-OPERAÇÃO RESGATOU 337 TRABALHADORES EM TRABALHO ESCRAVO NESTE MÊS
-SANTA CATARINA ABRE MAIS DE NOVE MIL E 500 POSTOS DE TRABALHO EM JUNHO
-CAMPANHA CONTRA A GRIPE TERMINA NESTE SÁBADO COM DIA D NO MUNICÍPIO
-ENTIDADES EMPRESARIAS E AGRÍCOLAS DEFINEM REIVINDICAÇÕES PARA CANDIDATOS
-WILLY BARTH CONCENTRA 45% DOS ACIDENTES REGISTRADOS NA BR 163 NESTE ANO
-MOTOCICLETA É FURTADA NO BAIRRO PROGRESSO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Inundações repentinas deixaram pelo menos oito mortos no leste de Kentucky, nos Estados Unidos. Segundo governador do estado, as enchentes foram causadas por chuvas torrenciais e deixaram moradores ilhados em telhados e árvores. Em coletiva à imprensa, ele afirmou que as inundações deixaram 23 mil famílias sem energia e que várias pessoas estão desaparecidas. A Guarda Nacional e a polícia do estado foram acionadas para resgatar os habitantes da região. De acordo com as autoridades, algumas cidades do Kentucky registraram 20 centímetros de chuva em apenas 24 horas.
Ministros da Defesa de 21 países da América assinaram nesta quinta-feira uma carta que classifica como ilegítima a invasão russa na Ucrânia e prevê respeito à democracia. A declaração é resultado da décima quinta Conferência de Ministros da Defesa das Américas, realizada em Brasília. O trecho sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia foi o que gerou maior disputa na elaboração do documento final. Ao todo, 11 dos 21 países reunidos na conferência fizeram ressalvas sobre um trecho: parte queria uma citação mais branda, e outra parte, uma condenação mais enfática do conflito. O documento diz que os países signatários se comprometem a respeitar plenamente a Carta da Organização dos Estados Americanos, assim como a Carta Democrática Interamericana e “seus valores , princípios e mecanismos”.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, reorganizou a área econômica do governo e nomeou SÉRGIO MASSA, um aliado que é o atual presidente da Câmara dos Deputados, para um cargo de superministro nesta quinta-feira. Um novo ministério vai juntar as seguintes pastas: Economia, Desenvolvimento produtivo e agricultura, Gado e pesca, Relações com órgãos internacionais e de crédito. MASSA vai assumir assim que acertar sua saída da Câmara dos Deputados. A vice-presidente CRISTINA KIRCHNER está de acordo com a nomeação de MASSA para um ministério, segundo o “La Nación”.
A Operação Resgate Dois, ação conjunta que reuniu diversos órgãos públicos no combate ao trabalho análogo à escravidão, resgatou 337 trabalhadores neste mês. O balanço das ações foi divulgado nesta quinta-feira na Procuradoria Geral da República, em Brasília. Esses trabalhadores foram resgatados em 22 estados e no Distrito Federal. Ao todo, no ano passado, foram resgatados de condições análogas às de escravo 136 trabalhadores, dos quais cinco imigrantes e oito crianças e adolescentes. O subprocurador-geral da República CARLOS FREDERICO disse que a operação demonstra que o trabalho escravo "não é uma ficção, mas uma realidade que tem que ser banida".
A economia brasileira criou 277 mil e 900 empregos com carteira assinada em junho deste ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. O resultado representa piora em relação a junho do ano passado, quando foram criados 317 mil e 800 empregos formais. De acordo com o Ministério do Trabalho, um milhão 330 mil vagas formais de emprego foram criadas no país entre janeiro e junho. O número representa recuo na comparação com o primeiro semestre de 2021, quando foram criadas um milhão 480 mil postos de trabalho. O setor de serviços teve o melhor saldo em junho no país com 124 mil vagas abertas.
A Controladoria-Geral da União identificou pagamentos "potencialmente indevidos" de 11 bilhões e 200 milhões de reais do auxílio emergencial em 2020 e 2021, aponta relatório técnico elaborado pelo órgão sobre os repasses feitos pelo Ministério da Cidadania nesses dois anos. Segundo a CGU, os beneficiários são suspeitos de não cumprirem os critérios de elegibilidade previstos nas normas do auxílio. Esses valores teriam sido supostamente pagos, por exemplo, a pessoas que já morreram, a pessoas que tinham renda familiar mensal diferente dos critérios previstos, a menores de 18 anos e até a residentes do exterior. Foram pagos de forma indevida aproximadamente nove bilhões e 400 milhões em relação ao primeiro auxílio emergencial, com parcelas de 600 reais, criado após o início da pandemia da Covid-19, em 2020.
