-CÂMARA VOTA HOJE PROJETO QUE PRORROGA DESONERAÇAO DA FOLHA DE PAGAMENTO
-GOVERNADOR ENCAMINHA NOVO PROJETO DE AJUSTE FISCAL PARA ASSEMBLEIA
-EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA PROMOVE FEIRA DO CONHECIMENTO
-MUNICÍPIO REALIZA ROTEIRO DE REFORMAS DE PONTES NO INTERIOR
-TUNÁPOLIS TERÁ PAINEL PARA DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
-VICE-PREFEITO CRÍTICA ATRASO DE RECURSOS DO GOVERNO ESTADUAL
-AVIÁRIO É ATINGIDO POR INCÊNDIO DURANTE A MADRUGADA
-PF COMBATE COMÉRCIO CLANDESTINO DE AGROTÓXICOS ARGENTINOS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 88 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O presidente JOE BIDEN viajará para Hanói, no Vietnã, em 10 de setembro, após a cúpula do Grupo dos 20 na Índia, para se reunir com o secretário-geral e outros líderes, de acordo com a Casa Branca. A viagem de BIDEN ao Vietnã ocorre num momento em que a sua administração trabalha para contrariar a influência da China na região do Indo-Pacífico e depois de ter dito no início deste mês que visitaria Hanói em breve “para mudar a relação”, comentários que refletiam a atual era de tensão no país na Ásia. O presidente está trabalhando para reforçar as alianças e relações dos Estados Unidos na região.
A justiça federal dos Estados Unidos marcou a data do começo do julgamento de DONALD TRUMP por tentativa de reverter os resultados das eleições: 4 de março de 2024. Ou seja, os momentos mais importantes do processo criminal vão coincidir com o auge da campanha eleitoral pela presidência dos Estados Unidos no ano que vem. Um dos dias mais importantes do calendário eleitoral é a Superterça, dia em que diversos estados votam nas prévias. No ano que vem, a Superterça vai cair no dia 3 de março, véspera do começo do julgamento de TRUMP. O ex-presidente afirmou em sua rede social, a Truth Social, que vai recorrer para tentar alterar a data.
Os governos do Brasil e da Argentina anunciaram um acordo nesta segunda-feira sobre o apoio das exportações brasileiras ao país argentino, que irá abranger o mercado automotivo e de alimentos. A medida foi anunciada pelo ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e o ministro da Economia argentino, SERGIO MASSA. A operação terá aporte do Banco do Brasil, que será responsável pelo pagamento aos produtores brasileiros, com contragarantia do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. Dentro do Programa de Financiamento às Exportações, a operação envolveria de 500 milhões a 600 milhões de dólares. Parte desse valor seria usado pela Argentina para a compra de produtos brasileiros.
O deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente RICARDO SALLES tornou-se réu, nesta segunda-feira, em caso que investiga exportação de madeira ilegal. A denúncia contra ele foi feita pelo Ministério Público Federal e aceita pela quarta Vara Federal Criminal do Pará. Segundo a denúncia, servidores do Ibama nomeados por Salles emitiriam certidões e ofícios em desacordo com as orientações técnicas da instituição para liberar madeira de origem brasileira apreendida nos Estados Unidos. O ex-presidente do Ibama, EDUARDO BIM e outros servidores do instituto também são investigados no caso. Além de SALLES e BIM, outras 20 pessoas foram denunciadas por crimes relacionados a corrupção passiva, crimes contra a Flora, promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa.
Governadores de 26 estados e do Distrito Federal debaterão a reforma tributária no Senado nesta terça-feira. A sessão deve durar o dia inteiro, e será organizada por blocos com representantes de cada região. O relator da proposta na Casa, senador EDUARDO BRAGA planeja discutir o tema com os chefes dos Executivos locais, tanto individualmente como na Comissão de Constituição e Justiça. São esperadas até oito audiências públicas sobre o tema. Segundo o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, uma outra sessão discutirá o tema com os prefeitos. Os estados e o Distrito Federal disputam a forma final do Conselho Federativo que será responsável pela distribuição do Imposto sobre Bens e Serviços e também o modelo de divisão de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional.
A Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira a urgência e o mérito do projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento. O PL 334 de 2023, aprovado no Senado em junho, alivia encargos a 17 setores da economia. Além disso, traz uma “emenda municipalista”, que diminui de 20 para oito por cento a alíquota da contribuição previdenciária a prefeituras com população inferior a 142 mil 633 habitantes. O líder do União Brasil na Câmara, ELMAR NASCIMENTO deve propor emenda que alivia o custo ao governo federal do projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos. A expectativa é de que a proposta seja votada hoje no plenário da câmara dos deputados.
