-GOVERNO DEVE EDITAR MP COM NOVO PROGRAMA SOCIAL NAS PRÓXIMAS SEMANAS
-APÓS AJUSTES, REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVE REDUZIR DÉFICIT EM 32 BILHÕES
-REALIZAÇÃO DA QUINTA EXPO SÃO JOÃO AINDA GERA DISCUSSÃO
-TUNÁPOLIS DISPONIBILIZA MAIS 600 DOSES CONTRA GRIPE NESTA QUINTA-FEIRA
-LEGISLATIVO APROVA CESSÃO DE USO DE TERRENO PARA POLÍCIA MILITAR
-COM MAIS UMA MÉDICA E COVID EM QUEDA, IPORÃ COGITA AMPLIAR ATENDIMENTO DA SAÚDE
-MOTORISTA QUE ATROPELOU HOMEM NA 282 PENSOU QUE VEÍCULO HAVIA BATIDO EM BURACO
-TRABALHADOR SOFRE FRATURA DURANTE CORTE DE LENHA NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 10 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus negativos. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e sete centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
As Forças Armadas dos Estados Unidos e parlamentares do Partido Republicano do país expressaram novas preocupações sobre o aumento de armas nucleares da China, após um novo relatório dizer que o governo chinês estava construindo mais 110 silos de mísseis. O relatório chegou semanas depois de outro sobre a construção de cerca de 120 silos de mísseis em Yumen, uma área deserta cerca de 380 quilômetros ao sudeste da China. O parlamentar republicano MIKE TURNER disse que a intensificação nuclear da China era "sem precedentes" e deixava claro que "estava empregando armas nucleares para ameaçar os Estados Unidos".
O prefeito de Nova York, BILL DE BLASIO, anunciou nesta quarta-feira que a cidade vai pagar 100 dólares, cerca de 500 reais, para quem for se vacinar contra a Covid-19 no município. A medida passa a valer a partir de sexta-feira, quando qualquer pessoa que for a um centro de vacinação receber sua dose receberá um cartão de débito pré-pago com a quantia. A oferta de benefícios tenta atingir os cerca de dois milhões de nova-iorquinos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 e é aumentada pela preocupação com a variante delta.
PEDRO CASTILLO assumiu a presidência do Peru nesta quarta-feira. Ao assumir, ele disse que vai enviar ao Congresso um projeto de lei para convocar uma assembleia constituinte dentro do que a lei peruana permite. O novo presidente também disse que a mídia deve ser "mais bem regulada" e que os tratados de livre comércio devem ser "melhorados, priorizando o interesse nacional". Ele ainda afirmou que a estatal e óleo e gás do país, a Petroperu, vai regular os preços de combustíveis. CASTILLO também confirmou a criação de um Ministério de Ciência e Tecnologia.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou integralmente o projeto que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira do "Diário Oficial da União". A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e depois passou pelo Senado.A punição para o crime será reclusão de seis meses a dois anos e pagamento de multa. A pena pode ser maior se a conduta constituir crime mais grave. Outros países do mundo reconhecem a violência psicológica como crime, entre os quais a Irlanda. No ano passado, o Instituto Maria da Penha chegou a lançar uma campanha contra a violência psicológica.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, pediu em um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira que os brasileiros que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid procurem os postos de saúde para completar, na data correta, a imunização contra o coronavírus. O ministro também informou a previsão de que toda a população adulta receba a primeira dose até setembro, e a segunda, até dezembro. Mais de 98 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, o equivalente a 46 por cento da população. No total, 39 milhões 493 mil pessoas, que correspondem a 18 vírgula 65 por cento da população, já receberam a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única.
O governo deve enviar ao Congresso nas próximas semanas uma medida provisória criando um novo programa social. A informação é do ministro da Cidadania, JOÃO ROMA. Ainda segundo o ministro, o novo programa vai reformular o Bolsa Família. A ideia é de que o valor do benefício seja de cerca de 300 reais e atinja 17 milhões de famílias. O novo programa deve começar em novembro, um mês após acabar o pagamento do auxílio emergencial. O novo programa, que deve ser definido em Medida Provisória até o mês de agosto, também vai reformular o programa de aquisição de alimentos.
