-GOVERNO QUER USAR RECURSOS DE PRECATÓRIOS E DO FUNDEB PARA O RENDA CIDADÃ
-STF NEGA AÇÃO DO GOVERNO QUE QUESTIONAVA RITO DE IMPEACHMENT
-RETOMADA DAS AULAS EM OUTUBRO SERÁ DE FORMA ESCALONADA
-BAIXA PREVISÃO DE AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO CAUSA DESCONTENTAMENTOS
-CLIMA SECO DEVE PREJUDICAR A PRODUÇÃO DO TABACO
-MUNICÍPIO REALIZA ENTREGA D’ÁGUA PARA 11 FAMÍLIAS
-COMÉRCIO INTERNACIONAL É TEMA DE AUDIÊNCIA ENTRE DEPUTADOS E EMPRESÁRIOS
-BARRA BONITA TERÁ CHAPA ÚNICA NAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO
-COLISÃO CAUSA ESCORIAÇÕES EM MOTOCICLISTA EM SJCEDRO
-HOMEM É PRESO APÓS AGREDIR COMPANHEIRA GRÁVIDA
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Organização Mundial de Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que vai disponibilizar 120 milhões de testes de Covid-19 para 133 países de baixa e média renda em um período de seis meses. A OMS disse que os testes serão oferecidos no Brasil e em outros países na América Latina. Os testes usados serão os de antígenos, aqueles capazes de identificar as proteínas da superfície do novo coronavírus. Os testes serão fabricados pelas empresas SD Biosensor e Abbot, e o volume será garantido por meio da Fundação Bill e Melinda Gates. Cada teste custará cinco dólares, cerca de 28 reais.
O governo da Nicarágua, do presidente DANIEL ORTEGA, propôs dois projetos de lei para restringir o trabalho de veículos de imprensa e organizações não-governamentais. Parlamentares do partido de ORTEGA apresentaram nesta segunda-feira projeto de lei que torna a disseminação de "informações que ameacem a segurança nacional" punível com até quatro anos de prisão. A legislação proposta provocou críticas de organizações jornalísticas e ativistas de oposição. Desde 2014, pelo menos 20 veículos de comunicação em todo o país já teriam sido confiscados ou fechados pelo governo.
Pela primeira vez, DONALD TRUMP e JOE BIDEN estarão frente a frente na campanha presidencial dos Estados Unidos de 2020 nesta terça-feira. O primeiro dos três debates entre os dois candidatos acontece em Cleveland, Ohio, e será moderado por CHRIS WALLACE, da Fox News. O encontro terá início às 22 horas de Brasília e duração de 90 minutos, sem intervalos. Serão seis blocos de 15 minutos cada, divididos por assuntos selecionados por WALLACE. Não haverá checagem de fatos pelo moderador.
O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial, o calendário de pagamentos das parcelas de 300 reais do Auxílio Emergencial para beneficiários fora do Bolsa Família.A portaria que definiu as datas de pagamento das parcelas de 300 também alterou o calendário dos pagamentos das próximas parcelas de 600 reais. A prorrogação do Auxílio Emergencial com mais quatro parcelas de300 foi oficializada no início do mês por Medida Provisória. Apenas os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família, no entanto, já estavam recebendo os pagamentos, que seguem o calendário do próprio bolsa. Os calendários de pagamento das parcelas de 300 levam em consideração a data em que o beneficiário recebeu a primeira das parcelas originais do benefício, de 600.
O senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre afirmou nesta segunda-feira que a chamada PEC Emergencial vai prever o financiamento de um programa de transferência de renda batizado de Renda Cidadã com recursos do Fundeb e com verbas reservadas no Orçamento para pagamentos de precatórios. BITTAR é vice-líder do governo no Congresso Nacional e participou nesta segunda de reunião no Palácio da Alvorada com o presidente Jair Bolsonaro, ministros e líderes partidários para discutir o assunto. O governo não deu detalhes sobre o Renda Cidadã. Não foi informado, por exemplo, o valor que cada beneficiário receberá ou quando o benefício começará a ser pago.
