-GOVERNO DEVE EDITAR MP COM NOVO PROGRAMA SOCIAL NAS PRÓXIMAS SEMANAS
-APÓS AJUSTES, REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVE REDUZIR DÉFICIT EM 32 BILHÕES
-UCEFF LANÇA CURSO DE CAPACITAÇÃO NO AGRONEGÓCIO
-SEBRAE APONTA GRANDE CRESCIMENTO DO TURISMO RURAL
-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA AUMENTO DE RECURSOS PARA A AGRICULTURA
-ASSOCIAÇÃO COMERCIAL ESTABELECE METAS PARA EXPO SÃO JOÃO
-TRABALHADOR SOFRE FRATURA DURANTE CORTE DE LENHA
-MOTORISTA QUE ATROPELOU HOMEM ALEGA QUE NÃO VIU A VÍTIMA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e sete centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
As Forças Armadas dos Estados Unidos e parlamentares do Partido Republicano do país expressaram novas preocupações sobre o aumento de armas nucleares da China, após um novo relatório dizer que o governo chinês estava construindo mais 110 silos de mísseis. O relatório chegou semanas depois de outro sobre a construção de cerca de 120 silos de mísseis em Yumen, uma área deserta cerca de 380 quilômetros ao sudeste da China. O parlamentar republicano MIKE TURNER disse que a intensificação nuclear da China era "sem precedentes" e deixava claro que "estava empregando armas nucleares para ameaçar os Estados Unidos".
O prefeito de Nova York, BILL DE BLASIO, anunciou nesta quarta-feira que a cidade vai pagar 100 dólares, cerca de 500 reais, para quem for se vacinar contra a Covid-19 no município. A medida passa a valer a partir de sexta-feira, quando qualquer pessoa que for a um centro de vacinação receber sua dose receberá um cartão de débito pré-pago com a quantia. A oferta de benefícios tenta atingir os cerca de dois milhões de nova-iorquinos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 e é aumentada pela preocupação com a variante delta.
PEDRO CASTILLO assumiu a presidência do Peru nesta quarta-feira. Ao assumir, ele disse que vai enviar ao Congresso um projeto de lei para convocar uma assembleia constituinte dentro do que a lei peruana permite. O novo presidente também disse que a mídia deve ser "mais bem regulada" e que os tratados de livre comércio devem ser "melhorados, priorizando o interesse nacional". Ele ainda afirmou que a estatal e óleo e gás do país, a Petroperu, vai regular os preços de combustíveis. CASTILLO também confirmou a criação de um Ministério de Ciência e Tecnologia.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou integralmente o projeto que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira do "Diário Oficial da União". A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e depois passou pelo Senado. A punição para o crime será reclusão de seis meses a dois anos e pagamento de multa. A pena pode ser maior se a conduta constituir crime mais grave. Outros países do mundo reconhecem a violência psicológica como crime, entre os quais a Irlanda. No ano passado, o Instituto Maria da Penha chegou a lançar uma campanha contra a violência psicológica.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, pediu em um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira que os brasileiros que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid procurem os postos de saúde para completar, na data correta, a imunização contra o coronavírus. O ministro também informou a previsão de que toda a população adulta receba a primeira dose até setembro, e a segunda, até dezembro. Mais de 98 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, o equivalente a 46 por cento da população. No total, 39 milhões 493 mil pessoas, que correspondem a 18 vírgula 65 por cento da população, já receberam a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única.
O governo deve enviar ao Congresso nas próximas semanas uma medida provisória criando um novo programa social. A informação é do ministro da Cidadania, JOÃO ROMA. Ainda segundo o ministro, o novo programa vai reformular o Bolsa Família. A ideia é de que o valor do benefício seja de cerca de 300 reais e atinja 17 milhões de famílias. O novo programa deve começar em novembro, um mês após acabar o pagamento do auxílio emergencial. O novo programa, que deve ser definido em Medida Provisória até o mês de agosto, também vai reformular o programa de aquisição de alimentos.
Quatro cidades de Santa Catarina estão entre as 100 mais ricas do Brasil, segundo o levantamento do produto interno bruto de 2018, publicado pelo IBGE. Na lista estão Joinville que é a vigésima oitava mais rica do país, Itajaí que está na posição número 36, Florianópolis que é a quadragésima quinta e Blumenau que ficou na posição número 56. Conforme o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, LUCIANO BULIGON, mesmo durante a pandemia, as projeções do PIB apontam que essas quatro cidades devem se manter no topo da lista. Chapecó, com PIB de nove bilhões e 600 milhões, é um dos 20 municípios mais ricos do sul do Brasil.
