ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 29 10 2022

-CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA VAI CONTINUAR COM BANDEIRA VERDE PELO SÉTIMO MÊS SEGUIDO

-ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA FERROVIAS EM SANTA CATARINA

-REGIÃO TERÁ QUASE 250 URNAS ELETRÔNICAS À DISPOSIÇÃO PARA VOTAÇÃO

-JUIZ ELEITORAL PEDE QUE ELEITORES NÃO DEIXEM DE VOTAR NESSE DOMINGO

-CERCA DE 160 POLICIAIS FARÃO A SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES DE AMANHÃ

-MAIS DE 60 CONDUTORES SÃO FLAGRADOS COMETENDO INFRAÇÕES EM DUAS SCs

-CONDENADO POR HOMICÍDIO NA REGIÃO É PRESO APÓS 25 ANOS NO PARAGUAI

O tempo na região Extremo Oeste é.... A previsão para as próximas horas é o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta semana que o mundo provavelmente enfrenta "a década mais perigosa" desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A declaração foi dada durante um discurso onde ele justificou a invasão da Ucrânia pela Rússia. PUTIN também acusou os opositores e críticos da guerra de chantagem nuclear contra a Rússia para forçar aliados a se afastarem de Moscou. Países da América do Norte e da Europa denunciaram recentes ameaças nucleares veladas do Kremlin.

Cerca de 20 organizações sociais, entre sindicatos, movimentos populares e federações estudantis, convocaram nesta semana uma manifestação nacional no Uruguai contra a proposta de reforma da previdência do governo de LUIS LACALLE POU. Isso ocorreu após o governo enviar para o Congresso na semana passada uma proposta de Reforma da Previdência com 51 artigos, que entre outras questões, aumenta a idade mínima para a aposentadoria. A proposta busca unificar todos os sistemas de pensões e determina uma adequação automática dos parâmetros de idade mínima de acordo com revisões anuais relacionadas ao aumento da expectativa de vida.

Brasileiros e outros estrangeiros que estejam em situação irregular no Paraguai poderão levar multas pesadas ou serem deportados em razão da nova lei de migração. A Lei 6.9842022 entrou em vigor no último dia 18 de outubro deste ano e tem 180 dias para ser regulamentada. A partir da regulamentação será possível saber mais detalhes sobre a aplicação da norma, porém, de momento, já é possível afirmar que haverá uma fiscalização mais intensa nos locais onde há circulação de estrangeiros, incluindo faculdades, aduanas e lojas.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro ALEXANDRE DE MORAES, afirmou nesta sexta-feira que tem absoluta certeza de que todos os brasileiros vão respeitar o resultado das eleições, após a proclamação do resultado neste domingo. Na última sessão do plenário da Corte Eleitoral antes das eleições, o ministro voltou a se dirigir aos eleitores para pedir que eles compareçam às urnas. Ele citou ainda as medidas que foram tomadas para garantir a participação. Durante a sessão, MORAES afirmou também que o Judiciário atuou para reduzir a abstenção no segundo turno, promovendo medidas para garantir o transporte de eleitores e a segurança do pleito.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou nesta sexta-feira o envio de militares federais para a segurança de 165 localidades do país no segundo turno das eleições, que será neste domingo. Pela decisão do plenário, as forças vão atuar em 86 localidades de três estados brasileiros. Na última terça-feira o TSE já havia autorizado o envio de tropas para outras 80 localidades de quatro estados. A decisão já foi encaminhada ao Ministério da Defesa, que será responsável pela logística de distribuição das tropas. O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo da polícia local. No primeiro turno, 561 localidades de 11 estados contaram com a presença de militares durante o pleito.

A Agência Nacional de Energia Elétrica manteve a bandeira verde em novembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis à geração de energia. Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz teria o reajuste de até 64 por cento das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmou que não haverá lei seca no segundo turno das eleições em Santa Catarina. Dessa forma, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas neste domingo está liberado no território catarinense. Nas eleições passadas também não houve proibição de bebidas no dia da votação. A chamada "lei seca", que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição, não é uma previsão da legislação eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, cada estado pode tomar uma decisão em relação ao assunto.

O armazenamento e o comércio ilegais de madeira em Santa Catarina já causou a aplicação de ao menos três vírgula 95 milhões de reais em multas desde 2009. A maior parte do valor das 63 autuações no período no entanto, não foi devidamente quitada. Quase 99 por cento das multas foram aplicadas a partir de 2017. Do valor total, apenas 33 milhões e meio de reais constam como quitados no sistema do Ibama, existindo quase 18 milhões de reais que foram acertados com depósitos em juízo e 28 milhões e 300 mil reais convertidos em serviços ambientais. Já outros três milhões e 875 mil reais ainda estão sob tramitação de processo administrativo, tendo a multa sido apenas lavrada ou em aguardo de defesa da empresa autuada. Há também um caso em suspenso por ter sido foi levado à Justiça.

