vila Feliz. As casas não serão doadas, mas cedidas para as famílias morarem o tempo que precisar. Só tem que cuidar e não poderão vender. Ano que vem todas as ruas das Cohab receberão calçamento. A localidade existe a 30 anos e ainda tem ruas de chão batido.
Forte temporal deixa feridos e muitos estragos em Francisco Beltrão. Um forte temporal deixou feridos e causou muitos estragos por volta das 17 horas de ontem. A força dos ventos que segundo Simepar chegou a mais de 95 kmh, causou destelhamentos, derrubou árvores, danificou postes, torres de transmissão, semáforos e deixou a cidade parcialmente sem energia elétrica. O Corpo de Bombeiros teve bastante trabalho para atender as ocorrências. Uma delas ocorreu no bairro Alvorada onde, uma árvore caiu em cima de um veículo ocupado por duas pessoas. Um dos ocupantes ficou preso dentro do carro e os bombeiros precisaram usar o desencarcerador para o resgate.
O SAMU foi acionado e encaminhou as vítimas para atendimento médico. Na área central, a cobertura de um edifício foi totalmente arrancada com a força do vento. Houve registro de queda de dezenas de árvores nas rodovias próximo a Francisco Beltrão provocando lentidão no trânsito. Também houve registro de quedas de árvores e destelhamentos na zona rural. Um relatório com o número total de ocorrências será divulgado no decorrer do dia de hoje.
Defesa civil faz entrega de lonas em Campo Erê. Segundo o diretor da defesa civil do município ANDRÉ RISTY, no fim da tarde de ontem, vários municípios da região registraram fortes ventos e chuva intensa, e em Campo Erê não foi diferente. Algumas casas ficaram destelhadas e as famílias precisando do apoio da defesa civil. Foram entregues lonas para cobrir os móveis. Segundo o diretor, foram cerca de 10 casas que ficaram destelhadas e precisam do socorro. O Bairro mais atingido foi o Jardim Esperança. Segundo a Defesa Civil não há registro de que o vento e chuva tenham causado prejuízos no interior.
Idosa fica gravemente ferida ao ser atropelada na faixa. O acidente ocorreu por volta sábado, no cruzamento da Rua Rio de Janeiro com a Rua das Flores, próximo ao Restaurante Divina Gula, em Iporã do Oeste. Uma idosa de 74 anos, que atravessava a faixa de pedestres junto com o marido e filha, foi atropelada pela caminhonete S10, conduzida por um homem de 64 anos. O Corpo de Bombeiros conduziu a vítima ao hospital e a Polícia Militar esteve no local para procedimentos cabíveis. A idosa, que sofreu ferimentos graves, está internada no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O casal participaria do evento de formatura da filha e genro, no restaurante.
Homem morre afogado no Rio Uruguai. O corpo do homem que estava desaparecido desde ás 19 horas de sábado, foi encontrado afogado no Rio Uruguai em Mondaí. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste - responsável pela guarnição de Mondaí - com auxílio dos bombeiros de São Miguel do Oeste, localizaram o pescador. A vítima foi identificada pelo IGP como VANTUIR SCHNEIDER, de 36 anos.
Segundo o solicitante e amigo da vítima, ambos estariam colocando rede em cima de pedrões próximos ao canal, momento em que a vítima caiu próximo ao canal e logo submergiu na água. No local as guarnições de mergulho realizaram montagem do sistema em leque e iniciaram as buscas subaquáticas, sendo que o corpo foi localizado após 20 minutos de buscas, à cerca de sete metros de profundidade. Após resgate, o corpo ficou nas margens do rio, aos cuidados da Polícia Militar de Mondaí.