-CONTA DE ENERGIA VAI CONTINUAR COM BANDEIRA VERDE PELO SÉTIMO MÊS SEGUIDO
-ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE FERROVIAS EM SC
-AASI PROMOVE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA
-RECENSEADORES DO EXTREMO OESTE VÃO ATUAR NO LITORAL DO ESTADO
-SJO DESENVOLVE PROGRAMAS AMBIENTAIS E AMPLIA AÇÕES DE PRESERVAÇÃO
-FORÇAS DE SEGURANÇA TERÃO REFORÇO PARA O PLEITO ELEITORAL DE AMANHÃ
-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA
-POLÍCIA RODOVIÁRIA AMPLIA FISCALIZAÇÃO EM RODOVIAS DA REGIÃO
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se encoberto. A previsão para as próximas horas é de mais chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta semana que o mundo provavelmente enfrenta "a década mais perigosa" desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A declaração foi dada durante um discurso onde ele justificou a invasão da Ucrânia pela Rússia. PUTIN também acusou os opositores e críticos da guerra de chantagem nuclear contra a Rússia, para forçar aliados a se afastarem de Moscou. Países da América do Norte e da Europa denunciaram recentes ameaças nucleares veladas do Kremlin.
Cerca de 20 organizações sociais entre sindicatos, movimentos populares e federações estudantis convocaram nesta semana, uma manifestação nacional no Uruguai contra a proposta de reforma da previdência do governo de LUIS LACALLE POU. Isso ocorreu após o governo enviar para o Congresso na semana passada, uma proposta de Reforma da Previdência com 51 artigos, que entre outras questões, aumenta a idade mínima para a aposentadoria. A proposta busca unificar todos os sistemas de pensões e determina uma adequação automática dos parâmetros de idade mínima de acordo com revisões anuais relacionadas ao aumento da expectativa de vida.
Brasileiros e outros estrangeiros que estejam em situação irregular no Paraguai poderão levar multas pesadas ou serem deportados em razão da nova lei de migração. A Lei 6.984/2022 entrou em vigor no último dia 18 de outubro e tem 180 dias para ser regulamentada. A partir da regulamentação será possível saber mais detalhes sobre a aplicação da norma, porém, de momento, já é possível afirmar que haverá uma fiscalização mais intensa nos locais onde há circulação de estrangeiros, incluindo faculdades, aduanas e lojas.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro ALEXANDRE DE MORAES, afirmou nesta sexta-feira, que tem absoluta certeza de que todos os brasileiros vão respeitar o resultado das eleições, após a proclamação do resultado neste domingo. Na última sessão do plenário da Corte Eleitoral antes das eleições, o ministro voltou a se dirigir aos eleitores para pedir que eles compareçam às urnas. Ele citou ainda as medidas que foram tomadas para garantir a participação. Durante a sessão, MORAES afirmou também que o Judiciário atuou para reduzir a abstenção no segundo turno, promovendo medidas para garantir o transporte de eleitores e a segurança do pleito.
O Tribunal Superior Eleitoral autorizou nesta sexta-feira, o envio de militares federais para a segurança de 165 localidades do país no segundo turno das eleições, que será neste domingo. Pela decisão do plenário, as forças vão atuar em 86 localidades de três estados brasileiros. Na última terça-feira, o TSE já havia autorizado o envio de tropas para outras 80 localidades de quatro estados. A decisão já foi encaminhada ao Ministério da Defesa, que será responsável pela logística de distribuição das tropas. O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral, que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo da polícia local. No primeiro turno, 561 localidades de 11 estados contaram com a presença de militares durante o pleito.
A Agência Nacional de Energia Elétrica manteve a bandeira verde em novembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis à geração de energia. Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz teria o reajuste de até 64 por cento das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmou que não haverá lei seca no segundo turno das eleições em Santa Catarina. Dessa forma, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas neste domingo estão liberadas no território catarinense. Nas eleições passadas também não houve proibição de bebidas no dia da votação. A chamada "lei seca", que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição, não é uma previsão da legislação eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, cada estado pode tomar uma decisão em relação ao assunto.