O governador CARLOS MOISÉS assinou nesta semana a ordem de serviço para a execução de dois projetos para novas ferrovias em Santa Catarina. Ele assinou ainda o

contrato para a realização de estudos para um plano de ações voltado ao fortalecimento dos aeródromos do estado. Os investimentos nos dois modais têm o objetivo de alavancar o desenvolvimento, melhorar a logística, o transporte e o escoamento da produção. No modal ferroviário serão executados dois projetos, sendo um para a construção do Corredor Ferroviário, entre Chapecó e Correia Pinto e outro, entre Itajaí e Araquari, no Litoral Norte. Nos dois projetos serão investidos 32 milhões de reais. No primeiro momento, o foco são os traçados que interligam ao chamado Tronco Sul, chegando a São Paulo e ao Centro-Oeste do Brasil.

No último sábado durante o Peperi Rádio Repórter o secretário de Agricultura de São Miguel do Oeste, ANTONIO ORSO, revelou de forma breve que o município iria bancar os prejuízos nos telhados das residências danificadas pela chuva de granizo da última semana. Para buscar mais informações sobre esse assunto, a reportagem conversou com o vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI que explicou a ideia do governo e como essa ajuda vai ocorrer. De acordo com ele, o município já finalizou o levantamento de todas as moradias atingidas e o número é superior a 100 casas. Conforme ele, algumas sofreram danos pontuais e já foram consertadas pelos proprietários.

O foco do município neste momento é com os danos maiores tanto na cidade quanto no interior. A informação é do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI. Segundo ele, a intenção é auxiliar principalmente os moradores que não possuem seguro e também não têm condições de fazer a troca do telhado. Ele destacou que das 100 residências atingidas, mais de 50 ainda estão cobertas por lonas. ZANARDI explicou que o governo está finalizando os procedimentos internos para auxiliar com a doação de telhas para essas residências, resolvendo o problema das famílias nesse sentido.

Um levantamento relativo às perdas registradas na Agricultura também foi realizado e foi constatado que muitas propriedades possuem seguro, principalmente os produtores de fumo. A afirmação é do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI. Ele pontuou que em relação às lavouras de milho afetadas não existe auxílio específico nesse sentido, porém, lembrou das linhas de crédito com juros baixos que o município banca com a finalidade de ajudar os produtores que precisam de recursos para subsidiar os prejuízos da última semana.

As emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação exibiram na manhã de hoje um programa especial antes do segundo turno das eleições que será realizado amanhã. Por mais de uma hora, cinco, das sete emissoras afiliadas trouxeram informações e repercutiram o pleito deste domingo em todas as comarcas de abrangência. Foram ao menos cinco autoridades entrevistadas e diversas orientações foram repassadas para os eleitores. Os juízes eleitorais, chefes de cartório e forças de segurança também foram ouvidos durante o especial desta manhã. Eles explicaram como será o trabalho neste domingo e quais são as projeções de cada órgão para o segundo turno que vai ocorrer amanhã.

A quadragésima quinta Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste já está preparada para as eleições deste domingo. A garantia é da chefe do cartório eleitoral, DEANA FANTON. Ela participou do programa especial desta manhã e disse que está tudo conforme o planejado. Ela lembrou que não houve grandes problemas no primeiro turno e a situação também deve ser tranquila neste domingo. Segundo ela, houve algumas trocas de urnas a pedido do próprio Tribunal Regional Eleitoral visando uma maior agilidade na questão da biometria. Conforme DEANA, esse trabalho ocorreu com duas urnas eletrônicas apenas.

A quadragésima quinta Zona Eleitoral atende cinco municípios do Extremo-Oeste catarinense. A informação é da chefe do cartório eleitoral, DEANA FANTON. De acordo com ela, fazem parte da área de abrangência os municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Bandeirante, Santa Helena e Belmonte. Ela destacou que 135 urnas serão distribuídas para o pleito desse domingo e outras 24 ficarão de contingência, ou seja, de reserva. Ao todo, serão 159 urnas disponíveis na quadragésima quinta Zona Eleitoral. DEANA salientou que os eleitores que não votaram no primeiro turno, porém, estão com a situação regular, podem votar normalmente amanhã. Já aqueles que constam com situação irregular, não poderão votar neste domingo.