Quatro cidades de Santa Catarina estão entre as 100 mais ricas do Brasil, segundo o levantamento do produto interno brutode 2018, publicado pelo IBGE. Na lista estão Joinville que é a vigésima oitava mais rica do país, Itajaí que está na posição número 36, Florianópolis que é a quadragésima quinta e Blumenau que ficou na posição número 56.Conforme o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, LUCIANO BULIGON, mesmo durante a pandemia, as projeções do PIB apontam que essas quatro cidades devem se manter no topo da lista. Chapecó, com PIB de nove bilhões e 600 milhões, é um dos 20 municípios mais ricos do sul do Brasil.
A Secretaria da Agricultura está recebendo pedido para o Projeto Realiza, uma linha de crédito sem juros para investimentos na melhoria do processo produtivo voltado para jovens agricultores. São aceitos projetos de até 30 mil reais e é obrigatória a participação nos cursos de formação da Epagri. Os jovens terão cinco anos de prazo para pagar e receberão um desconto de 10 por cento no valor das parcelas pagas em dia. Os agricultores que quiserem adquirir equipamentos de informática ou de acesso à internet podem aderir ao Conecta Jovem, que oferece financiamentos de até cinco mil reais, com três anos de prazo para pagar e sem juros. Nesse caso, a Secretaria da Agricultura oferece um desconto de 50 por cento.
Os ajustes feitos à Reforma da Previdência após a apresentação de emendas e de um substitutivo global pelo Governo do Estado enxugaram a previsão de redução do déficit atuarial para 32 bilhões. O volume inicial previsto era de 39 bilhões e 300 milhões. Nesta quarta-feira, as comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, e de Trabalho, Administração e Serviço Público decidiram conceder vista conjunta à proposta. Com isso, os deputados terão mais uma semana para analisar o novo texto. Na próxima terça-feira, os relatórios serão votado internamente nas comissões, e na quarta da semana que vem, dia quatro de agosto, segue para votação em plenário, como estava previsto inicialmente.
-REALIZAÇÃO DA QUINTA EXPO SÃO JOÃO AINDA GERA DISCUSSÃO
-TUNÁPOLIS DISPONIBILIZA MAIS 600 DOSES CONTRA GRIPE NESTA QUINTA-FEIRA
-LEGISLATIVO APROVA CESSÃO DE USO DE TERRENO PARA POLÍCIA MILITAR
-COM MAIS UMA MÉDICA E COVID EM QUEDA, IPORÃ COGITA AMPLIAR ATENDIMENTO DA SAÚDE
Agricultura de São João do Oeste registra grande demanda por auxílio. Objetivo é aumentar o orçamento para o próximo ano e viabilizar novos programas para o setor agrícola. A equipe já discute o Plano Plurianual (PPA), com o debate de ideias para implantar nos próximos anos. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, afirma que programas e projetos são importantes para ações necessárias ao desenvolvimento do setor. A demanda de bastante trabalho existe, porém é necessário ter orçamento e recursos para efetiva participação do poder público. O secretário chama atenção para a grande procura por novas licenças ambientais e lamenta que ainda ocorram problemas pontuais com denúncias feitas pela população.
ROGÉRIO RECH cita como exemplo um riacho que passa pela cidade e no último fim de semana teve flagrante da presença de dejetos de animais. O secretário da Agricultura de São João do Oeste acredita que existe a possibilidade de ter ocorrido colocação excessiva de desejos para adubação orgânica em lavouras e este material acaba nos leitos de água, causando poluição e crime ambiental. Cita ainda que são frequentes os casos de denúncias e até penalidades por irregularidades cometidas nas questões ambientais. RECH recomenda o máximo de cuidado para licenciamento necessário em diversos empreendimentos na cidade e interior. Observa que nas parcerias com agroindústrias o alojamento já necessita de licenciamento atualizado e todas as medidas para evitar poluição.
