ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-08-2020 Sábado

-TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL AMPLIA HORÁRIO DE VOTAÇÃO EM UMA HORA

HOMICÍDIOS EM SANTA CATARINA TEM QUEDA DE 21 POR CENTO EM 2018

-EM MEIO A PANDEMIA, BOM MOMENTO DA AVICULTURA LEVA PRODUTORES A PLANEJAR NOVOS INVESTIMENTOS

-COMILP COMEMORA BOM MOMENTO DA ATIVIDADE LEITEIRA

-USO DAS PLATAFORMAS TEM SIDO UM DESAFIO CONSTANTE PARA ALUNOS E PROFESSORES

-IDOSOS E JOVENS SÃO PÚBLICO QUE MAIS PROCURAM POR TESTE RÁPIDO PARA DETECTAR COVID

-TRABALHADOR SOBREVIVE À QUEDA DE 18 METROS

-COLISÃO SEGUIDA DE CAPOTAMENTO DEIXA UM FERIDO NA BR 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O Reino Unido anunciou, nesta sexta-feira, medidas que permitem à agência reguladora do país aprovar o uso emergencial de uma vacina contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Haverá um período de consulta com especialistas em saúde pública de três semanas e as regras poderão entrar em vigor em outubro. Com as medidas, a agência regulatória do país poderá conceder a autorização temporária de uso de uma vacina se ela for descoberta antes de 2021, desde que ela se prove segura. Isso tornará possível que as pessoas recebam a vacina ao longo do processo de licenciamento.


A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, disse nesta sexta-feira que o ex-presidente EVO MORALES deve responder pelo "horror" do suposto abuso sexual de menores denunciado por seu governo. O Ministério da Justiça boliviano apresentou na quinta-feira da semana passada uma denúncia criminal contra MORALES por estupro e tráfico de pessoas, na qual é acusado de manter relação com uma menor de idade. O ex-presidente está refugiado na Argentina desde o fim de 2019.


Milhares de pessoas se reuniram nesta sexta-feira em Washington para uma grande marcha contra o racismo, no aniversário da marcha de 1963, quando o líder dos direitos civis MARTIN LUTHER KING JR. fez seu histórico discurso "Eu tenho um sonho". Ativistas e políticos discursaram antes do início da marcha e a candidata democrata à vice-presidência, KAMALA HARRIS compareceu em um vídeo gravado. Muitos dos discursos relembraram a trajetória de JOHN LEWIS, pioneiro do combate ao racismo nos Estados Unidos, morto no mês passado.



Sem acordo entre funcionários e empresa, a greve nos Correios irá a julgamento. De acordo com a assessoria do Tribunal Superior do Trabalho, o processo será relatado pela ministra KÁTIA ARRUDA, que integra a Seção Especializada em Dissídios Coletivos. Ainda não há data para o julgamento. Segundo o TST, nestas quarta e quinta, houve reuniões no tribunal entre representantes dos trabalhadores e dos Correios, mas não houve acordo para a suspensão da paralisação. A paralisação dos trabalhadores dos Correios começou no último dia 17. A categoria é contra a privatização da estatal, reclama do que chama de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e pede que direitos trabalhistas sejam garantidos.


O Tribunal Superior Eleitoral concluiu nesta sexta-feira o teste público de segurança do sistema de votação que será utilizado nas eleições municipais deste ano. De acordo com o tribunal, o sistema está pronto para ser colocado em operação. O primeiro turno deve ser realizado em 15 de novembro, após um adiamento motivado pela pandemia do coronavírus. Mais cedo, o TSE informou que o horário de votação será ampliado na tentativa de reduzir filas e aglomerações nos locais. Os eleitores poderão votar entre sete da manhã e cinco da tarde. Em outros anos, as eleições começavam às oito. O período entre sete e 10 será preferencial para eleitores acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.


O ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES autorizou, nesta sexta-feira, a retomada da tramitação do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. MORAES, que é relator do processo, revogou uma decisão do presidente do STF, DIAS TOFFOLI, que havia determinado que a Assembleia Legislativa do Rio formasse uma nova comissão especial para julgar o caso. WITZEL é investigado por supostas irregularidades na contratação de hospitais de campanha, respiradores e medicamentos. A apuração indicou suposto recebimento de 554 mil em propina. Ontem, ele foi afastado do cargo por decisão do STJ.


