-BOLSONARO REVOGA DECRETO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DE POSTOS DE SAÚDE DO SUS
-SANTA CATARINA PRORROGA CAMPANHA DE VACINAÇAO CONTRA POLIO
-PROJETO DE LEI QUE ALTERA ARTIGO DO CÓDIGO AMBIENTAL É VETADO
-PARQUE ESTADUAL DO TURVO REABRE NESTA QUINTA-FEIRA
-ESCOLA DEBATE SEGURANÇA NA INTERNET
-DEFESA CIVIL RECOMENDA DECRETO DE EMERGÊNCIA EMITAPIRANGA
-MOTORISTA FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO DE CAMINHONETE
-TRABALHADOR DA REGIÃO MORRE SOTERRADO EM OBRA NO RS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 78 centavos. O euro está valendo seis reais e 76 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Um ataque a faca deixou três mortos e vários feridos na manhã desta quinta-feira na Basílica de Nice, na França. O prefeito da cidade afirmou que um suspeito foi detido e classificou o ataque como terrorismo. A Procuradoria antiterrorismo do país abriu uma investigação sobre o incidente. O ataque desta quinta ocorreu 13 dias após a decapitação de SAMUEL PATY, professor que mostrou uma charge de Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão.
Os governos da Alemanha e da França anunciaram nesta quarta-feira um lockdown parcial para conter a segunda onda do novo coronavírus nos dois países. As novas medidas ocorrem em uma semana de forte alta nos casos de Covid-19 na Europa. O intuito é evitar colapso de hospitais, como ocorrido meses atrás, no começo da pandemia. Em comum, as novas diretrizes anunciadas incluem o fechamento de bares e restaurantes. Apenas escolas podem abrir.
Mais de 73 milhões e 300 mil pessoas já votaram antecipadamente na eleição presidencial americana até esta quarta-feira, segundo o "Projeto Eleições", da Universidade da Flórida, que acompanha dados sobre a corrida à Casa Branca. O número equivale a 53 por cento de todos os votos da eleição de 2016, em que DONALD TRUMP derrotou a ex-secretária de Estado HILLARY CLINTON. Agora, o republicano tenta se reeleger contra o democrata JOE BIDEN. A eleição vai acontecer no próxima terça-feira, dia três de novembro.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, em dois por cento ao ano. A Selic foi fixada nesse índice na reunião de agosto, o menor patamar da série histórica, e mantida em 16 de setembro. A alta nos preços dos alimentos em setembro fez a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, disparar. No mês passado, a inflação somou zero vírgula 64 por cento, o maior patamar para o mês desde 2003. O comunicado afirma que indicadores recentes sugerem uma recuperação econômica desigual entre setores, e que a conjuntura econômica ainda pede estímulos monetários.
O Tribunal Superior Eleitoral e o WhatsApp anunciaram nesta quarta-feira os resultados preliminares da plataforma de denúncia de contas suspeitas de disparos de mensagens em massa. No período de 27 de setembro a 26 de outubro, o canal com o TSE recebeu mil e 37 denúncias, sendo 17 descartadas por não estarem relacionadas às eleições. /Os dados foram enviados ao WhatsApp para que seja verificado se as contas indicadas violaram seus Termos de Serviço. 256 contas foram banidas por violação de seus Termos de Serviço, número que corresponde a mais de 35 por cento das contas válidas enviadas pelo TSE.
O presidente JAIR BOLSONARO revogou nesta quarta-feira o decreto que autorizava o Ministério da Economia a realizar estudos sobre a inclusão das Unidades Básicas de Saúde dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. A revogação foi publicada em uma edição extra do "Diário Oficial da União". De acordo com o presidente, o país tem quatro mil Unidades Básicas de Saúde e 168 Unidades de Pronto Atendimento inacabadas. Segundo BOLSONARO, a inclusão das unidades de saúde no programa do governo que trata de privatizações “visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União”.
