-SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO OS MAIS ATINGIDAS POR BLOQUEIO DE 1,5 BILHÃO NO ORÇAMENTO
-GASOLINA DE SANTA CATARINA É MAIS CARA DO SUL DO PAÍS MESMO COM NOVA QUEDA
-ASSEMBLEIA DOS PREFEITOS DEFINE PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DOS MUNICÍPIOS
-OBRAS DE REFORMA DA FEIRA LIVRE ESTÃO 60 POR CENTO CONCLUÍDAS
-SERVIÇOS TEM MELHOR DESEMPENHO NA GERAÇÃO DE EMPREGO FORMAL EM JUNHO
-ACIDENTE ENVOLVE DOIS VEÍCULOS E DEIXA DOIS FERIDOS EM ESTRADA RURAL
-VEÍCULO COLIDE CONTRA FACHADA DE LOJA DE MÓVEIS NO CENTRO DA CIDADE
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 18 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 73 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse para líderes africanos nesta sexta-feira que Moscou respeita a proposta de paz na Ucrânia enviada por eles e que está estudando-a cuidadosamente. Já Kiev disse que não está preparada para entrar em negociações enquanto a Rússia - que começou a guerra há 17 meses - detém um quinto do território ucraniano. Os líderes da cúpula africana apresentaram sua iniciativa de paz no mês passado a PUTIN e ao presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Entretanto, a versão não conseguiu ganhar força com nenhum dos lados.
A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, disse nesta sexta-feira que solicitará “delegação de poderes” ao Congresso por 120 dias para combater o crime, enquanto os manifestantes continuam exigindo que ela seja expulsa do cargo. Essa delegação de poderes seria a transferência para a presidente de funções originalmente reservadas ao Legislativo. Nesse período, ela teria poderes ampliados para tomar medidas de forma rápida. O discurso de BOLUARTE no Dia da Independência no Congresso ocorreu enquanto os manifestantes continuam pedindo sua destituição.
O presidente eleito do Paraguai, SANTIAGO PEÑA, afirmou nesta sexta-feira que acredita em um acordo com o governo brasileiro, ainda neste ano, na revisão dos termos financeiros do tratado que viabilizou a construção e funcionamento da usina hidrelétrica de Itaipu, administrada pelos dois países. PEÑA, que toma posse no próximo dia 15 de agosto, demostrou otimismo com as negociações.O acordo firmado entre Brasil e Paraguai em 1973, há 50 anos, prevê no anexo C a revisão dos termos financeiros diante do pagamento das dívidas relativas à construção da hidrelétrica. Em fevereiro, a Itaipu Binacional pagou a última parcela da dívida. A renegociação deve ser feita neste ano de 2023.
A taxa de desocupação no Brasil ficou em oito por cento no trimestre encerrado em junho, de acordo com os dados mensais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgados na manhã desta sexta-feira pelo IBGE. Em igual período de 2022, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em nove vírgula três por cento. No trimestre móvel até maio, a taxa de desocupação estava em oito vírgula três. Já renda média real do trabalhador foi de dois mil 921 reais no trimestre encerrado em junho. O resultado representa alta de seis vírgula dois por cento em relação ao mesmo trimestre de 2022.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira, a suspensão dos processos que tramitam na Justiça sobre o tema da revisão da vida toda. A decisão atende a um pedido do Instituto Nacional Seguro Social e tem validade até que seja julgado o recurso apresentado pela defesa da instituição. A suspensão valerá até o julgamento do recurso apresentado pela autarquia, previsto para acontecer entre os dias 11 a 21 de agosto, em plenário virtual. O recurso apresentada pelo INSS ocorre após o tema ser julgado em dezembro do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal, quando a Corte definiu que aposentados poderão solicitar que seja considerado no cálculo do benefício todo o período de contribuição. Na regra anterior, eram incluídas apenas contribuições previdenciárias a partir de 1994.
O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são as pastas mais atingidas pelo bloqueio adicional de um bilhão e 500 milhões de reais no Orçamento de 2023, informou o governo nesta sexta-feira. A Saúde teve bloqueio de 452 milhões e na Educação, o contingenciamento foi de 332 milhões. O bloqueio foi anunciado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento na semana passada, mas o detalhamento das pastas atingidas só foi publicado ontem em edição extra do "Diário Oficial da União". Em maio, o governo já havia feito um contingenciamento de 1,7 bilhão. Com isso, o total bloqueado em 2023 é de três bilhões e 200 milhões de reais. O bloqueio é necessário para garantir o cumprimento do teto de gastos, regra fiscal que limita a maior parte das despesas da União à variação da inflação.