A Secretaria da Agricultura está recebendo pedido para o Projeto Realiza, uma linha de crédito sem juros para investimentos na melhoria do processo produtivo voltado para jovens agricultores. São aceitos projetos de até 30 mil reais e é obrigatória a participação nos cursos de formação da Epagri. Os jovens terão cinco anos de prazo para pagar e receberão um desconto de 10 por cento no valor das parcelas pagas em dia. Os agricultores que quiserem adquirir equipamentos de informática ou de acesso à internet podem aderir ao Conecta Jovem, que oferece financiamentos de até cinco mil reais, com três anos de prazo para pagar e sem juros. Nesse caso, a Secretaria da Agricultura oferece um desconto de 50 por cento.
Os ajustes feitos à Reforma da Previdência após a apresentação de emendas e de um substitutivo global pelo Governo do Estado enxugaram a previsão de redução do déficit atuarial para 32 bilhões. O volume inicial previsto era de 39 bilhões e 300 milhões. Nesta quarta-feira, as comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, e de Trabalho, Administração e Serviço Público decidiram conceder vista conjunta à proposta. Com isso, os deputados terão mais uma semana para analisar o novo texto. Na próxima terça-feira, os relatórios serão votado internamente nas comissões, e na quarta da semana que vem, dia quatro de agosto, segue para votação em plenário, como estava previsto inicialmente.
Centro Universitário Uceff lança curso de Gestão e Inovação no Agronegócio. Grande número de profissionais que atuam no setor terão oportunidade de capacitação. Segundo a coordenadora de pós-graduação da Uceff professora NATHALIA BERGER WERLANG, a especialização e atualização direciona para as principais tendências e mudanças no setor. O curso de capacitação foca em egressos da própria Uceff e outros profissionais que buscam aperfeiçoamento na gestão de equipe, desempenho da propriedade, técnica e ferramentas de transformação. NATHALIA observa que o curso tem uma matriz atualizada para a transformação digital que também impacta o agronegócio e incentivos a sucessão familiar.
Profissionais renomados vão atuar na Uceff em curso de capacitação. As aulas serão presenciais nas sextas-feiras e sábados a cada 15 dias. Inicio das aulas será em setembro. A coordenadora de pós-graduação da Uceff professora NATHALIA BERGER WERLANG, chama atenção que entre os profissionais que vão atuar no curso está o ex-Secretário de Estado da Agricultura, AIRTON SPIES. Ressalta a importância de melhorar a eficiência na produção com a formação de gestores no agronegócio. NATHALIA informa ainda que terão aulas práticas com visitas a propriedades em diferentes ramos com destaque para a produção de grãos, avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.
Secretaria de Transportes Obras segue empenhada na revitalização das estradas. Desafio está na constante manutenção e revitalização das estradas, com limpeza de beiradas, cascalhamento, rompimento de rochas, e alargamento de estradas em alguns pontos. Conforme o secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, são trabalhos muito importantes que visam, segurança e conforto na trafegabilidade dos veículos e pedestres. Também enfatiza que será trabalhado muito forte em todos as vias onde será necessário, e de que as melhorias vão acontecendo gradativamente e tendo bons resultados para a população. O secretário também ressalta que é um trabalho mais lento, mas muito gratificante e com muitos resultados positivos.
Itapiranga projeta avanços em pavimentações na cidade e interior. Após liberação de mais de 36 milhões de reais pelo governo estadual, o município trabalha para superar questões burocráticas. De acordo com o secretário de Administração, ARTÊMIO SCALON, 12 milhões e 600 mil reais serão investidos na conclusão das obras da Avenida Uruguai e Avenida John Kenedy. A prioridade no momento é para ajuste de planilha que deve ocorrer até o início do próximo mês. A licitação vai ocorrer em forma de concorrência pública. SCALON informa que o grande desafio é acelerar o processo para permitir uma medição das obras ainda este ano. São recursos repassados aos cofres da prefeitura, pois o município será responsável pelas obras. O mesmo procedimento é válido para o Asfalto da fronteira com 24 milhões de reais investidos em pavimentação que deve inicia a ´partir de outubro.