Uma força-tarefa de combate a crimes de violência contra crianças e adolescentes prendeu 99 suspeitos e atendeu três mil 228 vítimas em Santa Catarina no período de um mês. O Estado foi o que teve o maior número de atendimentos durante a Operação Acalento, que contou com esforços da Polícia Civil em todo o país e teve coordenação federal. Ainda em Santa Catarina, foram apreendidos dois menores, cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e solicitadas 330 medidas protetivas do início da operação ao último dia 13, quando ela foi encerrada. O balanço dos trabalhos só foi consolidado, no entanto, nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Tambémforam feitas 17 ações educativas no Estado ao longo da força-tarefa, como palestras e campanhas.
A transmissão comunitária da varíola dos macacos em Santa Catarina foi confirmada pelo governo do Estado nesta quinta-feira. Isso quer dizer que não é mais possível rastrear a origem da infecção. Ao todo, seis casos foram confirmados no Estado e outros 16 são investigados. As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta. Além de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal também têm transmissão comunitária da doença. A primeira notificação da varíola dos macacos em Santa Catarina ocorreu no dia 27 de março. Já o caso mais recente é de um morador de Florianópolis, que tem 40 anos e sem histórico de viagem.
Santa Catarina fechou o primeiro semestre do ano com a criação de 84 mil 367 novos empregos, dos quais nove mil 676 foram abertos no mês de junho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Frente ao total de habitantes, o estado avançou três vírgula sete por cento em vagas, o melhor resultado da Região Sul, segundo cálculos do governo catarinense. No mês de junho, os serviços lideraram a criação de vagas no estado, com a abertura de quatro mil 518 postos. Em segundo lugar ficou o comércio com dois mil 380, a indústria abriu mil 480, a construção mil e 75 e a agropecuária, 223 vagas.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir os avanços, desafios e obstáculos para a produção cultural em São Miguel do Oeste. O programa de amanhã vai aproveitar o debate promovido no primeiro seminário de cultura, realizado ontem, e olhar com mais atenção para o contexto que marca o setor. O Peperi Debates deste sábado vai reunir a escritora e editora, TEREZINHA OSMARI BAGATINI, a diretora do Staudt Studio de Danças, ADRIANA STAUDT, o músico e presidente da ACURA - associação da cultura rock e amigos de SMO, LUCIANO BRAVO e o secretário de Cultura, ELIAS ARAÚJO. O debate começa as oito horas da manhã na Peperi.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber a chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Ela vai falar sobre os encaminhamentos para o pleito deste ano, como a organização logística das urnas e dos mesários, além de aspectos que envolvem o eleitor e a escolha dos candidatos. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com a chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON está programada para as 11 e meia da manhã.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barra Bonita em parceria com a EPAGRI realizou, na quarta-feira, a primeira edição da capacitação sobre Produção de Carne a base de pastagens. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, e reuniu 48 produtores. De acordo com o Secretário FABRÍCIO FRIEDERICHS, nesse primeiro encontro, foram debatidos temas relacionados a produção e definido o cronograma da realização da capacitação aos interessados, com palestra sobre o tema. Ainda de acordo com FRIEDERICHS este foi a primeira edição do encontro que visa melhorar a qualidade da carne bovina produzida em Barra Bonita.
Quatro empresários de São Miguel do Oeste, associados à Acismo, embarcaram nesta quinta-feira para uma imersão internacional de negócios no Vale do Silício nos Estados Unidos. Serão cinco dias de trocas de experiências com representantes de importantes startups como o Google, Apple, Meta (antigo Facebook), Intel e outras referências mundiais no assunto inovação e tecnologia. De acordo com o Diretor de Marketing da Acismo, TIAGO TENGATEN, a imersão será junto a escola StartSe, parceira da associação empresarial. A imersão internacional acontece de primeiro a cinco de agosto em Palo Alto. Participam da missão, além de TENGATEN, os empresários AURÉLIO LUDWIG, VANDREI MONLIN e SANDRA CARON.