A Secretaria de Estado da Fazenda já flagrou praticamente 500 infrações fiscais em operações nas estradas de Santa Catarina desde o início do ano. Em 12 ações realizadas com a cooperação da Defesa Civil, os auditores fiscais interceptaram a circulação de cerca de oito milhões e 200 mil reais em mercadorias sem as respectivas notas fiscais ou com a documentação incompleta. Sobre esse valor é cobrado o ICMS devido e são aplicadas as multas proporcionais. As abordagens aos veículos contam com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar Rodoviária. Uma das operações mais recentes ocorreu entre terça e quinta-feira nos municípios de Xanxerê, Guaraciaba e Maravilha, em ação conjunta coordenada pela Defesa Civil no Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina.
Santa Catarina registrou um aumento de cerca de 60 por cento no número de medidas protetivas concedidas em um ano. Os dados são do Anuário de Segurança Pública 2023. Em 2021, o Estado catarinense registrou 12 mil 367 medidas protetivas concedidas. Já em 2022, o número subiu para 19 mil 788, o que representa um aumento de sete mil 421 medidas concedidas. No cenário nacional, as ocorrências não foram diferentes. Segundo o Anuário, o Brasil registrou 445 mil 456 medidas protetivas em 2022, o que representa um aumento de 55 mil 658 em comparação com 2021.
O preço médio da gasolina comum em Santa Catarina é o mais caro do Sul do Brasil mesmo com queda de cinco centavos na última semana. É o que mostraram os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgados nesta sexta-feira. O litro do combustível nos postos catarinenses foi registrado em cinco reais e 72 centavos na semana entre 23 e 29 de julho. No Paraná, o valor médio esteve em cinco e 64, enquanto no Rio Grande do Sul a média ficou em cinco e 56. O preço catarinense está ainda quase 20 centavos mais alto do que a média nacional que foi de cinco e 55. O maior preço encontrado em Santa Catarina foi de seis e 24 e o menor em cinco e 29.
As inscrições para o Festival da Música de Romelândia começam na próxima terça-feira, dia primeiro de agosto. O Femurserá na modalidade de interpretação vocal de composições do cancioneiro popular brasileiro, como Gauchesco, Banda, Gospel e sertanejo,independente de estilo ou gênero. As inscrições vão até o final de agosto na prefeitura de Romelândia. O Femur 2023 será realizado no dia 21 de setembro com início às sete e meia da noite horas, no Salão Múltiplo uso de Romelândia. A grande final será no dia 22 de setembro no salão paroquial, também com início às sete e meia da noite.
A Secretaria de Assistência Social de Romelândia vai promover, na próxima segunda-feira, uma palestra para as famílias da Escola Especial Professor Silvestre MazomAPAE. O evento está programado para as duas horas da tarde. A palestra será com o Psicólogo ABEL PETTER e integra o “Projeto Adolescer” que está sendo desenvolvido no município. Na terça feira, a palestra será para as famílias da Escola MunicipalMilena Schäefer e na quarta para as famílias da Escola Estadual Anita Gariballdi de Linha Primeirinha. Alunos, familiares e profissionais está sendo atendido em momentos separados totalizando 22 encontros com o Psicólogo. Durante os encontros são abordados temas como competênciasfamiliares, conflitos familiares, conflitos escolares, conflitos sociais, prevenção de saúde mental e prevenção contra o suicídio.
O Peperi Debates deste sábado discutiu os problemas, necessidades e desafios da agricultura familiar. O programa ampliou o debate que deve acontecer em audiência pública que será promovida nos próximos dias pela câmara de vereadores. O debate deste sábado olhou para o setor que é um dos mais importantes da economia regional. O programa reuniu o vereador MARCIO SANTIN, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, LIRIO WATHIER e o extensionista da Epagri, ZOLMIR FRIZZO. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A agricultura familiar tem muitos altos e baixos, mas agora com um panorama mais otimista. A comentário é do vereador e agricultor, MARCIO SANTIN. Ele citouque um dos desafios do setor é o envelhecimento da população rural e a falta de sucessores para os pequenos produtores. Um dos pontos positivos citados pelo vereador é o crescimento das agroindústrias familiares como alternativa para aumentar a renda no campo. Na visão de SANTIN, a melhoria da renda é uma questão central para garantir a manutenção dos jovens no campo. O vereador ressaltou que a agricultura familiar precisa de políticas públicas, como por exemplo, o programa de aquisição de alimentos. Ele defendeu que a agricultura familiar tenham apoio para ampliar a diversidade de fontes de renda.
Os desafios para os pequenos produtores sempre existiram e vão continuar, independentemente do governo. O comentário é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, LIRIO WATHIER. Ele citou que a agricultura familiar tem uma importância muito grande para a produção de alimentos e precisa de incentivos. WATHIER destacou que as políticas públicas ainda são necessárias, mas ressaltou que se houvesse uma garantia de preço para os produtos, os agricultores não precisariam ou dependeriam menos do governo. O sindicalista também chamou a atenção para o problema da falta de sucessores. Ele citou uma pesquisa que apontou que em 2012, 35 por cento das propriedades tinham sucessão. Em 2018, esse percentual caiu para 23 por cento.
