-CCJ PODE VOTAR HOJE PROJETO DE ANISTIA A PRESOS EM
OITO DE JANEIRO.
-COSUD EM FLORIANÓPOLIS DEVE REUNIR
GOVERNADORES DE SETE ESTADOS.
-ESCOLA DE CAMPO ERÊ REALIZA CAMPANHA
RELACIONADA AO PROJETO DO MEIO AMBIENTE.
-COMEÇA HOJE TURNO ÚNICO EM CAMPO ERÊ.
-SALA DE VACINAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA SERÁ
TRANSFERIDA DE LOCAL.
-EMPRESAS NÃO CONSEGUEM PREENCHER VAGAS DE
TRABALHO QUE OFERECEM.
-RESIDÊNCIA É DESTRUÍDA PELO FOGO NO INTERIOR DE
CAMPO ERÊ.
-PM SALVA BEBÊ DE 8 MESES INCONSCIENTE APÓS QUEDA
DO SOFÁ.
O tempo em Campo Erê apresenta-se com sol. A previsão para as próximas é de sol. Nas últimas horas, a mínima foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é 28 graus e 2 décimos. Umidade relativa do ar é 57 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
O parlamento israelense aprovou nesta segunda-feira uma lei que proíbe a principal agência das Nações Unidas que ajuda os palestinos de operar em Israel. O projeto foi aprovado com 92 votos a favor e 10 contra. O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, disse que os trabalhadores da agência devem ser responsabilizados pelo que chamou de “atividades terroristas” contra o país. Numa publicação no X, NETANYAHU também disse que a ajuda humanitária deve permanecer disponível em Gaza “agora e no futuro”. O conselheiro de mídia da agência humanitária da ONU disse que a decisão de Israel de proibir a operação da organização dentro do país significará o colapso do processo humanitário como um todo.
Mais de 250 mil eleitores votaram durante os dois primeiros dias de votação antecipada em todo o estado do Michigan, segundo informações da secretária de Estado, JOCELYN BENSON. Ela acrescentou que o número “superou as expectativas dos funcionários eleitorais estaduais e locais”. Além da votação presencial antecipada, mais de um milhão e 500 mil eleitores em Michigan já enviaram cédulas na manhã desta segunda. Esta é a primeira eleição geral em que os eleitores do Michigan têm a opção de votar pessoalmente em um local de votação antecipada, depois de uma lei ter sido aprovada em 2022. Portanto, não há números para comparação histórica.
O presidente da Venezuela NICOLÁS MADURO fez, nesta segunda-feira, duras críticas ao ministério das Relações Exteriores do Brasil, após seu país ter a entrada vetada da lista de países convidados para entrar nos Brics, bloco de países emergentes. Em um programa televisivo, transmitido pela emissora estatal, MADURO afirmou que “o Itamaraty foi um poder dentro do poder durante anos”. O presidente venezuelano alegou que o Itamaraty “é uma chancelaria muito vinculada ao Departamento de Estado dos Estados Unidos” desde a época do golpe de Estado contra JOÃO GOULART, em 1964. MADURO disse que “prefere esperar” que o presidente brasileiro “observe e esteja bem informado dos acontecimentos para que como chefe de Estado diga o que tenha que dizer”.
A SEGUIR:
-CCJ PODE VOTAR HOJE PROJETO DE ANISTIA A PRESOS EM
OITO DE JANEIRO.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira a anulação de todos os atos processuais do ex-juiz SERGIO MORO contra o ex-ministro JOSÉ DIRCEU no âmbito da operação Lava Jato. A decisão permite, na prática, que DIRCEU deixe de ser ficha suja e reverta sua inelegibilidade. Esta é a segunda vitória obtida por DIRCEU neste ano no tribunal. A Segunda Turma do STF extinguiu no final de maio a pena à qual o ex-ministro foi condenado, por corrupção passiva, no âmbito da Operação Lava Jato. A maioria dos ministros considerou que houve prescrição ou esgotamento do prazo para o Estado fixar ou executar uma pena. A nova decisão, que está em segredo de justiça, atende a um pedido feito pelos advogados do ex-ministro e estendeu a DIRCEU os efeitos da decisão do STF que considerou SERGIO MORO suspeito de atuar em processos contra o presidente LULA.