Santa Catarina teve queda de 21 por cento no número de homicídios entre 2017 e 2018, de acordo com o Atlas da Violência 2020, divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O número de assassinatos passou de mil e 66 em 2017 para 843 no ano seguinte. Com essa redução, o indicador voltou ao patamar próximo do que o Estado havia registrado em 2013. Foi a primeira queda depois de quatro anos de alta nas mortes segundo o levantamento. O Atlas da Violência traz dados até 2018 atualizados com base no sistema de mortalidade do Ministério da Saúde. Apesar da redução expressiva no último ano analisado pelo documento, o Estado ainda acumula uma alta de cinco por cento no número de homicídios no período dos últimos 10 anos analisados.Santa Catarina registrava 802 homicídios em 2008 e, uma década depois, somou 843.


A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira alterações na portaria número que enumera as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus a serem tomadas pelas regiões de acordo com a classificação de cada uma no mapa de risco. As alterações feitas pelo governo autorizam algumas atividades em cada classificação, desde que sigam as normas sanitárias já publicadas em outras portarias. Antes, os horários de funcionamento desses estabelecimentos eram determinados pelos municípios, o que foi criticado pelo Ministério Público e pela própria Justiça. As alterações da portaria começaram a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.


A Justiça Federal determinou que a Celesc e a Aneel expliquem o aumento nas contas de luz no estado, que entrou em vigor há uma semana. A decisão de quinta-feira dá prazo de 72 horas para que os dois órgãos se manifestem antes de ser decidir o pedido judicial da Procuradoria Geral do Estado pela suspensão do reajuste. A ação pede que a Justiça suspenda a resolução da Aneel, autorizando o reajuste da tarifa de luz, e que a Celesc não aplique os novos valores sobre as contas dos consumidores. Em caso de descumprimento, o pedido é para que a Aneel e a Celesc sejam multadas em um milhão de reais.


-EM MEIO A PANDEMIA, BOM MOMENTO DA AVICULTURA LEVA PRODUTORES A PLANEJAR NOVOS INVESTIMENTOS

-COMILP COMEMORA BOM MOMENTO DA ATIVIDADE LEITEIRA

-USO DAS PLATAFORMAS TEM SIDO UM DESAFIO CONSTANTE PARA ALUNOS E PROFESSORES

-IDOSOS E JOVENS SÃO PÚBLICO QUE MAIS PROCURAM POR TESTE RÁPIDO PARA DETECTAR COVID


Deputado cobra prioridade para a região oeste nos investimentos da Celesc. Programa de eficiência energética no campo vai destinar 170 milhões de reais para melhoria no fornecimento de energia. O deputado FABIANO DA LUZ, diz que a carência já foi identificada há bastante tempo e precisa de solução urgente. O parlamentar observa que as granjas de suínos e aves, além de salas de ordenha estão cada vez mais informatizadas e com aumento constante no consumo de energia elétrica. Segundo o deputado, esta semana foi estabelecido que o SC Rural vai aplicar 170 milhões de reais. Ele considera que esta é uma grande conquista e garantia de energia para sustentação da propriedade. FABIANO DA LUZ informa ainda que está sendo elaborado o mapa dos investimentos para definir as primeiras regiões atendidas por este programa. Ele aponta prioridade para região oeste por ser a maior produtora de leite, aves e suínos.


Carga tributária no setor agropecuária é tema de debate. Pequenas agroindústrias sofrem com encargos dos governos estadual e federal. Conforme o presidente da Associação das Agroindústria Alimentícias de Santa Catarina, VOLMIR DE SOUZA, o pedido é para implantação de tarifa única. Ele destaca que o governo do estado abriu as portas para negociações. Além dos tributos está em pauta a tarifa de energia elétrica e questão ambiental. SOUZA considera que os órgãos ambientais aparecem como um agravante que dificulta a competitividade das agroindústrias. O presidente também demonstra preocupação com o custo de produção e não tem projeção da situação mudar. VOLMIR DE SOUZA lamenta a dificuldade na importação de milho do Paraguai com uma rota que reduza os custos de transporte e desta forma os insumos tenham menor preço.


Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Antas define novas ações. Entidade possui recursos do governo do estado para investimentos. Segundo o vice-presidente da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, ANDERSON RHODEN, nesta semana ocorreu assembleia para preencher vaga no Comitê. Ele lembra que o grupo é formado por 40 por cento de integrantes da sociedade civil, 40 por cento de usuários de água e 20 por cento do poder público. A vaga disponível foi preenchida pela câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. RHODEN destaca que a AMEOSC também pretendia ocupar vaga e ficou como suplente. O vice-presidente afirma que a representação completa no Comitê da Bacia é importante para as reivindicações que são feitas e ações coletivas na região.


