-MEGAOPERAÇÃO NO RIO DEIXA MAIS DE 130 MORTOS E 81 SÃO PRESOS
-PEC QUE PREVIA MUDANÇA NO HINO DE SANTA CATARINA É DERRUBADA NA ALESC
-PROJETO SOBRE INSTALAÇÃO DO 5G EM SMO É APROVADO EM SEGUNDO TURNO
-GESTÃO COMPARTILHADA DO CEDUP ENTRE EDUCAÇÃO E EPAGRI COMPLETA NOVE MESES
-NO DIA DO SERVIDOR, ZANARDI ANUNCIA PROGRAMA PARA OUVIR TRABALHADORES
-GRUPO PEDE CARRO EMPRESTADO E NÃO DEVOLVE NA REGIÃO
-MENOR É APREENDIDO EM SMOESTE APÓS FURTAR MOTOCICLETA EM MONDAÍ
O tempo na região Extremo Oeste é ... A previsão para as próximas horas é de céu com muitas nuvens com aberturas de sol ao longo dessa tarde. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima desta terça-feira deve ser de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite de ontem um projeto de lei que prevê a anulação das tarifas impostas pelo presidente DONALD TRUMP ao Brasil, incluindo produtos como petróleo, café e suco de laranja. Apesar do aval do Senado, a proposta apresentada pelo senador democrata TIM KAINE, da Virgínia tem poucas chances de avançar. O texto precisa ainda ser aprovado pela Câmara que é controlada pelos republicanos, onde recentemente implantaram novas regras que permitem à liderança barrar o avanço de projetos relacionados a tarifas.
O furacão Melissa atingiu ontem à tarde a costa da Jamaica, perto de New Hope, como uma tempestade de categoria cinco com velocidade de praticamente 300 kmh. Os ventos no momento da chegada à terra o tornaram a tempestade mais forte já registrada a atingir o país. O Melissa também é um dos furacões mais fortes já registrados a atingir a bacia do Atlântico, empatado com apenas duas outras tempestades, o Dorian de 2019 e o furacão Labor Day de 1935. O Melissa já provocou três mortes na Jamaica antes mesmo de chegar à ilha por conta de tempestades causadas pelo furacão. Ao todo, sete mortes na região do Caribe já são atribuídas ao fenômeno.
O Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU publicou nesta terça-feira uma mensagem condenando a operação policial que deixou 64 mortos no Rio de Janeiro. Segundo o texto, a organização se diz “horrorizada” com a ação nas comunidades do Rio de Janeiro. A nota cita ainda que “essa operação mortal reforça a tendência de consequências letais extremas das operações policiais nas comunidades marginalizadas do Brasil. A postagem lembra ainda as autoridades das suas obrigações sob o direito internacional dos direitos humanos, além de pedir investigações rápidas e eficazes.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê a licença menstrual. O texto agora segue para análise do Senado. A proposta é voltada para conceder dois dias de folga no trabalho a cada mês em casos de sintomas graves de menstruação. Os sintomas precisam ser confirmados por uma equipe médica. A ideia é garantir o direito de se afastar temporariamente do trabalho sem prejuízo da remuneração ou da relação empregatícia.
A megaoperação da polícia nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, que começou na manhã de ontem deixou mais de 130 mortos entre eles, quatro policiais. Esta é a ação mais letal da história no estado que tem como foco a captura do traficante Doca, o líder da facção Comando Vermelho. A operação já prendeu 81 suspeitos e apreendeu 100 fuzis. Ao todo, a investigação durou mais de um ano e identificou 94 bandidos do Comando Vermelho. Eles são acusados de assassinatos, tráfico de drogas, roubos de carros, entre outros crimes. Nesta manhã, a praça da Penha amanheceu com uma fila de corpos estendidos em uma lona. Inicialmente o número de mortos divulgados era 64, porém, nesta manhã foram achados outros 60 corpos em uma mata, totalizando 132 mortos na operação.
O ministro do STF, ALEXANDRE DE MORAES assumiu temporariamente a relatoria da ação judicial sobre operações em favelas e em seu primeiro despacho pediu parecer da Procuradoria-Geral da República em até 24 horas sobre manifestação apresentada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos pedindo diligências da Corte após a megaoperação policial no Rio de Janeiro desta terça-feira que resultou em 64 mortes. O Conselho pediu ao Supremo a adoção de medidas complementares e urgentes de monitoramento e fiscalização para cumprir as determinações estabelecidas pela Corte diante da operação policial mais letal da história do Rio.