Santa Catarina prorrogou até 13 de novembro as campanhas multivacinação e da vacinação contra a poliomielite nos 295 municípios catarinenses. O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes de até 15 anos. As doses podem ser tomadas gratuitamente nas salas de vacinação. A prorrogação ocorre por causa da baixa cobertura vacinal. Até 23 de outubro, aproximadamente metade das crianças foi imunizada contra a polio. A meta é vacinar 342 mil 825 crianças menores de cinco anos. Até agora, foram imunizadas 168 mil 825.
Santa Catarina definiu na tarde de terça-feira as regras sanitárias contra o coronavírus voltadas aos eventos relacionados às Eleições de 2020. A Portaria prevê medidas para distribuição de panfletos, carreatas, comemorações dos eleitos e outros. As regras já estão valendo. No documento, está previsto o uso de álcool 70 por cento por quem distribui e recebe os materiais impressos. É recomendado ainda evitar contato físico com outras pessoas, como abraçar e apertar as mãos. Para a realização de comícios, as regras levam em conta os dados da Matriz de Risco para a Covid-19 no estado.
O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado uma lei sobre medidas de prevenção à dengue e febre amarela que precisam ser cumpridas por residências e estabelecimentos comerciais como borracharias e ferros-velhos. A norma prevê punições como multas e suspensão e cassação de alvará de funcionamento em caso de descumprimento. Para os proprietários de imóveis residenciais a multa é de mil reais, que dobra se houver reincidência. Para os donos dos estabelecimentos comerciais as punições são de advertência; interdição para cumprimento das medidas sanitárias e suspensão temporária da autorização de funcionamento por 30 dias, dobrados em caso de reincidência.
Mães sociais da Terra Nova de Mondaí recebem capacitação. Segundo o coordenador do serviço de acolhimento da Terra Nova Sociedade Beneficente Vale do Pirapocu de Mondaí, NEI FÁBIO DALPIAZ, as mães sociais são as cuidadoras dos jovens que permanecem acolhidos na instituição. Ele explica que no momento são 11 jovens acolhidos, quatro mães sociais que residem na sociedade, e outras duas fazem a substituição quando necessário. O coordenador lembra que estas mães são contratadas pela instituição, e também recebem capacitação. Ele comenta que estas capacitações estavam previstas para ocorrer a cada dois meses, o que não foi possível devido à pandemia. Dessa forma, a psicóloga que ministra a formação veio somente uma vez este ano para repassar as orientações, o que ocorreu na semana passada. NEI FÁBIO destaca que as orientações são voltadas a parte emocional e psicológica das mães sociais que se dedicam a cuidar dos outros.
Afubra homenageia produtores de tabaco pela passagem do seu dia. Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, a Afubra, com sede em Santa Cruz, BENÍCIO WERNER, o Dia do Produtor de Tabaco foi instituído por iniciativa da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco, da qual, Brasil é membro e sócio-fundador. A fundação desta associação ocorreu em novembro de 1984, em Santa Cruz, já o dia do produtor foi instituído em 28 de outubro de 2012. O presidente da Afubra destaca que a data foi escolhida porque foi neste dia que Cristovão Colombo levou o tabaco que conheceu em Cuba, para a Europa. BENÍCIO comenta que as safras dos dois últimos anos renderam aos produtores quase seis bilhões de reais. Já para o país, a produção de tabaco representa 28 bilhões de reais. Destes, 19 bilhões são do consumo interno e oito bilhões na exportação. Em tributos, a produção somou mais de 14 bilhões.
Projeto de lei que altera artigo do Código Ambiental de Santa Catarina é vetado pelo governador. A alteração tinha como objetivo tirar a obrigatoriedade das cisternas em propriedades que já possuem outros reservatórios de água. Conforme o deputado estadual, MAURO DE NADAL, a regulamentação do Código Ambiental foi aprovada de forma unânime tanto na Alesc como pelas comissões, mas foi vetado ao chegar no governador para a sanção. Logo após o veto, o deputado conversou com o presidente da comissão de Constituição e Justiça, onde ocorre a primeira análise do veto. DE NADAL afirma que também conversou com os demais deputados para articular a derrubada do veto, e para que isso ocorra são necessários 21 votos. Obtendo o número de votos, o projeto será instituído em lei mesmo sem passar pela sanção do governador. Esse processo deve se definir em cerca de duas semanas.