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou parecer nesta segunda-feira em que classifica como inconstitucional a proposta do governo federal de usar recursos de precatórios para financiar o novo programa social, intitulado Renda Cidadã. Segundo a OAB, a proposta a ser enviada ao Congresso Nacional "já nasceria inconstitucional" porque há duas decisões do Supremo Tribunal Federal proibindo a ampliação do prazo para o pagamento de precatórios – mesmo se as dívidas já tiverem vencido. Os precatórios são dívidas dos governos que já foram reconhecidas pela Justiça. O parecer da OAB afirma que o uso cogitado da verba dos precatórios "traz enorme insegurança jurídica".
A última semana de setembro iniciou com oportunidades em Santa Catarina. São quatro mil 150 vagas de empregos, sendo 196 destinadas às pessoas com deficiência, disponibilizadas em mais de 50 cidades catarinenses. Os números foram divulgados pelo Sistema Nacional do Emprego, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. As ofertas da semana englobam as mais variadas funções, com pré-requisito desde nível fundamental a superior. O Oeste do estado lidera as vagas, com mais de mil oportunidades. Em destaque estão São Miguel do Oeste com 872 vagas, Concórdia com 343 e Chapecó com 276.
Em setembro, o estado ultrapassou a marca de mil propriedades certificadas livres de brucelose e tuberculose, um marco importante que atesta a excelência sanitária dos rebanhos e o importante trabalho feito pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina nos controles sanitários na cadeia produtiva. O Programa tem parceria com os órgãos públicos, enquanto certificadores dos processos, profissionais habilitados e entidades privadas. Na visão da Cidasc, a erradicação da brucelose e tuberculose pode ser mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense.
O Supremo Tribunal Federal negou nesta segunda-feira seguimento à ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado que questionava o rito do processo de impeachment. Como a ação não foi sequer conhecida, a ministra ROSA WEBER deixou de analisar o pedido de suspensão do processo contra o governador CARLOIS MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR. A PGE disse que só vai se manifestar depois de ter acesso à decisão. Com a decisão, o processo de impeachment segue o trâmite no tribunal de julgamento. A Procuradoria-Geral entrou com a ação no STF em setembro de setembro. MOISÉS e DANIELA são alvo de dois processos de impeachment, que estão em duas fases diferentes. O mais antigo deles está na etapa do tribunal de julgamento e o segundo, formou comissão na semana passada.
Retomada das aulas será feita após elaboração e aprovação dos planos de contingência municipais. Conforme e supervisora de educação na regional de Dionísio Cerqueira, SILVANE OLIVEIRA, foi realizado um longo debate em nível estadual com a SED e também órgãos de saúde. Ela informa que cada município terá que elaborar um planejamento com base no número de estudantes, professores, sala de aulas e espaço físico. Também prevendo transporte, alimentação e horários das aulas. A supervisora destaca que a intenção é que todos estejam preparados se houver a liberação para aulas presenciais em duas semanas. O decreto que suspende aulas encerra no dia 12 e a expectativa é que o estado possa fazer a mudança, liberando as atividades no dia 13 de outubro. Nas escolas estaduais a pré definição é que a primeira semana será de planejamento e os estudantes do terceiro ano do ensino médio retornam dia 19. Mas, caso os números em relação a Covid continuem altos haverá prorrogação. Neste caso, as aulas ficarão para o ano que vem.
Aumento previsto do salário mínimo causa descontentamento nos trabalhadores. A Rádio Cedro fez uma enquete nas ruas do centro sobre a previsão de aumento de 22 reais no salário a partir do ano que vem. Para VALDIR TREVISOL o valor é uma vergonha se comparado ao salário e reajuste dos políticos. Ele percebe que os trabalhadores ganham apenas migalhas que não acompanham o aumento dos produtos. TREVISOL disse que teria vergonha de colocar para votação na câmara dos deputados e senado um valor tão pequeno. Ele acredita que um salário digno para pagar as despesas básicas deveria girar em torno de mil e 500 reais. LUCAS DA SILVA acredita que o aumento é bom e vai injetar recursos na economia, além de ajudar as pessoas que recebem o salário mínimo. Ele lembra que esse aumento é analisado através de diferentes fatores. LUCAS também estima que para suprir as necessidades das pessoas o valor do salário mínimo nacional deveria ser de 1.400 a 1.600 reais.
