-SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO OS MAIS ATINGIDAS POR BLOQUEIO DE 1,5 BILHÃO NO ORÇAMENTO
-GASOLINA DE SANTA CATARINA É MAIS CARA DO SUL DO PAÍS MESMO COM NOVA QUEDA
-DÉCIMA TERCEIRA DEUTSCHE WOCHE SERÁ CONCLUÍDA HOJE
-COAFI REGISTRA GRANDE VOLUME DE EXAMES DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE
-BOMBEIROS DE ITAPIRANGA PREPARAM EVENTO PARA CELEBRAR 24 ANOS
-INCÊNDIO DESTRÓI CASA EM DIONÍSIO CERQUEIRA
-ACIDENTE EM TUNÁPOLIS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 18 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 73 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse para líderes africanos nesta sexta-feira que Moscou respeita a proposta de paz na Ucrânia enviada por eles e que está estudando-a cuidadosamente. Já Kiev disse que não está preparada para entrar em negociações enquanto a Rússia - que começou a guerra há 17 meses - detém um quinto do território ucraniano. Os líderes da cúpula africana apresentaram sua iniciativa de paz no mês passado a PUTIN e ao presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Entretanto, a versão não conseguiu ganhar força com nenhum dos lados.
A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, disse nesta sexta-feira que solicitará “delegação de poderes” ao Congresso por 120 dias para combater o crime, enquanto os manifestantes continuam exigindo que ela seja expulsa do cargo. Essa delegação de poderes seria a transferência para a presidente de funções originalmente reservadas ao Legislativo. Nesse período, ela teria poderes ampliados para tomar medidas de forma rápida. O discurso de BOLUARTE no Dia da Independência no Congresso ocorreu enquanto os manifestantes continuam pedindo sua destituição.
O presidente eleito do Paraguai, SANTIAGO PEÑA, afirmou nesta sexta-feira que acredita em um acordo com o governo brasileiro, ainda neste ano, na revisão dos termos financeiros do tratado que viabilizou a construção e funcionamento da usina hidrelétrica de Itaipu, administrada pelos dois países. PEÑA, que toma posse no próximo dia 15 de agosto, demostrou otimismo com as negociações. O acordo firmado entre Brasil e Paraguai em 1973, há 50 anos, prevê no anexo C a revisão dos termos financeiros diante do pagamento das dívidas relativas à construção da hidrelétrica. Em fevereiro, a Itaipu Binacional pagou a última parcela da dívida. A renegociação deve ser feita neste ano de 2023.
A taxa de desocupação no Brasil ficou em oito por cento no trimestre encerrado em junho, de acordo com os dados mensais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgados na manhã desta sexta-feira pelo IBGE. Em igual período de 2022, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em nove vírgula três por cento. No trimestre móvel até maio, a taxa de desocupação estava em oito vírgula três. Já renda média real do trabalhador foi de dois mil 921 reais no trimestre encerrado em junho. O resultado representa alta de seis vírgula dois por cento em relação ao mesmo trimestre de 2022.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira, a suspensão dos processos que tramitam na Justiça sobre o tema da revisão da vida toda. A decisão atende a um pedido do Instituto Nacional Seguro Social e tem validade até que seja julgado o recurso apresentado pela defesa da instituição. A suspensão valerá até o julgamento do recurso apresentado pela autarquia, previsto para acontecer entre os dias 11 a 21 de agosto, em plenário virtual. O recurso apresentada pelo INSS ocorre após o tema ser julgado em dezembro do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal, quando a Corte definiu que aposentados poderão solicitar que seja considerado no cálculo do benefício todo o período de contribuição. Na regra anterior, eram incluídas apenas contribuições previdenciárias a partir de 1994.
O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são as pastas mais atingidas pelo bloqueio adicional de um bilhão e 500 milhões de reais no Orçamento de 2023, informou o governo nesta sexta-feira. A Saúde teve bloqueio de 452 milhões e na Educação, o contingenciamento foi de 332 milhões. O bloqueio foi anunciado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento na semana passada, mas o detalhamento das pastas atingidas só foi publicado ontem em edição extra do "Diário Oficial da União". Em maio, o governo já havia feito um contingenciamento de 1,7 bilhão. Com isso, o total bloqueado em 2023 é de três bilhões e 200 milhões de reais. O bloqueio é necessário para garantir o cumprimento do teto de gastos, regra fiscal que limita a maior parte das despesas da União à variação da inflação.
A Secretaria de Estado da Fazenda já flagrou praticamente 500 infrações fiscais em operações nas estradas de Santa Catarina desde o início do ano. Em 12 ações realizadas com a cooperação da Defesa Civil, os auditores fiscais interceptaram a circulação de cerca de oito milhões e 200 mil reais em mercadorias sem as respectivas notas fiscais ou com a documentação incompleta. Sobre esse valor é cobrado o ICMS devido e são aplicadas as multas proporcionais. As abordagens aos veículos contam com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar Rodoviária. Uma das operações mais recentes ocorreu entre terça e quinta-feira nos municípios de Xanxerê, Guaraciaba e Maravilha, em ação conjunta coordenada pela Defesa Civil no Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina.