Depois de queda de 95 por cento na movimentação de contêineres desde o início do ano no Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários aprovou a abertura do processo de propostas de empresas para operar o terminal. A ideia é que em 13 de setembro sejam conhecidos os candidatos interessados. A baixa movimentação no porto prejudica trabalhadores avulsos do terminal e o próprio município, que deixa de arrecadar mais impostos. O contrato prevê que a empresa opere o porto por anos, prazo que poderá ser prorrogado. O edital anterior, que não teve interessados, previa operação por seis meses.
O prazo para que Santa Catarina manifeste interesse em retomar as mais de 30 obras escolares inacabadas se encerra em 12 dias. Conforme o governo federal, ao menos 24 municípios catarinenses interromperam reformas em instituições de educação infantil e ensino fundamental. A continuidade das obras faz parte de um pacto nacional para a conclusão destes serviços assinada em maio deste ano. O investimento do programa está estimado em quase quatro bilhões de reais. Para que as obras sejam retomadas, os municípios devem formalizar o pedido ao Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle, que passará por análise antes de ser aprovado. Assim, com a aprovação, as prefeituras terão prazo de dois anos para finalizar as reformas.
Um projeto de lei com ações do Plano de Ajuste Fiscal catarinense, iniciativa da gestão JORGINHO MELLO para enxugar as contas e aumentar a arrecadação de impostos, chegou às comissões da Assembleia Legislativa catarinense nesta segunda-feira. O texto inclui dispositivos que apertariam o cerco contra a sonegação em marketplaces e os chamados devedores contumazes, que repetidamente não honram dívidas tributárias. Há ainda um item no sentido oposto ao plano, que diminuirá a arrecadação. O teor do projeto já havia sido adiantado pelo secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, no primeiro semestre. Só agora, no entanto, as medidas foram detalhadas em proposta formal.
Soberanas da Oktoberfest entregam cartaz da festa na Rádio Itapiranga. A rainha DAIANE BORSCHEID e as princesas JULIANA SCHERER e JÉSSICA HICKMANN estiveram na manhã desta terça-feira, na Rádio Itapiranga para divulgação do evento. Elas entregaram o cartaz oficial da festa para a gerente NOELI HEBERLE BOTOLUZZI e concederam entrevista no Programa Comunicação Direta, detalhando a programação da quadragésima quarta Oktoberfest. Serão grandes atrações da culinária, música, desfile e danças folclóricas nos dias sete e 22 de outubro, em linha Presidente Becker e nos dias 12, 13, 14 e 15, na cidade.
As unidades escolares de rede municipal de ensino de Itapiranga de Pré-escola e Ensino Fundamental promoveram a primeira Feira do Conhecimento. Evento ocorre com apoio da secretaria de Educação. As famílias também pudessem apreciar o desenvolvimento dos trabalhos dos estudantes realizados durante o primeiro semestre letivo. Cada unidade preparou seus espaços e momentos. Conforme a secretária de Educação, ELAINE KUMMER MUELLER, a Feira do Conhecimento é um evento muito importante, pois desempenha diversos papéis significativos no processo educacional e no desenvolvimento dos alunos.
A Secretária comenta que ver a alegria dos alunos ao apresentarem seus trabalhos foi simplesmente encantador. Segundo ELAINE KUMMER MUELLER, foi muito gratificante acompanhar a empolgação dos alunos e a intensa participação das famílias, que também desempenharam um papel fundamental ao apoiar e incentivar seus filhos. ELAINE parabeniza todas as equipes das escolas, que com sua dedicação foram essenciais para o sucesso das feiras. Segundo a secretária, a ideia é que a cada ano a feira possa continuar e ser aprimorada cada vez mais, pensando principalmente no desenvolvimento dos estudantes.
A Secretaria de Obras de Tunápolis está realizando um roteiro de reformas de pontes localizadas no interior. De acordo com o Secretário, ADRIANO GASSEN, em torno de oito pontes de madeira danificadas pelo tempo e pelas fortes enxurradas necessitam de uma atenção maior. Entre elas estão a do Rio Macaco Branco e a do Rio jundiá. Ele explica que o material utilizado na estruturação das pontes é a madeira de eucalipto vermelho ou rosado, que possui maior durabilidade. GASSEN frisa que a ponte com maior extensão no município é a que liga a comunidade de São Pedro com a Linha São Sebastião, com 36 metros de comprimento. A ponte situada sobre o Rio Jundiá necessita de maior demanda de serviço por ter sido arrancada pela última enxurrada. Agora ela será reconstruída totalmente com tubos de concreto. Os trabalhos no local iniciaram ontem e a previsão é que sejam concluídos até o final desta semana.