O governador CARLOS MOISES justificou que vetou a alteração no projeto por interesse público. Para o deputado estadual, esta foi uma alegação absurda, porque o interesse público deveria ser agilizar o processo e facilitar a vida do agricultor. MAURO DE NADAL afirma que alguns órgãos públicos caminham na contramão do desenvolvimento, e o veto a obrigatoriedade da implantação de cisternas em propriedades que já tem a garantia de água é um exemplo disso. O deputado tranqüiliza os agricultores que apresentaram esta demanda, pois está trabalhando com os demais parlamentares para articular a derrubado do veto e a transformação desta regulamentação em lei. DE NADAL considera que produtores que comprovam que já tem água para abastecer a sua propriedade não têm a necessidade de ter mais este gasto com a construção de cisternas.
Clima não é favorável para desenvolvimento das frutíferas e falta de água irá interferir na produção. Conforme o técnico em agropecuária, ROQUE MARX, o período úmido no inverno foi propício para o plantio das frutíferas, mas no decorrer do período de desenvolvimento as mudas foram prejudicadas com a falta de água, que interfere na sua estruturação, crescimento do sistema radicular, a formação das flores e o início da frutificação. Ele cita que as frutas cítricas são as mais afetadas, como laranja e bergamota, em função do sistema de enraizamento que depende da umidade para o desenvolvimento. O técnico em agropecuária explica que a consequência é a queda das flores e as frutas que persistem passam pelo chamado aborto natural pela falta de sustentação da planta. ROQUE MARX acrescenta que o uso de qualquer defensivo nestas plantas deve ser recomendado por profissional da área.
Na década de 1980, quando trabalhava com extensão rural na Epagri, ROQUE MARX recorda que havia maior incentivo por parte das empresas na produção de frutas cítricas nas propriedades, mas o foco passou a ser a produção leiteira. Em relação às frutas de caroço, o técnico em agropecuária destaca que as áreas de produção na região são maiores, muito em função de que maior parte é destinada para comercialização. ROQUE MARX comenta que gradativamente as pessoas estão retomando o cultivo dos pequenos pomares em seus próprios quintais, como alternativa para uma alimentação mais saudável. Segundo o técnico, outras vantagens são o consumo de frutas mais naturais, além do prazer de poder colher algo que a própria família cuidou e cultivou e ainda economizar com as compras no mercado. MARX lembra que hoje é possível se programar, mesmo na cidade, para destinar um espaço específico para cultivo de plantas e hortaliças.
Itapiranga deve decretar situação de emergência em virtude da estiagem. A situação é considerada crítica e sem perspectivas. O Conselho Municipal de Defesa Civil realizou reunião na terça-feira e hoje fará indicação para o prefeito decretar emergência. Estiveram reunidos os representantes do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Sindicatos, poder público, Epagri e de outras entidades. O relatório da Epagri apontou um déficit de 580 milímetros de chuva desde 2019, na comparação com anos anteriores. Conforme o comandante dos bombeiros e coordenador da Defesa Civil, ANDRÉ RAUBER a pequena reserva de água no solo é preocupante e exige medidas drásticas para evitar agravamento da situação. O Conselho coletou dados sobre o plantio de milho, principal cultura em Itapiranga e que teve redução de lavouras em virtude da estiagem.
Safra de milho será menor e com qualidade inferior. Não foi atingido a marca de cinco mil hectares que deveriam ter sido plantadas, sendo três mil para silagem e duas mil para colheita em grão. Na reunião do Conselho de Defesa Civil também foram apresentados dados que além da área menor, 30 por cento da plantação já se perdeu devido à falta de chuva. O coordenador ANDRÉ RAUBER alerta também que é real a preocupação com a falta de água para os animais. Ele lembra que Itapiranga cresceu muito no agronegócio e atualmente possui plantel de 40 mil bovinos, 190 mil suínos e dois milhões de aves, exigindo grande quantidade de água. Granjas com o consumo diário de até 100 mil litros de água exigem amlo planejamento.