O armazenamento e o comércio ilegal de madeira em Santa Catarina já causou a aplicação de ao menos três vírgula 95 milhões de reais em multas, desde 2009. A maior parte do valor das 63 autuações no período, no entanto, não foi devidamente quitada. Quase 99 por cento das multas foram aplicadas a partir de 2017. Do valor total, apenas 33 milhões e meio de reais constam como quitados no sistema do Ibama, existindo quase 18 milhões de reais que foram acertados com depósitos em juízo e 28 milhões e 300 mil reais convertidos em serviços ambientais. Já outros três milhões 875 mil reais ainda estão sob tramitação de processo administrativo, tendo a multa sido apenas lavrada ou em aguardo de defesa da empresa autuada. Há também um caso em suspenso por ter sido levado à Justiça.
O governador CARLOS MOISÉS assinou nesta semana, a ordem de serviço para a execução de dois projetos para novas ferrovias em Santa Catarina. Ele assinou ainda, o contrato para a realização de estudos para um plano de ações voltado ao fortalecimento dos aeródromos do estado. Os investimentos nos dois modais têm o objetivo de alavancar o desenvolvimento, melhorar a logística, o transporte e o escoamento da produção. No modal ferroviário serão executados dois projetos, sendo um para a construção do Corredor Ferroviário entre Chapecó e Correia Pinto e outro entre Itajaí e Araquari, no Litoral Norte. Nos dois projetos serão investidos 32 milhões de reais. No primeiro momento, o foco são os traçados que interligam ao chamado Tronco Sul, chegando a São Paulo e ao Centro-Oeste do Brasil.
As emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação vão realizar uma ampla cobertura das eleições neste domingo. A programação é semelhante a que foi realizada no primeiro turno e vai começar às sete e meia da manhã, se estendendo até às 10 horas. Nesse horário, cinco emissoras afiliadas estarão em rede trazendo informações sobre as primeiras movimentações do dia e informações gerais sobre o horário de votação e demais situações. Após esse horário, cada emissora terá sua própria programação normal e a transmissão em rede será retomada às duas horas da tarde, seguindo até às cinco horas. A partir das cinco horas da tarde, a rede de transmissão será desfeita e cada emissora afiliada vai trazer dados do seu município e da sua comarca.
Após concluída essa apuração, as emissoras vão voltar em cadeia com a Rádio Peperi e ficarão em rede novamente até o resultado final, onde será conhecido o novo governador de Santa Catarina e o novo presidente do Brasil, bem como, os demais governadores nos estados que também tiveram segundo turno. Como de praxe, esse trabalho deve ser concluído próximo das 10 horas da noite. Haverá ainda a transmissão com imagens pelo Portal Peperi no Facebook. Já na segunda-feira, no bloco final do RPN - Rede Peperi Notícias Primeira Edição, haverá a divulgação detalhada dos votos que cada candidato obteve nos cinco municípios sede das emissoras afiliadas à Rede Peperi. Por conta disso, o programa terá uma duração maior que a normal na segunda-feira.
A Polícia Civil vai adotar neste domingo, o mesmo procedimento executado no primeiro turno das eleições, no começo do mês. A declaração é do delegado regional, WESLEY ANDRADE. Ele explica que serão duas escalas distintas, sendo uma destinada para atendimentos de crimes comuns como roubos, furtos e homicídios e outra para atendimento exclusivo, com situações que envolvam as eleições. De acordo com ele, essas duas linhas de frente visam buscar agilidade em ambos os atendimentos que possam ocorrer neste domingo. Sobre o efetivo, WESLEY ANDRADE cita que serão ao todo 30 policiais civis em trabalho, seja no regime de plantão ou de sobreaviso.
Desde a última terça-feira nenhuma pessoa pode ser presa, exceto em flagrante. O lembrete é do delegado regional de Polícia Civil, WESLEY ANDRADE. Ele comenta que prisões por crimes eleitorais também podem ser efetuadas, caso forem flagradas irregularidades. Ele destaca que a regional é composta por 22 municípios do Extremo Oeste catarinense e todas as oito delegacias, incluindo a situada em São Miguel do Oeste, estarão com atendimento neste domingo. O objetivo é de que todos que precisem da Polícia Civil sejam atendidos. WESLEY ANDRADE destaca que acredita em uma eleição tranquila na região, situação diferente à nível de Brasil, onde a polarização é expressiva e casos graves podem ocorrer.
O décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, com sede em São Miguel do Oeste, também fará a segurança total dos eleitores neste domingo. A afirmação é do major e subcomandante, ALCIONES PULGA. De acordo com ele, a exemplo do que foi realizado no primeiro turno, amanhã a Polícia Militar também terá um reforço no efetivo. Conforme ele, esse incremento vai ocorrer especialmente em municípios maiores, como São Miguel do Oeste. ALCIONES lembra que no primeiro turno não houveram grandes problemas, sendo registradas apenas situações pontuais, como por exemplo, propaganda irregular por parte de alguns candidatos e reclamações das longas filas, porém, nada que prejudicou a segurança dos eleitores.
Mais de 100 policiais militares estarão empenhados nas eleições nos municípios de abrangência do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira. A garantia é do major e subcomandante, ALCIONES PULGA. Ele pontua que serão cerca de 110 profissionais atuando durante o dia e 130 durante a noite. Ele frisa que cada município terá no mínimo três policiais em trabalho neste domingo. ALCIONES destaca que o Batalhão atende 26 municípios e terá uma forte atuação em no mínimo cinco, sendo além de São Miguel do Oeste, os municípios de Maravilha, Itapiranga, Mondaí e Iporã do Oeste. Ele antecipa que nesses locais haverá ainda reforço de outras cidades próximas.
O foco principal do trabalho da Polícia Militar será após o término da votação. A declaração é do major e subcomandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, ALCIONES PULGA. Ele admite que isso gera uma preocupação no efetivo e por isso haverá o emprego de mais profissionais, visando que nenhum caso grave ocorra nos municípios de abrangência no Extremo Oeste de Santa Catarina.
São João do Oeste desenvolve programas ambientais e amplia ações de preservação. O Programa de soltura de espécies nativas de peixes prevê várias medidas do poder público e parcerias com entidades. Meta é ter novamente algumas espécies já extintas em diversos rios do município. Conforme o Diretor de Meio Ambiente de São João do Oeste, MILTON HENTGES, o problema ocorreu principalmente pelo rigor das estiagens nos últimos anos e também pelas frequentes poluições que ocorrem e causam a morte de peixes. Nas atividades desenvolvidas nesta quinta-feira, foram soltos alevinos de Lambari e Jundiá, com quatro mil unidades de cada espécie.
Projeto para repovoar rios será ampliado em São João do Oeste. Devido ao problema na reprodução dos alevinos em virtude do frio, não foi possível adquirir Traíras e com isso, a soltura está prevista para novembro, com 800 alevinos. O Diretor de Meio Ambiente, MILTON HENTGES chama atenção que a meta é contemplar também riachos menores, que segundo relatos, possuíam grande quantidade de peixes, que atualmente não existem mais. Na última quinta, o programa contemplou o Rio Fortaleza, na barragem que abastece a cidade, também rios nas comunidades de Vale Pio, Ervalzinho e Macuco. Conforme MILTON HENTGES, as atividades tiveram a presença de alunos com meta de conscientização, além de colocar os moradores no compromisso de ajudar na preservação. Ele avalia que a educação ambiental pode contribuir para que a natureza se recupere em vários aspectos favoráveis a população.
Ampliação das ações em São João do Oeste ocorreram após a criação do Departamento do Meio Ambiente. O setor é ligado à Secretaria da Agricultura e tem foco específico. O Diretor, MILTON HENTGES, relata que a preocupação com a preservação da qualidade da água é fundamental em diversos aspectos. Cita que o eco sistema equilibrado permite desenvolvimento de peixes e água de qualidade para os animais e a população De acordo com HENTGES, é preciso ações integradas do poder público, iniciativa privada e população para preservação e melhorias das condições ambientais.
