-GOVERNO QUER USAR RECURSOS DE PRECATÓRIOS E DO FUNDEB PARA O RENDA CIDADÃ
-STF NEGA AÇÃO DO GOVERNO QUE QUESTIONAVA RITO DE IMPEACHMENT
-PREÇO DO LEITE PAGO AO PRODUTOR DEVE SE ESTABILIZAR ACIMA DE DOIS REAIS
-HOMENS REPRESENTAM 63 POR CENTO DAS CANDIDATURAS A VEREADOR EM SMO
-URNAS ELETRÔNICAS QUE SERÃO USADAS NO PLEITO CHEGAM A CIDADE
-PM APREENDE VEÍCULO CARREGADO COM VINHOS DA ARGENTINA NA SC 305
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA GRAVEMENTE FERIDA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Organização Mundial de Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que vai disponibilizar 120 milhões de testes de Covid-19 para 133 países de baixa e média renda em um período de seis meses. A OMS disse que os testes serão oferecidos no Brasil e em outros países na América Latina. Os testes usados serão os de antígenos, aqueles capazes de identificar as proteínas da superfície do novo coronavírus. Os testes serão fabricados pelas empresas SD Biosensor e Abbot, e o volume será garantido por meio da Fundação Bill e Melinda Gates. Cada teste custará cinco dólares, cerca de 28 reais.
O governo da Nicarágua, do presidente DANIEL ORTEGA, propôs dois projetos de lei para restringir o trabalho de veículos de imprensa e organizações não-governamentais. Parlamentares do partido de ORTEGA apresentaram nesta segunda-feira projeto de lei que torna a disseminação de "informações que ameacem a segurança nacional" punível com até quatro anos de prisão. A legislação proposta provocou críticas de organizações jornalísticas e ativistas de oposição. Desde 2014, pelo menos 20 veículos de comunicação em todo o país já teriam sido confiscados ou fechados pelo governo.
Pela primeira vez, DONALD TRUMP e JOE BIDEN estarão frente a frente na campanha presidencial dos Estados Unidos de 2020 nesta terça-feira. O primeiro dos três debates entre os dois candidatos acontece em Cleveland, Ohio, e será moderado por CHRIS WALLACE, da Fox News. O encontro terá início às 22 horas de Brasília e duração de 90 minutos, sem intervalos. Serão seis blocos de 15 minutos cada, divididos por assuntos selecionados por WALLACE. Não haverá checagem de fatos pelo moderador.
O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial, o calendário de pagamentos das parcelas de 300 reais do Auxílio Emergencial para beneficiários fora do Bolsa Família.A portaria que definiu as datas de pagamento das parcelas de 300 também alterou o calendário dos pagamentos das próximas parcelas de 600 reais. A prorrogação do Auxílio Emergencial com mais quatro parcelas de300 foi oficializada no início do mês por Medida Provisória. Apenas os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família, no entanto, já estavam recebendo os pagamentos, que seguem o calendário do próprio bolsa. Os calendários de pagamento das parcelas de 300 levam em consideração a data em que o beneficiário recebeu a primeira das parcelas originais do benefício, de 600.
O senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre afirmou nesta segunda-feira que a chamada PEC Emergencial vai prever o financiamento de um programa de transferência de renda batizado de Renda Cidadã com recursos do Fundeb e com verbas reservadas no Orçamento para pagamentos de precatórios. BITTAR é vice-líder do governo no Congresso Nacional e participou nesta segunda de reunião no Palácio da Alvorada com o presidente Jair Bolsonaro, ministros e líderes partidários para discutir o assunto. O governo não deu detalhes sobre o Renda Cidadã. Não foi informado, por exemplo, o valor que cada beneficiário receberá ou quando o benefício começará a ser pago.
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou parecer nesta segunda-feira em que classifica como inconstitucional a proposta do governo federal de usar recursos de precatórios para financiar o novo programa social, intitulado Renda Cidadã. Segundo a OAB, a proposta a ser enviada ao Congresso Nacional "já nasceria inconstitucional" porque há duas decisões do Supremo Tribunal Federal proibindo a ampliação do prazo para o pagamento de precatórios – mesmo se as dívidas já tiverem vencido. Os precatórios são dívidas dos governos que já foram reconhecidas pela Justiça. O parecer da OAB afirma que o uso cogitado da verba dos precatórios "traz enorme insegurança jurídica
A última semana de setembro iniciou com oportunidades em Santa Catarina. São quatro mil 150 vagas de empregos, sendo 196 destinadas às pessoas com deficiência, disponibilizadas em mais de 50 cidades catarinenses. Os números foram divulgados pelo Sistema Nacional do Emprego, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. As ofertas da semana englobam as mais variadas funções, com pré-requisito desde nível fundamental a superior. O Oeste do estado lidera as vagas, com mais de mil oportunidades. Em destaque estão São Miguel do Oeste com 872 vagas, Concórdia com 343 e Chapecó com 276.