Pode aquisitivo das pessoas tem reduzido nos últimos anos. A opinião do morador MARCOS MÜLLER que participou da enquete. Conforme ele, o salário mínimo estava bom para os trabalhadores, mas, as mercadorias começaram a ter reajuste nos preços. Ele percebe que isso achatou o poder de compra das famílias. MARCOS avalia que os 22 reais não terão grandes reflexos, pois produtos como o arroz chegaram a ter aumentos maiores que este. Ele observa que na região muitas pessoas trabalham como autônomas ou recebem através de comissão. Mas, lembra que os aposentados e outros beneficiários recebem este valor.
Cresol passa operacionalizar o Pix do governo federal nos próximos dias. O gerente da agência local, DIOGO DALLA TESE, explica que os associados já podem fazer o cadastro para acessar o sistema mais ágil. Ele esclarece que o Banco Central criou a iniciativa visando pagamentos instantâneos, realização de transferências e pagamentos em até dez segundos. Hoje, transferências entre contas bancárias de diferentes instituições são feitas através de TEDs e DOCs. O gerente afirma que o Pix deve iniciar em novembro e trazer muitas agilidades para pessoas que precisam fazer pagamentos no débito e comprovar na hora, por exemplo. Além disso, cada pessoa física terá cinco “chaves” para fazer serviços diversos. Para pessoa jurídica serão até dez “chaves” que são uma espécie de código. DALLA TESE garante que o governo está investindo muito em segurança da informação para evitar fraudes.
Chuvas registradas no final de semana amenizam, mas, não resolvem problemas na região. O coordenador da Defesa Civil de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO afirma que no domingo foram cerca de 18 milímetros de precipitações registrados no município tanto na cidade quanto nas comunidades. Houve pequena variação devido a má distribuição nas localidades mais próximas a divisa com Paraná. Ele lembra que toda região vem sofrendo novamente com a estiagem que está mais severa desde 2019. Ele comenta que a defesa civil está monitorando a previsão para orientar os agricultores que dependem da chuva para o plantio e também para alertar sobre possíveis temporais. O coordenador revela que outro problema tem sido o desabastecimento que atinge 11 famílias em pequenas propriedades. DOUGLAS afirma que o município já estava atuando no plano de contingência, atendendo mais de 60 comunidades no primeiro semestre. O plano está sendo retomado, pois, a tendência é aumentar a quantidade de atendidos.
Clima seco deve prejudicar a produção do tabaco. O produtor de Princesa, NEIMAR SPECHT revela que havia uma expectativa para este ano que não deverá se confirmar devido aos dias sem chuva justamente no período indicado para o plantio. Ele afirma que outras culturas estão registrando o mesmo problema. Ocorre que o fumo depende ainda mais da umidade para ter qualidade e uma boa classificação. A expectativa era que a previsão do final de semana se confirmasse de mais de 20 milímetros de chuva, no entanto, na comunidade da Linha Cruzeiro foram apenas sete. Conforme ele, como o preparo do solo já foi feito numa época seca agora é preciso esperar. Até o momento não houve plantio de nenhuma muda que está na estufa. SPECTH destaca que existe um prazo e quanto mais tarde for feito o plantio mais rápido haverá o desenvolvimento do fumo, porém, gerando problema nas folhas. A previsão é plantar de 50 a 55 mil pés.