A Câmara de Vereadores de Bandeirante realizou uma reunião na Comunidade de Linha Gaspar na noite de quarta-feira. O presidente da casa, ADINOR SALLES, a Vice-Presidente VERANICE BASSO e a equipes técnicas da câmara se reuniram com os moradores para ouvir as demandas e anseios da comunidade. Durante a reunião foram abordados vários assuntos e os vereadores apontaram os encaminhamentos que podem ser dados para a busca de soluções. SALLES comentou que o objetivo da mesa diretora é repetir esse tipo de visita em outras comunidades para colher as demandas e avaliar a atuação da Câmara de Vereadores de Bandeirante.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina amanhã em São Miguel do Oeste. Na última data para imunização, neste sábado, será realizado mais um “Dia D”, com atendimento especial das oito da manhã as quatro da tarde sem fechar ao meio-dia. O atendimento será na Sala de Vacinas localizada junto à Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. A campanha começou com a imunização dos grupos prioritários, mas neste momento, o imunizante está disponível para qualquer pessoa. Hoje, a vacinação pode ser feita até as sete horas noite.
Está chegando ao final o prazo para os empresários associados à Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste fazerem adesão à campanha de prêmios 2022 “Raspou, Achou, Ganhou”. O lembrete é da gestora executiva da CDL, ALINE SCHAFER. De acordo com ela, o prazo final termina neste final de semana, porém, as confirmações devem ocorrer até o final desta sexta-feira junto à sede da CDL, localizada no centro de São Miguel do Oeste. Conforme ela, é fundamental que os lojistas interessados fiquem atentos e não percam os prazos estipulados pela associação em relação a mais uma campanha de prêmios.
Até a última quarta-feira, mais de 150 empresas já haviam confirmado participação na campanha “Raspou, Achou, Ganhou” 2022. A informação é da gestora executiva da CDL, ALINE SCHAFER. Segundo ela, ao todo, até a metade desta semana, 158 empresários já haviam demonstrado interesse em mais uma ação tradicional da CDL. Ela destacou que os lojistas interessados podem ainda comprar uma cota e garantiu que pelo menos haverá uma raspadinha premiada, ou seja, pelo ao menos um consumidor será premiado em cada empresa participante. ALINE pontuou que milhares de raspadinhas serão distribuídas mais uma vez no comércio local e haverá ainda o sorteio final, onde serão 40 mil reais em prêmios, sendo o prêmio principal no valor de 10 mil reais.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste espera que mais de 200 empresas participem da campanha “Raspou, Achou, Ganhou” deste ano. A confirmação é da gestora executiva da CDL, ALINE SCHAFER. Ela comentou que o entendimento inicial da entidade é que a campanha só seria viável e atrativa com uma participação entre 220 e 250 empresas, porém, a equipe já trabalha com a hipótese de 200 participantes, o que também renderia uma boa ação e consequentemente um bom volume de prêmios e diversidade de segmentos. ALINE reforçou que várias são as vantagens da campanha para os lojistas visto a ação ser coletiva e também a abrangência por toda a região Extremo Oeste de Santa Catarina.
A nova sede da Ameosc será inaugurada hoje á tarde em São Miguel do Oeste. A cerimônia está marcada para as duas e meia e vai contar com a participação dos prefeitos dos 19 municípios da associação. A nova sede da entidade custou cerca de dois milhões de reais e vai oferecer um espaço mais adequado para as equipe de trabalho e para os consórcios de saúde e de desenvolvimento, além do Conder Ambiental. O prédio foi construído em um terreno cedido pelo município de São Miguel do Oeste no bairro Agostini. Neste mês, a Ameosc completa 51 anos de emanicipação.
Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal a pedido do Portal Peperi constatou que 45 vírgula seis por cento de todos os acidentes registrados na BR-163 nos seis primeiros meses do ano aconteceram no trecho urbano da rodovia em São Miguel do Oeste. De acordo com a PRF, de janeiro até junho foram 92 acidentes no trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Somente na Avenida Willy Barth, foram registrados 42 acidentes no primeiro semestre. A Polícia Rodoviária reforçou que o número representa apenas os total de acidentes oficialmente registrados, sem contabilizar as ocorrência em que não houve feridos ou que houve acordo entre os condutores dos veículos sem a intervenção da PRF.
Com pouco mais de sete quilômetros, o trecho urbano da BR 163 gera grande preocupação para a população. Segundo o secretário de urbanismo de São Miguel do Oeste, JEFERSON DIAS, entre os anos de 2016 à 2019 quando São Miguel do Oeste era responsável pelo parte urbana da via, foi constatada uma redução de 52 por cento no número de acidentes. Ele disse que a explicação está na presença, na época, de semáforos e redutores de velocidade instalados na avenida. DIAS disse que o DNIT reinstalou sete lombadas eletrônicas na Willy Barth neste ano, porém o que se vê é um número crescente de acidentes. O município está em tratativa com o Dnit para repassar assumir a gestão da Willy Barth.