Os eleitores pertencentes à quatro seções eleitorais de São Miguel do Oeste precisam ficar atentos pois houve mudanças nos locais de votação. O alerta é da chefe da quadragésima quinta Zona Eleitoral, DEANA FANTON. Ela explicou que os votantes das seções 99 e 109 do colégio São Miguel vão votar na parte térrea do espaço e não mais no segundo andar como foi no primeiro turno. O mesmo ocorre nas seções 143 e 144 do colégio Jesus Maria José onde também as salas de votação foram transferidas para o primeiro andar e não mais no segundo piso. O objetivo com essas alterações é evitar a formação expressiva de filas e a aglomeração de pessoas nesses locais de votação.

A octagésima segunda Zona Eleitoral com sede também em São Miguel do Oeste realizou a substituição de diversas urnas eletrônicas para a votação de amanhã. A informação é do chefe do cartório eleitoral, ALEX GONÇALVES. Conforme ele, a ação ocorreu naqueles aparelhos que apresentaram atrasos na liberação de votação por meio da biometria. Com essa substituição, o profissional acredita que o processo de votação será mais ágil neste domingo. ALEX orientou que os eleitores não deixem para votar no final do dia e façam isso horas antes do final da votação. O objetivo é evitar longas filas próximo ou após às cinco horas da tarde.

A octagésima segunda Zona Eleitoral terá 86 urnas à disposição dos cinco municípios atendidos. A afirmação é do chefe do cartório eleitoral, ALEX GANÇALVES. Ele citou que são atendidos os municípios de Guaraciaba, Romelândia, Paraíso, Anchieta e Barra Bonita. Das 86 urnas, 76 estarão em uso de fato e outras 10 ficarão de reserva, sendo duas urnas de contingência para cada município. Ele lembrou que nos procedimentos realizados previamente no cartório eleitoral nenhum defeito nas urnas foi encontrado. ALEX salientou ainda que os locais de votação continuam os mesmos, inclusive nas mesmas salas onde cada eleitor votou no primeiro turno das eleições no último dia dois de outubro.

Todos os procedimentos técnicos também foram realizados na quadragésima quinta Zona Eleitoral para saber se todas as urnas estavam aptas para a votação de amanhã. A garantia é do Juiz Eleitoral, MÁRCIO CRISTOFOLI. Ele também participou do programa especial desta manhã e lembrou da audiência de conferência das urnas eletrônicas, bem como, da configuração técnica referente à bateria, carga, horário e demais situações envolvendo o dispositivo eletrônico. Questionado sobre a preocupação da Justiça Eleitoral em relação a demora na votação ocorrida no primeiro turno, ele citou que houve alterações visando que a situação de filas e também na demora na votação não se repita neste domingo.

Por ser apenas dois votos, o processo de votação deverá ser mais ágil que no primeiro turno onde eram cinco votos. A projeção é do Juiz Eleitoral da quadragésima quinta Zona Eleitoral, MÁRCIO CRISTOFOLI. Ele orientou os eleitores a levar uma colinha em mãos e também um documento oficial com foto. Os mais jovens também devem ter paciência na hora de votar, pois, a prioridade sempre é dos idosos. Ele salientou que as pessoas com mais de 60 anos preferem votar nas duas primeiras horas do dia e por isso, a recomendação é que as demais faixas etárias evitem esses horários e busquem os locais de votação próximo do meio-dia ou durante a tarde.

O Juiz Eleitoral da quadragésima quinta Zona Eleitoral, MÁRCIO CRISTOFOLI fez um pedido aos eleitores durante o programa especial desta manhã. Ele ressaltou que tradicionalmente o número de abstenções no segundo turno é bem maior que em relação ao primeiro, porém, conclamou que os eleitores não se omitam e escolham um candidato neste domingo.

A Polícia Civil vai adotar neste domingo o mesmo procedimento que foi executado no primeiro turno das eleições ocorrido no começo deste mês. A declaração é do delegado regional, WESLEY ANDRADE. Ele explicou que serão duas escalas distintas, sendo uma destinada para atendimentos de crimes comuns, como roubos, furtos, homicídios e demais e outra para atendimento exclusivo com situações que envolvam as eleições. De acordo com ele, essas duas linhas de frente visam buscar agilidade em ambos atendimentos que possam ocorrer neste domingo. Questionado sobre o efetivo, WESLEY ANDRADE citou que serão ao todo, 30 policiais civis em trabalho seja no regime de plantão ou de sobreaviso.