ADRIANO GASSEN cita que as demais reformas tem prazo de conclusão até o final deste ano. OSecretário salienta que o setor de obras de Tunápolis finalizou nos últimos dias, os acessos localizados no trecho de 1,7 km no asfalto da fronteira e que nos próximos dias serão concluídas as travessias com bueiros. Ele cita ainda que a malha viária do município recebe reparos periódicos em pontos que exigem uma atenção maior, a fim de manter as estradas com boa trafegabilidade. Além disso, são constantes os serviços de recuperação de acessos, o que garante o escoamento da produção agrícola, trazendo benefícios para o município. GASSEN enaltece que os agricultores que necessitam do serviço devem procurar a Secretaria de Agricultura para realizar o agendamento.
O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis destaca ainda que a administração municipal, em parceria com a Secretaria de Obras, está projetando até o final do ano, a reestruturação da Avenida Cerro Largo, no centro da cidade. No local já foram realizados tapa buracos e no momento são necessárias melhorias urgentes. O objetivo do projeto é oferecer um visual melhor aos moradores e aos visitantes, além de garantir uma melhor trafegabilidade no local.
A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis promove Painel da Cultura Associativista, Liderança e Sucessão na AEST. Objetivo é o desenvolvimento de lideranças e sucessão na diretoria da Associação Empresarial com envolvimento de novos empresários. Programação vai ocorrer no dia cinco de setembro, às 19 horas e 30 minutos no auditório do Sicoob de Tunápolis. Conforme o Conselheiro Fiscal da AEST, MAIKEL FREY, é preciso fortalecer o trabalho em busca de ideias novas e inovações, com envolvimento cada vez maior dos associados na diretoria. Ele menciona que existe um grande número de pessoas com enorme potencial, no entanto é preciso despertar a sensibilidade de assumir responsabilidades na diretoria da AEST.
De acordo com MAIKEL FREY, uma das metas é incentivar maior participação dos jovens e mulheres na diretoria e criar uma alternância na presidência da AEST com empresários dos dois municípios. Ele ressalta que este objetivo encontra forte barreira na ausências de novas pessoas para renovar a diretoria e implantar novos estratégia de trabalho em prol de todos os associados. MAIKEL FREY destaca que gente nova proporciona nova oxigenação. Ele afirma que também é preciso aumentar o número de associados, que no momento é de pouco mais de 90 associados e pode chegar até 120 associados. Ele observa que a AEST também deve evoluir mais na questão de representatividade oferecendo maiores opções em carteiras de serviços e soluções.
Palestrantes do Painel promovido pela AEST foram escolhidos por serem referências. O Painel será voltado aos associados e para dirigentes de outras associações. Segundo o Conselheiro Fiscal da AEST, MAIKEL FREY, a programação vai contar com três palestrantes, sendo SILA SCHROEDER, presidente fundadora da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis e empresária destaque pelo empreendedorismo. FREY também chama atenção para a presença de ERNESTO JOÃO RECK, ex-presidente da Facisc, por duas gestões e uma liderança estadual no ramo empresarial. O terceiro convidado é LUCIR GUARESCHI, ex-presidente da Assemit e apontado como exemplo positivo em sucessão na presidência da Associação Empresarial, repassando o cargo ao jovem empresário FRANCELINO RIBEIRO.
Vice-prefeito de São João do Oeste aponta prejuízos aos municípios em virtude do atraso na liberação de recursos do governo estadual. Em oito meses, o trabalho tem sido apenas de organização na infraestrutura. O governador JORGINHO MELLO não confirmou a agenda que estava prevista para esta terça-feira, em Maravilha. Primeiro o evento havia sido transferido para Quilombo e posteriormente a viagem foi cancelada. Uma nova data será marcada para o governador visitar a região. Enquanto JORGINHO MELLO adia visitas, os municípios lamentam a falta de recursos do governo estadual. O vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH, afirma que o atraso na liberação de recursos está causando prejuízos aos cofres públicos.