Aumento no consumo de água exige medidas preventivas. Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Antas conta com representantes da Uceff de Itapiranga, além de membros de diversas cidades desde Campo Ere, Palmitos e Dionísio Cerqueira. ANDERSON RHODEN salienta que também integram o grupo representantes das agroindústrias que demandam grande volume de água e órgãos públicos municipais, estaduais e federais. O desafio é garantir recursos hídricos de qualidade e com quantidade, sendo necessário adotar medidas para melhor gestão no uso da água. RHODEN anuncia que este ano ainda serão feitas reuniões e capacitações, além de novas discussões para o ano que vem. Os investimentos ocorrem com recursos do Fundo de Recursos Hídricos destinados pelo estado. A meta é antecipar medidas para evitar problemas de abastecimento sendo preciso tomar decisões corretas por parte dos gestores públicos, setor privado e também consumidores.


Alunos terão oratória online. A Escola Padre Balduino Rambo de Tunápolis promove o sexto Concurso de Oratória com novo formato e novos desafios. A diretora da escola, DEOFANE BIEGER destaca que o projeto precisou ser adaptado devido ao período de aula à distância. Salienta o interesse da equipe de trabalho para que os alunos tenham domínio da língua oral e escrita para a comunicação de forma clara e coesa. Mesmo sem aula presencial a escola decidiu manter o concurso com escolha de um tema bem marcante em período de isolamento social. Os estudantes vão desenvolver atividades sobre, Navegar com segurança na internet. De acordo com a diretora, os alunos incluindo crianças, adolescentes e jovens e até mesmo os adultos estão passando mais tempo na internet e usando diferentes meios de navegação em busca de informações. Ela avalia que a escola tem papel fundamental na orientação correta.


Oratória vai ser compartilhada pela internet. A diretora DEOFANE BIEGER explica que os professores vão trabalhar o gênero e o tema via online com textos e vídeos sobre a necessidade de ter cuidado na internet. A apresentação também será virtual para os colegas e professores, que farão avaliação. Também será disponibilizado link para a comunidade escolar acompanhar e ainda será mantido gravação dos vídeos produzidos pelos alunos. DEOFANE BIEGER ressalta que todos os alunos vão participar incluindo estudantes do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Os alunos estão divididos em categorias. Para os sexto e sétimo anos será em forma de poema. Para oitavo e nono a abordagem será com uma crônica. Já o ensino médio vai trabalhar um artigo de opinião e dissertação.


Em meio à pandemia, bom momento da avicultura leva produtores a planejar novos investimentos/ Neste dia 28 de agosto foi lembrado o Dia do Avicultor. O produtor de linha Cristo Rei, ELOIR MALLMANN, iniciou as atividades no ramo em 2005 quando com o apoio dos pais investiu na construção de um aviário no sistema de parceria. Ele cita que em 2008 mais um aviário foi construído, ampliando a produção de 21 mil para 42 mil frangos. Atualmente o alojamento é de 44 mil aves. O ciclo da ave é de cerca de 36 a 39 dias. O produtor comenta que na propriedade o frango chega com um dia de vida, e com pouco mais de um mês é destinado para abate no frigorífico de Itapiranga. MALLMANN destaca que anualmente são necessários investimentos em novas tecnologias, como aquecimento e resfriamento, pois os equipamentos evoluem de forma muito rápida. O produtor cita que também aumentaram as exigências e a burocracia no controle sanitário da atividade.


Atualmente três pessoas da família são responsáveis pela mão de obra, e novos investimentos em ampliação estão sendo planejados. O produtor lembra que novas despesas só podem ocorrer quando há garantia de renda, por isso as reivindicações de melhora no preço são frequentes junto às indústrias. ELOIR MALLMANN explica que por meio do sistema de parceria, a empresa fornece a ave, a ração e a assistência técnica. Já o produtor é responsável pela energia elétrica e lenha para o forno que aquece os aviários. Em relação ao mercado, MALLMANN considera que a atividade se mantém aquecida, mesmo durante a pandemia, com a exportação de praticamente toda a produção para a Europa. O aumento do dólar também favorece o faturamento das indústrias.