Santa Catarina registrou um aumento de cerca de 60 por cento no número de medidas protetivas concedidas em um ano. Os dados são do Anuário de Segurança Pública 2023. Em 2021, o Estado catarinense registrou 12 mil 367 medidas protetivas concedidas. Já em 2022, o número subiu para 19 mil 788, o que representa um aumento de sete mil 421 medidas concedidas. No cenário nacional, as ocorrências não foram diferentes. Segundo o Anuário, o Brasil registrou 445 mil 456 medidas protetivas em 2022, o que representa um aumento de 55 mil 658 em comparação com 2021.
O preço médio da gasolina comum em Santa Catarina é o mais caro do Sul do Brasil mesmo com queda de cinco centavos na última semana. É o que mostraram os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgados nesta sexta-feira. O litro do combustível nos postos catarinenses foi registrado em cinco reais e 72 centavos na semana entre 23 e 29 de julho. No Paraná, o valor médio esteve em cinco e 64, enquanto no Rio Grande do Sul a média ficou em cinco e 56. O preço catarinense está ainda quase 20 centavos mais alto do que a média nacional que foi de cinco e 55. O maior preço encontrado em Santa Catarina foi de seis e 24 e o menor em cinco e 29.
Décima terceira Deutsche Woche será concluída hoje. A culinária Alemã foi destaque na noite de ontem na Semana Alemã em São João do Oeste. Na noite desta sexta-feira, aconteceu o tradicional jantar típico na Sociedade Aliança, com um grande número de participantes. Conforme uma das integrantes da comissão organizadora, FABIANA WELCHEN, aproximadamente 400 fichas foram vendidas para o evento. O jantar típico teve um cardápio variado, baseado na culinária alemã, como o Eisbein, Chucrute, Tampf Nudel, além de maioneses, saladas e sobremesas. Após o jantar, ocorreu Show com o Grupo Vozes.
O último dia da Semana Alemã tem uma programação especial para fechar a décima terceira edição da Semana Alemã com chave de ouro. Neste sábado, a programação iniciou às 10 horas 30 minutos com Encontro Folclórico Infanto Juvenil no Pavilhão Comunitário, seguido de almoço com galinhada no tacho. A tarde acontece a Kinderfest, festa das crianças e às 14 horas e 30 minutos, o tradicional desfile típico na Rua Santa Cruz, reunindo 45 entidades, incluindo empresas de São João do Oeste e interação de algumas entidades de Iporã do Oeste, Itapiranga e São Carlos. Ainda neste sábado, haverá Show Musical Alemão, Jantar com Grupos Folclóricos e Encontro de Grupos Folclóricos Adulto e Bailão de Chopp com a Banda K'necus, no Ginásio Municipal.
A JCI São Miguel está promovendo um encontro regional em São Miguel do Oeste. Segundo a Coordenadora do evento, JULIANA DALMAGRO, o momento teve início neste sábado e segue até amanhã, no Centro Cultural da Unoesc. O momento é desenvolvido pela JCI Brasil e estão participando mais de 20 organizações, reunindo aproximadamente 200 pessoas. O objetivo do encontro é promover o desenvolvimento dos membros da JCI, além de oportunizar a troca de conhecimento e o desenvolvimento de lideranças através de oratórias e debates. Sobre a programação, o evento começou às oito deste sábado, com o concurso de debates, oratória e capacitação sobre gestão do tempo. Já a tarde haverá a feira empreende onde a troca de informações entre empresas será o destaque, além de cada empresário poder expor seus produtos.
JULIANA DALMAGRO comentou que essa feira será para membros e parceiros da JCI, bem como para o público externo. Além disso, também está acontecendo o painel empreendedor, onde terá cases de sucesso e poderá contar com a participação de pessoas que não são ligadas à JCI. Nesta oportunidade vão participar empresários de sucesso dos municípios de Paraíso, Descanso e Maravilha, sendo que um dos objetivos é promover o desenvolvimento dos membros e das lideranças da região. JULIANA citou ainda que após o painel serão retomadas a série de capacitações, dessa vez com foco nas questões bancárias e também sobre técnicas em vendas. Em seguida será realizada a final do concurso de debate e uma festiva na parte da noite. Já no domingo, 30, será a vez de um palestrante de São Paulo abordar questões sobre lideranças, finalizando dessa forma, o encontro regional em São Miguel do Oeste.
Itapiranga mantém aplicação da vacina contra a influenza. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já encerrou, porém a secretaria de Saúde, ainda possui doses disponíveis e mantém a imunização para a população interessada acima de seis meses de idade. Até o momento, cerca de três mil e 900 pessoas compareceram à sala de vacinas para se imunizar contra a gripe em Itapiranga. A vacina está liberada enquanto houver doses disponíveis.