O PSD é o partido com o maior número de prefeitos eleitos nas eleições municipais de 2024. A liderança que a sigla conquistou já no primeiro turno foi confirmada após o fim das apurações neste domingo, com votações em 51 cidades em segundo turno. Essa é a primeira vez em ao menos 20 anos que o MDB é superado por outra legenda em total de prefeituras pelo país. O terceiro lugar ficou com o PP. O PSD elegeu 887 prefeitos, o MDB conquistou 856 prefeitura e o Partido Progressista venceu em 747 cidades. O PL elegeu 516 prefeitos e o PT conquistou 252 prefeituras.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira um projeto que anistia as pessoas que participaram dos atentados de 8 de janeiro de 2023. Naquele dia, um grupo de manifestantes invadiu e depredou os prédios da Câmara, do Senado, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal em protesto contra o resultado das eleições de 2022, em que BOLSONARO foi derrotado pelo presidente LULA. O projeto perdoa as condenações dos participantes dos atentados e atinge todas as medidas de restrição de direitos, como a prisão, o uso de tornozeleira eletrônica e outras que possam limitar o uso de meios de comunicação, plataformas digitais e redes sociais.
A SEGUIR:
-COSUD EM FLORIANÓPOLIS DEVE REUNIR GOVERNADORES DE SETE ESTADOS.
Estão oficialmente abertas as inscrições para a décima segunda reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento deve reunir governadores dos sete estados do Cosud: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. A previsão é de um público de cerca de 500 servidores públicos dos estados do Sul e Sudeste nesta edição da reunião do COSUD. As Câmaras Temáticas terão espaço para debater até dois assuntos distintos, assegurando um diálogo focado e produtivo entre os estados membros do consórcio. Os temas são Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, reforçando o compromisso de cooperação entre os sete estados participantes.
Santa Catarina registrou, ao longo de 2023, mil 749 casos de violência física contra crianças e adolescentes, segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Em média, por dia, por volta de cinco crianças são agredidas. Em todo o Brasil, a média é de 196 casos por dia ao longo de 2023. Segundo a SBP, cerca de 80 por cento das agressões contra crianças e adolescente de até 14 anos acontece dentro das próprias casas. Apesar do alto número, especialistas acreditam que esta seja apenas a ponta do iceberg. Em Santa Catarina, 31 por cento dos episódios de violência física envolvem crianças com menos de 10 anos. O tema violência foi assunto do Congresso Brasileiro de Pediatria, que este ano foi realizado em Florianópolis, na última semana.
O governador JORGINHO MELLO assina nesta terça-feira, em Itajaí, um protocolo de intenções para inserir o Governo do Estado no Promobis – um bilionário projeto de mobilidade urbana que promete revolucionar a região da Foz do Itajaí-Açu, uma das que mais crescem no Brasil. O projeto inclui um túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes e transporte integrado entre as cidades da região com BRT. O financiamento, via Banco Mundial, é um divisor de águas: é a primeira vez que o Banco Mundial vai liberar recursos para um consórcio de municípios – o que deve abrir espaço pra outros projetos semelhantes em todo o Brasil.
A SEGUIR:
-COMEÇA HOJE TURNO ÚNICO EM CAMPO ERÊ.
-EMPRESAS NÃO CONSEGUEM PREENCHER VAGAS DE
TRABALHO QUE OFERECEM.
Escola de Campo Erê realiza campanha relacionada ao projeto do meio ambiente. ROZANE GOELZER diretora da Raul Pompéia, destaca que o educandário desenvolve o projeto já há algum tempo. Agora, dentro dessa inciativa, a mobilização é para o descarte correto do lixo eletrônico. De acordo com ROZANE, a professora responsável é SELMA GOMES. A atividade foi realizada com os alunos do oitavo ano. Na campanha para o descarte correto do lixo eletrônico, foram criados no laboratório Maker as lixeiras com canos de PVC. SANDRA MACHADO, professora responsável pelo espaço Maker também ajudou nesse processo.
Mercados estão sendo parceiros da atividade realizada pela Raul Pompéia. De acordo com a diretora da escola em Campo Erê, alguns estabelecimentos tem as lixeiras para que as pessoas possam fazer o descarte correto de pilhas e baterias. ROZANE GOELZER diz que a ideia é promover a sustentabilidade através do Projeto do Meio Ambiente, envolvendo tanto a comunidade escolar como demais pessoas da sociedade. Tudo que será recolhido será mais tarde destinado a um local apropriado.