Santa Helena está entre os municípios que foram contemplados com emendas e demais convênios assinados. A entrega oficial ocorreu no último sábado, em Itapiranga, com a presença do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. De acordo com o prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, o município recebeu o valor de 150 mil reais, encaminhado pelo deputado FABIANO DA LUZ. O objetivo da administração é utilizar o recurso para pavimentação asfáltica na Rua Santo Antônio, um prolongamento do ginásio municipal até o parque de máquinas. Santa Helena ainda recebeu o valor de 100 mil reais do deputado VALDIR COBALCHINI, destinado para ser aplicado em energia fotovoltaica nas escolas do município. Segundo HICKMANN, o investimento garantiria economia significativa nos gastos com energia.
Outro recurso que Santa Helena recebeu foi o valor de 250 mil reais, do deputado PEDRO BALDISSEIRA, também para aplicar em projeto de energia fotovoltaica, este na sede municipal. BLÁSIO HICKMANN cita que o orçamento está sendo definido para em questão de três semanas iniciar a execução dos projetos das obras. O prefeito agradece pelo montante de 500 mil reais recebido e destaca que ainda haverá transferência de recursos de outros deputados. Os pedidos encaminhados chegam ao dobro do valor destinado para Santa Helena no sábado. A expectativa é receber já nos próximos dias estes recursos, que seriam para infraestrutura. Além da revitalização do prédio da prefeitura, Santa Helena também vai fazer pavimentação com pedras irregulares na cidade e comprar veículos para a Saúde. HICKMANN enaltece que o governo de SC tem um caixa muito bom para liberação de emendas impositivas e que o município deve aproveitar para fazer novas reivindicações. Com a proximidade no próximo pleito eleitoral,o prefeito reitera que os deputados estão ajudando os municípios, em busca da reeleição.
Tunápolis disponibiliza mais 600 doses contra gripe para a população em geral nesta quinta-feira. A secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, informa que a aplicação iniciou de manhã e segue no período da tarde, das 13h15 até 16h, na sala de vacinas da unidade de saúde. Pede-se para trazer cartão de vacinas. Toda população poderá receber a aplicação, com exceção das crianças menores de seis meses. ROSELI salienta que as pessoas também devem respeitar o intervalo de duas semanas entre as vacinas da influenza e da Covid-19. Quem tiver recentemente recebido aplicação contra o coronavírus pode aguardar e posteriormente entrar em contato com a sala de vacinas ou agente de saúde para então ser atendido. Já pessoas que se infectaram com o vírus devem aguardar 30 dias para receber a aplicação.
Conforme a secretária de Saúde de Tunápolis, tanto a Covid, quanto Influenza, são doenças graves, por isso é importante as pessoas buscarem os dois tipos de imunização. Além disso, ROSELI BONAVIGO ressalta que a organização da sala de vacinas é mais fácil quando as pessoas aderem às campanhas de vacinação. Ela acrescenta que não há previsão de receber mais doses contra gripe, mas pontua que as disponíveis já serão suficientes para a população.
A realização da quinta Expo São João ainda gera discussão. Principal desafio é reduzir custos com a realização de shows. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de SJO (ACISJO), JOEL FOLLMANN, não existe polêmica envolvendo a entidade e o poder público de São João do Oeste referente à realização da Feira em 2022. O que ocorre é um debate sobre as formas de realização da quinta Expo São João que está prevista os dias nove, 10 e 11 de dezembro de 2022. O presidente ressalta que o cenário é otimista com o avanço da vacinação da população. Restando ainda 17 meses para a Feira, a comissão entende e cria a expectativa de que até lá a situação será tranquila para grandes eventos. A Associação aguarda da prefeitura a resposta sobre uma avaliação do valor que o município repassa para a realização da Expo.