Processos de impeachment dos governantes de Santa Catarina seguirão de forma totalmente separada. O deputado do PT, FABIANO DA LUZ está presidindo a comissão especial instalada na Alesc para analisar o segundo pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS e da vice, DANIELA REIHNER. Ele explicou os detalhes da denúncia e o cronograma de trabalhos da comissão. Segundo FABIANO, o grupo vai seguir o rito estabelecido na legislação, abrir prazo para defesa do governador e da vice e decidir se o pedido deve ser arquivo ou ter prosseguimento. Ele comentou que a comissão vai realizar todas as etapas do processo independentemente do resultado do julgamento do primeiro pedido de impedimento que está em fase de julgamento na Assembleia.
Segunda denúncia de impeachment do governador e da vice é mais robusta do que o primeiro pedido de impedimento. A afirmação é do presidente da comissão que analisar o caso, deputado FABIANO DA LUZ. Ele citou que a segunda denúncia é de crime de responsabilidade no caso da compra dos respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação e pagamento antecipado dos valores. Outro problema citado pelos denunciantes é a contratação de uma empresa para construção de um hospital de campanha em Itajaí com suposto favorecimento e superfaturamento. O governo desistiu desse contrato. Na visão de FABIANO, o conteúdo desse segundo processo é mais denso e já foi objeto de CPI na Assembleia. O prazo para defesa do governador e da vice já em andamento. De acordo com o deputado, a abertura de dois pedidos de impedimentos ocorre porque existem elementos legais e técnicos, mas também porque CARLOS MOISES não teve habilidade para construir uma boa base política na Assembleia Legislativa.
Bancada do Oeste debate situação do comércio internacional através do Extremo Oeste. Conforme o presidente da bancada, MAURÍCIO ESKUDLARK, foi feita uma videoconferência para colher sugestões de prefeitos, empresários, importadores e despachantes sobre a operacionalidade do porto seco. Uma das principais questões é a entrada em vigor da Lei Estadual que determina que as empresas beneficiárias de regime tributário diferenciado importem produtos via Dionísio Cerqueira, fato que tem gerado inquietações no setor privado e público. O objetivo é fazer todas adequações para garantir o cumprimento da exigência de forma gradativa, já condicionando dez por cento de movimento a partir deste ano. Ele explica que, tendo em vista a falta de estrutura física e de pessoal para atender a nova demanda, a perspectiva é que o acréscimo de tempo para liberação das cargas acarrete prejuízos econômicos. MAURÍCIO revela que na reunião virtual foram feitos pedidos por parte das transportadoras.
Associação Catarinense de Distribuidoras e Atacadistas sugeriu que o estado aumente gradualmente a capacidade de atendimento do porto seco para melhorar também a saída de produtos. Conforme o deputado, MAURÍCIO ESKUDLARK, uma das primeiras ações, seria levantar quais produtos podem entrar no país via Dionísio Cerqueira sem maiores entraves ou aumento de custos. Dessa forma as empresas poderiam aproveitar a logística também para saída das mercadorias. Algumas haviam se preparado para nova lei de agosto e já começaram a operar. Mas, a maioria pede principalmente melhorias nas rodovias, com destaque para BR-163. Outa sugestão é fazer o processo em etapas, visando aumentar os valores de impostos. Com esse movimento extra, já neste ano, as associações entendem ser possível promover as obras e ampliação de pessoal, para então a lei estadual valer na totalidade e condicionar o benefício fiscal ao Extremo Oeste. Para isso, a ideia é que receita federal, Anvisa e MAPA encaminhem mais servidores.
Princesa comemora 25 anos de emancipação nesta terça-feira. A data costumava ver comemorada com várias festividades na cidade e interior com eventos tradicionais que tiveram que ser adiados devido a pandemia. Mesmo assim, os pioneiros lembram a data com facilidade. Conforme PEDRO WENDELLING, o município cresceu e se desenvolveu muito após a emancipação. Ele elencou uma série de avanços com a construção de estruturas públicas a exemplo do posto de saúde, cresce, além da infraestrutura.PEDRO participou ativamente do processo e por isso decidiu escrever sobre este processo, com foco na política e na educação. Ele lecionou por vários anos na década de 60, ainda antes da emancipação e destaca que o objetivo é que as futuras gerações conheçam sobre a história do município. Revela que o progresso é perceptível também analisando os novos setores da economia que inicialmente era praticamente só agrícola.