Mais de 191 mil doses de vacinas foram aplicadas em Santa Catarina durante três campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação tem o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças imunopreveníveis. Os municípios também vão oportunizar resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos até dezembro desse ano. A população de 12 meses a 59 anos também poderá se vacinar contra o sarampo, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença.
A deputada federal de Santa Catarina, DANIELA REINEHR protocolou na última semana um projeto que institui o Dia da Reforma Protestante como feriado nacional. Pelo texto, o feriado seria comemorado anualmente no último dia de outubro. Segundo DANIELA, o objetivo é valorizar o legado da reforma.
A proposta também ressalta que o Estado laico não é antirreligioso e que o feriado não tem caráter confessional, mas celebra a liberdade de consciência e o pluralismo religioso. O projeto agora será distribuído às comissões temáticas da Câmara dos Deputados onde será analisado antes de seguir para votação no Plenário.
Por cinco votos a quatro, os membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina decidiram pelo arquivamento da PEC que instituía a mudança do hino de Santa Catarina. O texto havia sido apresentado pelo deputado estadual IVAN NAATZ. A proposta determinava a realização de concurso público para modificar a letra do símbolo estadual. Entre as justificativas para a iniciativa, o parlamentar alegou que a população não compreende o atual hino. Já o deputado FABIANO DA LUZ, contrário à alteração, afirmou que a questão da compreensão pode ser resolvida através da educação escolar.
A Rede Catarina de Proteção à Mulher realizou na manhã de ontem a formatura de 34 alunos do segundo ano da escola Adolfo Silveira de Paraíso. A ação faz parte do programa “Protetores do Lar” e é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a OAB, secretaria de Assistência Social de Paraíso e coordenadoria regional de Educação. O projeto tem como objetivo conscientizar os jovens sobre respeito, igualdade e o papel da família na construção de uma sociedade mais segura. A iniciativa também visa formar mais jovens com vozes ativas na construção de uma cultura de respeito, igualdade e proteção às mulheres.
A Administração de Romelândia realizou na última semana a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de melhorias no Centro de Educação Infantil. O ato contou com a presença de autoridades diversas e conforme o prefeito JUAREZ FURTADO entre as ações que serão executadas estão a construção da cobertura na entrada da unidade, execução de calçadas ao redor do prédio, construção de muros, entre outras melhorias que vão proporcionar mais segurança, conforto e qualidade ao espaço. De acordo com ele, ao todo, serão investidos na obra quase 408 mil reais.
O prefeito de Romelândia, JUAREZ FURTADO também esteve visitando na última semana uma série de obras e locais onde futuramente receberão investimentos do poder público. Entre eles, ele citou a vistoria das obras da nova capela mortuária na Linha Rosário, além do local onde serão construídos novos banheiros no salão da comunidade da Linha Aparecida. O prefeito salientou que todas essas ações fazem parte do projeto que visa melhorar a infraestrutura das comunidades do interior de Romelândia.
Os bairros Progresso e Jardim Peperi definiram na última semana as prioridades de cada localidade em uma mais edição do programa “Fala São Miguel”. No bairro Progresso entre os pedidos estão a reforma e ampliação do ginásio, com melhorias na cozinha, banheiros acessíveis, novas churrasqueiras e mezanino; criação de uma área de lazer, como praça ou espaço público para convivência das famílias; pavimentação asfáltica no trecho restante da Rua Sebaldo Wunsch; aumento no número de containers de lixo, para melhorar o descarte e evitar transbordamentos e maior fiscalização nas obras públicas, garantindo a qualidade dos serviços e materiais utilizados.