ACISJO admite reduzir gastos com Shows na feira de São João do Oeste. JOEL FOLLMANN reconhece que é preciso avaliar melhor alguns pontos e fazer com que a feira possa ser também viável financeiramente. O formato de realizações de shows na Expo é o ponto principal que precisa ser revisto para transformar o resultado financeiro da exposição. O presidente da ACISJO afirma que sempre é preciso buscar resultados positivos nas operações para a viabilidade do evento. FOLLMANN reforça a importância da análise, a avaliação e discussão sobre os pontos fortes e fracos da Feira em um processo de planejamento. Ele também avalia como fundamental manter o formato da Expo São João contemplando todos os setores produtivos do município.
A importância da realização da Expo São João está ligada à retomada de negócios das empresas. A Feira é um momento para mostrar o que tem de melhor para oferecer aos seus consumidores. O presidente da ACISJO lembra que na última feira, em 2018, duas empresas apresentaram sistemas de robô para ordenha leiteira, equipamentos que hoje já existe, funcionando em algumas propriedades do município e região. JOEL FOLLMANN avalia como fundamental a parceria entre o poder público e os empresários. Esta união de esforços tem resultado positivo em vários eventos de São João do Oeste. O presidente da Associação Comercial também defende a manutenção da Expo São João a cada quatro anos, pois demanda bastante empenho e recursos dos envolvidos, e principalmente, para que as edições sempre possam estar atualizadas e apresentando novidades ao público.
A Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste aprovou, na segunda-feira, a cessão de uso do terreno da prefeitura para a Polícia Militar. Ele está situado na entrada da área da FAIC, junto à Avenida Gustavo Fetter. De acordo com o secretário de Administração, ERVINO HENKEL, o projeto tramitou em regime de urgência no Legislativo e a partir da aprovação foi transformado na lei mil 937. Agora o município está autorizado a fazer termo de cessão de uso com a Polícia Militar do estado, pelo período de dez anos. HENKEL ressalta que os terrenos foram adquiridos na administração de ILTON VOGT, justamente porque na época havia possibilidade de a Polícia Militar investir em sede própria. Depois acabou não evoluindo e agora novamente o governo de SC está a fim de construir sedes para os policiais militares em cidades onde pagam aluguel, como é o caso de Iporã do Oeste.
O secretário de Administração de Iporã do Oeste enfatiza que se a polícia não fizer a construção no período de dez anos, automaticamente o termo de cessão de uso expira e o terreno volta a ficar por conta do município. ERVINO HENKEL reitera que a Polícia Militar paga aluguel há muitos anos em Iporã do Oeste e a administração quer ajudar para que o órgão de segurança saia dessa condição. Por estar localizado ao lado da avenida, o secretário destaca que o terreno, de 392 metros quadrados, é de fácil acesso para a polícia fazer um trabalho ágil. No momento, a antiga Casa de Música, próxima ao quartel do Corpo de Bombeiros, está passando por adequações para ser utilizada pela Polícia Militar como nova sede. A edificação será cedida pelo município para a PM, e poderá ser utilizada até que a entidade viabilize a construção de nova sede no terreno cedido.
Outro projeto aprovado pelo Legislativo iporãoestino na segunda-feira foi a doação do imóvel onde fica a APAE, que pertencia ao Centro de Educação Infantil, para a prefeitura. O município vai fazer cessão de uso pelo período de 20 anos para a escola especial utilizar esse espaço e desenvolver suas atividades. HENKEL complementa que o estado de SC, através da fundação de apoio às APAEs, está destinando recursos para essas entidades fazerem investimentos. Salienta que ainda existem parlamentares que estão a fim de destinar recursos e emendas para essa finalidade.
Com mais uma médica à disposição e os casos de Covid-19 em queda, Iporã do Oeste pretende retomar os atendimentos eletivos no Centro de Saúde. De acordo com o secretário da pasta, VALTUIR DAL BOSCO, se os números da Covid continuarem em queda, a expectativa é que o trabalho no posto de saúde volte ao normal a partir do dia nove de agosto. Para tanto, solicita para as pessoas agendarem o atendimento ainda na semana que vem. Por conta do agravamento da pandemia nos últimos meses, o município havia restringido o atendimento para situações de urgência e emergência. DAL BOSCO pontua que na segunda semana de julho, Iporã do Oeste acumulava 69 casos ativos do vírus, um número que caiu pela metade no início desta semana, com 36.