Em setembro, o estado ultrapassou a marca de mil propriedades certificadas livres de brucelose e tuberculose, um marco importante que atesta a excelência sanitária dos rebanhos e o importante trabalho feito pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina nos controles sanitários na cadeia produtiva. O Programa tem parceria com os órgãos públicos, enquanto certificadores dos processos, profissionais habilitados e entidades privadas. Na visão da Cidasc, a erradicação da brucelose e tuberculose pode ser mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense.
O Supremo Tribunal Federal negou nesta segunda-feira seguimento à ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado que questionava o rito do processo de impeachment. Como a ação não foi sequer conhecida, a ministra ROSA WEBER deixou de analisar o pedido de suspensão do processo contra o governador CARLOIS MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR. A PGE disse que só vai se manifestar depois de ter acesso à decisão. Com a decisão, o processo de impeachment segue o trâmite no tribunal de julgamento. A Procuradoria-Geral entrou com a ação no STF em setembro de setembro. MOISÉS e DANIELA são alvo de dois processos de impeachment, que estão em duas fases diferentes. O mais antigo deles está na etapa do tribunal de julgamento e o segundo, formou comissão na semana passada.
A maioria das comunidades que fazem parte da área de abrangência da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo tanto da cidade quanto do interior já retornaram as celebrações religiosas. A informação é do padre CLAIR LOVERA. De acordo com ele, a Matriz abrange ao menos 74 comunidades dos municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso e quatro comunidades de Descanso. Conforme ele, ao todo, são 108 núcleos na cidade de São Miguel do Oeste e 10 em Paraíso, além de cerca de 500 grupos de reflexão em toda a paróquia.
A primeira comunidade a retornar com as celebrações religiosas foi o centro de São Miguel do Oeste. A afirmação é do padre da paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Segundo ele, na Matriz as celebrações voltaram ainda no mês de julho e seguem acontecendo todos os finais de semana em dois horários, sendo no sábado às cinco e meia da tarde e no domingo às oito e meia da manhã, esse último com transmissão da Rádio Peperi FM, 99 vírgula nove, emissora afiliada e líder da Rede Peperi de Comunicação. Ele destacou que as demais comunidades foram retornando gradativamente ao longo dos meses de agosto e setembro. CLAIR acredita que nos próximos meses deve haver a retomada em todas as 74 comunidades atendidas pela paróquia São Miguel Arcanjo.
Desde o final de semana está permitindo a ocupação das igrejas em até 70 por cento da sua capacidade e isso deve ajudar na presença dos fiéis no interior das mesmas. O comentário é do padre da paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Ele lembrou que antes era permitido apenas 30 por cento da capacidade total e agora a ocupação pode variar entre 50 e 70 por cento. Ele salientou que pessoas do grupo de risco da Covid-19 não devem participar dos momentos de oração nas comunidades. CLAIR ressaltou que todos os cuidados devem ser tomados nessa volta das celebrações, como por exemplo, uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento de no mínimo um metro e meio entre cada pessoa.
Outra novidade é que a paróquia São Miguel Arcanjo autorizou a retomada dos cultos nas comunidades do interior. A declaração é do padre CLAIR LOVERA. Ele pontuou que até poucos dias estava apenas permitido a celebração com a presença dos padres e a partir de agora os ministros que não fazem parte do grupo de risco também podem celebrar os cultos. Ele confirmou que a distribuição de eucaristia também está permitida nas comunidades. O padre CLAIR LOVERA comentou ainda que nas próximas duas semanas serão realizadas ao menos 26 celebrações, incluindo batizados e reuniões com o conselho de cada comunidade. Algumas também terão churrasco via delivery. O roteiro completo de celebrações e cultos pode ser conferido na página do Facebook da Paróquia São Miguel Arcanjo e no informativo paroquial que vai ao ar todos os sábados próximo da uma e meia da tarde aqui na Rádio Peperi FM.
A Bancada do Oeste debateu a situação do comércio internacional através do Extremo Oeste. Conforme o presidente da bancada, MAURÍCIO ESKUDLARK, foi feita uma videoconferência para colher sugestões de prefeitos, empresários, importadores e despachantes sobre a operacionalidade do porto seco. Uma das principais questões é a entrada em vigor da Lei Estadual que determina que as empresas beneficiárias de regime tributário diferenciado importem produtos via Dionísio Cerqueira, fato que tem gerado inquietações no setor privado e público. O objetivo é fazer todas adequações para garantir o cumprimento da exigência de forma gradativa, já condicionando dez por cento de movimento a partir deste ano.