Coordenador da Defesa Civil destaca benefícios do decreto de situação de emergência. Série de ações devem ser realizadas com maior investimento para o abastecimento de água. ANDRÉ RAUBER destaca a possibilidade de renegociação de dívidas e novos financiamentos. Ele defende um plano de trabalho para minimizar os efeitos das próximas estiagem. O coordenador da Defesa Civil alerta que o sistema de água pública está trabalhando praticamente no limite. Observa que é fundamental a conscientização da população para colaborar com economia de água. RAUBER diz que é preciso evitar desperdício com lavação de veículos e calçadas e sempre que possível reutilizar água. Cita ainda que está descartado o uso de água tratada para o abastecimento total de granjas, sendo a prioridade absoluta o consumo humano. Para garantir que todos tenham água potável nas torneiras é preciso fazer uso racional.
Tunápolis adia decisão para decreto de situação de emergência. Falta de chuva causa prejuízos, porém avaliação ainda não é definitiva. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Tunápolis, PEDRO BAUMGRATZ, a situação já é de emergência, com problema grave e com projeções que não são animadoras. Ele cita que a safra de milho está comprometida e ainda tem a preocupação com falta de água. De acordo com BAUMGRATZ, nova reunião será realizada nos próximos dias para avaliar a situação. Ele lembra que nos últimos anos o município não teve problema com falta de chuva, porém 2020 apresenta um déficit hídrico bastante significativo. A preocupação é garantir abastecimento para famílias que não tem como resolver o problema de falta de água e por isso recebem o auxílio com trator e tanque. Nova reunião deve ocorrer na próxima semana.
O Parque Estadual do Turvo reabre nesta quinta-feira. Reserva no município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul estava fechado desde o início da pandemia. Destaque do Parque é o Salto do Yucumã que recebe milhares de visitantes. Conforme o Gestor do Parque, RAFAEL SCHENKEL, a retomada dos visitantes será gradual, com prevenção especial em decorrência da pandemia. Prioridade será evitar aglomeração e devido à grande procura, será preciso fazer agendamento por telefone 55 999 18 30 06 pelo WhatsApp ou ligação. O Gestor lembra que o Parque ficará aberto de quinta-feira a segunda-feira, no horário das oito horas as 15 horas para entrada dos visitantes. O horário máximo para a saída será às 17 horas. De acordo com SCHNKEL, o agendamento das visitas é necessário para que haja um controle de visitantes. Será permitido o máximo de 464 pessoas por dia.
Visitação ao Parque do Turvo e Salto do Yucumã terá seguir todas as medidas de prevenção a Covid-19. RAFAEL SCHENKEL informa que é obrigatório o uso de máscarae álcool em gel, assim como respeitar o distanciamento social. Ele salienta ainda que será feira a higienização de vários espaços e para minimizar os riscos de contaminação pela Covid-19 é aconselhado a permanência de no máximo três horas . O Gestor lembra que segue proibido a entrada com bebidas alcoólicas e animais domésticos. Também não é permitido o uso de fogo para quaisquer fins e a utilização das churrasqueiras. Local de beleza impressionante que vale a pena conhecer, porém é o momento de ter o máximo de cuidado. Respeitar os protocolos de segurança no combate a Covid-19.
Prevenção e enfrentamento de violência online; relacionamentos saudáveis na rede são temas abordados em novo programa nas escolas da rede estadual. Trabalho já está sendo feito nas escolas da região. Alguns educandários foram escolhidos como referência. Conforme a embaixadora do Programa Cidadão Digital em Santa Catarina, ISABELLA FERRO, o Cidadão Digital é um programa da SaferNet Brasil em parceria com o Facebook. Objetivo é multiplicar conteúdos de educação e cidadania digital para adolescentes de 13 a 17 anos da rede pública de ensino do país. Segundo a embaixadora foram mapeadas escolas para apresentar o programa e desenvolver plano de atividade que atenda as expectativas de acordo com a realidade local. Escolas de Itapiranga já possuem parceria firmadas, sendo que a implantação do programa iniciou na escola São Vicente.