Quanto à vacinação, 71 por cento da população adulta do município já foi contemplada, pelo menos com a primeira dose. Nesta sexta-feira, das 7h às 11h, o público de 35 anos, gestantes e lactantes serão vacinados no Centro Público de Convivência. Serão aplicadas em torno de 120 doses. Ainda na segunda, uma nova médica iniciou atendimento na unidade de saúde. JULIANE ANSCHAU, natural de Iporã do Oeste, foi chamada mediante processo seletivo, contratada de forma temporária. O secretário de Saúde enaltece que alguns médicos estão atuando direto, sem férias, desde o início da pandemia. Agora, com a nova médica, terão oportunidade de descansar. Até o final do ano, segundo DAL BOSCO, todos os médicos que já atendiam no Centro de Saúde terão período de férias, para que possam cuidar da sua saúde, principalmente a mental, que é bastante exigida numa pandemia.
Iporã do Oeste conta agora com três médicos ativos no posto de saúde. LUIZ, na área dois, CÁSSIO, na área quatro, e JULIANE, que atua na área três. Já os médicos RODRIGO, da área um, e DENISE, da área três, estão de férias, enquanto uma enfermeira está afastada por motivo de doença. O secretário lembra que nesta semana não há médico disponível na área um, por isso pede que os pacientes dela evitem ir à unidade para fazer exames de rotina, e que agendem consultas para serem atendidos por outros profissionais. DAL BOSCO manifesta a expectativa em receber mais vacinas para imunizar a população. Elas dependem da liberação do Ministério da Saúde, mas o governador já informou que até final de agosto vai encaminhar doses suficientes para vacinar toda população acima de 18 anos, pelo menos com a primeira dose.
-MOTORISTA QUE ATROPELOU HOMEM NA 282 PENSOU QUE VEÍCULO HAVIA BATIDO EM BURACO
-TRABALHADOR SOFRE FRATURA DURANTE CORTE DE LENHA NO INTERIOR
A Polícia Militar cumpriu mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia. O fato ocorreu por volta das 15h45 de terça-feira, na Rua MARTIN PIASESKI, centro de Descanso. A guarnição da PM do município realizou o mandado juntamente com a Polícia Militar de Belmonte, a partir de rondas no centro de Descanso, onde localizou o autor. Ele foi preso e conduzido à Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.
Após denúncia de que um homem portava arma de fogo e ameaçava familiares, a Polícia Militar de Barra Bonita localizou uma espingarda 36, tipo garrucha, escondida atrás de uma residência na cidade. A ocorrência foi registrada às 18h de ontem. Ao consultar as vítimas, a Polícia Militar foi informada de que o autor da ameaça havia deixado o local, e então confeccionou o boletim de ocorrências. A arma de fogo e oito munições foram apreendidas.
O autor do atropelamento que matou o jovem MARCO ANTONIO ARENHARDT MARIANI, 23 anos, na noite de segunda-feira, na BR-282, alegou para a Polícia Civil que pensou ter atingido um buraco, e por isso não parou. Ele se apresentou à Delegacia de Polícia de SMO ainda na noite do atropelamento, acompanhado de advogado. O delegado responsável pelo caso, ERIC ROSADA, relata que o trabalho da Polícia Civil será esclarecer toda a dinâmica e circunstâncias do fato, para verificar a responsabilidade dos envolvidos.
Trabalhador sofre fratura durante corte de lenha. Foi por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem, na localidade de Conceição, interior de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para socorrer um homem de 62 anos, que trabalhava no corte de lenha na propriedade dele, quando foi atingido por uma tora, sofrendo fratura na perna. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e posteriormente transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.