Município negocia com empresa vencedora de licitação para construção de passeio público em centros comunitários. Três comunidades de Itapiranga recebem melhorias com pavimentação asfáltica. O secretário de Administração, ARTÊMIO SCALON lembra que já foram concluídas as pavimentações em Santo Antônio e linha Soledade. AO foco no momento está na construção de passeio público que já teve inicio em linha Soledade. Na comunidade de Santo Antônio será necessário construção de muros de contenção e obras para viabilizar o passeio público. SCALON informa ainda que no prazo de 30 dias será concluída a pavimentação na comunidade de Conceição.
Tunápolis disponibiliza mais 600 doses contra gripe para a população em geral nesta quinta-feira. A secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, informa que a aplicação iniciou de manhã e segue no período da tarde, das 13 horas e 15 minutos até 16 horas, na sala de vacinas da unidade de saúde. Pede-se para trazer cartão de vacinas. Toda população poderá receber a aplicação, com exceção das crianças menores de seis meses. ROSELI salienta que as pessoas também devem respeitar o intervalo de duas semanas entre as vacinas da influenza e da Covid-19. Quem tiver recentemente recebido aplicação contra o coronavírus pode aguardar e posteriormente entrar em contato com a sala de vacinas ou agente de saúde para então ser atendido. Já pessoas que se infectaram com o vírus devem aguardar 30 dias para receber a aplicação.
Conforme a secretária de Saúde de Tunápolis, tanto a Covid, quanto Influenza, são doenças graves, por isso é importante as pessoas buscarem os dois tipos de imunização. Além disso, ROSELI BONAVIGO ressalta que a organização da sala de vacinas é mais fácil quando as pessoas aderem às campanhas de vacinação. Ela acrescenta que não há previsão de receber mais doses contra gripe, mas pontua que as disponíveis já serão suficientes para a população.
ACISJO admite reduzir gastos com Shows na feira de São João do Oeste. JOEL FOLLMANN reconhece que é preciso avaliar melhor alguns pontos e fazer com que a feira possa ser também viável financeiramente. O formato de realizações de shows na Expo é o ponto principal que precisa ser revisto para transformar o resultado financeiro da exposição. O presidente da ACISJO afirma que sempre é preciso buscar resultados positivos nas operações para a viabilidade do evento. FOLLMANN reforça a importância da análise, a avaliação e discussão sobre os pontos fortes e fracos da Feira em um processo de planejamento. Ele também avalia como fundamental manter o formato da Expo São João contemplando todos os setores produtivos do município.
A importância da realização da Expo São João está ligada a retomada de negócios das empresas. A Feira é um momento de mostrar o que tem de melhor para oferecer aos seus consumidores. O presidente da ACISJO lembra que na última feira, em 2018, duas empresas apresentaram sistemas de robô para ordenha leiteira, equipamentos que hoje já existe, funcionando em algumas propriedades do município e região. JOEL FOLLMANN avalia como fundamental a parceria entre o poder público e os empresários. Esta união de esforços tem resultado positivo em vários eventos de São João do Oeste. O presidente da Associação Comercial também defende a manutenção da Expo São João a cada quatro anos, pois demanda bastante empenho e recursos dos envolvidos e principalmente, para que as edições sempre possam estar atualizadas e apresentando novidades ao público.
Realização da quinta Expo São João ainda gera discussão. Principal desafio é reduzir custos com a realização de shows. Segundo o presidente ACISJO, a Associação Comercial e Industrial, JOEL FOLLMANN, não existe polêmica envolvendo a ACISJO e poder público de São João do Oeste referente a realização da Feira em 2022. O que ocorre é um debate sobre as formas de realização da quinta Expo São João que está prevista os dias nove, 10 e 11 de dezembro de 2022. O presidente ressalta que o cenário é otimista com o avanço da vacinação da população. Restando ainda 17 meses para a Feira, a comissão entende e cria a expectativa de que até lá a situação será tranquila para grandes eventos. A Associação aguarda da prefeitura a resposta sobre uma avaliação do valor que o município repassa para a realização da Expo.
Itapiranga mantém capacitações para o setor de turismo. Investimentos proporcionam avanços em atrações, principalmente no interior do município. O Curso de Condutores de Turismo Rural visa atender uma grande demanda em Itapiranga. O município investe no setor e já possui resultados expressivo na parceria da iniciativa privada com o poder publico. O consultor Empresarial do Sebrae, RONI DE BRITO, ressalta que o turismo requer um processo demorado para ter resultado efetivo. A melhor receita é quando o público apoia, a população aceita e iniciativa privada estiver junto. Reforça que o apoio do poder público é fundamental e agrega no investimento feito pelos empreendedores.