A edição 2022 da Cartilha Voz Única foi apresentada nesta semana pela Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina. De acordo com o presidente da Facisc, SERGIO RODRIGUES ALVES, o documento reúne as principais reivindicações da classe produtiva para o desenvolvimento de Santa Catarina e traz mais de 700 demandas levantadas das Associações Empresariais dos mais de 220 municípios abrangidos pela Federação. Ele esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e disse que dessas demandas, 60 foram priorizadas e incluídas no documento que será entregue para os candidatos que vão disputar o pleito deste ano. ALVES disse que o objetivo do Voz Única é contribuir para o desenvolvimento e o bem estar de toda a sociedade.
As demandas incluídas na Cartilha Voz Única foram divididas em 10 áreas prioritárias. A informação é do presidente da Facisc, SERGIO RODRIGUES ALVES. De acordo com ele, a infraestrutura mais uma vez liderou os pedidos, abrangendo 60 por cento dos pleitos listados. Em segundo lugar, veio o item segurança, com 11 por cento dos pedido e em terceiro veio o item educação, com sete vírgula 39 por cento. O documento contém cinco pedidos de cada uma das 12 regionais da Facisc, incluindo o extremo-oeste. Entre os pedidos da região, estão melhorias nas rodovias estaduais e a ampliação dos serviços no Hospital Regional.
A principal novidade da cartilha Voz Única de 2022 é a criação de um aplicativo para monitorar o atendimento ou não dos pedidos apresentados pela classe empresarial para os candidatos. De acordo com o presidente da Facisc, SÉRGIO RODRIGUES ALVES, a partir de agosto, a Federação e as associações empresariais farão encontros em cada uma das regionais para entregar a cartilha impressa aos candidatos. Depois da eleição, a Facisc vai acompanhar o andamento dos pedidos e a atenção que será dispensada pelos eleitos. Ele explicou que cada morador também poderá monitorar essa questão pelo aplicativo Voz Única.
Além da Facisc, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura também está preparando um documento com as reivindicações do setor para os candidatos. De acordo com o presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, a entidade está finalizando o roteiro de 17 encontros regionais onde estão sendo discutidos os problemas e o futuro da agricultura familiar de Santa Catarina. DRESCH explicou que durante os eventos também são coletados subsídios para a elaboração de uma carta com os principais pedidos dos agricultores para os candidatos. O documento deve ser finalizado ainda neste mês para entrega posterior os candidatos.
A Fetaesc defende que as reinvindicações da classe não sejam usadas apenas no plano de governo dos candidatos, mas que sejam transformadas em políticas de estado. A afirmação é do presidente da Federação, VALTER DRESCH. Ele disse que a agricultura familiar precisa de ações efetivas que fortaleçam o pequeno agricultor e que não mudem a cada troca de governo. DRESCH ressaltou que a Fetaesc espera que os eleitos realmente se comprometam com a pauta da agricultura familiar. Ele explicou que o documento vai contemplar todas as ações que a entidade entende como fundamentais para o setor.
Uma motocicleta foi furtada na madrugada desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O fato foi no bairro Progresso, nas proximidades da escola Aurélio Pedro Vicari. De acordo com o proprietário, DANIEL DA SILVA, trata-se de uma motocicleta CG 150, ano 2008 de cor vermelha que estava no pátio da residência. Qualquer informação deve ser repassada para a Polícia Militar através do 190 ou pelo número 9 9133-9563. A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas, mas o veículo ainda não foi encontrado.
Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Durante a tarde, as guarnições do Tático e do Canil Setorial da Polícia Militar localizaram cerca de 50 gramas de maconha em um matagal localizado nos fundos da Pedreira, no Bairro São Gotardo. No final da tarde, dois homens foram até o local e pegaram de dentro de um buraco, um saco plástico de cor azul com cerca de 100 gramas de maconha e 50 gramas de haxixe. Um dos homens relatou aos policiais que é usuário e que havia comprado o entorpecente de um amigo. Na residência da filha dele, o cão de faro encontrou mais 108 gramas de maconha já fracionadas para a venda. Os dois homens foram presos por tráfico de drogas e, ao todo, foram apreendidos 252 gramas de maconha.