O vice-prefeito cita como exemplo a pavimentação asfáltica na estraga geral de acesso as comunidades de Macuco e Fortaleza. Ainda no ano passado foi realizado todo o trabalho de base em uma importante obra para o município. Como o asfalto não foi concluído, o investimento já realizado está se perdendo e será preciso refazer serviços que estava pronto, pois o material está indo embora com fortes chuvas e o intenso trânsito. RUDI RASCH considera que isso é motivo de frustração e falta de comprometimento do governo estadual com os municípios. O vice-prefeito de São João do Oeste também lamenta a lentidão do governo estadual no empenho de valores para o projeto de recalque de água do Rio Uruguai. A primeira fase envolve 12 milhões de reais. A prefeitura já possui financiamento aprovado de sete milhões de reais, no entanto precisa da confirmação de cinco milhões de reais do estado.
RUDI RASCH afirma que os municípios tiveram atenção especial no governo de CARLOS MOISÉS. Ele observa que em oito meses do atual governo, nada de recursos aos municípios da região para investimentos em infraestrutura. A expectativa é da confirmação de visita do governador nos próximos dias na região para que os recursos realmente sejam liberados. Segundo RUDI RASCH, a demora na liberação de verbas já passou do limite e precisa de uma solução urgente. O vice-prefeito ressalta que obras com recursos próprios estão fluindo naturalmente e em breve devem ocorrer novas pavimentações, em Beato Roque e outras ruas menores de centros comunitários e cidade.
Um aviário foi atingido por um incêndio na madrugada de hoje, por volta das 02h20, na Linha Ervas, interior de Mondaí. O Corpo de Bombeiros deslocou equipes ao local, que fica a cerca de 23 quilômetros da cidade. Os brigadistas constataram que as chamas já haviam sido combatidas pelos proprietários e populares com uso de extintores e mangueiras. Como ainda restava grande quantidade de brasas na pilha de lenha perto de um forno de aquecimento, foi realizado o rescaldo com cerca de 3 mil litros de água. A edificação, que possui área de 2 mil e 34 metros quadrados, teve cerca de 40 metros quadrados atingidos pelo fogo na área de um forno, controles de automação e parte interna. Conforme os proprietários, no dia 25 haviam sido alojados 25 mil e 400 pintainhos e cerca de 100 aves morreram no incêndio.
Uma residência foi atingida por um princípio de incêndio na manhã desta terça-feira, por volta das 08h45, na comunidade de Linha Lajú, no interior de Mondaí. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e se deslocou ao local, onde a moradora da casa relatou que estava fazendo fogo em uma lareira, quando percebeu que o cano estava ficando incandescente e esquentando muito, chegando a derreter o forro de PVC e a fazer fumaça dentro de casa. A guarnição realizou a inspeção do local e após se certificar de que a situação estava controlada e sem riscos, efetuou os registros fotográficos e a coleta de informações para a investigação das causas do incêndio. Ninguém ficou ferido. Essa foi a segunda ocorrência de incêndio atendida nas últimas horas pelo Corpo de Bombeiros de Mondaí, que alerta sobre a importância da manutenção adequada dos sistemas de aquecimento e de manter a atenção constante durante o uso para evitar acidentes.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste intensificou as abordagens de trânsito entre os municípios de Riqueza e Caibi. A operação foi realizada no último final de semana na SC-283 e teve o objetivo de coibir a prática de crimes, em apoio a Polícia Militar de Riqueza. No total, 330 condutores de veículos foram abordados e 31 foram autuados, sendo que 13 se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Três veículos foram recolhidos ao pátio conveniado. A Polícia Militar Rodoviária informou que ao todo, foram feitos 160 testes de bafômetro em condutores que transitavam entre os dois municípios.
Operação combate comércio clandestino de agrotóxicos argentinos. Uma operação para desarticular uma organização criminosa que praticava ilegalmente a importação, o transporte, armazenamento e comércio clandestino de agrotóxicos argentinos foi deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira, em Dionísio Cerqueira. De acordo com a PF, o grupo é responsável por internalizar agrotóxicos no Brasil, por meio da fronteira seca entre as cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Saltinho e Campo Erê, em Santa Catarina, e em Barracão, no Paraná.
A Polícia Federal apreendeu agrotóxicos de origem estrangeira, importados de forma clandestina, além de veículos utilizados no transporte, dinheiro em espécie e outros ativos financeiros. Também foram apreendidos documentos, celulares, computadores e outras mídias digitais que possam auxiliar nas investigações. A PF informou que a operação foi batizada de Zahir, palavra árabe que significa algo muito presente, que não pode passar despercebido, assim como a ação da organização. Além de associação criminosa, os investigados deverão responder por crime ambiental. As penas somadas podem chegar a oito anos de prisão.