A agricultura familiar é precursora na região e responsável pelo desenvolvimento econômico do extremo-oeste. A observação é do Extensionista Rural Engenheiro Agrônomo, Epagri Descanso, ZOLMIR FRIZZO. Ele disse que o setor é a mola propulsora da região. Segundo FRIZZO, a pequena agricultura hoje é multifuncional na medida em que ainda produz alimentos, mas ampliou a atuação com outros serviços, como o lazer, o turismo e a própria industrialização. Ele ressaltou que a agricultura familiar tem um papel social importante para a organização do espaço rural e deve ser considerada dentro de um plano de desenvolvimento do território. Segundo FRIZZO, é necessário pensar a agricultura como uma peça fundamental para a engrenagem regional, e, nesse sentido, os governos precisam contemplar ações especificas para o fortalecimento das pequenas propriedades.
As obras de reforma e melhorias no prédio da Feira Livre Municipal de São Miguel do Oeste seguem sendo executadas. De acordo com a técnica agrícola e integrante da comissão da Feira Livre, KELIN BEDIN, os trabalhos no espaço estão sendo executados desde o mês de abril deste ano e as ações se concentram na parte estrutural e também de legalização do seu funcionamento. Conforme ela, por conta das obras, os feirantes estão instalados na área coberta da Praça Central Walnir Bottaro Daniel desde março e prestam atendimento de segunda a sábado no conteiner instalado no local. Segundo KELIN, ao todo, os investimentos em melhorias são superiores aos 600 mil reais e no momento já é possível afirmar que 60 por cento das ações já estão concluídas.
A obra de reforma do espaço da feira livre ainda precisa receber os acabamentos como a colocação do porcelanato, acessibilidade, instalação dos balcões e a própria organização interna da Feira Livre. A técnica agrícola e integrante da comissão da Feira Livre, KELIN BEDIN KELIN lembrou que a manta térmica já foi colocada no telhado e no geral, as obras estão no ritmo esperado. Ela comentou que ainda não é possível confirmar um dia específico para a conclusão das obras, porém, comentou que a expectativa é que as ações sejam concluídas em até três meses. KELIN BEDIN disse que além das melhorias nos box, acessibilidade e banheiros, um dos diferenciais será o espaço de alimentação com um deck, proporcionando um ambiente para o consumo de produtos no local.
A técnica agrícola e integrante da comissão da Feira Livre Municipal de São Miguel do Oeste, KELIN BEDIN citou que atualmente 17 famílias comercializam produtos na área coberta da Praça Central Walnir Bottaro Daniel e também na feira itinerante. Como a nova feira livre terá espaço para 22 expositores, cinco novas famílias poderão vender seus produtos da agricultura familiar. Na entrevista desta semana para a Peperi, ela também falou sobre o movimento na área coberta da praça do centro e admitiu que os feirantes encontraram dificuldades devido às condições climáticas. Mesmo assim, ela fez uma avaliação positiva do atendimento provisório na praça. A feira na praça funciona de segunda a sexta durante todo o dia e aos sábados pela parte da manhã.
Os Policiais Militares e Bombeiros Militares que estão atuando no Programa Rede de Segurança Escolar participaram de uma capacitação nesta semana. Os profissionais estão trabalhando nas escolas da rede estadual do extremo-oeste. A instrução teve por objetivo capacitar os militares que passaram a atuar nas escolas estaduais na área da nona região de Polícia Militar. Todas as escolas estaduais de São Miguel do Oeste foram contempladas com o reforço de policiais militares e bombeiros militares da reserva remunerada, os quais receberam treinamento específico para trabalhar em ambiente escolar. A capacitação desta semana ocorreu na última quinta-feira.
A assembleia geral dos prefeitos do mês de julho foi realizada nesta semana em São José do Cedro. Durante o encontro, foram discutidos temas de interesse comum dos municípios do extremo-oeste. Um dos pontos da pauta da assembleia foi a discussão sobre as prioridades enviadas ao Governo do Estado e ao Governo Federal. Os gestores municipais apresentaram suas demandas e projetos, buscando recursos e parcerias que impulsionem o desenvolvimento local. Outro tema da assembleia foi a apresentação da programação oficial do Terceiro Congresso de Municípios. O evento está confirmado para o dia 18 de agosto na câmara de vereadores. As inscrições online estão abertas e podem ser feitas no site da Ameosc.