Bombeiros de Itapiranga preparam evento para celebrar 24 anos. O aniversário é comemorado com a tradicional galinhada no pavilhão da igreja Matriz. Conforme o comandante, sargento ANDRÉ RAUBER, a história do quartel mostra que são vários motivos para comemorar, com ampliação e renovação da frota de viaturas, melhoria das instalações físicas, o aprimoramento de equipamentos nas diversas frentes de atuação da corporação. A programação comemorativa ocorre no próximo sábado, dia cinco de agosto. RAUBER que o Corpo de Bombeiros de Itapiranga possui uma trajetória de parceria com o poder público e a comunidade, permitindo aquisições de veículos e equipamentos, além de um grande suporte nas guarnições com os bombeiros comunitários.
Para marcar a passagem do vigésimo quarto aniversário desde sua ativação, Bombeiros Militares e Comunitários de Itapiranga realizaram uma confraternização com galinha no tacho. ANDRÉ RAUBER avalia que Itapiranga teve grande conquista com a instalação do quartel dos bombeiros no dia 21 de Julho de 1999. O município passou a contar com o serviço de bombeiros, abrangendo em sua área de atuação os municípios de São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste, Mondaí, Riqueza e Caibi. Posteriormente, com a abertura de novos aquartelamentos, esta área ficou restrita a Itapiranga e São João do Oeste.
Cooafi registra grande adesão na realização de exames de Brucelose e Tuberculose. A informação é do Veterinário da Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga, LUAN HOFF. De acordo com eles, os produtores rurais estão mobilizados nos últimos anos para atenderem as exigências na comercialização de leite. Ele lembra que a Portaria 44, publicada em 2020 exige exames de Tuberculose e Brucelose no rebanho leiteiro. Os atestados também precisam respeitar os prazos para atenderem as exigências com exame negativo para Tuberculose, válido para três anos. Já no caso da Brucelose o teste é feito pelos laticínios no momento na coleta do leite. Caso aponte alteração, ocorrem exames no plantel de vacas.
LUAN HOFF observa que existem duas opções para atender as exigências na comercialização de leite, podendo também ocorrer a certificação da propriedade e neste caso depende de dois exames negativos para Brucelose e Tuberculose, com renovação anual do certificado. O veterinário salienta que as propriedades com certificação não necessitam de exames específicos para a comercialização de leite. O veterinário da COOAFI destaca ainda que os produtores que ainda não providenciaram os exames devem agilizar os encaminhamentos, pois existem prazos estabelecidos. Conforme LUAN HOFF, quem não atender as exigências estará fora da atividade leiteira.
Um homem que devia pensão alimentícia foi preso pela Polícia Civil de Riqueza na tarde da última quinta-feira. Segundo a Polícia Civil, a dívida de pensão alimentícia é a única forma de prisão civil permitida pela legislação, como forma de pressão para que o devedor realize o pagamento das parcelas. Após os procedimentos cabíveis, o homem foi encaminhado ao Presídio de São Miguel do Oeste, onde permanece à disposição da Justiça.
Um carro colidiu em uma empresa de São Miguel do Oeste por volta das seis horas deste sábado, na Rua Marcílio Dias. Imagens das câmeras de segurança do estabelecimento mostram que o condutor perdeu o controle de um Gol e colidiu na sede da empresa. Com o impacto, a vitrine quebrou e um pilar do estabelecimento também ficou danificado. Os dois rapazes que estavam dentro do carro não tiveram ferimentos. Eles empurraram o veículo, que ficou estacionado próximo do local. A Polícia Militar foi acionada e realizou os levantamentos, mas não encontrou os envolvidos no acidente.
Incêndio destrói casa em Dionísio Cerqueira. Um incêndio em residência ocorreu na madrugada deste sábado, por volta das três horas, na Rua Saldanha da Gama, em Dionísio Cerqueira. Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma edificação unifamiliar mista. A casa com cerca de 80 metros quadrados onde o fogo começou pelo teto e estava em fase de desenvolvimento completo, na chegada dos bombeiros. Imediatamente foi iniciado o combate, no qual foram gastos aproximadamente 16 mil litros de água para extinção, proteção de áreas adjacentes e o rescaldo. Terminado o combate, foi isolado o local, juntamente com a Policia Militar de Santa Catarina, que acompanhou a ocorrência.
Acidente em Tunápolis deixa duas pessoas feridas. A colisão envolveu dois veículos por volta das 16h30 desta sexta-feira, em Linha Pitangueira, no interior de Tunápolis. O acidente envolveu um Fiat Siena de Itapiranga e um Sandero com placas Mercosul. A guarnição dos Bombeiros de Iporã do Oeste prestou atendimento a uma mulher, de 33 anos, condutora do Siena. Ela foi encontrada sentada no banco dianteiro com quadro estável e sem lesões aparentes, relatando fortes dores na região do peito. A outra vítima, uma menina de oito anos, passageira do Siena, apresentava suspeita de fratura no nariz com intensa hemorragia e um ferimento na boca. Ambas foram conduzidas ao Hospital de Tunápolis. O condutor do Sandero nada sofreu e recusou atendimento. A guarnição da Polícia Militar também esteve presente no local do acidente.