A Associação Catarinense de Distribuidoras e Atacadistas sugeriu que o estado aumente gradualmente a capacidade de atendimento do porto seco para melhorar também a saída de produtos. Conforme o deputado, MAURÍCIO ESKUDLARK, uma das primeiras ações, seria levantar quais produtos podem entrar no país via Dionísio Cerqueira sem maiores entraves ou aumento de custos. Dessa forma as empresas poderiam aproveitar a logística também para saída das mercadorias. Algumas haviam se preparado para nova lei de agosto e já começaram a operar. Mas, a maioria pede principalmente melhorias nas rodovias, com destaque para BR-163. Outa sugestão é fazer o processo em etapas, visando aumentar os valores de impostos. Com esse movimento extra, já neste ano, as associações entendem ser possível promover as obras e ampliação de pessoal, para então a lei estadual valer na totalidade e condicionar o benefício fiscal ao Extremo Oeste.
Preço do leite segue em alta e deve estabilizar acima de dois reais o litro. Baseado nas resoluções dos Conseleites, o preço do litro de leite pago ao consumidor deve ter novo reajuste em outubro. A tendência de alta já foi maior em meses anteriores, principalmente em agosto e setembro. Os indicadores de mercado apontam para estabilização do preço em valor elevado. Conforme o membro da Aliança Lácta Sul Brasileira, AIRTON SPIES, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão reajuste para o próximo pagamento das cooperativas de laticínios. Ele explicou é que a estabilização do preço é baseado no aumento de produção e da importação de leite. SPIES relatou que o valor máximo do litro comercializado em outubro deve ser a dois reais e 25 centavos e o mínimo em real e 70 centavos. Ele destacou ainda que cada produtor tem sua relação com a indústria e a negociação de valores.
A rentabilidade média do leite neste ano está seis por cento inferior ao ano passado. A afirma é do membro da Aliança Lácta Sul Brasileira, AIRTON SPIES. Ele lembra que o preço elevado é recente e o custo de produção aumentou de maneira considerável comprometendo o lucro do produtor. SPIES chama atenção para as dificuldades geradas pelo aumento de custo do milho e farelo de soja comprometendo a rentabilidade dos produtores. Ele informou ainda que a importação aumentou 39 por cento em agosto em relação a julho. Outra preocupação é com a possível queda no consumo. Como exemplo, SPIES cita o auxílio emergencial de 600 reais para 69 milhões de brasileiros, este valor foi reduzido e com isso diminui também a capacidade de compra do consumidor.
As urnas eletrônicas que serão usadas na eleição deste ano chegaram nesta segunda-feira no município. Ao todo são 227 equipamentos que serão distribuídas para os municípios de duas zonas eleitorais. A quadragésima quinta terá 148 urnas que serão repassados para São Miguel do Oeste, Descanso, Bandeirante, Belmonte e Santa Helena. Na octogésima zona eleitoral são 79 urnas que serão repassadas para Guaraciaba, Paraíso, Anchieta, Romelândia e Barra Bonita. Os equipamentos estão guardados no colégio São Miguel. De acordo comAs urnas são dos modelos 2009 e 2015 e algumas foram usadas em mais de seis eleições.
As urnas que serão usadas na eleição vão passar por uma série de testes e ações para garantir a segurança do sistema. De acordo com a chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON, o calendário de ações foi definido pelo TRE e será cumprido nas próximas semanas. Entre os trabalhos previstos, estão a audiência pública de configuração das urnas eletrônicas. O trabalho consiste na inserção dos dados de cada candidato e a lista dos eleitores de cada sessão. Os técnicos da justiça eleitoral ainda vão submeter os equipamentos a alguns testes antes da eleição. O trabalho de logística que envolve o transporte das urnas para os locais de votação será feito pela empresa Reunidas mais uma vez.
Dos 295 municípios catarinenses, apenas dois possuem um candidato a prefeito. Barra Bonita no Extremo Oeste e Morro Grande no Extremo Sul são os únicos nessa situação. Em Barra Bonita AGNALDO DERESZ do MDB é o candidato a prefeito e ROBERTO GIONGO é o vice pelo PSDB. A coligação “ Unidos por Barra Bonita” é composta ainda por PT e PP. O PSD, partido do atual prefeito do município apoia o consenso, porém, não vai lançar nenhum candidato a vereador. Ao todo, 18 nomes vão concorrer para o cargo de vereador em Barra Bonita.