O Congresso de Municípios da Ameosc terá seis palestras a respeito de temas centrais para os município. Na parte da manhã do dia 18 de agosto serão três palestras começando com a discussão sobre Desenvolvimento Regional e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O segunda debate será sobre Programas e políticas públicas do Governo do Estado para os municípios e para o Extremo Oeste com o Secretário de Estado de Administração, MOISÉSDIERSMANN. O terceiro tema será saneamento rural. Na parte da tarde, as palestras serão sobre Programas e Políticas Públicas Federais para os municípios e para o Extremo Oeste; as regras do ICMS Educação e Sistema Tributário Nacional e Projetos de Reforma Tributária.
Os Planos Municipais de Saneamento Básico também estiveram em pauta na assembleia geral da Ameosc nesta semana em São José do Cedro. Os prefeitos discutiram as ações necessárias para garantir o acesso universal aos serviços de saneamento, visando o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente. Depois da assembleia, os prefeitos participaram da abertura oficial da ExpoCedro. Paralelamente à assembleia, também foi realizada uma programação especial destinada às Primeiras Damas Municipais, visando promover a interação e a troca de experiências entre as lideranças femininas. O presidente da Ameosc, prefeito de Mondaí, VALDIR RUPERT, reforçou a importância da participação ativa dos prefeitos na construção de um futuro mais próspero para a região. Ele ressaltou que o trabalho coletivo dos prefeitos é fundamental para o desenvolvimento do extremo-oeste.
Os números da geração de emprego formal em São Miguel do Oeste no primeiro semestre ficaram dentro da expectativa, apesar das incertezas que marcaram o começo do ano. O comentário é do gerente de operações do Senai, IVANOR FINATTO. Ele comentou que o mercado industrial vinha aquecido desde 2022 e a projeção era de manutenção das contratações. No primeiro semestre do ano, o município de São Miguel do Oeste abriu 589 empregos com carteira assinada. O número é mais de cinco vezes o desempenho do mesmo período de 2022 quando foram gerados 106 empregos formais. O setor que mais contribuiu para o resultado deste ano é exatamente o industrial que teve um saldo de 357 vagas entre janeiro e junho.
Apesar de apontar que o saldo positivo de empregos com carteira assinada no primeiro semestre foi positivo, o gerente de operações do Senai, IVANOR FINATTO, fez uma ponderação. Desde janeiro, o saldo de vagas de emprego mensal vem caindo no município. O resultado de junho foi o segundo pior do ano, melhor apenas que maio. Até a indústria demitiu mais do que contratou no mês passado. Ele disse que esse não é um fato isolado e que é preciso ficar atento aos sinais do mercado. Mesmo assim, a previsão é que o ano termine com saldo ainda mais positivo na geração de emprego formal.
O setor de serviços obteve o melhor desempenho na geração de emprego com carteira assinada no mês de junho em São Miguel do Oeste. O saldo foi de 37 empregos. O comércio gerou 27. No semestre, os serviços abriram 153 postos de trabalho e o comércio, 57. De acordo com a diretora de marketing e inovação da CDL, ELIS ZANIN, os números são bem expressivos e mostras que os empresários estão conseguindo elevar o número de contratações, superando as dificuldades econômicas. ELIS comentou que o resultado já era esperado em razão de um histórico de geração de emprego que a cidade tem. A projeção é de que esse número melhore no segundo semestre.
Uma casa foi destruída em um incêndio na madrugada deste sábado em Dionisio Cerqueira. O fato aconteceu por volta das três horas na rua Saldanha da Gama. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma residência unifamiliar mista de cerca de 80 metros quadrados. As chamas começaram no teto e se espalharam pela estrutura. Foram gastos aproximadamente 16 mil litros de água para extinção, proteção de áreas adjacentes e o rescaldo. Os bombeiros não informaram as causas do incêndio. Ninguém ficou ferido.
Duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre dois veículos na tarde desta sexta-feira na Linha Pitangueira, no interior de Tunápolis. O acidente envolveu um carro Siena com placas de Itapiranga e um Sandero com placas Mercosul. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste e prestou atendimento a uma mulher, de 33 anos, que era condutora do Siena. Ela relatou fortes dores na região do peito. A outra vítima atendida foi uma menina, de oito anos, passageira do Siena. Ela sofreu fratura no nariz com intensa hemorragia, além de um ferimento na boca. Ambas foram conduzidas ao Hospital de Tunápolis. Já o condutor do Sandero saiu ileso e recusou atendimento.
Um veículo colidiu contra a fachada de uma loja de moveis no começo da manha deste sábado em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das seis horas na rua Marcílio Dias, centro da cidade. Imagens de videomonitoramento da empresa Reimar Móveis mostram que o momento exato em que o motorista de um Gol não consegue fazer a conversão para ingressar na rua Itaberaba e colidiu contra o prédio. O veículo quebra os vidros da vitrine e danifica um dos pilares do estabelecimento. Em seguida, os dois ocupantes saem do carro e empurram o Gol para a área de estacionamento. Os dois envolvidos não foram localizados.