Já no bairro Jardim Peperi os moradores definiram como prioridade a reforma e ampliação do ginásio de esportes, com melhorias na estrutura e inclusão de churrasqueiras, arquibancadas, iluminação e copa; elaboração de um projeto para construção de arquibancada no campo de futebol e implantação de um sistema de irrigação no campo. O próximo encontro do programa “Fala São Miguel” será às sete horas da noite de hoje no salão da comunidade do bairro Estrela e às oito horas da noite no ginásio da escola Amália Agostini no bairro Agostini.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina suspendeu nesta terça-feira o julgamento do prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, e do vice, CLEONIR PITON, acusados de compra de votos nas eleições de 2024. A interrupção ocorreu após pedido de vista conjunto dos desembargadores VICTOR LAUS e CARLOS ROBERTO DA SILVA. Por conta dessa ação, o julgamento foi suspenso e será retomado no dia 25 de novembro, quando a Corte deve definir se mantém ou reverte a condenação de GIUMBELLI e PITON. Ambos foram condenados em dezembro do ano passado pela transferência de dois mil reais via Pix feita pelo então candidato a vice-prefeito, CLEONIR PITON. Na época, prefeito e vice foram penalizados com multas de oito mil e 10 mil reais respectivamente, além da cassação dos diplomas e inelegibilidade por oito anos.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram na noite de ontem o projeto que cria a campanha “Setembro Verde” no município. O projeto é de autoria da vereadora ANA FLÁVIA MOREIRA e prevê campanhas anuais visando promover a conscientização da população sobre hábitos de consumo e seus impactos socioambientais. Segundo ela, a proposta se faz necessária visto o consumo excessivo e o desperdício que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeiro turno e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção.
O vereador ADILSON PANDOLFO apresentou na sessão de ontem uma moção de apelo solicitando a construção de um acesso viário ligando a Rua Colúmbia no Bairro São Luiz, à Rua Elizabete, no Bairro Sagrado Coração. Na oportunidade, ele pediu ainda análise e autorização ambiental necessária para a canalização do córrego que atravessa o local, de modo a viabilizar a obra. O pedido foi aprovado e subscrito pelos vereadores ANA FLÁVIA MOREIRA, CRIS ZANATTA, SISSE VELOZO, BUFO, RAVIER CENTENARO, ANDRÉIA REBELATO, VIVI DE CARLI e BORGHETTI. O documento é destinado ao prefeito, ao secretário de Urbanismo e à coordenadora regional do Instituto do Meio Ambiente.
Os vereadores ADILSON PANDOLFO e ANA FLÁVIA MOREIRA apresentaram na noite de ontem uma moção de aplauso em homenagem à Associação da Feira de São Miguel do Oeste pelos 39 anos de instalação da Feira Livre no município. Os autores destacaram o relevante papel desempenhado na consolidação da comercialização direta de produtos da agricultura familiar, na promoção da alimentação saudável e na valorização da produção camponesa local. Ambos lembraram que atualmente 16 famílias fazem parte da associação. A moção foi entregue ao presidente da Afesmo e aos feirantes presentes na sessão.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram ainda na noite de ontem dois projetos em segunda votação. O primeiro deles trata sobre a instalação e o uso sistema de comunicação móvel de quinta geração, ou 5G, no município. O projeto é de autoria dos vereadores RAVIER CENTENARO, BORGHETTI e DELEGADO ZANCANARO. Já o segundo projeto aprovado institui o Ambiente Regulatório Experimental no município. O projeto é de autoria dos vereadores RAVIER CENTENARO, BORGHETTI e DELEGADO ZANCANARO. Os textos agora seguem para sanção do prefeito para entrarem em vigor.
A gestão compartilhada do Cedup Getúlio Vargas entre a secretaria estadual de Educação e a Epagri completou nove meses em outubro. A ação compartilhada também ocorre nos demais colégios agrícolas do estado de Santa Catarina e em São Miguel do Oeste os resultados são positivos nesse período. De acordo com o gestor do Cedup pela Epagri, LEONIR DILLE o processo está em andamento, porém, comentou que os processos licitatórios são burocráticos e a comunidade escolar precisa entender esse ponto. Ele citou que apesar dessa demora, os suplementos estão começando a chegar na unidade.
O Cedup Getúlio Vargas já formou mais de mil e 800 técnicos nos 37 anos de história. A afirmação é do diretor da unidade pela secretaria de Educação, VALMIR CAYE. Ele salientou que essa parceria entre Educação e Epagri rendeu uma formação com os demais Cedups do estado neste ano. Ele lembrou que essa formação entre professores não ocorria há 18 anos, mostrando os resultados extremamente positivos dessa parceria. CAYE destacou que essa união vem permitindo a formação e reestruturação do colégio agrícola em São Miguel do Oeste.