Desde a última terça-feira nenhuma pessoa pode ser presa, exceto em flagrante. O lembrete é do delegado regional de Polícia Civil, WESLEY ANDRADE. Ele comentou que prisões por crimes eleitorais também podem ser efetuadas casos forem flagradas irregularidades. Ele disse que a regional é composta por 22 municípios do Extremo-Oeste catarinense e todas as oito delegacias, incluindo a situada em São Miguel do Oeste estarão com atendimento neste domingo. O objetivo é que todos que por ventura precisem da Polícia Civil sejam atendidos. WESLEY ANDRADE destacou que acredita em uma eleição tranquila na região, situação diferente à nível de Brasil, onde a polarização é expressiva e casos graves podem ocorrer.

O décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, com sede em São Miguel do Oeste também fará a segurança total dos eleitores neste domingo. A afirmação é do major e subcomandante, ALCIONES PULGA. De acordo com ele, a exemplo do que foi realizado no primeiro turno, amanhã a Polícia Militar também terá um reforço no efetivo. Conforme ele, esse incremento vai ocorrer especialmente em municípios maiores, sendo como foco, São Miguel do Oeste. ALCIONES lembrou que no primeiro turno não houve grandes problemas, sendo registrados apenas situações pontuais, como por exemplo, propaganda irregular por parte de alguns candidatos e reclamações das longas filas, porém, nada que prejudicou a segurança dos eleitores.

Mais de 100 policiais militares estarão empenhados nas eleições deste domingo nos municípios de abrangência do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira. A garantia é do major e subcomandante, ALCIONES PULGA. Ele pontuou que serão cerca de 110 profissionais atuando durante o dia e 130 durante a noite. Ele frisou que cada município terá no mínimo três policiais em trabalho neste domingo. ALCIONES destacou que o Batalhão atende 26 municípios e terá uma forte atuação em no mínimo cinco, sendo além de São Miguel do Oeste, os municípios de Maravilha, Itapiranga, Mondaí e Iporã do Oeste. Ele antecipou que nesses locais haverá ainda reforço de outras cidades próximas.

O foco principal do trabalho da Polícia Militar será após o término da votação amanhã. A declaração é do major e subcomandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, ALCIONES PULGA. Ele admitiu que isso gera uma preocupação no efetivo e por isso haverá o emprego de mais profissionais visando que nenhum caso grave ocorra nos municípios de abrangência no Extremo-Oeste de Santa Catarina.

Um carro acabou pegando fogo após sofrer possivelmente, uma pane elétrica nesta sexta-feira. O fato foi registrado no interior de São José do Cedro. No local, uma mulher de 27 anos conduzia o veículo quando percebeu que estava saindo fumaça do motor. Ela imediatamente pegou o filho de nove anos e saiu do automóvel, momento em que o fogo começou de fato. O Corpo de Bombeiros chegou ser acionado, porém, o veículo foi completamente destruído pelas chamas. A mulher transitava sentido centro da cidade quando o sinistro ocorreu. Apesar do prejuízo material, mãe e filho não ficaram feridos e passam bem.

O posto da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou nesta semana diversas ações em duas rodovias estaduais da região Extremo-Oeste. As ações foram realizadas na SC-496 entre Descanso e Tunápolis e na SC-283 entre Mondaí e Palmitos. As fiscalizações iniciaram na última segunda-feira e foram concluídas nesta sexta-feira. Nesse período, 48 condutores foram flagrados cometendo infrações por transitar em velocidade superior à máxima permitida. Outros 16 também foram notificados por ultrapassar em local proibido. Ao todo, foram 64 flagrantes. Conforme a PMRv, o acidente com morte que foi registrado na SC-496 na madrugada da última segunda-feira foi justamente em razão do excesso de velocidade do motociclista.

Um foragido do município de São João do Oeste foi encontrado no Paraguai. Ele foi localizado pela Interpol e deportado ao Brasil. O homem havia sido condenado por homicídio. O caso é antigo, sendo que o crime ocorreu em 1997, em uma propriedade agrícola na comunidade de Itacuruçú, no interior de São João do Oeste. O Júri foi realizado em 2014, em Itapiranga e o réu foi julgado à revelia, pois estava foragido. Ele foi condenado em 13 anos de reclusão. JOSÉ CARLI ZERWES, foi achado no Paraguai pela Interpol, sendo expulso para o Brasil onde vai cumprir a pena. Ele foi entregue nesta quinta-feira na fronteira para autoridades brasileiras. ZERWES tinha 21 anos na época quando assassinou RENO KEMPER em 13 de julho de 1997. Desde então, o homem estava foragido da Justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.