Comilp comemora bom momento da atividade leiteira. Segundo o administrador da Cooperativa da Microbacia do Lajeado Perau de Tunápolis, JANDIR WESCHENDFELDER, toda a cadeia leiteira vive no momento um cenário aquecido, tanto para os produtores como para as indústrias. Ele cita que devido ao aumento no consumo houve uma valorização superior a 50% no preço do leite. Mudanças nos hábitos alimentares levaram o consumidor a optar mais pelo leite e seus derivados. O administrador comenta que a cooperativa foi fundada em 2004, e há cerca de dez anos industrializa os produtos. WESCHENDFELDER cita que no momento são cerca de 90 associados, a maioria deles de Tunápolis, mas também de Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga. Um dos transtornos que a Comilp teve com a pandemia, segundo o administrador, foi o afastamento de funcionários contaminados com o vírus.


Uso das plataformas tem sido um desafio constante para alunos e professores. A assessora de direção e coordenadora pedagógica da escola estadual de Educação Básica Delminda Silveira de Mondaí, LUCIA ALBERTI, destaca que o educandário atende 16 turmas com 391 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e ensino médio nas modalidades novo, inovador e regular. No total, 22 professores atendem as turmas, além de quatro professores auxiliares nas funções de segundo professor, orientador de leitura, de convivência e a professora do SAED e ainda seis profissionais da equipe pedagógica. Conforme a assessora de direção, as aulas presenciais estão suspensas até dia 12 de outubro, mas sem garantia de que no dia 13 sejam retomadas. Ela cita que este ano foram apenas 23 dias de aulas presenciais, considerando que a maioria dos alunos vem de outras escolas e foi muito pouco o contato com todos para conhecer as turmas.


Nos primeiros dias de paralisação das aulas em março, a assessora de direção da escola Delminda Silveira, destaca que foi antecipado o recesso de julho e os professores iniciaram a formação online para saber usar a plataforma. A dificuldade, conforme a coordenadora pedagógica LUCIA ALBERTI, é que o aluno não teve esta formação, e toda orientação teve que ser repassada pelos professores por meio dos aplicativos ou telefone. Ela afirma que nas primeiras semanas os professores não tinham horário de trabalho, pois eram muitas as dúvidas por parte dos estudantes quando ao uso da plataforma. Cerca de 40% dos alunos estão com as atividades em dia, e os demais, segundo a coordenadora, estão com muitas pendências. LÚCIA lembra que por meio da plataforma o estado garante o conteúdo e as atividades, mas a presença para contabilizar as 800 horas aula deve ser garantida pelos alunos.


Idosos e jovens são público que mais procuram por teste rápido para detectar Covid. De acordo com a farmacêutica e bioquímica, especialista em farmácia clínica, NATIELE KLAUS, o teste rápido que está sendo disponibilizado em farmácias vai identificar os anticorpos IGG e IGM, e a partir disso, sinalizar se a pessoa já teve o vírus ou se está com ele ativo no momento. A profissional explica que se a pessoa está com o vírus ativo, os anticorpos apresentados são o IGM. Já se o resultado for IGG, a pessoa teve contato, mas já produziu os anticorpos. Conforme a farmacêutica, o problema é quando a pessoa teve o contato, mas não produziu os anticorpos, e nesse caso, há o risco de ter o vírus novamente. NATIELE comenta que para realizar o teste, é necessário o agendamento, além disso, a pessoa deve ter ao menos oito dias de sintomas para que o resultado não seja falso negativo. Se houve contato com contaminado o teste deve ser feito após 20 dias.


Todos os testes, mesmo realizados em estabelecimentos particulares, estão interligados com o sistema do SUS. A farmacêutica explica que é feito um cadastro e os dados são registrados no sistema da secretaria de Saúde de origem da pessoa. NATIELE KLAUS cita que a maior público destes testes são idosos e jovens que estão no mercado de trabalho. A testagem é aplicada a partir da coleta de sangue, com proteção tanto do paciente como do profissional que aplica o teste. Segundo a farmacêutica, com apenas algumas gotas de sangue, por meio do reagente, é feita a identificação do resultado, que demora 15 minutos. Em relação à medicação contra a Covid, NATIELE explica que a cloroquina e a ivermectina, que eram de livre acesso mediante prescrição médica, passaram a ser remédios controlados devido a grande procura e efeitos colaterais que apresentaram. Para a manipulação destes medicamentos também é necessária a prescrição médica.