O Cedup Getúlio Vargas vem planejando investir em unidade referência de pecuária de leite que é a base de pastagens perenes. A informação é do gestor do Cedup pela Epagri, LEONIR DILLE. Ele frisou que essa questão já foi licitada e está em fase final, devendo logo estar em pleno funcionamento. Questionado sobre a quantidade de alunos, VALMIR CAYE frisou que atualmente são 300 alunos divididos em 12 turmas. Ele pontuou que para os próximos anos esse número deve ser ampliado e melhorias deverão ocorrer no Cedup de São Miguel do Oeste.
O Cedup Getúlio Vargas vai abrir no mês que vem as inscrições para o ano letivo de 2026. Conforme LEONIR DILLE e VALMIR CAYE o período será entre 10 e 17 de novembro e os interessados podem estar buscando informações através dos números 49 3197-8031 e pelo WhatsApp 49 9 9182-8363. Segundo eles, quem tiver dificuldades também poderá procurar qualquer escritório da Epagri para realizar a inscrição. DILLE e CAYE lembraram ainda que no dia sete de novembro será realizado o Cedup Day onde todas as famílias poderão conhecer de perto a estrutura do colégio agrícola de São Miguel do Oeste.
A prefeitura de São Miguel do Oeste realizou na manhã de ontem uma homenagem aos servidores públicos pelo seu dia que foi comemorado nesta terça-feira. O evento foi realizado no salão nobre da prefeitura e contou com a presença de profissionais de diversas secretarias. A ação teve como objetivo reconhecer o trabalho dos servidores com mais de 10 anos de serviço público. Em entrevista para a Peperi, o prefeito EDENILSON ZANARDI citou que neste ano os funcionários com cinco anos não foram homenageados visto a grande quantidade existente na Administração.
Mais de 70 funcionários públicos foram homenageados na manhã de ontem pelo governo de São Miguel do Oeste. Entre eles o destaque maior foi para um servidor com 50 anos de serviços prestados, sendo o mais antigo em atividade. O prefeito EDENILSON ZANARDI lembrou que atualmente são mil e 500 funcionários trabalhando diariamente na administração pública. Ele antecipou ainda que além dos programas “Fale com o prefeito” e “Fala São Miguel” haverá uma ação voltada exclusivamente para ouvir os servidores públicos municipais.
Uma residência foi furtada na tarde de ontem em Dionísio Cerqueira. No local, a vítima contou aos policiais que ao retornar no final de tarde percebeu que a janela dos fundos havia sido arrombada e do interior do imóvel haviam sido furtados vários objetos como secador de cabelo, chaleira elétrica, um aparelho celular Samsung J2 e alguns alimentos. A residência não possui câmeras de vigilância e a mulher também não suspeita de nenhum conhecido. Diante dos fatos, o caso foi registrado como furto e a Polícia Civil vai investigar o caso.
A Polícia Militar foi acionada nas primeiras horas da manhã de ontem para atender uma ocorrência de possível apropriação indébita de veículo. O fato foi registrado no interior de Saltinho. No local, a vítima relatou que na segunda-feira à noite emprestou seu automóvel para três pessoas conhecidas que iriam para Chapecó, porém, não retornaram mais para devolver o automóvel. A vítima contou que não possuía os documentos do carro e também não lembrava da placa. O homem disse ainda que conseguiu contato com o grupo por volta das cinco horas da manhã e fui informado que o carro havia apresentado falhas mecânicas em Pinhalzinho, porém, já estavam retornando para o município. Ele relatou que após esse momento não obteve mais contato com o grupo e o veículo não foi devolvido. Diante dos fatos, a ocorrência foi registrada como apropriação indébita.
A Polícia Militar apreendeu no final da manhã de ontem um menor que estava conduzindo uma motocicleta furtada. O furto ocorreu mais cedo por volta das nove horas da manhã na Linha Taipa Baixa, interior de Mondaí. Desde então, os policiais iniciaram as buscas da CG 125 e por volta das 11 horas da manhã a motocicleta foi localizada na Avenida Willy Barth em São Miguel do Oeste. A CG era conduzida por um menor de 14 anos e a mesma apresentava danos na parte da ignição, ocasionados pela ligação direta realizada pelo suposto autor dos fatos. Por ser menor de idade o Conselho Tutelar precisou ser acionado. Ele foi apreendido e conduzido juntamente com a motocicleta para a delegacia de São Miguel do Oeste. A motocicleta passou por perícia e foi devolvida ao proprietário.