Barra Bonita terá apenas um candidato a prefeito para a disputa do pleito eleitoral de novembro de 2020. Pela legislação eleitoral, o candidato único precisa ter 50 por cento dos votos válidos mais um para ser considerado eleito. Como votos brancos e nulos não contam como válidos, na prática o candidato precisa de um só voto para se eleger, que pode ser o dele mesmo. A chapa “Unidos por Barra Bonita”, composta pelo candidato AGNALDO DERESZ do MDB, e o vice ROBERTO GIONGO do PSDB, foi a única registrada para a prefeitura. O atual prefeito, MOACIR PIROCA, eleito em 2016, não vai tentar a reeleição e apoia a candidatura única. A coligação une, além do MDB e do PSDB, o PP e o PT. Os quatro partidos são os únicos presentes no pleito municipal, e juntos apresentaram os 18 candidatos à Câmara de Vereadores de Barra Bonita. São nove cadeiras disponíveis no Legislativo.
Sistema de registro de candidaturas tem 40 pedidos de candidatos a vereador em SJCedro. Todos estão sendo analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral. O progressistas é o partido com maior número de postulantes a câmara com 13 nomes. O MDB aparece em segundo com 12 candidatos ao legislativo seguido pelo PSL que tem dez pessoas disputando ao cargo. O Partido dos trabalhadores lançou cinco nomes. Para majoritária são duas chapas inscritas sendo a coligação “Juntos Por São José do Cedro” que tem como candidatos PAULO WOLFART do PP a prefeito, e PEDRINHO CASARIN do PSL, a vice. A outra chapa “A Força do Povo” é representada pelo candidato JOÃO DE ANDRADE, o Rabicó e para vice, ELMAR HENTZ, ambos do MDB. As duas chapas também estão aguardando análise.
Comarca possui mais de cem pessoas disputando vagas nas câmaras de vereadores. Além dos 40 nomes de SJCedro, Princesa tem 34 candidatos ao legislativo. As candidaturas da coligação “Princesa No Rumo Certo” que tem como candidatos a reeleição pelo MDB, EDILSON VOLKWEIS e DIANGELE MARMITT, além de “Princesa Para Todos” que tem como candidatos a prefeito OLI DO NASCIMENTO e a vice DÉCIO PANCOTTE, ambos do PT, estão registradas e aguardando análise. Em Guarujá do Sul são 44 moradores concorrente ao legislativo, a maior quantidade da comarca. As candidaturas registradas pelo município para majoritária são da coligação “Crescimento e Desenvolvimento” que tem como candidato CARLINHOS POSSATTO do PSD e ILÁRIO BAUMGART, do MDB e a coligação “Coração e Atitude Para Governar” onde concorre a reeleição o prefeito CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER, do PT, e como vice NOÉ BENETTI, do Progressista.
Os dois candidatos a prefeito de SJCedro tem um patrimônio declarado de três milhões de reais em bens. As informações estão disponíveis no sistema de candidaturas do TSE e podem ser acessadas por qualquer eleitor. O candidato do Progressista PAULO WOLFART “o Paulinho” tem o maior valor declarado, de dois milhões 677 mil reais, aproximadamente. O candidato do MDB, JOÃO DE ANDRADE tem declarado para justiça eleitoral cerca de 255 mil reais em bens. Em Guarujá do Sul o candidato a prefeito CARLINHOS POSSATTO declarou a justiça cerca de um milhão e 198 mil reais em bens. CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER que concorre a reeleição tem declarados aproximadamente 138 mil e 500 reais. Em Princesa o prefeito que concorre a reeleição, EDILSON VOLKWEIS declarou 197 mil reais em bens e o outro candidato OLI DO NASCIMENTO 643 mil reais. Os imóveis e outros bens podem também ser acessados, de forma detalhada, no site da justiça eleitoral.