Palestra para profissionais da educação acontece em Campo Erê. ROZÂNGELA MOCCELINI secretária de educação do município, lembra que a atividade tinha o tema “gestão da felicidade e resolução de conflitos”. Ela ressalta que a palestra foi comandada pelo professor CLEBER FABIANO de Curitiba. De acordo com ela, o palestrante explicou o valor simbólico de algumas histórias infantis que são contadas aos menores. Foi conversado ainda, como gerenciar as emoções para ter momentos de felicidade e em como achar formas para combater os conflitos que aparecerem no dia a dia.
Professores participam do processo para formar uma criança forte e segura. O comentário é da secretária de educação de Campo Erê ROZÂNGELA MOCCELINI. Segundo ela, é muito importante que os profissionais da educação passem por capacitações, para que eles saibam como agir em algumas situações. Ela explica que muitas vezes os personagens maus das “historinhas” de crianças, são ótimas formas de relatar para o menor, que muitas vezes na vida vão ter desafios. ROZÂNGELA destaca que a felicidade não depende do que falta para cada um, mas sim no bom uso das coisas que cada um tem.
Felicidade deve ser vista nas pequenas coisas. Conforme a secretária de educação de Campo Erê ROZÂNGELA MOCCELINI, a felicidade também está num momento interativo com a família ou em participar de períodos divertidos com os amigos. Ela conta que praticar exercícios é uma das formas de liberar endorfina, que é o hormônio responsável por produzir a felicidade. ROZÂNGELA fala ainda que se conectar com algum familiar que não é tão próximo também é importante. Conforme ela, momentos tristes são necessários, para que cada um consiga reconhecer os felizes. Essas foram mais algumas das reflexões da palestra realizada ontem no centro de eventos.
Comunicação efetiva pode auxiliar a vida de cada pessoa. A colocação é do professor CLEBER FABIANO de Curitiba. Conforme ele, sinalizar conflitos é uma das formas de solucionar algumas questões humanas. Segundo ele, o tema da palestra “gestão da felicidade e resolução de conflitos” tem valores específicos e bem definidos. Ele comenta que ninguém é feliz o tempo todo e hoje nas redes sociais, as pessoas normalmente demonstram muito a ideia de felicidade e positividade, mas que fora da internet não é assim. CLEBER enfatiza que a felicidade são pequenos gestos e momentos, que juntando, vai resultar na verdadeira felicidade. Conversar sobre o que sente, pensa e acha é a chave para a resolução de conflitos.
Crianças tem muito para se desenvolver no pós pandemia. Segundo o professor CLEBER FABIANO de Curitiba, os indicativos do resultado da educação vão aparecer daqui alguns anos, pois as crianças que foram alfabetizadas em 2020, não tiveram o processo importante presencial. Por outro lado CLEBER salienta que é formado em letras e pedagogia e fez mestrado e doutorado em leitura. Acrescenta que viajou para muitos países, com objetivo de sempre buscar o melhor e o mais qualificado, para que de alguma forma agregue para educação, adaptando a realidade de cada município que realiza suas palestras
Começa hoje turno único em Campo Erê. Quem lembra é a prefeita do município ROZANE MOREIRA. Algumas pastas da Administração vão ter o atendimento das sete da manhã até a uma da tarde. Entretanto, tudo aquilo que é essencial não para. Um dos casos é a saúde. Ela ressalta que unidade do bairro São Francisco e Centro de Especialidades estarão com o atendimento reduzido, das sete até a uma da tarde. Porém, Posto de Saúde do Bairro Mello, continua com equipes atendendo das sete da manha até as 19 horas. Já a UBS da Villa Feliz Cohab e a do interior, mantém o cronograma normalmente.
Serviços na saúde serão completos até o final do ano. De acordo com ROZANE MOREIRA prefeita de Campo Erê, a Unidade do São Francisco vai ter durante o decreto de turno único serviços de consultas médicas, enfermagem, odontologia, ambulatório, vacinas e farmácia. Já na do Mello, o atendimento será contínuo, sem fechar ao meio-dia, oferecendo serviços de consultas médicas, enfermagem, odontologia, ambulatório e farmácia. Centro de Especialidades terá o trabalho da administração, agendamento, regulação, fisioterapia, psicologia, assistência social, nutrição, vigilância sanitária, endemias e atendimento especializado, conforme agenda.