Enquanto não há vacina para prevenção do coronavírus, NATIELE KLAUS defende que a população continue usando máscara, álcool 70 e evitando aglomerações para disseminação do vírus. Chama atenção também para cuidados que evitam outros problemas de saúde, como a prática de exercícios, alimentação saudável e se manter hidratado. A farmacêutica acredita que esta vacina não deva ser finalizada ainda este ano, em função dos estudos estarem em andamento e da necessidade de testes posteriores. Ela cita que também aumentou bastante a procura por medicamentos que auxiliam no fortalecimento da imunidade. NATIELE reforça que os principais sintomas da Covid são dor de cabeça, diarreia, tosse e dor de garganta, mas podem também representar sintomas de outras doenças, como resfriado ou gripe, por isso a importância da avaliação médica.


-TRABALHADOR SOBREVIVE À QUEDA DE 18 METROS

-COLISÃO SEGUIDA DE CAPOTAMENTO DEIXA UM FERIDO NA BR 163


Dois homens são presos acusados por roubo, ameaça e porte irregular de arma. Na tarde desta sexta-feira, a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira prendeu um homem de 25 anos que estava com mandado de prisão de sentença definitiva pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso restrito, desacato e ameaça. Os crimes ocorreram em março de 2019. Na mesma data, foi feita a prisão de outro homem de 24 anos em virtude de mandado de prisão de sentença definitiva pelos crimes roubo e posse irregular de arma de fogo praticados em março de 2018. Este segundo preso, após tomar conhecimento que a Polícia Civil estava a sua procura, se apresentou na delegacia de Dionísio Cerqueira e foi dado o cumprimento ao mandado de prisão. Após a prisão, os sentenciados foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.


Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste incinera 62 quilos de maconha. O procedimento foi realizado na tarde desta sexta-feira. A droga foi apreendida no dia 21 de julho de 2020, em uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Civil e Militar de São Lourenço do Oeste. Na ocasião dois homens, um de 24 e outro de 21 anos de idade, foram presos em flagrante. A abordagem aconteceu no contorno viário Armindo Ecker, no município de São Lourenço do Oeste, sendo que a droga estava sendo transportada em um Cobalt de Chapecó.


Caminhão carregado de ração registra princípio de incêndio na SC 386 em Mondaí. O fato foi registrado por volta das 14 horas desta sexta-feira, na SC 386, onde inicia a terceira pista, na linha Tigre, Mondaí. Para a reportagem da Rádio Oeste FM, o motorista do Volvo 260 placa de Anchieta, um homem de 43 anos, disse que parou as margens da rodovia após ser avisado por outros motoristas de que havia fumaça em uma das rodas. Com uso de extintor do próprio caminhão, e com o auxílio de outros motoristas, o caminhoneiro iniciou o combate as chamas até a chegada dos bombeiros de Iporã do Oeste. Uma das rodas acabou estourando. O caminhão, com origem de Carazinho, RS, seguia com destino a Iporã do Oeste, e estava carregado com 14mil e 500 quilos de ração. Após o atendimento dos bombeiros, o motorista seguiu viagem.


Motorista foge após colidir em carro estacionado. O acidente foi registrado na noite desta sexta-feira, por volta das 20 horas e 30 minutos no bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local, o homem que conduzia um Gol, placas de Barra Bonita, fez a curva em alta velocidade e colidiu frontalmente em um Stylo. Após o impacto, o condutor do GOL fugiu do local correndo. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos necessários.


Colisão seguida de capotamento deixa um ferido na BR 163. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi chamado por volta das 22 horas desta sexta-feira para atender um acidente na BR 163, em linha Esquina Derrubada. No local ocorreu uma colisão lateral de dois veículos Gol. Um dos carros saiu da pista e capotou. O motorista, de 29 anos, estava fora do veículo. Ele apresentava um ferimento na cabeça, um corte na região do ombro e outro no antebraço. A vítima foi imobilizada e levada ao hospital para avaliação médica. Os dois ocupantes do outro Gol não sofreram ferimentos e dispensaram atendimento.


Trabalhador sobrevive à queda de 18 metros. O acidente de trabalho ocorreu por volta das 15 horas e 45 minutos de ontem, em uma obra no bairro Rainha da Paz, em Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada por populares para atender acidente de trabalho, sendo uma queda de andaime em construção civil, de uma altura aproximada de 18 metros. Segundo os bombeiros o trabalhador caiu junto com o andaime onde trabalhava. O homem de 28 anos foi encontrado consciente, confuso, sinais vitais estáveis, apresentando escoriações na face e suspeita de fratura na perna direita. Ele foi imobilizado e conduzido ao pronto socorro do hospital Sagrada Família. Posteriormente a vítima foi transferida ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.