Funcionário de banco desconfia de golpe e evita que vítima deposite valor para estelionatários. A vítima, um homem, relatou a PM que conversava pelo WhatsApp com uma mulher, a qual informou que teria 18 anos. Os dois trocaram fotos íntimas. O homem recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificava como Policial Civil do Rio Grande do Sul. O suposto policial disse que a mulher teria na verdade 16 anos, e por isso exigiu um depósito de seis mil reais para não ser preso. A vítima foi até a Caixa Econômica Federal e foi alertada por um dos funcionários que poderia se tratar de um golpe já que um caso igual havia ocorrido semana passada e a vítima perdeu três mil reais. Neste caso o homem não efetuou o depósito e acionou a Polícia Militar para registrar o fato. Quando a guarnição estava confeccionado o Boletim de Ocorrência, o golpista ligou para a vítima cobrando o depósito, mas a ligação foi atendida por um dos policiais. Ao perceber, o golpista desligou o celular.
Briga após cliente se negar a usar máscara para entrar em bar termina com homem esfaqueado. A ocorrência foi atendida pelo Pelotão de Patrulhamento Tático e bombeiros próximo as 20 horas, em um estabelecimento próximo ao trevo de acesso a Barra Bonita. No local, o Corpo de Bombeiros atendeu um homem que havia sido esfaqueado. Avítima foi conduzida ao hospital de Guaraciaba. Os proprietários do local relataram que a discussão iniciou porque mesmo sendo orientada a vítima não queria usar a máscara para entrar no bar. A briga envolveu outros três clientes do estabelecimento. Foi confeccionado pela polícia um Termo Circunstanciado, sendo todos os envolvidos compromissados a comparecer em audiência no Fórum.
Homem é preso após agredir companheira grávida. A ocorrência foi atendida na madrugada desta segunda-feira pela Polícia Militar, na rua Albino Moser, Bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. A vítima, grávida de 14 semanas, relatou que ela e seu companheiro tiveram uma discussão enquanto se deslocavam para buscar um lanche na noite de domingo. A mulher disse a PM que seu companheiro começou a agredi-la dentro do carro e que devido às agressões foi jogada para fora do veículo. Ela chamou um veículo, garupa, para levá-la para casa, mas quando chegou na residência e começou a arrumar as malas para ir embora, seu companheiro a agrediu com socos em sua barriga e a expulsou de casa. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o autor das agressões. O Corpo de Bombeiros conduziu a mulher para atendimento médico.
Colisão em SJCedro causa escoriações em motociclista. Os bombeiros de São José do Cedro foram acionados por volta das nove e meia da manhã de hoje para atender um acidente envolvendo carro e moto. A ocorrência foi registrada na rua Odilo Link, proximidade da Cooperalfa. A colisão envolveu um Ômega e uma motocicleta Bros. Chegado ao local foi encontrado o piloto da motocicleta, de 34 anos, apresentando ferimentos leves pelo corpo. Foram realizados procedimentos de primeiros socorros à vítima conduzida ao Posto de Saúde Central para atendimento médico. O ocupante do veículo não se feriu, dispensando atendimento.
Colisão frontal deixa motociclista ferido. O acidente foi registrado por volta das 18 horas de ontem na rua Almirante Tamandaré, bairro Salete em SMOeste, e envolveu uma moto com placa de São Miguel e um Gol de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Para a reportagem da Rede Peperi, os moradores relataram que o condutor da moto seguia sentido bairro quando teve a preferencial invadida pelo homem que conduzia o Gol. Com o impacto, o jovem de 19 anos parou no para-brisa do carro e caiu no chão. Apesar da gravidade e dos danos de grande monta nos dois veículos envolvidos, a vítima teve escoriações pelo corpo e um ferimento lacerante na boca. O motorista do carro, de 84 anos, também precisou de atendimento, devido a um ferimento na face e por ter ficado em o estado de choque com o acidente e por ser cardíaco. A Polícia Militar também foi acionada, fez o controle do trânsito e todos os levantamentos necessários.