Sala de vacinação da saúde pública de Campo Erê será transferida de local. Por sua vez, a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde do município SAMARA RONCHI, diz que atualmente o atendimento acontece na UBS do bairro São Francisco. Na sexta-feira, o setor estará fechado para a mudança de local. A sala de vacinação vai reiniciar os atendimentos na segunda-feira na Unidade Sede. SAMARA frisa que a partir do mês que vem, as vacinas no São Francisco Serão aplicadas nas sextas-feiras pela manhã.
Vagas para doação de sangue já foram preenchidas. CAROLINE GEREMIA diretora de saúde em São Lourenço do Oeste comenta que a Secretaria de Saúde fez uma parceria com o Hemosc de Chapecó, para que pessoas de São Lourenço pudessem fazer a doação. De acordo com ela, todas as vagas já foram preenchidas, inclusive exercendo o limite. Os interessados precisavam fazer a inscrição por um link, e seguir alguns critérios importantes para ser um doador. Na segunda-feira que vem, os doadores vão até Chapecó para participar dessa campanha. A saúde de São Lourenço do Oeste vai disponibilizar o transporte.
92 fontes de água são recuperadas através do programa Fonte Cheia. O secretário adjunto de agricultura LAURI ECKER de São Lourenço do Oeste, comenta que desse número, cinco delas são comunitárias. De acordo com ele, algumas chegam a atender até quatro famílias. LAURI destaca que São Lourenço é localizado numa altitude elevada e por isso, no verão acontece muita falta de água.
Explica que a equipe vai até a propriedade onde será feita a construção da fonte e doa os rachões e os tubos, para que os trabalhos sejam feitos. O produtor fica responsável por colocar somente a lona e cobertura da nascente.
Prefeitura de São Lourenço do Oeste doa mudas nativas para construção de fontes de água. LAURI ECKER - secretário adjunto de agricultura, salienta que o produtor precisa plantar essas mudas e fazer uma proteção para as nascentes que não sejam destruídas. ECKER complementa que o programa Fonte Cheia vai ter sequência nos próximos anos. Aproveita para comentar que além do Fonte Cheia, a equipe está auxiliando os agricultores na produção de cisternas, que é um depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar água. Até o momento, são 23 cisternas construídas, com capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água.
Empresas não conseguem preencher vagas de trabalho que oferecem. É cada vez mais difícil suprir a escassez de mão de obra na região e esse é o caso de São Lourenço do Oeste. De acordo com SANDRA HAEFLINGER – presidente da ACISLO, praticamente todos os setores da indústria e comércio precisam de gente, especialmente agora no fim do ano. Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço, inclusive, disponibiliza no site muitas vagas de emprego. A dirigente atribui a situação, primeiro, ao crescimento da cidade, que ao natural sempre tem muitas ofertas de trabalho. O segundo ponto, na sua visão, é a falta de interesse de jovens em aprender uma profissão. Muitos são imediatistas e querem, já, começar com alto salário.
Assistencialismo se soma ao problema do desinteresse em arranjar trabalho formal. Para SANDRA HAEFLINGER – presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, essa é uma questão clara. ACISLO, que realiza reunião quinzenal, tem mais de 750 associados ativos. Na sua opinião, financiamentos e dinheiro para investimento não é problema, mas as empresas precisam de gente para trabalhar. Por fim ela informa que as luzes de natal na cidade serão ligadas nos próximos dias.
Prefeito eleito em Santa Terezinha do Progresso busca recursos em Florianópolis. ELISEU ALVES, comenta que foi acompanhado de três vereadores do Partido Liberal: URBANO STAUDT, JOÃO CAMPOS e VOLMIR CONCHI. Além disso, representantes do Partido dos Trabalhadores estavam juntos, sendo eles ERVALDO DHEIN e SIDINEI BARANOSKI. ELISEU complementa que dois servidores da Câmara de Vereadores, também lhe acompanharam até Florianópolis. ALVES fala que foram feitas visitas na Secretaria de Assistência Social e de Agricultura de Florianópolis, e ainda, foram até o gabinete dos deputados.