RONI DE BRITO elogia o turismo rural de Itapiranga com uma onda muito grande de desenvolvimento de propriedades tendo empreendimentos com sucesso. Isso tem motivado os produtores rurais e despertado interesse de outras pessoas. O município está promovendo o terceiro curso e desta vez com bastante foco em participantes do município. BRITO também elogia a atuação da Associação de Turismo de Itapiranga que apoia empreendimentos e contribui. Ele chama atenção que o curso é de condutor de turismo. Já o curso com credenciamento de carteirinha de guia turístico é oferecido pelo Senac. Na formação de um Condutor está orientações sobre como formatar um roteiro, saber falar sobre o setor, benefícios econômicos e sociais e impactos ambientais. RONI DE BRITO diz que é fundamental dominar técnicas para conduzir as pessoas para e ter controle de um grupo de turistas.
Desafios para atrações turísticas são constantes. Meta é estabelecer roteiros e condições para visitantes retornarem e também permanecerem por maior tempo em Itapiranga. O consultor Empresarial do Sebrae, RONI DE BRITO afirma que o agricultor de Itapiranga já está mais consciente da importância do turismo para os diferentes setores com benefícios diretos e indiretos. A dificuldade muitas vezes está em identificar suas potencialidades. O curso de Condutor de Turistas possui 22 participantes seguindo todos os protocolos. RONI DE BRITO afirma que existem restrições em dinâmicas para respeitar as exigências da saúde.
Agricultura de São João do Oeste registra grande demanda por auxílio. Objetivo é aumentar o orçamento para o próximo ano e viabilizar novos programas para o setor agrícola . A equipe já discute o PPA o Plano Plurianual com o debate de ideias para implantar nos próximos anos. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, afirma que programas e projetos são importantes para ações necessárias para o desenvolvimento do setor. A demanda de bastante trabalho existe porém é necessário ter orçamento e recursos para efetiva participação do poder público. O secretário chama atenção para a grande procura por novas licenças ambientais e lamenta que ainda ocorram problemas pontuais com denúncias feitas pela população.
ROGÉRIO RECH cita como exemplo um riacho que passa pela cidade e no último fim de semana teve flagrante da presença de dejetos de animais. O secretário da Agricultura de São João do Oeste acredita que existe a possibilidade de ter ocorrido colocação excessiva de desejos para adubação orgânica em lavouras e este material acaba nos leitos de água, causando poluição e crime ambiental. Cita ainda que são frequentes os casos de denúncias e até penalidades por irregularidades cometidas nas questões ambientais. ROGÉRIO RECH recomenda o máximo de cuidado para licenciamento necessário em diversos empreendimentos na cidade e interior. Observa que nas parcerias com agroindústrias o alojamento já necessita de licenciamento atualizado e todas as medidas para evitar poluição.
Trabalhador sofre fratura durante corte de lenha. Foi por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem, na localidade de Conceição, interior de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para socorrer um homem de 62 anos, que trabalha no corte de lenha na sua propriedade e foi atingido por uma tora sofrendo fratura na perna. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e posteriormente transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Após denúncia de que um homem portava arma de fogo e ameaçava familiares, a Polícia Militar de Barra Bonita localizou uma espingarda 36, tipo garrucha, escondida atrás de uma residência na cidade. A ocorrência foi registrada às 18h de ontem. Ao consultar as vítimas, a Polícia Militar foi informada de que o autor da ameaça havia deixado o local, e então confeccionou o boletim de ocorrências. A arma de fogo e oito munições foram apreendidas.
Motorista que atropelou homem pensou que veículo havia batido em buraco. O delegado responsável pelo caso, Eric Rosada, contou ao Portal Peperi, que o autor do atropelamento que matou MARCO ANTONIO ARENHARDT MARIANI de 23 anos, na noite da última segunda-feira, na BR-282, alegou para a Polícia Civil que pensou ter atingido um buraco e por isso não parou. O motorista se apresentou para o delegado de plantão ainda na noite do acidente. Eric também relatou que o trabalho da Polícia Civil será esclarecer toda a dinâmica e circunstâncias do fato para verificar a responsabilidade dos envolvidos.