IBGE entra na reta final de coleta de dados do Censo Demográfico na região. Conforme o coordenador regional de área de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR, inicialmente foram enfrentadas dificuldades para contratação de funcionários para o trabalho a campo em algumas regiões, o que levou o IBGE a prorrogar o prazo de finalização do Censo para o início de dezembro. No entanto, a região possui a coleta de dados adiantada com mais de 85 por cento da população já recenseada. RADTKE salienta que isso fez com que a equipe de recenseadores do Extremo Oeste fosse requisitada para auxiliar na coleta de dados em outras regiões do estado, principalmente na área litorânea, que enfrenta dificuldades para avançar no trabalho a campo.
CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR destaca que o Censo Demográfico é muito importante e necessita da colaboração da população. Cita o repasse correto de todos os dados solicitados, com garantia de sigilo prevista em Lei. Ele afirma que o Censo vai apurar o número de habitantes de cada município brasileiro, a piora ou melhora da qualidade de vida, o acesso aos serviços essenciais e outros fatores específicos. Além disso, o coordenador salienta que o Censo vai servir para os governantes conhecerem a realidade da população e promoverem políticas públicas para o desenvolvimento de todo o país.
Associação das Associações de Iporã do Oeste vai realizar Assembleia Geral Ordinária na próxima segunda-feira. A AASI é presidida desde 2016 por ILMO WALTER. Ele considera que o ano de 2022 está sendo marcado pela retomada de diversas atividades, após dois anos de pandemia. WALTER observa que a Associação manteve a preocupação de planejar a retomada dos eventos para que tudo ocorresse conforme esperado pelas entidades associadas. Cita a realização da Kerbfest no mês de setembro com total responsabilidade da Associação, sem envolvimento do Poder Público ou lideranças políticas. Conforme o presidente, houve o entendimento de que seria necessária a criação da Associação do Kerbfest, que passará a ser a responsável por elaborar e realizar toda a programação da festa tradicional de Iporã do Oeste nos próximos anos.
ILMO WALTER salienta que a Associação do Kerbfest terá uma diretoria composta por pessoas sem vínculos com a AASI e com CNPJ próprio. Conforme ele, o objetivo da Assembleia na próxima segunda-feira é de aprovar a integração da nova entidade na Associação das Associações de Iporã do Oeste. Também será eleita a nova diretoria com discussão e aprovação do valor da anuidade que será cobrada. A Assembleia Geral Ordinária acontecerá na próxima segunda-feira, às 19h, no CTG Herança Pampiana.
O presidente, ILMO WALTER, salienta que a AASI desempenha papel importante na promoção de eventos no município, estabelecendo regras que precisam ser seguidas pelas entidades associadas. Cita o limite de quatro datas por ano para promoção de eventos e a impossibilidade de que as associadas cedam espaço físico para eventos paralelos de entidades não associadas. Em caso de descumprimento das regras, a punição é com o pagamento de multa no valor de um salário mínimo. O presidente avalia que as medidas aliviaram o calendário de eventos do município, fortaleceram a Associação com novos associados e garantiram estabilidade financeira para a entidade.
Um acidente de trânsito entre um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida pouco antes das 18h desta sexta-feira, na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. Conforme informações, a moto Honda CG FAN e o veículo Gol seguiam no sentido ao Bairro São Sebastião, quando ocorreu a colisão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros ao condutor da moto, que apresentava ferimentos em uma das penas. Ele foi imobilizado e encaminhado para o Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Federal realizou os procedimentos de trânsito necessários no local.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou ações de fiscalização de excesso de velocidade na rodovia SC 496 entre os municípios de Descanso e Tunápolis e de ultrapassagens irregulares na SC 283, entre os municípios de Mondaí e Palmitos. A Fiscalização iniciou na segunda-feira e terminou ontem. No total, 48 condutores foram flagrados cometendo infrações por transitar em velocidade superior à máxima permitida e outros 16 foram notificados por ultrapassarem pela contramão em faixa contínua amarela. Ainda na madrugada do dia 24, os Policiais atenderam um acidente de trânsito na SC 496, no município de Santa Helena, onde um condutor de uma motocicleta saiu da pista e se chocou em uma árvore. Ele foi socorrido e morreu logo após dar entrada no hospital de Tunápolis. Foi constatado que o motivo do acidente foi a velocidade incompatível com o trecho rodoviário.