Deputado estadual vai contemplar Santa Terezinha do Progresso com emenda parlamentar. O prefeito eleito no município ELISEU ALVES, destaca que o deputado ALTAIR SILVA ainda não definiu os valores, por isso a partir do mês que vez a equipe vai retornar para Florianópolis para debater melhor sobre os projetos. ELISEU fala que outros dois deputados sinalizaram valores que vão ser destinados ao município. Ele observa que os resultados da viagem, foram positivos e a parceria entre legislativo e executivo foi muito importante para que essa atividade fosse feita.
Prefeito eleito em Santa Terezinha do Progresso afirma que sempre vai ouvir a comunidade. ELISEU ALVES que atualmente é vice do município, ressalta que em janeiro vai assumir o cargo de prefeito. Segundo ele, a intenção é convidar as pessoas a participar da administração municipal, para que cada uma seja ouvida e tenha suas necessidades atendidas. Ele reforça que quer fazer um mandato diferente e participativo, pois quer que todos os setores de Santa Terezinha fiquem unidos. ALVES comenta que não vai descriminalizar ninguém ao representar o município.
A SEGUIR:
-RESIDÊNCIA É DESTRUÍDA PELO FOGO NO INTERIOR DE
CAMPO ERÊ.
-PM SALVA BEBÊ DE 8 MESES INCONSCIENTE APÓS QUEDA
DO SOFÁ.
Ladrões furtam Saveiro em empresa e incendeiam em estrada rural. Um empresário de Francisco Beltrão procurou o Batalhão de Polícia Militar ontem e relatou que durante a madrugada ladrões arrombaram sua empresa no bairro Luther King e furtaram o veículo. Os policiais registraram o furto e iniciaram buscas. Equipes RPABravo e Patrulha Rural, localizaram a saveiro totalmente queimada numa estrada rural, na comunidade de Nova Seção, próximo a PR-566, num matagal de difícil acesso. O proprietário foi comunicado e compareceu ao local.
Incêndio destrói colheitadeira em Renascença. O maquinário pegou fogo na tarde de ontem no interior do município. Segundo informações do local, o fogo começou no momento que estava sendo feita a colheita de trigo. O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, foi acionado, mas quando a equipe chegou no local as chamas já haviam tomado conta da máquina agrícola. Foi possível somente fazer o combate do fogo e o trabalho de rescaldo. Até o momento não foi possível apurar as causas do incêndio.
Residência é destruída pelo fogo no interior de Campo Erê. Foi na noite de ontem por volta das 22 horas e 40 minutos na Linha Dário de Noronha. De acordo com os bombeiros a casa de aproximadamente 40 metros quadrados já estava tomada pelas chamas. No local estava o proprietário que não soube dizer qual a origem do incêndio. Após o rescaldo o local foi isolado para investigação. Ninguém ficou ferido.
PM de Campo Erê salva bebê de 8 meses inconsciente após queda do sofá. Domingo de noite a Polícia Militar recebeu uma ligação do Copom vinda da cidade de Saltinho. Uma mãe desesperada e chorando enquanto dirigia seu veículo, relatou que seu filho de oito meses, havia caído do sofá e estava inconsciente e convulsionado. Ela não sabia se o filho estava vivo ou não. Como não conseguiu contato com o Corpo de Bombeiros, decidiu ligar para a PM em busca de ajuda. A equipe do Copom pediu o endereço, informações sobre o veículo e o sentido em que ela estava transitando. Ao mesmo tempo, orientou ela por telefone e acionou a guarnição da Polícia Militar de Campo Erê para encontrar o veículo conduzido pela mãe do bebê. Além dela, estava no carro um sobrinho que a ajudava segurando a criança.
Durante o deslocamento da guarnição policial para encontrar o veículo, o Copom pediu à mãe que verificasse os batimentos do bebê. Ela parou o carro, conferiu e disse que a criança não apresentava mais batimentos. Desesperada, começou a movimentar o bebê com mais força e com isso a criança começou a chorar. Nesse momento, a guarnição da Polícia Militar de Campo Erê localizou o veículo na SC 160, próximo ao Cedup. Os policiais fizeram as manobras para reanimar o bebê e o conduziram imediatamente ao hospital Santo Antônio onde uma equipe médica já aguardava para atendimento. A intervenção da polícia e as orientações fornecidas à mãe foram essenciais para garantir que a criança recebesse os cuidados necessários a tempo.