Programa Cidadão Digital engloba cinco eixos temáticos. O trabalho ocorre na segurança digital, prevenção e enfrentamento de violência online, relacionamentos saudáveis nas redes, autocuidado e saúde emocional nas redes e educação midiática. A embaixadora do programa em Santa Catarina, ISABELLA FERRO destaca que a navegação segura visa proteger dados pessoais, preservar imagens intimas. Ela diz que é preciso criar um ambiente de respeito empatia e comportamento adequado ao abordar determinados assuntos de forma online. ISABELLA, chama atenção que durante a pandemia as pessoas passaram a permanecer muito em casa e fazer maior uso do computador e celular. Ela diz que é preciso desconectar um pouco, aproveitar o que é útil, mas estabelecer limites no tempo de navegação para evitar problemas de convivência familiar.
Violência online é uma das preocupação do Programa Cidadão Digital. O alerta também está relacionado a verificação de notícias e evitar informações falsas. Segundo a embaixadora em Santa Catarina, ISABELLA FERRO, a violência online ocorre porque muitas pessoas acreditam que a internet é um ambiente maravilhoso que permite conexão com diferentes situações. Ela alerta que a violência online está em evidência e por isso é desenvolvido trabalho com adolescente para conscientizar da importância de ter certos cuidados e também denunciar os crimes. ISABELLA avalia que a pandemia provocou o trabalho em home office e possibilitou expandir as fronteiras com atividades a distância e aulas online. Ela aponta dificuldades e novas oportunidades com o uso da internet. ISABELLA lembra que o Programa está disponível para escolas da região em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Motorista fica ferido em saída de pista e capotamento de caminhonete na SC 386. A ocorrência foi registrada próximo ás 19 horas desta quarta-feira na SC 386, linha Laju em Mondaí. No local ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento de uma caminhonete Hyundai HR, emplacada em Mondaí. O motorista estava preso às ferragens. Para o desencarceramento, os bombeiros realizaram o rebatimento do teto e a abertura de uma terceira porta no veículo, mas a retirada da vítima não foi possível devido ao seu estado de saúde, com redução da saturação, agitação, sudorese e relato de sede. A extração do motorista, de 38 anos, foi então realizada em ângulo 30 graus. Na avaliação inicial o motorista estava consciente e orientado, sinais vitais normais e sentado no banco do condutor. Ele apresentava palidez, ferimento na região do crânio e referia dores na região torácica com suspeita de fratura de costelas.
Acidente entre moto e van deixa motociclista ferido em SMOeste. Um acidente entre uma Van/Furgão Ducato e uma moto deixou um motociclista ferido, por volta das 14 horas desta quarta-feira, no cruzamento das ruas La Salle e Marechal Floriano, no centro de São Miguel do Oeste. Com a batida, o condutor da motocicleta sofreu escoriações generalizadas, além de suspeita de fratura em uma das pernas e sangramento na face. Servidores do DEAP, que estavam no local realizaram o primeiro atendimento, até a chegada dos socorristas. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados, fizeram o atendimento e encaminharam o homem ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A Polícia Militar elaborou o Boletim de Ocorrência.
Trabalhador da região morre soterrado em obra no Rio Grande do Sul. O acidente de trabalho foi registrado no início da tarde desta quarta-feira, em Bagé no Rio Grande do Sul. CRISTIANO CAVALHEIRO, de 29 anos, estava trabalhando em uma obra quando foi soterrado. Os bombeiros chegaram as acionados para socorrer o trabalhador. Ele apresentava ferimentos graves e não resistiu. O Portal Peperi buscou informações sobre a ocorrência ainda na tarde desta quarta-feira junto aos socorristas e imprensa gaúcha, porém, não havia mais detalhes sobre a ocorrência. Conforme informações extraoficiais, ele estaria escavando um buraco quando houve o desmoronamento de terra. CAVALHEIRO é natural de São José do Cedro onde residem os familiares e onde também deverá ocorrer o sepultamento. A mãe dele reside em Princesa onde a família é proprietária de uma pizzaria.