A maioria das candidaturas à câmara de vereadores de São Miguel do Oeste é do sexo masculino. Dos 95 candidatos, 60 são homens, o que representa 63 por cento do total. Neste ano, a cidade terá 35 candidatas. As mulheres correspondem a 37 por cento do total das candidaturas para o legislativo. O percentual fica acima da cota de vagas estabelecido pela legislação eleitoral. Segundo o dispositivo previsto em lei, cada partido deve preencher o mínimo de 30 por cento e o máximo de 70 por cento para candidaturas de cada sexo. No quadro geral, a relação foi de 63 por cento de candidatos homens e 37 por cento mulheres em São Miguel do Oeste.
A maior parte dos candidatos a vereador no município em entre 50 e 60 anos. São 32 candidaturas nessa faixa etária, o que representa 33 por cento do total. 22 candidatos tem entre 30 e 40 anos e 20 postulantes tem idades entre 40 e 50. Apenas uma candidata tem menos de 30 anos. A eleição para vereador terá 20 candidatos idosos, com mais de 60 anos. Dos postulantes as vagas de vereador, a mais nova é uma mulher de 24 anos. O candidato de maior idade tem 87 anos.
Mais de 90 por cento dos candidatos à vereador em São Miguel do Oeste se declararam brancos. Ao todo, são 87 candidatos que marcaram essa opção no item raça. Oito candidatos se declaram negros ou pardos, o que representa oito vírgula 42 por cento do total de candidaturas. A cidade tem três candidatos negros e cinco pardos. Em relação as ocupações, a de empresário em comerciante aparecem em maior número com 18 candidatos nessa condição. Em seguida, aparecem os profissionais como advogados, enfermeiros e engenheiros: são 13 no total. 10 candidatos são aposentados e outros 10 são servidores públicos.
A campanha eleitoral começou no último domingo e os candidatos a vereador e prefeito já estão em contato com os eleitores. De acordo com o advogado LUIS PICHETTI, os postulantes aos cargos eletivos do município devem observar as regras previstas para o pleito deste ano. Ele comentou que a pandemia do coronavírus não chegou a mudar as normas da campanha, mas as questões sanitárias devem ser observadas, especialmente em relação as visitas, reuniões e atividades que podem reunir público. PICHETTI citou que bandeiraços, carreatas e a abordagem dos eleitores nas ruas podem ocorrer. Carros de som também estão liberados durante a campanha deste ano.
Além dos candidatos, os eleitores também deve estar atentos e evitar práticas que podem configurar crime eleitoral. O alerta é do advogado LUIS PICHETTI. Ele disse que os eleitores que pedirem algum tipo de vantagem em troca do voto podem ser responsabilizados por corrupção. O mesmo vale para os candidatos. PICHETTI também ressaltou que os eleitores precisam ficar atentos as notícias falsas que devem circular pelas redes sociais. Ele destacou que as pessoas devem desconfiar, checar as informações com fontes confiáveis e não compartilhar conteúdos duvidosos. O advogado explicou que as pessoas que disseminam fake News também podem ser responsabilizadas criminalmente.
O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira atendeu nos últimos dias ao menos quatro ocorrências de violência doméstica. Os fatos foram registrados nos municípios de São Miguel do Oeste e Anchieta. Em Anchieta, a guarnição atendeu uma mulher relatou que havia sido agredida pelo companheiro. Em São Miguel do Oeste, foram três registros de violência contra a mulher na Rua Rodolfo Spier, na Linha Santa Catarina e na rua Albino Moser, no Bairro São Jorge. Todos os agressores foram detidos em flagrante e levados para a delegacia de polícia.
A Polícia Militar fez uma apreensão de vinhos importados ilegalmente na Argentina nesta segunda-feira em Anchieta. A PM abordou um veículo Kangoo por volta das nove e meia da manhã no entroncamento da SC 161 com a SC 305. O veículo estava carregado com 414 garrafas de vinho. O motorista disse aos policiais que adquiriu os produtos em Dionísio Cerqueira, mas não apresentou os devidos despachos aduaneiros. As mercadorias e o veículo foram apreendidos e entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Uma colisão frontal envolvendo uma moto com placa de São Miguel e um Gol de Lucas do Rio Verde do Mato Grosso, deixou um rapaz de 19 anos ferido nesta segunda-feira. A ocorrência foi registrada por volta das seis da tarde na rua Almirante Tamandaré, bairro Salete. Apesar da gravidade e dos danos de grande monta em ambos os veículos envolvidos, a vítima teve ferimentos leves segundo o Corpo de Bombeiros. O motorista do carro entrou em estado de choque e também precisou de atendimento. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.